quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pegadinha de cão dirigindo picape no Canadá faz sucesso na web

Pegadinha de cão dirigindo picape na província de Quebec faz sucesso na web (Foto: Reprodução/YouTube/Just For Laughs Gags)




Uma pegadinha que mostra um cão dirigindo uma picape na província de Quebec, no Canadáx, faz sucesso na internet. Na verdade, o veículo é conduzido por um motorista que fica escondido na parte de trás da picape. Assista ao vídeo.
G1

Britânico sobrevive a 17 paradas cardíacas em um dia

Segundo médicos, John Gilmartin não sofreu nenhum dano irreversível e já se recuperou totalmente (Foto: Royal Derby Hospital/BBC)
John Gilmartin, de 41 anos, de Chaddesden, no leste da Inglaterra, teve o coração reiniciado 11 vezes em direção ao hospital e em outras seis ocasiões no Royal Derby Hospital, onde foi atendido.Um britânico que sofreu 17 paradas cardíacas e sobreviveu já se recuperou totalmente do incidente, afirmaram os médicos que o atenderam.
O médico que atendeu Gilmartin, Gareth Hughes, afirmou que pacientes que são submetidos a reanimações repetidas quase sempre sofrem algum tipo de dano neurológico. Gilmartin, que está em boa forma e não tinha tido nenhum problema cardíaco anteriormente, afirmou que teve sorte ao sobreviver.
Família em choque
Ele contou que se sentiu mal e decidiu descansar. Quando acordou, estava em uma Unidade de Terapia Intensiva do hospital. "Eu nunca tive nenhum problema cardíaco. Sempre estive em forma e muito bem", afirmou ele.

"Minha família ficou em estado de choque. Minha mulher me deitou no chão e começou a fazer massagem cardiorrespiratória até os paramédicos chegarem". "Havia uma chance de eu ter sofrido dano cerebral sem a massagem cardíaca".
Os paramédicos tiveram que administrar repetidamente choques elétricos para manter o coração de Gilmartin funcionado durante o caminho até o hospital.
'Vida longa e frutífera'
Gilmartin sofreu mais seis infartos durante uma operação para colocar uma pequena bomba de balão intra-aórtica dentro do seu coração. Hughes, uma das 10 pessoas envolvidas no salvamento de Gilmartin, afirmou: 'É incrivelmente raro ter um resultado tão bem-sucedido. Ele não só sobreviveu aos ataques, como não sofreu nenhum dano neurológico'.

"O fato de ele ser muito jovem e, provavelmente, ter funções cardíacas razoáveis com certeza o ajudou neste caso". "Não há nenhuma razão para que ele não deva continuar a ter uma vida longa e frutífera", concluiu Hughes.
G1

Uberaba decreta tombamento da casa dos avós da presidente Dilma

Imóvel construído na década de 1930 se encontra abandonado (Foto: Alex Rocha/ G1)
Foi decretado nesta quarta-feira (26), o tombamento da casa que pertenceu aos avós da presidente Dilma Rouseff em Uberaba. A ação foi aprovada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), o documento assinado pelo prefeito do Município, Paulo Piau e publicado no Porta Voz, Diário Oficial do município.
O tombamento, de acordo com o decreto, se justifica pela memória e valor histórico do imóvel, que abrigou a família da presidenta Dilma Rousseff de 1938 até o ano 1951. A construção tem três quartos, sala de jantar, copa, cozinha, banheiro, área de serviço e alpendre, e está situada na Rua Vigário Silva, no Bairro São Benedito.
No decreto ficou estabelecido que o imóvel não pode ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conphau. A intenção da Prefeitura é restaurar o imóvel e transformá-lo em um memorial. O valor da desapropriação já está em discussão pelo município com a família de Dilma Rouseff. Porém, os valores não foram comentados.
Projeto
A presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, conversou com o G1 na manhã desta quinta-feira (28) e disse que o imóvel está abandonado e devido às condições precárias foi fechado para evitar a ação de vândalos. O tombamento, segundo ela, é importante, pois resgata e trabalha valores culturais, arquitetônicos e políticos de Uberaba. "Essa ação representa muito para o município", afirmou.

Sumayra de Oliveira disse que desde a gestão anterior a casa dos avós da presidente estava sendo pesquisada. Neste ano, após o novo prefeito assumir, o Conphau reativou e complementou a análise. "O avô da Dilma foi quem construiu a casa. Neste ano, além da solicitação do tombamento, o prefeito declarou também o imóvel como sendo de utilidade pública para desapropriação. A negociação está sendo feita com um tio da presidente que mora em Belo Horizonte. Ele recebeu muito bem o interesse do município em comprar a casa e mantê-la intacta", ressaltou.
Segundo Sumayra de Oliveira, nesta tarde o município enviará toda a documentação relacionada à pesquisa e interesse de compra ao tio da presidente. "A princípio o intuito é fazer um memorial, mas no decorrer dos anos pretendemos transformar o local em um centro de cultura política. Todos os presidentes, desde a época de Getúlio Vargas, já passaram por Uberaba. Isso mostra que a cidade tem um papel interessante no cenário político", disse.
Sumayra de Oliveira relembrou que, quando a presidente foi a Uberaba, logo após tomar posse, disse em entrevista que tinha uma afetividade grande pela cidade e que viveu bons momentos da infância e adolescência no município.

Relação com Uberaba
A mãe da presidente, Dilma Silva, viveu no local até os 20 anos. Na cidade, ela conheceu o búlgaro Pedro Rousseff. Eles se mudaram para Belo Horizonte, onde casaram e tiveram a presidente e outros dois filhos. Dilma nunca morou no imóvel, mas ele foi declarado de interesse histórico porque durante a infância a presidente e a família chegaram a ficar no local durante viagens a Uberaba.

G1

Presidente da Câmara de Cuiabá é afastado após suspeita de fraude

João Emanuel, presidente da Câmara, disse que decisão será cumprida (Foto: Otmar de Oliveira/ Câmara de Cuiabá)
Agentes do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumprem nesta quinta-feira (28) oito mandados de busca e apreensão com vistas a desarticular um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraudes em licitações da Câmara de Vereadores deCuiabá. Foram apreendidos documentos, computadores e outros materiais no Legislativo e em quatro residências, entre elas a do presidente da Câmara, João Emanuel Moreira Lima (PSD). Também houve buscas um Cartório de Serviço Notarial de Várzea Grande, região metropolitana na capital, em uma gráfica e em um escritório de contabilidade. 
João Emanuel negou qualquer irregularidade nos processos licitatórios da Câmara e disse estar à disposição do Gaeco para contribuir com as investigações.
Além disso, o MPE pediu e a Justiça determinou nesta quarta-feira (27) o afastamento João Emanuel da presidência da Câmara Municipal. A ideia é que as investigações não venham a ser prejudicadas. "Certamente o afastamento de João Emanuel da presidência da Câmara irá contribuir com as investigações, permitindo que documentos sejam localizados e testemunhas sejam ouvidas sem o constrangimento de estarem prestando declarações contra a chefia”, diz um trecho da decisão da magistrada Selma Rosane Santos de Arruda, da Vara Especializada Contra o Crime Organizado.O parlamentar, de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), teria participação na falsificação de documentos de terrenos, que seriam usados como garantia a agiotas para obter dinheiro a ser usado na futura campanha do parlamentar a deputado estadual nas próximas eleições. Conforme o MPE, os terrenos seriam pagos com a garantia de participação em processos licitatórios fraudulentos no Legislativo. A operação foi batizada de Aprendiz.
A defesa de João Emanuel informou que deve ingressar com recurso na Justiça para que o vereador seja reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo.
Venda de sentença
João Emanuel também é acusado de suposto envolvimento em um esquema de venda de sentença judicial. Ele e mais nove pessoas são suspeitas de tentar comprar decisões judiciais, no valor de R$ 1 milhão, para que fosse colocada em liberdade uma família presa por acusação de tráfico de drogas. Ele chegou a ser afastado da presidência da Câmara, mas depois retornou por meio de liminar. A operação chamada de Assepsia foi deflagrada em abril deste ano.

G1

Torcedor do Corinthians, morto em arena tinha orgulho de atuar na obra

Vizinhos de Fábio Luís Pereira, de 42 anos, que morreu nesta quarta-feira (27) em acidente nas obras da Arena Corinthians, em São Paulo (SP), relataram que o operador de caminhão, que vivia com a mulher e três filhas em Limeira (SP), era torcedor do Corinthians e se orgulhava em trabalhar na construção da futura casa do time de futebol.
Fábio Luis Pereira, de 42 anos, morreu após acidente na Arena Corinthians (Foto: Divulgação)
A queda de três estruturas metálicas do complexo resultou em duas mortes: a de Pereira e de Ronaldo Oliveira Santos, de 44 anos, também funcionário. As estruturas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio. O estádio teria de ser entregue até o fim deste ano.
Muito abalados com a morte, os parentes dele não quiseram dar entrevista ao G1 nesta quarta-feira. A casa da família fica no bairro Gustavo Picinini. "Eu estava cochilando depois do almoço quando ouvi a movimentação na casa. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu", disse a vizinha Neide Antunes, de 43 anos. Ela contou que toda a família torce para o Corinthians. "As filhas dele são torcedoras fanáticas. Domingo nós estávamos juntos e falamos sobre o trabalho. Ele se orgulhava muito de estar lá", disse Neide.
Aldeli dos Santos, de 57 anos, dono de um bar próximo à casa de Pereira, contou que o motorista era frequentador do estabelecimento. "Ele veio aqui no último domingo com um amigo, tomou uma cachaça e comprou um pote de pimenta. Sempre foi muito gente boa conosco, acenava quando passava de caminhão para trabalhar", relatou o comerciante.
Corpo é retirado de local do acidente no estádio do Corinthians em São Paulo. (Foto: Eduardo Viana/Lancepress/AFP)Um parente de Pereira, que atendeu a reportagem pelo portão da casa da família, informou apenas que a empresa BHM Transportes, de Limeira, que presta serviços a Odebrecht, construtora responsável pelas obras, está prestando o auxílio necessário. A data de velório e enterro ainda não foi definida.
Amigos de Pereira, que estavam com ele durante a queda do guindaste, informaram que o motorista estava dormindo dentro do caminhão no momento do acidente, ocorrido no final da manhã. Esse, inclusive, seria um dos hábitos dos funcionários da Arena do Corinthians, que descansavam logo após o almoço.A BHM Transportes relatou que representantes da empresa foram até a casa da família para avisar a esposa sobre a morte. A seguradora da BHM cuida da parte de reconhecimento do corpo e tudo indica que o velório e enterro devem ocorrer em Limeira.
Pereira morava em um alojamento da empresa que trabalhava. Durante a semana ele ficava emSão Paulo e costumava passar os finais de semana em Limeira. O cargo dele, de acordo com a empresa, era operador de munck.
G1

Congresso promulga PEC do voto aberto para cassação de mandato

O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do voto secreto para cassação de mandato de deputados federais e senadores. A PEC do Voto Aberto, como é conhecida, põe fim também ao voto secreto na análise de vetos presidenciais.
Uma PEC, depois de promulgada, não precisa passar pela presidente Dilma Rousseff. Para começar a valer, tem que ser publicada no "Diário Oficial da União".
O texto havia sido aprovado pelo Senado na terça (26). Mas os senadores alteraram a proposta aprovada pela Câmara no trecho que previa o fim do voto secreto também para eleição de membros da mesa diretora de Câmara e Senado e para indicações de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) entenderam que já era possível promulgar os trechos da PEC em que houve consenso na Câmara e no Senado.
Pela proposta aprovada pelos senadores, a abertura dos votos para cassação e vetos valerá apenas para Câmara, Senado e sessões conjuntas do Congresso. O texto original, aprovado pelos deputados federais em setembro, estendia o fim do voto secreto também para assembleias legislativas dos estados e câmaras municipais, mas esse trecho foi excluído pelos senadores.Com a promulgação da PEC, os deputados condenados no processo do mensalão deverão ter a cassação analisada em votação aberta. Os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PDT-MT) e o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) deverão enfrentar processos de perda de mandato na Câmara, já que foram condenados à prisão por participação no esquema do mensalão.
A abertura total dos votos no Congresso ganhou força após a votação secreta, em agosto, que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Depois desse episódio, Henrique Alves afirmou que não voltaria a colocar processo de cassação em votação no plenário enquanto não fosse aprovado o fim do voto secreto para processos de perda de mandato.
Na sessão de promulgação da PEC, o presidente da Câmara disse que, ao aprovar o Voto Aberto, o Congresso caminha ao encontro de uma “sociedade mais alerta aos fatos políticos”. Para ele, "os parlamentares devem assumir suas posições” e "buscar a cada eleição, o reconhecimento popular”.
“Não há mais espaço para o obscurantismo para decisões reservadas e escondidas”, declarou Alves.
Brecha
Antes de dar início à sessão de promulgação, Renan negou que a PEC, da forma como foi aprovada, abra brecha para que o voto permaneça sigiloso nas cassações de mandato e de análise de vetos.

Não há consenso entre os parlamentares sobre e efetividade da proposta porque o texto apenas retirou a expressão “voto secreto” do artigo da Constituição Federal que trata das votações de mandatos. Não há determinação expressa de que o voto será aberto.
Há temor por parte dos parlamentares de que, no caso de omissão por parte da Constituição, o Congresso utilize o regimento interno, o qual determina – tanto na Câmara quanto no Senado – que o voto para esses tipos de deliberações seja sigiloso.
O presidente do Senado argumentou que a Constituição determina que todas as votações são abertas, com exceção daquelas que a própria Carta prevê.
“A regra geral é voto aberto no Brasil, salvo as exceções que a Constituição especifica voto secreto. E essa expressão foi retirada do texto constitucional, o que significa agora dizer que, constitucionalmente, o voto é aberto”, afirmou.
O senador lembrou que há um projeto de resolução em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça com a finalidade de reformar o regimento interno. Ele não garantiu, porém, que o novo documento vai determinar expressamente o voto aberto para sessões de cassação e de análise de veto. Ele insistiu que o que prevalece é a Constituição.
“Há uma reforma do regimento que será votada na próxima semana que vai incluir tudo isso indiscutivelmente”, disse.
Questionado se a reforma no regimento vai garantir o voto aberto, o presidente respondeu: “Quem garante o regimento é a Constituição, que será promulgada agora pela emenda aprovada nas duas Casas. Não é o regimento, é a Constituição, que é a lei maior do país”.
G1

Casamento termina em briga entre noiva e amante do noivo na China

Um casamento na cidade de Shenzhen, na China, terminou em briga entre a noiva e a amante do noivo. Grávida, a amante foi vestida de noiva até a cerimônia do casamento e se envolveu em uma briga com sua rival oficial. Assista ao vídeo.


Casamento terminou em briga entre a noiva e a amante do noivo (Foto: Reprodução/YouTube/World news)

 
G1

Vacina contra catapora passa a ser ofertada no SUS

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), passa a oferecer a partir deste mês de setembro, em toda a rede pública de saúde, a vacina varicela (catapora) incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora).
“Com apenas uma injeção o Brasilvai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos. Além disso, facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha.
Com a tetra viral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no Calendário Nacional Vacinação. Foraminvestidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano. A população deve se informar no posto de saúde mais próximo para saber se a vacina tetra viral já está disponível. Isso porque alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina, por causa da necessidade de capacitação dos profissionais para administração da dose ou pela dificuldade de distribuição para as salas de vacina em locais de difícil acesso. A previsão é que todas as 34 mil salas de vacinação distribuídas no Brasil estarão ofertando as doses até o final do mês.
A vacina tetra viral é segura - tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.
PARCERIAS - A produção nacional da vacina tetra viral é resultado da parceria para transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK). Nos acordos de transferência de tecnologia, firmados pelo Ministério da Saúde, a produção se dá por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), feito com os laboratórios públicos. Nessa parceria, os laboratórios da rede privada, são responsáveis por produzir o princípio ativo e transferir a tecnologia. Como contrapartida, o governo garante exclusividade na compra do medicamento por cinco anos. 
Esta é a sétima parceria entre o laboratório privado GSK e o laboratório público Bio-Manguinhos. Desde 1980, os laboratórios produzem juntos as vacinas poliomielite, Haemophilus influenzae tipo b (Hib) – que causa meningites e outras infecções bacterianas –, tríplice viral, rotavírus, dengue e pneumocócica conjugada, que protege contra a pneumonia e meningite causada por pneumococo.
Ao total, estão em vigor 35 PDPs para a produção de 33 produtos, sendo 28 medicamentos e quatro vacinas. As parcerias envolvem 37 laboratórios, 12 públicos e 22 privados, nacionais e estrangeiros.

Os 5 milionários mais desapegados do mundo

Mansões em vários países do mundo, carros supervalorizados, iates, festas badaladas e até “bebida que pisca” não aparecem na lista de exigências dos milionários mais responsáveis do mundo, que adotam um estilo de vida mais simples e preferem “torrar” suas fortunas para contribuir com a ciência e com o desenvolvimento sustentável. Separamos os exemplos de cinco ricaços que deixaram a ostentação de lado e entenderam que o dinheiro não é tudo na vida.

Michael Bloomberg, o prefeito sustentável
Já nos últimos respiros de seu mandato, o atual prefeito de Nova Iorque Michael Bloomberg é um dos bilionários mais desapegados do mundo. Ocupando o 13º lugar entre os homens mais ricos da Terra, Bloomberg só anda de metrô – não por questão de imagem, mas por suas convicções pessoais. Além disso, o prefeito da megalópole norte-americana tem por hábito levar lanches para o trabalho.


Chuck Feeney, bilionário que doou 99% de sua fortuna
O fundador da rede de lojas Duty Free tem 82 anos e aparece na lista dos homens mais ricos do mundo a levar a sério o desapego material. Chuck Feeney usou 99% de sua fortuna para a criação da ONG Altlantic Philantropies, a qual luta pelos direitos humanos e atua com o desenvolvimento da área da saúde e pesquisas científicas. Além de manter sua própria organização, Feeney doou mais de 7.500 milhões de dólares para atividades filantrópicas, e, até 2020 ou quando estiver prestes a morrer, o proprietário do Duty Free doará tudo o que lhe restar aos mais necessitados.


Nicolas Berggruen, endinheirado e andarilho
Filho de um dos colecionares de arte mais influentes do mundo, o investidor Nicolas Berggruen vendeu todos os seus bens, e não tem, nem mesmo, uma residência em seu nome. Assim, como não tem lugar fixo para se estabelecer, Berggruen vive viajando o mundo e se hospeda em diferentes hotéis com preços acessíveis, e, às vezes, acaba dormindo no seu escritório, único empreendimento do qual tem posse.


Richard Branson, o milionário hippie
Conhecido internacionalmente como milionário “hippie”, o britânico Richard Branson é o proprietário do grupo Virgin, atuante em várias áreas, da música à aviação, passando pelo transporte férreo. Metade da fortuna que Branson adquiriu ao longo da vida será doada para caridade, juntamente aos filantropos Bill Gates e Warren Buffett. Uma das mais recentes extravagâncias do multimilionário foi quando apareceu disfarçado de aeromoça no aeroporto de Perth, na Austrália – e, mesmo sendo reconhecido, atendeu a todos passageiros do voo.


Sergey Brin, o empreendedor criativo e generoso
Não há dúvidas de que o atual presidente do Google seja um dos homens mais influentes do mundo, mas o russo Sergey Brin abre mão da ostentação de seus bens para levar uma vida mais desapegada e sustentável. O apartamento que vive possui apenas três cômodos, e, para se locomover, Brin adota um carro híbrido como principal meio de transporte, ou, então, utiliza o metrô. Além disso, ele já doou mais de 50 milhões de dólares para o desenvolvimento de pesquisas sobre a Doença de Parkinson.


CAGEPA divulga cronograma de distribuição de água para o mês de dezembro em Patos e região

A CAGEPA (Companhia de água e Esgoto da Paraíba), através da Gerência Regional das Espinharas, divulgou nesta quinta-feira, (28), o cronograma de distribuição de água para a os bairros da cidade de Patos e demais localidades atendidas pelo Sistema Adutor Coremas/Sabugi.

O cronograma é referente ao mês de dezembro e entrará em vigor a partir do dia 01.

O cronograma entra em vigor a partir desta sexta-feira (01/11) e que o mesmo esquema de distribuição pode ser modificado em decorrência de eventuais serviços de manutenção corretiva na adutora.
Confira o cronograma: 
ÁREA 1:
Centro, Brasília, Jardim California, Jatobá, Monte Castelo, Santo Antônio e partes do Jardim Guanabara, Morro e Liberdade,
DIAS SEM ÁGUA: 01, 05, 09, 13, 17, 21, 25, 29

ÁREA 2:
São Sebastião, Vila Cavalcanti, Vitória, Salgadinho, Placas, Dona Milindra, Sete Casas, Nova Brasília, Mutirão.
CIDADES – Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho.
DIAS SEM ÁGUA – 02, 06, 10, 14, 18, 22, 16, 30
ÁREA 3:
Bivar Olinto, Vila Teimosa, Maternidade, Morro, José Mariz, Santa Clara, Geraldo Carvalho e parte do Jardim Guanabara e Liberdade.
CIDADES – São Mamede, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi.
DIAS SEM ÁGUA –03, 07, 11, 15, 19, 23, 27, 31

ÁREA 4
Belo Horizonte, Frango, Jardim Queiroz, Jardim Lacerda, Juá Doce, Jardim Europa, Noé Trajano, Jardim Magnólia, Matadouro, Vila Mariana e Novo Horizonte.
DIAS SEM ÁGUA – 04, 08, 12, 16, 20, 24, 28
Fonte: maispatos.com 


Criadores de Várzea recebem ajuda da defesa civil estadual

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária distribuiu ração animal aos criadores da zona rural de Várzea no último dia 27, no Parque do Juazeiro.

O Programa de Distribuição de Ração Animal é uma ação de enfrentamento à seca realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, por meio da Defesa Civil Estadual. Nas últimas semanas, a distribuição de ração animal aconteceu nos municípios de Assunção, Desterro, Gurjão, Santo André, Imaculada, Junco do Seridó, Juru, Pedra Lavrada, Princesa Isabel, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede, Serra Branca, Soledade, Taperoá, Tavares e Várzea.

O Secretário de Agricultura e Pecuária Rodrigo Torreão, afirmou que o município recebeu 23 mil quilos de ração animal para atender 2.532 cabeças de gado de 154 criadores.

  
Segundo ele, o Programa de Distribuição de Ração Animal será realizado em etapas; a cada 15 dias os criadores receberão uma parcela até que o município saia do estado de emergência devido à estiagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...