segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Suspeito de roubo de carro é achado morto em João Pessoa, diz polícia

Corpo de suspeito foi encontrado com carro roubado, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi assassinado a tiros no início da manhã desta segunda-feira (2) no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa. De acordo com a polícia, a vítima foi encontrada com um carro que tinha sido roubado no bairro de Cruz das Armas.
Segundo o tenente Fábio Freitas, da Polícia Militar, a confirmação do roubo foi feita pelo documento do veículo. “Entramos em contato com o proprietário, a partir do documento do veículo. Tudo indica que a pessoa encontrada morta tenha sido a responsável por roubar o carro”, completou.
Ainda de acordo com a PM, a vítima estava realizando um “desmanche” no veículo roubado. Partes do veículo foram encontradas com o homem morto. A vítima e suspeita de roubo foi encaminhada para Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa, ainda sem identificação. Até as 8h (horário local) de segunda-feira (2) nenhum suspeito havia sido preso.
G1pb

Homem incomodado com barulho mata vizinho a facadas na Paraíba

Um homem foi assassinado na noite deste domingo (1) no município de Alagoa Grande, no Agreste paraibano. De acordo com as informações da Polícia Militar, o suspeito do crime seria o vizinho do homem, que teria esfaqueado a vítima por conta de um som alto dentro da residência.

A Polícia Militar explica que realizou várias rondas pelo município e que por volta de 1h desta segunda-feira (2), o suspeito foi preso em flagrante ao voltar pra casa, que fica em frente à residência da vítima. O homem teria confessado o crime e explicado que estava incomodado com o barulho feito pela vítima dentro de casa. Ele foi encaminhado para a cadeia pública de Ingá.Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 22h30 (horário local). A vítima estava dormindo em casa quando o suspeito, de 36 anos, arrombou a porta da residência e esfaqueou o homem pelo menos nove vezes. A vítima morreu no local e o agressor fugiu com destino desconhecido, deixando a arma utilizada no crime em cima da cama do homem.

Caso parecido
Na última quarta-feira (27), em João Pessoa, a Polícia Militar registrou um caso parecido de homicídio envolvendo vizinhos. Um taxista de 45 anos foi morto a tiros pelo vizinho, de 71 anos, após uma discussão sobre uma reforma em um muro conjugado entre as duas casas, no bairro Valentina Figueiredo.
G1pb

Bebê é encontrada morta dentro do berço em Santa Rita, na Paraíba

Pais dos gêmeos informaram a Polícia Militar que encontraram a menina morta e chamaram o Samu (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma menina de três meses foi encontrada morta pelos pais na manhã deste domingo (1º) em Várzea Nova, que fica no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa. A menina dormia em um berço junto com o irmão gêmeo, que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado em estado grave para a UTI de um hospital pediátrico da capital. As causas da morte ainda são desconhecidas.
De acordo com informações da Polícia Militar, a mãe das crianças disse que foi acordada pelo marido por volta das 06h (horário local) da manhã deste domingo, quando ele percebeu que um dos bebês estava imóvel dentro do berço e chamou o Samu, que confirmou a morte da menina e socorreu o menino.
“Eu estava dormindo e me acordei com meu marido agoniado, quando eu fui olhar aí ela já estava morta, o menino está muito cansado e a menina estava também, aí a gente foi no hospital em Bayeux, disseram que iam transferir, aí botou ele pra casa e passou o remédio, ontem, antes de dormir nós demos o remédio dela e dele, o que foi passado pela médica de Bayeux”, disse a mãe dos gêmeos.A mãe das crianças informou que os bebês estavam doentes, com problemas respiratórios e não estavam se alimentando direito por falta de apetite, ela disse ainda que os bebês não mamavam,  estavam sendo alimentados com leite e que dias antes teria levado os dois para o Hospital na cidade de Bayeux, mas após o atendimento médico os bebês foram liberados para casa.
O delegado Francisco Maria de Melo informou que o corpo da menina será encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) e as causas da morte serão investigadas após os exames, que irão constatar se foi morte natural ou decorrente de outro problema.
G1pb

Conar recomenda que Claro tire do ar comercial com Ronaldo e Neymar

Comercial foi considerado 'deseducativo' (Foto: Reprodução/YouTube)
Diante de reclamações de consumidores, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu recomendar a suspensão da veiculação do comercial daClaro com Ronaldo Fenômeno e Neymar.
De acordo com o órgão, a propaganda, que mostra o ex-jogador passando um trote pelo celular no atleta do Barcelona, foi considerada "deseducativa".
Na avaliação dos consumidores e do Conar, a campanha Trote – O barato mais ilimitado para a sua família, seria um estímulo para as crianças, que veem os personagens do comercial como ídolos e poderiam seguir o exemplo.
De acordo com o Conar, a operadora disse que a propaganda deixava claro que se tratava de uma brincadeira entre amigos e que esse trote, como alguns consumidores afirmaram, não poderia ser considerado ilegal, segundo o código penal, por não envolver nenhum serviço de emergência.
A Claro informou que, por se tratar do serviço fixo da operadora, quem responde é a Embratel, que ainda não enviou comunicado.
G1

Brasileiro nasce com expectativa de vida de 74,6 anos, aponta IBGE

Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União mostram que, em 2012, a expectativa de vida ao nascer no Brasil passou para 74,6 anos.
A taxa apresenta um pequeno aumento em relação a 2011, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos. Mas, se comparada há dez anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2002, era de 71 anos.
De acordo com o IBGE, em 2012 houve um acréscimo de 5 meses e 12 dias em relação ao valor estimado para 2011.
Para a população masculina, o aumento foi de 4 meses e 10 dias, passando de 70,6 anos para 71 anos. Já para as mulheres, a esperança de vida ao nascer era de 77,7 anos em 2011 e passou para 78,3 anos em 2012, aumento de 6 meses e 25 dias.
Em 2012, a taxa de mortalidade infantil (de crianças com até um ano) ficou em 15,69 mortes para cada mil nascidos vivos - contra 16,13 em 2011. Já a taxa de mortalidade para crianças que têm de um até dois anos caiu para 0,98 para cada mil. Em 2011, era de 1,04.
As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil são divulgadas todo ano pelo IBGE e são usadas pelo Ministério da Previdência para calcular aposentadorias. Os dados também permitem calcular a vida média para cada idade.
Em 2012, segundo o IBGE, uma pessoa de 30 anos teria, em média, mais 47,4 anos de vida, enquanto uma de 40 anos viveria, em média, mais 38,3 anos. Já uma pessoa com 50 anos teria, em média, mais 29,6 anos de vida.
G1

Cabral anuncia que deixa o governo em março e põe nome à disposição para o Senado

Governo de Sérgio Carbral tem pior avaliação em sete anos, segundo Datafolha Foto: Pablo Jacob/ O GloboRIO - O governador do Rio, Sérgio Cabral, declarou nesta segunda-feira que vai deixar o governo do Rio em março de 2014 e anunciou que irá colocar seu nome à disposição do PMDB para concorrer ao Senado no pleito do ano que vem.
— Vou colocar o meu nome à disposição (para o Senado), mas é uma questão que não cabe a mim, cabe ao partido — afirmou Cabral, após a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do morro Camarista Méier.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira revela que a avaliação do governo Cabral voltou a cair e é a pior em sete anos. O total de eleitores que considera o governo ótimo ou bom caiu de 25% para 20% em relação ao levantamento realizado no mês de junho.
Sobre a saída iminente do PT do governo do Rio, Cabral afirmou que houve um consenso com a direção nacional do partido de que março é o melhor mês para a saída do PT porque é o período em que todos os governadores que vão concorrer ao pleito vão se desincompatibilizar — a data-limite é 5 de abril.
— A população não vai compreender a saída repentida do PT do governo do Rio — afirmou, acrescentando: OPT está no meu governo há sete anos, com grandes quadros. O PT é governo estadual.
Nesta segunda-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o senador Lindbergh Farias, pré-candidato do PT ao governo do Rio, para discutir a crise entre os dois partidos. O diretório do PT no Rio anunciou que deixaria o governo Cabral anteontem, mas Lula pediu que a data fosse revista.

Polícia do DF faz operação para desmontar rede de prostituição

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (2) uma operação para desmontar uma rede de prostituição que atua no Distrito Federal. Até a publicação desta reportagem, nove pessoas haviam sido detidas; um homem estava foragido. Entre os presos está a mulher suspeita de chefiar o esquema, Jeany Mary Corner, que ficou ficou conhecida quando o nome dela foi citado durante as investigações da CPI dos Correios, em 2003.
Na época, Jeany foi apontada como agenciadora de garotas de programa de luxo que prestavam serviço para políticos em Brasília. Ela negou envolvimento e disse que trabalhava como promotora de eventos.
Na casa das suspeitas de chefiar o esquema foram apreendidos R$ 17 mil  e uma caixa de joias. A operação apreendeu ainda computadores e 24 veículos de luxo.
Um policial militar do DF suspeito de participar do esquema também está entre os presos. Durante o cumprimento dos mandados de prisão, a polícia encontrou na casa do PM, na Asa Norte, substâncias proibidas, como anabolizantes.Conforme a polícia, o esquema aliciava mulheres e homens em todo o país e oferecia o serviço em vários sites. Cada membro do grupo exercia atividades diferentes: transporte das garotas, compra de passagens, sublocação de apartamentos. Parte da quadrilha era responsável por administrar sites com as fotos das garotas para agenciamento. Ainda segundo a polícia, com o dinheiro da prostituição, essas pessoas levavam uma vida de alto padrão.
A prisão dele foi convertida em flagrante pela venda clandestina de anabolizantes e ele pode pegar de 10 a 15 anos de prisão. O PM é lotado no Batalhão da Papuda, segundo a polícia.
O suspeito considerado foragido é responsável pela manutenção de um dos sites com fotos das garotas, indica a investigação.
Investigação
A titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Ana Cristina Melo Santiago, contou que a investigação começou depois que várias garotas de programa procuraram a polícia relatando que  estavam sendo extorquidas e ameaçadas pelas chefes da quadrilha quando tentavam deixar a atividade.

Itens apreendidos pela Polícia Civil do DF em operação para desmontar uma rede de prostituição  (Foto: Isabella Formiga/G1)
“Elas diziam para as garotas: ‘se você sair eu vou contar para o seu marido, vou falar para a sua mãe’. Muitas delas continuavam mantendo [a atividade] de forma totalmente sigilosa, sem a família saber. Foi isso que nos chamou a atenção”, disse a delegada.
“Juntamos as situações e começamos a investigar, em junho, começando com a Copa das Confederações. A gente atestou que realmente existe uma rede bem organizada, bem articulada, que explora e vive da manutenção da exploração da prostituição”, disse a delegada.
Duas garotas de programa receberam R$ 10 mil para passar um fim de semana na Paraíba com clientes. As aliciadoras recebiam parte desse dinheiro, mas a delegada não soube informar a quantia.  “Depende da garota, do programa, elas não tinham uma tabela fixa.”De acordo com a Deam, as chefes do esquema mantinham uma agenda de clientes bem farta. A partir dessa agenda, programavam encontros e combinavam preços, valores e comissões que receberiam pelo serviço.
“Existem várias atividades que, isoladamente, são lícitas, mas que, durante a investigação, verificamos que fazem parte do esquema de exploração, dentre elas sublocação de imóveis”, falou a delegada. Uma das chefes do esquema pagava R$ 1,2 mil em um apartamento no Sudoeste e sublocava por R$ 600 por semana, exemplificou a titular da Deam.
O grupo vai ser indiciado por formação de quadrilha, rufianismo – ato de tirar proveito da prostituição alheia –, casa de prostituição, favorecimento à prostituição, tráfico interno de pessoas e associação criminosa. A delegada informou que os suspeitos vão passar cinco dias detidos nos presídios da Colméia e da Papuda durante a fase de coleta de provas.
G1

ONU responsabiliza Assad por crimes de guerra na Síria

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse nesta segunda-feira (2), pela primeira vez, que há provas que apontam a responsabilidade do presidente da síria, Bashar al-Assad, em crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos no país.
A Comissão de Investigação foi criada em 22 de agosto de 2011 por uma resolução do Conselho de Direitos Humanos e tem como função investigar todas as violações aos direitos Humanos no conflito na Síria e identificar seus responsáveis para que sejam futuramente julgados."A Comissão de Investigação produziu uma enorme quantidade de provas sobre crimes de guerra, crimes contra a humanidade", disse. "As provas indicam uma responsabilidade no mais alto nível do governo, incluindo o chefe de Estado."
Em seu último relatório, publicado em 11 de setembro, a Comissão, presidida pela ex-procuradora internacional Carla del Ponte, acusou o regime de Damasco de crimes contra a Humanidade e crimes de guerra, e a rebelião de crimes de guerra. Em várias ocasiões, membros da Comissão acusaram altos funcionários do regime sírio, mas nunca nomearam esses responsáveis e nem mencionaram diretamente o chefe de Estado.
A Comissão, que nunca foi autorizada a visitar a Síria, baseou seu trabalho em mais de 2.000 entrevistas realizadas desde a sua criação com pessoas envolvidas no conflito na Síria e em países vizinhos.
Ela também desenvolveu uma lista confidencial - atualizada várias vezes - com o nome de pessoas suspeitas de cometer crimes na Síria.
Esta lista foi enviada à alta comissária da ONU, que, no entanto, não a consultou.
Nesta segunda-feira, Pillay disse que gostaria de estabelecer uma investigação criminal "nacional ou internacional crível" para julgar os responsáveis pelos crimes.
Somente neste contexto, para respeitar a presunção de inocência, a lista poderá ser publicada, alertou.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, ligado à oposição, afirmou nesta segunda que a guerra civil síria já provocou mais de 125 mil mortes.
G1

Artista cria polêmica ao tricotar com novelo de lã inserido na vagina

Casey Jenkins realiza performance na qual faz tricô com novelo de lã inserido na vagina (Foto: Reprodução/YouTube/SBS2Australia)
Uma australiana está causando polêmica ao realizar uma performance em uma galeria de arte na qual ela tricota uma peça a partir de uma bola de lã inserida em sua vagina (assista ao vídeo).

Casey Jenkins, que se define como uma “artesanativista”, realiza na cidade de Darwing o “Casting Off My Womb” ("tricotando" meu útero, em tradução livre), no qual diariamente insere o novelo em suas partes íntimas e, ao puxar um fio, tricota uma espécie de cachecol.
De acordo com a artista, o objetivo da exposição é fazer com que as partes íntimas das mulheres pareçam “menos chocantes ou assustadoras”.
Em entrevista ao jornal “Metro”, Jenkins revelou que a performance tem duração de 28 dias, e que “não faria sentido interromper durante o ciclo menstrual”. Em adição, Casey completa dizendo que o tricô fica muito mais difícil nessa época, já que a lã fica molhada.
“É um pouco desconfortável às vezes, outras é prazeroso”, descreveu a australiana.
G1

Municípios do Semiárido recebem segunda doação de carros-pipa; veja cidades contempladas

Governo Federal entrega carros-pipa nesta segundaO Governo Federal fará a entrega de mais 30 carros-pipa a 24 municípios da Paraíba, segunda-feira (02), em Campina Grande, às 15h, no Museu de Artes Assis Chateaubriand. A doação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e irá auxiliar no combate aos efeitos da estiagem no estado. A solenidade de entrega dos carros contará com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, Giucélia Figueiredo, informa que essa será a oitava entrega de equipamentos do PAC2 no estado e que eles chegam para apoiar os agricultores familiares que vivem em situação delicada na região. “Dizer a importância desse Programa, que causou um grande impacto na economia dos munícipios paraibanos, é pleonasmo. Nenhum município que está sendo beneficiado teria as condições de adquirir essas máquinas por recursos próprios. O Governo Dilma, através do MDA, ainda quer fazer muito mais diante desta grande estiagem”, afirmou Giucélia.
O investimento do MDA, na ação, atingiu R$ 7,9 milhões e beneficiarão 210 mil agricultores rurais, sendo 40 mil agricultores familiares. Até o final da ação, previsto para abril do próximo ano, serão doados a Paraíba 1.059 equipamentos, para melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 910 mil pessoas que vivem e trabalham no campo.
Municípios contemplados nesta etapa:
Água Branca, Araruna, Aroeiras, Bananeiras, Barra de Santana, Cacimba de Dentro, Juazeirinho, Juru, Lagoa Seca, Manaíra, Massaranduba, Mogeiro, Monteiro, Nova Olinda, Pedra Branca, Picuí, Pocinho, Queimadas, Salgado de São Félix, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Domingos e São Francisco.

Mais médicos: PB recebe mais 79 profissionais cubanos para atuarem em 67 cidades nesta 2ª

A Paraíba recebe nesta segunda-feira (2) mais 79 médicos cubanos dentro do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Eles irão se somar aos 75 que já estão trabalhando no Estado. Esses profissionais participam de um treinamento em Brasília antes de serem enviados aos Estados.   A previsão do Ministério da Saúde é que até março de 2014 o programa tenha cerca de 13 mil médicos em todo o Brasil.

De acordo com a gerente Operacional  da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde  (SES), Shênia  Maria Felício, foi solicitado ao Ministério da Saúde   a realocação de médicos para municípios que estão com maior  necessidade e disponibilidade  para receber os profissionais.

Ela explicou que alguns municípios que se inscreveram não têm condições neste momento para receber esses médicos e outras cidades simplesmente não foram contempladas pelo Ministério da Saúde. Por isso motivo foi pedida a realocação desses profissionais para adequar a realidade dos municípios que mais precisam desses médicos.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, nas duas primeiras etapas do Programa Mais Médicos 117 municípios  paraibanos aderiram ao programa solicitando 254 médicos, mas apenas 45 foram atendidos com 75 profissionais. 

Nova Etapa:  Esta semana foi aberta a terceira etapa do Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde publicou na última quinta-feira(28) o edital de chamamento dos profissionais no Diário Oficial da União. Os interessados deverão se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br. Para formados no Brasil, a inscrição vai até 9 de dezembro. Médicos com registro profissional em outros países devem anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados até o dia 13.

Estarão disponíveis para o preenchimento de vagas nesta etapa todos os municípios que ainda não receberam nenhum profissional do Mais Médicos. Até o momento, dos 4.025 municípios e 25 distritos indígenas que aderiram ao programa, 1.099 cidades e 19 distritos indígenas contam com profissionais em atividade.

“Com o Mais Médicos conseguimos, em poucos meses, preencher mais de 3,3 mil vagas para médicos nas regiões mais carentes do país. Outro grupo de 3.000 chegará aos estados a partir deste fim de semana. É um passo importante para aumentar nossa capacidade de assistência primária. Nesta área, mais de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos. A melhoria da assistência em atenção básica impacta em toda a rede de saúde”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As regiões mais carentes do país, prioritárias para o programa, como as de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e muito baixo, as localizadas no Semiárido, comunidades quilombolas, Vale do Jequitinhonha/Mucuri em Minas Gerais, no Médio Alto Uruguai no Rio Grande do Sul e no Vale do Ribeira em São Paulo, já contam com pelo menos um profissional do Mais Médicos. Com o novo edital, as cidades que aderiram à iniciativa terão até o dia 9 de dezembro para atualizar informações no sistema.

Médicos que participam do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) ou que fazem residência médica em instituição de educação superior precisam se desligar desses programas caso decidam participar do Mais Médicos.REGRAS – Assim como na primeira e na segunda etapa do programa, os médicos com registros do Brasil têm prioridade no preenchimento dos postos. Entre os profissionais formados no exterior, só podem participar aqueles com autorização para livre exercício da Medicina em país que tenha relação médico por habitante superior à do Brasil (1,8 por 1 mil). Os estrangeiros somente serão chamados a ocupar os postos não preenchidos pelos brasileiros.


Os participantes do programa recebem bolsa no valor líquido de R$ 10 mil por mês, além de ajuda de custo para instalação nos municípios onde ficarão por três anos. Todos os participantes têm isenção de 27,5% por mês de imposto de renda, licença maternidade/paternidade, trinta dias de descanso remunerado. Os municípios são responsáveis pela alimentação e moradia dos selecionados.

Para garantir que o Mais Médicos amplie o atendimento à população, os profissionais do programa só poderão ser inseridos em novas equipes de atenção básica ou naquelas em que há falta de médicos.

BALANÇO – O Mais Médicos conta atualmente com 3.676 médicos (819 brasileiros e 2.857 estrangeiros) atuando em 1.118 localidades do país, sendo 1.099 municípios e 19 Distritos Especiais Indígenas (DSEIs). A partir de sábado (30), esse número se somará a outros três mil profissionais cubanos participantes da segunda etapa do programa por meio da cooperação técnica com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) que estavam realizando curso de acolhimento e avaliação.

Com esse reforço, ao final de 2013, o Programa Mais Médicos contará com 6,6 mil médicos, permitindo que mais de 22 milhões de pessoas passem a ter acesso à assistência em saúde básica. A meta do Governo Federal é atender 13 mil vagas até março de 2014.

SOBRE O PROGRAMA – Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Prefeita é cassada pela 10ª vez só neste ano e se mantém no cargo

Como uma espécie de "Highlander" da política, a prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas vem se mantendo no cargo.
A última decisão contra a prefeita apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela recorre da decisão --sem deixar o posto.
As outras cassações se deram por abuso de poder econômico e político.
As acusações incluem o uso de servidores da prefeitura na campanha e o suposto benefício obtido com as 85 visitas a Mossoró da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) durante o período eleitoral, feitas em avião do governo.
Cláudia Regina e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), chegaram a ser afastados dos cargos por três vezes, mas conseguiram recuperar os respectivos mandatos por meio de liminares (decisões provisórias).
Hoje, respondem a sete ações no Tribunal Regional Eleitoral do RN.
O Ministério Público já deu parecer sobre todas as ações que estão no TRE. "Em apenas um dos casos a Procuradoria foi contra a cassação", disse o procurador regional eleitoral, Paulo Duarte.
A maior parte das acusações contra a prefeita partiu da coligação que enfrentou Cláudia Regina em 2012, que reúne siglas como PSB e PT.
Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Localizada a 277 km de Natal, é também base de vários líderes políticos do Estado --como a própria governadora, Rosalba, que administrou a cidade por três mandatos.
OUTRO LADO
Segundo o advogado de Cláudia Regina, Sanderson Mafra, várias ações contra ela partem de acusações semelhantes; por isso, tantas condenações. Mafra diz que a prefeita é inocente de todas elas.
Sobre o uso do avião pela governadora, disse que Rosalba Ciarlini cumpriu agenda oficial. Com relação à participação de servidores na campanha da prefeita, afirmou que todos estavam de folga quando participaram de atividades eleitorais.

Mesmo com aumento no número de homicídios no fim do ano, Patos apresenta redução em mais de 37% Leia mais: http://www.maispatos.com/noticias/policia/-a5778.html#ixzz2mKMFXJNc


Com 37 homicídios registrados até agora, incluindo a morte do detento de Guarabira, Valdemir Leandro da Silva Júnior, de 28 anos, a redução do número de homicídios em Patos com relação a 2012 é de 37,28%.


Os dados representam o comparativo da estatística de homicídio até novembro, quando em 2012 a capital do sertão havia registrado 59 homicídios, contra 37 em 2013.

A média de homicídios até agora é de um a cada 9,02 dias, o mesmo que um homicídio praticado a cada 9 dias e 28 minutos.

Nos últimos dois meses, o número de homicídio em patos vem crescendo significativamente, quando foram registrados 11 homicídios, número que representa 29,72% das ocorrências de todo o ano.

Os números deixam em alerta as autoridades para o mês de dezembro, uma vez que foram 5 homicídios em outubro e 6 em novembro, culminando nos 37 homicídios registrados até agora em 2013.

Em relação as tentativas de homicídios, Patos já registrou até o dia 30/11, o total de 43, contra 64 até o mês de novembro de 2012, o que significa uma redução de 32,81%. 

Em 2012, Patos registrou 68 homicídios e 69 tentativas de homicídio, totalizando 129 crimes contra a vida. Em 2013, já foram registrados 80 ocorrências, somando homicídios e tentativas de homicídio.

Estudantes da UEPB irão paralisar atividades para reivindicar melhorias no Sertão da PB. Confira!


Insatisfeitos com as atuais condições do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) localizado na cidade de Patos, estudantes universitários do referido campus irão realizar uma grande mobilização nesta terça-feira, 03 de dezembro, exigindo soluções imediatas para vários problemas que prejudicam os estudos dos mesmos.


De acordo com João Antonio Basilio, estudante do 6º período de Ciências Exatas, a mobilização será realizada por vários motivos, um dos principais se da pela grande falta de espaço para comportar a imensa quantidade de alunos que o campus tem matriculado.

Os universitários reclamam, também, da falta de espaço para orientação de alunos em período de conclusão de curso, para reuniões, realização das atividades de extensão e pesquisa do campus.

“Um verdadeiro caos, é o que estamos vivenciando aqui no Sertão da Paraíba”, comentou João Antônio.

Além disso, problemas com queda de energia com bastante freqüência também trazem prejuízos para os alunos, provocando o desligamento dos aparelhos de ar condicionado e consequentemente, um grande desconforto por conta do forte calor que a cidade de Patos faz nesse período.

Segundo informações da direção do campus, a falta de energia acontece devido, pequenos defeitos na rede elétrica, mas que já estão sendo resolvidos.

A direção do campus também informou em nota que já está sendo buscando outros espaços na cidade para utilização temporária, como salas de aulas já para 2014.1, onde já foi localizado um possível prédio e a PROAD já solicitou à Suplan para fazer a avaliação, sendo que a direção estará esperando uma resposta até o início de dezembro sobre a viabilidade do local. Então até antes das férias essa resposta deve ser dada quanto a isso. Mas se caso o campus não sofrer nenhuma melhoria no espaço físico até janeiro/2014, não será possível o funcionamento do mesmo em 2014.1, e as aulas não serão iniciadas. “A Direção do CCEA está completamente de acordo com esse posicionamento dos alunos, professores e técnicos. Mas estamos buscando soluções pacíficas, antes de chegarmos a esse nível de ruptura de diálogo”, informou a direção do campus.

No entanto, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Paraíba do Campus VII, informa que a mobilização será realizada em dois horários e sempre no intervalo das aulas: manha e noite. De acordo com um dos coordenadores do DCE, José Guedes, no horário da manha o manifesto iniciará as 8h30 e a noite as 19h30. O mesmo ainda pede aos alunos que se vistam todos de preto, tragam apitos, perucas, nariz de palhaço, faixas, cartazes e velas, que simbolizará a constante falta de energia no campus.


Fonte: DiamanteOnline com Assessoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...