domingo, 15 de dezembro de 2013

Praia do Jacaré, na Paraíba, está imprópria para banho, diz Sudema

Estuário do Rio Paraíba, na praia de Jacaré, deve ser evitado por banhistas (Foto: Krystine Carneiro/G1)
A Praia do Jacaré, em Cabedelo, cidade da Grande João Pessoa, é a única que deve ser evitada por banhistas esta semana. Isto porque a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou a margem direita do estuário do Rio Paraíba, localizada nesta praia, como imprópria para banho.

Outras 55 praias da Paraíba estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. O relatório é válido até a próxima quinta-feira (19).

Apesar de classificar várias praias como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

G1pb

Duas tartarugas são encontradas presas em rede de pesca na Paraíba

Animais foram resgatado com auxílio de prancha, na praia do Bessa, em João Pessoa  (Foto: Arquivo Pessoal/David Montenegro)
Duas tartarugas foram encontradas presas em uma rede de pesca na manhã deste sábado (14) na praia do Bessa, em João Pessoa. Segundo David Montenegro, um dos banhistas que ajudou no resgate, os animais estavam enroscados na rede que estava presa em uma barreira de corais em uma área conhecida como Caribessa, no litoral da capital paraibana. Uma das tartarugas estava morta e em estado de decomposição, segundo David Montenegro. A outra foi liberada da rede e reintegrada ao habitat natural.
Segundo David Montenegro, os animais foram encontrados pelo atleta Gustavo Tadeu, quando ele praticava Stand Up Paddle, modalidade de surfe que se pratica em pé com um remo. “Gustavo encontrou e foi me avisar, porque eu estou sempre na área porque trabalho com passeios ecoturísticos de caiaque na praia. Por conta disso, sou praticamente um voluntário do Ibama na proteção da vida no local. Já colaborei muitas vezes com resgates e flagrei muitos crimes ambientais na área”, explicou.
A intenção das pessoas que frequentam o trecho da praia do Bessa é transformar a barreira de corais em Área de Preservação Permanente (APP), como é o caso da faixa de terra de Areia Vermelha na praia do Poço, em Cabedelo na Grande João Pessoa, e os corais de Picãozinho, na praia de Tambaú, na capital.Ele conta que aciona os órgãos competentes quando presencia algum tipo de crime de degradação ambiental, mas nem sempre vê ação por parte de quem deveria fiscalizar o local. “Algumas vezes ouvimos deles que falta equipamento para fiscalização, em outros casos falta pessoal. No mês passado vi um homem roubando parte do coral, liguei para Polícia Ambiental e felizmente conseguiram detê-lo. É um trabalho de fiscalização diário”, comentou.
G1 entrou em contato com a Superintendência do Ibama na Paraíba, mas as ligações não foram atendidas.
G1pb

PM foi morto em tentativa de assalto, diz delegada em Campina Grande

As investigações preliminares sobre o assassinato do  polícial militar de 28 anos, morto a tiros na última quinta-feira (12) emCampina Grande apontam que o soldado foi vítima de uma tentativa de assalto, que terminou em homicídio, conforme a delegada Cassandra Duarte, que está investigando o caso.
"A princípio colhemos a informação de que o mototaxista deu fuga ao autor dos disparos, conforme relatos dos envolvidos. Os outros dois presos estavam presentes dando apoio contra uma possível reação de terceiros, já que eles pretendiam roubar a vítima que estava naquele momento em um bairro de pessoas consideradas de alto poder aquisitivo, ao lado de um carro bom e com objetos de valores, o que atraiu a atenção dos quatro suspeitos”, relatou.
Os quatro suspeitos  do crime foram presos entre a noite da sexta-feira (13) e neste sábado (14) em uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar. Após encontrarem um dos suspeitos, os policiais chegaram ao restante do grupo, que foi apresentado em uma coletiva de imprensa que aconteceu na Central de Polícia neste sábado (14) e contou com a participação do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves.
De acordo com informações do tenente Thiago Feitosa, do Batalhão de Operações Especiais (Bope),  as informações para chegar ao primeiro suspeito do crime já começaram a ser coletadas poucas horas depois do assassinato e levaram a um rapaz de 23 anos, que morava próximo ao local onde o policial foi morto.
“Nós montamos um cerco na sexta-feira na rua da casa dele e conseguimos interceptá-lo quando ele chegava em casa. Na delegacia ele disse que no momento do crime estava na casa de um amigo, que encontramos no bairro da Conceição e também levamos até a delegacia, lá os dois entraram em contradição, confessando em seguida a participação no crime, mas apontaram outro rapaz como autor dos disparos”, detalhou.
O quarto suspeito de ter participado do assassinato do policial foi preso enquanto trabalhava. De acordo com o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia MIlitar, Major Sinval Albuquerque, ele teria recebido uma ligação informando que o último suspeito do assassinato, era um mototaxista de 29 anos, que estaria circulando na região onde o crime aconteceu.As buscas pelo suspeito dos disparos, continuaram durante a madrugada deste sábado, o rapaz de 23 anos foi preso também no bairro do Alto Branco. De acordo com a polícia, ele já responde por tráfico de drogas, roubo, e cumpria pena alternativa, prestando serviços na sede do 2º Batalhão, em Campina Grande.
O soldado de 28 anos, que servia na equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), foi enterrado na tarde de sexta, no Cemitério do Monte Santo, também em Campina Grande. A cerimônia de sepultamento foi realizada com honras militares e contou com a presença de colegas da corporação, amigos e familiares.
O polícial militar morreu  na noite de quinta-feira após ser baleado cinco vezes dentro do seu carro. Segundo testemunhas, o soldado ainda saiu do veículo para tentar perseguir os criminosos, mas caiu poucos metros depois. Ele chegou a ser atendido pelo Samu e levado para o Hospital de Trauma da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no caminho. Há cerca de dois anos, o soldado havia perdido um irmão, que também era policial, vítima de assalto em Campina Grande.
G1pb

Após quebra, barcos deixam de fazer travessia em praia da Paraíba

Barco quebrado em praia da Paraíba  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um dia após uma embarcação quebrar e deixar passageiros à deriva, as viagens de travessia entre Lucena e Cabedelo, Litoral da Paraíba, foram canceladas nesta sexta-feira (13). De acordo com a empresa responsável pelo serviço, os 'barcônibus' foram retirados do trajeto para que pudessem passar por manutenção.

A informação do cancelamento das viagens foi repassada à reportagem da TV Cabo Branco, durante a manhã, no local de onde as 'barcônibus' partem. No entanto, por volta das 15h30 (horário local), o proprietário da empresa Olit Fluv, José de Oliveira, negou que as travessias tivessem sido canceladas. Segundo ele, das três embarcações que fazem o serviço apenas a que apresentou o problema foi para a manutenção. Oliveira não quis informar quando ela vai voltar a ficar disponível.
A outra opção para os passageiros que precisam fazer a travessia Lucena-Cabedelo  é a balsa. O serviço funcionou normalmente nesta sexta-feira.
Cerca de 70 pessoas estavam no barco no momento do acidente. José de Oliveira disse na quinta que a direção  da embarcação quebrou e o leme caiu. Segundo ele, esse tipo de problema não é comum e só aconteceu duas vezes em 27 anos, tempo que ele explora o serviço.
Segundo o tenente Wellington Guanabara, responsável pela divisão de Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos, uma equipe foi enviada para o local do fato para levantar informações que vão ajuda na identificação das causas. O resultado só deve sair em 90 dias.

Guanabara garante que o órgão está fiscalizando as embarcações, especialmente no que se refere às questões de segurança, e que a Capitania tem encontrado embarcações em boas condições. "Elas têm atendido às especificações, mas é claro que pode acontecer de alguma dar problema. E por isso continuarmos fazendo as fiscalizações e, caso seja identificado alguma desconformidade, serão dadas as providências", diz.
G1pb

IFPB realiza provas para cargos técnicos neste domingo

Gislaine Santos e Gean Carla são duas dos quase 44 mil candidatos que fazem provas do concurso para nível técnico do IFPB neste domingo (Foto: Aline Oliveira / G1-PB)
A manhã deste domingo (15) começou movimentada no locais de prova do concurso para cargos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A prova está sendo realizada em dez municípios do estado e reúne 43.976, de acordo com a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), organizadora do concurso. A partir das 8h (horário local) teve início a prova dos cargos de níveis C e D. À tarde, a partir das 14h, se iniciam as provas para os cargos de nível E, com os portões abrindo às 13h20.
Uma das candidatas ao cargo de assistente administrativo, Gislaine Santos disse que se sentia preparada para fazer sua primeira prova de concurso. Ela deixou o trabalho numa fábrica para se dedicar aos estudos e decidiu tentar uma vaga no serviço público. "Estou crendo que vou passar, estudei muito e me sinto bem preparada", confessou. Há dois meses e meio ela criou uma rotina de estudos em casa mesmo com a irmã, que está concorrendo ao mesmo cargo.Em João Pessoa, o trânsito ficou mais intenso do que o comum para um domingo próximo aos locais de prova. No Lyceu Paraibano, no Centro, às 7h (horário local) o movimento de candidatos já era intenso e muita gente já aguardava a abertura dos portões para ter acesso às salas.
Quem também estava confiante era Gean Carla, que há um ano concilia trabalho, faculdade e cursinho desde que decidiu estudar para concursos. "As aulas de preparação são todo sábado e domingo e durante a semana me divido entre trabalho e faculdade. Mas estou tranquila", garante. Ela e o esposo estão tentando uma vaga para assistente administrativo e não vão parar na prova do IFPB. "Quero adquirir mais conhecimento e experiência", justifica.
Enquanto os candidatos aguardavam para começar as provas, quem aproveitava para faturar uma renda extra era Olga Sueli, que trabalha como assistente administrativo durante a semana, mas atua como vendedora ambulante nos dias de concurso. "Eu e meu marido mapeamos os concursos da cidade e onde tem um, eu vou lá", conta. No tabuleiro, itens de bomboniere, água e canetas na cor exigida pela organizadora da prova. Segundo ela, a prova do IFPB "vai ajudar a melhorar a festa de Natal da família".
G1

Universidades e escolas paraibanas ajustam calendário para os jogos do Brasil na Copa de 2014; Confira

Universidades e escolas paraibanas ajustam calendário para os jogos do Brasil na Copa de 2014; Confira
Estudantes de todos os níveis já se preparam para adequar à rotina os ajustes feitos no calendário escolar 2014, tanto nas escolas quanto nas universidades.


Elaine Magalhães, de 21 anos estuda contabilidade em uma faculdade particular de João Pessoa e já soube que há modificações nas datas de início das aulas, períodos de recesso e dias em que ocorrerão jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. “Desde que não tenhamos prejuízos no programa de conteúdo, não vejo nenhum problema em me adequar às mudanças”, explica.

É com esse objetivo que as instituições de níveis básico, médio e superior das redes pública e privada reorganizaram as datas do calendário escolar do próximo ano para que o programa de conteúdos não sofra alterações.

Nível superior

A Universidade Federal da Paraíba informou que o calendário 2014 foi aprovado pelo Conselho Superior desde o dia 3 de dezembro. Segundo a Coordenação de Escolaridade da UFPB, as aulas do período 2013.1 só terminam em março de 2014 e não haverá recesso para início do ano letivo 2014.2 devido à greve de 2012 que durou 121 dias e ainda deve interferir no calendário até 2015.

Quanto aos jogos da Copa, a interrupção das aulas só vai ocorrer nos dias em que a Seleção Brasileira estiver em campo. Sobre os recessos, a Codesc disse que serão 15 dias em dezembro de 2014 e outros 30 dias em janeiro de 2015.

O calendário da UFPB pode ser acessado no endereço eletrônico da instituição.

A Universidade Federal de Campina Grande divulgou que o calendário 2014 ainda é elaborado, mas afirma que também deve haver suspensão de aulas nos dias dos jogos do Brasil na Copa. A instituição é mais uma que ainda sofre com os efeitos da greve que durou mais de quatro meses em 2012.



A Universidade Estadual da Paraíba já divulgou como vai funcionar o programa de 2014 e adianta que não há muitas alterações no calendário devido ao Mundial de futebol e às eleições, mas adianta que também há interferências provenientes de uma longa paralisação ocorrida no primeiro semestre de 2013.

O programa consta no site da UEPB, através do link da pró-reitoria de graduação.

Níveis básico e médio

Já o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado informou que as aulas devem começar no dia 5 de fevereiro, com ponto facultativo em dias de partidas da Seleção Brasileira. Haverá diminuição no recesso do meio do ano, que vai durar 15 dias, sendo as férias de janeiro mais longas, com 30 dias.

Conforme o Sintep-PB, o calendário foi aprovado por uma comissão específica e publicado no Diário Oficial.

O Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Privado da Paraíba disse ao Portal Correio que as aulas já começam antes do mês de janeiro terminar, mais especificamente no dia 27, devido ao grande número de feriados que ocorrerão em dias úteis e à Copa do Mundo.

Segundo o Sinteenp-PB, na rede privada, há férias coletivas que duram 30 dias no mês de julho e outros 20 dias em janeiro de 2015. 

Vice-prefeito Toninho continua na UTI do Hospital Regional de Patos

O vice-prefeito da cidade de Várzea, Toninho, continua internado na UTI do Hospital Regional de Patos. O mesmo, apenas aguarda a liberação dos médicos para ser transferido para a cidade de João Pessoa, onde serão feitos exames mais detalhados para diagnosticar a causa do revés.

"Essa transferência era pra ter ocorrido ontem, mas infelizmente não pôde se concretizar por motivos maiores. Nossa maior alegria, é devido a recuperação dele. Já está lúcido e dialogando. Bem, estas são as informações que a equipe médica nos repassa. A qualquer momento ele deve ser encaminhado para João Pessoa, lá serão feitos exames mais detalhados". Informou seu pai, Otoni Medeiros.

Polícia divulga foto de jovem ferida em tiroteio em escola no Colorado

Claire Davis, 17, ferida gravemente em um tiroreio na escola Arapahoe, no Colorado (EUA). (Foto: Ed Andrieski/AP)
A polícia divulgou neste sábado (14) a foto da jovem ferida por um tiro na escola Arapahoe High School, no Colorado, Estados Unidos.

Claire Davis, de 17 anos, foi baleada por Karl Halverson Pierson, de 18 anos, quando ele invadiu a escola na última sexta-feira (13). Inicialmente, a polícia havia dito que a jovem tinha 15 anos, mas agora a informação foi corrigida.
O delegado de Arapahoe, Grayson Robinson, mostrou a foto de Claire durante uma entrevista coletiva.
A polícia americana investigava os motivos que levaram o estudante a abrir fogo na escola, ferindo a jovem antes de, aparentemente, se matar.
Pierson entrou na escola Arapahoe no subúrbio de Denver em torno das 12h da sexta-feira com uma arma de fogo e pedindo a colegas a localização de um professor.
Pai abraça filho após o tiroteio em escola no Colorado. (Foto: Evan Semon/Reuters)
Mais tarde, ele foi encontrado em uma sala de aula com uma ferida de bala aparentemente feita por ele mesmo. O professor, que rapidamente fugiu da escola, saiu ileso.
Colegas de Pierson disseram que ele era um membro inteligente e simpático da equipe de atletismo e do clube de debates da escola.
A polícia afirmou não ter conhecimento de nenhum problema de disciplina anterior.O delegado Robinson disse que detetives investigavam "vingança" como um dos possíveis motivos, mas não elaborou mais. Investigadores acreditam que o jovem agiu sozinho.
O tiroteio no subúrbio de Denver ocorreu a apenas 13 quilômetros de um dos massacres escolares mais fatal na história dos EUA, a escola Columbine, onde dois estudantes mataram 13 colegas e funcionários antes de se matarem em 1999.
Não houve indicações de que o ocorrido estava relacionado com o aniversário neste sábado do tiroteio na escola de Sandy Hook no ano passado, em Connecticut, disse Robinson.
G1

Avião atolado é retirado da pista do aeroporto de Uberlândia

A aeronave que derrapou e atolou no aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, foi retirada da pista por volta das 5h40 deste domingo (15). O incidente ocorreu na noite deste sábado (14) e mais de 90 passageiros estavam dentro do Embraer 195, que operava o voo AD 6913 da Azul. Ninguém ficou ferido.
O superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, informou ao G1 nesta manhã que o trabalho para retirar o avião ocorreu com a ajuda de profissionais da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Azul, Prefeitura de Uberlândia e Corpo de Bombeiros. Segundo ele, mais de 30 pessoas ajudaram no processo.
aeroporto Uberlândia avião (Foto: Leander Oliveira/G1)
Ainda de acordo com Kennedy, o aeroporto está funcionando normalmente e do ocorrido até o momento da retirada do avião foram cancelados dois voos.
Os passageiros foram desembarcados cerca de 30 minutos após o incidente. “No primeiro momento, quase ninguém notou que o avião não ia parar. Foi algo assim, sem desespero, nem nada. Algumas pessoas ficaram mais nervosas do que outras, mas foi normal. Só quando o piloto comunicou, pediu desculpas porque em função da chuva não conseguiu parar, percebemos a gravidade da situação”, disse o professor Wesley Batista Araújo.
O avião partiu de Campinas, do Aeroporto Internacional de Viracopos, e desembarcou em Uberlândia por volta das 19h45. O superintendente também destacou a presença de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de Brasília, na cidade.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Azul informou que na aeronave estavam 93 clientes e cinco tripulantes. Ninguém ficou ferido e todos receberam atenção por parte da companhia. Ainda segundo a nota, o avião ultrapassou o limite final da pista e parou em uma área gramada no final da cabeceira.
A Azul também informou que o voo seguinte, AD 6914, que operaria a etapa Uberlândia - Campinas foi cancelado em consequência deste incidente. Igualmente, os clientes afetados estão recebendo apoio da empresa, segundo a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Uma equipe técnica da companhia foi deslocada para Uberlândia, onde fará a avaliação da aeronave e remoção da mesma do local. Acompanhe aqui a situação do aeroporto da cidade.
G1

Ucrânia e União Europeia suspendem trabalhos para acordo de associação

O comissário de Ampliação europeu, Stefan Füle, assegurou neste domingo (15) que os trabalhos para estabelecer um acordo de associação entre a União Europeia e a Ucrânia "estão suspensos" e pediu a Kiev um "compromisso claro".
"Mais discussões estão condicionadas a que haja um claro compromisso para assinar. Os trabalhos estão suspensos, não tive resposta" por parte do governo ucraniano, afirmou Füle em mensagem no Twitter.

Neste domingo (15) pelo menos 200 mil opositores pró-europeus estavam reunidos na Praça da Independência, centro de Kiev, para protestar contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich e sua decisão de privilegiar a relação com a Rússia em detrimento da União Europeia.

No sábado (14), o prefeito de Kiev, Alexander Popov, e o secretário adjunto do Conselho de Segurança ucraniano, Vladimir Sivkovich, perderam os cargos por conta de uma ordem para a dispersão violenta de manifestantes em 30 de novembro na capital ucraniana.

A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo desistiu de assinar, em 21 de novembro, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia, alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia. Dias depois, o próprio primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, admitiu que Moscou pediu para que a assinatura do acordo fosse adiada. A interferência dos russos, que teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás e tomar medidas protecionistas contra acesso dos produtos ucranianos ao seu mercado, foi criticada pelo bloco europeu.

G1

Favorita, Bachelet disputa segundo turno com colega de infância no Chile

A ex-presidente socialista Michelle Bachelet, que venceu o primeiro turno de 17 de novembro, deve confirmar seu triunfo eleitoral no segundo turno presidencial neste domingo (15) no Chile. Ela enfrenta uma colega de infância, a direitista Evelyn Matthei, que tem mais de 20 pontos perentuais de desvantagem.
As urnas abriram às 8h locais (9h de Brasília) e fecham às 18h (19h de Brasília). O primeiro boletim oficial, com 20% dos votos apurados, deve sair às 19h30 no Chile (20h30 de Brasília).
Em um clima pré-natalino e uma campanha eleitoral marcada por poucas emoções, os chilenos voltarão às urnas quatro semanas após o primeiro turno, quando Bachelet venceu os outros oito candidatos com uma porcentagem contundente dos votos (46,6%).
  •  
A ex-presidente Michelle Bachelet encerra a campanha nesta quinta-feira (12) no estádio nacional de Santiago (Foto: Claudio Reyes/AFP)
A ex-presidente socialista, de 62 anos, precisava de 50% dos votos e mais um para garantir sua vitória. Como não conseguiu, disputará as urnas com a ex-ministra do Trabalho Evelyn Matthei, candidata do atual presidente de direita, Sebastián Piñera, de 60 anos.
Pela primeira vez na América Latina, duas mulheres se enfrentam em uma batalha eleitoral pela presidência.Matthei conquistou 25,1% dos votos, mas comemorou sua ida ao segundo turno, superando projeções que antecipavam uma vitória de Bachelet no primeiro embate e previam 10% a menos dos votos que a direitista conseguiu.
Passado próximo
Bachelet e Matthei têm um passado em comum. Elas são filhas de generais da Força Aérea que eram amigos próximos e, quando crianças, brincavam juntas. O golpe de Estado que instalou a ditadura de Augusto Pinochet, em 1973, foi um marco para as vidas de ambas.

O general Alberto Bachelet foi preso no mesmo dia da instalação do regime militar, tendo sido torturado até a morte devido à sua lealdade ao governo deposto de Salvador Allende. Fernando Matthei, no entanto, se aliou à junta militar.
Cinco décadas depois, as companheiras de infância se enfrentam a partir de posições opostas.
"Temos duas opções neste dia 15 de dezembro: uma quer mudanças e a outra considera que as alterações que propomos não são necessárias", disse Bachelet na segunda-feira, na etapa final de uma campanha que não tem despertado grande entusiasmo por parte dos eleitores.
A candidata governista Evelyn Matthei durante comício nesta quinta-feira (12) em Temuco, no Chile (Foto: AFP)
A vitória quase certa de Bachelet, a quem faltaram menos quatro pontos percentuais para vencer no primeiro turno, e a falta de novas propostas reduziram o peso da disputa.
"É uma escolha que ocorre em condições inéditas, já que raramente se pode prever o resultado do segundo turno com tanta clareza", disse à AFP o cientista político Christopher Bellolio, da Universidade Adolfo Ibáñez.
"Matthei vai perder as eleições. Só não sei se será uma surra porque isto depende do número de eleitores, mas a direita vai experimentar uma grande derrota", acrescentou.
Alto índice de abstenção é previsto
Mais de 13 milhões de chilenos estão autorizados a votar neste domingo, mas o número real de eleitores é imprevisível. No primeiro turno, votação em que a participação no pleito deixou de ser obrigatória, a abstenção foi superior a 50%.

A única pesquisa de intenção de votos, realizada pela Universidade de Santiago e o instituto de pesquisa de mercado e opinião pública Ipsos, foi divulgada na última quarta-feira (11). Ela indica que Bachelet irá vencer a disputa com mais de 63,7%, enquanto Matthei obterá uma votação superior a 33,7%.
O baixo nível de incerteza em relação ao triunfo de Bachelet e a sensação de que uma mudança significativa não está em jogo, apesar das reformas ambiciosas que a ex-presidente socialista propõe - a reforma tributária, a gratuidade do ensino universitário em seis anos e a formulação de uma nova constituição - seria a explicação para o baixo índice de comparecimento dos eleitores que se prevê para o próximo domingo.
"Trata-se de um cenário de voto voluntário. Os incentivos mais fortes para os eleitores são a emergência e, neste caso, não há nenhuma emergência ou convulsão social para que as pessoas tomem as ruas e decidam radicalmente a forma como o seu país será amanhã. Além disso, não há nenhuma incerteza sobre o resultado, o que é outro fator importante", diz Bellolio.
Diante disso, as duas candidatas redobraram os pedidos de votos. Bachelet fez questão de destacar em sua campanha nas ruas que tem propostas de "pensões decentes", "uma nova constituição", "educação gratuita" e "novos hospitais". Enquanto isso, Matthei baseou sua campanha no clássico slogan "Sim, é possível" para lidar com a enorme diferença em relação à ex-líder.
Dois programas em jogo
Bachelet, que é médica pediatra e governou o Chile de 2006 a 2010 , propõe a correção do sistema econômico e político que permanece como herança da ditadura de Pinochet.

Além disso, ela defende uma reforma tributária (para arrecadar US$ 8,2 bilhões, o equivalente a 3% do PIB), assim como o estabelecimento, em um prazo de seis anos, do sistema de educação universitária gratuita e uma mudança na constituição, que é da época da ditadura.
"Há demandas muito específicas, como a educação e a nova Constituição, mas se fosse necessário resumir, não acho que seja uma alteração do modelo, especialmente em termos econômicos", argumenta o cientista político Robert Funk, da Universidade do Chile.
Matthei propõe, por sua vez, a continuidade das políticas de direita do governo de Piñera, que conduzirão o Chile a um crescimento previsto de 4,2% para este ano, com baixa inflação e uma economia marcada por uma situação de quase pleno emprego .
"Não vou derrubar as paredes da casa que construímos juntos porque vivemo em um país maravilhoso", afirmou Matthei.
G1

Cadela amamenta dois filhotes de tatu recém-nascidos no Paraná

Uma cena curiosa está chamando a atenção de moradores de Guaporema, no noroeste do Paraná. Na cidade com pouco mais de dois mil habitantes, uma cadela está amamentando dois filhotes de tatu há um mês.  De acordo com a dona da cachorra, a cena é ainda mais inusitada, pois a cadela está tendo leite mesmo sem nunca ter engravidado.
Os dois tatus foram levados para a casa de Ortência Regina Alves depois que a mãe dos filhotes foi atropelada por um trator em uma lavoura de cana-de-açúcar. O marido de Ortência trabalhava na hora do acidente e decidiu levar os animais para casa para eles não passarem fome. Os visitantes despertaram o interesse da cadela da família, chamada de Faísca, que não quis mais ficar longe dos tatus. “A reação dela foi instintiva. A Faísca viu o meu marido dando leite para os filhotinhos e, de repente, deitou no chão como se quisesse amamentá-los”, lembra a dona de casa. “Foi então que o meu marido colocou os filhotinhos perto dela, e começaram a sugar o leite direto das tetas dela”, conta.
PseudogravidezPor conta da diferença de espécies, a família decidiu devolver os filhotes de tatu para o local onde foram encontrados. Mas, tiveram que voltar atrás da decisão por causa da Faísca. “Um dia depois de termos levado os filhotes, a cachorra ficou muito doente. Levei ela em um veterinário, comprei remédio, troquei de ração e nada de ela melhorar. Somente depois que buscamos os tatuzinhos e deixamos eles na cama dela é que ela melhorou”, diz. Ainda segundo Ortência, o veterinário que atendeu a cachorra ficou impressionado porque, mesmo sem ter dado cria, a cadela tinha leite.
Conforme o veterinário Maicon Puertas Sorrilha da Silva, Faísca desenvolveu uma pseudogravidez, ou seja, uma gravidez falsa no período que ela estava fértil. “Há uns 70 dias a cadela entrou no cio e com a presença dos filhotes teve uma falsa gestação, desenvolvendo todos os sintomas normais de gravidez, até produzir leite”, explica. “Nessas situações, isso é bem comum de acontecer”, acrescenta o veterinário.
Os tatuzinhos chamados de Pancho e Panda são bem parecidos com a mãe adotiva, conforme Ortência. “Eles estão parecendo uns cachorrinhos agora. Pelo menos estão tendo as mesmas atitudes. Quando eu ou o meu marido chegamos em casa, eles vem correndo cheirar, lamber os nossos pés”, diverte-se. “E claro que todas as ações são vigiadas de perto pela mãe que não deixa ninguém chegar perto deles”.
A família sabe que não poderá manter por muito tempo os animais silvestres em casa, mas acredita que nenhum órgão ambiental vai tirá-los da casa sabendo que eles são bem tratados. “Se eles acharem que há um lugar melhor, onde eles não vão passar fome, a gente não vai ter o que fazer. Mas, se não fosse a gente os filhotinhos teriam morrido de fome”, finaliza.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...