quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dois ônibus são assaltados em Campina Grande, diz polícia

Dois ônibus foram assaltados na noite desta quarta-feira (25), em Campina Grande. De acordo com as informações da Polícia Militar, os assaltos aconteceram com uma diferença de poucos minutos, em dois bairros diferentes do município. Até as 7h desta quinta-feira (26), ninguém foi preso.
No último dia 17 de dezembro, membros do Sindicato dos Condutores de Veículos de Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros estiveram reunidos com representantes da PM para pedir o aumento no policiamento, a intensificação nas revistas aos ônibus e um reforço nas investigações dos assaltos.Segundo a PM, o primeiro assalto aconteceu por volta das 20h30 (horário local), no bairro do Monte Santo, e o segundo crime foi registrado no bairro da Ramadinha, cinco minutos depois.  Nos dois casos, um homem armado que seguia no coletivo como passageiro, anunciou o assalto, rendeu o motorista e fugiu levando o dinheiro do caixa além de celulares e objetos de valor dos passageiros.
Na ocasião, o presidente do sindicato, Antonino Macedo, explicou que a a classe já analisou a possibilidade de realizar uma paralisação caso os assaltos continuem. Segundo Antonino, alguns funcionários já pediram demissão por medo dos crimes. A PM explicou na reunião que a segurança no setor de transportes públicos seria reforçada.
G1pb

Operação Lei Seca flagra 85 motoristas alcoolizados na Paraíba

A Operação Lei Seca flagrou 85 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool  no feriadão de Natal emJoão Pessoa  e Campina Grande. O balanço das ações realizadas por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi divulgado nesta quinta-feira (26). Número é referente às ocorrências registradas entre a sexta-feira (20) e quarta-feira (25). Dez condutores foram presos nesse período.
Segundo o Detran, o maior  número de flagrantes aconteceu na sexta quando as fiscalizações foram simultâneas, em João Pessoa e Campina Grande. No primeiro dia das ações planejadas para o feriadão do Natal foram flagrados 34 motoristas dirigindo embriagados e nove foram presos.
Em Campina Grande, a fiscalização foi realizada em parceira com as policiais Civil e Militar e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP). Apenas na cidade, foram flagrados 18 motoristas embriagados e cinco foram presos, na noite da sexta.

décima prisão do feriadão do Natal aconteceu na noite do sábado (21), no bairro Quadramares, em João Pessoa, quando um motorista tentou furar o bloqueio da Operação Lei Seca, foi perseguido e conduzido para a 9ª Delegacia Distrital, de onde só foi liberado após o pagamento de fiança no valor de 10 mil reais.

Na madrugada da terça-feira (24) para a quarta-feira (25), em cinco horas de fiscalização, foram flagrados 13 motoristas embriagados na praia do Cabo Branco.

Desde que foi criada, em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já aplicou 39.210 testes do bafômetro. Neste período, foram flagrados 3.048 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 392 foram presos.
G1pb

Feriado de Natal tem oito homicídios na Grande João Pessoa, diz polícia

Duplo homicídio foi registrado no feriado do Natal em Bayeux, na Grande João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Oito homicídios foram registrados na Grande João Pessoa na quarta-feira (25), feriado de Natal. Segundo informações da polícia, os crimes foram cometidos em um espaço de tempo de 10 horas, entre 13h e 23h (horário local), nas cidades de João Pessoa, Bayeux eSanta Rita. Em nenhum dos casos a polícia prendeu suspeitos de praticarem os homicídios.
Por volta das 13h, dois jovens, de 21 e 22 anos, foram mortos com um tiro cada um deles enquanto estavam sentados na calçada de uma casa em uma área conhecida como “Rua do Tambor”, no bairro de Cruz das Armas. Quatro homens são suspeitos de participarem do crime. Os pares de tênis que as vítimas usavam foram levados, de acordo com a polícia.
Na noite de Natal, por volta das 21h (horário local) dois adolescente de 14 anos foram mortos a tiros em um beco no Bairro do Meio, em Bayeux, na Grande João Pessoa. Segundo informações da polícia, as duas vítimas apresentavam perfurações de tiro na cabeça. Cerca de 30 minutos depois, em Santa Rita, também na Região Metropolitana de João Pessoa, o sétimo homicídio foi registrado.Cerca de duas horas depois, mais dois homicídios foram registrados. Um jovem de 20 anos foi morto com três disparos de arma de fogo na cabeça. De acordo com a polícia, ele foi visto por testemunhas com outras duas pessoas minutos antes do crime. Um irmão da vítima havia sido executado há três meses. Um outro homem foi morto na comunidade Nova Trindade, no Jardim Veneza. A vítima, não identificada pela polícia, estava em uma moto no momento em que foi baleada.
Um homem de 44 anos foi executado com três tiros na travessa Boa Vista, em Várzea Nova. De acordo com a polícia, uma pedra de crack foi encontrada no bolso da vítima. Também em Santa Rita, por volta das 23h, um jovem de 27 anos foi morto com quatro tiros no Tibiri II.
G1pb

Ataque de piranhas fere mais de 40 na Argentina

Piranha-vermelha é comum no rio Paraná e pode ser mais agressiva durante ondas de calor (Foto: BBC)
Mais de 40 pessoas ficaram feridas em um ataque de piranhas em Rosário, na Argentina, segundo notícias publicadas nesta quinta-feira pelos jornais Clarín e La Nación.

A maior parte das pessoas sofreu com mordidas nos braços e pernas, mas uma menina de sete anos de idade teve parte de seu dedo amputado devido ao ataque, e um bebê ficou com uma fratura exposta.
Ambos foram atendidos em hospitais na cidade. As autoridades montaram uma operação para evitar que outros banhistas desavisados entrassem na água ao longo do dia.
O ataque de piranhas-vermelhas (espécie Pygocentrus nattereri) e piranhas da espécie Serrasalmus spilopleura aconteceu ao meio dia em uma praia no rio Paraná, ao longo de um calçadão em Rosário.
Segundo especialistas, as piranhas são bastante comuns no rio Paraná, mas costumam ficar mais agressivas durante períodos de altas temperaturas.
A Argentina está enfrentando uma onda de calor. Em Rosário, na hora do ataque, a temperatura registrada era de 38 graus.
As piranhas são carnívoras e costumam ser atraídas por sangue ou ferimentos. Algumas chegam a atacar outras da própria espécie. Segundo pescadores, alguns peixes possuem dentes fortes suficientes para romper redes de pesca.
G1

Primeiro-ministro do Japão visita santuário ligado ao imperialismo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou de surpresa nesta quinta-feira (26) o santuário de Yasukuni, em Tóquio. (Foto: Toru Yamanaka/AFP)O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou de surpresa nesta quinta-feira (26) o santuário de Yasukuni, em Tóquio, vinculado ao passado militarista do país. A visita suscitou duras críticas de países asiáticos que sofreram com o domínio colonial japonês durante o século 20 e até do aliado Estados Unidos.
O político conservador escolheu precisamente o dia em que completa um ano de mandato para comparecer pela primeira vez como chefe de governo ao polêmico recinto, que consagra milhões de caídos durante conflitos armados entre 1853 e 1945 e 14 notórios criminosos da Segunda Guerra Mundial.

Abe, que também foi chefe de governo entre 2006 e 2007, nunca tinha visitado Yasukuni como primeiro-ministro, mas o fez em mais de uma ocasião quando foi ministro porta-voz no gabinete do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
"Orei pelo descanso daqueles que perderam sua preciosa vida pelo Japão na guerra", acrescentou antes de assegurar que não tem intenção de incomodar países vizinhos como China e Coreia do Sul com a visita."É um mal-entendido pensar que esta visita significa venerar criminosos de guerra. Não se trata disso. Simplesmente fui ao santuário apresentar meus respeitos por causa do meu primeiro ano no cargo", disse Abe após realizar uma breve oração no interior do recinto.
"Com minha decisão queria mostrar meu propósito de que o Japão nunca volte a participar de nenhuma guerra", afirmou o primeiro-ministro do Japão, que ressaltou que se esforçará para conseguir que Pequim e Seul "possam entender o objetivo desta visita".
Os governos da China e da Coreia do Sul costumam protestar energicamente cada vez que um ministro do governo japonês comparece ao santuário xintoísta.
Esta é a primeira visita de um primeiro-ministro do Japão a Yasukuni desde a de Junichiro Koizumi em 2006.
G1

Menina doente que reuniu milhares em coral morre no dia de Natal

Delaney faz sinal de positivo ao ouvir coral de Natal do lado de fora de sua casa (Foto: Reprodução/Facebook/Team Laney)
Uma menina de 8 anos que estava em estado terminal e reuniu milhares de pessoas em um coral de Natal como um de seus últimos desejos morreu na madrugada desta quarta-feira (25), no dia de Natal, informou sua família.
Delaney Brown, de 8 anos, “morreu calmamente com sua família ao seu lado”, disse um porta-voz.
Na noite do último sábado (21), milhares de pessoas se reuniram do lado de fora de sua casa na Pensilvânia para realizar seu desejo de ouvir um grande coral natalino. A multidão cantou canções de Natal durante uma hora. No fim, o coro cantou parabéns para a menina, que havia completado 8 anos na sexta-feira (20).
Delaney foi diagnosticada em maio com uma leucemia rara. Campanhas na internet arrecadaram dinheiro para o tratamento, e uma página no Facebook publicava atualizações sobre a menina.
A família da menina expressou sua gratidão pelo suporte recebido de pessoas de todo o mundo e pela realização do desejo de Delaney pouco antes de sua morte.
G1

Papa questiona visão 'adocicada' e de 'conto de fadas' do Natal

O Papa Francisco celebra o Ângelus nesta quinta-feira (26) (Foto: Filippo Monteforte/AFP)O Papa Francisco explicou, durante a celebração do Ângelus na Praça de São Pedro nesta quinta-feira (26), que a "visão adocicada e de conto de fadas" que se tem do Natal não é a que aparece no Evangelho.
Na mensagem, o papa também denunciou a perseguição dos cristãos em várias partes do mundo.
"Vocês não têm medo da chuva?", perguntou, brincando, o papa aos fiéis, hoje apenas algumas centenas que aguardavam sob uma intensa chuva na Praça de São Pedro.
Depois Francisco explicou que nesta quinta se celebra São Estêvão, que foi o primeiro mártir da Igreja, e lembrou seu martírio por apedrejamento e como perdoou seus agressores no momento de sua morte.

"A memória do primeiro mártir dissolve a falsa imagem do Natal, essa imagem de contos de fada, adocicada, que no Evangelho não existe", explicou.
O pontífice argentino explicou que "a festa São Estêvão está em plena sintonia com o profundo significado do Natal, já que no martírio o amor venceu a violência".
O Papa  afirmou que "na Liturgia se lê o sentido autêntico da encarnação, vinculando o Presépio ao Calvário e lembrando que a salvação divina implica a luta contra o pecado e que passa pela cruz".
Francisco também pediu para rezarem pelos "cristãos que sofrem discriminação por testemunhar Cristo e o Evangelho". "Irmãos e irmãs que, como São Estêvão são acusados injustamente e são alvo de violência de vários tipos. Isso ocorre especialmente onde a liberdade religiosa não se garante ou não pode ser plenamente praticada", disse.
O pontífice também denunciou que "em países e ambientes em que se diz que se tutela a liberdade e os direitos humanos, no entanto os fiéis e especialmente os católicos encontram limitações e discriminações".
"Apesar de o cristão esperar isso, no plano civil essa injustiça precisa ser denunciada e eliminada", acrescentou.
O papa terminou seu discurso desta quinta pedindo que esta Natal suscite um "generoso compromisso de amor e que no interior das famílias e das várias comunidades se viva esse clima de fraternidade e de entendimento que tanto ajuda o bem comum".
G1

Burocracia dificulta importação de material de pesquisa, dizem cientistas

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram material para auxiliar na cicatrização (Foto: Reprodução/ EPTV)
O excesso de burocracia de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal têm atrasado a liberação de insumos importados para pesquisas científicas realizadas por diversas instituições brasileiras, emperrando o desenvolvimento científico do país, de acordo com pesquisadores ouvidos pelo G1.
Segundo eles, a exigência de documentos, termos de responsabilidade e pagamento de taxas para liberação de materiais -- que acabam não acontecendo na data prevista -- pode manchar a imagem da pesquisa brasileira com instituições do exterior.
O caso mais recente foi divulgado na internet pela pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo ela, células-tronco utilizadas em sua investigação foram enviadas em um pacote com gelo seco pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e ficaram retidas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) entre o dia 5 e 14 de dezembro, quando foram liberadas pela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após o preenchimento de vários documentos.
Sua preocupação era que o material genético pudesse estragar devido ao tempo de espera para liberação, considerado demorado pela pesquisadora.

O material chegou para a cientista no último dia 17 e, aparentemente, as células estão em bom estado. No entanto, segundo Lygia, há relatos de cientistas que passaram por experiência parecida que não tiveram a mesma sorte porque os materiais estragaram.

“Pedem para internacionalizar a pesquisa e, quando a gente faz isso, tem essas barreiras legais. Existe um labirinto jurídico que nem o próprio governo consegue resolver”, disse. Sobre o caso de Lygia da Veiga, a Anvisa afirma que a carga só foi apresentada para inspeção no dia 10 e liberada no mesmo dia.
Problemas não são pontuais, diz entidade
Com mais de 2.600 associados, a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), que integra cientistas atuantes em pesquisas com humanos, afirma existirem dificuldades para importação de vários materiais necessários para dar continuidade aos trabalhos.

Entre os itens estão camundongos próprios para análises, tecidos de cultura celular, kits de laboratório e diagnósticos.

Greyce Lousana, presidente-executiva da SBPPC, aponta falta de comunicação entre os órgãos federais de fiscalização. A Anvisa, afirma, exige uma série de documentos, mas quando “chega na ponta”, ou seja, nos portos e aeroportos, a falta de diálogo trava a liberação. “Como se já não bastasse a dificuldade na condução da pesquisa, temos problemas para conseguir insumos para ela”, explica.

Cláudia Vasconcelos, médica do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama, que conta com 60 médicos de 38 hospitais do país, relata ainda dificuldades na exportação de materiais para análise de instituições do exterior.
Ela conta que não conseguiu enviar amostras de tumores mamários para fora do Brasil por conta da burocracia da Anvisa. "O governo não enxerga que não são os cientistas que perdem, mas sim os pacientes e a economia", critica.

Anvisa alega desconhecer problemas
De acordo com a Anvisa, baseada na resolução 01/2008, que são diretrizes técnico-administrativas para importação de materiais, o prazo para liberação de material para pesquisa no Brasil é atualmente de 24 horas “e tem sido cumprido pela agência”.

“Isto só não é possível quando não há informação correta de identificação do material que o classifique como material de pesquisa”, complementa a agência federal, que afirma desconhecer quaisquer problemas registrados por outros cientistas. “Temos pouquíssimos questionamentos de pesquisadores sobre este assunto”.

A Receita Federal informou que trabalha para diminuir o tempo de espera na importação de produtos voltados à pesquisa científica. De acordo com o órgão, já existem procedimentos simplificados para importações voltadas à ciência.

Além disso, segundo a Receita, o tempo médio para liberação de mercadorias pela alfândega destinadas a cientistas, pesquisadores e entidades ligadas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) caiu de 7,34 dias, em 2006, para 1,1 dia, em 2013.

Mudança na legislação
Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), disse que no Brasil a pesquisa está “totalmente burocratizada”.

“Qualquer pesquisa tem dificuldade de importação: desde a Receita Federal, passando pela Anvisa. As importações no Brasil [voltadas para ciência], as mais rápidas, levam seis meses. Vários laboratórios de multinacionais estão nos abandonando e indo para outros países. A ciência não caminha na velocidade em que caminham os papeis”, diz a presidente.
Segundo ela, a SBPC articula junto ao Congresso a PEC 290, já aprovada na Comissão Especial da Câmara, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação.
Além disso, está em análise no governo uma proposta de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que, segundo Helena, promete agilizar a compra de equipamentos e materiais voltados à ciência. “A lei atual é anticiência”, complementa.
G1

Vendas de Natal em shoppings crescem 5% em 2013, diz Alshop

As vendas de Natal dos shopping centers do país cresceram 5% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgada nesta quinta-feira (26). O percentual é próximo ao alcançado em 2012, de 6%. 
Considerando o mesmo número de lojas, no entanto, foi o pior Natal em cinco anos, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sayoun. Isso porque, diferente dos anos anteriores, a pesquisa atribui o avanço de 2013 ao aumento do número de lojas – não ao aumento no volume das vendas.
“Para vários segmentos do varejo, quando consideradas as mesmas lojas, o crescimento foi negativo ou mesmo o de 2012”, afirmou a Alshop.
Neste ano, 16 mil novas foram abertas em 38 shoppings inaugurados. Dos shoppings já existentes, 30% tiveram algum tipo de expansão.“Não foi dentro da expectativa, que era de crescimento de 10% a 11%. De qualquer forma, o crescimento vegetativo trouxe um fator positivo para quem fez expansão de suas lojas”, disse Nabil Sahyoun.
Entre os fatores que afetaram o desempenho do setor estão o maior endividamento das famílias, que tem relação, segundo a pesquisa, com o aumento dos juros; a restrição ao crédito por famílias de menor renda; a alta carga tributária e até as manifestações que tomaram as ruas no meio do ano.
“Os gastos com presentes neste Natal de 2013 foram inferiores aos anos anteriores”, diz a associação.
Preocupação
“Esse movimento desse ano foi relativamente preocupante. Em anos anteriores, tivemos uma mescla. Poder de consumo estava melhor, não tivemos passeatas... Esse ano foi atípico. Se tirar tudo isso, na média, não houve crescimento. Se a gente considerar os últimos anos, é a primeira vez que isso acontece”, afirmou.

Considerando a evolução geral das vendas, de janeiro a dezembro, as vendas de shoppings cresceram 8% frente ao ano anterior e somaram R$ 132,8 bilhões, “motivadas pelo crescimento vegetativo das lojas e da necessidade de reposição pelos consumidores de suas necessidades essenciais”.
Para 2014, as perspectivas não são muito positivas. De acordo com Sayuon, o número de novos shoppings que deverão ser inaugurados será menor que em 2013. “Não existe tanto lojista para tanto shopping center. Devemos ter queda entre 20 e 25 shoppings inaugurados em função da fallta de lojista e do momento da economia.
“O câmbio é o que mais preocupa o setor por causa da inflação. A Copa deve influir positivamente a venda de alguns setores, como de bens duráveis (televisores), de alimentos. Trabalhos com perspectiva de crescimento real de 3%, que também deve se dar também ao crescimento vegetativo, à expansão dos já existentes e da abertura desses novos”, disse o presidente da associação.
Serasa
Os dados da Serasa Experian, divulgados também nesta quinta-feira, mostram que as vendas de Natal tiveram o resultado mais fraco desde o início do levantamento, em 2003. A pesquisa mostra que as vendas cresceram 2,7% em todo o país na semana da data, de 18 a 24 de dezembro. Até então, o pior resultado havia sido registrado em 2011, quando a alta ficou em 2,8%.

No fim de semana que antecedeu o Natal (20 a 22 de dezembro) as vendas subiram ainda menos, 2,1% na comparação com o mesmo período de 2012.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito, determinado pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais fraco das vendas de natal neste ano de 2013. O elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também contribuíram para o resultado
G1

Homens do Exército do Rio chegam ao ES para ajudar vítimas da chuva

Militares do Exército do Rio de Janeiro chegaram ao Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Cento e setenta homens do Exército do Rio de Janeiro chegaram ao Espírito Santo nesta quarta-feira (26), para darem apoio às equipes que já estão atuando durante esse período de chuvas intensas no estado. Segundo o major Trisi, 40 homens permanecerão na Grande Vitória e 130 irão para Colatina, na região Noroeste, um dos municípios mais afetados.

Além desses militares, outros grupos já foram enviados para o estado para apoio. Setenta e dois homens da Força Nacional chegaramno domingo (22), vindos de vários estados do Brasil com formação especializada. Desses, 50 foram encaminhados para Linhares, Nova Venécia e Santa Leopoldina, e os demais permaneceram na Grande Vitória. Vinte bombeiros do Rio embarcaram na manhã desta quarta-feira (25) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão. Eles fazem parte do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e são especialistas em salvamento em desastres.
Na noite desta quinta, uma equipe de engenharia do exército também chega ao estado para avaliar a ES-080, onde será construída uma ponte provisória, em um trecho que ficou destruído. A estrutura deve chegar até a próxima segunda-feira (30) e será montada em até 10 dias.Sobre a equipe do Exército, o major Trisi ainda explicou que junto com os homens enviados para Colatina, também está indo o modo logístico de uma cozinha de campanha. A cada fornada, 200 refeições são feitas, o que pode também ajudar a população necessitada. A equipe enviada para o município também atenderá cidades próximas que precisarem de ajuda.
Ainda segundo o major Trisi, quatro botes, também de responsabilidade da engenharia do Exército, serão enviados para o Espírito Santo, para ajudar no resgate de pessoas. 
Governo suspende doações
O governo suspendeu temporariamente as doações para as vítimas das chuvas que atingem o Espírito Santo há cerca de onze dias. A partir desta quinta-feira (26), equipes irão organizar o que já foi doado para que nada seja desperdiçado. A decisão foi tomada nesta terça (25) pelo governador Renato Casagrande, junto com o coordenador da Defesa Civil Estadual e do comandante do Corpo de Bombeiros, por conta do grande número de donativos. Segundo o segundo o secretário Estadual de Assistência Social, Helder Salomão, as doações irão voltar a ocorrer nos próximos dias.

Até o início da tarde destaquarta, mais de 48 mil pessoas estavam fora de suas casas. No balanço anterior, o número chegou a quase 50 mil. A Defesa Civil informou que o levantamento do número de pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica. Subiu para 50 o número de municípios mais afetados e 21 pessoas já morreram em consequência das chuvas.
Nesta quarta-feira, 25 de dezembro, dia de Natal, os voluntários que estavam trabalhando há cerca de duas semanas tiveram um dia de folga, mas o trabalho volta nesta quinta. Segundo o governo, é preciso organizar a melhor maneira de levar os mantimentos até as cidades atingidas, principalmente as que estão isoladas, e só depois disso as doações em postos organizados pelo governo poderão voltar a ocorrer.
Mas enquanto isso, a população ainda pode se mobilizar. Quem quiser continuar doando, pode procurar outros pontos no estado. Um deles está na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), organizado pelo Diretório dos Estudantes e em parceria com a própria Ufes. Os voluntários estarão no local das 8h às 18h nesta semana, próximo ao Teatro Universitário.
Dificuldade
Em situação delicada, moradores de  Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo, decidiram, nesta quarta-feira (25), pegar comida suja de lama que foi descartada por um mercado. Eles dizem que o novo problema é a falta de alimentos e água potável. O governo do estado comunicou que tem enviado kits de sobrevivência para as cidades atingidas, mas as vítimas reclamaram que isso ainda não é suficiente. Várias partes da cidade ficaram alagadas por conta das chuvas e oito pessoas morreram.
População atingida oela chuva recolhe alimentos descartados por supermercado em Itaguaçu, Noroeste do Espírito Santo.. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)
Casagrande
O governador do Espírito Santo Renato Casagrande disse que as últimas chuvas já são o maior evento climático da história do Espírito Santo. "Vamos ter que reconstruir todo Espírito Santo”, afirmou.

Sete aeronaves auxiliam os trabalho dos bombeiros e Defesa Civil nos municípios mais afetados. Em algum deles, como Baixo Guandu, o socorro às vítimas só é possível por helicópteros.
Nesta quinta uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal deve chegar ao estado para ajudar na logística. Casagrande destacou, ainda, que vai pedir uma aeronave para os governadores do Rio de Janeiro e São Paulo para auxiliar no transporte de pessoas.
O secretariado de governo vai se reunir para iniciar as discussões da reconstrução das áreas atingidas. “É muito trabalho. Muitas regiões destruídas. Pontes, rodovias, casas, tudo destruído pelas águas. Vamos ter muito trabalho para recuperar tudo isso. E o governo estará ao lado dos municípios ajudando nessa recuperação”, declarou o governador.
Dilma
"Nunca vi tanta água", declarou apresidente Dilma Rousseff ao sobrevoar as áreas alagadas do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (24). O voo durou aproximadamente 40 minutos. A presidente explicou que a prioridade é salvar as pessoas afetadas e em situação de risco, evitando mortes. Uma ponte provisória também será providenciada na ES-080, em um trecho que ficou destruído.  Dilma sobrevoou as cidades em um helicóptero da Força Aérea, junto com a equipe e o governador do estado, Renato Casagrande. A presidente contou que desde que saiu de Brasília, nesta manhã, monitorou os locais de visitação no Espírito Santo e definiu maneiras de ajudar o estado e a população.

Estradas
Uma cratera se abriu na rodovia BR-259, na altura de Itapina, distrito de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, nesta quarta-feira, em consequência de uma tromba d'água que caiu na região. A via liga  o território capixaba ao estado de Minas Gerais. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram ao local e pedem para que as pessoas não tentem se deslocar entre Colatina e Baixo Guandu.

BR-101 foi interditada em dois pontos na manhã nesta quarta em trechos que cortam o município de Linhares, região Norte do Espírito Santo, conforme informou a empresa EcoRodovias, que administra a rodovia federal. Nas duas situações há alagamentos. Do quilômetro 150 a 155, a água chega a um metro de altura e o trânsito está bloqueado nos dois sentidos. É recomendado aos motoristas que evitem o local.
G1

Proposta pode transferir eleições de presidente, governador e prefeito para abril


Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados pode mudar a época das eleições. A Proposta de Emenda à Constituição 268/13, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), deseja transferir para abril as eleições para presidente da República, governador e prefeito. A ideia é que o 1º turno das eleições ocorra no primeiro domingo de abril e o 2º turno, caso seja necessário, no quarto domingo.


Pela proposta 1º turno das eleições ocorreria no primeiro domingo de abril  FOTO: Arquivo/Diário do Nordeste

A Constituição estabelece o primeiro e o quarto domingos de outubro para as eleições a esses cargos. Pelo texto, a duração do mandato, de quatro anos, e a posse em 1º de janeiro não foram alteradas.

Fagundes argumenta que as campanhas eleitorais acontecem nos meses de seca em grande parte do País e isso gera “enorme desgaste físico” tanto para o candidato quanto para a população envolvida na política. “Seria prudente que o período eleitoral fosse deslocado para os meses de clima mais ameno, como abril”, afirmou.

Tramitação

A PEC terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em comissão especial e, depois, no Plenário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...