domingo, 29 de dezembro de 2013

Colisão entre duas motocicletas e carro deixa dois feridos na Paraíba


Motocicletas colidiram uma na outra após carro avançar no cruzamento em João Pessoa, segundo motociclista (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Duas pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas e um carro na Avenida João Machado, em João Pessoa, na noite de sexta-feira (27). De acordo com Fábio Vieira, condutor de uma das motos envolvidas no acidente, o motorista do veículo passou por um cruzamento e não notou a aproximação das motos.

Os dois feridos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Fábio Vieira teve apenas escoriações na perna esquerda e não precisou ser levado par ao hospital. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) esteve no local e realizou a perícia.Segundo sua versão, o carro bateu na moto que ele conduzia, que ao ser atingida, colidiu com outra motocicleta. O motorista, que não quis ser identificado, negou a versão e afirmou que seguia corretamente pela via. As duas pessoas que seguiam na moto atingida pela outra conduzida por Fábio Vieira, ficaram feridas e precisaram ser atendidas pelo Samu.
G1pb

Tentativa de fuga é frustrada em presídio de Campina Grande

Três detentos da Penitenciária Regional Raimundo Asfora, mais conhecida como Serrotão, em Campina Grande, tiveram uma tentativa de fuga frustrada pelos agentes na madrugada deste sábado (28). Eles teriam usado uma corda feita de pano e, com a ajuda de luvas, tentaram escalar o muro.  Os agentes penitenciários afirmam que os detentos teriam arrombado um dos pavilhões, o que facilitou com que rastejassem até o muro da frente, por onde tentaram fugir. Após identificar a movimentação, os agentes deram tiros de advertência e conseguiram evitar a fuga. (Foto: Divulgação/SEAP)

G1pb

Motorista ignora placa de pare e colide com ônibus em João Pessoa

Quatro mulheres estavam dentro do carro e receberam os primeiros socorros de uma equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros. Todas foram encaminhadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa em estado regular. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

G1pb

Biometria sem agendamento pode ser feita nesta segunda na Paraíba

O recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) poderá ser feito sem agendamento pela internet excepcionalmente nesta segunda-feira (30) em João Pessoa. Para a aproveitar as vagas que estão sobrando, todos os pontos de biometria da capital vão receber a demanda espontânea nesse dia. O eleitor deve comparecer portando documento oficial com foto e um comprovante de residência.

Aqueles que já agendaram pela internet para essa data terão o atendimento assegurado, uma vez que estas vagas extras são provenientes do reforço voluntário dos servidores da Justiça Eleitoral que resolveram auxiliar a biometria durante o recesso forense, de 20 de dezembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.

“Conseguimos ampliar o atendimento durante o recesso forense, mas há ainda muitas vagas para a próxima segunda-feira. Acredito que seja uma ótima oportunidade para quem tem dificuldade em agendar pela internet”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio.

Para quem preferir, continua mantido o atendimento através do Sistema de Agendamento da Biometria – disponível na página do Recadastramento Biométrico, no site do TRE-PB.  “Estamos bem equipados para atender nas duas modalidades. O eleitor terá a chance de entrar 2014 quite com a Justiça Eleitoral”, ressaltou Lívio.

A biometria em João Pessoa está sendo feita na sede do TRE-PB, Cenatel (Fórum Eleitoral), Casas da Cidadania de Mangabeira e Manaíra (Manaíra Shopping), Subprefeitura de Mangabeira e NATU (Avenida Hilton Souto Maior, na principal do bairro José Américo).

O recadastramento biométrico continua em 19 cidades, inclusive em Campina Grande onde já foram atendidos 124.449 eleitores. Em João Pessoa foram realizados 249.262 atendimentos.

Abaixo da meta
O TRE-PB divulgou este mês que a biometria em João Pessoa e Campina Grande ainda está abaixo da meta. De acordo com o tribunal, até a sexta-feira (13), data do último levantamento feito pela equipe responsável pela campanha, apenas 43% dos eleitores de João Pessoa e 41% de Campina Grande se recadastraram.

Leonardo Lívio explicou que das duas mil vagas abertas para o final do ano, cerca de 1.400 vagas ainda estavam disponíveis na ocasião de divulgação do levantamento, depois de um período de quatro dias.

“Colocamos à disposição desses dois maiores colégios eleitorais postos de atendimento para a biometria tanto na modalidade por agendamento, que oferece maior comodidade para escolher dia e horário, como espontâneo, por ordem de chegada. No entanto, estamos constatando uma diminuição na procurado pelo eleitorado, que deverá sobrecarregar no final da campanha, em março de 2014”, comentou o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
G1pb

Amazon 'vaza' disco de Bruce Springsteen antes do lançamento

Capa de 'High hopes', o 18º disco de Bruce Springsteen (Foto: Divulgação)
O próximo disco de Bruce Springsteen, “High hopes”, será lançado oficialmente apenas no dia 14 de janeiro, mas no último sábado (28) a Amazon disponibilizou todas as faixas para venda. Pouco depois, porém, o site retirou os links do ar, o que indica que a liberação teria sido acidental.

De acordo com o site da revista “Billboard”, era possível adquirir todas as doze faixas do álbum em formato mp3, mas apenas individualmente, e não como disco “fechado”. A compra, no entanto, só funcionava na versão mobile do site.

Até este domingo (29), nem a Amazon e nem representantes de Springsteen ou de sua gravadora, a Columbia Records, haviam se manifestado sobre o assunto.

O cantor anunciou no final de novembro o lançamento de seu 18º disco, que tem a participação de membros do grupo E Street Band e do guitarrista Tom Morello.

O disco, que incorpora "parte do melhor material não publicado da década passada", segundo disse o próprio Springsteen no Facebook , inclui também participações de Clarence Clemons e Danny Federici, que morreram em 2011 e 2008, respectivamente.
G1

Assessora de Bieber diz que anúncio de aposentadoria era 'brincadeira'

Justin Bieber se apresenta em Brisbane, na Austrália, no dia 27 de novembro (Foto: AP/Tertius Pickard)
Após Justin Bieber publicar em seu Twitter que está "oficialmente" se aposentando, Allison Kaye, da Scooter Braun Projects - empresa que assessora o artista -, explicou que o desabafo não passou de uma "brincadeira". O comunicado foi divulgado pelo site do "Wall Street Journal".
"Justin é um rapaz de 19 anos que trabalha duro e que gostaria que seu recente movimento de arrecadação de fundos para os filipinos tivesse mais atenção da mídia do que especulações de aposentadoria. Sobre as recentes postagens no Twitter sobre sua 'aposentadoria', Justin sentiu que esta era a melhor maneira de responder à última leva de matérias exageradas e imprecisas sobre ele. Ele optou por canalizar sua frustração brincando com esse rumor sem fundamento. (...) Mas 20 minutos depois ele se deu conta de que os fãs ficaram confusos e achou melhor esclarecer que estava brincando", diz o texto.
Alguns sites já haviam especulado que o anúncio de Bieber era uma forma de promover o novo filme do astro pop. O documentário "Justin Bieber's Believe" estreou na quarta-feira (25), nos cinemas norte-americanos. (Clique aqui para assistir ao trailer do filme)
Os sites da revista "Billboard", E! Online e Just Jared, por exemplo, noticiaram a aposentadoria de Bieber afirmando, ao mesmo tempo, que o caso pode ser desmentido em breve. Embora seu representante não tenha comentado sobre o assunto, uma fonte disse ao E! que "é claro que não é verdade". O site da "Billboard" também aponta a coincidência do anúncio de sua aposentadoria ser feito ao mesmo tempo em que Bieber divulga seu documentário, "o que lhe dará uma montanha de publicidade".
Nesta quarta, Bieber escreveu aos fãs: "Meus queridos beliebers, estou oficialmente me aposentando". O cantor ainda desabafou que "a mídia fala muito" dele. "Eles inventam um monte de mentiras e querem que eu fracasse, mas eu nunca vou deixar vocês. Ser um belieber é um estilo de vida", publicou em seu Twitter.
"Sejam bons amando uns aos outros, perdoem uns aos outros assim como Deus nos perdoou através de Cristo. Feliz Natal. Estou aqui para sempre", completou.
Ele já havia falado sobre desistir da carreira musical em uma entrevista à rádio Power 106, de Los Angeles, nos Estados Unidos.
  •  
Justin Bieber anunciou aposentadoria pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter/Justin Bieber)
"Sobre o novo álbum... eu, na verdade, estou me aposentando, cara. Vou me aposentar... Eu provavelmente vou largar a música", afirmou o cantor de 19 anos. (Clique aqui para assistir ao vídeo da entrevista)
Na entrevista, Bieber também comentou que pretende "crescer como artista" para que sua música "amadureça".
Bieber também falou sobre sua imagem e insistiu que as percepções de algumas pessoas sobre ele são equivocadas. "As pessoas pensam que eu sou arrogante, eu não sou, eu sempre fui uma pessoa carinhosa. Estou aqui apenas para os meus fãs e para a música".
G1

Grupo bloqueia vias de Porto Alegre em novo protesto por morte de jovem

Protesto Vila Jardim Porto Alegre (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Pela segunda vez neste fim de semana, um grupo de pessoas bloqueou avenidas de Porto Alegrepara protestar contra a morte de um adolescente baleado por policiais da Brigada Militar na madrugada de sábado (28). Neste domingo (29), os manifestantes bloquearam o cruzamento entre as avenidas Protásio Alves e Saturnino de Brito, na Vila Jardim, Zona Leste da capital.
Segundo informações do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a manifestação começou por volta das 17h30. Os manifestantes interromperam o tráfego e colocaram fogo em galhos e pneus no meio da via. O grupo ainda carregou uma faixa branca durante o ato para pedir “justiça”.
Protesto Porto Alegre morte de jovem (Foto: Renato Soder/RBS TV)
A exemplo do protesto de sábado (28), quando os manifestantes fecharam a Avenida Ipiranga por cerca de uma hora, a ação foi motivada pela morte de um adolescente de 15 anos na madrugada do mesmo dia durante uma operação da Brigada Militar na Vila Bom Jesus.

Amigos e familiares do jovem alegam que ele foi morto por policiais sem nenhuma razão. Já a Brigada Militar diz que o adolescente teria reagido a uma abordagem e acabou atingido durante uma troca de tiros com os policiais. Uma pistola calibre .40 teria sido apreendida com ele. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso.
G1

Com trauma cerebral, Schumacher está em coma e seu estado é crítico

A assessoria de imprensa de Michael Schumacherdivulgou, em nota oficial, que o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1 é crítico. O alemão tem um trauma cerebral e encontra-se em coma após o grave acidente em uma estação de esqui em Méribel, na França (veja abaixo a localização no mapa), neste domingo, às 11h07m locais – 8h07m no horário de Brasília. De acordo com o comunicado, o ex-piloto de 44 anos chegou ao hospital com "traumatismo craniano grave, em coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica imediatamente".
Leia a íntegra do comunicado oficial:
- O senhor Schumacher deu entrada no hospital em Grenoble às 12h40m (horário local), na sequência de um acidente de esqui em Méribel, no final da manhã. À sua chegada, ele sofria de um traumatismo craniano grave, em coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica imediatamente. Ele permanece em uma situação crítica - afirma o comunicado lido pelo diretor do hospital, Jean-Marc Grenier, e redigido com consenso da família.
Recordista de títulos mundiais da principal categoria do automobilismo mundial, Schumacher teve um trauma grave ao bater a cabeça em uma pedra enquanto esquiava. Ele foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17 km do local, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, onde está internado.

helicoptero Hospital schumacher frança Centre hospitalier de Moûtiers (Foto: Agência Reuters)
De acordo com a emissora de rádio francesa "RMC", o médico Gérard Saillant, diretor do instituto do cérebro e da medula espinhal, que é financiado por Schumacher, está no local. Os dois são amigos. Em 1999, ele realizou uma cirurgia na perna do alemão. Saillant é um dos mais importantes especialistas em medicina esportiva no mundo. Foi ele quem operou o ex-atacante Ronaldo em uma das lesões que o Fenômeno teve no joelho.

Ex-chefe de equipe da Mercedes e mentor dos sete títulos mundiais de Schumacher, o inglês Ross Brawn chegou a Grenoble no início da noite deste domingo, para dar apoio à família do ex-piloto. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, também está no hospital. O alemão recebe ainda o apoio da esposa, Corinna, e dos filhos Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14.
Olivier Panis Hospital Schumacher (Foto: AFP)
Ex-piloto da Fórmula 1, Olivier Panis, de 47 anos, foi ao hospital atrás de informações sobre a saúde de Michael Schumacher. O francês, que fez 158 corridas na categoria, vive em Grenoble. Em entrevista à imprensa francesa, Panis disse que não conseguiu saber de nenhum fato novo e que voltaria nesta segunda-feira ao local.


A porta-voz do alemão, Sabine Kehm, afirmou mais cedo que ele utilizava um capacete no momento do choque. 
Alguns minutos depois do acidente, a única pessoa a se pronunciar oficialmente havia sido o chefe da estação de esqui onde ocorreu a queda, que contou a respeito dos procedimentos de primeiros socorros ao ex-piloto.– Michael caiu e bateu a cabeça quando estava praticando esqui nos Alpes Franceses. Ele foi levado ao hospital e está recebendo atendimento médico profissional. Ele estava usando um capacete. Ninguém mais estava envolvido na queda.
– Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Grenoble. Agora, realmente não sei a gravidade da lesão. A polícia está agora conduzindo a investigação sobre os motivos da queda. Nós ainda não sabemos se isso aconteceu em uma pista ou fora dela – explicou Christophe Gernignon-Lecomte, chefe da estação de esqui de Méribel, logo após o primeiro atendimento.

De acordo com a "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.

'Viciado em velocidade'
A modalidade de esqui alpino é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.
Schumacher superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)
O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos.
Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto num torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.

No primeiro ano de sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1, o alemão intensificou as atividades para manter sua adrenalina em alta, mesmo longe das pistas. Nos Estados Unidos, ingressou em competições de adestramento de cavalos – uma das paixões de sua esposa, Corinna, que mantém um estábulo na ampla residência da família. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Schumi encontrou na semana passada o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, antes de uma série de saltos em paraquedas de alta performance. Afastado das competições com carros, ele mantém a forma e os reflexos em dia andando de kart na Alemanha e em outras pistas da Europa.

G1

Na TV, Dilma promete combater inflação e critica ‘guerra psicológica’

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite deste domingo (29), a presidente Dilma Rousseff criticou a desconfiança de setores produtivos nos rumos da economia brasileira e afirmou que a “guerra psicológica” pode prejudicar investimentos. Ela prometeu combater a inflação e reconheceu que é possível fazer retoques e correções.
“Assim como não existe um sistema econômico perfeito, dificilmente vai existir em qualquer época um país com economia perfeita. A economia é um conjunto de vasos comunicantes em busca permanente de equilíbrio. Em toda economia sempre haverá algo por fazer, algo a retocar, algo a corrigir”, afirmou.
No pronunciamento, a presidente afirmou   que é preciso “buscar soluções” em vez de “ampliar os problemas”.Na última sexta-feira, o Banco Central reduziu a estimativa de crescimento da economia brasileira deste ano de 2,5% para 2,3%. Já a inflação fechou 2013 em 5,8%, patamar maior que o registradono ano passado.
“O governo está atento e firme em seu compromisso de lutar contra a inflação e de manter o equilíbrio das contas públicas. Sabemos o que é preciso para isso e nada nos fará sair desse rumo, como também nada fará mudar nosso rumo em favor de mais distribuição de renda, diminuição da desigualdade e pelo fim da miséria e em defesa das minorias”, afirmou.“Se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem a desconfiança, especialmente desconfiança injustificada. Isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas,” disse. De acordo com a presidente, o governo está disposto a ouvir empresários e trabalhadores “em tudo que for importante para o Brasil”.
Dilma pediu para o brasileiro ser otimista e disse que o país ficará “menor” se ficar preso a “interesses mesquinhos”. “O Brasil será do tamanho que quisermos, do tamanho que imaginemos. Se imaginarmos um país justo e grande e lutarmos por isso, assim o teremos. Se mergulharmos em pessimismo e ficarmos presos a disputas e interesses mesquinhos, teremos um país menor.”
Padrão de vida
Dilma afirmou ainda, no pronunciamento, que o brasileiro terá um melhor padrão de vida em 2014. De acordo com ela, o vida no Brasil está melhorando “pouco a pouco, mas sempre de maneira firme e segura”.

“Sinto alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entro em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio.”
Emprego
Sem dar detalhes, a presidente reconheceu, no pronunciamento, a existência de “problemas localizados ” na luta contra o desemprego e a fome.

“Estamos com uma das menores taxas de desemprego do mundo. Continuamos nossa luta constante contra a carestia. Nela tivemos alguns problemas localizados, mas chegamos a um ponto de equilíbrio que garante a tranquilidade do planejamento das famílias e das empresas.”
Dilma ressaltou também medidas do governo para reduzir a conta de luz e simplificação de impostos. “O governo teve uma atuação firme, atuou nos gastos e garantiu equilíbrio fiscal. Atuou na redução de impostos e na diminuição da conta de luz. Nesses últimos casos enfrentando duras críticas daqueles que não se preocupam com o bolso da população brasileira”, afirmou.
Corrupção
A presidente também ressaltou no pronunciamento que apoia o combate à corrupção “em todos os níveis”. Segundo ela, “nunca no Brasil se investigou e puniu tanto o malfeito”.

Dilma também usou a fala na TV e no rádio para citar programas lançados pelo governo em 2013, como o Mais Médicos, que contratou médicos estrangeiros e brasileiros para atuar nas áreas pobres e remotas do país.
“Não perderemos jamais nossa disposição de lutar para que o povo brasileiro tenha uma saúde e educação de mais qualidade hoje e no futuro. Por isso, no orçamento do próximo ano os setores que tiveram mais aumento foram justamente a saúde, a educação e o combate à pobreza.”
Veja abaixo a íntegra do pronunciamento:
Minhas amigas e meus amigos,
Graças ao esforço de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, o Brasil termina o ano melhor do que começou. Temos motivos também para esperar um 2014 ainda melhor do que foi 2013.

As dificuldades que enfrentamos, aqui dentro e lá fora, não foram capazes de interromper o ciclo positivo que vivemos e que tem garantido que a vida dos brasileiros melhore gradativamente a cada ano. Nos últimos anos somos um dos raros países do mundo em que o nível de vida da população não recuou ou se espatifou em meio a alguma grave crise.
Chegamos até aqui melhorando de vida, pouco a pouco, mas sempre de maneira firme e segura. Construindo a base para que a expressão “melhorar de vida” deixe de ser, em um futuro próximo, um sonho parcialmente realizado, torne-se a realidade plena e inegável da vida de cada brasileiro e de cada brasileira.
É para isso que você pega duro no batente todos os dias. É para que o seu esforço traga resultados ainda mais rápidos que cobro todos os minutos um bom desempenho do meu governo. Não existe nada mais importante para mim do que ver as famílias brasileiras melhorando de vida, mais felizes, mais tranqüilas e mais satisfeitas com o fruto do seu trabalho.
Por isso, sinto alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entrem em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio. Entrem em 2014 com toda energia e otimismo e com a certeza de que a vida vai continuar melhorando. Reflitam sobre o que aconteceu de positivo nos últimos anos na vida do Brasil, na sua vida e na vida de sua família e projetem isso de forma ampliada para os próximos anos.
Você, jovem, sabe o quanto o seu padrão de vida melhorou comparado ao que você tinha na infância e ao que seus pais tinham na sua idade. Usem essa fotografia do presente e do passado recente como pano de fundo para projetar o futuro. Esta é a melhor bússola para navegar neste novo Brasil.
Minhas amigas e meus amigos,
Neste ano de 2013 continuamos nossa luta vigorosa em defesa do emprego e da valorização do salário do trabalhador. Uma luta plenamente vitoriosa, pois alcançamos o menor índice de desemprego da história. Estamos com uma das menores taxas de desemprego do mundo, continuamos nossa luta constante contra a carestia. Nela, tivemos alguns problemas localizados, mas chegamos a um ponto de equilíbrio que garante a tranquilidade do planejamento das famílias e das empresas.

Nisso o governo teve uma ação firme, atuou nos gastos e garantiu o equilíbrio fiscal, atuou na redução de impostos e na diminuição da conta de luz. Nesses últimos casos enfrentando duras críticas daqueles que não se preocupam com o bolso da população brasileira.
Neste ano o Brasil apoiou como nunca o empreendedor individual, o pequeno e o médio empresários, diminuindo impostos, reduzindo a burocracia e facilitando o crédito.

Continuamos nossa luta incansável pela construção de um grande futuro para o Brasil, viabilizando a exploração do pré-sal e garantindo a destinação de seus fabulosos recursos para a educação e a saúde. Ampliamos nossa luta pela melhoria de infraestrutura iniciando a mais ampla, justa e moderna parceria de todos os tempos com o setor privado para a construção e ampliação de estradas, portos e aeroportos. Aumentamos o apoio à produção agropecuária em todos os seus formatos e escalas produtivas. Continuamos a difícil luta pela melhoria da saúde e da educação, setores onde ainda temos muito a fazer, mas onde estamos conseguindo avanços.
No caso da saúde, o Mais Médicos foi um dos destaques. Hoje já temos 6.658 novos médicos em 2.177 cidades beneficiando cerca de 23 milhões de pessoas. Em março, serão 13 mil médicos e mais de 45 milhões de brasileiros e brasileiras beneficiados.
Como toda mãe de família, sei que o patrimônio mais valioso na vida dos nossos filhos é a educação. Por isso, estamos fazendo um esforço redobrado nesta área. Além de garantirmos mais vagas e mais qualidade em todos os níveis de ensino, aumentamos o número de creches e escolas de tempo integral, de universidades e escolas técnicas, e consolidamos programas decisivos para a formação profissional e o emprego, como o Pronatec e o Ciência sem Fronteiras. O Pronatec já beneficiou mais de 5 milhões de jovens e adultos com cursos técnicos e de qualificação profissional. Enquanto o Ciência sem Fronteiras ofereceu 60 mil bolsas a estudantes brasileiros em algumas das melhores universidades do mundo.
Continuamos nosso esforço gigantesco para oferecer moradia para os pobres e para a classe média. E o Minha Casa, Minha Vida transformou-se no mais exitoso programa desse gênero no mundo.
Reforçamos o programa Brasil sem Miséria e estamos a um passo de acabar com a pobreza absoluta em todo o território nacional. Ampliamos nosso diálogo com todos os setores da sociedade e escutamos seus reclamos, implantando pactos para acelerar o cumprimento de nossos compromissos. Defendemos uma reforma política que amplie os canais de participação popular e dá maior legitimidade à representação política.
Não abrimos mão, em nenhum momento, de apoiar o combate à corrupção em todos os níveis. Exatamente por isso, nunca no Brasil se investigou e se puniu tanto o malfeito. O Brasil também tem buscado apoiar fortemente suas populações tradicionais, em especial os grupos indígenas e os quilombolas. E eu tenho um imenso orgulho do programa Viver sem Limites, que leva oportunidades e cidadania para as pessoas com deficiência.
Em suma, não deixamos em nenhum momento de lutar em favor de todos os brasileiros em especial dos que mais precisam. Com o olhar muito especial para os jovens, para as mulheres e para os negros. Mas sabemos que há muito, muito mesmo, ainda por fazer e muito, muito mesmo, por melhorar.

Minhas amigas e meus amigos,
O Brasil melhorou, a nossa vida melhorou, mas o melhor é que temos tudo para melhorar ainda mais. O Brasil será do tamanho que quisermos, do tamanho que o imaginemos. Se imaginarmos um país justo e grande e lutarmos por isso, assim o teremos. Se mergulharmos em pessimismo e ficarmos presos a disputas e interesses mesquinhos, teremos um país menor.

O mesmo raciocínio se aplica à nossa economia. Assim como não existe um sistema econômico perfeito, dificilmente vai existir em qualquer época um país com economia perfeita. A economia é um conjunto de vasos comunicantes em busca permanente de equilíbrio. Em toda economia sempre haverá algo por fazer, algo a retocar, algo a corrigir para conciliar o justo interesse da população e das classes trabalhadoras e os interesses dos setores produtivos. Por isso, temos que agir sempre de forma produtiva e positiva tentando buscar soluções e não ampliar os problemas. Se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas.
Digo aos trabalhadores e empresários que continuo disposta a ouvi-los em tudo que for importante para o Brasil. Digo aos trabalhadores e aos empresários que apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando. O governo está atento e firme em seu compromisso de lutar contra a inflação e de manter o equilíbrio das contas públicas. Sabemos o que é preciso para isso e nada nos fará sair desse rumo, como também nada fará mudar nosso rumo na luta em favor de mais distribuição de renda, diminuição da desigualdade pelo fim da miséria e em defesa das minorias.
Não perderemos jamais nossa disposição de lutar para que o povo brasileiro tenha uma saúde e educação de mais qualidade hoje e no futuro. Por isso, no orçamento do próximo ano os setores que tiveram mais aumento foram justamente a saúde, a educação e o combate à pobreza.
No médio e longo prazo fizemos do pré-sal nosso passaporte para o futuro destinando seus recursos majoritariamente para a educação.
Minhas amigas e meus amigos,
O Brasil tem passado, tem presente e tem muito futuro. Existem poucos lugares no mundo onde o povo tenha melhores condições de crescer, melhorar de vida e ser mais feliz. É isso que sinto Brasil afora, é isso que sinto coração adentro.

Um ano novo cheio de felicidade e prosperidade para vocês e de muito progresso e justiça social para o Brasil.
Obrigada e boa noite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...