quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Carro capota após tomar 'fechada' em viaduto de João Pessoa

Carro capotou após tomar 'fechada' de caminhão nas Três Lagoas, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um carro capotou na BR-101, próximo ao Viaduto Ivan Bichara, na área das Três Lagoas na manhã desta terça-feira (31) em João Pessoa. Segundo informações do condutor do veículo, José de Lima, um caminhão tipo baú fechou o carro que ele conduzia, na manobra para evitar a colisão ele perdeu o controle do carro. No veículo que capotou estavam apenas o condutor e sua esposa.
“Puxei pra evitar que o carro caísse dentro da lagoa. Na hora que puxei, perdi o controle. Vi que ele [caminhoneiro] parou um pouco mais na frente, esperou um tempo e foi embora. Estava indo trabalhar com a minha esposa. Graças a deus só foram danos materiais”, completou José de LimaSegundo informações do Corpo de Bombeiros, nenhum dos passageiros do carro ficou ferido, tendo apenas escoriações, ainda assim os dois passaram pelo atendimento médico de emergência. O caminhoneiro envolvido no acidente não permaneceu no local, nem tentou prestar socorro, de acordo com o motorista.
G1pb

Carro invade casa e quatro pessoas ficam feridas em Santa Rita, na PB

Feridos ficaram debaixo do veículo que invadiu casa em Santa Rita, na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Quatro pessoas ficaram feridas após um carro que invadir a casa em que estavam no bairro Marcos Moura em Santa Rita, município da Grande João Pessoa, no início na manhã desta quarta-feira (1º). De acordo com o Corpo de Bombeiros, muitas pessoas ainda comemoravam a virada de ano dentro da casa no momento do acidente.
Os feridos passaram pelo procedimento médico de emergência e foram levados pelo Samu para o hospital. O estado de saúde da vítimas não foi informado. Segundo testemunhas, o condutor do carro que invadiu a casa estava embrigado. Ele saiu do local e abandonou o veículo.
G1pb

Cinco homicídios são registrados na Grande João Pessoa no Réveillon

Cinco homicídios foram registrados pela Delegacia de Crimes Contra a Pessoa na noite de Réveillon na Grande João Pessoa. Segundo informações da Polícia Civil, a primeira morte aconteceu por volta das 21h50 da terça-feira (31) e a última às 4h desta quarta-feira (1º). Os crimes foram registrados nas cidades de João Pessoa e Santa Rita.
Por volta das 21h50, um jovem de 26 foi assassinado a tiros no Tibiri, em Santa Rita. Cerca de dez minutos depois, às 22h de terça-feira, um outro jovem, de 25 anos, era morto da mesma forma quando se reunia com amigos na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários em João Pessoa. Segundo a polícia, um dos amigos que estava com a vítima que morreu ficou ferido e foi encaminhado para o hospital.
Outros dois homicídios foram registrados em dois bairros diferentes de João Pessoa nos primeiros minutos de 2014, por volta da 0h40. Em Mangabeira, um homem de 39 anos foi executado a tiros. Da mesma forma, no Bairro das Indústrias, um jovem de 20 anos era morto.
Ainda de acordo com a polícia, não foi possível identificar a motivação dos crimes, que a princípio não possuem relação. Em todos os casos os corpos passaram pela perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) e foram encaminhados para identificação na Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. Até as 8h desta quarta-feira, nenhum suspeito de cometer os homicídios havia sido preso, de acordo com a polícia.O último crime de homicídio durante as festas de virada de ano foi registrado às 4h desta quarta. No Alto das Populares, em Santa Rita, mais um jovem, esse com 28 anos, foi assassinado. Pelo menos duas tentativas de homicídio foram notificadas pela polícia, no bairro do Varadouro, na capital paraibana, e em Bayeux, na Grande João Pessoa.
G1pb

Policial suspeito de matar vizinho na Paraíba se apresenta à polícia

Policial se apresentou junto com advogado (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O policial rodoviário federal suspeito de atirar no vizinho, um idoso de 76 anos, em um condomínio residencial de luxo de João Pessoa se apresentou à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (30). O crime aconteceu na quinta-feira (26). O vizinho, que era engenheiro civil e empresário, morreu no hospital no mesmo dia à noite.

O empresário e engenheiro civil de 76 anos estava trancado em seu quarto quando foi baleado três vezes. Segundo vizinhos da vítima, o principal suspeito do crime é o policial rodoviário federal, que mora no mesmo condomínio.

Ainda de acordo com moradores, o motivo do crime seria uma rixa entre vizinhos. Na sexta-feira (27), o delegado de Homicídios, Pedro Ivo Soares, disse que o policial suspeito de cometer o crime invadiu a casa do vizinho e arrombou a porta do quarto em que ele estava trancado antes de atirar.

O suspeito foi ouvido pela delegada de Crimes contra a Pessoa Humana, Roberta Gouveia, e em seguida foi encaminhado para fazer o exame de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica (IPC). Ele deve ficar detido na 4ª Companhia de Polícia Militar, em Cabedelo.

De acordo com a delegada, o suspeito confessou que cometeu o crime, mas disse que tinha sofrido um lapso de memória. Conforme declarou em depoimento, o policial lembra apenas do momento da discussão e do que aconteceu depois de efetuar os disparos. Ele ainda admitiu ter consumido bebida alcóolica e informou que se escondeu na casa de parentes depois do acontecido.

G1pb

Explosão mata embaixador palestino na República Tcheca, diz polícia

Policiais tchecos cercam o local da explosão nesta quarta-feira (1º) em Praga (Foto: David W. Cerny/Reuters)
O embaixador palestino na República Tcheca, Jamal al-Jamal, morreu nesta quarta-feira (1º) em uma explosão em sua residência, em Praga, segundo um porta-voz da polícia.
A explosão ocorreu durante a manhã, segundo os relatos iniciais, que davam conta de que o diplomata havia ficado ferido.
Segundo a polícia, não há evidências de que tenha se tratado de um ataque.
O Ministério de Relações Exteriores palestino comunicou que o embaixador vinha tentando abrir um cofre que havia sido movido recentemente para sua nova moradia, e uma fonte do governo da República Tcheca disse à Reuters que a explosão foi provavelmente causada por um dispositivo de segurança na unidade.
Não estava clara a causa da explosão.
Alguns cofres podem ser personalizados com mecanismos designados para destruir documentos secretos caso a trava seja forçada.
A fonte disse que o governo não acredita que tenha sido um ataque terrorista.
A polícia tcheca informou que o embaixador morreu no hospital devido aos ferimentos após a explosão na manhã de Ano Novo no sobrado que servia como sua residência.
Ninguém mais ficou ferido, disse a polícia, embora a família de Jamal estivesse em casa no momento do acidente.
Nenhum sinal de dano à moradia era visível da rua.
G1

'Ela está arrasada', diz amiga de apresentadora presa com drogas

Hariane apresenta programa de TV junto com Gi Carvalho (Foto: LG Rodrigues / G1)
Uma amiga da apresentadora de TV Gi Carvalho, presa no último domingo (29) sob a suspeita de tráfico de drogas, esteve em Santos para acompanhar o andamento do caso. Hariane Fonseca acompanhou a libertação da amiga e colega de trabalho que de acordo com ela lhe pediu aos prantos para que ela fosse tirada da cadeia.
As duas profissionais trabalham juntas há quase 1 ano na apresentação do programa ‘Temperando o Papo’, veículado pela Rede NGT, em SP e no RJ, pelo sistema UHF. Hariane diz que recebeu a notícia no fim da noite de domingo e logo em seguida se dirigiu para a Baixada Santista junto com o advogado do caso Anderson Cosme Lafuza.
Apresentadora de TV é presa por tráfico de drogas em São Vicente, SP (Foto: Reprodução / YouTube)

A apresentadora diz que Gi Carvalho, como a amiga é conhecida, é um pessoa calma, compreensiva e dedicada no trabalho. Hariane afirma que a colega não é usuária de drogas, nem traficante, e que a prisão foi uma injustiça. “Ela nunca deu nenhum sintoma de que usava drogas, a gente sabe que tem alguns sinais, mas ela nunca demonstrou nenhuma diferença emocional e é muito querida pelo pessoal com quem trabalhamos”, afirma.
Hariane diz que conseguiu entrar em contato com Gi Carvalho e afirma que a colega estava em uma situação deplorável. “Ela está totalmente desolada, chora muito e me pediu por favor para tirá-la da cadeia, é uma situação que pela qual nenhum ser humano merece passar”, diz.
Gi Carvalho foi libertada junto com os outros cinco rapazes presos na noite desta terça-feira (31) após o juiz responsável pelo caso tomar a decisão. Aliviada, Hariane diz que a justiça foi feita e comemorou a liberdade da amiga.
G1

Sabrina Boing Boing diz ter sido agredida em festa de réveillon em RR

Dj relata o possível ocorrido em rede social (Foto: Reprodução/Instagram)
A Dj Sabrina Boing Boing diz ter sido agredida pelo empresário Ricardo Matos, que também é conselheiro Municipal das Cidades, durante a festa White River Celebration 2014, que ocorreu nesse dia 31 de dezembro, no Caçarí, zona Norte de Boa Vista. O caso foi encaminhado ao 5º Distrito Policial, onde os envolvidos prestaram esclarecimentos e foram liberados.

Segundo o delegado plantonista, Sabrina afirmou que havia sido agredida [mas não sofreu nenhuma lesão corporal] pelo empresário que a contratou, por conta do cachê. Ainda de acordo com o delegado, o empresário negou em depoimento que tenha agredido a DJ. Um Termo Circunstanciado foi feito na unidade policial.
Em sua rede social, a artista relatou a suposta agressão: "O que esperar de um ano que começa dentro de uma delegacia? Pois é...Mas está para nascer o cabra que vai encostar a mão em mim e vai saí impune", disse a Dj.
Por telefone, a assessoria de imprensa da artista informou que Sabrina retornou neste dia 1º de janeiro para São Paulo e deve se pronunciar oficialmente sobre o caso, nesta quinta-feira (2). Ainda por telefone, o G1 tentou contato com o empresário Ricardo Matos, que não atendeu as ligações.
Organização da festa
Sobre a situação, um dos organizadores da festa explicou que a confusão ocorreu devido a Dj ter perdido o voo para chegar a Boa Vista, com antecedência, e não aceitou que o valor da passagem fosse descontado no cachê. Diante disso, foi pago o valor de R$ 5 mil, firmado em contrato com Sabrina Boing Boing.
G1

Com aposentadoria do Mirage, caça F-5 passa a defender Brasília em 2014

Coronel Afonso, piloto de F-5, defende Brasília nos dias 31/12 e 1/1/2014 (Foto: Tahiane Stochero/G1)
O ano de 2014 começa com uma nova aeronave de combate defendendo a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto. Desde a aposentadoria do caça Mirage 2000, cujo último voo o G1acompanhou na terça-feira (31), um F-5 assumiu a prontidão na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, com a missão de interceptar e até abater qualquer avião suspeito que ameace o espaço aéreo na região central do país.

Fabricado pela norte-american Northrop  e tendo sido usado na guerra do Vietnã (1955-1975), o F-5 começou a ser comprado pelo Brasil na década de 70 como um caça tático e passou por um processo de modernização nos últimos anos na Embraer, recebendo novos sistemas de radares e nova tecnologia de aviação.

G1 vai publicar nesta semana um vídeo com a íntegra do último voo do Mirage.

O Brasil possui 57 unidades de F-5, distribuídos em Manaus (AM), Rio de Janeiro e Canoas (RS). Um dos F-5 foi deslocado no dia 31 do Rio Grande do Sul para Anápolis, recebendo armas e munições assim que o Mirage número 4948 decolou para o museu da Aeronáutica no Rio de Janeiro, às 10h42, deixando assim de fazer parte da proteção do país.

“A noite do réveillon e o primeiro dia de proteção aqui foram tranquilos. Não fomos acionados nenhuma vez”, diz o tenente-coronel  Carlos Afonso, de 42 anos, que comanda o esquadrão de F-5 da FAB em Canoas e que foi pessoalmente para Anápolis para assumir a responsabilidade no primeiro dia de ação do caça para defender Brasília.

“O F-5 tem uma velocidade operacional inferior em relação ao Mirage. Mas a missão vai ser cumprida da mesma maneira. Garantimos a defesa”, afirma Afonso. Ele é o piloto que está de prontidão nesta quarta-feira (1º).

Adquiridos em 2006 em uma estratégia tampão, diante da indefinição do governo quanto ao novo caça do país, os Mirage foram comprados já usados da França: o modelo que fez o último voo no dia 31 tinha 6.100 horas de voo.

Ao contrário do F-5, que atinge até 1,9 vez a velocidade do som, o Mirage atinge até 2,2 vezes a velocidade do som. Enquanto o Mirage chegaria a Brasília em 5 minutos, partindo de Anápolis, o F-5 demora cerca de 7 minutos.

 Os F-5 ficarão em Anápolis até que comecem a chegar os Gripen N/G, o caça sueco escolhido pela presidente Dilma Rousseff como a nova aeronave de combate da Aeronáutica. Serão compradas 36 unidades por US$ 4,5 bilhões. A ideia da Aeronáutica é pegar emprestado com a Suécia 12 aviões Gripen de uma versão anterior a que ainda será fabricada, que podem chegar já em 2015.

Segundo o coronel Afonso, foi solucionado o problema que havia em algumas unidades de F-5 da FAB e provocava a queda do canopi (a capa que protege o cockpit, onde o piloto fica). “Foi um caso pontual, de ajuste. Já foi sanado e não tivemos mais problemas”, afirma ele.

Desativação do Mirage
A Aeronáutica possuía 12 Mirages, que deveriam ter sido aposentados já em 2011 devido à situação de sucateamento e à falta de armamento. Para estender a vida útil até o ano passado, 6 deles foram “decepados”  (tiveram peças tiradas) para que os outros 6 continuassem operando. Em Anápolis, no dia 31, apenas 5 ainda “existiam”. Um deles foi para o museu da FAB. Os outros quatro ainda aguardam destinação no hangar.

4 caças Mirage ainda aguardam destinação em Anápolis (Foto: Tahiane Stochero/G1)
“Ainda não sabemos o que será feito deles. Será conversado com a França, que é a fabricante. Algumas peças poderão ser reutilizadas”, afirma o coronel Sérgio Bastos, comandante da base aérea de Anápolis. Segundo a FAB, não há previsão de que os aviões sejam revendidos.

O capitão Augusto Ramalho, de 33 anos, fez no dia 31 a última hora de voo do Mirage, do avião que desde 2006 protegia o espaço aéreo do país, em especial, as fronteiras da Amazônia, do Centro Oeste e do o Planalto.  Ele partiu às 10h42 para o Rio. Para ele, foi o voo mais difícil da vida. "Realmente, foi muito difícil. Não devido ao voo em si, que foi tranquilo. Mas pela emoção. Por ser o último, ficamos todos tocados”, desabafou.

O sargento Edmar Divino de Souza fez a remoção dos últimos cartuchos de munição do Mirage 4948 antes da decolagem para o museu no Rio de Janeiro. “É um ciclo que se encerra. Estou há 12 anos trabalhando aqui, o Mirage já faz parte da nossa família. Agora começa um novo ano, novos aprendizados serão necessários para a nova aeronave”, diz ele.
G1

Site publica 4,6 milhões de números de telefone e usuários do Snapchat

O site "SnapchatDB.info" foi publicado nesta terça-feira (31) trazendo o número de telefone e nome de usuário de 4,6 milhões de utilizadores do aplicativo Snapchat, de envio de fotos que se apagam instantaneamente dentro de um período pré-estabelecido.
O objetivo é mostrar a gravidade de uma falha cujos detalhes foram publicados durante o Natal pelo grupo de pesquisadores australianos Gibson Security. A brecha teria sido informada ao Snapchat em agosto, mas não foi corrigida. Ao site "TechCrunch", os responsáveis pelo "SnapchatDB" informaram que o objetivo da página é convencer o Snapchat a corrigir o problema e a melhorar a segurança.
A brecha usada é um ataque do tipo "força bruta": quem tenta explorar a falha precisa "tentar" informar números aleatórios até que um deles seja encontrado no Snapchat, que informará o nome de usuário atrelado ao número. De acordo com a Gibson Security, as medidas tomadas pelo Snapchat para evitar que isso acontecesse não foram satisfatórias.O site se encontra atualmente fora do ar com uma mensagem de "conta suspensa". Para proteger a privacidade dos usuários, o site censurou os últimos dois dígitos dos números de telefone.
A página do "SnapchatDB" informava que essa falha deixa usuários em risco, já que muitos reutilizam o nome de usuário no Facebook ou Twitter. Dessa forma, mesmo quem escolhe não revelar o número de telefone em redes sociais terá essa informação disponibilizada pelo Snapchat.
De acordo com uma reportagem do "TechCrunch", o número de telefone de Evan Spiegel, fundador do Snapchat, estaria entre os vazados. No "Reddit", um usuário disse que os números são limitados a algumas regiões dos Estados Unidos, o que significaria que os criadores do banco de dados ainda não testaram muitos números.
Não há informação sobre quem está por trás do site que vazou os dados
O site "Snapchat Checker" (clique aqui para acessar) foi criado para que usuários possam verificar se número de telefone estava no banco de dados vazado.
G1

James Avery, tio Phill de 'Um Maluco no Pedaço', morre aos 65 anos

James Avery aparece como Tio Phill ao lado de Will Smith em imagem do seriado 'Um Maluco no Pedaço' (Foto: NBC/Stuffed Dog/Quincy Jones Ent / The Kobal Collection)O ator James Avery, que interpretava o tio Phill no seriado "Fresh Prince of Bel Air" ("Um Maluco no Pedaço" no Brasil), que tinha Will Smith como protagonista, morreu aos 65 anos na noite desta terça-feira (31) em um hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos, de acordo com o site "TMZ".
Recentemente, ele tinha feito uma cirurgia no coração e morreu por complicações da operação, segundo o site. Sua esposa, Barbara, estava com ele no momento da morte e disse ao "TMZ" que tinha saído do quarto para buscar comida e, quando voltou, Avery já tinha morrido.
Seu papel mais conhecido foi como Phillip Banks, o Tio Phill, de "Fresh Prince of Bel Air". O rico patriarca da família californiana acolheu Will, interpretado por Will Smith, com o objetivo de educar o jovem que cresceu nas ruas da Filadélfia.
Alfonso Ribeiro, que interpretava o filho de Avery, Carlton Banks, em "Fresh Prince" publicou no Facebook que "o mundo perdeu um homem muito especial". "Embora ele tenha só interpretado meu pai na TV, ele foi uma maravilhosa figura paterna na minha vida".
Além de participações em seriados, o mais recente foi "Grey's Anatomy" em 2012, Avery dublou desenhos para a TV como "As Tartarugas Ninja" (ele fazia a voz de Destruidor na versão norte-americana) e games como "Kinect Disneyland Adventures". Entre os seriados de que participou estão "That's 70s Show", "The Closer" e "CSI".
G1

Jornal alemão divulga foto de resgate de Schumacher após acidente

Schumacher é atendido após o acidente (Foto: Reprodução/Bild)
O jornal alemão Bild divulgou nesta quarta-feira uma foto do resgate de Michael Schumacher após o acidente que sofreu no último domingo, em Meribel, nos alpes franceses. De acordo com a publicação, a foto foi tirada por um esquiador que estava em um teleférico. Não é possível saber exatamente onde está o heptacampeão mundial, cercado por cerca de dez pessoas momentos após ter batido com a cabeça em uma pedra. O ex-piloto foi levado para o hospital e prontamente operado. 

Após duas cirurgias na cabeça, Schumacher segue em coma induzido. As informações mais recentes foram dadas por sua assessora,Sabine Kehm. O quadro do alemão é estável, o que pode ser considerado uma boa notícia. Sua situação ainda é crítica e é cedo para chegar a um prognóstico mais profundo. 
G1

Policial conta que perdidos em mata estavam desidratados e com fome

Policial de grupo especializado mostra kit com ração que foi dado aos resgatados (Foto: Kleber Tomaz/G1)
A virada de ano dos sargentos Edvaldo dos Santos e Denny Anderson Vitorino foi longe dos fogos e espumantes. A "ceia" da dupla, composta por comida desidratada e bebidas isotônicas, foi dividida com um grupo que estava perdido desde  segunda-feira (30) na mata em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.

"Perdemos o réveillon, mas ganhamos o resgate dessas pessoas", disse o sargento  Santos. Ele e Vitorino foram os primeiros a alcançar, no fim da tarde de terça-feira (31), o grupo formando originalmente por 11 pessoas.

Três dessas pessoas foram levadas ainda naquele final de tarde com ajuda do helicóptero, mas o restante do grupo precisou esperar na mata que o sol retornasse para que o trabalho fosse completado. Santos e um soldado ficaram com as sete vítimas até esta quarta-feira (1º), quando todas foram resgatadas pela aeronave. Dormiram ao lado delas, levaram lonas para que se protegessem da chuva e acenderam uma fogueira para se aquecer.
Vitorino permaneceu todo o tempo com as famílias das vítimas, do local de onde o grupo tinha partido, a aproximadamente 15 quilômetros de distância da região que elas foram achadas.
O grupo, formado por duas famílias, se perdeu na manhã de segunda-feira, quando partiu da Estrada do Belvedere e seguia por uma trilha de cerca de 4 quilômetros de extensão em direção à Cachoeira do Funil, em Embu-Guaçu. No entanto, as pessoas se perderam durante o percurso e começaram a andar em círculos até se distânciarem ainda mais.Até as 14h desta quarta-feira, um jovem de 18 anos, que seria o guia do grupo, continuava desaparecido na mata. As buscas por ele estavam sendo feitas por terra, dentro da mata, e pelo ar, com o uso do helicóptero. O nome da vítima não foi divulgado.

O resgate foi feito pelos policiais militares dos Comandos e Operações Especiais (COE), que usou um cesto para içar os perdidos. No início da noite de terça, foram resgatadas duas crianças de 11 anos e uma mulher de 55 anos, diabética.

Nesta quarta, três mulheres, um homem e três adolescentes foram resgatados. Essas últimas vítimas tiveram a companhia de dois policiais militares desde terça, quando eles levaram alimentos e medicamentos para elas.
"As vítimas foram achadas desidratadas, com fome, picadas por insetos e com escoriações", disse  Vitorino, que comentou que as pessoas que se perderam tinham  levado um facão para abrir caminho na mata, mas estavam desprotegidas, com roupas curtas, chinelos e salgadinhos para comer. "Elas foram alimentadas com ração, tomaram bebidas isotônicas e receberam curativos na pele para cicatrizar as picadas e escoriações".
Mata fechada
Em entrevista por telefone ao G1, o tenente Ricardo Bussotti, comandante do pelotão do COE, informou que o grupo só foi encontrado após um parente das vítimas sentir a falta das filhas e telefonar para a PM na segunda. Após buscas por terra que não puderam avançar devido as condições restritas de acesso a mata, um helicóptero encontrou os perdidos.

“É um lugar de mata fechada, de difícil acesso. Essa cachoeira que eles queriam ir fica a 4 quilômetros da Estrada do Belvedere, mas o grupo, que é formado por parentes e vizinhos, todos sitiantes, moradores de Embu-Guacu, entrou na trilha às 7h de segunda e até a noite não tinha retornado”, disse o tenente Ricardo Bussotti. “Eles haviam se perdido na mata e não conseguiram se comunicar para pedir socorro”.
“Na terça-feira, às 14h, nosso pelotão entrou no mato, e encontrou vestígios da passagem do grupo, mas, como não conseguiu avançar devido à mata fechada, pediu ajuda do helicóptero Águia. A aeronave sobrevoou a região e achou as pessoas no início da noite”.
Segundo o tenente Bussotti, após resgatar duas meninas e a mulher na terça, a aeronave encerrou a retirada por questão de segurança devido à falta de luz. Nesta quarta, quando a operação  foi retomada, um policial ficava no cesto e resgatava duas vítimas por vez. Era preciso subir as vítimas a uma altura de 50 metros para evitar as copas das árvores.
Para o tenente do COE é importante estar atendo às regras de segurança para entrar numa mata. “Primeiro é para evitar trilhas distantes e desconhecidas. O mato é muito traiçoeiro. Não dá para se entrar no mato sem conhecer. Entrar com criança e pessoas mais velhas também é arriscado. Não é brincadeira entrar no mato e ir numa cachoeira. Precisa ir com gente com que conhece o local e saber como voltar”.
G1

RC se isola no réveillon e dá ordens “pra não ser incomodado”

CasaTabatinga
Há poucos dias, a prefeita Tatiana Lundgreen (Conde) recebeu uma missão de Coriolano (irmão de Ricardo) Coutinho de encontrar uma casa no Litoral Sul, para sua excelência, o governador, passar os dias de réveillon isolado com a família e alguns amigos mais próximos. E a prefeita se esforçou para cumprir a seu mister de aliada.


Por ironia, encontrou uma casa localizada a poucos metros onde, anos antes, o então governador Cássio Cunha Lima também se hospedou num imóvel supostamente pertencente ao pastor Inaldo Camelo. De imediato, Coriolano foi cuidar pessoalmente de fazer uma varredura nas redondezas contra abelhudos e de dotar a casa de segurança extrema (seriam 40 policiais), que a violência não está para  brincadeira.

A casa foi devidamente mobiliada dentro do formalismo real e suas despensas abastecidas com os víveres do agrado de sua excelência e a primeira-dama, Pâmela Bório. Por fim, a ordem: RC avisou que não gostaria de ser incomodado, especialmente por visitas inoportunas. Na verdade, Coriolano chegou a dizer, em tom de alerta, à vista dos funcionários: “O governador quer mesmo é se isolar, e não quer ser incomodado”.

Pelo menos desta vez o governador não pretende utilizar o avião do Estado para fazer turismo, durante os festejos de final de ano, como fez no ano passado, usando o King Air, para passar o reveillon no Rio de Janeiro, com escalas em Parati e Agra dos Reis, sob alegação de que iria assinar um convênio com a Alpargatas.

Samba da Mangueira fará referência a Campina Grande


A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, vai fazer uma referência ao "Maior São João do Mundo", comemorado em Campina Grande, na Paraíba. A sinopse do enredo já está disponível no site da escola e explica que a verde e rosa levará à avenida, este ano, uma narrativa sobre as festas do povo brasileiro.


Em um grupo que reúne jornalistas e políticos, no aplicativo Whatsapp, o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, comentou hoje que a Mangueira teria uma menção aos festejos juninos da Rainha da Borborema.

Recentemente, Ronaldo Filho esteve envolvido em uma polêmica iniciada por comentários críticos do jornalista Arimatéia Souza ao eventual patrocínio da prefeitura à escola de samba do Rio de Janeiro. Sobre isso, o vice-prefeito campinense escreveu:

"De fato, a Mangueira é a escola do meu coração, como de resto é a de milhões de brasileiros e de milhares de campinenses. Certamente é do seu conhecimento que a Mangueira já esteve várias vezes aqui em Campina Grande, mas precisamente na Micarande e foi aqui, pela primeira vez na sua história, que a bateria da querida escola subiu num trio elétrico. Em 2002, a Mangueira foi campeã do carnaval carioca com o enredo "Brazil com z é pra cabra da peste; Brasil com s é a nação do Nordeste. Naquele tempo estabeleceu-se um forte relacionamento entre a nossa cidade e a escola (...). Ao tomar conhecimento que em 2014 a escola do coração dos brasileiros ia fazer uma homenagem às festas brasileiras, incluindo aí as festas juninas, corri ao Rio de Janeiro para tentar fechar a divulgação e promoção da nossa maior festa. Agi errado? O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é assistido por milhões de brasileiros e estrangeiros e transmitido ao vivo pela rede Globo para o Brasil e o mundo. É considerado o maior espetáculo da terra (...) No caso da Mangueira, a parceria foi fechada sem a obrigatoriedade da prefeitura aportar qualquer valor, dada a relação de amizade e reciprocidade mantida entre Campina Grande e a grandiosa escola (...) Promover positivamente a nossa cidade  é obrigação de qualquer gestor e esse é o meu único objetivo".

Paraíba inicia ano com quatro pré-candidatos ao governo do estado

Outros dois políticos são cotados para a disputa, porém ainda não definiram posturas. Ano eleitoral na Paraíba sempre é bem intenso, desta vez os paraibanos devem eleger o governador, o vice-governador, um senador, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais. As eleições 2014, que também definirá o presidente da Repúblicae seu vice, acontece no dia cinco de outubro.

Na corrida, rumo o Palácio da Redenção o Estado, já tem quatro nomes postos para a disputa, Ricardo Coutinho (PSB), Veneziano Vital (PMDB), Nadja Palitot (PT) e Leonardo Gadelha (PSC), além de outros nomes que são especulados pela classe política. Há um ano da posse, muitos sonham em ocupar o maior posto político da Paraíba.

Ricardo Coutinho: atual governador da Paraíba é candidato natural a reeleição. No currículo acumula experiência como vereador e prefeito de João Pessoa, deputado estadual e os primeiros anos de sua gestão. O socialista é o que, até agora, conta com o maior elo de aliança. No seu histórico, Coutinho tem sucessivas vitórias, elevando a cada disputa sua votação. Este ano ele colocará a prova dos paraibanos a aprovação ou rejeição do seu método de governar.

Veneziano Vital: ex-prefeito de Campina Grande é indicado pelo PMDB e ao que parece não terá empecilho interno para a disputa. O ex-governador José Maranhão tem dito que não tem interesse em voltar a disputar o Palácio da Redenção. Ex-vereador de Campina, Veneziano ainda não conseguiu aglomerar muitos partidos ao seu lado, já que aliados do PMDB optaram por formar um bloco, mas Vital tem em seu partido uma marca forte na Paraíba, o PMDB já comandou o estado por várias vezes.

Nadja Palitot: advogada, ela é ex-deputada e ex-vereadora da Capital. Indicada pelo grupo majoritário do PT para ser candidata em 2014, Nadja terá como primeiro desafio convencer o Partido dos Trabalhadores para consolidar a candidatura. Ao que indica, o PT deve ter mais uma vez a disputa interna para decidir o candidato. Palitot tem como vantagem o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que trás com ele a marca da maior prefeitura da Paraíba. Leonardo Gadelha: o mais jovens dos indicados, Gadelha é deputado federal e ex-deputado estadual. Com facilidade em discursar, ele deve apostar para tentar emplacar a figura da inovação. Leonardo ainda terá que convencer o bloco formado pelo PP, PT e PSC para consolidar a candidatura.

Leonardo Gadelha: o mais jovens dos indicados, Gadelha é deputado federal e ex-deputado estadual. Com facilidade em discursar, ele deve apostar para tentar emplacar a figura da inovação. Leonardo ainda terá que convencer o bloco formado pelo PP, PT e PSC para consolidar a candidatura.

Outros cotados;

Cássio Cunha Lima: o senador paraibano é um dos coordenadores da campanha presidencial do PSDB, mas enfrenta grande pressão partidária para ser candidato. Ex-governador da Paraíba, Cunha Lima mantém uma aliança com o governador Ricardo Coutinho, porém o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, anunciou para o início de abriu uma consulta sobre a elegibilidade do senado no Tribunal Superior Eleitoral.

Aguinaldo Ribeiro: ministro das cidades e deputado federal licenciado, ele estaria sendo pressionado pelo Palácio do Planalto para ser o candidato de Dilma Rousseff na Paraíba. Um acordo para permanência de Aguinaldo no ministério caso o ministro não conseguisse êxito e Dilma garantisse a reeleição estaria no acordo. Aos mais íntimos, Ribeiro não deixa a dúvida que pretende disputar a reeleição pelo PP, mas caso opte pelo governo, ele será substituído na disputa pela vaga na Câmara federal por sua irmã, deputada estadual Daniella Ribeiro.

Ucranianos carregam tochas em marcha por líder nacionalista

Homem carrega tocha em homenagem aos 105 anos de Stepan Bandera na Ucrânia (Foto: YURIY DYACHYSHYN/AFP)
Cerca de 15 mil pessoas marcharam carregando tochas na noite desta quarta-feira (1º) em Kiev, capital da Ucrânia, em homenagem aos 105 anos do líder do movimento de liberação do país Stepan Bandera. A marcha ocorreu em outras cidades do país, como em Lviv, onde mais de 1 mil pessoas se reuniram.
Bandera, que morreu há 55 anos, foi líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN na silha em ucraniano) nas décadas de 1930 e 1940 e continua sendo uma figura importante do país. Ele foi assassinado pela KGB em 1959.

No oeste da Ucrânia ele é considerado um herói da libertação, mas o fato de ter ajudado o exército alemão na Segunda Guerra Mundial não o torna um ícone adorado por todos. No leste do país ele é considerado um traidor.

Durante a marcha, nacionalistas gritavam palavras de ordem como "Ucrânia acima de tudo" e "Bandera, venha e traga ordem".
Nacionalistas carregam tochas na cidade de Lviv, na Ucrânia, em homenagem ao líder nacionalista Stepan Bandera (Foto: YURIY DYACHYSHYN/AFP)No domingo (29), cerca de 50 mil opositores pró-europeus se reuniramno centro de Kiev para uma grande manifestaçãoe protesto contra a agressão de uma jornalista. A recente agressão de Tetiana Tchornovol, de 34 anos, uma jornalista conhecida por suas investigações sobre corrupção, reforçou o movimento de protesto.A marcha não tem ligação com a série de protestos que aconteceram recentemente na Ucrânia. O país vive uma onda de manifestações depois que o governo desistiu de assinar, em 21 de novembro, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia, alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia.

Dias depois, o próprio primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, admitiu que Moscou pediu para que a assinatura do acordo fosse adiada. A interferência dos russos, que teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás e tomar medidas protecionistas contra acesso dos produtos ucranianos ao seu mercado, foi criticada pelo bloco europeu.

Foi o sexto domingo consecutivo que os opositores convocam uma manifestação após a renúncia do poder ucraniano de se aproximar da União Europeia em benefício da Rússia.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...