terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Três instituições da Paraíba oferecem 11.619 vagas no Sisu

Três instituições da Paraíba oferecem 11.619 vagas no Sisu
O Estado da Paraíba oferece 11.619 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (6) até a sexta-feira (10). Na Paraíba, os estudantes podem optar se inscrever em três instituições de ensino superior: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Podem se inscrever no processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2014, os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. O primeiro semestre deste ano vai disponibilizar 171.756 vagas em todo o Brasil, um terço a mais em relação a janeiro de 2013. No Nordeste estão sendo disponibilizadas 67.899 vagas, sendo a UFPB a instituição que oferece o maior número de vagas: 7.555.

Regras – Ao acessar o sistema para realizar sua inscrição, os estudantes poderão visualizar todas as vagas disponíveis para a seleção. No entanto, cada aluno só poderá se inscrever em duas opções de vagas. Ao se inscrever o aluno deve escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele será ministrado.

Entre o dia 6 até as 23h59 do dia 10 deste mês, os estudantes poderão trocar suas opções no sistema quantas vezes forem necessárias assim como também poderá cancelar sua inscrição. Nesse período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considerará apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Alunos da rede pública de ensino – Ao fazer as duas opções de vagas, os estudantes devem escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a Lei Federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga e a ampla concorrência.

Segundo a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições de ensino superior públicas devem ser destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e indígenas, na população do Estado da instituição, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Calendário – De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), no dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre. Os aprovados deverão fazer sua matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela Lei Federal de Cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro e as matrículas acontecerão nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nas duas chamadas terá entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Dia do Leitor: uma data para tirar de letra


Hoje é dia 7 de janeiro, Dia do Leitor. Dia daqueles que aprendem com as palavras. De acordo com o professor de português e colunista semanal do Jornal da Cidade, Darvino Concer, a leitura traz como benefício a compreensão de tudo o que nos cerca. “Quanto mais você lê, melhor você se expressa e entende a dinâmica do que acontece no mundo”, pontua.


Para o professor, quando o assunto é ler, tudo vale a pena. Não importa se o livro está entre os mais vendidos do momento ou entre os clássicos das literaturas portuguesa ou brasileira. Em uma roda de amigos, por exemplo, um leitor assíduo consegue impor respeito, não só pela disposição dos conceitos, mas pela consistência.

“Na leitura, vale tudo. Mas é interessante que o leitor, mesmo que tenha dificuldade de entendimento de determinado tema, não desista de ler. É preciso forçar a leitura, de forma a entender de tudo um pouco e a conseguir expressar o que pensa”.

Para os devoradores de livros, o professor aconselha que a leitura tem de ser feita em um ambiente tranquilo, silencioso, refrescante e confortável, com o objetivo de proporcionar ainda mais prazer aos leitores.

O mesmo procedimento se aplica à leitura de jornais e de revistas. Sobre isso, Concer acrescenta que os periódicos impressos conseguem se aprofundar um pouco mais nas notícias do que outros meios de comunicação, em que as reportagens baseiam-se, na maioria das vezes, apenas nas chamadas.

“A leitura de jornais e de revistas também é fundamental para que as pessoas desenvolvam o dom da comunicação, tanto na fala quanto na escrita. Além disso, esses periódicos impressos fazem com que os leitores alimentem a imaginação e sintam, aos poucos, os sabores da palavra e da imagem”.


Gente que vive para ler

“Imagino o paraíso como uma grande biblioteca”. Logo na entrada da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, em Bauru, a frase convida as pessoas a conhecerem outras dimensões e, o que é mais importante, gastando apenas a imaginação.

Bibliotecária na instituição há 18 anos, Maria Luiza Zanzarini Araujo afirma que seguiu a profissão por conta da paixão pela leitura. Unindo o útil ao agradável, ela lê de tudo e, com isso, consegue indicar os livros que se encaixam no perfil de cada usuário.

Para ela, conciliar a leitura de livros e de jornais também é importante. “Nos jornais, lemos histórias que acontecem no momento; nos livros, viajamos em um mundo de fantasias que não é delimitado por tempo”.

Frequentador da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu há mais de 10 anos, Luiz Tomaz Dionísio, de 61 anos, confessa que passa o dia no local durante este mês de férias.

“Eu sempre gostei muito de ler, por incentivo dos meus pais e dos meus professores. Eu adquiri esse hábito e nunca mais vou perdê-lo. Acredito que você só fala ou escreve bem se você for um bom leitor”.

A estudante de pós-doutorado em educação da Unesp de Bauru, Ana Carolina Biscalquini Talamoni, estava entrando na biblioteca do campus, cujas aulas voltaram ontem.

Ela já perdeu as contas da quantidade de livros que leu durante a vida. O hábito é tão comum na casa dela que Ana decidiu cultivar uma pequena biblioteca, com mais de 500 livros sobre a Segunda Guerra Mundial, tema que sempre a cativou.

“Eu leio, pelo menos, um livro por mês. Meu marido lê um livro por semana e meu filho, que é adolescente, já sabe da regra: ler, pelo menos, 20 páginas por dia. Em relação aos jornais, por conta da correria do dia a dia, acabo me informando pela Internet. Impresso, só de domingo, quando tenho mais tempo”.


Dom de sentir e ouvir os livros

Sergio Balsante Santana, usuário e voluntário do Lar Escola Santa Luzia para Cegos, perdeu a visão há quatro anos, mas nunca abandonou o gosto pelos livros. Após o período de recuperação, ele aprendeu, em apenas um mês, uma forma alternativa de ler: o braile. Sergio foi um aluno aplicado e logo começou a colocar em prática o que havia aprendido.

Ele conta que existem poucos exemplares na forma de livros em braile. Entretanto, Sergio não desistiu de aprender com as palavras. Por meio de um programa de computador denominado NVDA, que é um leitor de tela para o Windows, ele também passou a ouvir os livros.

“As novas tecnologias encurtam as distâncias e diminuem as diferenças. Em braile, nós temos poucos livros disponíveis e a leitura é um pouco mais lenta. Porém, por meio dos programas de computador, nós agora conseguimos ouvir os livros, fato que reduz bastante o tempo que levávamos para lê-los em braile”.

Embora a informática tenha avançado muito nesse sentido, Sergio não deixa de ressaltar a importância da leitura em braile. Além de os deficientes conseguirem mergulhar no mundo de fantasias ao sentir o que os livros têm para dizer, eles também acabam praticando a técnica, que é muito importante para o dia a dia.

“Eu prefiro a dinâmica da leitura no meu computador, porque eu disparo o programa e ele lê livros e jornais para mim. Entretanto, eu mantenho o hábito de ler em braile, porque essa técnica me auxilia o tempo todo”.

Aesa prevê chuvas isoladas em toda Paraíba

Aesa prevê chuvas isoladas em toda ParaíbaUm aumento gradativo da nebulosidade em todo o Nordeste deve provocar chuvas em áreas isoladas da Paraíba nas próximas 24 horas. A previsão, feita pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), indica que a concentração de nuvens será maior sobre o Litoral.

O tempo instável chegou nesse domingo (5) à costa leste paraibana provocando precipitações em cidades como o Conde, onde foram registrados 25 milímetros chuvas. De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, a tendência é que parte das nuvens siga para o interior do Estado.

“O tempo deverá oscilar de parcialmente nublado a nublado e teremos a ocorrência de chuvas isoladas em toda a Paraíba. Mas não devemos registrar grandes índices pluviométricos no Sertão nas próximas 24 horas. De modo geral, até fevereiro as precipitações devem ficar dentro da média nesta região”, informou

O aumento da nebulosidade também vai provocar uma leve queda na temperatura. Os termômetros devem variar entre a máxima de 36°C no Sertão e a mínima de 19°C no Brejo. “A tendência é de que haja uma redução média de um a dois graus”, explicou o meteorologista.

Polícia Militar de Santa Luzia-PB intensifica operação de abordagens e revistas em vários pontos da cidade para conter a violência no município

Aos que estavam dizendo que a polícia não estava agindo, vejam o resultado!!!!!!
A Polícia Militar, como sempre, vem realizando seu brilhante papel, cabe a sociedade, contribuir para o bom trabalho da polícia, a começar, denunciando, por exemplo, as pessoas envolvidas na briga ocorrida no centro de Santa Luzia durante as comemorações do Natal e Ano Novo, onde, parte da ornamentação natalina foi destruída, e, sem esquecer de falar que é uma atitude que acaba colocando a vida de várias outras pessoas em risco.
Operação
Em resposta aos últimos acontecimentos de violência ocorridos no município de Santa Luzia-PB, a 3ª Cia de Polícia Militar de Santa Luzia-PB, vem trabalhando incansavelmente na realização de abordagens e revistas, em transeuntes e veículos, em vários pontos da cidade, no intuito de combater a violência.
A operação visa localizar armas e drogas, bem como, coibir onda de violência em toda  cidade.
Brigas
Recentemente, duas grandes brigas, envolvendo vários jovens, ocorreram no centro da cidade durante as comemorações do Natal e Ano Novo.
Parabéns aos policiais pela operação!!!!!
Parabéns a 3ª Cia de Polícia Militar de Santa Luzia-PB, a todos os policiais, pelo belíssimo trabalho que vem realizando, principalmente, em resposta a essa onda de violência que vem ocorrendo, recentemente, no município.

Fonte: Fotos: Facebook (Perfil de Sidney – Publicado por Joka Kancha via celular).
Henrique Melo - Rede Sertão PB

Detento foge da cadeia nos EUA e pede para voltar após frio de -20ºC

Robert Vick não aguentou frio de -20ºC e pediu para voltar para a prisão (Foto: Kentucky Department of Corrections/AP)
Em Lexington, no estado de Kentucky (EUA), Robert Vick, de 42 anos, se arrependeu de ter escapado da prisão e precisou ligar para a polícia e pedir para voltar, depois que precisou encarar as temperaturas baixíssimas fora da cadeia.

Vick fugiu de uma unidade de segurança mínima e, na mesma noite, as temperaturas chegaram a -20ºC, com direito a ventos fortes e congelantes.

O frio estava tão insuportável que o homem de 42 anos foi até um motel e pediu para que o funcionário ligasse para a polícia, para que o apenado pudesse se entregar e voltar para a prisão.
Os policiais chegaram e chamaram paramédicos para examinar Vick, antes de levá-lo de volta para a cadeia.
G1

Polícia deflagra operação contra crimes na parte alta de Maceió

Presos foram levados para o 8º Distrito Policial. (Foto: Divulgação/Defesa Social)
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar cumpriu, na manhã desta terça-feira (7), trinta mandados de busca e apreensão na parte alta de Maceió. Denominada “Unidos contra as drogas”, a ação resultou em 10 detidos em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de armas e homicídios.

Cerca de 200 policiais participam da operação, que começou ainda na madrugada. Eles contam com o apoio de dois helicópteros. A maioria dos mandados estão sendo cumpridos no Benedito Bentes.

De acordo com o delegado Robervaldo Davino, foram apreendidas armas, entre elas um fuzil, drogas e dinheiro. “A ação conjunta é contra o tráfico de drogas, mas também conseguimos prender suspeitos de homicídios e porte ilegal de arma”, informou o delegado.
Material foi apreendido na operação. (Foto: Divulgação/Defesa Social)
A ação foi coordenada pela delegada Lucy Mônica, responsável pelo 8º Distrito Policial (DP), e pelo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Elvandro Omena. Foram presos Douglas Geraldo da Silva, 18; Cícero Geraldo da Silva, 24; José Pedro, 32; Elinelson dos Santos Xavier, 20; Jorge Rocha dos Santos, 18 e cinco adolescentes.

Os suspeitos José Braz da Silva, 28,  Cristiane Amaral Pimentel, 27, Luiz Carlos da Silva, conhecido como "Véio e Véinho", e Juarez Geraldo da Silva, conhecido como "Braz", 31, teriam trocado tiros com a polícia e foram baleados. Eles morreram a caminho do Hospital Geral do Estado (HGE).

Os presos e o material apreendido foram levados para o 8º DP, no Benedito Bentes.

G1

Ex-miss Venezuela e marido são mortos em assalto

A ex-miss venezuelana Mónica Spears Mootz (Foto: Reprodução/Facebook)
A atriz, modelo e ex-miss Venezuela Mónica Spears Mootz, de 29 anos, e seu marido, o irlandês Thomas Henry Berry, de 49 anos, morreram baleados por criminosos em uma estrada que liga Puerto Cabello a Valencia, no estado de Carabobo, norte do país. A filha do casal, de 5 anos, ficou ferida no incidente, segundo a imprensa local.
O crime aconteceu na segunda-feira (6), quando os três esperavam ajuda no interior do carro em que viajavam. Eles haviam parado o veículo por causa de um problema técnico.
As emissoras privadas Globovisión e Unión Rádio disseram que o casal, que supostamente resistiu ao assalto, morava nos Estados Unidos e estava na Venezuela passando férias com a filha.
Mónica nasceu em 1984, na cidade de Maracaibo, capital do estado de Zulia, no noroeste do país. Em 2004, ela venceu o concurso Miss Venezuela e, no ano seguinte, participou do Miss Universo em Bangcoc, Tailândia, ficando em quarto lugar.
Depois disso, Mónica se tornou atriz e atuou em várias telenovelas.
A Venezuela é um dos países mais violentos do mundo, com 39 assassinatos para cada 100 mil habitantes, informou na semana passada o ministro do Interior, Miguel Rodríguez, ao rebater números da ONG Observatório Venezuelano de Violência (OVV), que aumentou essa taxa para 79 para cada 100 mil habitantes
G1
.

Homem que ficou com faca cravada na cabeça deixa UTI consciente

Homem ficou com faca cravada na cabeça em Agudos (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
O trabalhador rural que ficou com uma faca cravada na cabeça após uma discussão no domingo (5), em Agudos (SP), deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base de Bauru(SP) na manhã desta terça-feira (7).
De acordo com informações do último boletim de médico divulgado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o homem de 40 anos está no quarto sob cuidados médicos. Ele passa bem e está consciente. O paciente foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira (6) para retirar a faca do crânio e, conforme a equipe médica, o procedimento foi realizado com sucesso.

"Ele foi encontrado com a faca cravada na cabeça no meio da rua. Andava normalmente e pedia socorro. Os vizinhos levaram a vítima até o pronto-socorro e, durante o trajeto, ele alegou que não se lembrava do que havia acontecido", disse Biazon.Segundo informações do delegado responsável pelo caso em Agudos, Jader Biazon, o homem foi encontrado consciente e levado Pronto-Atendimento, onde ainda conversou com os policiais.
Segundo a apuração da Polícia Civil até agora, apesar de a vítima ter alegado tentativa de suicídio – já que disse ter golpeado a própria cabeça após brigar com o companheiro em casa –, o caso ainda tem outras hipóteses.
"No pronto-socorro, o homem relatou aos policiais que havia tentado suicídio. No entanto, a polícia não descarta nenhuma hipótese e também trabalha com uma possível tentativa de homicídio e até latrocínio, pois, segundo um relato preliminar da mãe da vítima à polícia, alguns objetos eletrônicos haviam sumido da casa", afirmou o delegado.
G1

Imagens mostram pessoas sendo arremessadas em colisão entre motos

Imagens da câmera de segurança de um estabelecimento em Tucuruí, no sudeste do Pará, mostram o exato momento da colisão entre duas motocicletas em um cruzamento no bairro de Nova Tucuruí. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas.O acidente aconteceu no domingo (5).
Segundo testemunhas, o condutor de uma das motos estaria em alta velocidade e apresentava sinais de embriaguez. José de Ribamar Gomes de Souza, de 54 anos, vinha, aparentemente sem capacete, no carona de uma das motocicletas, e foi arremessado a alguns metros de distância com o choque entre as motos. Ele morreu no hospital.
Outras duas pessoas que também foram atiradas dos veículos sofreram escoriações e foram encaminhados para o hospital regional.
A Polícia Civil e a Companhia de Trânsito de Tucuruí iniciaram as investigações que vão apontar as causas do acidente. As imagens das câmeras de segurança irão ajudar nas investigações.
As duas motos foram apreendidas e estão a disposição da Justiça.
G1

Protesto fecha Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier, no Rio

Polícia é chamada após protesto de moradores da Mangueira, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um protesto interditava ambos os sentidos da Radial Oeste, por volta das 10h desta terça-feira (7). Um grupo ocupava a pista na altura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj), de acordo com o Centro de Operações Rio. A pista só foi liberada totalmente por volta das 11h17.
Moradores da Favela do Metrô, na região da Mangueira, jogaram colchões, lixo e vidro para bloquear a pista.
Segundo eles, o motivo da manifestação foi a demolição de casas na margem da via, que teria sido feita de forma arbitrária. "No início do ano, o (prefeito) Eduardo Paes veio aqui e disse que todo mundo ia receber casa, mas hoje chegaram aqui e tiraram o povo na marra", reclamou uma moradora.
De acordo com André Santos, subprefeito da Zona Norte, os atuais ocupantes das casas não são os verdadeiros moradores da favela do metrô. "Cerca de 600 famílias que moravam aqui há 30 anos foram removidas e estão sob assistência do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Esses chegaram há dois meses tentando para ocupar casas que já seriam demolidas na tentativa de ganhar casas do governo."
Bombeiros tentavam apagar as chamas, por volta das 10h30 desta segunda-feira. No horário, a Rua São Francisco Xavier também estava fechada nessa mesma altura e em igual sentido. A Polícia Militar acompanhava os manifestantes para evitar novos tumultos.
A Radial Oeste chegou a ser aberta por volta das 10h35 e fechou novamente 8 minutos depois. Até as 11h17, quando a via foi liberada, as melhores opções aos motoristas que seguiam em direção ao Méier eram a Avenida Maracanã, a Avenida Eurico Rabello e o Boulevard 28 de Setembro. Quem ia em direção ao Centro no horário deveria acessar o Túnel Noel Rosa e, em seguida, a Teodoro da Silva.
Outro protesto
Durante o final de semana, perto do local do protesto desta terça-feira, moradores da Mangueira se manifestaram contra a morte de um morador da comunidade. O jovem Wellington Sabino Vieira, de 20 anos, morreu no domingo (5), no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. As informações são da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Ainda de acordo com a PM, um revólver teria sido apreendido com o rapaz após uma troca de tiros no sábado (4). Moradores, no entanto, negam o envolvimento de Wellington com o crime.

De acordo com a polícia, o tiroteio de sábado aconteceu quando agentes que faziam o patrulhamento na área conhecida como Olaria se depararam com três traficantes.

Em resposta à morte do jovem, moradores do Morro da Mangueira queimaram um ônibus na Rua Ana Néri, na noite de domingo.
Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.
G1

Corpo de criança queimada em ataque a ônibus é sepultado em São Luís

Enterro de Ana Clara reuniu familiares e desconhecidos em cemitério de São Luís (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
O corpo de Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, que morreu após ter 95% do corpo queimado em ataque a um ônibus em São Luís, foi enterrado na manhã desta terça-feira (7), no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar. A menina estava com a mãe Juliane Carvalho Santos, 22, e a irmã, Lorrane Beatriz Santos, de 1 ano e 5 meses, em um dos ônibus incendiados por homens armados na sexta-feira (3), na capital maranhense.
 

A mãe de Ana Clara teve 40% do corpo queimado no ataque e continua internada na Unidade Intermediária de Terapia Intensiva do Hospital Tarquínio Lopes. Apesar de estar consciente, Juliane ainda não sabe da morte da filha. A família explica que tomou a decisão após orientação médica, já que o estado de Juliane é grave e ela sofre de depressão. Segundo a assessoria do hospital, Juliane está "em bom estado geral, lúcida e comunicativa, referindo dor e prurido leve, sobretudo durante e logo após a troca de curativo. Recebe tratamento padrão para o grande queimado. Em acompanhamento psicológico e psiquiátrico".
Já a irmã da menina teve 20% do corpo queimado, com ferimentos nas pernas e no braço esquerdo. Ela está fora de perigo e encontra-se em leito de isolamento da enfermaria pediátrica do Hospital Juvêncio Matos.
Segundo o médico Cláudio Araújo, a causa da morte de Ana Clara foi insuficiência renal e choque hipotensivo, refratário a drogas e líquidos. "O tecido não respondia. A droga não chegava a esses tecidos, dificultando o tratamento. Isso devido à gravidade, ao grau de lesão do acidente", explicou.
bisavô paterno de Ana Clara, Dasico Rodrigues da Silva, 81 anos, teve um infarto e faleceu no domingo (5) ao saber do estado de saúde da neta, que era crítico naquele momento. Ele morreu em casa, na Santa Cruz, em São Luís.
Márcio Ronny teve 72% do corpo queimado (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Passageiro que tentou salvar Ana Clara continua em estado grave
O entregador de frango Márcio Ronny da Cruz Nunes, 37anos, que teria tirado Ana Clara do ônibus em chamas, continua em estado grave no Hospital Tarquínio Lopes com mais de 70% do corpo queimado. O boletim médico do hospital informa que ele respira com ajuda de aparelhos, mas apresentou melhora clínica e quadro estável nas últimas 24 horas.

Segundo familiares da menina, a mãe conta que não encontrou a filha de 6 anos no meio do fogo e só conseguiu descer com a outra filha, Lorrane, nos braços. De fora do ônibus, ela teria visto Márcio resgatar Ana Clara e se abraçar com ela para tentar apagar o fogo do corpo da criança.
"Eles entraram no ônibus e jogaram gasolina nas crianças que estavam próximas deles e atearam fogo. E, no momento daquele desespero, ele não pensou em sair, ele só pensou em ajudar", contou Maria da Conceição Nunes, parente de Márcio.
Também continua internada, mas fora de perigo, a operadora de caixa Abiancy Silva dos Santos, 35 anos, com queimaduras no braço direito e no abdômen.
G1
A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil cresceu 9,9% em 2013, atingindo a marca de 3,74 milhões de veículos, novo recorde anual. Os dados foram anunciados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira (7).
O recorde histórico de produção anterior era a marca de 2011, quando foram produzidos 3,416 milhões de unidades. Em 2012, a produção recuou para 3,402 milhões.
O recorde histórico já havia sido superado em novembro, quando a produção nos 11 meses do ano somou 3,5 milhões.
Em dezembro, entretanto, a produção recuou 12,1% na comparação com o mesmo mês de 2012. A fabricação de 235,9 mil veículos em dezembro representou também um recuo de 18,6% na comparação com novembro.
Na análise por segmento, o destaque foi a produção de caminhões, que cresceu 43,1% em 2013, na comparação com 2012, somando 190.304 unidades. A produção de carros aumentou 8,6%, totalizando 3,51 milhões de unidades. Já a fabricação de ônibus avançou 9,5%, para 40.111.
Presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, exibe gráfico mostrando que o preço médio dos veículos tem crescido abaixo da inflação medida pelo IPCA (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
'Empate técnico'
Em relação às vendas de veículos, medida pelo número de licenciamentos, os dados da Anfavea confirmaram uma queda de 0,9% em 2013. Esse mesmo índice já havia sido apontado na sexta-feira (3) pela federação dos concessionários, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Segundo o balanço da Anfavea, foram comercializados 3,77 milhões de veículos no ano passado, contra 3,8 milhões em 2012. As vendas de dezembro, porém, subiram 16,8% sobre novembro e recuaram 1,5% ante igual mês de 2012, somando 353.843 unidades.
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, classificou como "empate técnico" o resultado das vendas no mercado interno em 2013. Segundo ele, a diferença de 34 mil veículos representa, aproximadamente, apenas dois dias de vendas no país.
"Batemos o recorde histórico do setor em termos de vendas de veículos produzidos no Brasil", comemorou o executivo, ao comentar a produção de 3,06 milhões de unidades, alta de 1,5% ante 2012 (3,01 milhões).
"Estamos permanecendo no patamar de 4º maior mercado do mundo", acrescentou Moan.
A Anfavea atribuiu o recuo das vendas em 2013, sobretudo, à maior seletividade na concessão de crédito. Em relação à produção de veículos, a associação avalia que a atividade continuará em alta pelo menos até 2017.
IPI
O boletim de balanço da Anfavea estima que, durante o período de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre 24 de maio de 2012 e 31 de dezembro de 2013, o governo deixou de arrecadar R$ 5 bilhões.

"Em contrapartida, a geração de impostos com PIS/Cofins, IPVA e ICMS foi de R$ 13,1 bilhões, além de viabilizar a produção de mais de 1,5 milhão de unidades adicionais, com enorme volume de encomendas em toda a cadeia automotiva", destacou a associação.
Vendas ao exterior
As exportações da indústria automobilística somaram US$ 16,57 bilhões de janeiro a dezembro de 2013, o que representa uma alta de 13,5% em comparação com 2012. As vendas para o exterior em dezembro aumentaram 14,5% ante o mesmo mês de 2012, para US$ 1,2 bilhão (R$ 2,8 bilhões).

Saíram do país em 2013 um total de 563.268 veículos, volume 26,5% maior que o exportado em 2012 (445.219).
Segundo a Anfavea, os importados representaram 18,8% dos veículos comercializados no Brasil em 2013, somando 706.864 unidades. Essa participação corresponde a um recuo em relação ao ano anterior, quando as 788.097 unidades importadas ficaram com uma fatia de 20,7% dos veículos licenciados.
G1

Inscrições para o Prouni 2014 começam no dia 13 de janeiro

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2014 do Prouni começam no dia 13 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 17 de janeiro. Os candidatos devem ser inscrever pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. A portaria que regulamenta o processo foi publicada nesta terça-feira (7) no 'Diário Oficial da União.'
A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro. Haverá uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro.Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior do Brasil, a partir do desempenho do candidato no Enem.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro que ainda não tenha diploma de curso superior, que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo

As bolsas integrais são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de, no máximo, três salários mínimos.
G1

Alves marca reunião para discutir processo de cassação de Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), agendou para 4 de fevereiro reunião da Mesa Diretora da Casa para discutir a possibilidade de abrir processo de cassação contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão  e com prisão já determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Câmara ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que mandou prender o deputado. A reunião da mesa no dia 4 está condicionada ao envio de ofício a ser expedido pelo STF, informando sobre a condenação.
A Mesa Diretora da Câmara só precisará decidir sobre a abertura de processo de cassação se Cunha mantiver a intenção de não renunciar ao mandato. A assessoria de Cunha, um dos quatro deputados condenados no mensalão, informou que ele não pretende renunciar.Barbosa rejeitou recurso do deputado no processo do mensalão e determinou que seja iniciado o cumprimento da pena de seis anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e peculato.
Se a Mesa decidir abrir o processo, o caso será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, será analisado no plenário da Casa em votação aberta.
Ao parlamentar deve ser dado "amplo direito de defesa" tanto na comissão quanto em plenário. O processo pode se arrastar por meses.
Apesar de ter decidido pela prisão do deputado, ainda falta o Supremo expedir o mandado de prisão de Cunha para o deputado ser preso, o que não havia acontecido até o início da tarde desta terça-feira. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele vai cumprir a decisão judicial e se entregar à polícia.
Se a Mesa não der prosseguimento ao processo de cassação do mandato, qualquer partido político pode protocolar o pedido para análise na Casa da perda do mandato parlamentar. Neste caso, o processo também precisa ser encaminhado para a CCJ e para o plenário.
Os demais deputados federais que foram presos pelo Supremo por condenações no julgamento do mensalão – José Genoino, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto – optaram por renunciar ao mandato e evitar o processo de cassação.
João Paulo Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil no ano de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar agência de Marcos Valério – apontado como o "operador" do mensalão – em contratos com a Casa. O deputado sustenta que os contratos de publicidade contratados foram cumpridos, conforme atestam, segundo ele, relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...