terça-feira, 14 de janeiro de 2014

IFPB divulga gabarito final de concurso para técnico-administrativo

O gabarito final do concurso público para técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) já está disponível para os candidatos. Os dados foram divulgados na segunda-feira (13) junto com as respostas das provas, que podem ser conferidos no site da  instituição de ensino. Também foi divulgado o resultado dos recursos contra o gabarito preliminar.
O concurso do IFPB  foi realizado em dezembro de 2013 e quase 44 mil candidatos se inscreveram  para disputar 73 vagas em diferentes cargos.
A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) informou que os locais da nova prova serão divulgados no dia 13 de fevereiro no portal do IFPB e que os 2.434  candidatos aptos estão divididos da seguinte forma: 512 concorrem ao cargo para Assistente de Laboratório, 105 para Técnico de Laboratório na área de Física, 335 para Odontólogo e 1.482 para Auxiliar em Administração.O gabarito divulgado não tem as respostas das provas de Assistente de Laboratório, Técnico de Laboratório na área de Física, Odontólogo e Auxiliar de Administração, já que essas provas foram anuladas por problemas na aplicação e remarcadas para o dia 23 de fevereiro.
Somente após a realização dessas novas provas é que o resultado final do concurso do IFPB será divulgado. Conforme a Compec, a previsão é que isso aconteça até o dia 30 de abril.
G1pb

Agricultores recebem boletos do Garantia Safra em Campina Grande

Os agricultores de Campina Grande já podem receber o boleto bancário que garante a inclusão no Programa Garantia Safra, do Governo Federal. A entrega dos boletos teve início na segunda-feira (13) e se estende até quinta-feira (16). Este ano, três mil agricultores estão aptos a receber o benefício. Até a manhã desta terça-feira (14), mais de mil agricultores já haviam recebido o boleto.
Segundo o secretário de agricultura do município, Guilherme Almeida, a inclusão no benefício acontece através do pagamento de cota única, no valor de R$ 12,75, e a quitação do boleto deve ser feita até o dia 31 de aneiro nas agências da Caixa Econômica Federal, Multibank ou em casas lotéricas.
O programaA entrega dos boletos está sendo feita no Teatro Rosil Cavalcante, no bairro do São José, e o agricultor deve comparecer pessoalmente no local e apresentar o CPF e um documento de identificação. “Após quinta-feira, o agricultor beneficiado ainda pode pegar o seu boleto na sede da secretaria de agricultura, mas o direito ao benefício só será garantido caso o pagamento seja feito até o vencimento”, disse o secretário de agricutura.
O Garantia Safra é um benefício social que tem o objetivo de garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores que sofreram perda de produção devido à estiagem ou excesso hídrico. “Caso haja a perda comprovada da produção, o agricultor recebe o benefício por um tempo, para que possa se sustentar até iniciar uma nova produção”, completou Guilherme Almeida.
G1pb

Universidades da Paraíba tiveram mais de 211 mil inscritos no Sisu 2014

Mais de 211,7 mil candidatos se inscreveram para vagas oferecidas por instituições de ensino da Paraíba através do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) neste ano. Segundo informações repassadas pelas universidades da Paraíba, foram 31.124 candidatos inscritos para cursos oferecidos pelo IFPB, 71.409 inscritos para a UEPB e 109.204 para a UFPB. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em todo o Brasil foram mais de 2,5 milhões de inscritos.
A Coordenação de Escolaridade da UFPB (Codesc) informou que o cadastro dos selecionados começa no dia 20 e se estenderá até 23 de janeiro. A matrícula só será efetuada no início do período, de acordo com Wandemberg Gonçalves.Conforme calendário divulgado pelo Sisu, o período de matrícula para a primeira chamada começa na próxima sexta-feira (17) e vai até o dia 21 deste mês. As datas previstas pelo Sisu serão seguidas pela UEPB e pelo IFPB.
Concorrência
A Paraíba foi o 5º estado brasileiro que mais ofereceu vagas, segundo levantamento do próprioSisu, com 11.619 vagas. Na UFPB, a universidade que mais ofereceu vagas no país, 7.555 somando todos os campi, o curso de Medicina no campus de João Pessoa registrou a maior quantidade de inscritos, com 6.689 candidatos para 120 vagas.

Os outros dois cursos com maior quantidade de inscritos na UFPB foram Psicologia, com 3.518 candidatos, e Enfermagem, com 3.347 inscritos. De acordo com o coordenador de Escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves Maciel, um edital será lançado nesta terça-feira (14) com mais informações sobre o processo do Sisu na instituição.
Na UEPB, a segunda no estado em número de vagas pelo Sisu, o curso mais concorrido foi o de Bacharelado em Administração, com uma proporção de 63 candidatos para uma vaga. O segundo curso mais concorrido foi o de Bacharelado em Serviço Social, Campus I, com 57 candidatos por vaga.
Para as vagas oferecidas pelo IFPB no Sisu 2014, o curso mais concorrido foi Segurança no Trabalho, no campus da cidade de Patos, no Sertão paraibano, com 71 candidatos por vaga. Em seguida, vem o curso de Educação Física no campus de Sousa, também no Sertão, com 66 inscritos para uma vaga. O terceiro curso mais concorrido no IFPB foi Engenharia Civil em Cajazeiras, com 48 candidatos por vaga.
G1pb

Assaltantes distraem funcionários e furtam dinheiro em bancos na PB

A Polícia Federal investiga a atuação na Paraíba de uma quadrilha intestadual especializada em furtar bancos. Segundo o delegado Gustavo Vieira, os criminosos se passam por clientes, distraem funcionários e entram em setores das agências, furtando malotes de dinheiro e fugindo sem ser identificados.
Apenas nos golpes em Campina Grande, quase R$ 100 mil já foram levados dos bancos. As câmeras de vigilância flagraram as ações dos golpistas, mas nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (13) pela Polícia Federal.
O golpe funciona com a atuação de pelo menos duas pessoas. Enquanto um falso cliente começa a conversar com um funcionário do banco, em um horário de grande movimentação, o outro entra em um setor do banco proibido a clientes e que esteja sem nenhuma fiscalização. Em seguida, pega dinheiro em algum envelope ou um malote e sai da agência tranquilamente.Já foram flagrados e estão sendo investigados golpes praticados contra pelo menos três agências paraibanas. Em 13 de fevereiro, o alvo foi uma agência na rua João Pessoa, no Centro de Campina Grande. Em 9 de abril, foi a vez de um estabelecimento em Cajazeiras, no Sertão do estado.
A polícia acredita que os assaltantes são do Rio Grande do Norte. Em 11 de abril, eles aplicaram um golpe na cidade potiguar de Caicó, dois dias antes de um dos crimes em Campina Grande. "É uma ação silenciosa, por isso não tem muita repercussão", afirmou o delegado Rodrigo Vieira.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Rostand Lucena, a falta de investimento na contratação de pessoal e em segurança acaba facilitando a ação dos ladrões. "Muitas vezes os funcionários se dividem em várias tarefas, então alguma área fica decoberta e os bandidos aproveitam essa situação. São bancos que lucram muito e deveriam investir mais em segurança", destacou o sindicalista.
G1pb

Foto falsa de lula gigante de 48 m intriga internautas e vira boato na web

Imagem falsa de lula de 48 m de comprimento se espalhou pela rede e assustou internautas (Foto: Reprodução/Twitter/icarpio)
Uma imagem falsa de uma lula gigante com mais de 48 metros de comprimento começou a se espalhar pela internet e acabou virando boato, após enganar dezenas de pessoas.

Na foto, compartilhada pelas redes sociais, aparece uma multidão em volta de uma suposta lula de proporções descomunais, que teria aparecido em uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos.
A brincadeira teria começado em um site de humor, afirmando que a criatura seria resultado do desastre nuclear da usina de Fukushima, no Japão, em 2011.
Vários internautas começaram a espalhar o suposto flagra, que se tornou viral. Na falsa notícia sobre a lula, o site afirmava que "especialistas em gigantismo radiativo" estavam certos de que o animal gigante seria resultado do acidente nuclear japonês, de acordo com o jornal online americano "International Business Times".
Cacaça de lula gigante atrai curiosos em praia na Espanha (Foto: Reprodução/Facebook/Enrique Talledo)
Mas a farsa foi logo descoberta, depois que canais de televisão como o National Geographic analisaram a foto e descobriram que se tratava de uma montagem, feita a partir das imagens de uma baleia encalhada no Chile e de uma carcaça de lula gigante encontrada em uma praia na Espanha.

Um usuário no Twitter identificado como "Fabeilo" chegou a fazer uma montagem comparando a imagem original e a falsa. De acordo com o National Geographic, a maior lula já registrada no mundo tem 13 metros de comprimento, quase cinco vezes menos que a da montagem.
G1
  •  

Presos fazem greve de fome coletiva em Pedrinhas, no Maranhão

CDH do Senado visita Complexo Penitenciário de Pedrinhas (Foto: Reprodução/TV Mirante)
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal se reuniu com a governadoraRoseana Sarney e o Comitê Gestor de Ações Integradas do Governo do Maranhão, no Palácio dos Leões, em São Luís. Esta é a última reunião da agenda da comissão nesta segunda-feira (13).

Antes, os parlamentares participaram de reunião no Tribunal de Justiça do estado, onde receberam relatório do TJ sobre o último mutirão carcerário e outros documentos sobre a situação do sistema prisional do Maranhão. Um pouco mais cedo, eles visitaram as instalações do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, durante duas horas, aproximadamente. 

A senadora Ana Rita (PT), que preside a comissão, conversou com os presos. Uma greve de fome coletiva foi iniciada na manhã desta segunda-feira (13) em três pavilhões do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

De acordo com assessoria do Senado, o objetivo da visita à capital maranhense é verificar a situação do sistema carcerário do estado. Estão em São Luís a presidente da CDH do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES) e o vice João Capiberibe (PSB-AP), além de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE). Os senadores maranhenses Edinho Lobão Filho (PMDB-MA) e João Alberto (PMDB-MA) também fazem parte do grupo.

OAB
Durante a manhã, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil SeccionalMaranhão (OAB-MA), Mário Macieira, defendeu a retirada da Polícia Militar do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em reunião com a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, na sede da OAB-MA, em São Luís.

"Estamos recebendo denúncias por conta da atuação da PM que merecem ser apuradas. Em princípio, a OAB é contra a militarização do presídio e defende que a segurança seja feita por agentes penitenciários concursados. É uma proposta, mas ainda não foi discutida", disse Macieira.

Já para o senador maranhense Lobão Filho (PMDB), a preocupação com os direitos humanos dos presidiários é um "equívoco". Ele criticou a atuação da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Lobão Filho disse que a "prioridade absoluta" da comissão deveria ser com as vítimas – como a menina Ana Clara, que morreu após incêndio de um ônibus na capital maranhense. Em seguida, segundo ele, deveriam estar nos policias que foram agredidos durante as ações criminosas dentro e fora do presídio.
G1

Oficial da Marinha Mercante suspeito de sumir com crianças é preso no Rio

Policiais civis prenderam um oficial da Marinha Mercante suspeito de desaparecer com 12 crianças no Rio. Fernando Marinho de Melo, de 57 anos, se entregou nesta segunda (13) na 39ª DP (Pavuna), na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Civil, os desaparecimentos estão ligados à exploração sexual.
Até as 10h30 o G1 não havia conseguido contato com a defesa do suspeito.
As investigações feitas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) dão conta que Fernando desapareceu com, pelo menos, 12 meninas e que há outros 17 casos semelhantes.
O suspeito estava foragido desde dezembro de 2013, quando foi expedido seu mandado de prisão, cumprido pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítimas (Dcav) nesta terça. Várias vezes, agentes fizeram buscas na residência de Fernando, no Jardim América, e na casa de parentes.
"A gente está há pelo menos 20 dias atrás dele, fomos em vários endereços, até na casa do filho dele. No fim da tarde de ontem [13] ele se entregou na 39ª DP porque estava cansado de fugir de lugar para o outro", explicou o titular da Dcav, delegado Marcello Braga Maia.
Segundo o delegado, o suspeito tem critérios de beleza, idade e condições sociais para escolha das vítimas. Ainda de acordo com o delegado Marcello Maia, Fernando costumava traçar, inclusive, a rotina escolar e doméstica das meninas para saber quando a família não está por perto.
Fernando de Melo foi encaminhado à DPCA para prestar depoimento.
G1

Alunos da Gama Filho se mobilizam contra fechamento da universidade

Alunos da Gama Filho protestam contra a situação da universidade/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
Os alunos da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) prometem se mobilizar para tentar reverter a decisão do Ministério da Educação (MEC) de descredenciar as duas instituições. Eles agendaram para as 17h desta terça-feira (14) uma manifestação no Centro do Rio. A intenção deles é protestar em frente ao prédio do Ministério Público, para que o órgão intervenha nessa situação.

"Covardia. Não tem outra palavra para essa atitude do MEC. O ministério prefere fechar uma instituição e prejudicar a vida de milhares de pessoas a assumir as duas universidades", avaliou Anderson Diniz Lamas de Faria, coordenador-geral dos cursos de exatas no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UGF.

Tanto Anderson quanto Cristiano afirmaram ter esperança de que o MEC recue e assuma a gestão das duas universidades, garantindo o prosseguimento normal dos cursos. "O ministro da Educação acha que punir os alunos é a solução. Para os que estão se formando, é ainda pior. No meu caso, que estou no último período, não sei o que vou fazer. Era para eu ter me formado em dezembro", disse Cristiano Wallas, aluno do 9° período de engenharia elétrica da UFG.

A opinião dos alunos é compartilhada pelo presidente da Associação dos Docentes da UFG, Crisóstomo Peixoto. Há 40 anos, ele dá aulas na instituição e se diz inconformado com o descredenciamento.

"O que me deixa indignado é que a Gama Filho é uma coisa, a Galileo é outra. Quem deu a mantença (autorização) a esse grupo foi o MEC, que agora tem que assumir a situação. Mas o ministro decidiu punir a universidade, não esse número minoritário de pessoas que tem o poder de cuidar da parte financeira e deixou a instituição chegar a essa situação", apontou.

Peixoto fez críticas severas à gestão da Galileo. Ele destacou a história da Gama Filho, que ao longo de mais de 70 anos de história formou profissionais que se tornaram nacionalmente e internacionalmente conhecidos.

"Eu vejo muita incapacidade de pessoas que estão ocupando cargos nessa mantenedora e que não são educadoras. Elas estão tirando o planejamento de milhares de famílias e de jovens que sonhavam em se formar", ressaltou o professor.

'Transferência assistida'
Com o descredenciamento, o MEC lançará um edital público, no prazo de até cinco dias úteis, para convocar universidades que tenham condições e interesse em receber os alunos das duas instituições fechadas. A chamada "transferência assistida" tem como objetivo facilitar o processo de mudança de universidade que deverá ser feito pelos estudantes.

"Esse nome é muito bonito. Mas como eles vão fazer a transferência de mais de 10 mil alunos, 2 mil deles só de medicina?", questionou Peixoto.

"A transferência assistida é nebulosa", disse Anderson, do DCE da UFG. Ele ressaltou que a maioria dos estudantes que conseguirem transferência terá dificuldade de adequação curricular, o que deverá atrasar ainda mais a conclusão do curso.
G1

Tartaruga vence coelho em corrida de esqui na China

Após perder, coelho posa ao lado de rival em corrida de animais com esqui na China (Foto: AFP)
Uma tartaruga venceu um coelho em uma corrida de esqui para animais domésticos acompanhados de seus donos que foi disputada no centro da China, indicou a imprensa nesta terça-feira (14).

Entre os competidores desta prova esportiva para animais havia cachorros, gatos, um pato amarelo e inclusive um galo, indicou a agência "China News Service".
A competição foi disputada em uma pista da província de Henan, onde os donos colocaram seus animais em esquis ou sobre trenós e os guiaram durante a corrida.
"O coelho gostava muito dos saltos e não seguia as instruções de seu dono, por isso a tartaruga o ultrapassou", explicou a agência.
O esqui está cada vez mais na moda entre a classe média chinesa e nos últimos anos foram construídas estações de esqui em todo o país.
G1

Defesa faz manual para casos em que militares assumem segurança pública

O Ministério da Defesa criou um manual para casos em que militares assumam a segurança pública diante da impossibilidade de polícias ou outros órgãos agirem, como foi no caso da greve de policiais na Bahia em fevereiro de 2012, a ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, durante 20 meses, e a missa do Papa Francisco na Praia de Copacabana, no Rio, no ano passado.

As ações militares com poder de polícia são determinadas como “garantia da lei e da ordem” (GLO) e, ao contrário de segurança pública, ocorrem em períodos de tempo e de espaço previamente delimitados e só com ordem da presidente da República, Dilma Rousseff. Em 2012, os militares foram às ruas oito vezes. Já em 2013, foram em três ocasiões, segundo a Defesa.

Aniversariante, general recebe bolo e saudações de manifestantes na BA (Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde/AE)Já o Ministério da Defesa diz que “não pode avisar se vai ter GLO antes” para a Copa do Mundo. O manual de GLO foi publicado no Diário Oficial da União em 20 de dezembro, mas divulgado ostensivamente em janeiro deste ano pela pasta.Durante a Copa do Mundo, as Forças Armadas ficarão encarregadas de áreas específicas, como contraterrorismo, defesa de espaço aéreo e marítimo e a proteção de estruturas estratégicas (como unidades de telecomunicações, transportes e de distribuição de energia), em que é necessário poder de polícia.

O general Manoel Lopes de Lima Neto, chefe da assessoria de doutrina e legislação do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, diz que o manual não foi feito com enfoque em nenhum evento específico e que não poderia falar sobre a Copa do Mundo.

 Forças oponentes
O manual não usa o termo “inimigo”, mas cita como “forças oponentes” “organizações e movimentos” e “pessoas ou grupos que atuam infiltrados (...) provocando ou instigando ações radicais e violentas”.

Lima Neto nega que os casos se refiram a movimentos sociais ou outros específicos, como os que provocaram atos de vandalismo durante os protestos que ocorreram durante a Copa das Confederações. 

As outras duas “forças oponentes” citadas são “quadrilhas de traficantes de drogas, contrabandistas de armas” e “indivíduos ou grupo que se utilizam de métodos violentos para a imposição da vontade própria em função da ausência das forças de segurança pública policial”.

Moradores são revistados pelo Exército no Alemão (Foto: Liana Leite/G1)
O texto inova ao trazer ostensivamente os termos “contra-inteligência” e “operações psicológicas”, que são usados em guerras e intervenções militares, como as que os Estados Unidos fizeram no Iraque e Afeganistão.

Contra-inteligência são táticas para impedir que outros tenham acesso às informações e às comunicações da tropa; já operações psicológicas envolve táticas  “para a conquista e manutenção do apoio da população”.

Segundo o manual, cada vez que os militares forem às ruas serão expedidas diretrizes com regras de engajamento específicas, citando as ocasiões em que os soldados poderão atirar. O documento prega atos proporcionais às agressões, a solução de conflitos por meios pacíficos e até a negociação para “persuadir a outra parte envolvida, apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido”.
G1

Filha do cantor sertanejo Giovani morre em acidente em Osasco

Carro onde estava a filha do cantor Giovani após acidente (Foto: Reprodução TV Globo)
A filha do cantor Giovani, da dupla sertaneja Gian & Giovani, morreu em um acidente de carro na madrugada desta terça-feira (14) em Osasco, na Grande São Paulo. O veículo no qual ela estava bateu em um poste na Avenida Fuad. A colisão deixou também um jovem morto e outro ferido em estado grave.
Gessyca Morais estava acompanhada de Pier Luigi Patroni Valentim Cruz, de 22 anos, e o primo  Felipe Morais, de 27 anos.
Pier Luigi, que dirigia o carro, morreu no local. Já o primo de Gessyca ficou gravemente ferido e está internado no Hospital Municipal Antônio Giglio, segundo policiais do 5° Distrito Policial de Osasco.
O corpo de Gessyca foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade e liberado para Franca onde a jovem morava com a mãe e onde deve ocorrer o velório e o enterro.
Segundo um primo de Gessyca, que liberou o corpo e não se identificou ao G1, todos os ocupantes do carro utilizavam cinto de segurança. Ainda de acordo com o primo de Gessyca, ela estava no banco de trás e Felipe, ao lado do motorista.
Segundo um primo de Pier Luigi, que também não quis se identificar, os três haviam comido uma pizza e depois pegaram o carro.Testemunhas indicaram aos policiais que os três amigos haviam saído de uma festa, em um carro da marca Honda. Na Avenida Fuad, Pier Luigi perdeu a direção, bateu em um poste e parte do carro foi parar a 15 metros de distância.
De acordo com o primo, Pier não bebia lutava jiu jitsu e tinha uma luta nesta terça-feira. Uma lata de cerveja foi encontrada dentro do carro, mas a policia não informou se o motivo do acidente foi embriaguez ao volante.
G1

Com casa e comércio destruídos, homem desabafa: 'Perdi tudo'

Além das mortes registradas na cidade de Itaóca, no interior de São Paulo, por causa da chuva nos últimos dias, muitas pessoas ficaram sem ter onde morar após várias casas terem sido destruídas. No caso do comerciante Wagner Rodrigues, de 38 anos, o prejuízo foi ainda maior. Isso porque, além de sua residência, o homem teve a mercearia da qual é proprietário devastada pela chuva. Segundo o último levantamento da Defesa Civil, divulgado na manhã desta terça-feira (14), dez pessoas morreram e outras dez estão desaparecidas.
A cidade de Itaóca foi atingida por um forte temporal, que começou na noite de domingo (12) e continuou durante a madrugada de segunda-feira (13). A Defesa Civil trabalha na cidade com a ajuda do Corpo de Bombeiros para tentar chegar em áreas que permanecem isoladas. Apiaí, município vizinho de Itaóca, também foi atingido pela tempestade. Não há registro de mortes, mas 50 moradias ficaram inundadas. Os moradores de Apiaí já voltaram para casa. O governador Geraldo Alckmin passou a noite na região acompanhando o trabalho das equipes e destacou que o mais importante nos trabalhos era salvar vidas.
Perplexo, Wagner contava os prejuízos na manhã desta terça-feira (14). “Esse temporal acabou com a minha casa e com o meu comércio. Você constrói uma vida e, de repente, de uma hora para a outra, acontece algo assim. Não sei nem o que dizer. Perdi tudo”, afirma.
Morador de Itaóca, após a cidade ser atingida pelas chuvas (Foto: Rodrigo Martins/G1)O comerciante lamenta a situação, porém, ressalta que vem recebendo apoio de amigos mais próximos. “Nessas horas nós vemos que podemos contar com os amigos. Mas é complicado. Estou muito triste. Não sei como vou tocar a minha vida daqui para frente. Vou ter que recomeçar do zero”, destaca.
Pai de duas crianças, Wagner Rodrigues conta que um dos seus maiores medos é não poder dar a assistência necessária para os seus filhos. “Nem estou pensando nisso agora. Só que vou ter que dar um jeito, daqui para frente. Eles são meus filhos e dependem de mim”, conclui.

Visita do Governador

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou no Alto Ribeira na tarde desta segunda-feira. Ele visitou as áreas afetadas pela chuva e decidiu dormir na região para acompanhar os trabalhos de resgate nesta terça-feira. “A situação é de calamidade pública extremamente grave. A tromba d’água afetou diversas áreas e ainda causou deslizamentos”.

Governador presenciou cenário de destruição em Itaoca (Foto: Solange Freitas / G1)
Alckmin lembrou que outras cidades do Estado de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga e Cunha, também foram atingidas e destruídas por fortes chuvas em outros anos. Depois da situação de calamidade pública, foram colocados sensores nas cidades que avisam quando o rio está começando a subir. Segundo o governador, esse tipo de medida pode ser implantado também no Vale do Ribeira. "Talvez seja possível. O chefe da Defesa Civil está estudando a situação. O ideal seria a construção de uma barragem para regularizar a bacia do Rio Ribeira. Há questões ambientais e está na Justiça. Agora é preciso dar todo apoio humanitário, salvar vidas, ajudar as famílias e depois ajudar a cidade, que é uma cidade carente. É uma região bastante montanhosa", afirma o governador.
Destruição
A cidade de Itaóca, que possui 3.332 habitantes, ficou parcialmente destruída por causa do temporal. Várias pontes e ligações viárias foram danificadas por causa das cheias. Segundo a Defesa Civil, o Rio Palmital subiu mais de cinco metros e causou a inundação de mais de 100 casas. Além disso, o município ficou durante várias horas sem fornecimento de energia elétrica e água. A luz voltou ao município no início da tarde de segunda-feira.

Prefeito lamenta situação
O prefeito Rafael Camargo conversou com a equipe do G1 nesta segunda-feira (13) e afirmou estar em 'estado de choque' com a situação da cidade. "Eu nunca vi isso nem em filme. A situação chega a ser desesperadora. Fico imaginando as consequências que a população está enfrentando. A maioria da cidade está em choque. Perdemos muitos amigos que conviviamos no dia a dia", disse.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...