sábado, 18 de janeiro de 2014

“Máfia dos chapas” aterroriza motoristas no estado da Paraíba

Caminhoneiros são ameaçados de morte

Vítimas de extorsão e ameaças de morte, caminhoneiros de todo o país ficam aterrorizados quando são contratados para buscar ou deixar cargas no estado da Paraíba.

Reunidos, um grupo de homens intitulados “chapas”, ficam nas proximidades dos Postos Fiscais nas rodovias da Paraíba, oferecendo mão de obra para a carga e descarga de mercadorias transportadas pelos caminhoneiros. Os motoristas, quando recusam o serviço, por muitas vezes são vítimas de extorsão e ameaças de morte.


Na última quarta-feira (15), no Posto Fiscal de Guaju, na localizado na cidade de Jacaraú, um servidor do Fisco Estadual presenciou um grupo de “chapas” abordando um motorista e exigindo dinheiro. Ao negar pagar a quantia, o motorista foi ameaçado de morte por um dos “chapas”. O fato foi registrado no livro de ocorrência do Posto Fiscal.


Há tempos, servidores do Fisco Estadual cobram do Governo do Estado segurança e policiamento constante nos Postos Fiscais da Paraíba, no sentido de evitar que este e outros incidentes ocorram, colocando em risco não só a vida dos que ali trabalham, mas dos que também circulam pela região.

Fonte: http://www.wscom.com.br

Agricultor da cidade de Ipueira/RN inventa engenhoca para perfurar poços

Máquina criada por agricultor para perfurar poços  biconarede.com
O Agricultor José Nascimento de Medeiros conhecido por Zé de Hercílio de 57 anos, morador do município de Ipueira-RN, construiu uma engenhoca para perfurar poços no subsolo. 


O mesmo garante ter conhecimento de Geologia, fez uma vareta usando material de cobre para descobrir o local onde teria água no subsolo e através na máquina que ele mesmo fez, perfurou manualmente um poço de aproximadamente 08 (oito) metros de profundidade, no qual garante ter 03 (três) metros de água, com uma vazão de quase 1.000 litros de água por hora. 

Vale salientar que o município de Ipueira teve seu abastecimento de água desligado pela CAERN desde o mês de agosto, onde a população da referida cidade tem passado por dificuldade para obter água. O agricultor diz que fez esta máquina e perfurou este poço numa rua próximo da sua casa para ajudar a sociedade no fornecimento de água.
Fonte: http://www.blogdoniltinho.com

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Amanda passou para direito, medicina e aguarda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Depois de um ano intenso de estudos, uma estudante conseguiu vagas em pelo menos duas das universidades públicas da Paraíba. No vestibular comum, Amanda Ramalho, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde poderá cursar direito. Usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela passou para medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agora, ela espera o resultado do vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tenta uma vaga para engenharia elétrica.
Adolescente usava a biblioteca do colégio para estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Amanda ainda não tem certeza sobre o que quer cursar. Por isso, ela se inscreveu para cursos de diferentes áreas em cada instituição. “Ainda estou pensando nas opções, no que eu gosto e conversando com amigos que fazem os cursos”, comentou a adolescente. Enquanto decide o curso que quer, ela vai fazer as matrículas para garantir as vagas até saber resultado da UFCG.

A adolescente estudava no colégio Motiva, emCampina Grande, e explicou que não esperava conquistar o primeiro lugar geral da UEPB, com 884,30 pontos. “Muita gente inteligente e estudiosa fez a prova. Foi uma surpresa pra mim”, comentou. No Enem, ela fez 789,12 pontos e entrou em medicina na 57ª colocação, podendo entrar no segundo período.

Para conseguir as vagas, Amanda abriu mão de várias coisas. “Eu estudava todo dia, inclusive no fim de semana. Também estudei nas férias, quase todos os dias. Aproveitei que a escola oferece a biblioteca mesmo nesses períodos e a usei bastante”, explicou a estudante. Ela também contou que terminou um namoro logo no início do ano. “Um dos motivos para o término foi os estudos”, disse.

A garota só não deixou o balé. E até isso teve uma razão. “Tem que aliar a mente e o corpo. Não adiante cuidar só da mente, senão há um desequilíbrio”, justificou. Apesar de manter a dança, ela diminuiu o número de aulas para poder se dedicar aos estudos com mais vigor. “É um momento de lazer, que desestressa e você não pensa no colégio”, afirmou.

Método
O segredo de Amanda para entrar nas universidades públicas que queria foi estudar matérias alternadas. Ela preferia estudar assuntos de humanas e exatas em um mesmo dia.

“Quando fosse humanas, eu tentava ler mais e escrever tudo aquilo que eu achava mais importante. Em exatas, eu dava prioridade a fazer exercícios. Para física, tinha que ter um pouco de cada. Eu alternava entre ler o conteúdo e fazer exercícios”, revelou Amanda.
G1pb

Primeiro lugar em medicina da UFPB tirou 1.000 na redação do Enem

Abdias recebeu Diploma Estudante José Lins do Rego, na Câmara Municipal, pelo desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires)
Já com um passado de conquistas, um estudante de João Pessoa passou em primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação de Abdias Aires, de 17 anos, foi de 838,86, resultado que o colocou no primeiro lugar geral da instituição, mas o que chamou mesmo a atenção foi a nota da redação do adolescente: 1.000 pontos, a pontuação máxima do exame.

O segredo para a redação perfeita? Leitura e treino, segundo o estudante. “É preciso treinar bastante e se informar, ler sobre assuntos atuais”, explicou. Na redação deste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre o tema Lei Seca. “Escrevi que a Lei Seca está trazendo benefícios em relação à formação da consciência da sociedade com relação à bebida e isso é perceptível. Disse também que ainda havia muito a ser feito para se aumentar a seguraça no trânsito, citando as estradas e acidentes”, descreveu.

Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB (Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação)
Abdias nunca fez cursinhos preparatórios. Ele explicou que, desde cedo, ainda no ensino fundamental, foi incentivado a estudar todos os dias. “Eu estudava para entender e não para a prova. Quando eu cheguei no ensino médio, eu não me estressei para o vestibular. Apenas dei continuidade ao que eu já estava fazendo, mantive a rotina”, comentou.

O equilíbrio entre lazer e estudos também influenciou na boa colocação no vestibular, conforme explicou o rapaz. “Claro que no 3º ano a gente tem que disciplinar um pouco mais. Mas nos fins de semana e nas férias eu procurava sair com os amigos, relaxar. Houve ocasiões em que eu tive que estudar nesses momentos, mas eu não recomendo, procuro evitar”, pontuou.

A fórmula de Abdias deu certo. Ainda no 2º ano do ensino médio, ele fez o Enem e tentou entrar para medicina. Ele passou em terceiro lugar e entrou com um recurso para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para poder cursar. Porém, mesmo com o certificado, ele preferiu não entrar na universidade naquele momento.

“Eu fiz o 3º ano normalmente. No segundo semestre, fiz o vestibular da UFCG[Universidade Federal de Campina Grande], que também usa a nota do Enem, para engenharia elétrica e passei em primeiro lugar geral. Dessa vez, eu resolvi cursar”, relatou Abdias.

O adolescente ainda não decidiu se vai continuar cursando engenharia ou se vai mudar para medicina. Ele comentou que sempre teve dúvida entre os dois cursos. “Me atrai muito o lado humanitário da medicina”, disse.
G1pb

Bombeiros da PB lançam sistema de solicitação de serviços pela internet

O Corpo de Bombeiros da Paraíba lançou esta semana o sistema de solicitação eletrônica de serviços. De acordo com a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) da corporação, com a nova ferramenta a população poderá solicitar através da internet serviços como vistorias, perícias, análise de projetos e outros.
O sistema de solicitação eletrônica está no ar desde a quinta-feira (16) e pode ser acessado pela página do Corpo de  Bombeiros da Paraíba.Além de fazer a solicitação, os usuários também poderão acompanhar todo o andamento do processo através do sistema eletrônico, precisando se deslocar às unidades da DAT apenas para entrega de alguns documentos em casos específicos.
G1pb

Cabeleireira de 20 anos faz parto de amiga que não sabia de gravidez

cabeleireira ajudou amiga a ter a filha em Lençóis Paulista (Foto: Ananda De Veza/Divulgação)
Uma jovem de 20 anos ganhou uma afilhada de forma inusitada em Lençóis Paulista (SP). Durante uma visita à amiga Raiani Moraes, de 21 anos, na noite de quinta-feira (16), a cabeleireira Ananda de Veza precisou fazer o parto de emergência da jovem que, segundo ela, nem sabia que estava grávida.
Em entrevista ao G1, Ananda diz que fazia muito tempo que não ia à casa de Raiani, de quem é amiga há 10 anos, no bairro Júlio Ferrari. “Eu encontrava a Raiani em alguns lugares, mas naquele dia eu resolvi ir até a casa dela. Chegando lá eu percebi que ela não estava bem, disse que estava com dores e que ia se deitar. Quando eu fui ver como a Raiani estava, vi a cabeça da menina saindo”, conta.
Quando a equipe do Samu chegou e assumiu o procedimento, a cabeleireira-parteira aproveitou para registrar o momento único que viveu. Raiani, que já é mãe de outra menina, foi levada junto com a pequena Ana Lívia para o hospital da cidade. As duas foram hospitalizadas e permanecem internadas.Enquanto tentava entender o que estava acontecendo, a jovem, que estava sozinha com Raiani na casa, começou a fazer o parto da amiga. “Não pensei duas vezes. Lavei as mãos e falei: 'seja o que Deus quiser'. Nunca tinha chegado nem perto de fazer um parto na vida. Foi um susto, mas o parto foi tranquilo e a menina até chorou no meu colo”, lembra Ananda, emocionada.
Gravidez surpresa
Ananda diz que Raiani não aparentava estar grávida, porque sempre usava roupas largas. "Ela não sabia da gravidez. Ela me disse que a menstruação vinha regularmente e que não apresentou nenhum sintoma nesses nove meses."

Ananda lembra que, apesar do susto, a experiência de fazer um parto foi única. “Ainda estou paralisada de emoção. Nunca pensei que pudesse passar por um momento tão maravilhoso quanto esse. Quando a Ana Lívia crescer vou contar para ela que quem fez o parto foi a madrinha dela”, diz a cabeleireira.
Samu ajudou no resto do procedimento  (Foto: Ananda De Veza/Divulgação)
'Coisa de novela'
Em entrevista ao G1 em dezembro de 2013, o médico obstetra Gleden Texeira Prates, da Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, afirmou que, ainda que seja algo raro, é possível a gravidez passar despercebida. Segundo ele, apesar do caráter excepcional, isso pode ocorrer especialmente nos casos de mulheres que possuem microcistose. De acordo com o médico, é comum mulheres com esse problema ficarem meses sem menstruar.

Outra situação que pode fazer com que a mulher não perceba a gravidez é o excesso de peso. “A população [brasileira] está aumentando um pouco de peso. Às vezes, a mulher é um pouco mais gordinha e não percebe. A movimentação do bebê começa da metade da gestação em diante. Em tese, deveria perceber, mas se tiver mais gordinha, a mulher pode achar que são movimentos do intestino. Parece coisa de novela, mas pode acontecer”, disse Prates.
G1

Defesa de Marta Suplicy vai recorrer de condenação por improbidade

Marta Suplicy, durante divulgação do Vale Cultura em São José dos Campos falou sobre polêmica das biografias (Foto: Débora Carvalho/G1)
A defesa da ex-prefeita de São Paulo e atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, informou neste sábado (18) que irá recorrer da condenação da petista por improbidade administrativa, que suspende seus direitos políticos por três anos e impõe multa à ex-prefeita.
O advogado Pedro Estevam Serrano afirmou ao G1 que respeita a decisão, mas que irá recorrer da sentença dentro do prazo legal, que é de até 15 dias após a publicação da decisão. Ele disse que pretende usar a jurisprudência de outra caso parecido em que Marta recebeu decisão favorável da Justiça.
A condenação refere-se a um contrato sem licitação firmado por Marta na época em que ela era prefeita da capital paulista, entre 2001 a 2005. A decisão, publicada no dia 9 de janeiro, é do juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública e foi divulgada nesta sexta-feira (17).
Segundo trecho da nota publicada pela assessoria de imprensa do advogado “a decisão judicial deve ser respeitada e acatada". "Mas, por se manifestar inconformado com o conteúdo da decisão, ingressará com recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo”, afirma Serrano.Segundo o advogado, Marta obteve decisão favorável da Justiça em outro contrato idêntico entre a Prefeitura de São Paulo e a GTPOS durante sua gestão na administração municipal.
Veja a nota na íntegra:

“O advogado Pedro Estevam Serrano, que defende a ex-prefeita Marta Suplicy, declara que a decisão judicial deve ser respeitada e acatada. Mas, por se manifestar inconformado com o conteúdo da decisão, ingressará com recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, alegando dentre outros argumentos que em contrato idêntico entre a Prefeitura de São Paulo, na gestão Marta, e a ONG GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual) o Tribunal de Justiça de São Paulo já deu ganho de causa à ex-prefeita. Na decisão, o TJ-SP considerou o contrato realizado legítimo, o que se traduz em relevante precedente para julgamento do presente caso.”

Condenação
A ex-prefeita foi condenada por improbidade administrativa pela Justiça de São Paulo por atos à frente do Executivo municipal no período de 2001 a 2005.

Além da suspensão dos seus direitos políticos por três anos, Marta Suplicy foi condenada ainda a pagar multa no valor de cinco vezes o que ela recebia de remuneração no período em que foi prefeita.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Marta Suplicy contratou sem licitação, em 2002, a organização não-governamental GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual) para desenvolver ações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos e sexualidade para os moradores das subprefeituras de Cidade Ademar e Cidade Tiradentes, ambas na Zona Leste de São Paulo.
A secretária municipal da Educação na gestão de Marta Suplicy, Maria Aparecida Perez, também teve seus direitos políticos cassados por três anos e ainda terá de pagar multa equivalente a cinco vezes o salário dela na época.
A ONG também foi condenada a pagar multa no valor de 10% do contrato original firmado com a administração, de R$ 372.119,19 na época, o qual deve ser atualizado segundo os índices oficiais acrescido de juros moratórios contados da última citação realizada nos autos do processo. E foi proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.
Em sua decisão, o juiz afirma que os documentos apresentados comprovam que a “contratação ilícita levou ao favorecimento da entidade, que, em sua origem, teve relações estreitas com a chefe do Executivo local”. Marta Suplicy foi sócia-fundadora da ONG.
“Nestes termos, verifica-se que o gestor desviou-se de seu dever de imparcialidade, praticando conduta voluntária e consciente, favorável à entidade com que há pouco mantinha estreita relação funcional, não se resguardando quanto à licitude objetiva do processo de escolha do prestador de serviço, para o que era imprescindível, no mínimo, a consulta de preços dirigida a demais agentes aptos à atividade contratada”, completa a decisão judicial, da qual cabe recurso.
G1

Cachorro salva dono, mas acaba sendo picado por cobra, em Goiânia

Cachorro salva dono, mas é picado por cobra, em Goiânia, Goiás (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)
Um cachorro sem raça definida foi picado por uma cobra ao defender um dos donos, na noite de sexta-feira (17), no Setor Iris Ville II, em Goiânia. Toquinho, como é chamado, foi picado na testa, próximo ao olho, e agora passa por tratamento em uma clínica veterinária na Avenida Paranaíba, no Setor Central. “Ele salvou minha vida”, afirmou emocionado o estudante Daniel Martins, 16.
O rapaz estava no quarto, sentado usando o computador, quando a cobra entrou. “Quando ela foi dar o bote o cachorro entrou na frente e a cobra picou ele”, conta Daniel. Após ser picado, o cão latiu para a cobra duas vezes antes de se esconder sob uma cama, gemendo de dor.
Em seguida, o padrasto do estudante matou a cobra, de cerca de 1,5 metros, com um pedaço de pau. Eles socorreram Toquinho, que foi levado ao veterinário. O cachorro toma soro, está sob medicação e a urina é coletada por sonda.
O drama da família é conseguir manter o animal de estimação internado, já que o custo da diária é de R$ 190. “Ele está estável, mas tem que deixar lá se não ele não sobrevive. Tem que ficar no mínimo até segunda. Esse é o problema. Não temos condições de pagar”, afirma o outro dono do cachorro, Danilo Martins, 16.
G1

Sobe para 21 o número de mortos em atentado em Cabul, no Afeganistão

Forças de Segurança do Afeganistão investigam local onde um ataque suicida deixou mortos nesta sexta-feira (17) em Cabul. (Foto: Rahmat Gul/AP)
Sobe para 21 o número de mortos após um atentado a bomba em um restaurante em Cabul, noAfeganistão. Segundo as autoridades locais, 13 são estrangeiros e oito são afegãos, informa a agência France Presse.

De acordo com a agência EFE, entre os estrangeiros estavam o principal responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, Wabel Abdullah, e três funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). As duas organizações internacionais emitiram comunicados confirmando as mortes após o atentado no centro da capital afegã.

A EFE informa ainda que um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, reivindicou a autoria do ataque em nome do movimento. Em entrevista à agência local AIP, Mujahid elevou para 29 o número de "altos funcionários estrangeiros" que morreram no atentado. Os talibãs costumam exagerar o número de vítimas de seus ataques.

Em comunicado posterior enviado à EFE, o talibã explicou que "o ataque foi uma vingança pelos ataques estrangeiros na província de Parwan, onde há dois dias arrasaram dez casas e mataram mulheres e crianças indefesas".
"São notícias trágicas e no fundo estamos todos desolados. Nossos corações estão com a família e os amigos de Wabel, assim como com os entes queridos das outras vítimas do ataque", disse em comunicado a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.
Wabel Abdallah, de 60 anos e com nacionalidade libanesa, foi nomeado o mais alto  representante do FMI no Afeganistão em 2008, após ter trabalhado para essa organização em diferentes cargos, a maioria deles relacionados com o Oriente Médio.
No atentado também morreram três funcionários da ONU, organização que condenou os ataques contra civis como o ocorrido "por serem inaceitáveis e violarem de maneira flagrante as leis internacionais em matéria humanitária".
"Estes ataques devem acabar imediatamente", disse hoje um porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em comunicado.
"O secretário-geral envia suas mais profundas condolências às famílias e amigos dos que morreram hoje e seu desejo de que os feridos melhorem em breve", completou.
O atentado coincide com o início do último ano das tropas da Otan no Afeganistão, de acordo com o calendário de retirada gradual que será concluído em dezembro, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território afegão.
Segundo o chefe da polícia de Cabul, Mohammed Zahir, três terroristas participaram do ataque, mas apenas um detonou sua carga explosiva, depois que os outros dois foram abatidos pelas forças de segurança.
Testemunhas citadas pela agência local 'AIP' garantiram que após a explosão foi possível ouvir uma breve troca de tiros no local, e acrescentaram que as forças de segurança isolaram a área, sobre a qual sobrevoam helicópteros militares.
G1

Obra de ferrovia no Piauí já consumiu R$ 1 bilhão, parou e vai atrasar 6 anos

Estrutura está abandonada até a retomada dos trabalhos da ferrovia (Foto: Patrícia Andrade/G1)
As obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já consumiram R$ 1,075 bilhão e deveriam ter sido entregues em 2010, estão paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013, quando o contrato entre a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) e a construtora Odebrecht foi rescindido. O valor investido no trecho piauiense corresponde a mais de dois terços do total de R$ 1,456 bilhão previsto após um recente financiamento complementar feito pelo governo federal.
G1 visitou trechos da ferrovia em obras nas cidades de Paulistana e Curral Novo do Piauí e não viu trabalhadores ou máquinas em ação. O nome da empreiteira contratada para o trabalho já não consta mais nas placas.
Ferrovia Transnordestina (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo o Ministério dos Transportes, foram executados apenas 42% dos trabalhos de infraestrutura e 35% das obras de arte especiais – pontes e viadutos – nos 420 quilômetros da linha entre as cidades de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE).
O orçamento total para a construção nos três estados saltou de R$ 4,5 bilhões, em 2007, para R$ 7,5 bilhões, em 2013. O G1 procurou a Transnordestina Logística S.A. por telefone e e-mails entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, mas a empresa não detalha o que já foi feito no trecho com o dinheiro. O Tribunal de Contas da União disse que não encontrou irregularidades até o momento.
A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 emPernambuco.
O atraso na conclusão da ferrovia Transnordestina prejudica a expansão do agronegócio e da mineração no Piauí, que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos. O estado já tem ferrovias que vão até os portos de Pecém (CE) e Itaqui (MA), mas a Transnordestina ligaria as regiões de agronegócios e de mineração ao porto de Suape (PE).
Inicialmente, a ferrovia seria construída pelo governo federal, mas por falta de verba e a entraves burocráticos, o projeto foi entregue para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que criou a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA) para ser concessionária da obra. O governo federal então firmou compromisso de garantir financiamentos de bancos e órgãos públicos. Já os estados envolvidos ficaram responsáveis pelas desapropriações.
A ferrovia Trasnordestina não faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL), criado em agosto de 2012 para destravar gargalos históricos do transporte e aquecer a economia brasileira em meio à crise internacional. A previsão era investir R$ 91 bilhões na construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, mas, até agora, nenhum trecho foi leiloado.
Um dos motivos para o fracasso foi a desconfiança do empresariado em relação aos projetos, principalmente por conta da participação da estatal Valec no negócio. Para reverter o quadro, o governo decidiu terceirizar a produção de projetos para construção de novas ferrovias, que agora serão elaborados pelo setor privado.
Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu uma série de correções no projeto para reduzir custos e só aprovou o novo modelo de concessão no fim de 2013. A empresa  vencedora do leilão vai apenas construir, manter e operar as linhas. Toda a capacidade de transporte de carga por esses trilhos será comprada pela Valec. O plano garante livre acesso aos trilhos, o que deve levar a concorrência e queda de preço no transporte de cargas, mas a estatal assume o risco de prejuízo caso a demanda das empresas transportadoras seja menor que o previsto.
O governo espera fazer o primeiro leilão até março de 2014.
Atraso de 6 anos
Segundo o Ministério dos Transportes, greves depois do descumprimento de acordo coletivo relativo ao pagamento de gratificações aos operários, quebra de acordos e atrasos nas desapropriações são alguns dos fatores que contribuíram para o atraso na Transnordestina. Ao G1o ministério disse que o governo não tem qualquer participação ou intervenção nas relações contratuais entre a concessionária e as construtoras que executam a obra, e garantiu que cobra os resultados estabelecidos nos acordos de financiamento e no contrato de concessão, firmado e fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em nota, a construtora Odebrecht informou que a rescisão com a Transnordestina Logística S.A. foi feita de maneira amigável, mas não disse o que motivou a empreiteira a romper o contrato. A Transnordestina também foi procurada, mas não quis comentar nada sobre o assunto.
O governo federal afirmou que, após a saída da Odebrecht, a Transnordestina Logística está contratando novas empresas para a retomada das obras. A previsão da concessionária era de reiniciar os trabalhos em dezembro de 2013 e entregar a ferrovia concluída em setembro de 2016, com seis anos de atraso em relação ao prazo inicial e cinco anos além do previsto no cronograma do balanço quadrimestral do PAC 2, divulgado dia 17 de outubro de 2013.
Ponte da Ferrovia Transnordestina no trecho das obras em Curral Novo do Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)
O único trecho com possibilidade de ser concluído ainda em 2014, segundo balanço do PAC, fica entre Salgueiro (PE) e Trindade (PE). O pedaço tem 163 km de extensão e está previsto para setembro. Os demais trechos, que somam mais de 90% da extensão total da ferrovia, só vão ficar prontos entre junho e setembro de 2016.Até o último balanço, o governo ainda via a possibilidade de ter a Transnordestina concluída no fim de 2015. Em setembro, no entanto, o acordo dos acionistas foi renegociado e novas cláusulas foram impostas, depois das discussões entre a Companhia Siderúrgica Nacional e o Ministério dos Transportes.
Estruturas estão por quase toda a extensão da obra, que segue paralisada no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Atraso para o agronegócio
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a ferrovia vai dobrar o volume de exportações da soja no estado. O atraso na construção e a ausência de um porto no estado são os maiores problemas para o desenvolvimento do agronegócio no Piauí. Entre 2009 e 2011, foram exportados mais de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE).

Para o secretário de Desenvolvimento, Warton Santos, a conclusão da ferrovia é esperada com ansiedade pelos setores produtivos. "A ferrovia Transnordestina vai cortar mais de 1 mil km da região dos Cerrados Piauienses, que mais cresce na produção de soja, algodão e milho, além de minérios. Para se ter uma ideia, a mineradora Bemisa, que tem projetos implantados na Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pará e Mato Grosso, instalou-se recentemente na região a investiu mais de US$ 5 milhões", afirmou.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Moysés Barjud, disse que a Transnordestina possibilitará a redução de custos, já que o transporte rodoviário aconteceria somente até a cidade de Eliseu Martins. No entanto, a associação ainda não tem um cálculo sobre o tamanho da redução, que dependerá do preço do transporte ferroviário até o porto.
"Os benefícios dessa obra são imensos e evidentes: facilitação da chegada dos insumos agrícolas até as fazendas – o que, indiretamente, gera um incremento tecnológico e produtivo dos empreendimentos agrícolas – e, é claro, no escoamento da produção", afirmou Barjud.
Apesar de toda a expectativa dos produtores e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a ferrovia não é bem vista pelo secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, que chegou a declarar durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES), que aconteceu na última semana de novembro, que a obra é um projeto mal traçado e que não agregará valor nenhum ao estado.
"O Piauí se transformará em um mero exportador de matéria-prima. Não teremos nenhum valor agregado com essa obra. Poderíamos ter 30% do valor que está sendo investido nela, algo em torno de R$ 2,5 bilhões, para construir 700 km de ferrovia partindo do ponto onde foi iniciada a Transnordestina no Piauí até o Porto de Luís Correia. Dessa forma não iríamos apenas fazer o transporte de produtos, mas agregar valor econômico aqui e gerar riquezas. Se eu tivesse sido ouvido na época do seu traçado, nunca teria aprovado essa obra, mas já é um fato consumado e temos que aprender a viver inteligentemente com isso", declarou.
G1

Angela Merkel não deve se preocupar com espionagem, diz Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, chega para falar sobre as mudanças na espionagem americana nesta sexta-feira (17) (Foto: AFP)
O presidente americano, Barack Obama, garantiu que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, não precisa "se preocupar" com a confidencialidade das comunicações dos alemães, enquanto ele for presidente dos Estados Unidos - declarou o próprio em entrevista à televisão alemã neste sábado (18).
"Enquanto eu for presidente dos Estados Unidos, a chanceler alemã não terá de se preocupar" com a vigilância, declarou Obama à emissora pública alemã ZDF, na entrevista que deve ser transmitida neste sábado.
Segundo Obama, os dois países têm uma "relação de amizade e de confiança".
"Não tenho necessidade, e não quero, nutrir essa relação por um mecanismo de vigilância, que se colocaria no meio da comunicação e da confiança que nós temos", frisou.
Na sexta-feira (17), o porta-voz de Merkel comemorou "o fato de que a proteção dos dados e dos direitos das pessoas serão mais respeitados no futuro, sobretudo, dos cidadãos não americanos".A entrevista foi dada depois do anúncio, na véspera, da reforma nos programas da Agência da Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), suspeita de ter espionado comunicações de líderes estrangeiros, incluindo o celular de Merkel.
Neste sábado, as reações foram mais críticas.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Bundestag, Norbert Rittgen, do partido conservador CDU da chanceler, declarou que o anúncio de Obama foi "técnico" e não respondia, "infelizmente, ao verdadeiro problema". Para ele, há uma "divergência transatlântica" sobre o equilíbrio entre liberdade e segurança.
Em entrevista na edição de domingo do jornal "Bild", o ministro alemão da Justiça, o socialdemocrata Heiko Maas, vi nos projetos de Obama "um primeiro passo". Segundo ele, a confiança da Alemanha em seu parceiro americano será restaurada apenas "quando tivermos assinado um acordo que proteja, de maneira juridicamente vinculante, os dados de todos os cidadãos".
G1

Após ameaça de bomba em voo da TAM, aeroporto de Manaus é fechado

Situação já afeta 20 voos em Manaus (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Após suspeita de bomba em um avião da TAM na manhã deste sábado (18), o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, fechou para pousos e decolagens. Não há previsão de retorno das atividades no local. Até o momento (14h), 20 voos já foram afetados. Acompanhe em tempo real a situação do aeroporto no G1.
De acordo com a Infraero, o funcionamento do aeroporto foi paralisado às 11h17 e deverá ser normalizado somente após liberação da Polícia Federal (PF), que faz varredura na aeronave em alerta. Os voos com destino a Manaus foram deslocados para SantarémBoa Vista e Brasília.
Ameaça de bomba
Passageiros disseram que saíram pelas portas de emergência da aeronave (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo a Polícia Federal no Amazonas (PF), um aviso foi encontrado em um banheiro do Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek informando que uma bomba tinha sido colocada na aeronave. A PF em Brasília acionou o órgão em Manaus, que deslocou uma equipe do grupamento antibombas para fazer varredura no avião.

A aeronave desembarcou em Manaus às 10h40 e foi evacuada para ser realizada uma varredura no avião. Passageiros relataram que precisaram deixar a aeronave pelas saídas de emergência. Os esquadrões antibomba da PF e da Polícia Militar (PM) foram acionados.

De acordo com o site da TAM, o voo 3540 é realizado por uma aeronave modelo Airbus A320. A TAM informou ao G1 que a aeronave transportava 162 passageiros. Em nota, a empresa disse ainda que "lamenta os transtornos causados aos clientes, reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas ações visam a garantir uma operação segura".
G1

Veja tataravó de 100 anos que pediu gogo boy

Doris Deahardie contratou gogo boy para comemorar aniversário de 100 anos em pub na Inglaterra (Foto: Reprodução/YouTube/NewsyWorld)
Tataravó centenária contrata gogo boy
Doris Deahardie, uma tataravó de Saundby, na Inglaterra, surpreendeu a todos ao contratar um gogo boy para sua festa de 100 anos de idade. A senhora fez tudo por conta própria, escolheu o dançarino em um site especializado e ainda pediu pelo “pacote completo”, aproveitando a coreografia ousada do dançarino em um pub local (leia a matéria).
G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...