quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Suspeito de aplicar golpes em cidades da Paraíba é preso, diz PM

Um homem de 23 anos foi preso no município de Pedro Régis, a cerca de 72 km de João Pessoa, suspeito de praticar furtos e estelionatos em pelo menos 13 cidades da Paraíba. De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar de Mamanguape, o jovem se passava por funcionário de uma empresa de telefonia móvel para levantar dados pessoais e financeiros e depois aplicar o golpe. A prisão aconteceu na terça-feira (28).
O suspeito tinha um mandado de prisão expedido pela comarca de Lagoa Seca, cidade do Agreste paraibano, e responde também a oito processos no Tribunal de Justiça da Paraíba referente a crimes de estelionato, ainda de acordo com o capitão Alberto Filho. Além da Paraíba, a polícia suspeita que ele também tenha aplicado golpes em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.Ainda segundo o capitão, o jovem foi identificado por meio de uma denúncia anônima após a Polícia Militar divulgar uma foto do suspeito nas regiões das cidades onde ele teria aplicado golpes. “O rapaz se passava por operador de uma empresa de telefonia, sondava a área, alugava veículos em nome da empresa e depois fugia com o veículo alugado, caracterizando o furto”, explicou o policial.
Até a manhã desta quarta-feira (29), o jovem permanecia detido na carceragem da Delegacia de Mamanguape, cidade do Litoral Norte da Paraíba. Além de estelionato, o jovem pode responder pelo crime de furto. “A Polícia Civil indicará por quais crimes ele vai responder. Estamos recebendo novas denúncias de pessoas que foram enganadas”, concluiu o comandante da Polícia Militar de Mamanguape.
G1pb

Exposição internacional de caricatura acontece em Campina Grande

Bienal de Caricatura em Campina Grande (Foto: Reprodução/Bienal)
Desta quarta-feira (29) até 14 de fevereiro, Campina Grande sediará a 1ª Bienal Internacional da Caricatura, no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O evento acontece em vários estados do Brasil e expõe cerca de 30 mostras de artistas renomados.
Haverá também a mostra paralela do cartunista campinense Fred Ozanan, com o tema "Brasil e os outros 500 através da caricatura", uma incursão na história do país refletindo sobre variados temas.
No campus Campina Grande do IFPB, a exposição acontece na Área de Vivência e será aberta gratuitamente tanto à comunidade interna quanto à visitação por outras entidades e instituições.
Como parte da programação de exposição, o IFPB promoverá um concurso de caricatura destinado aos alunos de todos os cursos, premiando os três melhores trabalhos segundo avaliação de uma comissão própria. Os interessados em concorrer à premiação devem obedecer às normas do regulamento, que será divulgado na quinta-feira (30).
G1pb

Polícia recaptura segundo preso que fugiu de hospital em Campina Grande

Câmeras de segurança flagram momento em que os presos fugiram do hospital (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
A Polícia Militar recapturou na madrugada desta quarta-feira (29) o segundo dos três presos que fugiram do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, na segunda-feira (27). Segundo as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a prisão aconteceu após uma denúncia. Nesta terça-feira (28), o primeiro detento foi recapturado no bairro da Prata.
Segundo a polícia, na segunda-feira, os três homens conseguiram fugir enquanto os policiais que estavam na segurança cochilaram. Eles usaram o suporte para soro como gancho para pegar as chaves que abriram a cela. Um deles tinha passado por uma cirurgia na perna, que estava com pinos, mas conseguiu pular uma janela para fugir.
De acordo com a PM, um sargento da polícia recebeu uma ligação anônima informando a localização do detento preso nesta quarta. O policial reuniu uma equipe e foi até uma residência no bairro das Malvinas. Ao chegar lá, encontrou o detento sozinho. Ele foi levado novamente para o Hospital de Trauma, onde passou por um cirurgia na perna, que já estava machucada antes da fuga.
Em entrevista à TV Paraíba, o detento Daniel Batista de Lima confirmou a versão que já tinha sido divulgada pela polícia. “Os presos aproveitaram que os policiais estavam dormindo e usaram o suporte do soro para pegar as chaves, abriram as portas e saímos”, disse Daniel. Na fuga, um dos detentos teria roubado a arma de um dos policiais e os três saíram andando.Na terça-feira, o primeiro detento recapturado foi localizado quando estava em uma praça, no bairro do São José. De acordo com com o Comando de Policiamento Regional 1 (CPR1), ele foi reconhecido após a divulgação dos vídeos que mostram a fuga dos presos e a polícia conseguiu fazer a prisão.
Policiais presos
Os policiais militares que vigiavam os presos foram detidos e devem responder a processo penal nas justiças comum e militar. De acordo com o delegado Iasley Almeida, da Polícia Civil, um dos policiais teria explicado que dormiu pois estava com dor de cabeça e havia tomado um remédio. “Colhemos depoimentos e iremos verificar qual o tipo de facilitação que foi desempenhada por estes policiais”, disse Iasley.

A polícia continua à procura dos terceiro detento e pede que a população colabore denunciando caso identifique a localização do fugitivo através do 190.
G1pb

Criança ferida após incêndio em trio elétrico na PB é removida para PE

Fogo se alastrou rapidamente pela quantidade de material inflamável no veículo, de acordo com Corpo de Bombeiros (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
Foi transferido nesta terça-feira (28) para a Maternidade Municipal de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, o menino de 10 anos que ficou ferido durante um incêndio em um trio elétrico no último dia 24, no Sertão da Paraíba. De acordo com a assessoria do Hospital Regional deCajazeiras (HRC), onde a criança estava internada, a transferência do paciente foi solicitada na tarde do sábado (25). Conforme boletim médico divulgado pelo hospital, o estado de saúde do menino é regular.
Segundo o boletim do hospital, o menino não corre risco de morte, estando apenas com queimaduras decorrentes do choque elétrico, localizadas nos ombros, pernas e mão esquerda. Conforme a assessoria de comunicação do hospital de Cajazeiras, foram concluídos os últimos procedimentos e o garoto foi transferido às 17h (horário local) para a maternidade pernambucana.O incêndio que deixou cinco feridos, incluindo a criança, e um morto aconteceu quando o trio elétrico ficou preso na fiação de um poste no trevo entre as cidades de Santa Helena e Triunfo. Um jovem de 18 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto tentava afastar os fios do veículo.
Além do menino, ficaram feridos os pais dele e dois funcionários do trio, mas os outros quatro receberam alta. O pai da criança é o proprietário do veículo.
Material inflamável fez fogo se espalhar rapidamente
Segundo o soldado José Wilson da Silva Gomes, do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, o fogo se alastrou ao entrar em contato com um material publicitário que era transportado no veículo. "Tinha bastante material inflamável na boleia, como plásticos, material de propaganda, além das caixas de som, que são de madeira. Isso fez com que o fogo se alastrasse rapidamente. O veículo foi completamente destruído", comentou.

G1

Polícia quer prisão de 3 suspeitos no caso Maddie em Portugal, diz tabloide

A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 durante as férias em Portugal, esteja viva e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.   "Acreditamos sinceram (Foto: AP)
Membros da polícia britânica, corporação que investiga o desaparecimento da pequena Madeleine McCann, estão no Algarve português para se reunir com seus colegas locais e pedir a detenção de três possíveis suspeitos - informou a imprensa britânica.

Quatro detetives da Scotland Yard chegaram nesta terça ao país ibérico para conversar com a polícia portuguesa sobre o caso da menina de três anos, desaparecida em 2007 em um chalé na Praia da Luz, zona turística do Algarve, Praia da Luz, no sul de Portugal, revelou o "Daily Mirror".
As autoridades portuguesas encerraram o caso em 2008, mas a Scotland Yard acabou por retomá-lo há dois anos, a pedido do governo britânico, e abriu sua própria investigação em julho de 2013.A Polícia metropolitana não confirmou a informação.
De acordo com as fontes da imprensa britânica, os três suspeitos fazem parte de um grupo de ladrões.
G1

Frio e neve surpreendem sudeste dos EUA; Flórida será afetada

Uma incomum tempestade de inverno, com chuva gelada e nevadas, aproxima-se do sudeste dosEstados Unidos, incluindo áreas do Golfo de México e centro da Flórida, uma região pouco habituada a esses fenômenos, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia nesta terça-feira (28).
Morador de rua se enrola em cobertor para enfrentar o frio em Chicago nesta terça-feira (28). (Foto: Kiichiro Sato/AP)Do sul do Texas no sentido leste, Louisiana, Mississippi, Alabama, Geórgia, Flórida e as Carolinas do Norte e do Sul poderão experimentar nevadas, gelo nas autoestradas e temperaturas abaixo de zero."A frente fria que saiu da costa leste, agora está avançando para o centro da Flórida e a região do Golfo", advertiu o serviço meteorológico nesta terça.
Na Flórida, a tormenta já provocou o cancelamento de mais de 80 voos nos aeroportos internacionais de Miami e de Fort Lauderdale-Hollywood. Ao todo, no país, mais de três mil voos tiveram de ser cancelados devido ao rigor do inverno, informaram as autoridades.
"Nesta quarta, grande parte dessa mistura de condições de inverno se concentrará nas Carolinas, Geórgia e em Panhandle, norte da Flórida", disseram os especialistas.
Segundo os meteorologistas, "as temperaturas ficarão entre 10 a 20 graus abaixo do normal em todo o leste dos Estados Unidos".O centro e o sul da Flórida sofrerá com a chuva e a queda de temperatura na noite de quarta para quinta-feira.
Nas Carolinas, onde as autoridades emitiram alerta para as nevascas dessa frente - com expectativa de pelo menos 20 centímetros de neve -, vários distritos escolares enviaram seus alunos para casa, antes de concluir o turno.
Em Mississippi e Louisiana, particularmente na cidade turística de Nova Orleans, algumas escolas e escritórios do governo fecharam antes da iminente chegada da onda de frio com neve.
G1

Obama diz que pode agir sem aval do Congresso em discurso anual

O presidente americano, Barack Obama, pediu que o Congresso dos Estados Unidos ignore divisões e faça algo para melhorar as condições da classe média do país – ameaçando agir sozinho caso isso não aconteça –, durante seu discurso anual sobre o Estado da União, na madrugada desta quarta-feira (29), pelo horário de Brasília.
Nesse tradicional evento, previsto na Constituição dos EUA e apresentado em uma sessão conjunta das duas Casas do Congresso, o presidente deve informar o Legislativo sobre o "estado da União" e falar sobre medidas que julga necessárias ou recomendáveis. Na mensagem, normalmente são abordadas questões domésticas e/ou de política externa que preocupam o país. Além disso, o presidente precisa apresentar uma agenda legislativa e sua visão sobre o futuro da nação.
O chefe de Estado americano disse que 2014 pode ser um ano decisivo para o país, pois, "depois de cinco anos de coragem e esforço obstinado, os Estados Unidos estão mais bem posicionados para o século 21 que qualquer outra nação do planeta".Falando diante de legisladores, juízes da Suprema Corte e convidados vips, Obama declarou sua "independência" do Congresso através da emissão de uma série de ordens executivas – um movimento que deve inflamar as já tensas relações entre o presidente democrata e os parlamentares republicanos. (Veja a análise do discurso no vídeo abaixo).
"A questão para todos nesta Casa, que passam por todas as decisões que tomamos neste ano, é se vamos ajudar ou esconder o progresso. [...] Quando nossas diferenças fecham o governo ou ameaçam a fé plena e a confiança nos Estados Unidos, aí nós não estamos fazendo o melhor pelos americanos. Devemos criar novos empregos, não novas crises", disse Obama.
Ainda segundo o presidente, os EUA não ficam parados, e ele tampouco. "Assim, não importa onde e quando, poderei dar passos sem legislação para expandir as oportunidades para mais famílias americanas, e é o que eu vou fazer", destacou.
Obama também denunciou o crescimento das desigualdades nos últimos 30 anos no país e reafirmou que a missão do governo é "reverter essas correntes". Para isso, o democrata ofereceu uma série de propostas "concretas e práticas" para acelerar o crescimento, fortalecer a classe média e construir novas escadas de ascensão social.
O presidente ainda pediu ao Congresso que aumente o salário mínimo federal, desafiando os legisladores a ajudar a reverter a profunda disparidade de renda nos EUA. "Deem um aumento à América", solicitou Obama, que deseja a criação de um projeto de lei que eleve a base salarial em cerca de 40%.
Além disso, o presidente americano disse que continuará trabalhando pela redução da violência, apesar da falta de apoio do Congresso para medidas de controle de armas que ele não conseguiu aprovar no ano passado.
"Vi a coragem de parentes, estudantes, pastores e policiais por todo o país, que dizem 'não temos medo', e eu pretendo continuar tentando, com ou sem o Congresso, ajudar a acabar com o fato de mais tragédias atingirem americanos inocentes em nossos cinemas, shoppings ou escolas."
Congresso dos EUA fica cheio para ouvir o pronunciamento de Barack Obama. (Foto: Jewel Samad/AFP)
Energia
Em seu discurso no Congresso, Obama também defendeu a mudança para um tipo de energia mais "limpa".

"Estamos nos tornando líderes mundiais em [energia] solar, também...Vamos continuar esse progresso com uma política fiscal mais inteligente, que pare de dar US$ 4 bilhões por ano a indústrias de combustíveis fósseis que não precisam, para que possamos investir mais em combustíveis do futuro que precisam", afirmou o presidente.
             
"A mudança climática é um fato. E, quando os filhos dos nossos filhos nos olharem nos olhos e perguntarem se fizemos tudo o que podíamos para deixar um mundo mais seguro, um mundo mais estável, com novas fontes de energia, eu quero que sejamos capazes de dizer que sim, nós fizemos."

Mulheres
Obama declarou, ainda, que é uma "vergonha" que em 2014 as mulheres continuem ganhando US$ 0,77 por dólar recebido pelos homens, e insistiu que elas merecem ganhar "o mesmo" por realizarem trabalhos iguais.

Além disso, o presidente falou que as mulheres "merecem a possibilidade de ter um filho sem sacrificar seu emprego", e que uma mãe merece ter um dia livre para dar atenção a um filho doente ou a um pai doente sem que tenha problemas por isso.
"É hora de acabar com as políticas trabalhistas que parecem com as de um episódio de 'Mad Men''', afirmou Obama. "Tenho a firme convicção de que, quando as mulheres têm sucesso, os Estados Unidos têm sucesso", completou o presidente.
Espionagem
Obama reafirmou a promessa de reformar os programas de espionagem eletrônica da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês), mas sem mencionar Edward Snowden, o ex-técnico da agência que revelou essas práticas em 2013, gerando uma grande crise diplomática internacional. Atualmente, ele está asilado na Rússia.

"Trabalharei com o Congresso para reformar os programas de vigilância, porque o trabalho vital realizado pelos nossos serviços de inteligência depende da confiança pública, aqui e no exterior, sem violar a privacidade dos cidadãos comuns", disse Obama.
Política externa
O presidente reiterou, em seu discurso, que vai vetar quaisquer novas sanções enviadas pelo Congresso e que possam prejudicar os esforços diplomáticos com o Irã na questão nuclear. "Pelo bem da nossa segurança nacional, precisamos dar à diplomacia uma chance de sucesso."

O governo americano colocou a rede terrorista Al-Qaeda "no caminho da derrota", mas "sua ameaça evoluiu" e "grupos correlatos plantam raízes em novos lugares do mundo", alertou o presidente. "No Iêmen, na Somália, no Iraque e em Mali, temos que continuar trabalhando com aliados para enfraquecer essas redes e torná-las inoperantes", declarou Obama.
Síria e Oriente Médio
O chefe de Estado americano afirmou também que seu país continuará trabalhando para que a Síria alcance "um futuro livre da ditadura, do terror e do medo" e para que o conflito no Oriente Médio termine com um Estado palestino independente e um "Estado judeu" em Israel que não duvide de sua aliança com Washington.

O democrata deixou claro que os Estados Unidos apoiam as facções da oposição síria que "rejeita a agenda das redes terroristas" no país em guerra civil.
Ucrânia
O presidente abordou ainda a situação na Ucrânia e apoiou os protestos pró-democracia que abalam o país. Obama defendeu que os manifestantes têm o direito de serem ouvidos sobre seu futuro. "Na Ucrânia, defendemos o princípio de que a gente tenha o direito de se expressar livre e pacificamente, e que tenha a palavra para o futuro de seu país."

O democrata disse também que a prisão americana de Guantánamo, em Cuba, deve ser fechada neste ano. Ele não mencionou, porém, os planos para as tropas no Afeganistão.
G1

Mais um ônibus é incendiado no extremo da Zona Leste de SP

Um ônibus ficou parcialmente danificado após ter sido incendiado na noite desta terça-feira (28) na Zona Leste de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar. Com mais este, chega a 29 o número de coletivos municipais atacados desde o dia 1º de janeiro, segundo levantamento da São Paulo Transportes (SPTrans). Desta forma, passa de um a média de ônibus que foi alvo de algum tipo de vandalismo por dia.
Outros 28 ônibus intermunicipais também foram incendiados ou depredados na região metropolitana de São Paulo desde o dia 1º até esta terça-feira, segundo levantamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
O ataque ocorreu às 23h15 desta terça-feira, na altura do número 200 da Rua Desembargador Arlindo Pereira Lima, em Cidade Kemel, no Itaim Paulista. Não houve vítimas e ninguém foi preso, segundo a PM. O motivo do ato de vandalismo não foi informado.
Medo
Por causa do medo do vandalismo, linhas deixaram de circular à noite em alguns bairros. O número já superou todo 1º semestre do ano passado, quando foram registrados 21 ônibus queimados na capital paulista.

A SPTrans informou, por meio de nota, que solicitou formalmente reforço policial preventivo nos bairros com dificuldades de operação, entre eles alguns na Zona Sul da capital, onde três ônibus foram atacados nesta terça-feira. "A SPTrans entende que a polícia precisa tomar providências para que a situação volte à normalidade e está recorrendo a todas as medidas que estão ao seu alcance para assegurar o transporte dos passageiros", diz o comunicado.

A Secretaria da Segurança Pública, por meio de nota, informou que todos os casos de ônibus queimados estão sendo investigados pela Polícia Civil, com "o firme objetivo de prender os responsáveis".
Além disso, a SSP afirmou que a Polícia Militar mantém o policiamento preventivo e ostensivo para combater o problema. "Prova disso foi a detenção realizada nesta terça-feira (28/01) de oito pessoas por apedrejarem dois ônibus e atear fogo em um terceiro na região do M’Boi Mirim, na zona sul da Capital paulista. Dos detidos, seis são menores de 18 anos. Os detidos serão indiciados por associação criminosa, dano qualificado, resistência e, no caso dos detidos por atear fogo ao ônibus, por incêndio", completou o comunicado.
Linhas que deixaram de circular à noite
714C/10 Cohab Educandário - Largo da Pólvora
748R/10 Jardim João 23 - Metrô Barra Funda
7545/10 Jd. João 23 - Praça Ramos de Azevedo
771P/10 Jd. João 23 - Hosp. das Clínicas
778J/10 Jd. Arpoador - Metrô Barra Funda
7903/10 Jd. João 23/Educ - Praça Ramos de Azevedo
8023/10 CDHU Munck - Butantã
8077/10 Jd. João 23 - Metrô Butantã
809D/10 Cohab Educandário - Terminal Pinheiros
8610/10 Jd. Paulo VI - Terminal Bandeira
* Fonte: São Paulo Transporte (SPTrans)
 Dificuldades na operação
A SPTrans esclareceu que há dificuldades na operação do sistema de transporte coletivo nas áreas do Jardim João 23, na Zona Oeste, e do Jardim Ângela, na Zona Sul. Desde sábado (25), 10 linhas de ônibus operadas pela Transppass que servem os jardins João 23 e Educandário não estão circulando à noite no interior dos bairros, de acordo com a SPTrans. Os coletivos estão retornando seis pontos antes da parada final. As linhas  transportam, diariamente, pelo menos 80 mil pessoas.

De acordo com a SPTrans, os motoristas desembarcam os passageiros na Raposo Tavares, entre os quilômetros 15 e 18 da rodovia. O motivo alegado para não completar seus itinerários é falta de segurança. Naquela região, um ônibus foi incendiado desde sábado e motoristas e cobradores reportam ameaças.
Nesta terça, quatro linhas operadas pela concessionária VIP e oito linhas da permissionária Cooper Pam tiveram suas frotas recolhidas às garagens por determinação das empresas na região do Jardim Ângela, informou a SPTrans. As 12 linhas transportam, diariamente, 120 mil pessoas.
A SPTrans afirma que “solicitou formalmente apoio às autoridades policiais e reforço policial preventivo nos bairros com dificuldades de operação e em toda a cidade com o objetivo de garantir a segurança e o direito ao transporte público do cidadão paulistano”.
Ônibus atacados
Nesta terça-feira, dois adultos foram presos em flagrante e seis adolescentes, apreendidos suspeitos de participarem de ataques a ônibus na Zona Sul de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os suspeitos foram encaminhados ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, e podem responder por incêndio, associação criminosa e dano ao patrimônio. Os menores deverão ser encaminhados à Fundação Casa.

Em um dos casos, um grupo de cerca de 15 pessoas foi flagrado apedrejando um coletivo. O segundo alvo estava a cerca de 1,5 km de distância, em um cruzamento da Estrada do M'Boi Mirim. O grupo incendiava o ônibus quando os policiais chegaram. O terceiro alvo estava na Rua Citeron, na mesma região, e também foi apedrejado por cerca de 15 pessoas. Ninguém ficou ferido nas três ocorrências. Segundo a Polícia Civil, os detidos disseram que protestavam pela morte de um amigo.
Outros casosO ônibus incendiado na Estrada do M’Boi Mirim fazia a linha Embu Guaçu (Vila Louro)/São Paulo (Santo Amaro), de acordo com a EMTU. Por causa das manifestações na região, a operação de nove linhas intermunicipais que atendem a área foram paralisadas por volta das 17h.
Apenas no fim de semana, quatro ônibus foram destruídos durante protestos em São Paulo. Três deles na Zona Sul e um na região Leste. No domingo, um ônibus da empresa Cooper Pam estava na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, na região de Parelheiros, quando os criminosos ordenaram ao motorista que parasse. Eles obrigaram os passageiros a descer e puseram fogo. Por volta de 19h de domingo, um ônibus foi queimado no bairro Colônia Nova, no Jardim Ângela. Um pouco mais tarde, por volta de 20h, um ônibus foi incendiado na Avenida Nossa Senhora das Mercês. No sábado (25), um ônibus foi queimado na Avenida Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste.
G1

Bebê 'craque' no skate com apenas 2 anos vira sensação na web

Kahlei Stone-Kelly mostrou muita habilidade em cima do skate, apesar dos usuários criticarem o fato de que ele andava sem equipamentos de proteção (Foto: Reprodução/YouTube/roseveld balimako)
Um bebê de apenas 2 anos de idade se tornou sensação na web ao mostrar suas impressionantes habilidades com um skate em Vitória, na Austrália, com direito a saltos e manobras em cenários urbanos (assista ao vídeo).

Chamado Kahlei Stone-Kelly, a criança, que seria de uma família de skatistas, mostrou ainda de fraldas que possui bastante equilíbrio, às vezes contando com a ajuda do pai para se manter em cima da prancha durante alguns saltos.
Mesmo com a performance impecável, alguns usuários criticaram o fato de Kahlei não usar equipamentos de segurança ao andar, mesmo com sua família dizendo que começou seu treinamento quando tinha apenas seis meses de idade, de acordo com o jornal “Daily Mail”.
G1

Ministérios iniciam 'caravana da segurança' nas cidades-sede da Copa

Obra da Arena das Dunas está 100% concluída (Foto: Canindé Soares)
Os ministérios da Justiça e da Defesa dão início nesta quarta-feira (29) às chamadas "caravanas da segurança" para a Copa do Mundo. Ao longo das próximas duas semanas, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, e o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, vão se reunir com os secretários de Segurança dos 12 estados que abrigam as cidades-sede do Mundial de futebol, programado para o período de 12 de junho a 13 de julho.

A primeira agenda está marcada para as 14h desta quarta-feira, em Natal, na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Durante as visitas, serão reforçados procedimentos de segurança e também vai ser verificado o andamento da capacitação dos policiais e do cumprimento das práticas de conduta determinadas para o evento esportivo.

Esses encontros ocorrerão em cada cidade para orientar a segurança integrada entre as forças federais e as polícias Civil, Militar e Rodoviária, além de bombeiros e agentes de trânsito.
Ainda de acordo com o secretário, essa agenda já estava prevista antes das manifestações do fim de semana. "Nossa preocupação é que não ocorram atos de violência, de vandalismo, que possam inclusive macular essas manifestações legítimas", diz Rodrigues."É  pra gente ratificar todo esse planejamento, toda essa estrutura que está desenhada. Reiterar o amplo apoio que o governo federal vem prestando para a segurança dos jogos, e também detalhar todo o procedimento, os investimentos que fizemos, em média R$ 80 milhões em cada unidade da federação", diz o delegado Andrei Rodrigues, que é delegado da Polícia Federal.
Na quinta-feira (30), os secretário e o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas estarão em Fortaleza, onde se reunirão às 14h com a equipe da secretaria de Segurança do Ceará.
No encontro, o governo brasileiro vai reforçar informações sobre efetivo, atribuições de cada força policial e como será o esquema de acompanhamento das delegações. Pelo menos 100 mil policiais de forças federais e estaduais vão participar da segurança da Copa do Mundo.
Reunião ampliada
No dia 13 de fevereiro, o Brasil fará a primeira reunião com todas as autoridades de segurança dos 32 países que vão participar da Copa. Os representantes das embaixadas irão se reunir na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na sala onde funcionará o Centro de Cooperação Internacional Policial, que opera durante grandes eventos.
G1

PESQUISA DA FOLHA DE SÃO PAULO APONTA: O BRASILEIRO É A FAVOR DOS PROTESTOS CONTRA A COPA


Apesar da tentativa incansável da mídia convencional de reduzir a discussão da Copa à "violência versus não violência" , o povo mostrou que a indignação vai mais forte do que a controvérsia.

A Pesquisa perguntou com duas opções de resposta:

"Você é a favor dos protestos contra o mundial no Brasil?"

1. SIM. O dinheiro público gasto na construção de estádios para a Copa deveria ter sido usado em outras prioridades do país, como saúde e educação. Mesmo que não cancelem o evento, os protestos são necessários para demonstrar a insatisfação dos brasileiros. 

2. NÃO. Os protestos contra a Copa deveriam ter ocorrido quando o país se candidatou a sediar o evento, em 2006. Cancelar ou prejudicar a realização do mundial, agora, só tornaria maiores os prejuízos e impediria o país de desfrutar de seus eventuais benefícios. 


Confira a página do movimento "Se não tiver direitos, não vai ter copa"


Fonte: http://polls.folha.com.br/

Caminhões trafegam em horário proibido na Linha Amarela, no Rio

Passarela foi derrubada e bloqueou o trânsito nos dois sentidos, atingindo veículos que passavam pela Linha Amarela (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Imagens flagradas pelo Globocop mostram caminhões de grande porte trafegando em horário proibido pela Linha Amarela, na altura de Del Castilho, na Zona Norte do Rio, por volta das 7h desta quarta-feira (29), segundo reportagem do Bom Dia Rio.
Veículos dessas proporções não podem trafegar na via das 6h às 10h. Na terça-feira (28), uma carreta derrubou uma passarela na Linha Amarela, deixando quatro pessoas mortas e cinco feridas, por volta das 9h. O veículo estava com a caçamba levantada.
Depois do flagrante, PMs começaram a abordar caminhões na Linha Amarela, sobretudo no sentido Zona Oeste. O Bom Dia Brasil mostrou, entretanto, que na pista no outro sentido havia um veículo se dirigindo para o pedágio.
Segundo a concessionária Lamsa, que administra a Linha Amarela, a carreta trafegou somente por dois minutos pela via. A empresa acrescentou ainda que a fiscalização é de responsabilidade da Polícia Militar.À polícia, o motorista da carreta, Luis Fernando da Costa, de 33 anos, disse que não viu a caçamba levantada. A declaração dele, que está internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, Zona Oeste, foi dada em depoimento informal e confirmada pelo delegado Fábio Asty, da 44ª DP (Inhaúma). Se confirmada a culpa do condutor, ele responderá por quatro lesões corporais culposas – o quinto ferido é ele mesmo – e por quatro homicídios culposos, quando não há intenção de matar.
O acidente fechou ambos os sentidos da Linha Amarela. A reabertura no sentido Barra foi às 16h40 de terça-feira (28). Já o sentido Cidade Universitária reabriu às 18h30. O tráfego ficou lento e com retenção nas vias do entorno.
Mortos e feridos
A corporação identificou os mortos no acidente como Adriano Fontes de Oliveira, 26 anos, Célia Maria, 64, Renato Soares, 62 anos, e Alexandre Almeida, que ainda não teve a idade divulgada. Célia e Adriano estavam atravessando a passarela que liga duas comunidades às margens da via expressa, no momento do impacto.

Os feridos são Glaucia Andrade, 56 anos, Jairo Z., 44 anos, Luiz Carlos Guimarães, 60 anos, e Liliane de Souza Rangel, 33 anos, além do motorista da carreta. Eles estão intermados em hospitais da cidade.
G1

Lei Anticorrupção entra em vigor nesta quarta à espera de regras

Entra em vigor nesta quarta-feira (29) a chamada Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), que responsabiliza e passa a permitir a punição de empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado.

Ainda precisam ser definidas as regras para que as companhias possam criar uma área interna que previna esse tipo de ato.

Até então, as empresas podiam alegar, caso fossem flagradas em alguma prática ilícita, que a infração havia sido motivada por uma atitude isolada de um funcionário ou servidor público. Acabavam sendo punidos com maior frequência apenas os agentes públicos flagrados, e era muito difícil comprovar a culpa da companhia ou do empregado.
A partir de agora, porém, as empresas envolvidas em fraudes serão alvos de processos civis e administrativos e podem pagar multa de 0,1% a 20% do faturamento anual bruto (quando não for possível calcular essa receita, o valor pode ser estipulado por um juiz e variar entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões). Em alguns casos, a Justiça pode até determinar o fechamento da companhia (veja as penas previstas no quadro ao lado).

De acordo com o advogado Giovanni Falcetta, do escritório do Aidar SBZ, a principal diferença é que a nova lei permite que as empresas sejam punidas sem a necessidade de comprovar culpa ou dolo (por meio da chamada "responsabilidade objetiva").

Setor de prevenção"Acredito que a gente vai passar por uma mudança cultural no jeito de fazer negócios no Brasil. Antes, a gente lidava com empresas estrangeiras que estavam sujeitas a normas internacionais que não existiam aqui. (...) E [também lidava com] empresas aqui no Brasil que fazia o que bem queriam", explica.
Pela nova lei, as companhias terão que se preocupar com a criação de um setor de "ética empresarial" para prevenir internamente atos de corrupção – chamado pelo mercado de "compliance" (conformidade, em inglês).
Para isso, a Lei Anticorrupção prevê a elaboração, pelo Executivo, de uma regulamentação com detalhes de como precisa ser esse programa de "compliance" adotado pelas empresas. De acordo com especialistas, ele não deve diferir muito de guias internacionais, como o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"A regulamentação será importante porque traz a necessidade de as empresas terem códigos de conduta, políticas, programas de conformidade efetivos, porque isso será julgado com relação à sua efetividade", diz Rogéria Gieremek, gerente da área de compliance da Serasa Experian. "Todo empresário vai pensar duas vezes. Se todo mundo parar de oferecer e dar propina, não restará outra alternativa senão fazer a função que se tem que fazer", avalia.
"As empresas devem desenvolver a tríade 'prevenir, detectar e remediar'", completa o advogado Falcetta.
Rogéria também explica que, entre as ações importantes a serem mantidas pelas companhias, estão o treinamento dos funcionários, a existência e a divulgação de um código de ética, e politicas para recebimentos de presentes, entre outras.

O que será regulamentado
Por enquanto, o texto da lei fala apenas que será levada em consideração para a aplicação das sanções, entre outros itens, "a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica".

A Controladoria Geral da União (CGU) disse que elaborou uma proposta de regulamentação que está sendo finalizada com a colaboração de outros órgãos do governo, sob coordenação da Casa Civil. A CGU informou, no entanto, que não há uma data definida para assinatura e publicação do projeto.
Entre os pontos que precisam ser regulamentados, segundo a CGU, está como será o processo administrativo previsto na lei e os critérios para atenuar ou agravar a punição às empresas infratoras (onde entra o sistema de "compliance").
"No fundo, a lei não fala em obrigação, mas diz que se, por acaso, você for pego ou tiver algum problema, tendo um programa de 'compliance', meios e modos de evitar a fraude, você atenua a pena", afirma o advogado Falcetta.
A Lei Anticorrupção prevê, ainda, um programa de cooperação para as companhias que colaborem com uma eventual investigação. "Você adianta o que aconteceu e busca fazer um acordo de leniência [suavização], o que reduz muito as penas", explica Falcetta. Ao colaborar com as investigações, por exemplo, a empresa pode ter a multa reduzida em até dois terços.
O texto prevê também a criação de um Cadastro Nacional de Empresas Punidas (Cnep), com a publicação dos nomes delas e as sanções aplicadas com base na lei.
Entidades empresariais questionam
Entidades empresariais ouvidas pelo G1 avaliam a nova legislação como positiva para o país. Algumas, porém, se preocupam com o fato de a companhia poder ser punida sem a necessidade da comprovação de culpa.

Em nota técnica, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) avalia a possibilidade de a responsabilização da pessoa jurídica ser revista pelo Legislativo. "Caso fique provado que a empresa adotou todos os mecanismos de proteção e combate à corrupção e que, mesmo assim, ocorreu um fato alheio ao seu conhecimento (cometido isoladamente por determinado funcionário), ela não deverá ser responsabilizada, principalmente se colaborar com as investigações", diz o texto.
O parecer da FecomercioSP sustenta que, em alguns casos, a companhia pode não conseguir controlar a ação isolada de um funcionário específico que realizou o ato ilícito. "Trata-se de um incidente que fugiu dos mecanismos de controle, ficando alheio ao conhecimento dos dirigentes, acionistas e cotistas da empresa (e até mesmo dos demais funcionários)", cita a nota. "Nesses casos, após processo investigativo, a pessoa física que provocou o ato ilícito deveria ser responsabilizada, eximindo a empresa da responsabilidade."
"Não precisa provar que um funcionário de uma empresa corrompeu outro com consciência e vontade da cúpula representativa da pessoa jurídica. Basta que tenha havido o ato e a fraude (...). A gente está falando em responsabilizar uma pessoa [no caso, a empresa] por algo que ela não sabia", diz.A professora Heloisa Estellita, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisa que pode existir algum questionamento no futuro com relação à constitucionalidade da lei, justamente porque ela prevê a culpa da empresa sem que haja comprovação. 
Rogéria, da Serasa Experian, acredita que, conforme os casos forem acontecendo, será criado um histórico de decisões judiciais (jurisprudência) sobre o tema. "Há pessoas que apontam pontos de melhoria, realmente toda lei pode ser aprimorada, mas teremos o Ministério Público e o Judiciário como parceiros", destaca.
De acordo com o gerente de Relações Governamentais da Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio no Brasil), Felipe Magrim, foram feitas discussões sobre o texto da legislação em reuniões da entidade. "É positivo. Há um certo clima de espera para ver como a lei vai ser de fato aplicada."
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, empresas maiores do setor varejista já têm áreas de "compliance". Ele acredita, contudo, que estabelecimentos menores podem começar a se preocupar mais com a difusão desses valores entre seus funcionários.
Uma pesquisa feita pela KPMG com cerca de 80 empresas brasileiras aponta que 80% dos membros de conselhos de administração, comitês de auditoria e conselhos fiscais das companhias ainda têm dúvidas sobre a Lei Anticorrupção.
Controles pelas empresas
Gerónimo Timerman, sócio-líder da área de Forensic Services (serviços forenses, em inglês) da consultoria KPMG no Brasil, acredita que atualmente é muito difícil uma empresa brasileira ter 100% de todos os tradicionais controles de "compliance" implementados. De acordo com ele, o mercado trabalha atualmente com regulamentações internacionais. "Vai depender muito de como vai ser a regulamentação do governo", diz.

Segundo o levantamento, 36% das empresas ainda não começaram a reformular suas políticas e procedimentos para ficar em conformidade com a nova legislação, e 67% afirmaram já ter pelo menos uma linha de denúncia ou canal de ouvidoria. Outros 9% disseram que esses serviços estão em fase de implementação.
Para Heloisa Estellita, da FGV, para que a lei seja efetiva, contudo, é necessária uma real fiscalização do poder público. "Isso vai depender muito, como sempre, da fiscalização. O melhor remédio para que as pessoas não pratiquem crime é a certeza de que serão punidas."
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...