quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Lima Duarte está em Patos

Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira e vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais por atuações no cinema, teatro e televisão está em Patos. O ator Lima Duarte, que também é diretor e dublador, veio ao sertão para encaminhamentos sobre as filmagens do filme Deserto.
“É uma simpatia em pessoa e muito atencioso”, disse Moisés Rodrigues sobre Lima Duarte. Moisés viajou ao lado do ator que veio de João Pessoa para Patos nesta quarta-feira, dia 05.
As filmagens para o filme Deserto trará a cidade de Patos, São Mamede e demais do entorno, grandes nomes do cenário cinematográfico e da televisão brasileira. Os diretores do filme encontraram em Picotes, zona rural de São Mamede, o local ideal para as imagens do longa-metragem.
Lima Duarte está hospedado em um dos hotéis da cidade de Patos e durante a manhã desta quinta-feira, dia 06, poderá ser visto pelas ruas da cidade para surpresa de muitos admiradores do grande nome do cenário artístico.
 Fonte: Jozivan Antero – Patonsline.com

Consumo de energia no país bateu novo recorde na quarta-feira

O consumo de energia no país bateu um novo recorde na quarta-feira (5), segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com um relatório preliminar da operação no dia, às 15h41 foi registrado recorde de carga de eletricidade demandada, com um valor de 85.708 MW (megawatts), superando o recorde anterior, obtido na segunda-feira (3), quando o consumo de energia no Brasil atingiu 84.331 MW.
Também na quarta-feira, houve recorde de carga no Sudeste e no Centro-Oeste, apontou o relatório. Às 15h41, a demanda de energia chegou a 51.187 MW, superando a marca anterior de 50.834 MW, verificada na segunda-feira.Ainda segundo o ONS, a Região Sul atingiu pelo segundo dia consecutivo sua maior marca. Às 14h30 de quarta-feira, foi registrado o recorde de carga de 17.771 MW, batendo o total alcançado no dia anterior, 17.412 MW – patamar visto às 14h, exatamente 3 minutos antes do início do apagão que atingiu 13 estados do país e o DF.
Segundo o ONS, os recordes consecutivos se devem "à continuidade das altas temperaturas e ao índice de desconforto térmico nessas regiões, na hora de maior insolação"
Especialistas apontam a onda de calor em todo o país e o maior consumo de ar-condicionado nas capitais como os principais fatores para que o pico de demanda de energia esteja ocorrendo no período da tarde.
Segundo o relatório do ONS, não foi registrado nenhum incidente na operação de quarta-feira.
O órgão informou ainda que, no dia seguinte ao apagão, o intercâmbio de energia da Região Norte para o Sudeste foi menor que o nível programado "para controle de carregamento de linhas de transmissão de 500 kV da interligação" – eixo no qual ocorreram os curtos-circuitos na terça-feira (4).
Segundo o ONS, no acumulado de janeiro, o consumo médio diário de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 68.828 megawatts (MW). O volume é 11,8% superior em relação ao apurado no mesmo mês do ano passado e 7,2% maior que o observado em dezembro de 2013.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse na quarta-feira que o sistema elétrico brasileiro está preparado para suportar os picos de consumo da estação.

"O sistema foi concebido para operar com esse tipo de carga e de dificuldade. Nós já tivemos anos em que se exigiu mais ainda do sistema e não houve problemas. Portanto, este ano, o que houve é um acidente. E tem havido em anos anteriores. E também ocorre em todos os países do mundo, não é só do Brasil. Nós temos tido picos de consumo nos últimos 15 dias. Cada dia [é] um pico diferente, e não aconteceu nada. Até pode ter ocorrido hoje (quarta), hoje mesmo, outro pico de consumo sem nenhuma intercorrência. Portanto, não há relação entre uma coisa e outra", afirmou o ministro.
G1

Reunião vai definir como polícia agirá em dias de confusão no Metrô

Alckmin em evento sobre novo RG (Foto: Márcio Pinho/G1)
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, afirmou nesta quinta-feira (6) que será firmado um protocolo entre a sua pasta, que comanda as polícias civil e militar, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pelo Metrô e pela CPTM, para melhorar a comunicação e a “intervenção” das forças de segurança em dias de caos no serviço de trens. Segundo Grella, a ideia é a polícia ter informações mais rápidas para poder decidir qual força será enviada.
A reunião será na segunda-feira e foi marcada em razão confusão nas estações como na última terça-feira (4). Após falha em uma composição na Linha 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/ Corinthians-Itaquera), os dispositivos de segurança foram usados por passageiros que estavam em sete vagões diferentes. A operação na maior parte da linha ficou interrompida por cerca de 5 horas.
O problema começou por volta das 18h24, quando uma composição apresentou falha na estação Sé, afetando a circulação da linha no horário de pico. Segundo o Metrô, apesar de "a ocorrência operacional ter sido sanada às 18h27, usuários acionaram botões de emergência de sete trens que vinham atrás, em sequência, e desceram às passarelas de emergência, causando a interrupção da operação no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Sé".
De acordo com o Metrô, os usuários caminharam pelas passarelas laterais e foi preciso desenergizar toda a linha. A circulação de trens foi plenamente normalizada às 23h20 de terça-feira.
“Nós temos que ter uma agilização nesse contato para ter um quadro real do que está acontecendo e saber que força policial vai ser mandada”, afirmou.
Grella afirmou que a conversa será com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e que o objetivo é estabelecer "um protocolo que permita agilidade. Nós precisamos aperfeiçoar a comunicação para permitir que a polícia, em casos como o que aconteceu, possa agir mais rápido”, disse Grella.
Ainda segundo o secretário, a pasta dos Transportes Metropolitanos já enviou à Polícia Civil imagens dos atos de vandalismo registradas por câmeras do Metrôs durante a confusão da última terça-feira. O Deic vai investigar as imagens. O secretário Jurandir Fernandes disse ao SPTV que vai instalar mais 1.500 câmeras de segurança nas estações e contratar mais vigilantes para os horários de pico. 
Nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a sequência de acionamento de botões de emergência não foi "espontânea" e que houve muita "coincidência".
"Ocorreu problema em uma porta que foi resolvido em menos de 10 minutos. Foram quase 10 botões de emergência apertados simultaneamente, desceram pessoas na linha e ela precisou ser desligada", explicou Alckmin nesta quarta-feira (5), durante um evento sobre câncer na capital paulista.
Alckmin afirmou, ainda, que houve grupos invadindo as estações. Segundo o governador, serão estudadas medidas que possam evitar esse tipo de situação no Metrô. "Aumentar policiamento, segurança, câmera de vídeo e como tecnologicamente evitar esse tipo de questão", declarou.O governador disse não acreditar que o fato tenha sido "geração espontânea". "É preciso ser investigado porque não é uma coisa espontânea. [Foi] Muita coincidência", avaliou. 
O governador chegou a usar o termo "sabotagem" para se referir às medidas. "Tecnologia no sentido de evitar que sistemas de segurança possam ser usados por pessoas para fazer sabotagem, para causar prejuízos", disse.
Controle de fluxo
A grande concentração de passageiros provocou desentendimentos entre usuários e seguranças na estação Sé, e a Polícia Militar precisou ser acionada. Às 21h15, os portões da estação estavam fechados, e os funcionários orientavam os passageiros a pegar ônibus ou caminhar até a estação São Bento, da Linha 1-Azul do Metrô. Segundo funcionários do Metrô, todas as estações da Linha 3-Vermelha foram esvaziadas. A assessoria do Metrô, porém, não confirmava no horário a interrupção integral da circulação.

Funcionários orientam passageiros na Estação Sé da Linha Vermelha (Foto: Fabiana de Carvalho/G1)
Dentro da estação Sé, passageiros ainda aguardavam às 22h o retorno da circulação. Nervosos, alguns usuários se negavam a deixar a estação e protestavam contra a falta de transporte. Outras pessoas esperavam que o tumulto diminuísse para deixar o local.
A SPTrans informou que, nos trechos onde houve problemas na circulação dos trens do Metrô, o serviço de transporte coletivo municipal operou "com frota cheia, ou seja, com a frota de ônibus disponibilizada pelas operadoras nos horários de pico dos dias úteis". Segundo a SPTrans, o Metrô e a CPTM não solicitaram o acionamento do Paese.
Reflexo na linha
O analista de nutrição Juliano Silva Vieira dos Santos, de 30 anos, estava na composição que ficou parada entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília. Segundo ele, os passageiros se desesperaram quando o ar-condicionado foi desligado.

"O trem já tinha ficado parado na Barra Funda por um bom tempo. Depois, na estação Deodoro. Quando parou no túnel (entre Deodoro e Santa Cecília), o ar-condicionado estava gelado, mas daí ficou quente de repente. Todo mundo ficou desesperado, porque não conseguia respirar. Algumas pessoas começaram a gritar: 'Vamos sair! Vamos sair!' Foi quando bateram nos botões [de emergência] e abriram as portas. Saímos caminhando em direção à estação Deodoro", contou.
Juliano disse que, em momento algum, os passageiros foram informados por meio do sistema de som ou por algum funcionário sobre o que estava acontecendo.
"Só diziam que um trem estava com problema, mas não falavam o que era nem davam qualquer previsão de retorno da circulação. Depois, anunciaram que havia usuários andando pela via", relatou.
Segundo o analista de nutrição, alguns passageiros decidiram andar da estação Deodoro até Santa Cecília pelo túnel do Metrô. Cansado de esperar, ele saiu da estação e voltou a pé para a Barra Funda, seu ponto de partida, onde pretendia pegar um ônibus para tentar chegar a Artur Alvim, na Zona Leste – no outro extremo da cidade –, onde mora.
A passageira Paula Lago, de 35 anos, chegou à estação Bresser da Linha 3-Vermelha às 20h de terça e foi impedida de entrar porque o acesso estava restrito.
"A única informação era que não tinha metrô", afirmou. Ela esperou alguns minutos, e o acesso acabou liberado apenas para viagens até a Sé. "Mas eu fiquei 10 minutos dentro do vagão, sem movimentar", disse. Paula desistiu de tentar e acabou deixando a estação Bresser.
G1

Brasil quer reduzir prazo de emissão de visto para haitiano, diz Figueiredo

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, durante audiência no Senado (Foto: Agência Brasil)
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (5), durante audiência pública no Senado, que o governo brasileiro pretende reduzir o prazo de concessão de vistos para imigrantes do Haiti. De acordo com o chefe da chancelaria brasileira, atualmente, o prazo médio para emissão dos vistos de entrada para os haitianos é de um mês.
Desde 2010, quando um terremoto devastou a ilha caribenha, milhares de cidadãos do Haiti passaram a ingressar no território brasileiro ilegalmente, através da fronteira com o Peru.
“A nossa embaixada em Porto Príncipe [capital do Haiti] está com processamento de vistos aceleradíssimo. Estamos conseguindo hoje conceder vistos no prazo de um mês, o que não é um prazo tão alto. Estamos fazendo um enorme esforço para reduzir esse prazo, até porque o haitiano que vem com um visto vem para o Brasil sem passar por um coiote”, disse Figueiredo.
Em 2013, o número de haitianos que entrou de forma ilegal no país pela cidade de Brasiléia, noAcre, triplicou, segundo levantamento do G1baseado em números oficiais da Polícia Federal (PF). De janeiro até setembro do ano passado, 6 mil cidadãos do Haiti cruzaram a fronteira brasileira, segundo o delegado da PF Carlos Frederico Portella Santos Ribeiro. Em 2012, foram 2.318 haitianos que ingressaram no Brasil pela cidade acreana.
De acordo com chefe do Itamaraty, a intenção do governo brasileiro é facilitar a entrada legal de haitianos. O objetivo é diminuir os riscos dos imigrantes que entram com o auxílio dos chamados coiotes, que buscam facilitar a travessia ilegal na fronteira cobrando altos custos, e evitar o fluxo descontrolado em determinadas áreas e cidades. O ministro não informou o número de vistos concedidos nos últimos meses.
“Para nós o importante é ordenar o fluxo, conceder o visto, para que os haitianos possam entrar pelas nossas vias normais”, completou.
Segundo o chefe da chancelaria brasileira, em todos os casos os imigrantes estão sendo recebidos de acordo com a política de acolhimento ao estrangeiro no Brasil, com esforço conjunto dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Desenvolvimento Social para garantir a adaptação do estrangeiro no Brasil.
Durante o pronunciamento do ministro na Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) elogiou o trabalho dos haitianos. O parlamentar catarinense disse ter ouvido relatos de empresários de seu estado que avaliam positivamente a dedicação dos funcionários estrangeiros.
Azevedo concordou com o parlamentar. “Temos ouvido comentários sobre a qualidade e o desempenho dos haitianos, que estão dando colaboração para um país como o nosso, que tem baixa taxa de desemprego”, ressaltou o ministro.
G1

Após revista rigorosa, presos iniciam motim no Complexo de Pedrinhas

Parentes de presos aguardam notícias sobre o motim na porta da unidade (Foto: Diêgo Torres/Imirante)
Um princípio de motim foi registrado nesta quinta-feira (6) nos Presídios São Luís 1 e 2, que fazem parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, que explicou que a tensão começou durante a revista de parentes de detentos, para liberação das visitas. Vinte e dois celulares foram encontrados pelos agentes, além de várias armas brancas.

Em seguida, os detentos começaram o motim, quebraram as grades de algumas celas e atearam fogo em colchões. De acordo com o Uchôa, a situação foi rapidamente controlada, e o serviço de conserto das grades danificadas teve início.

De acordo com o comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel Raimundo Sá, entre cinco e seis detentos tiveram ferimentos leves e foram atendidos no ambulatório do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os ferimentos foram provocados por estilhaços e balas de borracha.

Também foi registrado um início de tensão entre os internos da Central de Custódias de Presos de Justiça (CCPJ ). A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que a situação foi contida por policiais e que não ganhou repercussão dentro da unidade.
 

A PM realiza, nesse momento, vistoria nas duas unidades. Alguns detentos tiveram ferimentos leves e foram atendidos no ambulatório do complexo.Veja abaixo a íntegra da nota que a Sejap emitiu uma nota sobre as apreensões de celulares:

"A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que homens da Polícia Militar e da Força Nacional controlaram um princípio de motim, ocorrido na manhã desta quinta-feira (6), nos Presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

De acordo com a polícia, o movimento é uma reação ao trabalho de revista diário e mais criterioso que está sendo realizado nos estabelecimentos penais de São Luís."
G1

Captação da poupança cai 24%, para R$ 1,74 bilhão em janeiro, diz BC

A entrada de recursos na caderneta de poupança desacelerou em janeiro deste ano, quando os depósitos superaram as retiradas em R$ 1,74 bilhão, segundo números divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (6). No mesmo mês de 2012, o ingresso líquido de recursos na mais tradicional modalidade de investimentos do país somou R$ 2,3 bilhões. A queda no ingresso foi de 24,2%.
Depósitos, retiradas e saldoCom isso, ainda segundo dados da autoridade monetária, foi interrompida uma sequência de sete meses de recordes seguidos. Entre junho e dezembro do ano passado, a caderneta de poupança bateu recordes sucessivos, mas somente para o mês apurado. O resultado de dezembro de 2013, por exemplo, foi o maior para este mês - assim como nos seis meses anteriores. A série histórica do Banco Central para a caderneta da poupança tem início em 1995.
Em janeiro deste ano, de acordo com o BC, os depósitos na caderneta de poupança somaram R$ 127,67 bilhões, ao mesmo tempo em que as retiradas de recursos totalizaram R$ 125,92 bilhões. Já o volume dos rendimentos creditados nas contas dos investidores somou R$ 3,1 bilhões no mês passado.
Com o ingresso de recursos em janeiro deste ano, junto com o rendimento creditado na conta dos poupadores, o volume total de recursos aplicados na caderneta de poupança superou a marca inédita de R$ 600 bilhões no fim do mês passado, somando R$ 602,7 bilhões. No fechamento de 2013, o estoque de recursos na poupança totalizava R$ 597,9 bilhões.
Dados do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), consolidados pelo Banco Central, mostram que a caderneta de poupança continua atraindo milhões de pessoas. No fim de 2012 (último dado disponível), 108,9 milhões de pessoas possuíam valores depositados na caderneta de poupança.
Rentabilidade
Com a alta da taxa básica de juros nos últimos meses, atingindo o patamar de 10,50% em janeiro deste ano, segundo decisão do Banco Central, a rentabilidade da caderneta de poupança ficou mais equilibrada em relação aos fundos de renda fixa.

Ainda assim, segundo cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a poupança continua ganhando dos fundos na "maioria das situações", sendo que "quanto menor o prazo de resgate da aplicação bem como quanto maior for a taxa de administração cobrada pelo banco, maior vai ser a vantagem da poupança frente aos fundos".
"Com a Selic atual [10,5% ao ano] a poupança perde para os fundos cujas taxas de administração sejam inferiores a 1,50% ao ano", acrescentou a Anefac.
Quando os juros básicos da economia sobem, o rendimento dos fundos de renda fixa avança junto. Já o rendimento das cadernetas, quando a taxa de juros está acima de 8,5% (o que acontece desde agosto), é fixo em 6,17% ao ano mais a variação da Taxa Referencial.
Fundo de reserva
Especialistas avaliam que, independentemente do rendimento, a caderneta de poupança ainda é uma boa opção de investimento para pequenos poupadores, para pessoas que buscam aplicações de curto prazo ou que procuram formar um "fundo de reserva" para emergências – uma vez que não há incidência do Imposto de Renda (IR).

Nos fundos de investimento, ou até mesmo no Tesouro Direto, programa do governo de compra de títulos públicos pela internet, há cobrança do IR e, na maior parte dos casos, de taxa de administração. Nos fundos de investimento e no Tesouro Direto, o IR incide com alíquota regressiva, ou seja, quanto mais tempo os recursos ficarem aplicados, menor é o valor da alíquota incidente no resgate.
G1

Menor preso a poste no Rio diz que agressores ameaçaram matá-lo

Um adolescente de 15 anos que foi preso com uma tranca de bicicleta, pelo pescoço, a um poste no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, foi entrevistado com exclusividade pelo Bom Dia Rio. O jovem contou que os agressores ameaçaram matá-lo e disse não ter medo de encontrar o grupo novamente, porque não pretende voltar às ruas.
"Eu estava subindo para Copacabana para tomar um banho de praia. Aí foi quando os 'playboys' me abordaram. Eram 15 motos e 30 pessoas. Era (um) fortão e tinha um magrinho. O magrinho já chegou jogando a moto em cima. Vou matar! Vou matar os quatro [o adolescente estava com mais três pessoas, que fugiram]! Bando de ladrão, fica roubando bicicleta dos outros. Aí eu falei: Eu não, meu senhor, todo mundo aqui é trabalhador. [Em seguida, ouviu] Bateu, bateu", disse o menor.
O rapaz contou aos funcionários do abrigo da Prefeitura o que aconteceu com ele na noite de sexta-feira (31). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o adolescente disse que foi amarrado a um poste por um grupo de cerca de 30 homens, que chegou ao local em motocicletas – um dos agressores estaria com uma pistola, na versão do jovem.O jovem se apresentou espontaneamente a um abrigo da Prefeitura, no Centro. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, ele deve ser levado para uma unidade de menores infratores na Ilha do Governador, na Zona Norte. A transferência foi determinada pela Justiça, porque há um mandado de busca e apreensão contra ele.
O menor, que tem três passagens na polícia por roubo e furto, foi levado com lesões corporais para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas acabou fugindo da instituição.
Na tarde de quarta-feira (5) o adolescente foi levado à Delegacia do Catete, também no Centro, para fazer um reconhecimento por meio de fotos. A Polícia Civil queria saber se algum dos 14 homens detidos na terça-feira (4) no Flamengo, acusados de agressão a moradores de rua, teve participação na prisão do adolescente ao poste.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Monique Vidal, o jovem contou como foi agredido, mas não identificou seus agressores em nenhuma das imagens.
"Mostrei todas as fotos, dos 14 rapazes que estão aqui em outra investigação. Ele não os reconheceu, disse que não era nenhum deles. Ele tem até condição de reconhecer [os agressores], mas não são esses rapazes. E [o menor disse] que foi em uma academia ao ar livre [que tudo ocorreu] e que foram 15 motos, com garupas, rapazes mais fortes que deram [golpes] com capacete nele, que depois ele apagou, só viu quando foi amarrado", afirmou Monique.
A Polícia Civil também ouviu a artista plástica Ivone Bezerrade Mello, que divulgou o caso na internet. Ela não quis dar entrevista.
G1

Polícia identifica suspeito de matar homem a tiros na Baixada

A polícia de Belford Roxo informou na manhã desta quinta-feira (6) que já identificou o suspeito de ter executar um homem no dia 23 de janeiro com três disparos, na Estrada Plínio Casado, no bairro da Prata, na Baixada Fluminense. O caso está sendo divulgado pela 54º DP (Belford Roxo).
O jornal Extra publicou imagens do extermínio na manhã desta quinta. A reportagem afirma que há disputa entre traficantes e milicianos na região. A polícia investiga se a vítima do assassinato cometia roubos a comerciantes da região, e se o homicídio foi vingança.
As imagens mostram um grupo de homens segurando a vítima, até a chegada de uma moto. O passageiro, então, desce do veículo e efetua os disparos. “Estamos tentando investigar os demais [homens que aparecem nas imagens]. Precisamos saber se eles seguram o jovem para chamar o executor ou a polícia. Caso seja para chamar o executor, também podem ser acusados de homicídio", explicou o delegado responsável pelo caso, Luiz Henrique Guimaraes.
Segundo ele, a polícia já tem a identificação da vítima, que teria passagens pela polícia e não teve o nome divulgado. Também é apurado se outro assassinato próximo ao local, ocorrido no mesmo dia, tem relação com a morte do homem que aparece no vídeo.
“Todas as hipóteses estão sendo investigadas. Eu não posso dizer que são justiceiros. Seria precipitado da minha parte. Estamos colhendo materiais em campo para levar essa pessoa para a justiça. De acordo com o laudo do IML, a vítima, que ainda não foi identificada, foi morta por causa dos tiros na cabeça”, afirmou o delegado titular da 54º DP.
Região violenta
Segundo o comandante do 39º BPM (Belford Roxo), tenente-coronel Paulo Roberto, o setor de inteligência da unidade levou as imagens do crime à 54ª DP e está auxiliando as investigações da Polícia Civil com as informações que possui. Nos últimos três meses mais de 250 pessoas foram presas por envolvimento com tráfico de drogas e grupos de extermínios - sendo 80 delas por porte ilegal de armas. Atualmente 54 policiais do Regime Adicional de Serviço reforçam diariamente o efetivo do 39º BPM, sendo aplicados em locais estratégicos de forma dinâmica para acompanhar o andamento da mancha criminal.

Na manhã desta quinta-feira, a equipe do RJTV registrou carros de PM patrulhando a região. Um dos policiais informou que motoqueiros suspeitos estavam sendo parados.
G1

População se revolta com IDEMA e fecha entrada de Ouro Branco

 

Fonte: http://ourobranconoticia.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...