sexta-feira, 7 de março de 2014

Cantor ourobranquense sofre acidente

O cantor Dyda vinha da cidade de Várzea-PB para Ouro Branco por volta das 22:30hs da noite de quinta-feira (06), quando perdeu o controle do veículo e  saiu fora da RN 089 em Ouro Branco, próximo ao Açude Esguicho. 

Havia chovido fraco e o carro, um Ford Fiesta de cor prata, estourou as quatro rodas após sair da rodovia. O Cantor foi encaminhado para o hospital Mãe Paula em Ouro Branco  mais não sofreu nada grave, apenas danos materiais.
Fonte: http://ourobranconoticia.blogspot.com.br/

Secretaria de educação realiza formação em serviço em Várzea - PB

DSCF5355
A Secretaria de Educação do Município de Várzea realizou na tarde de ontem (06/03) a JEVA (Jornada Educativa Varzeense), uma formação em serviço para os profissionais da educação, bem como para toda equipe de apoio e que tem por objetivo integrar e discutir problemáticas relacionadas às atividades desempenhadas na secretaria.


Neste ano está sendo abordado as relações interpessoais, a formação para Ética e Cidadania e a Educação Inclusiva, dando enfoque aos alunos do município que possuem necessidades especiais (autismo, dislexia, paralisia cerebral, deficientes físicos e baixa visão), na qual se busca alternativas de inserção no meio escolar.

Para o Secretário de Educação José Amilton da Costa, a importância dessa formação está em aproximar todos os profissionais à gestão, dando ciência das dificuldades encontradas no dia-a-dia, como também desenvolver competências e habilidades a todos os profissionais que fazem a educação de Várzea.

Confira mais fotos clicando aqui! 
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br

Chove 68 milímetros em Várzea

A chuva foi boa na noite de ontem,(06/03) e madrugada de hoje, (07/03). Na cidade de Várzea, foram 68 milímetros, segundo dados da Cagepa.

Veja, abaixo, relação de municípios do Vale do Sabugi que registraram boas chuvas de ontem para hoje:

  • Várzea 68mm;
  • Santa Luzia 28.5mm;
  • São Mamede 62.4mm;
  • Junco do Seridó 38.7mm;
  • São José do Sabugi 7mm.

FONTE: BLOG JEFTE NEWS

Várzea terá vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Atenção Básica do Município de Várzea - PB, convida toda a população, em especial as mães das meninas que estão na faixa etária da Vacina de HPV (11 a 13 anos de idade) a se fazerem presentes dia 10 de março de 2014 (Segunda-feira) às 19h00min na Secretaria Municipal de Assistência Social (Antigo CRAS) para uma Palestra sobre o Vírus HPV (Causador do Câncer do Colo de Útero) e sobre a Implantação da Vacina de HPV no Município. A mesma será proferida pela Enfermeira da Estratégia Saúde da Família - ESF a Dra. Geslândia  Lopes.

É interessante toda a população participar, logo, é de grande importância o incentivo e a preocupação diante este tema.

Fonte:http://jeftenews.blogspot.com.br/

UFCG divulga lista final de aprovados e classificados no vestibular 2014.1

O resultado final do Vestibular 2014.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já está disponível para os candidatos. A lista traz nomes de candidatos aprovados e classificados dentro das 3.090 vagas nos campi de Campina Grande, CajazeirasCuitéPatosPombal, Sousa e Sumé. Os convocados devem comparecer entre os dias 12 e 13 para realizar o cadastramento e confirmar o interesse na vaga.
Para realizar o cadastro, os aprovados devem apresentar o certificado de conclusão do ensino médio (2º grau) ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior, devidamente assinado pelo candidato e pela escola; identidade; CPF; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de presença na última eleição (1º e ou 2º turno da eleição de 2012); prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos; e, certidão de nascimento ou de casamento.Consulte o resultado e veja detalhes do edital de convocação dos aprovados.
Quem não realizar o cadastro ou não apresentar a documentação exigida pelo edital perde o direito à vaga. A matrícula em disciplinas está programada para acontecer no dia 5 de maio e o início das aulas está previsto para dia 12 de maio.
G1pb

Prefeitura entra com ação no TJ-PB contra greve em Campina Grande

A Procuradoria Geral do Município de Campina Grande ingressou na quinta-feira (6) com uma ação junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba para desconstituir a greve iniciada na quinta-feira pelos servidores da Secretaria de Saúde do município. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (7). A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) informou que a prefeitura foi comunicada da paralisação e que a principal reivindicação não está sendo atendida.
"Estivemos no dia 28 de fevereiro nas secretarias de saúde e administração e no gabinete do prefeito. Apenas na administração fomos recebidos e entregamos o ofício de greve e isso está documentado. Sou integrante da comissão de elaboração do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) e há cinco meses não há uma reunião. Já tentamos falar com o prefeito, que marcou uma data para conversar conosco em 18 de outubro, e até hoje esperamos", explicou a secretária geral do Sintab, Mônica Cristina.
O sindicato marcou a próxima reunião da diretoria para indicativo sobre as próximas ações na segunda-feira (10), às 16h, na sede do Sintab.
O procurador geral comenta que o objetivo da ação é garantir o funcionamento dos serviços afetados pela greve. “O que nós vamos assegurar é o direito das famílias campinenses de terem acesso aos serviços de saúde”, disse José Fernandes Mariz.De acordo com o procurador geral de Campina Grande, José Fernandes Mariz, não existem razões justificáveis para o movimento grevista. "O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) diz que a greve é por conta do PCCR, mas já existe este plano, que está sendo melhorado para garantir mais direitos aos trabalhadores da saúde", explica Mariz.
A greve teve início na manhã de quinta-feira e segundo o Sintab, a paralisação é por tempo indeterminado, afetando principalmente os serviços da atenção básica. De acordo com o presidente do sindicato, Napoleão Maracajá, a principal reinvindicação da categoria é a implantação do PCCR dos servidores. “O plano foi aprovado em dezembro de 2011 e após mais de dois anos cobrando da prefeitura, ainda não foi implantado”, explicou Napoleão.
A secretária de saúde do município, Lúcia Derks, informou que a questão da implantação do PCCR depende de uma decisão judicial, uma vez que o plano que foi aprovado possui alguns trechos que estão em desacordo com a lei, e explicou que uma comissão foi montada para regularizar o PCCR. “Avançamos em alguns pontos, como na regulamentação de leis, dentre elas a da Gratificação de Incentivo ao Trabalho (GIT), além da compra, através de licitação, dos equipamentos de segurança individuais solicitados pelos agentes de saúde”, citou a secretária.
G1pb

Bebê de dois meses é encontrado morto em João Pessoa, diz polícia

Uma criança de dois meses foi encontrada morta em um apartamento no bairro de Mangabeira VIII, no município de João Pessoa, na madrugada de sexta-feira (7). Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a mãe encontrou a criança com hematomas na cabeça e ligou para o 190, que por sua vez acionou o Samu.
Além das escoriações na cabeça, o bebê apresentou um sangramento no nariz. Uma perícia mais detalhada será realizada na Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) para determinar a causa da morte.Ainda de acordo com o Ciop, quando a equipe do Samu chegou ao local, a criança já estava morta. O Instituto de Polícia Científica (IPC) esteve no apartamento em que a criança morava e uma perícia preliminar apontou indícios de que a criança pode ter sofrido uma queda.
G1

Lobo-guará achado em subsolo de prédio é solto em mata de Campinas

Lobo-guará achado em prédio foi solto em mata de Campinas (Foto: Erlin Schmid/ EPTV)
O lobo-guará capturado dentro de um edifício residencial no bairro Jardim das Paineiras, em Campinas (SP), foi solto na manhã desta sexta-feira (7) em uma Área de Proteção Ambiental (APA) no distrito de Joaquim Egídio. O bicho estava escondido atrás de um carro dentro do estacionamento quando foi encontrado na quinta-feira (6).

De acordo com o veterinário responsável pela captura, Diogo Siqueira, o lobo se alimentou durante a noite e a soltura ocorreu por volta das 10h30, sob responsabilidade da Polícia Ambiental. "Ele estava muito calmo, comeu frutas e carne moída durante a noite. Na hora que chegamos para soltura, ele ficou bem tranquilo, 'desfilou para as câmeras' até começar a explorar a área", contou. A área para onde o animal foi levado tem caracterísiticas de cerrado, vegetação que é o habitat natural da espécie.
Para Siqueira, o animal de volta à mata pode ser uma esperança para espécie na região de Campinas, já que o lobo-guará está ameaçado de extinção e o bicho encontrado no Jardim das Paineiras está em boa condição de saúde. "É uma nova esperança, a gente espera que ele encontre uma parceira e consiga se reproduzir", disse.
Escondido
O lobo-guará, de aproximadamente um ano, 24 quilos e 70 centímetros de altura estava escondido atrás de um carro, no subsolo do prédio, quando foi avistado por um morador que passava pelo local na tarde de quinta-feira. O animal precisou ser sedado na captura. A operação envolveu a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a equipe de uma clínica de reabilitação veterinária, para onde o bicho foi foi levado.

Na avaliação do veterinário, o principal motivo para a aparição do animal dentro de um edifício é o crescimento desenfreado da área urbana da cidade. "Provavelmente ele veio da rodovia D. Pedro, pois os animais se perdem na transição das matas e acabam entrando para a cidade a procura de alimentos e abrigo", afirmou.
G1

Patos tem 5.064 mulheres a mais do que homens. São Sebastião é o maior bairro em população. Veja os números

Os dados do Censo Demográfico 2010 serviram como parâmetros para arealização deste estudo. Na população patoense, as MULHERES são mais numerosas, ao todo elas chegam aos 52.869 pessoas, representando 52,52% da população um excedente que chega a 5.064, proporcionando uma razão desexo de 90,4% ou seja para cada grupo de 100 mulheres havia 90 homens.
Um detalhe entre o conjunto da População é que no Distrito de Santa Gertrudes, o número de homens superam o de mulheres, naquele distrito apopulação feminina representa 49,2% do total da população que é de 1.973 habitantes entretanto, na área urbana do Distrito, o número de mulheres é maior.
• O percentual de mulheres idosas chega a 5,28% com mais de 60 anos, ou seja 5,3 mil. As mulheres patoenses são responsáveis pelo lar em 52,6% dos domicílios.
• Expectativa de vida das mulheres superam aos dos homens, as mulheres vivem mais, em média 7 anos.
• Em 2012 o número de nascimentos foi de 1,4 mil pessoas, desses 50,7% foram de pessoas do sexo feminino.
Mulheres em sua religiosidade
A cidade de Patos foi capaz de absorver inúmeras culturas ao longo de sua história, sendo o âmbito da religião aquele que, talvez, expresse melhor a multiplicidade das etnias formadas de nossa cultura.
As preferências religiosas da mulher patoense retrataram os diferentes credos presentes, um exemplo disso é que no universo feminino de Patos, 84,7% se consideravam católicas, 11,4% evangélicas, 2,3% sem religião, enquanto 1,6% definiram por outras religiões ou não determinadas.
Mulheres no casamento
Desde a década de 1980, observa-se a elevação da idade em que as mulheresse casam, esta tendência se acentua a partir da década seguinte, de 1990, 2000. Em 2012, 517 mulheres se casaram em Patos, 93,6% delas ainda estavam solteiras, 6,4% eram viúvas, divorciadas e outras.
Nas mudanças dos hábitos de vida, a entrada no mercado de trabalho, a inserção crescente nosdiversos níveis de ensino fizeram com que 16,6% das mulheres se casassem com mais de 30 anos de idade.
Educação das mulheres.
O percentual de mulheres alfabetizadas têm aumentando nos últimosanos em Patos, segundo os resultados dos Censos Demográficos.
Opercentual de mulheres alfabetizadas com 10 anos ou mais de idade foisuperior ao apresentado para os homens. Em Patos 82,9% da populaçãona faixa etária dos 10 anos ou mais de idade eram alfabetizadas e, neste sentido a maior proporção ficou com as mulheres onde 85,2%contra 80,2% dos homens alfabetizados. Mulheres patoenses no mercado de trabalho
• 53,27% das mulheres patoenses tinha 10 anos ou mais de idade
• 22,47% estavam na condição de economicamente ativas, aptas aomercado de trabalho
• 19,81% das mulheres estavam ocupadasProteção legal da carteira de trabalho
• A carteira de trabalho assinada garante aos trabalhadores aproteção das leis trabalhistas e a cobertura previdenciária.
Trabalho com cobertura de institutos de previdência.
Das mulheres ocupadas no mercado de trabalho em Patos, 28,35%estavam na condição de empregadas sendo que 9,6% tinham carteiraassinada enquanto. 7% das mulheres trabalhavam por conta própria.
O setor de atividade com maior ocupação das mulheres era o de serviços domésticos (7,18%), educação (6,57%), comércio (5,87%) e o setor industrial (3,96%). Muito embora ainda seja um percentual não tanto elevado, mas 1,52% das mulheres patoenses já estão no comando de importantes cargos nas áreas administrativas na Capital do Sertão.
• Das mulheres patoenses com 10 anos ou mais de idade e ocupadas nomercado de trabalho, 17,7% tinham cobertura previdenciária. Um dado que a cada Censo vem tomando dimensões cada vez menoresé no que se refere aos rendimentos obtidos pelas mulheres a partir dostrabalhos por elas desenvolvidos, em Patos as mulheres recebem 71% dos salários pago aos homens, enquanto o valor do rendimento médio nominal mensal era de R$ 907,53 os homens recebiam R$ 1025,63 enquanto que as mulheres ocupadas tinham rendimentos médios de R$ 727,68.
No tocante a educação verificou-se que quanto mais elevado o nível de instrução da mulher maior é o seu nível de renda.398 meninas adolescentes ocupadas.
Em Patos, o número de crianças com idade entre 5 a 17 anos era de14.514 pessoas, sendo 7.271 do sexo feminino, pelo menos 398 exerciam alguma ocupação no mercado de trabalho. Das crianças e adolescentes ocupadas, 98,4% eram residentes na área urbana.
foto patos
O percentual de crianças que não frequentavam creche ou escola na população de 10 a 17 anos deidade, em Patos, era de 8,2%, sendo esse percentual diferenciado, as criançasdo sexo feminino quando fora da escola chegam a representar 7,5%. Do total das 14,5 mil crianças e adolescentes, 666 não sabiam ler e escrever.

• 11 meninas tiveram filhos com menos de 15 anos de idade na cidade dePatos.
Com 11,3 mil habitantes, São Sebastião é omaior bairro em População, mas onde seconcentra o maior número de mulheres está no Santo Antônio.
A área urbana Patos conta com uma divisão administrativa de 23 bairros,4 deles a população masculina é superior a feminina, são eles: o Distrito Industrial, Jardim Magnólia, Nova Conquista e o Ana Leite.
Em números absolutos, o Bairro do Santo Antônio há uma maior concentração de mulheres na população, em números absolutos são 759 a mais do que homens. No alto da Tubiba, praticamente o número de mulheres é igual ao de homens.
• São Sebastião é o maior bairro de Patos em população, ao todo são 11,3mil habitantes;
• No Bairro Brasília, para cada grupo de 100 mulheres haviam 72 homens;
• Santo Antônio, bairro com maior concentração em números absolutos demulheres, 759 a mais do que homens.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Polícia é acionada durante protesto de moradores da Rua Sabino Viana, em Patos

A falta de calçamento e de infraestrutura na Rua Sabino Viana, Bairro Monte castelo, gerou um protesto dos moradores em busca de solução para os problemas por parte das autoridades da Prefeitura Municipal de Patos. O ato ocorreu nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 10:00h e se estendeu até ás 12:00h com a rua sendo interditada.
No momento em que os moradores interditavam a rua usando manilhas e pedras houve bate-boca por parte de alguns condutores de veículos que tentaram passar na localidade. A Polícia Militar precisou ser acionada para evitar conflitos.
De acordo com o Cabo Inácio, a polícia foi chamada, mas não houve nenhum problema que precisasse de uma intervenção maior. “Nós apenas estamos aqui para garantir a segurança dos próprios moradores. Até o momento não houve nenhum excesso”, esclareceu Cabo Inácio.
Maria Aparecida dos Santos, mais conhecida por Cida, relatou: “É um absurdo essa rua. A gente ficou sabendo que o calçamento ia passar na outra rua e não ia passar aqui. A gente quer que ela (prefeita) faça alguma coisa por essa rua”.
Daniele Valesca confessou que a localidade luta pela conclusão do calçamento há muito tempo. O trecho da Rua Sabino Viana é muito movimentado, pois é uma das principais ruas de acesso ao Bairro Monte Castelo.
Durante as chuvas caídas no sábado, dia 01, algumas casas enfrentaram alagamento. Os moradores colocam a culpa na falta de infraestrutura que não dá o escoamento da água no período chuvoso.
A reportagem tentou contato com a secretária de obras da Prefeitura Municipal de Patos, Assunção Trindade. Apesar das tentativas através do telefone não houve êxito.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Cidade do Sertão tem 150 mm de chuvas em 24h; Aesa prevê mais ocorrências na Paraíba

chuva
Quatro cidades do Sertão da Paraíba registraram índices pluviométricos que vão de 80 a 150 mm, entre quinta (6) e sexta-feira (7). Esses municípios estão na região do semiárido brasileiro e sofrem com os efeitos da estiagem prolongada que vem desde 2013.


Segundo o relatório de medições pluviométricas da Agência Executiva de Gestão das Águas, Manaíra, a 370 km de João Pessoa, registrou 85,8 mm; Princesa Isabel, a 430 km da Capital, teve 80 mm; Teixeira, a 320 km de João Pessoa, teve 100 mm; e São José de Princesa, a 460 km da Capital, registrou 150 mm, o maior índice do estado nessas 24 horas.

Outras cidades que ficam no Sertão e alguns municípios do Cariri também registraram chuvas. Serra Branca, Assunção, Pedra Branca, Quixaba, Cacimba de Areia, Santa Luzia, Soledade, São José do Bonfim, São Mamede, São Sebastião de Umbuzeiro, Tavares e Várzea tiveram índices pluviométricos que vão de 28 a 70 mm, entre quinta e sexta-feira.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, houve um aumento da nebulosidade em boa parte do estado e ainda pode ocorrer mais chuvas nas próximas horas. A Agência informa que as condições meteorológicas estão favoráveis para ocorrências de chuvas do Litoral ao Sertão.
A meteorologista Carmem Becker diz que o boletim de Análise e Previsão do Tempo emitido pela Aesa destaca a possibilidade das precipitações acontecerem com mais intensidade nas regiões que sofrem com a seca. “No decorrer das próximas 24 horas, deverão ser registradas pancadas de chuva, principalmente nas regiões do Alto Sertão e Sertão”, informou Becker.
Açudes
Os açudes Araçagi e Mari, a cerca de 100 km de João Pessoa, no Brejo do estado, estão transbordando.
O Catolé 1, que abastece a região que inclui Manaíra e São José de Princesa, tem 6,58 milhões de metros cúbicos, o que representa 62,7% da capacidade total e traz um pouco de segurança para o abastecimento daquela área do estado.
Apesar das chuvas, Princesa Isabel ainda enfrenta uma situação difícil, dispondo de apenas 472 mil metros cúbicos, ou seja, 7,3% dos 6,5 milhões de capacidade máxima do açude Jatobá 2, que abastece a cidade.
Teixeira também passa por grave seca com os açudes Bastiana, Riacho das Moças, Sabonete e São Francisco 2 praticamente secos, mesmo com os índices pluviométricos identificados pela Aesa recentemente.
Fonte: http://www.patosonline.com/
Previsão
Confira a previsão do tempo detalhada para todas as regiões:

Litoral
Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.
Max.: 29°C
Min.: 24°C
Brejo
Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.
Max.: 28°C
Min.: 21°C
Agreste
Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.
Max.: 29°C
Min.:21°C
Cariri/Curimataú
Céu parcialmente nublado com chuvas isoladas no fim do período.
Max.: 33°C
Min.: 21°C
Sertão
Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva no fim do período.
Max.: 35°C
Min.: 23°C
Alto Sertão
Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva no decorrer do período.
Max.: 34°C
Min.: 22°C

Menor acusa polícia de racismo: 'Me batiam e me chamavam de negro'

Um adolescente de 16 anos afirma que foi vítima de racismo, na última quarta-feira (5), em Sete Barras, no Vale do Ribeira. Ele conta que foi abordado e agredido por policiais militares quando retornava para casa, após ter acompanhado um bloco de Carnaval na cidade. Além de ter levado socos, o jovem tem marcas de cigarro espalhadas pelo corpo.
O garoto estava acompanhado por três amigos quando foi parado abordado pelos policiais, por volta das 4h. De acordo com ele, não houve revista, como é feito normalmente nesse tipo de ação. “Só um policial perguntou o que a gente estava fazendo lá e eu respondi que estava saindo do bloco. O resto já chegou batendo na gente”, conta o menino.
Ao descrever o comportamento dos policiais, ele afirma que foi obrigado a tirar o boné para que um deles batesse na sua cabeça. “Eles mandaram tirar o boné e o policial me bateu mais ainda. Levei seis pontos na cabeça por causa disso”, conta. O jovem também não esquece o que ouviu enquanto apanhava. “Me chamavam de negro e me batiam”, ressalta o adolescente, que foi obrigado a falar que era filho de policial para que os guardas parassem de agredi-lo.
Jovem diz ter sido agredido em Sete Barras, SP (Foto: Ivani Ramos / Arquivo Pessoal)
A mãe do garoto, Ivani Ramos, relatou que acompanhou o bloco junto com o filho, mas foi para casa mais cedo. Ela só soube da ação dos policiais quando o menino já estava sendo socorrido. “O primo dele estava passando na rua, viu e me avisou. Quando eu soube, os próprios policiais que bateram estavam no hospital com ele e depois levaram para a delegacia”, descreve. Para ela, não houve motivo algum para a agressão. “Meu filho é um menino calmo, tranquilo, sai pouco de casa. Não entendo como isso aconteceu”, comenta Ivani.
Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado na Delegacia Sede do município. Mas, de acordo com o adolescente, só a versão dos policiais consta no documento. “Eu e minha mãe ficamos trancados em uma salinha. Ninguém me perguntou nada”, lembra.
O Major da PM Nelson Proença afirma que a polícia recebeu um chamado quanto à uma ocorrência próximo ao terminal rodoviário de Sete Barras. "Nossa equipe foi até o local onde deteve um maior de idade e três menores. Se por ventura algum deles ficou insatisfeito com o atendimento prestado pela Polícia Militar basta comparecer à nossa sede onde iremos apurar a suposta irregularidade", conclui.
G1

Polícia identifica suspeito de matar estudante uruguaia em Foz do Iguaçu

Imagens das câmeras de segurança do prédio onde a estudante uruguaia Martina Piazza Conde foi encontrada morta na noite de quinta-feira (6) ajudaram a Polícia Civil de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a identificar o suspeito de tê-la assassinado. A jovem de 26 anos estava desaparecida desde segunda-feira (3) e o corpo foi encontrado em um apartamento de amigos dela. As imagens não foram liberadas pela polícia.
Desde a manhã desta sexta-feira (7), a polícia faz buscas na tentativa de localizar o jovem visto entrando no local com ela. Martina cursava Antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e estava cuidando do apartamento, já que os amigos tinham viajado.
As câmeras mostram o momento em que os dois entram no prédio no domingo (2) à noite e quando o jovem deixa o local sozinho cerca de uma hora mais tarde, segundo a polícia.
O delegado Geraldo Evangelista informou que o suspeito aparenta ter 20 anos, está desempregado e não estudava na Unila. “As imagens mostram o rapaz adentrando aquele imóvel na companhia da vítima. Cerca de uma hora, uma hora e meia depois, ele é visto saindo apressado e sozinho”, adiantou. “Pelas vistorias feitas, eles teriam entrado no apartamento de forma consensual”, completou.
Depois da identificação, o suspeito foi procurado em casa por policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE), mas não foi encontrado. “Ele não aparece em casa há três dias”, apontou Evangelista.
Em um boletim de ocorrência registrado por um colega da estudante, ele disse à polícia que Martina foi vista pela última vez no domingo em frente a um bar no centro da cidade e que teria deixado o local acompanhada por um jovem conhecido. Ainda na quinta-feira, um grupo havia lançado uma campanha nas redes sociais a fim de obter informações sobre o paradeiro de Martina.As investigações indicam ainda que a jovem foi assassinada, já que foram encontrados sinais de estrangulamento. “A princípio estamos tratando este achado de cadáver como um caso de morte com características violentas”, reforçou o delegado ao informar que no apartamento não foram encontradas drogas ou bebidas alcoólicas. “Estamos colhendo outros elementos, mas inicialmente não há nada de ilícito.” Exames toxicológicos, de alcoolemia e que ajudem a identificar vestígios de violência sexual foram solicitados ao Instituto Médico-Legal (IML). O corpo da estrangeira deve ser liberado na tarde desta sexta.
Luto oficial
Em nota divulgada na manhã desta sexta por meio da assessoria de imprensa a universidade decretou luto de três dias em função da morte da universitária Martina Piazza Conde. "As investigações para identificar a causa e o dia do óbito estão em andamento pela Polícia Civil. Em decorrência do acontecido, a Unila declara luto oficial por três dias, a partir desta data (7). E convida a comunidade universitária para prestar solidariedade, neste momento tão difícil, aos estudantes, especialmente aos seus colegas uruguaios, e os familiares."

Professores e alunos da universidade devem lembrar a morte da estudante em atos que estão sendo preparados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado (8). As aulas do primeiro semestre de 2014 começam no dia 17.
G1

Suspeito de roubar mulher que acusou ator por engano é preso

Preso está na delegacia  (Foto: Isabela Marinho / G1)
Policiais da 26ª DP (Todos os Santos) prenderam em flagrante, na noite desta quinta-feira (6), Dione Mariano da Silva, de 24 anos, suspeito de ter roubado a mulher que admitiu ter se enganado ao apontar o ator Vinicius Romão como assaltante. Dione tem passagens por furto e estava com um revólver, apreendido. Ele foi autuado por porte ilegal de arma.

Na delegacia, Dione Mariano da Silva negou que seja o autor do crime, mas confessou que é viciado em cocaína e é usuário de maconha. Ele disse que é morador de rua e dorme na Rua Piauí, no bairro Todos os Santos, no Subúrbio. A família do suspeito mora em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. "É uma injustiça, estou sendo acusado de uma coisa que não fiz. A vítima não veio até agora me reconhecer", disse Dione.

"Em primeiro lugar, quero pedir perdão. Estou pedindo ao Espírito Santo para tirar toda mágoa, toda tristeza e toda depressão do seu coração. E dizer que Deus é fiel e que estou aqui reconhecendo o meu erro", contou, por telefone.O ator e vendedor Vinícius Romão de Souza foipreso após ser acusado por uma mulher de tê-la assaltado e ficou 16 dias preso na Cadeia Pública Patrícia Acioli, em São Gonçalo, Região Metropolitana. A copeira Dalva Moreira da Costa o reconheceu por engano no dia do crime. Após assumir o erro, ela pediu perdão pela acusação, durante o programa "Encontro com Fátima Bernardes", no dia 27.
Vinicius Romão (Foto: Rede Globo)
A copeira disse ainda que se sente aliviada pela liberdade de Vinicius. "Eu estou dando glória a Deus que ele foi solto. Estou comemorando. O local era escuro e naquele momento eu tinha que identificar. Eu fui, fiquei esperando, e ele, infelizmente, passou na hora errada. Mas eu estava nervosa, falei que tinha problema de vista e estava sem o óculos. Infelizmente, ele parecia com o suposto ladrão e naquele nervosismo, quando o policial falou: 'É ele?'. Eu disse: 'É parecido'. O policial disse que não poderia haver dúvidas. Eu perguntei pra ele se ele tinha pegado minha bolsa", narrou ela.
Durante a entrevista, Vinícius explicou a situação que o levou para a cadeia. Ele confessou ter ficado com medo de reagir à prisão injusta por parte da polícia. “Eu estava voltando para casa e fui abordado. Não esbocei nenhuma reação porque se eu corresse ou confrontasse talvez não estaria aqui hoje relatando o que aconteceu”, disse.
O jovem de 26 anos foi solto na quarta-feira (26) e contou como foi a primeira noite em casa, após duas semanas dividindo a cela com mais de 10 detentos. “Eu não consegui dormir, vi os vídeos de tudo o que aconteceu porque eu não sabia de nada. Fiquei sabendo que meus amigos estavam lá na segunda, quando os policiais me contaram que eu estava aparecendo na televisão e que meus amigos estavam se mobilizando”, contou.
Ator perdoa acusação
Poucas horas depois de sair da cadeia, Romão falou com jornalistas no playground de seu prédio, no Méier, Zona Norte do Rio. Na ocasião, ele reencontrou amigos, que gritavam seu nome, emocionados. Sobre a copeira Dalva Moreira da Costa, que o acusou, ele disse que ela errou e que a perdoa. Ele disse ainda que é preciso descobrir outros "Vinícius".

"Tem muitos Vinícius lá dentro. Meus amigos lutaram por mim aqui fora, coisa que eu não podia fazer. Se não fosse por eles, estaria apodrecendo lá como muitas pessoas estão", agradeceu, sem mágoas da copeira. “Eu não guardo rancor. Ela foi vítima. Pelo que ela diz, foi assaltada, estava nervosa e infelizmente me confundiu. Eu vou ter oportunidade de falar com ela. Só quero dizer que perdoo ela e ela pegou o cara errado”, completou.
Para o ator, o momento mais difícil de toda a história foi quando foi abordado pelo policial na hora do assalto. "Ele apontou a arma pra mim. Foi a parte mais revoltante."
Condições 'desumanas'
Vinícius denunciou condições "desumanas" na cadeia e contou que ficou em uma cela com cerca de 15 detentos, presos por tráfico de drogas e pela Lei Maria da Penha, e dormiu no chão, em papelões. "Eu falei que era neutro e fiquei num lugar que não tinha facção", explicou. "Meu maior medo foi que fizessem alguma coisa comigo, mas não pelo pessoal do meu convívio. Preferi ficar junto com outras pessoas e não queria ficar sozinho numa cela [tinha direito por ter diploma de curso superior]."

Amigas de Vinícius Romão o aguardaram na saída da cadeia pública em São Gonçalo (Foto: Guilherme Brito/G1)
Mesmo após 16 dias preso injustamente, o ator diz que conseguiu tirar boas lições: "Eu li 'Polyana' [clássico da literatura infanto-juvenil], que sempre tira coisas boas de tudo que acontece. O que eu tirei de bom é aproveitar cada minuto. Cada coisa que a gente não leva a sério, como abrir a geladeira e beber uma água. Lá a água eu bebia na hora do banho, quando a gente enchia as garrafas", contou, ansioso para voltar ao trabalho como vendedor, na loja em que foi efetivado recentemente. "Estou com saudades e sei que eles vão me receber de braços abertos."
Um oficial de Justiça levou o alvará de soltura à casa de detenção, onde amigos e parentes também o aguardavam. O ator ficou preso em uma cela com mais 15 detentos. A chegada do alvará de soltura atrasou por falta de luz na Central de Mandados de Alcântara, em São Gonçalo.
No dia 25, a 33ª Vara Criminal do Rio concedeu habeas corpus a Romão, depois que a copeira Dalva Moreira da Costa, vítima do roubo, afirmou em novo depoimento na 25ª DP (Engenho Novo) que se enganou ao fazer o reconhecimento do ator como o suposto ladrão. Após ouvir o depoimento, o titular da delegacia, delegado Niandro Lima, pediu à Justiça do Rio habeas corpus para o ator.
Mesmo após conseguir a liberdade, Vinícius Romão terá de responder a processo por roubo.
Prisão é investigada
A Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro vai investigar se houve irregularidades na prisão do ator. As condutas do policial Waldemiro Nunes de Frietas Junior, que trabalha na 11ª DP (Rocinha), e do delegado que estava de plantão no dia, Willian Lourenço Bezerra, serão analisadas.

Vinicius disse que o advogado vai cuidar de uma possível ação, mas não confirmou se vai processar. "Eu acho que eu tinha que ligar na hora do ocorrido, mas não consegui, só no dia seguinte", disse.

Copeira volta atrás
A reviravolta no caso ocorreu com o depoimento de Dalva. Ela disse que pensou em ir à polícia no dia seguinte para retirar a queixa, mas não tinha dinheiro para a passagem. "Ela admite a hesitação no primeiro reconhecimento dele, o que é natural, porque foi uma ação violenta e ela pode ter se confundido", explicou Niandro. O delegado disse também que não acredita em má-fé. "Ninguém dos dois teria interesse em prejudicar uma pessoa inocente."

Pai aliviado
O pai de Vinícius, Jair Romão falou sobre como reagiu ao saber da notícia da liberdade do filho. "Graças a Deus, ocorreu tudo bem, como eu esperava. Em momento algum eu admitia ele ter sido o culpado de cometer esse roubo", disse, sem saber explicar como vai reagir ao reencontrá-lo. "Ah, emoção a gente só pode dizer no momento o que vai ocorrer."
G1 teve acesso ao registro de ocorrência do caso. No registro, a vítima contou que após o assalto o homem teria pulado o muro da estação de trem para fugir e que dentro da bolsa roubada havia a quantia de R$ 10, um crachá, um celular e documentos. Ela contou que o homem estava de camiseta e bermuda preta, era negro e tinha o cabelo estilo black power.
No registro de ocorrência, o policial militar que fez a prisão afirma que nenhum pertence da vítima foi encontrado com o ator. "No depoimento, o policial disse que o Vinicius tinha passado o material para uma pessoa conhecida como 'Braço', só para justificar a prisão dele, mas não fez nenhuma diligência para procurar essa pessoa", disse Jair Romão.
G1

'Troca de farpas' entre PT e PMDB 'não ajuda em nada', diz Valdir Raupp

O senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), reuniu-se nesta sexta-feira (7) com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para tratar da crise entre o partido e o governo federal. Após o encontro de aproximadamente 40 minutos no Palácio do Planalto, Raupp afirmou que a "troca de farpas" entre PT e PMDB não “ajuda em nada”.
“Eu espero que a partir de agora essa troca de farpas entre liderança do PMDB e do PT possa chegar ao fim, isso não ajuda em nada, verdadeiramente não ajuda em nada”, afirmou Raupp. 
“Acho que os partidos devem ser respeitados. O mesmo respeito que nós queremos que o PT tenha pelo PMDB, o PMDB deve ter esse respeito também pelo PT, que é o partido da presidente da República”, completou.
Ainda segundo Raupp, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião para o final da tarde do próximo domingo (9) para tentar colocar fim às divergências entre as duas principais legendas de sua base de apoio.
De acordo com o peemedebista, o local do encontro ainda não foi definido, mas devem participar, além dele próprio, Dilma e Mercadante, o vice-presidente da República, Michel Temer , e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado Renan Calheiros(PMDB-AL). O Palácio do Planalto não confirma a presença de Dilma na reunião.
Raupp deu as declarações ao ser questionado sobre as críticas trocadas nesta semana entre o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e o presidente do PT, Rui Falcão.
Cunha disse que se manifestou no Twitter por causa de uma suposta declaração dada pelo presidente do PT, Rui Falcão, no sambódromo do Rio. Falcão teria dito que a insatisfação do PMDB da Câmara é porque não foi contemplado com ministério na reforma ministerial.Na terça (4), Cunha usou sua conta no microblog Twitter para dizer que "está cada vez mais convencido" de que o partido precisa "repensar" a aliança com o PT. O deputado tem sido, desde o último ano, um dos maiores críticos do Palácio do Planalto na Câmara, apesar de o PMDB integrar a base de apoio ao governo.
"Reagi à agressão do presidente do PT, feita, aliás, em momento inoportuno, dentro de desfile de escola de samba", afirmou o deputado.
Alianças regionais
Na avaliação de Raupp, um dos maiores problema entre as legendas é o impasse na definição de alianças regionais para as eleições de outubro. Segundo ele, apenas em cinco estados a questão já está resolvida: Distrito Federal, Pará, Sergipe, Amazonas e Tocantins. Em outros dois, Bahia eRio Grande do Sul, as duas legendas estarão em lados opostos. Mesmo nesses casos, segundo Raupp, os diretórios locais já concordaram em manter a aliança no nível nacional, na disputa à presidência.

Os maiores problemas, segundo Raupp, estão nas alianças no Rio de Janeiro e no Ceará, onde os dois partidos têm candidaturas próprias.
Raupp afirmou também que "não há como negar" a existência de um componente na crise entre os dois partidos ligado à reforma ministerial. Para ele, no entanto, não cabe ao PMDB ficar pedindo cargos. "Acho que o PMDB tem tamanho suficiente pra ser respeitado  e o governo saber a importância que o PMDB tem."
Na avaliação de Raupp, "se houver bom senso de ambas as partes", a crise pode ser "debelada" na semana que vem.
G1

Rússia critica UE e diz vai retaliar em caso de imposição de sanções

A Rússia acusou nesta sexta-feira (6) a União Europeia de adotar "posição extremamente desconstrutiva" ao congelar, por conta da crise na Ucrânia, as conversas sobre a redução de barreiras para a obtenção de vistos que complicam as viagens entre a Rússia e a União Europeia.
Os líderes europeus decidiram suspender as negociações bilaterais com a Rússia sobre os vistos, a primeira medida política em resposta à ação russa na Crimeia, e ameaçaram Moscou com sanções econômicas, caso a situação na Ucrânia se deteriore."A Rússia não vai aceitar a linguagem de sanções e ameaças" e vai retaliar se forem impostas sanções, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado sobre os acordos fechados em uma reunião emergencial da UE na quinta-feira (6).
À margem de uma cúpula extraordinária da UE em Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, indicou que os dirigentes europeus concordaram em adotar uma estratégia progressiva de sanções para obrigar a Rússia a "negociar" uma saída para a crise na Ucrânia.
Além disso, os europeus consideraram como "ilegal" a decisão do Parlamento da península ucraniana da Crimeia de pedir sua integração à Rússia.
G1

Presidente deposto da Ucrânia é internado em estado grave, diz jornal

O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante entrevista nesta sexta-feira (28) em Rostov (Foto: Pavel Golovkin/AP)
O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, foi hospitalizado em estado grave em um hospital de Moscou, informou nesta sexta-feira (7) em seu site o jornal russo "Moskovski Komsomolets", o de maior tiragem no país.
Segundo a publicação, que cita uma fonte anônima, os médicos suspeitam que Yanukovich, de 63 anos, sofreu um infarto.
Por enquanto, como admite o próprio "Moskovski Komsomolets", essa informação não pôde ser confirmada oficialmente.
Na terça-feira (4), o presidente russo, Vladimir Putin, foi obrigado a desmentir rumores sobre a morte de Yanukovich que circulavam na internet.As especulações sobre o estado de saúde de Yanukovich, que possui uma ordem de busca e captura ditada pelas novas autoridades de seu país, se multiplicaram depois que o presidente deposto se refugiou na Rússia no dia 27 de fevereiro.
"Depois que chegou ao território da Rússia estive com ele (Yanukovich) uma vez. Foi literalmente há dois dias. Gozava de boa saúde, que é o que desejo a todos vocês', disse o chefe do Kremlin a um grupo de jornalistas.
O líder russo acrescentou que a saúde de Yanukovich é tão boa que "ele viverá tempo bastante para acompanhar os funerais daqueles que espalham boatos sobre sua morte".
G1

Nível do Cantareira cai abaixo dos 16% pela primeira vez na história

Reservatório no município de Bragança Paulista(SP), que faz parte do Sistema Cantareira. O índice que mede o volume de água armazenado nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo nesta sexta-feira, atingindo apenas 15,8% da capacidade total das reservas. Ontem, o nível observado era de 16%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  (Foto: Luís Moura/Estadão Conteúdo)A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira continua caindo. Nesta sexta-feira (7), o índice baixou de novo e atingiu mais uma marca histórica: com 15,8%. É a primeira vez que o nível fica menor que 16%.
O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água.
As chuvas recentes na região dos reservatórios do Cantareira não foram suficientes para estabilizar o Sistema. Choveu apenas 0,2 milímetros na quinta-feira (6).
A queda acontece um dia após os o governo do estado anunciar que parte da água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será utilizada para compensar a queda na produção do sistema Cantareira. Além disso, sofrera redução o volume diário de água retirado das repressas do Cantareira.
Redução da vazão do SistemaO governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que as medidas, aliada à intensificação na campanha pelo uso racional da água, será suficiente para garantir o fornecimento e evitar racionamento.
Por causa do baixo nível, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira de 30 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo a partir da segunda-feira (10) para a região metropolitana de São Paulo.
A Sabesp informou, em nota, que seguirá a determinação da ANA e do DAEE de reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas, segundo a Sabesp.
A secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos afirma que, em 60 dias, a Sabesp estará pronta para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha. O volume morto é um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade.
A Sabesp diz que 17 bombas para a captação dessa água já estão sendo fabricadas. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Ainda segundo a empresa, as "obras civis" começam na próxima semana.
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...