sábado, 8 de março de 2014

IFPB divulga locais de prova para professor substituto

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou na sexta-feira (7) a lista de locais e horários de prova para os candidatos do concurso para professor substituto da instituição. As provas de desempenho acontecem entre os dias 18 e 22 nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Picuí, Princesa Isabel, Sousa e Patos. A lista é nominal e os candidatos devem ficar atentos ao horário e local específico da sua apresentação.
O concurso está oferencendo 10 vagas para quem tem formação nas áreas de Biologia, Geografia, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Construção de Edifícios, Computação, Matemática, Educação Física, Sistemas para Internet, Telecomunicações, Telemática, Língua Inglesa, entre outras.
Os temas das provas já estavam definidos no edital do concurso e são confirmados na lista de locias de prova. O resultado é previsto para ser divulgado dia 21 e a entrega dos títulos deve ocorrer dia 31 de março, com resultado previsto para ser divulgado em 7 de abril. Em todas as etapas são previstos prazos para os recursos. A previsão é que resultado final seja divulgado no dia 11 de abril.A remuneração inicial é de R$ 2.714.89 acrescida da titulação correspondente e das demais prerrogativas legais. A jornada é de 40 horas semanais e o professor pode atuar no ensino presencial ou na Educação à Distância. A seleção é organizada pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) e tem validade de 12 meses a partir da data da homologação do resultado.
G1pb

Quatro são detidos suspeitos de matar idoso no Brejo da Paraíba

Um homem foi preso e três adolescentes apreendidos em Cuitegi, no Brejo da Paraíba, na noite de sexta-feira (7) suspeitos de assassinar com um tiro de espingarda um idoso de 65 anos no bairro Barro de Fátima, na zona rural de Alagoinha, no Brejo paraibano. Um outro jovem de 19 anos foi encaminhado para averiguação, mas depois liberado porque os adolescentes negaram a participação dele.
O crime ocorreu na quinta-feira (6) após a porta da casa ser arrombada com o lançamento de uma pedra. As polícias civil e militar investigam se os suspeitos são responsáveis pelo arrombamento de seis outras residências no bairro de Barro Vermelho, também na zona rural de Alagoinha.
Na noite de sexta, o adulto de 22 anos foi capturado na casa de um amigo em Cuitegi e, em seguida, levado pela polícia para ser submetido ao exame de corpo de delito. Ele foi recolhido ao Presídio de Alagoinha. Os adolescentes, dois deles com idades de 16 anos e outro de 17 anos, foram localizados em casa e depois acolhidos na Central de Flagrantes.Os suspeitos, segundo o agente de investigação do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil, Luís Pereira Soares, queriam o benefício que o idoso tinha recebido há poucos dias. O idoso morava em Cuitegi e sempre passava dias na casa que mantinha a 30 metros da residência da filha, no sítio em Barro de Fátima, em Alagoinha.
O delegado do GTE, Fábio Sena, solicitou à justiça o encaminhamento dos adolescentes para a internação em regime fechado. A polícia pretende retomar os depoimentos das vítimas dos outros seis arrombamentos na região e não está descartada a identificação dos suspeitos para confirmar a autoria dos crimes.
Segundo a polícia, os suspeitos não só conheciam a vítima como eram vizinhos dela, no município de Cuitegi. Na quinta-feira à noite, a porta da casa do idoso foi arrombada com uma pedrada e, em seguida, segundo a esposa da vítima relatou à polícia, o marido reagiu após a residência ter sido invadida por dois dos três adolescentes apreendidos. Após o primeiro disparo que vitimou o idoso, os suspeitos ouviram tiros nas imediações e fugiram sem levar o dinheiro.
O tenente do 4º Batalhão de Polícia Militar, Ícaro Leite, ressaltou que a arma utilizada foi encontrada durante as diligências realizadas pelos policiais. “A arma foi encontra na casa do pai de um dos menores”. Segundo o adolescente apreendido, o pai dele havia pego a espingarda emprestado com um amigo para caçar e o adulto apontado como o mentor da ação e autor do disparo contra o idoso retirou escondido a espingarda. “Ele que me chamou para fazer não sei o que. Ele me mandou jogar a pedra e eu corri, aí ele pegou a espingarda e atirou no homem”, disse o jovem apreendido.
O delegado Ricardo Sena afirmou que as equipes se desdobraram para encontrar pistas dos envolvidos no crime e o resultado agora cabe à justiça. “Conseguimos prender um adulto e os adolescentes envolvidos e o crime agora está esclarecido” , disse.
G1pb

Lista preliminar da 2ª fase do Exame da Ordem tem mais de 300 na PB

Um total de 364 advogados da Paraíba foram aprovados na segunda etapa do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 2013, a prova prático-profissional, de acordo com o resultado preliminar divulgado na sexta-feira (7). Na lista de aprovados, 243 dos candidatos fizeram as provas em João Pessoa, 65 em Campina Grande, 34 em Sousa e 22 em Patos.
Veja a lista completa.
O prazo apresentar recurso ao resultado começa neste sábado (8) a partir das 12h e se estende até a terça-feira (11). Para isso, os bacharéis precisam acessar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos. Segundo o edital, o candidato deve se certificar que o recurso foi recebido através da geração de um número de protocolo. O resultado final será divulgado no dia 25 de março.
G1

Bebê morre soterrado em casa na Zona Sul de Manaus

Desmoronamento ocorreu na manhã deste sábado (Foto: TV Amazonas/Reprodução)
Um bebê de quatro meses morreu após ser soterrado no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, na manhã deste sábado (8), segundo a Defesa Civil. Durante a chuva que atinge a capital nesta manhã, um barranco deslizou e derrubou a parede da casa onde a criança morava com a família. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A assessoria da Defesa Civil informou uma equipe do órgão acompanha a situação no local e faz um levantamento da área afetada. Uma outra casa também está comprometida, segundo o órgão. Uma equipe da Secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também está no local para atendimento à família da criança.De acordo com a Defesa Civil, o caso ocorreu por volta das 7h. A parede do quarto onde a criança estava desabou sobre a cama onde ela dormia. No momento do desmoronamento, o pai e outros dois filhos estavam na residência. Eles não tiveram ferimentos graves.

A Defesa Civil informou ainda que registrou desde a noite de sexta-feira até a manhã deste sábado 37 ocorrências registradas pelo número de emergência 199.
G1

Preocupada com a saúde, mulher de 39 anos corta a cerveja e perde 29 kg

Helena conseguiu perder 29 kg em cerca de 1 ano (Foto: Arquivo pessoal/Helena Coelho Sant'Anna da Silva)
Foram necessários apenas 5 anos de maus hábitos para a saúde da compradora Helena Coelho Sant'Anna da Silva começar a dar sintomas.
Até os 34 anos, a fluminense de São Gonçalo tinha uma vida equilibrada, praticava atividade física e fazia acompanhamento médico regularmente.
Porém, depois de se mudar de São Gonçalo para São João da Barra, cidade menor, essa rotina mudou – ela parou de se exercitar, deixou de ir ao médico e começou a abusar na alimentação.
“Estava com 65 kg quando me mudei e cheguei aos 105 kg. Ganhei 40 kg em 5 anos. Fora o peso, adquiri também pressão alta e princípio de diabetes”, lembra. Com a desculpa de morar em uma cidade pequena e “sem condições”, Helena começou a se descuidar e passou a abusar cada vez mais da cerveja. “Às vezes, arrumando a casa, me pegava bebendo. No fim de semana, sentava com os amigos e muitos não aguentavam me acompanhar”, conta.
Além da bebida, a comida também passou a ser um problema na vida da compradora. “Não aguentava mais comer, mas continuava comendo. Mesmo sem vontade, apenas pelo simples fato de comer”, lembra. Um dia, no entanto, ao almoçar feijoada no trabalho, Helena começou a passar mal e a sentir vertigem e vontade de desmaiar – foi aí que ela percebeu que precisava mudar de estilo de vida. “Minha pressão foi lá no alto, então eu pensei que se não tomasse jeito logo, podia morrer”, diz.
Após passar mal, a compradora percebeu que precisava mudar seu estilo de vida; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Helena Coelho Sant'Anna da Silva)
“Para levar aquela vida, eu dava a desculpa de que não tinha médico aqui na cidade, mas a verdade é que tinha. Então, depois que encontrei, comecei um tratamento”, conta. Com a orientação do especialista, ela mudou toda sua dieta e passou a ingerir carboidratos apenas integrais, carnes magras, frutas, legumes e a até então temida salada. “Odiava salada, mas aprendi a gostar. Hoje eu não consigo ficar sem”, afirma.Preocupada com sua saúde, a fluminense resolveu procurar um novo endocrinologista em São João da Barra para voltar a fazer um acompanhamento.
Para conseguir perder o excesso de peso que tanto lhe preocupava, Helena precisou também abandonar sua amiga de longa data, a cerveja. “Não tomo mais. De jeito nenhum. E não sinto falta”, diz. A compradora acredita que o controle psicológico é fundamental na hora de abandonar esses “vícios”. “Coloquei na minha cabeça que a cerveja, o açúcar e a fritura me faziam mal e estavam acabando comigo. Então me reeduquei e levo isso comigo até hoje”, conta satisfeita.
Para conseguir emagrecer, ela precisou parar de beber cerveja (Foto: Arquivo pessoal/Helena Coelho Sant'Anna da Silva)
Além da alimentação, ela voltou também a fazer atividade física, mas por recomendações médicas, precisou começar com a caminhada leve na praia. “Eu tinha um nódulo na tireoide, então só fui liberada para começar a correr após uma série de exames e a biópsia”, lembra.
Depois de 3 ou 4 meses, Helena começou a se arriscar na corrida na areia fofa. “Foi difícil recomeçar porque tive que reaprender tudo. No início sentia muita preguiça, mas precisei me reeducar”, conta.
A mudança de vida da compradora completará 1 ano no dia 15 de março e de lá para cá, já se foram 29 kg. “Hoje estou com 76 kg e vou começar a fazer musculação e circuito na areia”, diz. Helena ainda não voltou ao médico para refazer os exames, mas acredita que todos os resultados estarão normais. “Meu próprio organismo me diz como estou. Hoje não tenho mais sintomas, como ânsia de vômito pela manhã, vertigem, cansaço e sono, por exemplo”, comemora.
Atualmente, ela já se permite comer algo, como uma pizza no final de semana, por exemplo, mas sempre em menor quantidade. “Tem que ter vida social. Então se preciso comer uma pizza com os amigos, eu como, mas uma fatia só”, revela. Em relação à bebida, a compradora diz que esporadicamente bebe vinho seco, mas cerveja não mais. “Hoje eu consigo me divertir muito mais do que me divertia antes, quando bebia. Eu curto mais, vejo as coisas e participo dos eventos sem precisar beber”, diz.
“Agora qualquer coisa cabe, antes eu tinha que usar o que dava. A autoestima muda muito. Antes, eu tinha obrigação de me olhar no espelho para sair, mas hoje eu tenho prazer em me olhar”, celebra.Helena comemora ainda o fato de poder escolher a roupa que quer colocar e não precisar mais usar apenas “o que dá”.
Apesar da felicidade com a estética, a fluminense ressalta que o principal de tudo é sempre a saúde. “Se eu não tivesse aberto os olhos quando os sintomas apareceram, talvez eu nem estivesse aqui hoje”, conclui.
G1

Com chuvas, nível do Sistema Cantareira sobe e volta a 16%

Reservatório no município de Bragança Paulista(SP), que faz parte do Sistema Cantareira. O índice que mede o volume de água armazenado nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo nesta sexta-feira, atingindo apenas 15,8% da capacidade total das reservas. Ontem, o nível observado era de 16%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  (Foto: Luís Moura/Estadão Conteúdo)
O nível do Sistema Cantareira subiu e voltou a 16% neste sábado (8) por causa da chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (7) e nesta madrugada. O volume havia caído para 15,8% nesta sexta, o menor índice da história, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Dados da Sabesp mostram que choveu 36,1 mm no sistema nas últimas horas e o acumulado do mês chega a 83,7 mm – a média histórica para março é de 184,1 mm. Para os próximos dias, há previsão de chuva principalmente no fim do dia.
Recordes negativos
O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água. As chuvas recentes na região dos reservatórios do Cantareira não foram suficientes para estabilizar o Sistema. Choveu apenas 0,2 milímetros na quinta-feira (6).

O governo do estado anunciou nesta semana que parte da água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será utilizada para compensar a queda na produção do sistema Cantareira. Além disso, sofrera redução o volume diário de água retirado das repressas do Cantareira.
Redução da vazão do SistemaO governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que as medidas, aliada à intensificação na campanha pelo uso racional da água, será suficiente para garantir o fornecimento e evitar racionamento.
Por causa do baixo nível, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira de 30 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo a partir da segunda-feira (10) para a região metropolitana de São Paulo.
A Sabesp informou, em nota, que seguirá a determinação da ANA e do DAEE de reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas, segundo a Sabesp.
A secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos afirma que, em 60 dias, a Sabesp estará pronta para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha. O volume morto é um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade.
A Sabesp diz que 17 bombas para a captação dessa água já estão sendo fabricadas. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Ainda segundo a empresa, as "obras civis" começam na próxima semana.
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.
G1

Tropas russas se tornam agressivas, e tensões aumentam na Crimeia

As tensões aumentaram neste sábado (8) na região da Crimeia, ocupada pela Rússia, depois que discussões durante a madrugada entre tropas russas e soldados ucranianos sitiados terem realçado ainda mais o maior confronto político entre Ocidente e Oriente desde o fim da Guerra Fria.
Os níveis de pressão cresceram muito na região nos últimos dois dias, desde quando a liderança regional declarou que agora faz parte da Rússia e anunciou um referendo em 16 de março para confirmar a mudança.
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou há uma semana que a Rússia tem o direito de invadir aUcrânia para proteger cidadãos russos, e seu Parlamento aprovou uma mudança na lei para que fique mais fácil anexar territórios.
Tropas russas foram de caminhão até um posto de defesa aérea em Sebastopol, sede da frota do Mar Negro da Rússia e da marinha ucraniana, e tomaram controle da base durante a madrugada. Uma equipe de reportagem da Reuters no local afirmou que não houve feridos.Até agora, a tomada russa da península localizada no Mar Negro não teve violência, mas as forças da Rússia têm ficado cada vez mais agressivas contra as tropas ucranianas, cercadas em bases e sem oferecer resistência.
O serviço de imigração ucraniano afirmou que tropas russas também tomaram postos fronteiriços localizados no leste da península, despejando autoridades ucranianas e suas famílias de seus apartamentos no meio da madrugada.
"A situação mudou. As tensões estão muito maiores agora. Vocês têm que sair. Vocês não podem filmar aqui", afirmou um soldado russo que carregava uma metralhadora, com sua face coberta, na base naval ucraniana de Novozernoye.
Cerca de 100 russos armados vigiam os ucranianos que estão na base, onde um navio russo foi afundado propositalmente na entrada para impedir que os ucranianos fujam pelo mar.O ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, afirmou neste sábado que a Polônia esvaziou seu consulado em Sebastopol devido às "seguidas perturbações causadas por forças russas".
"As coisas estão difíceis e o clima piorou. Os russos nos ameaçam quando vamos embora, tomam nossos alimentos e apontam armas contra nós", afirmou Vadim Filipenko, vice-comandante ucraniano na base.
Moscou nega que as tropas que ocuparam a Crimeia e falam russo estejam sob o seu comando, algo que os Estados Unidos classificam como "ficção de Putin".
Embora não usem insígnias, os soldados dirigem veículos com placas russas e se identificam como tropas russas para as forças ucranianas sitiadas.
Os EUA anunciaram sanções contra indivíduos que consideram culpados pela interferência na integridade territorial ucraniana, embora a lista ainda não tenha sido publicada.
A União Europeia também avalia a possibilidade de aplicar sanções, embora isso possa ser muito difícil de acontecer, pois o bloco tem 28 membros, a decisão precisa ser unânime e vários países dependam do gás natural russo.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, não deu indicações de que a posição de Moscou mudou neste sábado, e insistiu que o governo de Kiev foi criado a partir de um golpe de Estado.
O líder pró-Moscou da Crimeia, Sergei Aksyonov, afirmou que o referendo sobre a anexação da região à Rússia, que acontecerá dentro de uma semana, foi convocado rapidamente para evitar "provocação".
G1

Vietnã detecta rastros de combustível após desaparecimento de avião

Aviões vietnamitas envolvidos nas buscas pelo Boeing da companhia aérea Malaysia Airlines, que desapareceu com 239 pessoas a bordo, identificaram rastros de combustível no Mar da China Meridional, segundo uma autoridade militar vietnamita.
Imagem de arquivo mostra o Boeing 777-200ER saindo o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em 26 de dezembro de 2011. O avião está desaparecido no Golfo da Tailândia (Foto: Laurent Errera / AP Photo)"Dois de nossos aviões detectaram dois rastros de combustível de cerca de 15 a 20 km, em paralelo e a cerca de 500 metros um do outro", declarou ao vivo à televisão estatal o general Vo Van Tuan, acrescentando que navios foram enviados para o local.
O Boeing 777-200 no voo MH370 saiu de Kuala Lampur às 13h40 no horário de Brasília e deveria chegar às 19h30 (de Brasília) em Pequim. O avião teria perdido contato duas horas após decolar, segundo a empresa. A Malaysia Airlines ainda não falou sobre queda e prefere tratar o avião como desaparecido.As manchas têm similaridade com as quais deixaria o combustível da nave desaparecida.
Mais cedo neste sábado (8), a Marinha do Vietnã informou que o avião teria caído próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país. O Alto Comando da Marinha vietnamita acrescentou em comunicado que o avião teria caído nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província vietnamita de Kien Giang.
  •  A companhia aérea informou que equipes de resgate da Malásia, Cingapura e Vietnã fazem buscas com navios na região onde o avião teve sua última localização conhecida. Buscas aéreas serão retomadas na manhã de domingo (início da noite de sábado no horário de Brasília).
A aeronave tinha 239 pessoas a bordo (227 passageiros, com 2 crianças, e 12 tripulantes). Todos os tripulantes eram da Malásia. Os passageiros têm 14 nacionalidades: 153 da China ou de Taiwan (incluindo uma criança), 38 da Malásia, sete da Indonésia, seis da Austrália, cinco da Índia, quatro da França, três dos Estados Unidos (incluindo uma criança), dois da Nova Zelândia, dois da Ucrânia, dois do Canadá, um da Rússia, um da Itália, um da Holanda e um da Áustria. Veja a lista com os nomes dos passageiros.
O governo da Áustria, entretanto, afirmou que o cidadão austríaco listado como um dos passageiros não se encontrava no voo – ele teve seu passaporte roubado.
O governo da Itália também informou que nenhum cidadão italiano estava na aeronave. Luigi Maraldi, listado como sendo o italiano a bordo, também teria tido seu passaporte roubado – o fato teria ocorrido na Tailândia em agosto do ano passado.
O voo MH370 fez o último contato com controladores de tráfego aéreo quando estava a 120 milhas náuticas a leste da cidade malaia de Kota Bharu, na costa do país, disse o presidente da companhia aérea, Jauhari Yahya.
O site de rastreamento de voos flightaware.com mostrou o avião voando para nordeste sobre a Malásia, depois de ter decolado. O avião subiu para uma altitude de 35 mil pés e desapareceu dos registros um minuto depois, enquanto ainda estava ganhando altitude.
G1
  •  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...