segunda-feira, 17 de março de 2014

Urgente: Em menos de quatro horas, Patos registra dois homicídios no mesmo bairro

Em menos de quatro horas mais uma pessoa foi morta em Patos, na manhã desta segunda-feira, 17. O crime aconteceu no Bairro Dona Milindra, na Rua Batuel Palmeira. A vítima de nome Iran era albergada e foi morta dentro de casa com vários disparos.

De acordo com o Aspirante Erick, da Polícia Militar, ninguém deu maiores detalhes quanto à autoria do homicídio, tendo em vista que prevalece a lei do silêncio na localidade.

Com este sobe para 14 o número de homicídios em Patos este ano.

Ainda nesta manhã, um homem foi morto no mesmo Bairro, por volta das 06h40.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Ouro em Jardim do Seridó

20130302094607_cv_ouroaplicacoes_do_ouro_gde
Circula na região a notícia de que jazidas de ouro foram encontradas em Jardim do Seridó, inclusive estudos técnicos já teriam sido realizados. O local na zona rural do município é mantido em sigilo, mas teriam sido contatados investidores na área de mineração.

Fonte: Blog do Robson Pires

Mídia nacional aposta na união do PMDB/PB com PSDB e vê rompimento com Dilma

Mídia nacional aposta na união do PMDB/PB com PSDB e vê rompimento com DilmaO PMDB, principal partido aliado da presidenta Dilma Roussef, pode romper aliança na Paraíba e passar a apoiar o presidenciável Aécio Neves, e o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB. A informação foi divulgada neste domingo por jornais nacionais. Segundo as reportagens, além da Paraíba o PMDB já decidiu em três estados que não apoiará a candidata do PT, e outros 12 estados podem tomar esse mesmo caminho.

Segundo as informações, os estados em que o PMDB não vota em Dilma são Bahia, Pernambuco e Acre. os estados em que o PMDB mantém uma crise no relacionamento com a presidenta Dilma são Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá, Piauí, Rio Grande do Sul , Minas Gerais e Paraná.

As reportagens dizem ainda que na Paraíba os entendimentos podem resultar numa composição na campanha estadual, em que Veneziano Vital do Rego poderia ser indicado candidato a senador na chapa de Cássio Cunha Lima (PSDB).

Fonte: ClickPB

Português elimina 40% em prova de estágios na Paraíba

Imagem ilustrativaQuem nunca trocou letras, omitiu crases, conjugou o verbo errado ou esqueceu uma vírgula? Os erros estão por toda a parte, nas redações de estudantes, no anúncio do sapateiro, em placas de obras oficiais, nos perfis das redes sociais...Algumas situações seriam até cômicas, mas, na realidade, revelam a ‘tragédia’ de quem vive tropeçando na língua materna.

O problema começa nos primeiros anos da escola. Dados da Prova Brasil, analisados pelo portal QEdu, mostram que, na Paraíba, 88% dos estudantes concluem o ensino fundamental (o nono ano) sem ter adquirido um aprendizado adequado da língua portuguesa.As dificuldades vão se refletir mais tarde, quando os jovens tentam entrar no mercado de trabalho.

A consultora de seleção e psicóloga Anna Carolina Nunes afirma que os erros na escrita reprovam quatro a cada dez candidatos a vagas de estágio. “Até mesmo quem tem curso superior apresenta dificuldade e comete erros bárbaros”, disse. E para quem pensa que o amor suporta tudo: erros na fala e na escrita incomodam a pessoa amada, e viver corrigindo ou sendo corrigido pode minar uma relação.

Fonte: Correio da Paraíba

Banho de gado e lavagem de moto dentro do açude Jatobá é flagrado por internauta na cidade de Patos

As chuvas que caem no sertão estão trazendo de volta as imagens bonitas de vários açudes e barragens que começam a ter água em um cenário que antes era de estiagem e seca nos mananciais.
Por outro lado começam a acontecer cenas lamentáveis como a flagrada neste domingo, dia 16, quando um motociclista lavava sua moto às margens do açude Jatobá e um vaqueiro pastoreava o gado que se banhava dentro do manancial mais querido da cidade de Patos.
Mesmo que a água utilizada do açude do jatobá passe por processo de tratamento por parte da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), a cena é revoltante, pois mostra o descaso das autoridades para impedir que acontecimentos como este aconteça.
O açude do Jatobá está recebendo água depois de ter secado por completo sem ter recebido os cuidados para desassoreamento ou mesmo de melhorias em diversas localidades. Pelo visto o descaso vai continuar, pois o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, nada vai fazer.
 Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Proprietário de bar é assassinado dentro de estabelecimento comercial em Patos

O comerciante Pedro Ivo Simão dos Santos, de 48 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira, (17), dentro de sua residência no bairro Dona Milindra em Patos.

O crime aconteceu por volta das 06h40, na Rua Severino Paulo Barbosa. 
 
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por quatro disparos de arma de fogo dentro de sua residência, onde também funcionava um bar conhecido como "Bar do Cumpadre Só Resenha". 
 
O comerciante foi atingido dentro de casa e caiu baleado na calçada da residência. Um dos disparos atingiu a geladeira.
 
A vítima era irmão de Marcos Antônio Simão dos Santos, 41 anos, proprietário do Bar do Papelão, assassinado há nove dias em Patos.
 
De acordo com o delegado Manoel Martins, responsável pelo caso, a Polícia já tem uma linha de investigação e um crime pode está relacionado ao outro.
 
A Polícia  está em diligências na tentativa de localizar o autor dos disparos.
 
Com este sobe para 13 o número de pessoas assassinadas esse ano em Patos.

Fonte: http://www.maispatos.com/

Patos ganha nova clínica de fisioterapia com equipe multidisciplinar

A cidade de Patos ganhou no último final de semana a Reabilite Saúde, uma clínica formada por uma equipe multidisciplinar.
 
Bastante prestigiada, a inauguração aconteceu na noite da última sexta-feira, (14) e contou com amigos e profissionais da área de saúde que conheceram a moderna estrutura da clínica, que vai oferecer aos patoenses além da fisioterapia, fonaudiologia, nutrição, terapia dermatofuncional e terapia holística.
 
De acorco com o terapeuta Sérgio Kocerginsky, a terapia holística vai complementar o processo de fisioterapia oferecido pela clínica: "A terapia holística é um conjunto de trerapias alternativas que busca o equilíbrio emocional e dessa forma vamos ajudar esse paciente a encontrar soluções para o seu problema através do aconselhamento, terapia corporal, florais, regressão, entre outras técnicas que o caso necesitar", explicou.
 
Para a proprietária da Reabilite Center, Dra. Macinalva Lucena, o diferencial da clínica é a equipe multidicisplinar com os mais diversos profissionais da área de saúde: "Eu sempre quis trabalhar com uma equipe multidisciplinar e agora estou realizando esse sonho e agora a cidade de Patos ganha uma clínica que oferece diversos serviços, com técnicas modernas e inovadoras", disse.
 
A Reabilite Center está localizada na Rua Galin Assis,nº 92,  Centro. O atendimento é de segunda à sábado e pode ser agendado através dos telefones: (83) 9910-5035 ou 8835-9920.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Grito Rock Patos 2014: Jovens lotam a Praça Getúlio Vargas na segunda edição do evento. Escute

Centenas de jovens lotaram a praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos, para prestigiar o Grito Rock Patos 2014, que aconteceu na noite deste sábado (15). O evento foi realizado pela segunda vez na cidade por meio da iniciativa do Coletivo Espinho Branco, em parceria com a Prefeitura de Patos, iniciativa privada, entre outros apoiadores.
Entre os dias 12 e 14, aconteceram outras etapas do Grito Rock Patos 2014, com a realização de oficinas, exibição de filmes, sarau e rodas de conversa. Neste sábado (15), foi a vez das atrações musicais fazerem a festa do público jovem com as apresentações das bandas Mad Grinder (RN), Jubarte Ataca (RN), Sertão Sangrento (RN) e The Velociraptors (RN).
Para o secretário de Juventude e Lazer de Patos, Marcelo Lima, a parceria com o Coletivo Espinha Branco mostrou que a cidade de Patos necessita que mais eventos culturais aconteçam, principalmente envolvendo os jovens e dando espaço para que eles possam se expressar, seja através da música ou qualquer outra manifestação artística.
“É com muito prazer que presenciamos a praça cheia de jovens, ainda mais quando sabemos que a prefeita Francisca Motta tem priorizado o apoio a esse tipo de evento que busca dar espaço e voz para que a juventude se expresse através das artes e da música”, disse o secretário.
O Grito Rock Patos 2014, acontece pela segunda vez e marca o aniversário de um ano de surgimento do Coletivo Espinho Branco, grupo formado por jovens ativistas culturais de Patos.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Operários finalizam construção de 'vilarejo de ponta cabeça' na China

Operária faz pausa durante construção de casa de ponta cabeça da China (Foto: Carlos Barria/Reuters)

Operários trabalharam na construção de casas de ponta cabeça em Xangai, na China, em uma atração turística local.
Os últimos detalhes estão sendo ajustados na região, que será uma espécie de “vilarejo ao contrário”, e até os móveis das construções serão colocados na posição inversa. A atração deve abrir ao público em abril deste ano.
G1

Professores da rede municipal de ensino de Curitiba entram em greve

Na Escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade, os professores colocaram um cartaz para avisar sobre a greve (Foto: Cleveson José/ RPC TV)
Professores da rede municipal de ensino de Curitiba entraram em greve nesta segunda-feira (17), por tempo indeterminado. A mobilização da categoria deve atingir inicialmente cerca de 80 mil alunos, de acordo com o Sindicato dos Servidores dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Durante todo o período de paralisação, os alunos ficarão sem aula. Ainda de acordo com o sindicato, na sexta-feira (14), os pais foram avisados sobre a interrupção do cronograma escolar por cartazes e panfletos.

A assembleia em que foi deflagrada a greve ocorreu em 27 de fevereiro no Centro de Convenções de Curitiba. Segundo o Sismmac, mil professores estiveram presentes. Os servidores pedem a contratação de mais professores, mudança na jornada das escolas do 6º a 9º ano e uma proposta de enquadramento no Plano de Carreira dos professores municipais que valorize o tempo de serviço.

Conforme do diretor do Sismmac, João Rufato, às 8h30 está prevista uma passeata com faixas, cartazes e carros de som até a sede da prefeitura.

Rufato afirma que o sindicato negocia com a administração municipal há 14 meses e que estes pontos da pauta de reivindicação são tranquilos de serem atendidos. Um dos aspectos decisivos para a deflagração da greve foi o Plano de Carreira. 

“Nós já tivemos alguns avanços nas discussões que nós já tivemos e faltam dois pontos. Um deles é o não enquadramento de aposentados com isonomia e paridade. A prefeitura está resistindo em enquadrá-los, e são professores que deram a vida para a educação de Curitiba e agora estão fora do plano. E o outro é que a prefeitura propôs fazer o enquadramento por faixa salarial e a gente defende que tem que ser por tempo de serviço. Se você não enquadrar por tempo de serviço, vai gerar uma distorção na carreira em relação aos antigos com os mais novos”, argumentou Rufato.

“Na verdade, este trabalho todo é para melhorar as condições de atendimento aos alunos, dos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras do município. A nossa intenção é resolver o quanto antes, mas, infelizmente, chegou a este ponto”, afirmou Rufato.O diretor afirma que a categoria está aberta para diálogo e que espera propostas da Prefeitura de Curitiba. Segundo ele, tendo um posicionamento do poder público, os professores farão assembleias diárias para discutir as possíveis mudanças.
Prefeitura destaca medidas adotadas
Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Curitiba afirma que respeita a mobilização e que mantém diálogo permanente com os professores. Além disso, menciona algumas medidas que foram implementadas com vistas à valorização dos profissionais da educação.

Entre elas, o Executivo municipal cita a ampliação gradativa da hora-atividade de 33% e reajuste de 6,77% nos salários, em 2013, a contratação de quase mil profissionais da educação e a realização do atual concurso em andamento, e a liberação de R$ 28 milhões para reforma e ampliação das escolas.

Quanto ao Plano de Carreira, a prefeitura afirma que será enviada à Câmara Municipal, no fim do primeiro semestre, uma nova formulação.

G1

GDF investiga entrega de uniforme escolar que traz ensino com 'C'

Página de irmã do estudante Maykon Santos, com a foto do uniforme escolar que traz a palavra ensino escrita com C (Foto: Facebook/Reprodução)
A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que vai investigar como um uniforme escolar que trazia a palavra “encino” foi entregue a um estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia há duas semanas. De acordo com a pasta, a camiseta não foi produzida pela Fábrica Social, entidade responsável pela confecção das peças. A suspeita é de que a roupa tenha sido falsificada.

O problema foi notado pela irmã de Maykon dos Santos na sexta-feira (14). Como o uniforme era grande para ele, o garoto de 18 anos nunca o havia usado. O estudante cursa a aceleração e faz o 1º e o 2º ano do ensino médio ao mesmo tempo.
“Eu achei estranho quando ela falou”, disse o rapaz. “A gente recebeu as camisetas de graça na escola, mas, como ficaram grandes, paguei R$ 15 em outra e nem reparei nessa.”
Uma foto da camiseta foi postada em uma rede social. Em 14 horas, a imagem recebeu mais de 7,4 mil compartilhamentos.
As camisetas, com gola vermelha e o símbolo do Estádio Nacional, foram distribuídas há duas semanas na instituição. O colégio atende mais de 1,3 mil alunos entre 14 e 18 anos. Por telefone, o diretor Helton Lima informou ao Bom Dia DF que outras camisetas também apresentaram erro na escrita e que vai substituí-las a partir desta segunda.
Novos uniformes
O Fábrica Social confeccionou as camisetas e doou cerca de duas unidades para cada estudante da rede pública. A escolha do modelo é uma homenagem à Copa do Mundo.
G1

UE adota sanções contra 21 envolvidos no referendo da Crimeia

A União Europeia (UE) decidiu adotar nesta segunda-feira (17) sanções contra personalidades consideradas responsáveis pela organização do referendo no qual os habitantes da Crimeia votaram a favor da anexação da península à Rússia, informou o Conselho Europeu.
"Acabamos de aprovar sanções - restrições de viagem e bloqueio de bens - contra 21 personalidades da Ucrânia e da Rússia", confirmou no Twitter o ministro lituano das Relações Exteriores, Linas Linkevicius.

Trata-se de 13 russos e 8 ucranianos que sofrerão sanções por seis meses, renováveis.. A lista oficial com os nomes será revelada nesta tarde, quando for publicada com urgência no Diário Oficial da União, confirmaram à Agência Efe fontes. Há personalidades da Crimeia e autoridades russas, principalmente da Duma (câmara baixa do Parlamento) e militares que participaram nas ações ilegais, segundo informaram ministros, e inclui apenas personalidades do segundo escalão.

Os Estados Unidos devem tomar medidas semelhantes também nesta segunda. Há alguns sinais de que a ameaça de sanções está gerando um impacto na Crimeia e na Rússia.As fontes informaram que mais medidas podem ser tomadas dentro de alguns dias, quando líderes da UE vão se encontrar para uma reunião de cúpula em Bruxelas. Os líderes devem expandir a lista para incluir mais autoridades próximas ao presidente russo, Vladimir Putin.
Em um sinal de que Putin pode estar se preparando para responder a essas chamadas, a Rússia apoiou nesta segunda a criação de um "grupo de apoio" internacional para mediar a crise. Mas informou que um dos objetivos do grupo seria a Ucrânia reconhecer a secessão da Crimeia, inaceitável tanto para Kiev como para a Europa, os Estados Unidos e a maior parte do mundo.
Anexação à Rùssia aprovada
O parlamento da Crimeia aprovou nesta segunda uma resolução na qual se declara independente da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação da península à Rússia, um dia após o referendo no qual 96,8% da população dos votos aprovaram a adesão a Moscou.

Também foi decidida a nacionalização de todos os bens do Estado ucraniano em seu território.
Uma delegação parlamentar da Crimeia era esperada em Moscou nesta segunda para discutir os procedimentos exigidos para que a península seja anexada pela Rússia.
Também nesta segunda, o Parlamento da Rússia anunciou aprovará legislação para permitir a anexação “num futuro muito próximo”, segundo a agência de notícias Interfax, que citou a declaração de um deputado.

A UE diz que o referendo foi ilegal e não reconhece o resultado.

G1

Parlamento da Crimeia pede oficialmente anexação à Rússia

Povo da Crimeia se juntou para acompanhar a apuração dos votos  (Foto: Thomas Peter/Reuters)
O parlamento da Crimeia aprovou nesta segunda-feira (17) uma resolução na qual se declara independente da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação da península à Rússia, um dia após o referendo no qual 96,8% da população dos votos aprovaram a adesão a Moscou. Também foi decidida a nacionalização de todos os bens do Estado ucraniano em seu território.

A resolução foi ratificada em uma sessão extraordinária do legislativo, em que também foi decidido que a Crimeia adotará o fuso horário deMoscou, e não o de Kiev como até agora.
Os 85 deputados aprovaram por unanimidade as medidas.
O documento afirma que as leis ucranianas não são mais aplicadas na Crimeia e que o governo de Kiev já não tem nenhuma autoridade sobre a península.O parlamento “fez uma proposta à República Soviética para admitir a República da Crimeia como um novo sujeito com status de república”, afirma um comunicado.
O primeiro-ministro da Crimeia, Serguei Axionov, anunciou uma alteração no fuso horário na península em 30 de março, que passará ao horário de Moscou (GMT+4), duas horas antes da hora de Kiev atualmente em vigor.
Anteriormente, Axionov havia anunciado que o período de transição de todas as instituições da Crimeia para a Rússia levaria pelo menos um ano.
O Parlamento anunciou ainda que o rublo é agora a moeda oficial da república separatista da Crimeia, mas a moeda ucraniana, a grivna, poderá ser utilizada até 1º de janeiro de 2016.
Uma delegação parlamentar da Crimeia era esperada em Moscou nesta segunda para discutir os procedimentos exigidos para que a península seja anexada pela Rússia.
Nesta segunda, o Parlamento da Rússia anunciou aprovará legislação para permitir a anexação “num futuro muito próximo”, segundo a agência de notícias Interfax, que citou a declaração de um deputado.
“Eu não acredito que haverá qualquer demora em considerar essas questões na Duma (câmara baixa) ou no Conselho da Federação (câmara alta). Estamos prontos para aprovar todas as decisões legais necessárias o mais rápido possível”, disse Ilyas Umakhanov, do Conselho da Federação à emissora de televisão russa "Rossiya 24".
O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, chamou o referendo de "grande farsa" decidida no Kremlin.
"A Rússia busca cobrir sua agressão na Crimeia com uma grande farsa chamada referendo, que jamais será reconhecida pela Ucrânia ou pelo mundo civilizado", declarou Turchynov aos deputados, aos quais pediu a aprovação da mobilização parcial das tropas.
Reação do ocidente
Antes mesmo de a votação começar, Estados Unidos e União Europeia comunicaram que não iriam aceitar o resultado do referendo, considerado ilegítimo. O presidente dos EUA, Barack Obama, conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele disse que os EUA e seus aliados estão "preparados" para aplicar sanções a Moscou após o referendo na Crimeia. Ele ainda alertou Putin, segundo a Casa Branca, que os exercícios militares russos na fronteira da Ucrânia "só aumentam a tensão".

Em Bruxelas, os ministros europeus das Relações Exteriores devem debater possíveis sanções contra a Rússia nesta segunda.
O Conselho das Relações Exteriores discutirá se respalda uma lista de pessoas, majoritariamente de nacionalidade russa, que teriam seus ativos em território europeu congelados e seriam proibidas de viajar à UE.
Antes do encontro, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou que UE enviará "a mensagem mais forte possível" à Rússia. Ela lembrou que o referendo organizado pelas forças pró-russas é "ilegal segundo a Constituição ucraniana e a lei internacional".
A chanceler europeia pediu "mais uma vez" à Rússia que se reúna com as autoridades da Ucrânia e inicie um diálogo para diminuir a tensão da situação "o mais rápido possível".
Referendo
Os cidadãos de origem étnica russa formam 58% da população da região da Crimeia. As minorias ucraniana e tártara decidiram boicotar a votação. O número total de pessoas aptas a votar era de 1,5 milhão. Após o fechamento dos colégios, a comissão eleitoral informou que a participação foi superior a 80%. Na cidade de Sebastopol, onde a frota russa do Mar Negro tem sua base, e com um estatuto especial, o número chegou a 85%.

Agências de notícia russas chegaram a anunciar que o resultado seria mais de 90% dos votos a favor da anexação.
Na cédula de votação os eleitores foram questionados se desejariam que a Crimeia voltasse a fazer parte da Rússia. Uma segunda era se a Ucrânia deveria retornar ao status que tinha na Constituição de 1992, quando tinha mais autonomia.
G1

'Estava com a perna em carne viva', diz amigo de mulher arrastada no Rio

Cláudia Silva Ferreira está sendo velada no Cemitério de Irajá, no Subúrbio do Rio (Foto: Mariucha Machado/G1)Os três policiais militares que socorreram Cláudia da Silva Ferreira, de 38 anos, no Morro da Congonha, em Madureira, no Subúrbio do Rio, estão presos, como mostrou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (17). A auxiliar de serviços gerais morreu depois de ser aitngida por bala perdida durante operação policial de combate ao tráfico de drogas na região. Testemunhas contaram que Cláudia foi colocada no porta-malas do carro da polícia para ser levada ao hospital. No entanto, durante o trajeto, o porta-malas abriu e o corpo da auxiliar de serviços caiu, sendo arrastada pela rua. A PM abriu um inquérito para investigar os fatos.
“Minha filha contou que ela ia comprar R$ 3 de pão e R$ 3 de mortadela, mas não deu tempo de chegar”, disse o marido de Cláudia, que preferiu não se identificar por questões de segurança.O jornal Extra publicou nesta segunda (17) ovídeo feito por um cinegragista amador que mostra a mulher sendo arrastada por cerca de 250 metros. Cláudia da Silva Ferreira teria ficado pendurada no para-choque do veículo apenas por um pedaço de roupa.
Cláudia Silva Ferreira, de 38 anos, era mãe de quatro filhos e criava quatro sobrinhos. O velório está sendo realizado nesta segunda-feira no Cemitério de Irajá, no Subúrbio. O enterro está previsto para as 13h.
'Interromperam o sonho dela', diz marido
Segundo a PM, os policiais faziam uma operação na comunidade. Houve troca de tiros com traficantes e a auxiliar de serviços gerais foi baleada. Logo depois, os moradores revoltados protestaram contra a ação da polícia. Dois ônibus foram queimados.

Eles bloquearam a Avenida Ministro Edgar Romero, uma das principais de Madureira. Segundo os moradores, Cláudia foi baleada no peito e na cabeça pelos policiais do 9º BPM, que subiram o morro atirando.
“Os policiais chegaram de manhã e já chegaram atirando nem mandou nada, chegeram atirando e os tiros cairam todos em cima dela. As pessoas gritaram: é mulher, trabalhadora, moradora e eles continuaram atirando”, afirmou uma moradora.
Amigos de Cláudia reclamaram que os PMs demoraram a socorrê-la. Para eles, a vítima não foi socorrida imediatamente após ser atingida: o socorro só teria sido prestado depois que um traficante foi alvejado.
“No ato em que socorreram, ela não estava com a perna ferida quando ela foi colocada no carro da PM, mas quando chegou ao hospital ela estava coma perna direita em carne viva, a gente entende que ela foi arrastada em algum lugar, que não foi lá, que não tem marca de sangue pelo chão, mas a perna dela está na carne viva. Não deixaram que ninguém acompanhasse, muito mal informaram para onde estava levando ela”, disse um amigo da vítima.
Desolado, o marido de Cláudia lamentou o fato de a mulher não ter conseguido realizar seus sonhos. “Extrovertida, guerreira para caramba, determinada no que queria. Infelizmente, o sonho dela não vai poder ser realizado agora, íamos tentar eu vou fazer isso, modificar a casa para ela, que ela não conseguiu, não que ela não conseguiu, interromperam o sonho dela”, afirmou.
Resposta da PM
Em nota, a PM contou que Cláudia da Silva Ferreira teria sido colocada no porta-malas do carro e no caminho do hospital a porta se abriu e foi neste momento em que parte do corpo da moradora acabou sendo arrastado pela rua e provocando mais ferimentos. O comando da PM afirmou que este tipo de conduta não condiz com um dos principais valores da corporação que é a preservação da vida e da dignidade humana.

A Policia Militar informou ainda que os policiais encontraram Cláudia já baleada no alto do morro.
Ela ainda foi levada para o Hospital Estadual Carlos Chagas, mas não resistiu.

Segundo a PM, na operação em Madureira, um traficante foi morto e outro foi ferido e preso. Os policiais apreenderam quatro pistolas, rádios e drogas na comunidade. A Policia Civil vai investigar de onde partiram os tiros.
Para a família, a dor se mistura à indignação. “A sensação é que no morro, na favela só mora bandido, marginal; inseguança, somos tratados como animais”, diz um amigo de Cláudia.
G1

PF faz operação contra lavagem de dinheiro em seis estados e DF

Até o início da manhã, os policiais tinham apreendido veículos e objetos de luxo  (Foto: Divulgação / PF)
A Polícia Federal (PF) realiza, desde as 6h desta segunda-feira (17), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. A ação ocorre em Curitiba e outras 16 cidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Ao todo, devem ser cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, 18 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 19 de condução coercitiva, quando o suspeito é levado até a delegacia para prestar depoimento. Conforme a PF, os recursos investigados passam de R$ 10 bilhões. O suspeito de chefiar a quadrilha foi preso no Distrito Federal.
Até as 9h30, os policiais tinham apreendido carros de luxo, entre eles um Camaro, além de relógios e joias. Três hoteis também foram bloqueados pela PF em Londrina, São Paulo e em Porto Seguro. Pelo menos 20 pessoas tinham sido presas até este horário. No Rio Grande do Sul, a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Porto Alegre.
De acordo com as investigações, o grupo envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com vários crimes.
Políciais tinham apreendido objetos de luxo até o início da manhã (Foto: Divulgação / PF)
Entre eles estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.
A ação foi batizada de lava-jato. Segundo os policiais, um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas. Mais de 400 policiais participam da ação.
Durante a operação, também serão cumpridas ordens de bloqueio de imóveis de alto padrão e contas bancárias e apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, segundo a PF.
G1

Paralisação nacional: Servidores da UFPB e UFCG entram em greve nesta segunda

Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFGG), além de diversas outras instituições federais de ensino superior devem entrar em greve nesta segunda-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia no início de fevereiro, mas não deve atingir de forma imediata todas as instituições, já que votações locais ainda serão realizadas ao longo desta semana.
A paralisação é organizada pela Fasubra (Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e a categoria busca o cumprimento total do acordo de greve de 2012.
Entre as reivindicações da categoria estão a implementação da jornada de 30 horas semanais, contagem especial do tempo de serviço para trabalhadores com insalubridade, aprimoramento da carreira, revogação da criação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e abertura imediata de concursos públicos.
O sindicato, que representa cerca de 180 mil trabalhadores, afirma que foram realizadas reuniões com representantes dos ministérios da Educação e do Planejamento, mas não houve acordo sobre as demandas da categoria.
Na quarta, os grevistas devem participar do Dia Nacional de Luta, que terá ações em vários Estados ao lado de outras categorias. Na data, os professores de universidades federais prometem fazer um dia de paralisação.

Paralisação nacional

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) também convocou professores de escolas públicas de todo o país para uma paralisação de hoje até quarta-feira (19).
A mobilização pede o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação e a destinação de 10% do PIB para a educação pública, entre outras demandas.
Fonte: http://www.paraiba.com.br/

Professores da UFCG anunciam paralisação e discutem sobre greve

Professores da UFCG anunciam paralisação e discutem sobre greve
 Professores da Universidade Federal de Campina Grande vão paralisar na próxima quarta-feira (19/03). A decisão foi tomada hoje de manhã (14/03), durante uma assembleia geral da categoria, no Auditório da Associação dos Docentes da UFCG - ADUFCG. A paralisação integra a campanha salarial 2014 conjunta de todos os servidores públicos federais. Entre as principais reivindicações dos docentes estão a reestruturação da carreira, valorização salarial e melhoria das condições de trabalho.


A assembleia de hoje avaliou que a paralisação é uma importante iniciativa dentro da campanha salarial 2014 dos docentes, diante de uma conjuntura política que prevê cortes orçamentários de pessoal, seguridade e outras políticas sociais e do fato que em 2013 o governo federal não atendeu as reivindicações da categoria e ainda aprofundou a desestruturação da carreira docente. A mobilização atingirá dezenas de categorias no serviço público federal.


A paralisação começará com um ato público no início da manhã, na entrada principal do Campus da UFCG e uma panfletagem. Uma programação com debates e outras atividades será elaborada pela ADUFCG para intensificar a mobilização e as discussões sobre a pauta nacional da categoria e a específica para os professores da instituição.


A intenção é também articular as atividades com o Sindicato dos servidores técnico-administrativos - SINTESPB/UFCG, já que a categoria na quarta-feira realizará uma assembleia geral para decidir de iniciará ou não uma greve por tempo indeterminado.


Ebserh


Dentro da pauta da assembleia os docentes também decidiram intensificar a convocação de todos os segmentos da UFCG para a assembleia universitária, que acontecerá na próxima segunda-feira (17/03), a partir das 9h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias, para discutir a tentativa da Reitoria da instituição de rediscutir a posição de rejeição do Conselho Superior da instituição sobre a adesão a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.


No ponto de pauta sobre as deliberações do 33º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro, foram apresentados informes sobre as atividades do evento, especialmente o plano de lutas do setor das Instituições Federais de Ensino Superior.


Campus


Durante esta semana a Diretoria da ADUFCG realizou reuniões nos campus de Sousa, Sumé, Cuité e Pombal para avaliar a paralisação. Em Pombal, Sumé e Cuité os professores deliberaram pela paralisação.


Greve


Dentro do calendário de atividades aprovado pelo Congresso do ANDE-SN os professores pretendem realizar no período de 24 a 28 de março, uma rodada de assembleias em todo o país para discutir a retomada da greve da categoria, que foi suspensa em 2012, sem que as reivindicações dos docentes fossem atendidas.

Fonte: ADUFCG

Maioria dos brasileiros condena Copa e gastos bilionários, segundo pesquisa CNT/MDA

brasileiros copa gastosA maioria dos brasileiros protesta contra os gastos bilionários do governo federal com a Copa de 2014. Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta terça-feira (18) mostra que 75,8% dos entrevistados acham desnecessários os investimentos no Mundial. Apenas 13,3% julgam adequados e 7,3% consideram insuficientes. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 24 unidades da federação de 9 a 14 de fevereiro.
Da mesma forma, 80,2% dos brasileiros são contra o volume de recursos injetado na construção e reforma de estádios. Para esse imenso porcentual de pessoas, o dinheiro público poderia ter sido investido em áreas mais importantes para o País. Já 17,6% são favoráveis às despesas em estádios, por acreditarem que elas vão contribuir com o desenvolvimento do esporte nacional.
A maioria dos entrevistados se diz contrária ao Brasil como sede da Copa de 2014, se a escolha fosse hoje: 50,7%, de acordo com a CNT. Nesse cenário, 26,1% apoiariam integralmente e 19,7%, apenas parcialmente a candidatura do Brasil como País-sede da Copa. A maior parte das pessoas está pessimista: 66,6% acham que as obras de mobilidade urbana (metrô, VLT, trens) não ficarão prontas a tempo do início do Mundial.
Além disso, 85,4% dos pesquisados acreditam que vai haver protestos durante a Copa, enquanto 11,4% dizem que não vão ocorrer. Por outro lado, 82,9% dizem que não vão participar das manifestações e 15,2% demonstram interesse em protestar.
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/

Para comitê, manancial que abastece Cantareira estará esgotado na Copa

Para comitê, manancial que abastece Cantareira estará esgotado na Copa (© Reuters)Diante de uma estiagem bem mais severa do que a pior já registrada na história, o comitê anticrise que monitora a situação do Sistema Cantareira antecipou para julho – mês da Copa do Mundo – a previsão de esgotamento do chamado "volume útil" do manancial que abastece 47% da Grande São Paulo e a região de Campinas. Na estimativa anterior, feita há quase um mês, o grupo afirmava que se a seca fosse tão grave quanto à de 1953 a água acabaria em agosto.
O novo cenário pressiona ainda mais a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a instalar os equipamentos necessários para captar a água do chamado "volume morto" do Sistema Cantareira. Trata-se de cerca de 400 bilhões de litros que ficam no fundo dos reservatórios, uma reserva estratégica nunca utilizada. A Sabesp informou que iniciará a operação em maio, dois meses antes do possível fim do "volume útil", que é a quantidade represada acima do nível das bombas.
Em fevereiro, após determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que lideram o comitê anticrise, a Sabesp contratou duas empresas por R$ 52 milhões para realizarem obras emergenciais para uso do "volume morto" nas represas Jaguari e Jacareí, em Joanópolis, e Atibainha, em Nazaré Paulista. As duas primeiras são consideradas o coração do Cantareira e armazenam 82% da água do manancial, mas estão com apenas 9,4% da capacidade.
A companhia também comprou 17 bombas flutuantes por R$ 5,3 milhões de uma empresa de Santa Catarina, além de tubos, cabos, painéis e geradores. O custo total da operação é estimado em R$ 80 milhões. Desde o início de março, o uso do "volume morto", que antes era tratado como eventual, tornou-se inevitável para que o racionamento não seja generalizado.
Parâmetros. As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal. Desde janeiro deste ano, a quantidade de água que entrou nos reservatórios do Sistema Cantareira corresponde a 15% da média histórica, mesmo com a volta das chuvas neste mês. Em 1953, o pior índice foi o de janeiro: 39%.
Naquele ano, a vazão média de água que abastecia as represas oscilou entre 24,5 mil litros e 26,7 mil litros por segundo no primeiro trimestre. Em fevereiro deste ano, a vazão foi de apenas 8,5 mil litros e neste mês estava em 15,2 mil litros até sexta-feira, ou seja, 43% menor do que a pior média registrada.
Por outro lado, no mesmo período, a quantidade de água liberada para abastecer cerca de 14,3 milhões de pessoas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas foi de 29,7 mil litros por segundo, ou seja, déficit de 14,5 mil litros por segundo. O pior é que até agora nenhuma das medidas anunciadas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) foi suficiente para brecar a queda do "volume útil" do Sistema Cantareira, que ontem caiu mais um pouco, chegando a 15,2% da capacidade.
Outras estratégias. Quando a Sabesp lançou o plano que dá desconto de até 30% na conta para quem reduzir ao menos 20% do consumo, o sistema estava com 21,9% da capacidade. A partir de então, o governo de São Paulo passou a adotar uma série de estratégias.
Primeiro, começou a remanejar água das Bacias do Alto Tietê e Guarapiranga para 3 milhões de pessoas antes abastecidas pelo Cantareira. Em seguida, contratou uma empresa por R$ 4,5 milhões para produzir chuva artificial sobre os reservatórios que estão secos, liberou a exigência de gasto mínimo dos grandes consumidores e reduziu em 10% a vazão máxima para a Grande São Paulo. Na última semana, o governo de São Paulo cortou em 15% a quantidade de água vendida para São Caetano e Guarulhos – essa última cidade anunciou que promoveria racionamento por falta de água para distribuir à população.
Fonte: http://estadao.br.msn.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...