quarta-feira, 19 de março de 2014

'Respirei fundo', diz tio que recebeu SMS de vítima de acidente aéreo

'Não desconfiei de trote', conta o tio (Foto: Luana Leão/G1)
O comerciante Rubélio Santos, tio de Rayline Campos, uma das passageiras que estava noavião desaparecido na terça-feira (18) durante viagem de Itaituba ao município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, contou que entrou em contato cinco minutos depois dereceber a última mensagem da sobrinha, mas o aparelho já estava sem sinal.

O avião seguia com cinco pessoas - o piloto, um motorista e três técnicos de enfermagem - para uma aldeia de índios Mundurukú. Segundo a Aeronáutica, o avião desapareceu uma hora e vinte minutos depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40.
Santos chegou a receber dois SMS de Rayline, antes de o avião desaparecer. No primeiro, enviado às 12h47, ela avisava que estava em um temporal e que o motor havia parado. “Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda... (sic)”.
Na segunda mensagem, às 12h48, Rayline pedia ajuda. “O motor ta parando.socorro tio tio (sic)”. Ele conta que, logo em seguida, respondeu a mensagem, pedindo que a sobrinha falasse alguma coisa, “mas ela não respondeu”, completa.
"Minha primeira reação foi sentar, respirar fundo”, lembra. Após perceber que não tinha retorno, Santos decidiu ligar. “Eu fiquei esperando, mas como não tive retorno, liguei apreensivo. Já estava dando fora da área. Fiquei aflito, sem saber o que fazer”.
Ele diz que não desconfiou de trote, porque sabia que ela estava voltando para o trabalho num bimotor. “Eu não desconfiei, até porque nessa região os aviões voam baixo e ela dizia na mensagem que já estava perto deJacareacanga”, conta.
No primeiro momento, o comerciante não contou para ninguém da família. Rayline pedia na mensagem que a tia, esposa de Rubélio, ainda não fosse informada. “Acho que era para não assustar e eu obedeci, não falei para minha esposa. Quando vi que ela não atendeu minha chamada, saí para buscar informações com um amigo da Infraero, quando voltei ela [esposa] já sabia. A chefe de enfermagem do local onde elas trabalham havia ligado”, conta.
A mãe de Rayline mora em Fordlândia, no oeste do Estado. A irmã mais velha seguiu para Itaitubanesta quarta-feira (19) para acompanhar as buscas. A família mantém contato com a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Jacareacanga.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), as buscas pela aeronave continuam nesta quarta-feira. Um avião de Manaus e outro de Campo Grande estão ajudando nos trabalhos de localização.
De acordo a Agência nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
G1

Defesa de PM afirma que mulher arrastada estava viva ao ser socorrida

Cláudia Silva Ferreira foi atingida por bala perdida no Morro da Congonha, em Madureira, no Rio (Foto: Mariucha Machado/G1)
O advogado do subtenente da Polícia Militar Rodney Miguel Archanjo — um dos três presos pela morte de Claudia Silva Ferreira no Morro da Congonha, em Madureira, no Subúrbio do Rio — afirmou ao G1, na manhã desta quarta-feira (19), que a auxiliar de serviços gerais estava viva quando foi colocada no porta-malas do carro da polícia, após ser baleada na comunidade. A afirmação vai ao encontro do que disseram familiares da vítima. No caminho para o hospital, o porta-malas abriu, ela ficou presa por um pedaço de roupa ao carro, e teve parte do corpo dilacerada ao ser arrastada pelo asfalto.
“O que nós sabemos é que a viatura estava normal, sem nenhuma avaria, mas vamos aguardar a perícia. O Rodney estava no banco do carona. A porta [porta-malas] não estava trancada, estava semibaberta. As pessoas da comunidade estavam forçando para entrar na viatura para ir com ela. O que eles queriam era socorrê-la o mais rápido possível. Ela ainda estava com vida quando a colocaram na viatura", afirmou o advogado Jorge Carneiro Mendes, na porta da 29ª DP (Madureira), onde os três PMs são aguardados para prestar novo depoimento.
“Não foi no banco de trás porque havia material bélico. O local onde ela foi baleada é uma curva, não dava pra abrir as portas laterais. Isso impediu de ela ter sido socorrida no banco traseiro. Havia vários populares [moradores], alguns não queriam deixar socorrer, outros pediam pelo socorro. Não é um local que não pode ser transportado pessoa. Apesar de não ter ocorrido uma prisão, o que o policial tinha era isso. No momento de tensão, a pessoa baleada, ela perdendo sangue, [o socorro]  foi feito dessa forma”, concluiu Espínola.O advogado Marcos Espínola, que defende Alex Sandro da Silva Alves, afirmou que apesar de não se tratar de um preso e sim de uma vítima, a parte traseira do carro não pode ser considerada um local impróprio para transportar uma pessoa.
O advogado de Alex Sandro afirmou ainda que entrou com novo pedido de liberdade para o cliente no Tribunal de Justiça do Rio.
“Pedi por entender que o crime imputado a eles [descumprimento de norma pelo transporte da vítima no compartimento traseiro do veículo] tem pena de três meses a um ano. Não entendo que há necessidade de manutenção da prisão. Mesmo que eles fossem condenados, não seriam levados ao cárcere. Além disso, são réus primários. Eu nem vou dizer que acredito na inocência, não há negativa de autoria. Mas eu acredito na ausência de dolo seja a isenção de pena. Eles serão processados, mas entendo que no final serão absolvidos”, concluiu.
Os subtenentes Adir Serrano Machado e Rodney Miguel Arcanjo e o sargento Alex Sandro da Silva Alves estão presos em Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, e também são investigados pela Corregedoria da PM. Na terça-feira (18), eles tiveram pedido de liberdade negado pela Justiça do Rio.
'Rua estreita', afirma PM
O subtenente da Polícia Militar Rodney Miguel Archanjo declarou no auto da prisão que colocou a vítima no porta-malas do carro “porque a rua era estreita” e que devido ao grande número de pessoas que se encontravam ao redor do carro da polícia, “não foi possível abrir as portas o suficiente para que se colocasse a auxiliar de serviços no banco traseiro”. A GloboNews teve acesso ao documento na manhã desta quarta-feira (19).

A versão do subtenente Rodney é diferente do que afirma o advogado Marcos Espínola, que faz a defesa do policial Alex Sandro da Silva Alves. O advogado disse a auxiliar de serviços gerais foi colocada na parte de trás do carro porque havia armas no banco traseiro. Espínola afirmou ainda que a morte de Claudia foi um acidente e que o objetivo dos PMs era tentar salvar a moradora.
Cláudia da Silva Ferreira foi arrastada em carro da polícia militar do Rio de Janeiro (Foto: Mariucha Machado/G1)
Moradores cercaram carro, diz policial
No documento, Rodney afirma que muitos moradores estavam alterados e tentavam entrar no veículo da polícia, dificultando o socorro. Em outro trecho, ele declarou que pôde observar que o  subtenente Adir Serrano Machado ajudado por outro PM conseguiu pegar Claudia no colo e colocá-la no compartimento de presos do carro.

Rodney declarou ainda que quando os policiais chegaram à comunidade, se depararam com pessoas em volta de outros oficiais. Ele afirmou que viu os moradores revoltados com o desfecho da operação em que a moradora foi baleada.
O tenente Rodrigo Boaventura, que não está entre os detidos, afirmou – também no auto da prisão – que a equipe da Polícia Militar foi recebida no Morro da Congonha por disparos de armas de fogo.
Segundo o sargento da PM Alex Sandro da Silva Alves, foi Boaventura quem pediu que os policiais socorressem a vítima. De acordo com ele, o tenente gritava "socorre, bota na viatura e socorre".
O subtenente Adir Serrano Machado relatou como foi o socorro à vítima e afirmou que o cabo Meireles foi quem verificou que o porta-malas estava devidamente trancado e que quando o compartimento abriu, durante o trajeto, determinou que o motorista parasse e colocou Claudia novamente no carro.
Arrastada por 350 metros
Cláudia Silva Ferreira, que teve o corpo arrastado por 350 metros por um carro da Polícia Militar no domingo (16) no Morro da Congonha, em Madureira, no Subúrbio do Rio, foi morta por um disparo de arma de fogo, de acordo com laudo do Instituto Médico-Legal (IML).

Após ser baleada, Claudia foi colocada por PMs no porta-malas para ser levada para o Hospital Carlos Chagas, onde chegou sem vida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No meio do caminho, no entanto, o porta-malas abriu, ela caiu, sendo arrastada pelo asfalto.
O atestado de óbito, no entanto, informa que ela foi morta por conta da "laceração cardíaca e pulmonar de ferimento transfixante do tórax por ação perfurocortante", ou seja, devido ao tiro. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), "perícias complementares" serão realizadas.
De acordo com PM, a tranca do porta-malas não tinha defeito — o que pode agravar a punição dos três policiais que participaram do "socorro" frustrado.
Cabral recebe familiares
Familiares de Claudia foram recebidos pelo governador Sérgio Cabral no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (19). Na terça (18), Cabral disse esperar a expulsão dos policiais envolvidos no resgate da auxiliar de serviços gerais.

"O mínimo que se espera dos três policiais presos é que sejam expulsos da corporação", disse o governador, durante cerimônia de início de operação de um novo trem da SuperVia. Ele afirmou, entretanto, que deve ser observado o direito de defesa dos policiais.
G1

Rússia avisa: Se os EUA não contarem a verdade sobre os Extraterrestres, nós contamos

Uma denúncia extraordinária do Ministério dos Assuntos Exteriores da agenda do Primeiro Ministro Medvedev no Fórum Econômico Mundial (WEF) dos estados esta semana, que a Rússia irá avisar ao Presidente Obama que a “hora está chegando” para que o mundo saiba a verdade sobre os aliens, e se os Estados Unidos não participarem no anúncio, o Kremlin o fará por si próprio.

O Fórum é melhor conhecido por seu encontro anual em Davos, um resort nas montanha de Graubünden, a leste da região dos Alpes na Suíça. O encontro reúne alguns dos 2,500 grandes líderes de negócios, líderes políticos internacionais, intelectuais escolhidos e jornalistas para discutir sobre as questões urgentes acerca do mundo, incluindo saúde e o ambiente.

Ele [Medvedev] foi questionado por um repórter se “o presidente detém arquivos secretos quando ele recebe a maleta necessária para ativar o arsenal nuclear da Rússia”, Medvedev respondeu: 

“Junto com a maleta sobre códigos nucleares, é dada pelo presidente do país uma pasta “top secret. Essa pasta, em seu conjunto, contém informações sobre os aliens que visitaram nosso planeta... Junto com isso, será dada uma denúncia do serviço especial absolutamente secreto de exercícios de controle acerca dos aliens no território do nosso país... Informações mais detalhadas sobre o tema você pode conseguir em um filme bem conhecido chamado MIB: Homens de Preto... eu não te contarei de que modo muitos deles estão entre nós porque causaria isso poderia causar pânico.
Fontes de notícias do Ocidente relatam a chocante resposta de Medvedev sobre aliens determinada de que ele estava “brincando” quando mencionou MIB, que foi suposto erradamente ter sido sobre o filme de comédia e aventura americano sobre dois agente secretos que combatem aliens nos Estados Unidos. Medvedev, contudo, não estava se referindo ao filme americano, mas estava, ao invés disso, se referindo ao famoso documentário russo Men In Black que detalha muitas anomalias de OVNIs e aliens.



Se alguém está “perdendo a cabeça” a respeito dos aliens, isto precisa ser apontado, certamente não é a Rússia, mas o Vaticano, que anunciou em Novembro de 2009 que estava se “preparando para uma revelação extraterrestre”.
Igualmente, e aparentemente, “perdendo a cabeça” estão os próprios oficiais do governo dos Estados Unidos, assim como o consultor anterior do Pentágono Timothy Good, e o autor de Above Top Secret: The Worldwide U.F.O. Cover-Up, que em Fevereiro de 2012 expôs que o antigo Presidente Dwight Eisenhower teve três encontros secretos com aliens, os quais foram em aparência ‘Nórdica’, em que um ‘Pacto’ foi assinado para manter esta agenda da Terra secreta. 

Com a recente descoberta na cidade de Vladivostok, na Rússia, de 300 milhões de anos, de um OVNI como uma roda dentada , e cientistas, astronautas e usuários do YouTube relatando cada vez mais estranhos acontecimentos na Lua, a agência Espacial Europeia relatando sua descoberta de um antigo rio de 1,000 anos em Marte, e cientistas do Reino Unido e do Sri Lanka dizendo que eles agora tem “uma rocha sólida como prova de vida alienígena” depois de encontrarem uma alga fossilizada dentro de um meteorito, os únicos que viram para estar verdadeiramente “perdendo a cabeça” estão no Ocidente, especialmente americanos, propagandistas que por décadas tem escondido uma das mais importantes histórias em toda a história humana, a de que “nós não estamos sozinhos.”

Se Medvedev conseguirá convencer o regime de Obama a contar a verdade sobre OVNIs e aliens, na WEF essa semana, não é de nosso conhecimento. O que é de nosso conhecimento, entretanto, é que com ou sem os Estados Unidos, o Kremlin irá seguramente começar o processo sobre falar a respeito da verdade em torno do que já sabemos ser verdade.


O documentário está aqui, ele tem uma opção de legenda em português do youtube, que não é excelente mas da pra entender. 


Fonte: http://medob.blogspot.com.br/



Ucrânia prepara retirada de soldados da Crimeia

O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Andriy Parubiy, revelou nesta quarta-feira que o país está fazendo planos para retirar seus soldados e suas famílias da Crimeia, a península no sul do país que recentemente votou por passar a integrar a federação Russa.
Andriy Parubiy disse que o país quer retirá-los 'rápida e eficientemente' para a Ucrânia continental, depois que forças pró-Rússia capturaram duas bases navais na Crimeia - incluindo o quartel-general da Marinha da Ucrânia.
Forças subordinadas à Rússia invadiram o quartel-general da marinha ucraniana em Sevastopol. Autoridades da Ucrânia afirmaram que o comandante da instalação, Serhiy Hayduk. foi levado pelos invasores e é mantido sob custódia.
Kiev deu um ultimato à Rússia para libertá-lo em um prazo de três horas.
Bases
Segundo testemunhas, colunas de militares ucranianos foram vistos saindo da unidade militar levando seus pertences.

Contudo, uma fonte que está dentro da base disse à BBC pode telefone que cerca de cem militares ucranianos fizeram barricadas e tentaram ressitir. Até o início da tarde desta quarta-feira não havia registro de mortos ou feridos na ação.
Outra base naval ucraniana no oeste da península da Crimeia, Novoozerne, também foi tomada por forças ligadas à Rússia.
O governo de Kiev diz que dois de seus ministros foram impedidos de entrar na Crimeia para negociar.
Na terça-feira, líderes da Crimeia assinaram um tratado com Moscou para que a península seja absorvida pela Rússia.
G1

Alckmin pede para usar água do Paraíba do Sul no Cantareira

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu durante encontro com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para utilizar água do Rio Paraíba do Sul no Sistema Cantareira, que está em estado crítico por causa da escassez de chuvas.
O Paraíba do Sul é um rio interestadual. Ele se forma no estado de São Paulo pela união de outros dois rios paulistas e deságua no litoral fluminense, sendo antes usado no abastecimento do Rio de Janeiro.
A proposta de Alckmin para desviar uma parte da água do rio foi apresentada em reunião no Palácio do Planalto na terça-feira (18). A medida depende de uma autorização da Agência Nacional de Águas (ANA), como informou o Bom Dia Brasil, nesta quarta-feira (19).
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta segunda que a água do fundo dos reservatórios do Sistema Cantareira poderá abastecer a Grande São Paulo por apenas quatro meses. O chamado "volume morto" deve começar a ser usado entre julho e agosto, de acordo com a companhia.O volume de água acumulado dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu abaixo dos 15%  e chegou a 14,7% nesta quarta. O nível diminuiu mesmo com chuva de 17,5 mm registrada na região na segunda-feira (17).

As obras emergenciais da Sabesp para retirar a água do volume morto começaram na segunda-feira em Nazaré Paulista e Joanópolis. Caminhões, tratores e retroescavadeiras preparam a área para instalar as bombas que vão retirar água do fundo dos reservatórios nas duas cidades.

A obra está orçada em R$ 80 milhões e vai tornar útil uma reserva de 300 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas. Esse volume nunca foi usado porque as bombas não costumam captar água nessa profundidade. Para retirar essa água, a Sabesp está construindo uma tubulação de 3,5 km e nela vai instalar 17 bombas flutuantes.

A ideia da companhia é utilizar 200 dos 300 bilhões de litros do volume morto para garantir o abastecimento de quem recebe água do Sistema Cantareira. O diretor da Sabesp admite que a captação do volume morto deve ajudar a diminuir a crise do abastecimento no curto prazo. Isso porque o sistema pode levar muito tempo para se recuperar do período de seca.

"É uma represa enorme, nossa experiência de 2003, 2004 (mostra que) levamos dois anos pra recuperar o nível dos reservatórios", afirmou Paulo Massaro, diretor metropolitano da Sabesp. A empresa garante que essa água é de boa qualidade e também estuda aumentar a captação de água dos reservatórios Guarapiranga e Alto Tietê para o Sistema Cantareira.

Segundo um cálculo feito pelo professor especialista em recursos hídricos da Universidade de São Paulo (USP) Rubem Porto, com um índice de armazenamento de 15% e sem chuva, a água do Cantareira deve durar até setembro. Com o uso do volume morto, o abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo ganha um "respiro" até fevereiro de 2015.

Formação e uso do Paraíba do Sul
O Rio Paraíba do Sul é formado pela união de dois rios que nascem em terras paulistas: os rios Paraiba (com nascente em Cunha) e Paraitinga (com nascente em Areias). A confluência desses dois rios e a formação do Paraíba do Sul ocorre perto do município paulista  Paraibuna, que fica a cerca de 120 km da capital paulista.

De acordo com o Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a água da bacia é usada sobretudo para abastecimento, irrigação e geração de energia hidroelétrica.
G1

Os Dez Mandamentos do Eleitor Consciente

1º – Valorizar e dignificar o voto, utilizando-o para o engrandecimento do PAÍS, fortalecimento e grandeza da DEMOCRACIA e segurança da FAMÍLIA, para garantia do futuro de nossos filhos e netos.

2º – Não permitir que a corrupção, forjada e manipulada pelo Poder Econômico, faça de seu voto um instrumento ao alcance dos que só estão interessados em satisfazer suas ambições pessoais.
3º – Repudiar candidatos que, fantasiando-se de idealistas e humanitários, prometem mundos e fundos, além de dinheiro, emprego, alimento e remédio, com o intuito de explorar, em todos os sentidos, a boa-fé do eleitor.
4º – Condenar frontalmente os candidatos que, não respeitando a integridade do voto livre e consciente, exploram a miséria, com o objetivo de coagir eleitores a lhes dever favores e a votar por gratidão.
5º – Evitar votos brancos ou nulos  com a desculpa de que nenhum dos candidatos merece ser votado, pois isso representa um julgamento injusto que poderá beneficiar  os piores candidatos em prejuízo dos melhores.
6º – Advertir eleitores menos informados de que o voto secreto lhes garante a liberdade de consciência, que está acima de compromissos ocasionais e espúrios com candidatos corruptores. Votar em eleições livres é assumir compromisso com a própria consciência.
7º – Repelir a ação dos cabos eleitorais que, a troco de dinheiro e outras recompensas, agem como agentes comerciais intermediários, fazendo do voto alheio uma mercadoria lucrativa e relegando o eleitor ingênuo à condição de explorado.
8º  - Desprezar qualquer tipo de propaganda eleitoral que atente contra a lei e a propriedade pública e privada, pois candidato que não respeita a lei  não pode merecer  o respeito e muito menos a confiança de eleitor que pretende valorizar seu voto.
9º – Nunca esquecer que o voto consciente é que contribui para fortalecer o verdadeiro poder democrático, que é o Poder do Povo, representado no Governo e nos Legislativos pelos cidadãos que são eleitos  em eleições livres e soberanas.
10º  - Defender, seja onde for, a valorização do voto, mediante reconhecimento de que todos nós, que possuímos título de eleitor, somos responsáveis pelos atos daqueles que elegemos  e podemos ser responsabilizados pela democracia que temos.
Movimento Nacional Pela Valorização do Voto-MONAV para Agência São Joaquim Online
Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/

'Estamos num sinal amarelo', diz ministério sobre setor elétrico

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, admitiu nesta quarta-feira (19) que o governo acendeu o sinal amarelo no setor elétrico por conta da queda no nível de armazenamento dos reservatórios provocada pela falta de chuvas em 2014. Ele voltou a dizer, entretanto, que o sistema está equilibrado e que não há previsão de faltar energia no país.
Segundo ele, o governo não vê risco de racionamento de energia no país “a não ser que ocorra seca pior do que aquilo que planejei”, ou seja, que piore muito a quantidade de chuvas nas bacias que abastecem os principais reservatórios de hidrelétricas do país, localizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.“Estamos num sinal amarelo [no setor elétrico]? Estamos. Mas estamos olhando passo a passo”, disse Zimmermann a deputados que participam nesta quarta de uma audiência pública na Câmara que debate os riscos de faltar energia no país.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a afluência – quantidade de água que chega às represas – ficou, respectivamente, em 54% e 39% da média histórica nas duas regiões. O índice de fevereiro é o segundo pior para o mês em 84 anos. O de janeiro foi o terceiro pior em igual período. A pouca chuva fez com que os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste atingissem, em fevereiro, o mais baixo nível de armazenamento de água desde 2001, ano em que o governo decretou o racionamento de energia.
G1

'Cão leão' é vendido por R$ 4,4 milhões em evento na China

Mastins tibetano à esquerda foi vendido por mais de R$ 4,4 milhões em evento na China (Foto: STR/AFP)
Um mastim tibetano foi vendido na China por quase dois milhões de dólares, uma das maiores quantias pagas por um cão no mundo, informa a imprensa chinesa.

O comprador, um rico promotor imobiliário, pagou 12 milhões de yuanes (mais de R$ 4,4 milhões) para adquirir o animal de um ano de idade e 90 kg em uma exposição na província de Zhejiang, informa o jornal "Qianjiang".
Os mastins tibetanos são comparados frequentemente aos leões por sua impressionante semelhança. A raça passou a ser muito cobiçada pelos milionários chineses e virou símbolo de status social.
O preço dos animais disparou nos últimos anos.
"Têm sangue de leão e são a flor e a nata dos machos reprodutores na família dos mastins", afirmou o criador Zhang Gengyun ao jornal Qianjiang.
A raça, que em alguns casos pode ser agressiva, se adapta às condições climáticas extremas e à altitude. Tradicionalmente os mastins são muito apreciados pelos pastores nômades da Ásia Central.
Os proprietários os consideram bons cães de guarda e muito leais.
G1

Alistamento 2014

De ordem e dentro das atribuições legais, comunicamos a todos os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 1996, que o período do alistamento no município de Várzea teve início no dia 02 de janeiro e irá até o dia 30 de junho de 2014, ocorrendo dentro do prazo e sem o pagamento de MULTA.

Para realizar o alistamento todos os jovens (mesmo os portadores de deficiência física) deverão apresentar-se na Junta de Serviço Militar levando 2 (duas) fotos 3x4 colorida ou preto-e-branco, atualizada, de frente, sem retoques ou adereços, com fundo branco e camisa sem estampas, Certidão de Nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência.

Aqueles jovens com mais de 19 anos de idade (mesmo portadores de deficiência física) que ainda não se alistaram, deverão também comparecer a fim de regularizar sua situação na Junta de Serviço Militar de Várzea-PB, localizada na rua José Tibúrcio, 32 – Centro, no horário das 07h30 às 11h30. Assim estarão em dia com o seu dever perante a nação e com o Serviço Militar.

Lembrando que: A Junta de Serviço Militar não recebe valores de taxas e/ou multas e todos os pagamentos deverão ser realizados nas instituições conveniadas.

“Jovem, o Serviço Militar é um direito antes que um dever.”

Atenciosamente,
Maria Santana de Medeiros
Secretária da Junta de Serviço Militar
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Chuvas animam moradores de Várzea para o plantio


A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária disponibilizou, a partir de hoje (12) um trator para uso dos moradores da zona rural que obtém da agricultura o seu sustento, para que possam dar abertura do corte de terra para o plantio do ano de 2014.


De acordo com os meteorologistas da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, disponível em www.aesa.pb.gov.br), nos próximos dois meses (março e abril) serão registrados os maiores índices pluviométricos do ano no estado.
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

STRAS realiza comemoração ao dia internacional da mulher em Várzea - PB


A Prefeitura Municipal de Várzea- PB, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Coordenadoria da Política da Mulher e Diversidade Humana, convida todas as mulheres deste município, para participar das comemorações Alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no dia 21 de março de 2014 (sexta-feira próxima) conforme a programação a seguir:


06h00min – Abertura no Parque do Juazeiro 
Momento Bem Estar – Parceria com a Equipe do NASF
Saúde da Mulher – Parceria com a Secretaria de Saúde 

7h00min – Caminhada das Mulheres 

7h30min – A Auto Estima da Mulher – Parceria com a Equipe CREAS
Local: SETRAS

8h00min – Apresentação da Coordenadoria da Política da Mulher e da Diversidade Humana. 

8h30min – Coffee Break


Margarete de Morais Medeiros
Coordenadora da Política da Mulher
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Até o meio dia desta quarta-feira Açude do Jatobá captou 1,20m de lâmina d’água

Até o meio dia desta quarta-feira, dia 19 de março, o Açude do Jatobá tinha conseguido aumentar sua lâmina d’água em 1,20m (um metro e vinte). O volume de água desse manancial está sendo acompanhado de forma ansiosa pelos patoenses, já que o mesmo secou completamente com os dois últimos anos de seca.   
O Jatobá, que já foi o principal açude no abastecimento da cidade de Patos, teve sua construção em 1952 no governo de José Américo e sangrou pela primeira vez no dia 25 de março de 1960. 2
Possui uma capacidade de armazenamento de água de 17 milhões de m³ e está localizado às margens da rodovia na saída para Teixeira, próximo ao campus da UFCG.
É o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular, vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá.3
Suas águas possuem uma importância grande, também para a agricultura, pois são utilizadas para irrigar algumas culturas agrícolas que abastecem principalmente a população de Patos e da vizinha cidade São José do Bonfim.
Fonte: Patosonline.com 

Patos registra a maior chuva dos últimos 5 anos: 150 mm. Rio Espinharas e Açude Jatobá estão com água

A maior chuva dos últimos cinco (5) anos. É assim que estão sendo classificadas a precipitações registradas na noite desta terça-feira, 18 de Março no município de Patos. No distrito de Santa Gertrudes os pluviômetros marcaram 150 mm. Esse mesmo índice foi registrado no medidor da Embrapa, localizado no setor Norte da cidade.
A chuva trouxe transtornos para vários moradores de localidades baixas. A exemplo do bairro do Morro (setor Noroeste), onde várias residências foram invadidas pelas águas.
Os mananciais que abastecem Patos (Jatobá, Farinha e Capoeira) estão recebendo um volume considerado do líquido precioso. O Jatobá, por exemplo, até às 09h00hs (nove da manhã) desta quarta-feira, já tinha um acréscimo de 95 cm de lâmina de água. Já o Rio Espinharas desceu com uma cheia considerada na madrugada de hoje.
Segundo informações do Escritório da Emater de Santa Terezinha, o Açude de Capoeira (que fica na área territorial daquele município), até às 07h00m (sete da manhã) desta quarta-feira (19/03), já tinha recebido 40 cm de lâmina de água.
Segundo a previsão meteorológica as condições são favoráveis para mais chuva pelos próximos dias na região de Patos.       
Fonte: http://www.patosonline.com/

Um dia depois: Destruição no Canal do Frango! Veja Fotos!

Tijolos pela via, grades arrancadas, lixeiros extraviados, calçadas danificadas, árvores caídas e trabalhadores recolhendo os restos dos destroços. Essa é a visão desta quarta-feira, dia 19, no Canal do Frango, em Patos.
A chuva média de 130 milímetros na cidade de Patos foi suficiente para colocar no patamar de desconfiança a obra que custou aos cofres públicos a quantia de 27 Milhões de Reais. Quase toda a extensão do Canal do Frango está danificada e com graves problemas estruturais.
Os questionamentos sobre a qualidade da obra do Canal do Frango e sua eficácia diante da finalidade para que se destina foi motivo de matéria no Patosonline.com. A matéria repercutiu em toda a cidade e desagradou a gestão do ex-prefeito Nabor Wanderley e da prefeita Francisca Motta (PMDB) que moveram ação judicial contra o próprio site e os jornalistas Jozivan Antero e Marcos Oliveira.
Agora a verdade vem à tona ficando comprovada que a obra não solucionou o problema das enchentes nas localidades e questiona-se a resistência do material usado.

 
 
 

 
Fonte: http://www.patosonline.com/

Chuvas em todas as regiões do estado serão 20% acima da média

No Dia de São José, uma boa notícia: A Paraíba terá um inverno regular este ano, com chuvas até 20% acima da média histórica, no Litoral, Sertão, Brejo e Cariri, segundo previsão feita, ontem, pelo PhD em Meteorologia, Luiz Carlos Baldicero Molion, pesquisador do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo o meteorologista, as chuvas serão boas para plantar, mas não suficientes para encher totalmente os açudes e reservatórios do Estado por causa dos dois últimos anos de seca (2012 e 2013). As previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe) e a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), apontam que as chuvas devem ficar dentro da média.
 Na zona rural da cidade de Montadas, no Agreste paraibano, onde São José é padroeiro, a população apela para o santo. Em colapso, o município é um dos mais castigados pela estiagem e os mais de 7 mil habitantes estão sobrevivendo com o abastecimento feito através de carros-pipa. A crença milenar de que São José mandará chuvas para amenizar o sofrimento provocado pela seca, une milhares de paraibanos através de orações. Em 16 municípios onde o santo é padroeiro, haverá missas hoje com programação especial destinada aos pedidos por chuvas e boa produção agrícola.
 Para o meteorologista Luiz Carlos Molion, a crença dos nordestinos em São José tem uma ponta de fundamento científico. Ele explicou que neste período do ano, o fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua, sobretudo na parte Norte da Região Nordeste, que compreende as regiões do Sertão, Cariri e Brejo da Paraíba, provocando chuvas.
Fonte: http://portalcorreio.uol.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...