domingo, 23 de março de 2014

Dez vias concentram mais de 17% dos acidentes em João Pessoa

Colisão aconteceu na manhã deste domingo (10) no bairro do Bessa em João Pessoa e deixou um morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)Dez vias de João Pessoa concentraram 17,46% dos registros de acidentes de trânsito no mês janeiro na cidade. A Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) catalogou 647 ocorrências em toda a capital sendo 113 especificamente nas avenidas Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior, Beira Rio, Pedro II, Ruy Carneiro, Cruz das Armas, Juvenal Mário da Silva, Josefa Taveira, Diógenes Chianca e General Aurélio de Lira Tavares.
A avenida Epitácio Pessoa, no entanto, mantém a liderança com 331 acidentes registrados ao longo do ano. O número ganha ainda mais destaque ao observar o volume de acidentes na segunda via 'mais perigosa', a Hilton Souto Maior, que registrou 184 acidentes, 44% a menos que na líder. Em janeiro deste ano foram 25 acidentes na Epitácio Pessoa contra 15 na Hilton Souto Maior.Em 2013, o órgão protocolou o registro de 9.852 acidentes dos quais 14,53% em todo o ano também se concentraram em dez vias, mas a lista sofre algumas alterações em relação a 2014.
O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto afirmou que a maioria dos acidentes foram de pequenas proporções. “A gente sabe que a maior parte desses acidentes se deve ao excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e até ao consumo de bebidas alcoólicas”, disse.
O volume de acidentes atribuídos, principalmente, à desatenção e excesso de violência resultou no aumento de 28 redutores de velocidade pelas ruas da capital em 2013 para 35 este ano. A Semob estuda, atualmente, a implantação de radares no Altiplano, Bessa e na Avenida Pedro II, segundo o superintende adjunto, Roberto Pinto.
Os estudos têm como base a resolução de nº 396 de 13 de dezembro de 2011, que determina os critérios para implantação dos redutores de velocidade e os tipos de informações que devem ser coletados por estes equipamentos gerenciados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito como, no caso de João Pessoa, a Semob.
Pequenas colisões são maioria entre acidentes
A grande maioria dos acidentes registrados em João Pessoa, segundo o superintendente Roberto Pinto, é formada por pequenas colisões nas 9.852 ocorrências em 2013 e nos 647 casos em janeiro deste ano.

A Avenida Hilton Souto Maior, no Conjunto José Américo, que tem um fluxo intenso de acesso da BR-230 a PB-008 e rota para vários bairros da zona Sul aparece como a segunda via com maior número de acidentes na capital. A maior concentração dessas colisões, segundo a Semob, são de pequeno porte e nas imediações do Viaduto do Cristo (Sonrisal).
AvenidaRegistros em 2013
 Epitácio Pessoa331
Hilton Souto Maior184
Beira Rio164
Pedro II148
Ruy Carneiro132
Cruz das Armas112
Josefa Taveira108
Diógenes Chianca100
Rui Barbosa69
Sérgio Guerra84
Na Avenida Pedro II, o trecho com maior número de ocorrências é do viaduto da BR-230 até as imediações do Ibama nas duas vias, o que corresponde a cerca de 900 metros de via. O corredor interliga os bairros da Zona Sul de João Pessoa ao Centro e é caminho de quem trafega da área central e bairros adjacentes à Universidade Federal da Paraíba (UFPBx) e as localidades vizinhas.
Embora a Semob não tenha fechado o balanço dos números em fevereiro e uma prévia do mês de março, a partir do dia 10 deste mês, conforme informações coletadas a partir dos socorros prestados pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ocorreram três acidentes na via. Um deles resultou na morte de um professor que dirigia no sentido UFPB-Centro quando o carro foi atingido por outro veículo que bateu na mureta, atravessou a pista e o atingiu.
“Para esta área nós estamos realizando estudos técnicos para implantar um redutor de velocidade porque percebemos que muitos motoristas não estão respeitando a velocidade máxima de 50km/h obrigatória para o corredor”, enfatizou Roberto Pinto.
Ranking dos acidentes
O ranking das vias com maiores registros é liderado tanto em todo o ano de 2013, como em janeiro de 2014, pelas avenidas Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior (José Américo), Beira Rio e Pedro II. A Semob também compilou ocorrências nas avenidas Ruy Carneiro, Cruz das Armas, Josefa Taveira (Mangabeira), Diógenes Chianca (Água Fria), Rui Barbosa (Torre) e Sérgio Guerra (Bancários).
G1

Mais de 150 mil eleitores perdem o título após biometria na PB, diz TRE

Um total de 150.885 eleitores teve o título cancelado na Paraíba após o fim do prazo para o recadastramento biométrico, nesta sexta-feira (21), segundo levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em todo o estado, 744.774 títulos de eleitor foram revisados, o que equivale a 83,15% dos 895.659 dos existentes.

Dos 19 municípios que participaram da biometria na Paraíba, cinco não conseguiram atingir a meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 80%: Cuité de Mamanguape, Iagaracy, Mamanguape, Nova Olinda e Olho D'água.

Os eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico já tiveram os títulos desativados desde sábado (22), segundo alertou o TRE. No entanto, os que quiserem garantir o direito de votar este ano poderão regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 7 de maio, reativando o título. Novos cadastros e transferências de domicílios não poderão ser mais feitas a tempo para o pleito de outubro.

Os eleitores com mais de 70 anos e os com idades entre 16 e 17 anos e 11 meses que possuem título e não fizeram o recadastramento não correm riscos de nenhum tipo de sanção. No entanto, só terão direito a votar em outubro se fizerem cadastro junto ao TRE. Os eleitores devem se dirigir aos postos de atendimento munidos de RG, CPF e comprovante de residência e título, se houver.

Números das cidades
João Pessoa e Campina Grande conseguiram atingir a meta dos 80% de títulos revistos. Na capital, foram recadastrados 398.999 dos 479.456 eleitores, o que corresponde a 83,22% dos títulos. Campina Grande, por sua vez, teve uma porcentagem maior de eleitores que ficaram em dia com a Justiça Eleitoral: 83,91%. Dos 279.142 títulos, 234.242 foram revisados.

O município de Boa Vista teve o melhor resultado proporcional da Paraíba, com 88,91% dos eleitores recadastrados. Dos 5.489 títulos da cidade, 4.880 foram revisados. Também atingiram a meta do TSE os municípios de Aguiar (82,43%), Caiçara (84,91%), Capim (84,83%), Catingueira(80,19), Emas (87,85), Itapororoca (80,09), Lagoa Seca (84,67%), Logradouro (84,61%),Massaranduba (84,45), Mataraca (83,56%) e Serra da Raiz (82,29%).

Nova Olinda foi o município que ficou mais longe de atingir a meta, com apenas 70,91% dos eleitores recadastrados. Cuité de Mamanguape ficou com 79,50, Igaracy com 74,83%, Mamanguape com 78,90 e Olho D' água com 78,15%.
G1pb

Trio assalta ônibus que viajava no Agreste da Paraíba, diz polícia


Um ônibus foi alvo de assaltantes na tarde deste sábado (23) no Agreste paraibano. Segundo informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, o crime aconteceu próximo à entrada da cidade deAlgodão de Jandaíra.


De acordo com o relato da polícia, três homens armados estavam dentro do ônibus e anunciaram o assalto quando estavam perto de Algodão de Jandaíra. A polícia não divulgou qual era o itinerário do ônibus e nem se o veículo fazia uma viagem intermunicipal ou interestadual.



Os assaltantes levaram cerca de R$ 500 dos passageiros e da empresa e ainda um smartphone de um dos passageiros. A polícia fez rondas no local, mas nenhum suspeito foi localizado.

G1pb

Colégios eleitorais na França abrem para eleições municipais

Eleitor vota em Paris neste domingo (23) durante o primeiro turno das eleições municipais na França. (Foto: Miguel Medina/AFP)
Cerca de 45 milhões de pessoas estão convocadas a votar neste domingo (23) no primeiro turno das eleições municipais na França, que tiveram as urnas abertas às 8h no horário local (4h no horário de Brasília).
Na grande maioria dos colégios eleitorais da França a votação vai até 18h (local), e nas grandes cidades esse horário se estende por mais duas horas. O segundo turno acontece no próximo domingo, 30.
O sistema eleitoral francês é diferente do brasileiro. Nele os eleitores escolhem os membros do conselho municipal nas mais de 36 mil cidades, mas os resultados determinam o nome do prefeito, sempre o líder da lista vencedora.
Nos municípios de mais de 3.500 habitantes, se uma lista obtém mais da metade dos votos neste primeiro turno, consegue automaticamente a metade dos vereadores em jogo, e a outra metade é dividida proporcionalmente entre quem tiver ultrapassado a cláusula de barreira, que é de 5%.
Se ninguém obter maioria absoluta, passam para o segundo turno quem tiver alcançado pelo menos 10% dos votos.
É a primeira prova eleitoral do presidente francês, François Hollande, e do executivo de Jean-Marc Ayrault desde a chegada ao poder em maio de 2012.
G1

Após levar puxão de orelha de idosa, suspeito de 'golpe do bilhete' é solto

Policiais militares observam 'puxão de orelha' em suspeito de tentar golpe (Foto: Tiago Avila, divulgação/Grupo Repórter)
Um dos suspeitos presos após tentativa de aplicar o "golpe do bilhete premiado" em uma idosa em Ijuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, foi solto na noite de sexta-feira (22) após pagar fiança de R$ 1.500, segundo o advogado Solano Oliveira. O outro suspeito, o mais velho da dupla, teve a prisão preventiva decretada e foi levado para a penitenciária modulada da cidade.

De acordo com a polícia, os dois tentaram dar o golpe em uma mulher de 82 anos. Entretanto, o carro foi monitorado por policiais militares e, após denúncia, eles foram encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia, onde a idosa puxou a orelha do mais jovem, que mais tarde foi liberado.
Segundo o advogado da dupla, o suspeito mais velho não foi liberado sob fiança devido à existência de outros inquéritos em julgamento. Entretanto, ele garante que os dois têm residência fixa e poderiam responder em liberdade.
"Era a historinha de sempre", disse ao G1 a delegada Ana Paula Burille na sexta. "O outro sujeito seria uma [das testemunhas], e pediu que a senhora fosse a segunda. Eles a convidaram para ir à Caixa Econômica Federal. Ela embarcou no carro e, no meio do caminho, começaram a fazer umas voltas. Nós sabemos como isto terminaria, eles arrumariam um jeito de a pessoa fazer um depósito", conta.O caso ocorreu por volta das 10h no Centro deIjuí. A idosa foi abordada na Rua 14 de Julho por um homem que se dizia analfabeto e pedia uma informação. Durante a conversa, outra pessoa dizia à dupla que tinha um bilhete premiado e precisava de duas testemunhas para retirar o valor.
No entanto, segundo a polícia a idosa percebeu que o carro não se dirigia à Caixa e pediu para descer. Após ela sair na Avenida 21 de Abril, perto da Rodoviária da cidade, uma pessoa que a conhecia viu a situação e acionou a Brigada Militar, que já monitorava o veículo.
Após o susto, na noite do mesmo dia, a mulher de 82 anos disse ao G1 ter tido "ajuda divina" ao escapar de dentro do carro conduzido por um dos dois suspeitos do crime, mas lamentou que o puxão de orelha dado na dupla não foi mais forte. "Puxei as orelhas dos dois com muita gana. Que pena que não arranquei", relembra a idosa que pediu para não ser identificada. Ainda assim, ela garante que a dor sentida por eles não foi pouca. "Tenho uma unha que é uma ferradura", afirmou.
A idosa contou ainda que, logo após o carro ser fechado pela polícia, ela imaginava que apenas o homem que dirigia o veículo e dizia ser dono do bilhete era golpista. Por isso, ela foi consolar o mais jovem quando foi alertada por policiais que se tratava de um comparsa. A descoberta despertou a ira da mulher.
"Aí o bandido estava sentado no chão e eu olhei pra ele e disse 'seu jaguara, seu cachorro sem vergonha, se passando por gente boa'. Pensei que era um pobre coitado, uma pessoa humilde", relembrou.
G1

Menina de 13 anos é atingida por bala perdida durante tiroteio em Mossoró

Menina foi baleada no braço em Mossoró (Foto: Marcelino Neto/G1)
Uma menina de 13 anos foi atingida por uma bala perdida durante um tiroteio na tarde deste sábado (22) em Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações da polícia, a adolescente estava na rua 22 de Março, quando grupos começaram a trocar tiros. Ela foi atingida no braço direito. A menina foi levado para o hospital Tarcísio Maia e não corre risco de morrer.
O tiroteio, ainda de acordo com a polícia, envolveu grupos rivais dos bairros Papoco e Alameda dos Cajueiros. A menina estava brincando com amigas na rua quando foi atingida por um dos tiros.
O tiroteio começou quando dois homens armados chegaram à rua 22 de Março em uma moto. A dupla começou a atirar contra um grupo de rapazes que estava na calçada. Houve reação . Na troca de tiros, a menina acabou atingida.
Ninguém foi preso até o momento. A Polícia Civil de Mossoró irá investigar o caso.
G1

Michelle Obama visita a Grande Muralha da China

Michelle Obama visitou com as filhas a Grande Muralha da China (Foto: Andy Wong/AP)
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, conheceu neste domingo (23), junto com as filhas, Malia e Sasha, uma das seções da Grande Muralha da China mais próximas de Pequim, em seu último dia de estadia na capital do país asiático antes de viajar às cidades de Xian e Chengdu.

Michelle, Malia e Sasha visitaram uma parte da muralha que data da dinastia Ming após almoçarem em uma antiga escola que se transformou em hotel e restaurante nas imediações do monumento, em um dia notavelmente mais poluído que os anteriores de sua visita.
De manhã, a esposa do presidente Barack Obama tinha participado de uma mesa-redonda sobre educação na embaixada dos EUA em Pequim junto com professores e famílias chinesas, onde destacou a importância de uma educação de qualidade.
"Não estaria aqui hoje se meus pais não tivessem investido para que eu recebesse uma boa educação e me pressionassem para aproveitá-la", disse Michelle no encontro.
A primeira-dama visita a China durante uma semana junto com suas filhas e sua mãe, Marian Robinson, visando estreitar laços entre os dois países através de uma 'diplomacia suave", especialmente nas áreas de educação e cultura.
Na sexta-feira, ela passou o dia junto com a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, com quem visitou uma escola e percorreu a Cidade Proibida.
Michelle também se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, que a cumprimentou junto com sua esposa na sexta-feira antes que elas jantassem e assistissem a um espetáculo.
No sábado, a esposa do presidente americano discursou no Centro Stanford da Universidade de Pequim, onde ressaltou a necessidade de respeito à liberdade de informação e de religião.
Durante sua estadia em Xian, Michelle visitará a exposição dos famosos guerreiros de terracota, enquanto em Chengdu irá a um centro de preservação de ursos panda e uma escola.
G1

Hospital se nega a atender grávida em trabalho de parto em Santos

Douglas e Mariana irão ter o primeiro filho  (Foto: Douglas Tripicchio/Arquivo Pessoal)
Uma grávida que estava prestes a dar a luz teve o atendimento negado, na madrugada deste domingo (23), na Casa de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o marido dela, a atendente do pronto socorro obstétrico do hospital disse que o diretor não permitiu que ninguém desse entrada na unidade. A Casa de Saúde de Santos anunciou, na última sexta-feira (21), que pretende fechar o pronto socorro obstétrico, mas que a decisão valeria apenas a partir de maio. Agora, a família procura um outro local para realizar o parto, já que, segundo o médico, a criança deve nascer neste domingo.
O operador naval Douglas Tripicchio, de 31 anos, conta que a esposa Mariana Tartarini Grigoleto Tripicchio, de 27 anos e grávida de quase nove meses, começou a sentir fortes contrações por volta das 4h. Eles tinham marcado com o médico que, na segunda-feira (24), Mariana passaria por exames e daria entrada no hospital Casa de Saúde para realizar uma cesariana. Mas, devido as fortes dores da esposa, Douglas resolveu levá-la ao hospital neste domingo.
O jovem não soube o que fazer e ligou para o médico que está acompanhando a gestação de Mariana. O profissional confirmou que existiam médicos na Casa de Saúde, mas que o atendimento não estava sendo realizado. Ele se ofereceu a atender Mariana no hospital Ana Costa, mesmo que o plano de saúde dela não cobrisse o atendimento naquela unidade. A grávida passou pela avaliação médica e voltou para casa.Quando chegaram na unidade médica, eles receberam a informação de que Mariana não poderia ser atendida. “As portas estavam fechadas, tinha segurança impedindo a entrada. Uma atendente disse que tinha uma orientação da direção que não era para abrir ficha para ninguém que chegava lá. A enfermeira chefe disse que não dava para atender”, conta Douglas.
Douglas voltou a ligar para a Casa de Saúde e recebeu a informação de que não há uma previsão de quando o atendimento médico para as grávidas será normalizado. Segundo o jovem, os funcionários alegam que o hospital não tem vaga na UTI neonatal e, por isso, não estão recebendo os casos de emergência.

Mariana, que está com de 8 meses e meio de gestação, continua sentindo contrações. "Ela está no começo da dilatação. Estamos acompanhando. Ela teria que voltar hoje de tarde para o hospital", explica. Douglas ainda não sabe onde Mariana poderá fazer o parto e onde será atendida, já que há poucas opções na região. “O hospital São Lucas está fechado, Beneficência não tem mais e o Ana Costa não cobre o nosso plano. Só temos a Santa Casa. Ela vai ter que ser atendida lá por um médico plantonista, desconhecido. Eles não falam claramente o que esta acontecendo. Ela vai ter que passar em um plantonista. Essa é a minha indignação. É um total descaso”, reclama.

Douglas pretende fazer um boletim de ocorrência de negligência médica. “Uma mulher gritando de dor e ninguém atender uma negligência médica. Vou estar ligando para a polícia para ver se é cabível um boletim de ocorrência”, finaliza.

G1 entrou em contato com a Casa de Saúde de Santos, que afirmou que não pretende se pronunciar sobre o assunto.
Casa de Saúde de Santos, SP (Foto: Reprodução / TV Tribuna)
Fechamento Pronto Socorro obstétrico
A Casa de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (21) que pretende fechar o pronto socorro obstétrico. A decisão valeria já a partir de maio. Esse é o segundo hospital da cidade a adotar essa medida.

Segundo a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo, o PS para gestantes da Casa de Saúde atende 1000 mulheres por mês. Sem esse Pronto Socorro, e com a maternidade da Beneficência Portuguesa que já está fechada, as gestantes que têm plano de saúde podem ter problemas em breve.
A Sogesp quer evitar o fechamento do PS obstétrico da Casa de Saúde e vai fazer uma denúncia no Ministério Público. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo disse que apoia as orientações do Conselho Federal de Medicina, e as normas e resoluções vigentes no país, e que está acompanhando as negociações. Afirmou ainda que as instituições privadas têm direitos constitucionais de adequar suas diretrizes administrativas.
Na segunda-feira (24) está marcada uma reunião entre o Cremesp e a sociedade de ginecologia e obstetrícia e outra reunião entre o presidente da Unimed e representantes da Casa de Saúde para resolver o problema.
G1

Especialistas alemães querem buscar avião malaio com minisubmarino

Especialistas alemães querem buscar avião malaio com minisubmarino (Foto: Reprodução/Geomar.de)
Um grupo de especialistas do Instituto Helmholtz de Oceanografia de Kiel, no norte da Alemanha, querem empreender a busca do avião malaio desaparecido com o minisubmarino não-tripulado "Abyss" e esperam realizar esta missão assim que os primeiros destroços do avião forem encontrados.

A informação foi antecipada pela revista "Der Spiegel" em sua edição da próxima semana, que conta também que "Abyss" é um dos três submarinos que existem no mundo em condições de realizar buscas a três mil metros de profundidade.
Os cientistas de Kiel querem cooperar com o Woods-Hole Institut dos EUA, que possui os outros dois submarinos capazes de participar desta busca.
"Já combinados com os colegas americanos que faremos a busca conjuntamente'', disse à revista o diretor do Instituto Helmholtz, Peter Herzing.
Em 2011 o submarino alemão participou da operação que ajudou a encontrar outro avião que caiu no Atlântico.
G1

Ucrânia acredita que Putin está preparado para atacar o país

Tanque russo em frente a base militar ucraniana na Criméia (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)
As tropas russas de Vladimir Putin estão preparadas para atacar a Ucrânia "a qualquer momento", declarou neste domingo (23) o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa ucraniano, Andrei Parubi.
"O alvo de Putin não é a Crimeia, mas toda a Ucrânia (...) Suas tropas mobilizadas na fronteira estão preparadas para atacar a qualquer momento", declarou Parubi diante de milhares de pessoas no centro de Kiev.
Cerca de cinco mil pessoas estavam na Maidan, a Praça da Independência do centro da capital ucraniana, segundo um jornalista da AFP. Cartazes com as frases 'Otan' e 'Fora Putin!' eram exibidas."O invasor pode cruzar a fronteira em qualquer dia. Na imaginação maníaca de Putin, a Ucrânia deve fazer parte da Rússia", acrescentou.
Já o Ministério russo da Defesa indicou neste domingo que vai respeitar os acordos relativos ao número de tropas nas zonas na fronteira com a Ucrânia.
"O Ministério russo da Defesa respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de tropas nas regiões fronteiriças", declarou o vice-ministro da Defesa Anatoli Antonov, citado pela agência Ria Novosti.
Segundo ele, esta questão foi levantada em diversas oportunidades durante conversas por telefone entre o ministro russo da Defesa, Serguei Choigu e seus homólogos americano Chuck Hagel e ucraniano Igor Teniukh.
G1

Batalhão de PMs que arrastaram Claudia Silva soma casos de violência

Dezessete bairros e cerca de 30 mil registros de ocorrências por ano (desde furtos até homicídios), segundo dados oficiais. Essa é a realidade da região atendida pelo 9º BPM (Rocha Miranda), onde a guerra do tráfico de drogas faz moradores reféns e o "sonho" da pacificação ainda é distante. Apenas em 2013, a região registrou média de 82 ocorrências por dia de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). E foi nessa área que aconteceu o caso que chocou o país na semana passada: a auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira foi arrastada no asfalto por um carro da PM durante o "resgate" após ser baleada no Morro da Congonha, em Madureira. A bordo do veículo, três policiais do batalhão que historicamente é apontado como um dos mais violentos do estado e cujos integrantes chegaram a ser conhecidos como “Cavalos Corredores” na década de 90 — época da Chacina de Vigário Geral.
Antes disso, a morte de dois rapazes na comunidade Bateau Mouche já tinha causado revolta em moradores. No início de fevereiro, os jovens, que não tinham passagem pela polícia, foram baleados por PMs do 9º BPM. Os assassinatos foram registrados como homicídio em intervenção policial — antes chamado de auto de resistência (morte em confronto com a polícia). Familiares garantem que a dupla não tinha envolvimento com o tráfico e que as armas encontradas ao lado das vítimas foram "plantadas".Três semanas antes da morte de Claudia, no dia 23 de fevereiro, outros agentes da unidade já haviam se tornado centro de um outro caso de violência policial: um jovem inocente foi morto a coronhada em Campinho, na Zona Norte do Rio. Na ocasião, quatro PMs foram afastados e presos internamente pela morte do adolescente, de acordo a corporação.
Claudia Silva Ferreira foi assassinada em confronto com bandidos: perícia analisa de onde veio a bala (Foto: Reprodução/TV Globo)
Esses são apenas alguns dos inúmeros casos de "mortes em confronto" na lista do batalhão. Outras 57 pessoas morreram em condições semelhantes nos últimos dois anos (2012 e 2013) na área do 9º BPM, que é a 4ª com maior número de autos de resistência. De acordo com dados do ISP, o batalhão fica à frente de outras 36 unidades do estado.
Para a antropóloga e ex-presidente do ISP, Ana Paula Miranda, os casos são reflexo da política de segurança do estado.
"O governo Sérgio Cabral teve o maior número de autos de resistência da história. O auto de resistência é uma prática naturalizada: quem mora na favela e os próprios policiais sabem disso. Houve uma política institucional que valorizava isso.  O que deu errado no caso da Claudia é que se filmou e que era uma mulher, mãe de família. Se fosse jovem e negro não teria o mesmo impacto", garante.
Batalhão 'reza cartilha antiga', diz especialista
A área de atuação do 9º BPM é uma das mais violentas da cidade do Rio, onde operações policiais, abordagens e tiroteios são frequentes. "É uma área muito complicada, com morros envolvidos em disputas territoriais. O 9º BPM sempre esteve envolvido com muitas mortes, tem um histórico de corrupção, que reza uma cartilha antiga. Usa as 'regras práticas' em uma área conflagrada com os traficantes mais ousados", explica o ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e consultor de segurança pública, Rodrigo Pimentel.

Na época em que o "proibidão" — como são chamados os funks que exaltam a violência, seja por parte de traficantes ou da polícia — se espalhava pela internet, um tiroteio entre policiais e traficantes em Costa Barros, na Zona Norte, levou à morte de Wesley Guilber de Andrade, de 11 anos. Ele foi baleado enquanto assistia a uma aula de matemática em uma escola pública do bairro.A violência da tropa já foi até exaltada em um funk, bastante conhecido nas comunidades do Subúrbio. Em um dos trechos, a música "Nono Batalhão" diz "que lá só tem polícia brabo. Eles espancam os viciados (...) e matam os bandidos".
À frente do batalhão na época, o coronel Fernando Príncipe — que também já comandou o Bope — avaliou que se tratou de algo inevitável. "O pior é não realizar operações", disse. O caso levou a PM a trocar o comando do batalhão na ocasião.
Recém-nomeado comandante do 9º BPM, o tenente-coronel Wagner Moretzsohn tem um perfil técnico e, após alguns anos afastado das ruas, tem enfrentado dificuldades para mudar a imagem da unidade. O G1 solicitou à PM uma entrevista com Moretzsohn, que "não foi autorizada", segundo resposta enviada em nota. A corporação também não comentou os casos de violência protagonizados por agentes do batalhão.
A maioria dos acusados pelo Ministério Público (MP-RJ) por envolvimento no crime integravam o 9º BPM. Segundo a denúncia, a chacina teria sido uma represália à morte de quatro PMs — um deles suspeito de extorquir traficantes da comunidade.
Chacina de Vigário Geral
Na unidade, que recentemente teve seu perímetro de atuação reduzido, fez carreira também o tenente-coronel Cláudio Luis Silva de Oliveira. Condenado a mais de 30 anos por ser apontado como o mandante do assassinato, em 2010, da juíza Patrícia Acioli, o oficial era major da tropa em 1993, quando 21 pessoas foram assassinadas no caso que ficou conhecido como a Chacina de Vigário Geral.

GNews - Arquivo N Chacina de Vigário Geral (Foto: Reprodução GloboNews)
O grupo — famoso por entrar nas favelas correndo e atirando — ficou conhecido como "Cavalos Corredores". O apelido foi parar até em uma música da banda carioca O Rappa. Em um de seus hits na década de 90, "Tribunal de rua", o cantor Falcão desejava estar "acima do biotipo suspeito" e criticava a violência policial: "E eu ainda tentei argumentar / Mas, tapa na cara para me desmoralizar / Tapa na cara para mostrar quem é que manda / Porque os Cavalos Corredores ainda estão na banca".
Dos 52 denunciados da Chacina de Vigário Geral, apenas um permanece preso, apenas porque sobre ele pesam outros crimes. Os três policiais militares que arrastaram Claudia já estão em liberdade. A Justiça Militar considerou que não há provas de que os PMs contribuíram para a morte da auxiliar de serviços gerais.
G1

Depois de cinco chamadas, UFPB não preenche 1.255 vagas do Sisu

Mesmo com a proximidade do início das aulas, marcado para o dia 11 de abril, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ainda tem 1.255 vagas a preencher. A 20 dias das aulas e após cinco chamadas (duas regulares, estabelecidas pelo MEC e três da lista de espera), das 7.555 vagas ofertadas pelo Sisu foram preenchidas 6.300 e segundo o coordenador de Escolaridade da instituição, João Wandemberg Maciel, ainda estão previstas mais duas chamadas: uma, ainda no mês de março e outra no mês de abril. 

Na última chamada, encerrada quinta-feira, somente 30% dos 1.801 alunos convocados (um total de 546) responderam à convocação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) convocou anteontem 853 candidatos para o preenchimento de 326 vagas enquanto a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai divulgar o balanço da 2ª chamada da lista de espera na próxima segunda-feira.

De acordo com Wandemberg, o curso de Mídias Digitais continua sendo o único da UFPB a ter todas as vagas preenchidas. Ainda há sobra de vagas em cursos concorridos como Medicina e Direito, mas ainda não há a estimativa de quantas sobraram depois da última chamada, terminada na última quinta-feira. “Ainda estamos lançando os dados no sistema e a validação não foi concluída”, explicou o coordenador de escolaridade da UFPB. 

A previsão é de que ocorram mais duas convocações para preencher as vagas restantes. “Possivelmente teremos mais duas chamadas, uma ainda em março e outra em abril. Os funcionários estão em greve e estamos trabalhando com 30% garantindo o serviço. Estamos fazendo o possível para não acontecerem problemas para os alunos”, explicou Wandemberg.
Fonte: http://portalcorreio.uol.com.br/

Câmara Municipal de Várzea encerra o ano de 2013 cumprindo metas previstas pela LRF

A Câmara municipal de Várzea no Estado da Paraíba encerrou as atividades legislativas do ano de 2013, conseguindo atingir as metas previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante aos limites com gastos e transparência pública. Conforme análise realizada pela empresa de Contabilidade Pública ASCONTEC com sede na cidade de Patos-PB, a atual gestão conseguiu terminar o primeiro ano de mandato cumprindo com extrema responsabilidade os principais limites constitucionais impostos pela Emenda Constitucional nº 25 no que se refere aos limites de gastos com pessoal e outros serviços, como também cumpriu com excelência os compromissos previdenciários, além de realizar novos investimentos e promover o acesso público por meio da transparência nas informações contábeis e financeiras daquele Parlamento Mirim.

Na análise preliminar do primeiro ano de gestão, a empresa ASCONTEC que atua a vários anos na Paraíba com Assessoria Contábil e de Gestão Pública para Câmaras Municipais,  pôde destacar que o processo de modernização legislativa promovido pela atual Mesa Diretora têm buscado propor à população uma maneira mais acessível de poder vislumbrar os trabalhos dos membros da Casa José Peregrino de Araújo, como também é conhecida a Câmara municipal daquela cidade, por meio de meios eletrônicos, como também no acesso aos diversos dados financeiros da gestão.

O grande desafio é proporcionar à população melhores condições de atendimento, por isso é que temos investido por meio daquilo que nos é permitido, na construção da sede própria da Câmara municipal, pois é um sonho não só dos Vereadores, mas de toda a população da cidade de Várzea, ter um local próprio que sirva de apoio às suas reivindicações”, afirmou o atual Presidente daquela Casa Legislativa.

Fonte: http://jeftenews.blogspot.com.br/

Acidente de moto deixa homem morto as margens da Br 230 em Santa Luzia

A vitima foi Inácio Paulino da Silva de 53 anos, mais conhecido por Inácio do Limão,o mesmo foi encontrado morto no acostamento da Br 230 próximo ao bairro São Sebastião por volta das 19:30hs deste sábado, 22/03, segundo informações de populares, o acidente foi provocado por um  menor de idade que vinha pilotando uma moto YBR de cor e placa não identificada, após o acidente o acusado  fugiu.

Fonte: Sidney Silva Noticias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...