sábado, 5 de abril de 2014

Servidores de Patos podem paralisar atividades

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) , decidiu que os servidores públicos municipais de Patos deverão paralisar suas atividades caso todos os projetos de lei não sejam aprovados pela Câmara até  terça-feira, dia 8 de abril de 2014.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, deve ir 8 projetos para a Câmara Municipal de Patos, para aprovação garantindo o acordado com a Prefeita Francisca Motta e as 33 categorias de servidores municipais.
No próximo dia 8 de abril, terça-feira, todos os servidores estão sendo convidados para comparecem a Câmara Municipal, no sentido de acompanhar a aprovação dos projetos e dois ainda não foram sequer enviados, tais como: a garantia da incorporação de 50% das gratificações na cabeça do contracheque e mais 25% em 2015 e 25% em 2016, além do projeto da insalubridade para todos os servidores municipais.
Para o vice-presidente do SINFEMP, José Gonçalves, não tem nenhuma justificativa os projetos estarem sendo enviados para a Câmara eivados de erros, demonstrando a falta de compromisso e respeito para as mais diversas categorias. “ O SINFEMP não tem como elaborar os projetos e encaminhar para a Câmara, isso tem que ser feito pela gestora municipal que tem uma grande equipe, mas não está interessada em encaminhar as deliberações ocorridas com as categorias”, frisou o mesmo.
Para o sindicalista, caso na próxima terça-feira, dia 8 não sejam aprovados, a entidade vai convocar um dia de paralisação, com ato em frente a Prefeitura.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Líder dos sem-teto acusa ex-prefeito de desvio de mais de 1 Milhão de Reais destinados para construção de casas em Patos

O presidente da Associação de Luta por Moradia de Patos e Região, Cícero Cirino, está acusando o ex-prefeito Nabor Wanderley (PMDB) de desviar mais de 1 Milhão de Reais dos recursos destinados a construção de 42 casas populares através de financiamento do Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, no ano de 2010.
De acordo com Cícero Cirino, que tem em mãos documentos fornecidos pelo SAGRES do Tribunal de Contas do Estado (TCE), as casas seriam construídas para famílias carentes no Bairro Monte Castelo, em Patos, mas não foram entregues, nem construídas e nem tão pouco localizadas no bairro.
Os recursos foram destinados a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, no programa denominado: Habitação, Segue em Frente. A empresa responsável pela execução das obras é a CAENGE S/A Construção, Administração e Engenharia. A CAENGE também foi a responsável pelos trabalhos de esgotamento sanitário e construção de calçamento no Bairro Monte Castelo.
Quando somados os recursos liberados pelo Governo Federal, em parcelas distribuídas durante o ano de 2010, a quantia chega a mais de 1 Milhão e Trezentos Mil de Reais que foram autorizados. O contrato número 870 foi firmado em 2008 conforme documentos do TCE/PB.
O espaço fica aberto para o ex-prefeito Nabor Wanderley diante dos fatos expostos pelo presidente da Associação de Luta por Moradia de Patos e Região, Cícero Cirino.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Transporte escolar na PB tem 90% dos condutores reprovados, diz MP

Transporte escolar em Campina Grande (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
Mais de 90% dos motoristas que fazem transporte escolar na Paraíba não têm o curso específico de condução exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A denúncia foi feita pela coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias da Educação (Caop) do Ministério Público da Paraíba, Ana Carolina Coutinho Cavalcanti, que coordenou um trabalho de fiscalização.
Segundo a promotora, o MP vai firmar um convênio com o Serviço Social de Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para que os municípios garantam que os condutores que fazem esse tipo de transporte façam o curso para regularizar a exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).
Mas a falta de formação específica foi apenas uma entre as várias irregulares identificadas entre agosto e setembro de 2013, que fizeram com que a força tarefa entre o órgão, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Polícia Militar reprovassem 1.071 veículos que transportam crianças em 173 dos 223 municípios. O número representa mais de 83% dos 1.289 transportes vistoriados.
A lista de problemas inclui pneus carecas, janelas quebradas, falta de tacógrafos (que limita a velocidade em 70km/h), problemas no motor e ônibus velhos. No mês de março, o Caop da Educação do Ministério Público da Paraíba juntamente com o Detran-PB e a Polícia Militar iniciou as fiscalizações de 2014 com visitas a 18 cidades.Apenas em março deste ano, o MP e o Detran vistoriaram 166 veículos de 18 municípios e 138 deles foram reprovados, o que representa 83,13% do total. O principal item de reprovação entre os ônibus foi a ausência de tacógrafo ou por eles não disporem de aferição emitido pelo Inmetro. Outros 28 veículos receberam a aprovação dos órgãos de fiscalização.
A promotora afirmou que na segunda etapa dis fiscalizações, quem não se adequar após 30 dias terá o veículo apreendido e os gestores serão acionados por improbidade administrativa e até crime de responsabilidade na esfera criminal. “Já enviamos aos promotores desses municípios os relatórios para que os casos sejam acompanhados e as providências sejam tomadas”, afirmou a coordenadora do Caop da Educação na Paraíba.Ana Carolina Coutinho Cavalcanti enfatizou que as fiscalizações objetivam manter um padrão de qualidade aceitável no transporte escolar e corrigir o mais rápido possível os problemas. “Temos encontrado das mais leves às mais graves irregularidades que colocam em risco a vida dos estudantes. Em alguns casos, os promotores já ajuizaram ações contra os municípios devido à gravidade e risco a que os estudantes são submetidos. É inadmissível que mesmo com a entrega de ônibus escolares novos, algumas prefeituras insistam em usar veículos em situação precária”, reforçou.
Sertão paraibano concentra maior parte dos 'paus de arara'
A maior concentração dos transportes 'paus de araras', caminhões usados de forma irregular para transportar pessoas, está no Sertão paraibano, segundo a coordenadora do Caop da Educação, Ana Carolina Coutinho Cavalcanti. O Contran, segundo ela, até autoriza a utilização de caminhões para o transporte de alunos, desde que adaptados e regularizados junto aos departamentos de trânsito, o que não é o caso verificado no interior da Paraíba.

Embora tenha havido a entrega de ônibus escolares por parte dos governos federal e estadual, algumas prefeituras insistem em manter o transporte irregular de estudantes, segundo Ana Carolina, sob o argumento de que as estradas apresentam problemas. “Alguns municípios tentam esconder, mas nós do Ministério Público sabemos que há uma grande concentração ainda de paus de arara em atividade, principalmente, no Sertão. Os ônibus escolares vêm adaptados para os caminhos mais difíceis, então não é aceitável esse tipo de prática”, enfatizou.
A fiscalização do uso dos transportes escolares nas rodovias federais foi intensificada desde o dia 24 de março, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmou um convênio com o Ministério Público da Paraíba. A intenção é estender a atuação que já ocorria nos trechos que cortam João Pessoa e Campina Grande para outros postos do órgão.
Transporte escolar em Campina Grande (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
População pode denunciar irregularidades
As denúncias sobre a existência de pau de arara transportando estudantes no interior da Paraíba podem ser feitas diretamente ao Caop da Educação pelo número de telefone (83) 3222 8203 ou em contato com as promotorias nas comarcas distribuídas pelo estado. “Temos recebido algumas denúncias e encaminhamos para os promotores investigarem nas respectivas comarcas em que os problemas ocorrem”, disse.

Para reforçar a participação da população na fiscalização e denúncia, o Ministério Público da Paraíba vai iniciar, a partir do mês de maio, uma série de audiências públicas nos municípios paraibanos para divulgar os direitos ao transporte escolar e como ele deve funcionar. “Nós queremos incentivar a população a denunciar ao Caop e as promotorias as prefeituras que insistirem nesse tipo de transporte que, além de ilegal, coloca em risco a vida dos estudantes paraibanos”, frisou.
G1

Mototaxistas clandestinos protestam no Centro de Campina Grande

Mototaxistas clandestinos protestaram no Centro de Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Durante mais de duas horas, mototaxistas clandestinos protestaram na manhã desta sexta-feira (4), reivindicando o cadastramento para a regularização destes profissionais em Campina Grande. Os manifestantes bloquearam um trecho no cruzamento entre a avenida Floriano Peixoto e ruas Maciel Pinheiro e Venâncio Neiva, nas proximidades da secretaria municipal de Finanças.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Tranportes Públicos (STTP), não há um levantamento do número de mototaxistas clandestinos circulando em Campina Grande. Cadastrados, há mil profissionais. Na segunda-feira (7), representantes dos clandestinos terão uma reunião com o prefeito Romero Rodrigues, para definir uma resolução do problema.
Em nota, a superintendência também esclareceu que "é inverídica a informação de que a STTP esteja fazendo a liberação de veículos apreendidos nas operações de blitz sem seguir os trâmites legais", quanto àquelas "motocicletas apreendidas durante a realização de blitz de combate ao transporte clandestino de passageiros".
G1pb

Afeganistão finaliza votação após prorrogar prazo em 1 hora

Os mais de 6 mil colégios eleitorais abertos neste sábado (5) no Afeganistão fecharam suas portas ao público às 17h (horário local, 9h30 de Brasília), embora muitos mantenham as atividades até que as pessoas que chegaram antes do fechamento votem.
O fechamento ocorreu uma hora depois do previsto em princípio, depois que a Comissão Eleitoral estendeu em 60 minutos o horário dos colégios eleitorais, alguns dos quais inclusive ficaram momentaneamente sem cédulas pela presença maior que a esperada de eleitores.
Segundo organizações locais de observação eleitoral, o primeiro turno do pleito presidencial e provincial registrou uma boa participação, apesar do mau tempo em áreas do norte do Afeganistão.
A Comissão Eleitoral dará uma primeira estimativa do número de eleitores ainda hoje, segundo uma porta-voz do órgão eleitoral, Marzia Siddiqui.
Além das ameaças talibãs, a votação enfrentou algumas dúvidas da comunidade internacional sobre o nível de transparência, em parte porque o órgão eleitoral emitiu mais de 20 milhões de cédulas, o que pode facilitar a fraude.
G1

Teste de DNA sugere que esposa de Hitler pode ter tido origem judaica

Eva Braun com Hitler (Foto: INP/AFP)
Eva Braun, a esposa de Adolf Hitler, pode ter tido origens judaicas, segundo novas análises de DNA realizadas para um documentário que será transmitido na quarta-feira (9) pelo canal britânico Channel 4.
A tese se apoia na análise de cabelos provenientes de uma escova encontrada em Berghof, a residência de Hitler na Baviera, onde Eva Braun passou a maior parte do tempo durante a Segunda Guerra Mundial.
Nos cabelos, os pesquisadores encontraram uma sequência específica de DNA "fortemente associada" aos judeus asquenazes, que representam aproximadamente 80% da população judaica.
Na Alemanha, muitos judeus asquenazes se converteram ao catolicismo no século XIX.

'Descobrta Impressionante'
"É uma descoberta impressionante. Jamais teria imaginado ver um resultado potencialmente tão extraordinário", comentou Mark Evans, o apresentador do programa "The Dead Famous DNA" (o DNA de famosos mortos) no Channel 4.
Segundo os produtores do documentário, tudo indica que os cabelos analisados são provenientes de Eva Braun. O único meio de garantir formalmente seria compará-los com o DNA de um de seus dois descendentes vivos, mas eles se negaram a se submeter à análise.
Eva Braun foi amante de Hitler durante muitos anos. Eles se casaram no dia 29 de abril de 1945, na véspera do suicídio de ambos no bunker do ditador nazista em Berlim.
G1

Odebrecht diz que entregou projeto de mudanças da Arena Corinthians

A Odebrecht Infraestrutura, empresa responsável pelas obras da Arena Corinthians, estádio na Zona Leste de São Paulo, disse que entregou nesta sexta-feira (4) o projeto para operação do estádio do clube paulista ao Corpo de Bombeiros.
A montagem de duas arquibancadas foram interditadas na noite de segunda-feira (31) por fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo. De acordo com o superintendente da regional, Luiz Antônio Medeiros, as arquibancadas, cada uma com capacidade para 10 mil pessoas, foram interditadas "por violar as normas de segurança do trabalho".
Segundo informou o major Sidnei Turato ao G1, o clube ainda tem 26 irregularidades apontadas no projeto para responder, ainda não informou a lotação exata do estádio nem como as pessoas podem sair em caso de emergência.
Na terça-feira (1º), o Corpo de Bombeiros  disse que o projeto técnico da Arena Corinthians ainda não tinha sido apresentado para avaliação final e que, dessa forma, "o estádio não está seguro para receber o público, tendo em vista que ainda não se adequou à legislação vigente e não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros".
A empresa alega que o projeto entregue nesta sexta atende as solicitações da corporação, relatadas no último documento conhecido como “Comunique-se.” Questionada quanto ao conteúdo de tais mudanças, limitou-se a responder que “as demandas foram atendidas e cabe ao Corpo de Bombeiros a análise e a decisão da divulgação”.

A construtora também afirma que é a terceira revisão de documentos apresentados, desde o início da obra, procedimento que considera “absolutamente normal em obras de grande porte.” E diz que as revisões anteriores foram analisadas pelos bombeiros em agosto de 2012 e junho de 2013.

Veja a íntegra da nota:
A Odebrecht Infraestrutura, responsável pelas obras da Arena Corinthians, informa que foi protocolado hoje junto ao Corpo de Bombeiros o projeto para operação do estádio do clube paulista, atendendo a todas as solicitações da corporação relatadas no último documento conhecido como Comunique-se. Esta foi a terceira revisão de documentos apresentados, desde o início da obra, procedimento absolutamente normal em obras de grande porte. As revisões anteriores foram analisadas pelos bombeiros em Agosto de 2012 e Junho de 2013.
Odebrecht e Corinthians aguardam o parecer do Corpo de Bombeiros e acredita que o projeto seja aprovado nos próximos dias.
G1

Suplementos suspensos têm até 10 vezes mais carboidrato que prometido

Apesar de ser destinado a atletas, suplementos são comumente usados por quem frequenta academias. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Desde o fim de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já suspendeu 23 lotes de suplementos proteicos por irregularidades em sua composição (confira aqui, aqui e aqui quais foram suspensos). A infração mais comum foi a presença de uma quantidade maior de carboidrato do que o descrito no rótulo. A análise de 26 marcas de suplemento faz parte de uma ação especial da Anvisa, que tem recebido diversas denúncias sobre esse tipo de produto.

Voltado para atletas, o suplemento proteico é comumente consumido por frequentadores de academia sem a orientação adequada de médico ou nutricionista. De 26 marcas analisadas, 17 continham mais carboidrato do que o descrito no rótulo, tendo a diferença atingido até 1003% em uma das marcas, e seis continham menos proteína do que o anunciado, tendo a diferença chegado a 79,5%.De acordo com a gerente de Inspeção e Controle de Risco de Alimentos da Anvisa, Thalita Antony de Souza Lima, as denúncias aumentaram em julho do ano passado, quando foram divulgados na internet laudos sobre a composição desses produtos realizados por um laboratório particular. “Para responder a essa demanda da sociedade e avaliar se as denúncias eram procedentes, iniciamos um monitoramento e encaminhamos os produtos para análise em um laboratório oficial”.
“Essas irregularidades geram uma preocupação, já que são produtos muito específicos, em que faz diferença se a gramatura anunciada de carboidrato é 0 e ele contém 10 gramas. Trata-se de um engano muito grave”, diz Thalita.
Os suplementos proteicos são destinados a atletas de alto rendimento que, durante o treino, são submetidos a um grande desgaste físico e correm o risco de, devido a esse desgaste, perderem parte da massa muscular. A proteína, nesses casos, protege contra a perda dos músculos ou possibilita o crescimento muscular.
“Esse indivíduo tem que ingerir uma quantidade de proteína acima do comum e às vezes o que é ingerido nas três principais refeições do dia não é suficiente para atender à demanda. O suplemento, usado como complemento dos lanches ou da ceia, pode completar essa carga proteica”, explica o médico nutrólogo Mohamad Barakat.
A prescrição do suplemento, segundo os especialistas, deve ser feita exclusivamente por médicos ou nutricionistas especializados em exercícios físicos e a quantidade do produto deve ser calculada de acordo com o treino e o peso do atleta.
Para o médico do esporte Jomar Souza, uma diferença na quantidade de proteínas e carboidratos pode interferir em toda a programação de treinamento. “Se é um atleta que depende de uma massa muscular muito grande para praticar sua modalidade e está usando uma quantidade mais baixa de proteína, o desempenho físico fica prejudicado. Por outro lado, se ele mantém o mesmo nível de atividade física e passa a ingerir uma quantidade maior de carboidrato, ele pode ser metabolizado e transformado em gordura, aumentando a massa de gordura do indivíduo.”
Outras irregularidades
As análises da Anvisa também revelaram a presença nos produtos de ingredientes não declarados nos rótulos, como amido, milho, fécula de mandioca (como fontes de carboidrato)  e soja (como fonte de proteína). “A presença de soja é um fator de engano ao consumidor, pois o rótulo afirma que é whey protein [proteína retirada do soro do leite, bem mais cara do que a soja]. Além disso, para as pessoas alérgicas a soja, pode ser um risco”, alerta a gerente da Anvisa.

Na opinião do médico nutrólogo Euclésio Bragança, diretor Técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), o fato de a maioria dos suplementos apresentarem maior quantidade de carboidrato do que o declarado não é de grande relevância, já que isso não traria riscos para a saúde do consumidor. “A preocupação da Anvisa deveria ser se o produto tem o teor de proteína prometido. Os suplementos são destinados a atletas, que são indivíduos saudáveis, sem doenças pré-existentes. Para ele, não vai ser 1 ou 2 gramas a mais de carboidrato que vai fazer a diferença”, diz.
Para ele, o que é preocupante são os produtos que vêm com menos proteína do que o anunciado ou que apresentam fontes de proteína diferentes das prometidas, como a presença da proteína de soja nos suplementos de whey protein. Segundo Bragança, a soja também é uma boa fonte de proteína, porém seria desonesto vendê-la sob o rótulo de whey, por este ser mais caro.
Uso inadequado
Apesar do uso frequente desse tipo de suplemento entre frequentadores de academia, na opinião do fisiologista do esporte Paulo Roberto Correia, pesquisador da Unifesp, dificilmente alguém que não seja um atleta profissional teria indicação para usar suplementação de proteína. “Muitas pessoas que vão à academia julgam que treinam tanto quanto um atleta, o que é uma ilusão muito grande. A carga e o tempo de dedicação do atleta é muito maior”, diz.

Ele alerta para os riscos do consumo em excesso dos suplementos. Se, a princípio, trata-se de um produto inofensivo, já que apenas concentra as proteínas que já estão naturalmente presentes nos alimentos, o excesso pode sobrecarregar os rins. “O rim sofre com o excesso de proteína, que pode ocasionar inflamação nos ductos renais, cálculo renal e até insuficiência renal.”
Segundo Correia, para não atletas, os nutrientes ingeridos em uma dieta balanceada já seriam suficientes para suprir a demanda proteica. “Mesmo os desportistas, que são os que mais necessitariam desse tipo de suplementos, usam uma quantidade muito menor do que o pessoal costuma usar nas academias”, diz.
A Anvisa também demonstra preocupação com esse tipo de consumo “No entendimento da Anvisa, praticantes de academia não necessitariam de suplementação. No caso de suplemento proteico, não se vê um risco, desde que o uso seja feito sob prescrição de nutricionista ou médico. Mas o consumo em excesso pode trazer problemas hepáticos, renais e ganho de peso”, diz Thalita.
G1

Homem é amarrado por pedestres após tentativa de roubo em Niterói, RJ

Um homem foi amarrado com uma corda por populares após tentar assaltar uma jovem no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, nesta sexta-feira (4). Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito foi identificado como Natan Neves, de 22 anos. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). O caso foi registrado na 76º DP (Niterói).
O internauta Fabiano Castellar Pereira fez imagens do suspeito amarrado e contou aoG1 que pessoas que trabalham na região o reconheceram de outros furtos. Mande vídeos e fotos também através do VC no G1.
“Quando eu cheguei lá ele estava amarrado, mas os policiais militares soltaram ele quando chegaram. Parece que ele roubava na região há tempo”, contou o cinegrafista Fabiano Castellas Pereira.
A artista plástica Yvonne Bezerra de Mello, que chamou os bombeiros e a polícia, postou uma foto da cena na internet. Segundo mensagens recebidas por ela na postagem, o menor seria um assaltante conhecido na região.
Outros casos
Em 31 de janeiro, um adolescente de 15 anos foi preso com uma tranca de bicicleta, pelo pescoço, a um poste no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. O menor foi encontrado sem roupas por um morador da região. O Corpo de Bombeiros foi acionado para soltar o jovem e o encaminhou ao Hospital Souza Aguiar, no Centro.
No dia 5 de março, um jovem de 16 anos suspeito de arrombar um trailer foi encontrado amarrado em um poste em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, segundo informações do 40º BPM (Campo Grande). O caso aconteceu na localidade conhecida como São Vitor. Houve outro caso semelhante na Taquara, na Zona Oeste.
Um adolescente foi amarrado a um poste na Travessa Doutor Cesar Cople, no Jardim Icaraí, em Niterói, no dia 11 de março. Segundo relato do analista de sistemas Luiz Adilson, de 33 anos, através do VC no G1, o suspeito foi detido por um taxista e por outro homem após roubar a bolsa de uma mulher na região.
De acordo a Polícia Civil, dois menores de bicicleta roubaram os pertences de duas mulheres que saiam de uma academia na Rua Lopes Trovão, mesmo bairro que foram detidos. As vítimas começaram a gritar e foram socorridas por um homem que saia da academia e conseguiu deter um dos menores, acrescentou a polícia.
Ainda segundo informações da 77º DP (Icaraí), o aluno da academia e um taxista seguraram o adolescente até a chegada da Polícia Militar, que conduziu todos até a unidade policial. A polícia afirmou que o menor foi autuado por fato análogo ao crime de roubo e foi encaminhado para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e em seguida para a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA).
G1

Forte explosão em vulcão lança rochas e cinzas no Equador

Vulcão Tungurahua no Equador (Foto: AFP)
Uma forte explosão no vulcão Tungurahua, no Equador, nesta sexta-feira (4) gerou uma erupção de cerca de cinco minutos, com o lançamento de rochas incandescentes e de uma coluna de cinzas de dez quilômetros acima do nível da cratera, segundo informações do Instituto Geofísico do país.
A instituição disse ainda que houve precipitação de fragmentos de rocha em Bilbao e Cusúa, e de cinzas em Píllaro.A explosão aconteceu às 18h10 locais (20h10 de Brasília) e as rochas pulverizadas (fluxos piroclásticos) desceram pelas encostas dos flancos noroeste e norte do vulcão, segundo o órgão. Às 18h16 (20h16 de Brasília) aconteceu outra pequena erupção de quatro minutos de duração, enquanto às 18h24 (20h24 de Brasília) foi registrado um leve tremor de emissão contínua, segundo o instituto, que acrescentou que durante o dia ocorreram cinco explosões moderadas.

Em fevereiro, o vulcão experimentou outro aumento de suas atividades com explosões e emissão de cinzas, que atingiram várias regiões do país, inclusive a capital Quito, a 180 quilômetros de distância da montanha.

O Instituto Geofísico mantém uma estreita vigilância sobre o comportamento do Tungurahua, cujo processo de erupção começou em 1999 e se caracterizou por intercalar momentos de grande atividade com lapsos de relativa calma. O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro dos Andes equatorianos, é um dos mais de 50 vulcões que existem no país.
G1

Forças Armadas assumem ocupação de 15 comunidades da Maré, Rio

Tropas do Exército e da Marinha substituíram parte do efetivo da Polícia Militar no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, neste sábado (5). A operação batizada de "São Francisco" — coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML) — tem 2.050 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe avançada da 21ª DP (Bonsucesso). A Aeronáutica poderá auxiliar as operações, caso seja necessário.
O deslocamento dos militares começou por volta das 5h. Para facilitar o deslocamento das tropas e blindados, a pista lateral da Avenida Brasil, entre Manguinhos e Ramos, sentido Zona Oeste, chegou a ser interditada. O trânsito na Linha Vermelha não foi interrompido.
Homens do Exército faziam blitz em todos os acessos da comunidade desde o fim da madrugada. Três helicópteros reforçavam o patrulhamento no Conjunto de Favelas da Maré; um da Polícia Militar, um do Exército e outro da Marinha.
De acordo com o Ministério da Defesa, a Força de Pacificação atuará até o dia 31 de julho em uma área de aproximadamente dez quilômetros quadrados. A ação será comandada pelo general de brigada Roberto Escoto, comandante da Infantaria Paraquedista, uma unidade de emprego estratégico do Exército.
Ao mesmo tempo, em diversos pontos da cidade, foram feitas operações da polícia para prender pessoas ligadas a crimes no Conjunto de Favelas da Maré.As forças de segurança do Rio de Janeiroocuparam no domingo (30) 15 comunidades da Maré, onde vivem 130 mil pessoas. A área está sendo preparada para receber a 39ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A entrada da polícia durou 15 minutos. Segundo a Secretaria de Segurança, a ocupação contou com 1.180 policiais militares.
A região, uma das violentas da capital, é considerada estratégica por estar localizada entre as Linhas Vermelha e Amarela, Avenida Brasil — principais vias expressas da cidade — e o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão).
Mapa do Conjunto de Favelas da Maré (Foto: Editoria de Arte/G1)
Blindados do Exército e da Marinha
A operação "São Francisco", segundo o general Ronaldo Lundgren, chefe do Centro de Operações, prevê o emprego de blindados do Exército e da Marinha, além de carros para transporte e logística, motocicletas e aeronaves do Comando de Aviação do Exército.
O general acrescentou que é possível haver uma prorrogação no período da ocupação caso seja necessário.

"Depende do interesse do governador do estado. Dependendo da decisão da presidente, estamos prontos para prosseguir. Nossas tropas vão ocupar bases num terreno que ainda não foi definido. E estamos autorizados a realizar patrulhamento ostensivo, revista e prisão de flagrante delito", explicou Lundgren.
Para coibir possíveis excessos das tropas militares durante a operação, o general informou que será divulgado um telefone para denúncias. "Nossas tropas vão agir de acordo com as normas que são bem claras, daquilo que pode e não pode ser feito. Além disso, não teremos soldados atuando destacados. Não digo que não possam ocorrer falhas, mas estamos preparados para tomar as providências que são cabíveis”.
Exército vai dar continuidade ao processo de pacificação que começou no dia domingo (30).  (Foto: ERBS JR./Estadão Conteúdo)
Segundo Lundgren, a operação foi batizada de "São Francisco", em homenagem ao Papa, pelo esforço para "levar a paz para a região". "Achamos que podemos melhorar a qualidade de vida para aquela população da região", explicou o general.

Ataques as UPPs
A ocupação do Conjunto de Favelas da Maré ocorreu após uma série de ataques as UPPs. No dia 20 de março, três unidades foram alvos de criminosos: Manguinhos, Camarista Méier e a do Conjunto de Favelas do Alemão, todas na Zona Norte do Rio.

Horas após a ocupação da comunidade, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que o trabalho foi uma resposta ao crime organizado. "Fomos provocados e intimidados nos últimos dois, três meses pelo poder paralelo em uma tentativa de enfraquecer uma política de segurança. É uma resposta que o povo do Rio de Janeiro e do Brasil reconhece", afirmou Cabral.
G1
  •  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...