domingo, 13 de abril de 2014

Obras na Lagoa, em João Pessoa, mudam trajeto de ciclofaixa

Ciclofaixa João Pessoa (Foto: Dayse Euzebio/Secom-JP)
O trajeto da Ciclofaixa de Lazer de João Pessoa, que funciona aos domingos, vai ser alterado em virtude das obras de desassoreamento da lagoa do Parque Solon de Lucena. A informação foi confirmada pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a mudança vale a partir deste domingo (13).

Com a alteração, os ciclistas,  chegarem ao final da Avenida Getúlio Vargas, terão que entrar à esquerda, no sentido contrário a circulação (em direção ao Cassino da Lagoa), fazendo o retorno no monumento Pedra do Reino. A partir desse ponto, eles seguem a rota normal com destino ao Busto de Tamandaré, na orla.

As obras de infraestrutura e urbanização do Parque Solon de Lucena começaram na quinta-feira (10). Nesta primeira fase será realizado o trabalho de desassoreamento, com a retirada de toneladas de areia e detritos da Lagoa, que deve durar 90 dias, conforme explicou o secretário de Planejamento da capital, Rômulo Pollari.
G1pb

Detento que pulou muro de penitenciária é recapturado na PB

Ana Alice, estudante desaparecida em Queimadas, interior da Paraíba (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O preso que fugiu da Penitenciária Padrão de Campina Grande no dia 3 de abril desde ano foi recapturado neste domingo (13) por agentes penitenciários. Na ocasião, o presidiário pulou o muro de mais de cinco metros da unidade prisional.

Leônio Barbosa de Arruda, de 23 anos, é acusado de estuprar e matar a adolescente Ana Alice, de 16 anos, entre outras vítimas. Ele foi preso em novembro de 2012, mas ainda não foi julgado, segundo informou o diretor da Penitenciária Máxima, Anselmo Vasconcelos.

Ainda de acordo com Anselmo Vasconcelos, Leônio foi preso no município de Caturité, a 37km de Campina Grande. Ele foi levado para a Penitenciária Máxima, onde deverá ficar detido.

O diretor da Máxima explicou que mais detalhes sobre o caso só serão divulgados durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (14).

A própria diretoria do presídio informou, na época da fuga, que o detento pulou o muro da Penitenciária Padrão e chegou a ser visto pelos agentes penitenciários, que não evitaram a fuga. Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, a fuga deve ter sido facilitada.

Relembre o caso
O preso que fugiu havia sido preso em novembro de 2012, suspeito de violentar e assassinar a estudante Ana Alice Macedo Valentim, de 16 anos, quando ela voltava da escola na cidade de Queimadas, no Agreste paraibano. Ela desapareceu em setembro do mesmo ano. O preso também foi indicado pela polícia como suspeito de ter estuprado uma jovem de 18 anos e tentado estuprar uma mulher de 40 anos.  

Na época, a polícia explicou que conseguiu chegar até o suspeito após cruzar informações do caso de Ana Alice com uma queixa de tentativa de estupro feita por uma mulher no município de Caturité. Ela afirmou à polícia que o agressor desistiu do estupro após perceber que ela estava menstruada, e a abandonou em uma vala.

Segundo a Polícia Militar, o estupro e morte da adolescente teriam sido premeditados e Leônio havia acompanhado a rotina da estudante durante uma semana. O suspeito, em depoimento à polícia, disse que matou a estudante após temer ser pego. Ele também confirmou que espancou Ana Alice com o cano de uma espingarda calibre 12 e a enterrou na fazenda em que trabalhava. O delegado do caso tratou Leônio Barbosa como maníaco sexual.

G1pb

Seap apreende espetos, facas e autua apenados em 'pente-fino' na Paraíba

A operação de pente-fino realizada na Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes, o presídio PB1, em João Pessoa, resultou na apreensão de 21 espetos e oito facas artesanais. O balanço da operação, realizada de maneira conjunta entre Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e equipes da Polícia Militar no sábado (12), só foi divulgada na tarde deste domingo (13) pelo gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Arnaldo Sobrinho.
Ainda de acordo com Arnaldo Sobrinho, 11 detentos foram autuados por desacato, lesão corporal e resistência, devido a um conflito entre os próprios presidiários durante a operação. Seis detentos ficaram feridos, três deles foram encaminhados para o Hospital de Trauma de João Pessoa, passaram procedimentos médicos e no início da noite de sábado receberam alta médica, segundo informações do Serviço Social do Trauma de João Pessoa.  
O secretário Wallber Virgolino também confirmou que foram disparadas balas de borracha e que houve mais feridos, além dos encaminhados ao Hospital de Trauma. Porém, os apenados não precisaram ser levados para a unidade de urgência da capital e foram atendidos apenas na enfermaria do presídio. Os presos foram colocados no pátio do PB1 durante as revistas.A operação de segurança realizada na unidade prisional estava programada e atendia ao planejamento da Secretaria de Administação Penitenciária (Seap). O secretário Wallber Virgolino destacou que houve "uma operação de segurança regular, previamente programada e sistematizada, encontrando muitas facas e espetos artesanais". Durante a operação os detentos chegaram a entrar em confronto, segundo a Seap.
Tortura
A operação de segurança aconteceu um dia após a afirmação do Conselho de Direitos Humanos da paraíba (CEDHPB), na sexta-feira (11), de que seis detentos foram vítimas de tortura praticada pelo diretor e por agentes penitenciários no presídio PB1. De acordo com o promotor de Justiça Marinho Mendes, que integra  o órgão, o caso aconteceu após uma tentativa de fuga frustrada no início de abril.

O gerente executivo do sistema penitenciário da Paraíba, Arnaldo Sobrinho, disse ao G1 que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não recebeu nenhum comunicado do Conselho dos Direitos Humanos sobre a denúncia de tortura. No entanto, ele informou que a pasta abriu uma sindicância na quinta-feira (10) após ser observado que os presos tinham lesões.
G1pb

Paraíba é o segundo estado mais violento do país, segundo ONU

A violência na Paraíba registrou um aumento de 150% no período compreendido a partir de 2007 até 2011 com taxa de 44 homicídios para cada 100 mil habitantes, segundo os dados do Relatório Global Sobre Homicídios, divulgado nesta quinta-feira (10), pela Organização das Nações Unidas (ONU). A taxa de homicídios colocou o estado em segundo lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal. Dos dez estados com maiores taxas, sete deles estão concentrados no Nordeste.
Ao se comparar os dados na região Nordeste, a Paraíba aparece também em segundo lugar na taxa de homicídio doloso, atrás apenas de Alagoas que registrou 76,3 para cada 100 mil habitantes. Em comparação, a violência em ascensão na Paraíba com os 150% representa o dobro do índice identificado na Bahia, que chegou a 75 mortes para cada 100 mil habitantes. Ao se comparar com Pernambuco, o estado vizinho teve um decréscimo de 38,1 mortes na mesma proporção de homicídios.

Em todo o mundo, o homicídio doloso foi a causa da morte de quase meio milhão de pessoas. De um total de 437 mil mortes, 36% estão concentrados nas Américas. Em nível global, 95% das pessoas do sexo masculino são os autores dos homicídios e 75% das vítimas também são do mesmo sexo.

O estudo que resultou no Relatório Global sobre Homicídios foi elaborado a partir dos bancos de dados das Estatísticas de Homicídios do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Drimes (UNODC) 2013, compilados de fontes nacionais e internacionais de 219 países e territórios. Os dados que geraram o estudo foram gerados pelo sistemas de justiça criminal ou de saúde pública.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social foi procurada pela reportagem para comentar os dados contidos no Relatório Global sobre Homicídios. A assessoria de comunicação informou que o secretário Cláudio Lima estava em reunião e não poderia responder no momento.

G1pb

Juíza afasta Rosilene Gomes da FPF e indica junta administrativa

A juíza presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Rosilene Gomes, foi deposta do cargo, na tarde desta quinta-feira (3), decisão monocrática da juíza da 8ª Vara Cívil da Capital, Renata Câmara. A magistrada concedeu a antecipação de tutela em ação judicial impetrada pelo Auto Esporte Clube, solicitando a anulação da última eleição da FPF e imediata nomeação de uma junta administrativa para gerir a entidade. 

A juíza determinou o afastamento imediato de Rosilene Gomes e a posse de uma junta administrativa provisória composta pelo procurador do Estado, Ariano Wanderley, o ex-deputado e ex-presidente do Auto Esporte, João Máximo Malheiros Feliciano e oum membro do Poder Judiciário, Eduardo Faustino Diniz. Eles responderão pela presidência da FPF pelos próximos 90 dias, quando será realizada eleição que vai eleger a nova diretoria da FPF.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Governo de Ricardo Coutinho tem aprovação de 32% na Paraíba

A pesquisa de opinião pública encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) aponta que 32% dos entrevistados consideram a administração do governador Ricardo Coutinho ótima ou boa.

A apuração ocorreu no período de 28 a 30 de março em 49 municípios das quatro mesorregiões do Estado e ouviu 1,5 mil entrevistados. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados classificaram a administração estadual como regular e outros 25% a definiram como ruim ou péssima.

Em João Pessoa, cidade que governou por seis anos com altos índices de aprovação, 38% dos entrevistados definiram a atuação do governador Ricardo Coutinho como ótima ou boa.

Outros 37% consideram o governo regular e 23% ruim ou péssima. Em Campina Grande, onde foi eleito em 2010 com 62% dos votos válidos, a aprovação é de 27% dos entrevistados, 48% considera o governo regular e 23% classificam a atual administração como ruim ou péssima.

O instituto também questionou os paraibanos sobre a vida que eles vêm levando no Estado e 82% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos. A insatisfação foi apontada por apenas 16% dos consultados e 1% não soube ou não quis responder.

Em Campina Grande, o nível de contentamento dos paraibanos é ainda maior, 87% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida que vêm levando, enquanto em João Pessoa a satisfação atinge 77%.

A pesquisa de opinião pública do Ipespe está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-0004/2014.

Para uma amostra de 1,5 mil entrevistados, a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram realizadas em municípios das mesorregiões da Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão.

PARA 80%, SAÚDE É O MAIOR PROBLEMA

A pesquisa do Ipespe também ouviu os entrevistados sobre as áreas consideradas mais problemáticas pelos paraibanos.

Saúde recebeu 80% dos votos dos entrevistados, seguido por segurança pública, que foi apontada por 46%, e Educação, citado por 43% dos paraibanos ouvidos pelo Ipespe. Neste quesito, foi dado aos entrevistados a possibilidade de escolherem até três das 17 áreas propostas no questionário.

Por essa razão, a soma dos percentuais é superior a 100%.

Os paraibanos ouvidos pelo instituto também classificaram Emprego e Drogas como aspectos muito problemáticos. 25% e 22% dos entrevistados, respectivamente, acreditam que as duas áreas estão entre os três principais problemas da Paraíba.

Calçamento e pavimentação de ruas recebeu o voto de 15% dos entrevistados, e em seguida, áreas básicas como abastecimento de água (14%) e Saneamento e rede de esgoto (10%) foram apontados entre os principais problemas do Estado.

Limpeza Pública também foi lembrada por 6% dos paraibanos, enquanto as demais áreas tiveram menos de 5% das menções: Habitação e Transporte Coletivo, 5%; Conservação de Praças e Trânsito, 3% - sendo que em João Pessoa o quesito Trânsito foi apontado por 5% dos entrevistados e, em Campina Grande, por 1%; Opções de Cultura, Esporte e Lazer, Menor Abandonado e Meio Ambiente por 2%; e Iluminação Pública e Turismo por 1%.

DILMA TEM APROVAÇÃO DE 42% NA PB

A administração da presidente Dilma Rousseff também foi avaliada pelo Ipespe na pesquisa realizada em março na Paraíba.

De acordo com os dados, 42% dos paraibanos consideram o governo ótimo ou bom, 36% regular e 21% dos entrevistados classificam o governo da atual presidente como ruim ou péssimo. Em João Pessoa, a aprovação da petista é de 40% e em Campina Grande chega a 32%. Nos demais municípios, a administração tem a aprovação de 44% dos entrevistados.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Polícia Militar monta campana e consegue capturar fugitivo do Presídio Romero Nóbrega

A Polícia Militar do 3° BPM conseguiu capturar na manhã desta sexta-feira, 11, no Bairro Alto da Tubiba, em Patos, o detendo do Presídio Romero Nóbrega, que estava foragido desde a última quarta-feira, dia 09.

Suemis Walter de Lima, de 23 anos, tinha cerrado a grade da janela da cela 13, quando, em seguida, conseguiu pular a murada do Presídio e foi perseguido pelos policiais. Ele empreendeu fuga pelo matagal e conseguiu desviar-se dos policiais e agentes que lhe perseguiam.

Segundo informações do CIOP, policiais militares, coordenados pelo Tenente Fernando Galindo, montaram campana desde a noite de ontem, pois, receberam informações de que o foragido estaria no Alto da Tubiba escondido, e nesta manhã, conseguiram localizar a residência onde Suemis estava. Com ele, encontrava-se o adolescente acusado de praticar o homicídio ocorrido no dia 05 de Abril, e de ter participado do assalto a Eydental.
 
Suemis Walter foi levado para a Delegacia de Polícia Civil e deverá ser reconduzido ao Presídio Romero Nóbrega.

De acordo com informações, Suemis é de Campina Grande e é reincidente, possui uma extensa Ficha Criminal em seu nome na cidade e consideravelmente é uma pessoa perigosa. 
Fonte: http://www.maispatos.com/

Nabor Wanderley participa de encontro com Comissão Executiva do PMDB

O pré-candidato a deputado estadual e presidente do diretório do PMDB Patos, Nabor Wanderley, esteve nesta sexta-feira, dia 11 de Abril, em João Pessoa, onde participou da reunião da Comissão Executiva do partido.

Na oportunidade, foram discutidas estratégias para o fortalecimento da candidatura de Veneziano ao governo do estado, bem como composições que devem somar com o PMDB para o bom desempenho do projeto político do partido, em benefício do povo paraibano. 
Durante a reunião, Nabor revelou que esta acontece todos os meses com o intuito de avaliar as ações do partido no estado.

“É importante nos reunir sempre, pois, teremos um diagnóstico de como está o andamento do projeto do PMDB em todo o estado tornando possível um engajamento maior dos nossos correligionários”, afirmou.

Na reunião desta sexta, a Executiva do PMDB decidiu afastar de uma vez por todas as especulações sobre a candidatura de José Maranhão na chapa majoritária, para o Senado ou ao governo do Estado. Maranhão será definitivamente candidato a Deputado Federal, e as vagas de Vice e Senador de Veneziano, serão oferecidas aos parceiros, PT, PR e PSC. 
Fonte: http://www.maispatos.com/

"Decisão do PT é legítima, mas PMDB deve ir em frente e formar a chapa majoritária", diz Hugo Motta

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) avaliou na tarde deste sábado, 12 de abril, o cenário político que se forma a partir da decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre adiar se apoia ou não o pré candidato ao Governo do Estado pelo PMDB da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo.


De acordo com Hugo Motta, o PMDB deve seguir com a formação da chapa majoritária. "A decisão do PT da Paraíba é legítima e democrática, e trabalhará em prol da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, objetivo esse que converge para o trabalho do PMDB, tanto a nível local quanto nacional. No entanto, acredito que o PMDB deva intensificar as conversações com os demais partidos com a finalidade de formatar, o mais breve possível, a chapa majoritária", explicou.

Hugo lembrou ainda que as conversações giram em torno dos partidos que sempre se mantiveram na condição de opositores ao atual modelo de gestão. "Precisamos dar andamento aos contatos com os  partidos, que também apoiam a reeleição de Dilma e fazem frente ao governo paraibano. O objetivo do PMDB é fortalecer o campo das oposições e implantar um novo modelo de gerir os destinos do nosso estado, que se encontra extremamente frágil em diversas áreas", reiterou.

Sobre a possível parceria com o PT paraibano, o parlamentar demonstra otimismo. "Como temos objetivos em comum, tenho certeza que em algum momento as agendas dos partidos irão se cruzar. Os três palanques postos tem pré candidatos a governador e respectivos à presidência. Sendo que, desses palanques, apenas o PMDB marcha junto com a presidenta Dilma. A discussão interna do PT ainda está em andamento e repito, é legítima, mas acredito que é a hora do PMDB avançar na majoritária", finalizou.

Assessoria
Fonte: http://www.patosonline.com/

Projeto de Inciativa Popular pedirá retorno do nome Vidal de Negreiros para atual Rua João Bosco de Araújo, em Patos

“Primeiro devemos esclarecer que não temos nada contra o atual homenageado João Bosco de Araújo, mas sim a retirada do nome Vidal de Negreiros que já estava há quase cem anos na nossa rua. Depois queremos esclarecer que a mudança de nome de rua é um desrespeito aos moradores, à história da cidade e principalmente ao povo de Patos ou de qualquer outra cidade”, relata Oscar Leandro, morador da antiga Rua Vidal de Negreiros há quase 50 anos.
O contabilista Oscar Leandro, 84 anos, é um dos enfrentantes do movimento que terá início nos próximos dias pedindo, através de Projeto de Iniciativa Popular que será encaminhado a Câmara Municipal de Patos, o retorno do nome Vidal de Negreiros a atual Rua João Bosco de Araújo. Oscar Leandro disse que estava aguardando a documentação que havia solicitado da Câmara dos Vereadores e que de posse desse material vai começar a mobilização.
Dr. Vilson Lacerda, advogado com escritório na Rua João Bosco de Araújo, também ajudará na elaboração da lei que pedirá o retorno do nome de Vidal de Negreiros a atual rua. Dr. Vilson já fez observações com relação à revogação da lei que proibia a mudança de nomes de ruas na cidade de Patos.
O nome Rua João Bosco de Araújo foi de autoria do vereador Ivanes Lacerda (PSD) que decidiu homenagear o empresário João Bosco (em memória) que foi proprietário da Livraria e Papelaria Dom Bosco e também da Gráfica Santo Antônio, ambas na Rua Pedro Firmino, Centro de Patos. A própria Câmara dos Vereadores promulgou a lei, pois a prefeita Francisca Motta (PMDB) não sancionou a lei em tempo hábil passando para a Câmara a responsabilidade de tal fato.
O Projeto de Inciativa Popular que será encabeçado pelos moradores da antiga Rua Vidal de Negreiros poderá ser um dos primeiros de Patos. Os moradores deverão coletar assinaturas dos eleitores da cidade, confeccionar adesivos para a campanha, bem como utilizar os meios de comunicação para alertar a população sobre o projeto.
“Queremos envolver toda a cidade, pois a partir desse precedente da mudança de nome da nossa rua pode acontecer com qualquer outra. Também vamos acionar a justiça. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito. OAB, GIAASP, Maçonaria e outras entidades ajudarão na tarefa de coleta de assinaturas para o Projeto de Inciativa Popular”, relata Oscar Leandro.
Jozivan Antero – Patosonline.com

Nova diretoria da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano é diplomada

Autoridades e Profissionais da Imprensa estiveram reunidos na noite deste sábado, 12, durante a solenidade de diplomação e posse da nova diretoria da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (Aisp), que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap-Patos). 
A solenidade teve início às 19h, com o discurso do jornalista e ex-presidente da Aisp, Mario Frade, que fez uma avaliação de sua gestão e reafirmou o compromisso de contribuir com a nova diretoria. 
Em seu discurso de posse a jornalista e presidente eleita Luanja Dantas relembrou os sócios fundadores da instituição e fez uma homenagem ao sócio e jornalista Cláudio Paschoal, que faleceu em Março. “É preciso reconhecer a história e, principalmente, preserva-la. Homenagear Mario Soares, Cláudio Paschoal e tantos outros sócios, é justamente reconhecer a grandiosidade de suas contribuições com a Aisp”, pontuou. 
Luanja Dantas destacou ainda o compromisso de enfrentar os desafios e o cumprimento do plano de ações lançados pela diretoria, apresentado durante o processo de Eleição. “O nosso objetivo além das propostas apresentadas anteriormente durante o período de Eleição, é também, unificar e fortalecer a categoria”, comentou. 
Após o discurso, a nova diretoria composta por nove membros receberam das autoridades e representantes da Imprensa a diplomação para o biênio (2014-2015), da nova gestão. 
Dentre as propostas apresentadas pela nova diretoria está a efetivação de parcerias com órgãos e instituições para a realização de capacitações, o resguardo jurídico aos sócios, promoção de eventos e atividades recreativas, lançamento do site da associação com a atualização do cadastro de todos os profissionais, além outras ações que garantam e estimulem o crescimento profissional e coletivo dos associados. 
Participaram da solenidade de Posse representantes das Corporações da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Patos, Câmara de Vereadores e da própria Imprensa.
Após a solenidade os convidados participaram de um coquetel com a apresentação musical de Fafá Voz e Violão. 
 
Fonte:http://www.patosonline.com/

Sem atlas eólico, Paraíba perde competitividade

Sem atlas eólico, Paraíba perde competitividade
 Apesar de apresentar o 4º melhor desempenho do Nordeste, em relação ao percentual de participação na geração de energia, a Paraíba vem perdendo nos últimos anos espaço na expansão da energia eólica na Região. No boletim das usinas eólicas, publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Paraíba aparece com apenas 2% da participação, ficando atrás da Bahia (12%), Rio Grande do Norte (20%) e Ceará (34%).


A falta do atlas eólico, que identifica os melhores locais para a implantação de parques e usinas, coloca a Paraíba em desvantagem em relação aos demais estados, sobretudo os do Nordeste, onde se concentra 80% da produção do país.


Segundo Elbia Melo, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o percentual de produção da Paraíba (2%) é considerado baixo exatamente porque o maior potencial desse tipo de energia está no Nordeste.


Elbia disse que todos os estados que almejam o sucesso devem ter seus respectivos mapas eólicos. “O Nordeste como um todo é um grande produtor e muitos estados da Região já possuem os mapas. Quem não têm, como é o caso da Paraíba, perde espaço”, declarou. “Se falta o mapa, não dá nem para dizer qual o potencial da localidade, e essa falta de informação afasta possíveis investidores”, explicou a presidente da associação. Sem o mapa, a Paraíba tende a apresentar declínio na produtividade. “Quem hoje quiser investir na Paraíba vai ter que arriscar, é diferente de quem decide investir em estados que possuem o atlas”, pontuou.


O Nordeste se destacou em relação ao aumento da capacidade, atingindo 1.461 MW provenientes de 60 usinas em janeiro deste ano. Dessas, 12 estão na Paraíba. O crescimento foi de 25,3% em comparação a janeiro de 2013. Esse valor, segundo o boletim, representa 66% da capacidade total de usinas eólicas do país. No submercado Sul, a capacidade registrada foi de 723 MW, equivalente a 33% em um universo de 29 usinas e a um crescimento de 11,6% em relação a janeiro do ano passado.


Segundo o boletim, em 2013 no submercado Nordeste houve oscilação do montante gerado entre janeiro e março, redução em abril e aumento a partir de maio, com pico registrado em outubro. De acordo com a CCEE, a geração nesse submercado apresentou aumento de 39% em janeiro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O estado do Ceará – que possui 20 usinas, oito a mais que a Paraíba – foi o destaque do Nordeste, por apresentar maior geração de energia.
Fonte: http://www.pbagora.com.br/

Confira a programação para a Semana Santa em Várzea

A Capela de São Francisco de Várzea realiza a partir deste domingo, uma semana de celebrações especiais. A programação começa com a benção de ramos e prossegue até o dia 20/04, com a celebração da Páscoa.

A Procissão de Ramos será promovida pela comunidade. A procissão e a Bênção de Ramos começa às 7h30 deste domingo, com saída em frente ao CREAS, e vai até a igreja. As 19:00hs Confissão Comunitária na Igreja de São Francisco de Assis. 

A Semana Santa é um período dedicado à memória dos últimos dias de Jesus na Terra. Ela começa no Domingo de Ramos, com a celebração que lembra a entrada de Cristo em Jerusalém, e segue com o Tríduo Pascal, três dias decisivos numa grande celebração, quando é revivido o mistério da salvação: paixão (entrega de Jesus por amor à humanidade), morte e ressurreição.

O pároco da Igreja de São Francisco, Pe Elias, diz que a Semana Santa é um momento de reflexão em que os católicos expressam sua fé. 

Entenda mais sobre a Semana Santa
Na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, a cerimônia do Lava-pés lembra a última ceia com os 12 apóstolos, quando Jesus lavou os pés de todos em sinal de humildade. À mesa, dividiu o pão e o vinho entre os discípulos e disse que era o seu corpo e sangue, fazendo-se dessa forma presente de forma real na Eucaristia. 

O momento mais marcante é a Sexta-feira Santa.

No sábado, os fiéis recordam o repouso de Cristo no sepulcro, enquanto no Domingo de Páscoa celebra-se a sua ressurreição.

Roteiro Celebrativo da Semana Santa de 13 a 20 de Abril de 2014

DIA 13/04 (DOMINGO DE RAMOS )
07h30 - Procissão e Bênção de Ramos, saindo do CREAS. 
19h00 – Confissão Comunitária na Igreja de São Francisco de Assis.

DIA 16/04 (QUARTA-FEIRA SANTA)
05h00 – Via Sacra pelas ruas da cidade e encontro dos Setores Missionários nas imediações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
19h00 - Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores 

DIA 17/04 (QUINTA FEIRA SANTA = TRÍDUO PASCAL)
19h00 – Missa da Ceia do Senhor (Lava pés).
Adoração:
20h30 às 21h00 – Apostolado da Oração
21h00 às 21h30 _ Catequese, Pastoral do Batismo e Coroinhas
21h30 às 22h00 _ Legião de Maria e Terço das Mulheres
22h00 às 22h30 – Pastoral do Dízimo e Ministros
22h30 às 23h00 – Grupo da Divina Misericórdia
23h00 às 23h30 _ Juventude e Liturgia
23h30 às 24h00 _ Terço dos homens 

DIA 18/04 (SEXTA FEIRA SANTA DA PAIXÃO)
15h00 - Celebração da Paixão do Senhor e Beijo da Cruz. 

DIA 19/04 (SÁBADO - VIGÍLIA PASCAL)
19h00 - Celebração da Vigília Pascal, iniciando na Casa Paroquial.

DIA 20/04 (DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR)
08h00 - Missa da Ressurreição. 

FONTE: BLOG JEFTE NEWS

Atenção!!! Ônibus da Jardinense que vinha pra Caicó se envolveu em acidente na BR 226 próximo a Currais Novos

Um ônibus da Viação Jardinense que vinha de Natal para Caicó, tombou na curva da Maniçoba, há cerca de 10 quilômetros da cidade de Currais Novos, após um pneu estourar. 

Cerca de 15 pessoas vinha no veículo, contudo ninguém saiu ferido gravemente. O acidente ocorreu por volta das 14h, desta sábado (12).

A Policia Militar, a PRF e o 2º Grupamento de Trânsito estiveram no local para prestar toda assistência necessária.

Blog do J Dantas

3º DPRE - Mais informações chegam ao nosso portal dando conta de que 3 pessoas foram socorridas ao hospital da cidade de Currais Novos, sendo duas mulheres e um homem, mas nenhuma delas com gravidade em suas lesões. Ainda não temos as identificações.
 
Fonte:http://www.andersonmix.com/

'Não cometeu delito', diz advogado de diretor de presídio preso no RN

Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de Natal, foi interditado e não pode receber novos presos (Foto: Caroline Holder/G1)
O diretor do complexo penal Doutor João Chaves, Rondinelli Vítor dos Santos, continua preso em Natal. Ele foi detido em flagrante na tarde deste sábado (12) sob suspeita de levar três presos para trabalhar na reforma da casa dele, no bairro de Passagem de Areia, na cidade de Parnamirim. Os advogados de defesa de Rondinelli negam a versão apresentada pela polícia.
Paulo César Costa e Allan Almeida alegam que Rondinelli teria ido à casa dele apenas para visitar a mulher, que está recém-operada. "De maneira alguma isso que a polícia relatou ocorreu. O Rondinelli protocolou na João Chaves que iria levar os três presos para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi para fazer a medição de uma cela que está por ser construída. De lá, ele passou em casa para ver a mulher, que foi operada há 10 dias. O Rondinelli não cometeu delito algum", disse ao G1 Paulo César Costa.
Paulo César disse ainda que, ao contrário da versão policial, os três presos que estavam com Rondinelli sequer saíram do carro oficial do presídio. "Quando os policiais miliatres chegaram, o Rondinelli estava dentro de casa com a mulher e os três presos estavam no carro. Essa mesma versão foi dada pelos três presos em depoimento na delegacia de plantão da zona Sul de Natal. Eles negam que estariam fazendo a reforma da casa do Rondinelli porque isso nunca aconteceu", falou.O complexo João Chaves fica na zona Norte de Natal. O Centro de Detenção Provisória de Pirangi (CDP), na zona Sul. A casa de Rondinelli é no bairro de Passagem de Areia, emParnamirim, cidade da Grande Natal.
Paulo César Costa e Allan Almeida anteciparam ao G1 que irão protocolocar ainda neste domingo (13) o pedido de soltura de Rondinelli Santos. O diretor do presídio João Chaves passou a noite no setor de triagem do CDP de Pirangi, onde ainda está detido.
Rondinelli Santos é agente penitenciário e ocupa cargo comissado de diretor da João Chaves. OG1 também entrou em contato com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Vilma Batista. "Queremos que esse caso seja devidamente apurado e que tudo seja esclarecido", falou.
Flagrante
Segundo a Polícia Militar, Rondinelli Santos foi preso em flagrante após ter levado três detentos para trabalhar na reforma da casa dele. Para transportar os presos, o diretor teria usado o carro oficial do presídio, que foi apreendido pelos PMs.
"Recebi uma denúncia anônima às 16h40 deste sábado informando que o diretor havia saído do presídio com três presos e seguido, em carro oficial, até a casa dele. De imediato mandei duas equipes até a casa do diretor, que fica no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim. Quando os policiais chegaram, confirmaram a denúncia e prenderam os quatro homens", falou ao G1 o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Francisco Araújo.
O comandante disse que os presos da João Chaves estavam reformando a casa do diretor. "Ainda não sei informar se essa foi a primeira vez que isso aconteceu. Determinei que os quatro presos fossem levados para a delegacia de plantão da zona Sul de Natal. Agora cabe à Polícia Civil apurar o crime de corrupção passiva e outros possíveis", completou o oficial.
G1

Pezão diz que vai cobrar da Oi gastos com desocupação de prédio no Rio

Pezão segue exemplo de Paes e promete cobrar gastos com desocupação (Foto: J.P. Engelbrecht/Divulgação/Prefeitura do Rio)Pezão segue exemplo de Paes e promete cobrar
gastos com desocupação de prédio no Subúrbio
(Foto: J.P. Engelbrecht/Divulgação/Prefeitura do Rio)
A exemplo do que foi prometido pelo prefeito Eduardo Paes, o governador Luiz Fernando Pezão garantiu neste domingo (13) que vai levantar os gastos com a desocupação do prédio da Oi para cobrar da empresa, que é dona do terreno. O prejuízo com gastos de segurança — já que a operação de reintegração exigiu reforço da polícia militar e de batalhões especiais, como o Bope — ficariam por conta da companhia telefônica.
Carlos Alessandro, 34 anos, aguarda autoridades com o filho de dois meses. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
A declaração foi dada durante cerimônia de início das obras da UPP do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, região central. Além desta sede, outras oito serão reformadas. São elas: Turano, Chatuba, Fé/Sereno e Parque Proletário, na Zona Norte, Chapéu Mangueira e Dona Marta, na Zona Sul.

O Morro de São Carlos, também na Zona Norte, receberá nova sede, segundo o governo do Estado. Ainda segundo assessoria do governo do Estado, as primeiras obras estão previstas para o final de abril.
Polícia abre inquérito para 'identificar lideranças' de invasão
A ocupação do prédio no Engenho Novo, Subúrbio do Rio, chegou a ser tratada pelo prefeito Eduardo Paes como "invasão profissional", enquanto Pezão chegou a afirmar que havia tráfico de drogas no local antes da retirada dos moradores, na última sexta (11). Agora, a ocupação virou caso de polícia. Neste domingo (13), a Polícia Civil informou, em nota, que instaurou inquérito para investigar a ocupação do terreno para "identificar as lideranças" do movimento. De acordo com o documento, representantes da empresa dona do terreno já foram ouvidos.
Os moradores, por sua vez, negam e dizem que não têm onde viver nem para aonde ir. Também neste domingo, cinco ex-ocupantes se reuniram com o secretário municipal de Assistência Social Adilson Pires e o secretário municipal de Habitação Pierre Batista. A reunião começou por volta das 10h40, após uma vigília com cerca de 300 ex-moradores em frente a sede da prefeitura, mas não foi nada decisiva. Vice-prefeito, Pires disse que o cadastramento das pessoas seria feito pela Guarda Municipal em São Cristóvão e que as pessoas teriam que se deslocar até lá — o que não foi aceito pelos ex-moradores.
"As pessoas que estão aqui querem que eu dê uma solução imediata, mas para amanhã eu não tenho casa para entregar. Então, é preciso fazer o cadastramento para ver o que vai ser feito", afirmou. A proposta, no entanto, desagradou moradores
Manifestantes se reúnem para ouvir discurso de líderes. (Foto: Káthia Mello / G1)

"Não estou entendendo porque não podem fazer o cadastramento aqui. Se chegar assistente social aqui, sou o primeiro a ajudar o pessoal a fazer fila e a ter calma para fazer o cadastramento. Ninguém vai tirar a gente daqui. E se tiver que usar a força, a gente vai usar. Pode chamar a polícia, pode chamar o que for, eu quero fazer o cadastramento aqui. Querem que a gente saia daqui por quê? Qual a intenção deles? Nós não vamos sair na força, nós vamos resistir", declarou um dos líderes, que diz se chamar Edi.'

Ninguém tira a gente daqui', diz líder
Um dos cinco líderes que foram recebidos por representantes do governo municipal declarou, no entanto, que os manifestantes não sairão da frente da Prefeitura. Ele informou que desejam que o cadastramento seja feito lá.

Agentes da Guarda Municipal da Tijuca, na Zona Norte, foram deslocados para a prefeitura para reforçar a segurança no local. De acordo com os manifestantes, cerca de 600 pessoas dormiram em frente à prefeitura após a reintegração de posse. Eles afirmaram que ficariam no local até que fossem recebidos por alguma autoridade municipal ou estadual e reinvindicam uma opção de moradia.
"Fomos tratados como se não fôssemos nada, a polícia retirou a gente sem nenhum cuidado. Vamos ficar aqui até sermos ouvidos por alguém, não temos onde morar. É um absurdo a situação que a gente está passando aqui. Tem criança e idoso deitado em sacos plásticos", declarou outra líder do movimento, Perla Soares, de 32 anos.
Cerca de 300 pessoas se reuniam em frente à Prefeitura do Rio em torno de 10h40. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Outro participante do protesto é Carlos Alessandro, de 34 anos, que acampa no local com o filho de dois meses. "Fomos arrancados da nossa moradia da maneira menos adequada. Os policiais falaram para nós 'ou sai, ou sai'. Só deu tempo de pegar um ventilador e algumas sacolas. Eu tive que sair com a roupa do corpo. Meu filho tem dois meses, quem me ajudou a tirar ele com segurança foi a população", contou ele.
O prefeito Eduardo Paes disse no sábado (12) que três equipes de assistentes sociais da prefeitura estão cuidando do cadastramento das famílias. Segundo ele, 177 já foram cadastradas e a partir de agora será feita uma análise para que possam ser incluídas em projetos da prefeitura.
Agentes da Guarda Municipal da Tijuca foram chamados para reforçar a segurança no local. (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Reintegração
A Polícia Militar deu início à reintegração de posse do terreno por volta das 4h45 da sexta-feira. No local, ocupantes ergueram casas improvisadas durante 13 dias de ocupação. A ação da polícia começou pacífica. Moradores se reuniram atrás de um cordão de isolamento e saíram sem reagir.​

No entanto, a situação ficou tensa depois que alguns moradores começaram a atear fogo dentro do prédio, às 6h45. Em seguida, um confronto entre policiais militares e ocupantes provocou uma grande correria. A ação da polícia cumpre decisão judicial do dia 4, que determinou a saída das pessoas que ocupam o terreno da Oi.
No confronto com a PM, pelo menos 18 pessoas ficaram feridas, entre elas, 9 policiais militares e três crianças. De acordo com a polícia, 27 pessoas foram detidas —sendo 21 suspeitos de participar do saque ao supermercado. Destes, quatro foram presos. Às 13h27, entretanto, a maioria havia sido liberada, já que não houve flagrante.
Depois da reintegração, houve registro de depredações. Não se sabe se quem promoveu a depredação fazia ou não parte do grupo que ocupava o terreno. Quinze ônibus foram atingidos (quatro deles, queimados), outros três veículos foram incendiados (entre eles um carro da polícia) e pelo menos três agências bancárias foram depredadas. Um supermercado foi invadido e saqueado, e um veículo de uma emissora de televisão também foi atacado.
Barracos derrubados
Aproximadamente 1.650 policiais do 3º BPM (Méier), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChq) foram mobilizados para a retirada dos ocupantes do imóvel. Os policiais anunciaram, por meio de um megafone, que os habitantes seriam levados em ônibus e caminhões para abrigos da prefeitura.

Segundo estimativa de moradores, até a noite de quinta-feira (10) havia cerca de 5 mil pessoas no local. Os moradores fizeram ligações clandestinas de energia elétrica e pegaram água das cisternas.
Pessoas que estavam no prédio alegaram que não têm condições de pagar aluguel. Por isso, teriam deixado comunidades como a do Jacarezinho, Rato Molhado e pontos da Baixada Fluminense para ocupar a área.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...