quarta-feira, 23 de abril de 2014

Seca faz governo da PB prorrogar estado de emergência em 170 cidades

O quadro de estiagem fez com que o governo da Paraíba voltasse a prorrogar o decreto de situação de emergência em 170 cidades da região do semiárido do estado. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial do Estado e a prorrogação é válida por mais 180 dias. O prazo decretado anteriormente se encerraria no dia 30 de abril.
No decreto, o governador Ricardo Coutinho afirma que a seca que vem atingindo a região é a maior dos últimos 80 anos. Segundo ele, o fenômeno climático tem gerado danos à saúde e à subsistência em diversos municípios e gerado prejuízos nos setores de agricultura e pecuária.
Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face aos problemas existentes. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.De acordo com o IBGE, os agricultores paraibanos que plantaram em 2013 tiveram perdas superiores a 95% na produção por conta da estiagem. Segundo os dados, no período de janeiro a agosto de 2013 as chuvas tiveram distribuição bastante irregular, tanto no que se refere à distribuição como na intensidade, em todas as regiões da Paraíba.
G1pb

Governo da Paraíba nomeia policiais civis e agentes penitenciários

O governo da Paraíba nomeou 73 policiais civis e 29 agentes penitenciários aprovados em concursos realizados em 2008. As nomeações foram publicados no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira (23), mas com data do domingo (20).

As nomeações dos concursados da Polícia Civil acontece menos de 15 dias depois de governo e aprovados entrarem em acordo na Justiça. Foi definido que elas acontecerão de forma escalonada, em três etapas, até o dia 21 de junho.


Nesta primeira etapa, foram nomeados 12 delegados, 44 agentes de investigação, nove escrivães, quatro necrotomistas e quatro peritos criminais, totalizando 73 servidores concursados da Polícia Civil.

Segundo o governo da Paraíba, com as 102 nomeações já passam de 10 mil o número de servidores que ingressaram na administração estadual por concurso, desde o ano de 2011.
G1pb

Homem morre atropelado por caminhão caçamba em João Pessoa


Um homem foi atropelado na manhã desta quarta-feira (23) no Distrito Mecânico de João Pessoa. De acordo com o sargento Valter Luiz da Silva, da Polícia Militar, o acidente aconteceu próximo à BR. O policial explicou que, conforme depoimentos de testemunhas, o homem foi atropelado por um caminhão-caçamba, mas que o motorista fugiu. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

G1pb

Azul anuncia voos diretos a partir de Campinas para 3 destinos nos EUA

Executivos da Azul anunciam voos internacionais partindo de Campinas, SP (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) que planeja operar voos internacionais diretos partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para três destinos nos Estados Unidos a partir do primeiro trimestre de 2015. A companhia aérea é baseada em Campinas desde 2008 e, associada à Trip há um ano, já voa para 104 destinos nacionais com 136 aeronaves na frota, somando 900 voos diários. Somente de Viracopos, são 55 cidades brasileiras atendidas sem escalas.
A empresa adquiriu seis aviões Airbus A330-200, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano e que iniciam as operações em 2015, além de cinco Airbus A350-900, que devem incorporar a frota da companhia somente em 2017, aumentando a frequencia dos voos internacionais por Viracopos. Os destinos, segundo a Azul, são aeroportos no sul da Flórida, próximo de Miami, além de Orlando e Nova York, sendo entre duas e quatro frequências diárias. Para as novas operações, a empresa avalia necessidade de ter 1,6 mil novos colaboradores.
Evolução e benefícios da CopaSegundo o fundador e CEO da Azul, David Neeleman, as aeronaves foram arrendadas, sendo que a aquisição dos A350-900 foi feita juntamente com a International Lease Finance Corporation (ILFC), empresa de leasing e locação de aviões. Os Airbus A330-200 serão remodelados, de acordo com a companhia. Já os modelos A350-900 serão entregues pela fábrica em Toulouse, na França, equipados com configurações da Azul.

O presidente da empresa, Antonoaldo Neves, explicou que as empresas responsáveis por alugar ou arrendar as aeronaves para a Azul investiram R$ 2 bilhões. A previsão é de que o contrato para cada um dos aviões seja válido, em média, por oito anos. Além disso, ele preferiu não antecipar quais outras cidades do exterior poderão receber voos da companhia após ela consolidar as operações entre Campinas e EUA. "A gente vai voar para onde o brasileiro quiser ir". O CEO, contudo, adianta que "a vontade" está relacionada à Europa e América do Norte.

Neeleman avalia que a operação de voos internacionais pela Azul não altera a estratégia da companhia para atrair passageiros e estima que a demanda por voos pode duplicar com as novas operações, incluindo outras cidades onde a companhia possui hubs. Uma das estratégias, explica, está relacionada aos valores das tarifas e há possibilidade de alianças.

Atualmente, somente duas companhias possuem autorização para voos internacionais regulares partindo do Aeroporto de Viracopos. A TAP Portugal tem três voos semanais diretos para Lisboa. A Gol Linhas Aéreas começa a operar voos entre Campinas e Miami a partir de 18 de julho. Serão três frequência por semana, com escala em Santo Domingo, na República Domicana. Ao chegar em Santo Domingo, o passageiro terá opção de fazer conexão para Orlando. Os voos serão feitos com com a frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Next Generation.

Avião pousa no aeroporto de Viracopos em Campinas (Foto: Gianfranco Panda Beting / Divulgação Azul)
Novo terminal
O novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos começa a funcionar dia 3 de junho e a transferência das operações será finalizada até 5 de outubro, segundo cronograma divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Inicialmente, apenas a estrutura internacional estará disponível, e o voo inaugural possivelmente será entre Portugal e Campinas.

De acordo com a SAC, o plano de transferência operacional das companhias e da concessionária responsável pela administração de Viracopos foi entregue no dia 6 de abril. O documento detalha como cada empresa fará a mudança na estrutura de check-in, equipe, tecnologia e rotina de trabalho.
Inicialmente, a nova estrutura de Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.
G1

MP italiano opina pela extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil

O Ministério Público da Itália se manifestou a favor da extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão do PT. O parecer será levado em consideração pelos juízes do Tribunal de Bologna para análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
A informação foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal "Estado de S.Paulo" e confirmada pela Procuradoria Geral da República.
No ano passado, depois de ser condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Pizzolato fugiu para Itália e foi preso no dia 5 de fevereiro por uso de documento falso.

O pedido do MP italiano foi feito no começo de abril. Depois disso, o Tribunal de Bologna encaminhou à PGR documento no qual as autoridades italianas
 questionavam se o Brasil tinha presídios que respeitassem os direitos humanos para receber Pizzolato.O governo brasileiro, então, pediu ao governo italiano a extradição para que o ex-diretor do BB cumpra pena no Brasil pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
A defesa do ex-diretor do Banco do Brasil argumentou ao tribunal italiano que os presídios brasileiros não tinham condições dignas.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo e ao Ministério da Justiça indicações de penitenciárias brasileiras que respeitam os direitos humanos e ainda não recebeu resposta. Depois disso, encaminhará a resposta para o Tribunal de Bologna, que dará prosseguimento ao processo.
O processo de extradição de Pizzolato é polêmico porque ele tem dupla cidadania (brasileira e italiana) e, por isso, o governo italiano pode se recusar a extraditá-lo.
G1

Presidente do PT cobra renúncia de Vargas em reunião com deputados

Presidente do PT, Falcão descarta alianças com oposição nos municípios (Foto: Andre Dusek/Agência Estado)
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu nesta quarta-feira (23) com a bancada do partido na Câmara para tentar convencer os parlamentares de que o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) deve renunciar ao mandato para preservar a imagem da sigla.
Diante da resistência de Vargas em renunciar ao mandato, a bancada petista rachou. Há deputados que defendem a renúncia e outros que acreditam que o colega de partido deve enfrentar até o fim o processo por quebra de decoro parlamentar que tramita no conselho de ética da Câmara.
“Expus com todas as letras a opinião que tenho já manifestado a vocês, que o André [Vargas], em benefício dele e do PT, deveria renunciar e que não faria sentido o Conselho de Ética prosseguir com um processo diante de um réu que não é mais deputado. Eu continuo achando que a melhor solução é ele renunciar”, disse Falcão.
"Acho que ele [Vargas] deveria sair um pouco, se reunir com a família, meditar sobre os argumentos, ver esta situação da bancada. Não vejo movimento de solidariedade coletiva a ele. Não vejo uns 30 irem ao plenário e dizer que o André está certo, voar no avião do cara estava certo. Não vejo ninguém falar isso. Isso é uma coisa para ele refletir", ironizou o dirigente petista.O presidente do PT assegurou que não existe um “movimento de solidariedade” a André Vargas por parte do partido e que o parlamentar deveria “refletir” sobre isso.
Vargas é alvo de denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Yousseff, preso pela Polícia Federal (PF) por suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. O parlamentar do PT viajou em um jatinho fretado pelo doleiro e é suspeito de fazer tráfico de influência no Ministério da Saúde.
Mesmo com a insistência de Vargas em se manter no Legislativo, o presidente do PT adiantou que pretende fazer nova ofensiva nos próximos dias para convencê-lo a renunciar.
“Essa é uma decisão personalíssima, a gente não pode votar isso, mas é um pedido que temos feito a ele e que tenho reiterado. Eu sou persistente e vou continuar insistindo para ver se o convenço”, enfatizou.

A pedido de Vargas, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) pediu vista (mais tempo para analisar o caso) após a leitura do parecer preliminar. Diante da reivindicação, a votação do texto foi transferida para a próxima terça (29).

Conselho de Ética
Nesta terça (22), uma manobra do PT adiou por uma semana a votação no Conselho de Ética do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que recomenda a continuidade do processo contra André Vargas, que pode resultar na cassação do mandato do petista.

“Agora, ele [Vargas] tem mais uma semana para a votação do parecer no Conselho de Ética. A situação é de que há uma utilização política de um erro que ele cometeu para tentar generalizar isso com o PT, que não coaduna com os atos que ele até se desculpou por praticar”, disse Rui Falcão.
Após a reunião com Rui Falcão, o líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), destacou que ainda “existem dúvidas” na bancada sobre se a renúncia seria o melhor caminho para André Vargas. “A bancada está unida no que diz respeito ao direito de defesa do André, está unida no sentido de que a verdade tem que ser sempre a vencedora, mas existem dúvidas no que diz respeito a se ele deve ou não renunciar.”
G1

Vereador de Santa Luzia crê na vinda do IFPB para o município ainda este ano

O vereador da cidade de Santa Luzia, Netto Lima (PMDB), usou o seu perfil na rede social Facebook, para informar aos seus seguidores, que entrou em contato com o deputado federal Hugo Motta, o senador Vitalzinho e o pré-candidato ao governo, Veneziano, no final da noite de ontem (22/04), afim de tratar sobre vários assuntos, dentre eles a vinda do IFPB para o Vale do Sabugi.

Netto disse, que na conversa os três o informaram que se reuniram com o Ministro da Educação, Henrique Paim, e na oportunidade cobraram a instalação de um campus do IFPB em Santa Luzia.

Netto ficou muito feliz com a notícia, se mostrou confiante na causa, e ainda avisou, que o funcionamento será em uma sede provisória.

"Se Deus quiser esse ano sairá, com o funcionamento em sede provisória". Afirmou o vereador.

Fonte: Politica do Vale

Paraíba estuda instalação de novas termoelétricas

O vice-governador Rômulo Gouveia visitou nesta quarta-feira (23/04) a sede da EBrasil, maior empresa privada de geração termoelétrica do Norte-Nordeste, em Pernambuco. A perspectiva é que a Paraíba aprofunde os estudos para a instalação de novas termoelétricas para auxiliar a demanda por energia no estado.

O grupo de empresas que formam a EBrasil foi criado em outubro de 2008 para assumir a gestão corporativa de vários empreendimentos no setor energético.

A Companhia é controlada pela DC Energia e Participações S.A. com sede na cidade de Recife e investe em usinas termelétricas com mais de 700 MW de potência, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)  e contratos firmados até 2024.

Rômulo sobrevoou a Usina Termopernambuco do grupo Neoenergia, que gera até 528 MW movida a gás natural, no Porto de Suape, a Usina Suape II do Grupo Bolgnese, que é a maior usina termoelétrica do planeta movida a óleo combustível e outras unidades do grupo em Pernambuco.

Gouveia destacou a importância das novas formas de geração de eletricidade para garantir a segurança elétrica, lembrando das recentes crises energéticas que o Brasil enfrentou. Ele também disse que, além de atrair investimentos, as termoelétricas contribuem diretamente para o desenvolvimento industrial e, por isso, a importância de analisar novas unidades na Paraíba.

Na tarde desta quarta, o vice-governador e os representantes da EBrasil se reúnem com a diretoria da PB Gás.

Fonte: Assessoria

UEPB é a quarta universidade estadual mais curtida do país na rede social Facebook

fac2A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a quarta instituição estadual de ensino superior mais curtida do país na rede social Facebook. Os dados são da agência E-Dialog, empresa especializada em comunicação digital através das redes sociais, com atuação no Brasil e no exterior, a exemplo de países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
O levantamento feito pela E-Dialog sobre o posicionamento das universidades estaduais do Brasil no Facebook, com informações coletadas no dia 14 de abril, mostram que das 39 universidades estaduais brasileiras existentes no país, a UEPB é a quarta com maior número de curtidas, com 27.211 seguidores, ficando atrás apenas da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Segundo a equipe do E-Dialog, os gráficos comprovam que as mídias sociais vêm sendo trabalhadas de forma crescente em todas as regiões do país. O que antes ficava centralizado na região Sudeste, hoje já é difundido em todo o país.
fac3Para o coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, os dados confirmam a realização de um trabalho árduo e constante no sentido de divulgar informações, com relevantes conteúdos acadêmico, científico e social da Universidade, utilizando também a convergência de mídias, com o conteúdo da TV e Rádio Web, além do portal da Instituição, para alimentar as mídias sociais oficiais e, desta forma, difundir com êxito a informação produzida pelos canais de comunicação da UEPB.
Na avaliação de Hipólito, um dos principais diferenciais da página oficial da UEPB no Facebook é que a utilização das redes sociais pela Universidade Estadual da Paraíba está pautada no compartilhamento de conteúdos próprios, diferentemente do que é percebido na maioria das páginas de outras IES, como constatado pelo E-Dialog, que verificou que a consciência da utilização das redes sociais por universidades, em muitos casos, ainda está pautada no compartilhamento de informações externas, ao invés da produção de conteúdos próprios.
“A UEPB é muito dinâmica e há um leque amplo de conteúdo para ser divulgado nos mais diversos campos de atuação da Instituição, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Então, isso nos leva a uma produção diária volumosa de informações importantes que são repassadas para o público, inicialmente através do nosso portal e compartilhadas pelas redes sociais, ampliando a abrangência da informação científica, acadêmica e social produzida pela Coordenadoria de Comunicação da Universidade”, destacou Hipólito, acrescentando que o objetivo é, cada vez mais, fortalecer a produção e o compartilhamento de conteúdo próprio, de modo que o usuário que curte a página da UEPB se informe sobre a Universidade e suas ações através de textos, imagens e materiais audiovisuais compartilhados diariamente na rede social.
Fonte: http://www.uepb.edu.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...