quinta-feira, 24 de abril de 2014

Chove cerca de 700 mm em cidades do Sertão da Paraíba, números acima da média histórica

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) registrou chuvas acima da média histórica em cinco cidades do Sertão paraibano. Os índices pluviométricos contabilizados do início de janeiro até a terceira semana de abril ultrapassaram os números esperados em Santa Teresinha (média de 683,4 mm e 745,8 mm acumulados), Princesa Isabel (média de 560,5 mm e 733,2 mm acumulados), Cajazeiras (média de 690.9 mm e 718 mm acumulados), Patos (média 559.6 mm e 702,5 mm acumulados) e Bom Jesus (média de 623.1 mm 679,4 mm acumulados). 

Os índices foram divulgados nesta quarta-feira (23) na terceira edição do Informe hidroclimático da Aesa. O boletim semanal, elaborado pelos meteorologistas do Governo do Estado, também ressaltou a concentração das chuvas nas regiões do Sertão e Alto Sertão em abril. “Nestas primeiras semanas, as precipitações permaneceram mais localizadas nos setores central e oeste do Estado. No Litoral, Brejo e Agreste, os registros de chuvas durante a última semana foram bastante escassos, pouco alterando nos totais acumulados do mês”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno.

Contudo, a tendência para os próximos meses é de que haja uma maior regularidade das chuvas sobre a faixa litorânea, onde a pluviometria pode variar entre normal e acima da média histórica, segundo a meteorologista Carmem Becker. “A temperatura da superfície do mar no oceano Atlântico mantém-se favorável à qualidade do período chuvoso do setor leste nordestino, que vai de abril e julho”, destacou.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Polícia Civil e BOPE apreendem adolescentes envolvidos em homicídio ocorrido nesta terça-feira

Policiais do BOPE pertencentes ao 3° BPM e a Polícia Civil apreenderam na tarde desta quarta-feira, 23, dois adolescentes acusados de praticar o homicídio contra Thiago Tavares dos Santos, 25, conhecido como Thiaguinho, morto a tiros na noite desta terça-feira, na vila Cavalcante, em Patos.

De acordo com Tenente Silva Neto, a Polícia Militar recebeu informações dando conta do paradeiro dos acusados, sendo que o crime foi praticado pelo adolescente de 16 anos, que confessou o homicídio.

“Montamos barreira na estrada que liga São José de Espinharas a Patos. Já nas proximidades da cidade de Patos, logramos êxito em fazer a abordagem; ele sempre foi colaborativo com a gente e informou que tinha sido ele mesmo quem praticou o homicídio, sendo que nos relatou onde estavam as munições e a arma de fogo que utilizou para tal feito”, explicou.

Ainda de acordo com o Tenente, o crime foi motivado por questões de honra, pois o acusado relatou que a vítima, Thiago, atentou libidinosamente contra a namorada do adolescente. 

O adolescente apreendido conduzia uma moto no sentido São José de Espinharas-Patos e não reagiu a apreensão. Com ele os policiais apreenderam um revólver calibre 38, munição e um estilete.

Os adolescentes estão detidos na Delegacia de Polícia Civil e serão ouvidos pelo Delegado de Homicídios, George Wellington.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Juventude realiza congressos e reúne jovens de 40 cidades da Paraíba

Acontecerá na cidade de Patos entre os dias 24 e 27 de abril, dois congressos de juventude a nível estadual, o 6° Congresso Estadual da Associação dos Estudantes Secundaristas (AESP), e o 7° Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS). Tais eventos reunirão aproximadamente 800 jovens estudantes, de mais de 40 municípios do estado da Paraíba. 

Abrindo a programação dos eventos, na noite desta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Patos, a partir das 19h, será realizado o ato de abertura do 6° Congresso Estadual da AESP. “Esse de fato é o maior encontro que a juventude paraibana tem, nele reunimos estudantes de todo estado. Este ano tivemos a oportunidade de trazer para a cidade de Patos, que é um grande polo, e assim fazer com que todo sertão tenha uma participação efetiva nas discussões em pauta no encontro,” revelou o diretor estadual da AESP, Igor Rodrigues.

Já o 7° Congresso da UJS acontecerá no sábado, dia 26, com abertura às 10h, na UEPB CAMPUS/VII. Nas noites de sexta e sábado a programação o encontro será na Praça Getúlio Vargas, com apresentações culturais. 

Para o secretário executivo de juventude, Marcelo Lima, será um momento de encontro e de congregação de ideias, como também de debates que envolvem tanto as políticas públicas a serem desenvolvidas para a juventude paraibana, como também novas formas de educação e ensino no estado. “Abraçamos a ideia de trazer estes eventos para Patos tendo em vista a importância de discutirmos um novo formato de educação. Teremos nestes quatro dias oportunidade de realizar debates em tornos de temas voltados para a juventude, como o genocídio da juventude negra, a homofobia, serão grandes debates,” revelou.

Confira a programação na íntegra:

QUINTA (24/04)
19h30min            Ato de abertura do Congresso da AESP
                          Local: (Câmara Municipal de Vereadores de Patos)

SEXTA (25/04)
08h00min            Café da manhã (Alojamento)
09h00min            Grupos de Discussão/ Temas Variados
                          Local: Dionísio da Costa (PREMEM)
12h00min            Almoço
                          Local: Refeitório do Premem.
14h00min     Concentração para o manifesto em Defesa dos Direitos da Juventude
                          Local: Praça da Juventude
19h30min            Jantar
                          Local: Premem
21h00min            Programação Cultural
                          Local: Praça da Juventude.

SÁBADO (26/04)
9h00min              Café da manhã (Premem)
10h00min            Abertura do Congresso da UJS ( Formação da mesa)
                          Local: UEPB CAPUS VII.
11h00mn        Debate: Conjuntura ( Simão Almeida, Presidente do PCdoB/PB)

12h00min           Almoço
                          Local: PREMEM
14h00min            Grupos de Debates/ Temas variados
                         Local: UEPB Campus VII
19h00min           Jantar  
                         Local: Refeitório PREMEM.
21h00min           Programação Cultural
                         Local: Praça da Juventude

DOMINGO (27/04)
09h00min            Café da manhã (alojamento)
10h00min            Plenária Final
                          Local: UEPB
12h00min            Almoço
                          Local: PREMEM


Fonte: http://www.maispatos.com/

Campanha em Patos arrecada 200 mechas de cabelo para crianças portadoras de câncer

O Bem Estar Spa Urbano realizou em Patos a Campanha ‘Doe Cabelo dê Alegria’ cujo objetivo principal foi arrecadar cabelos para confecção de perucas infantis para o Hospital Napoleão Laureano.

Todo o trabalho foi feito por várias cabeleireiras voluntárias no auditório do Guedes Center, que abriram mão de descansar e participaram ativamente da campanha. No final do evento, a publicitária Sandra Sibele e o Guedes Shopping repassaram às Amigas Viva a vida aproximadamente 200 cabelos que foram entregues a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em João Pessoa, Moema Arnaud.

A presidente das Amigas Viva a Vida informou que a campanha de Patos superou a de João Pessoa o que entusiasmou a empresaria Sandra Sibele para no ano que vem produzir um evento ainda maior tirando um dia com toda sua equipe para o corte solidário. 

Sandra Sibele advertiu que antes de fazer esse tipo de doação, é importante que o doador procure saber qual a instituição que estar por trás e cobre fotos e artigos da entrega a instituição de destino.
 
Fonte: maispatos.com

Supremo julga nesta quinta ação contra Collor que pode prescrever

O senador e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará nesta quinta-feira (24) a última ação penal contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) referente à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Collor teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos. Conforme a denúncia, o dinheiro era usado para pagar contas pessoais do ex-presidente.
Uma das acusações, de falsidade ideológica, já prescreveu, ou seja, o crime não pode mais ser punido em razão do tempo decorrido dos fatos. As acusações de peculato e corrupção passiva também podem prescrever dependendo do tempo de punição a ser fixado, na hipótese de haver condenação.
A denúncia foi recebida pela Justiça comum, e o caso chegou ao Supremo em 2007, quando Collor assumiu o mandato de senador. O processo estava sob a relatoria do ministro Menezes Direito, que morreu em 2009.
Em 2009, a relatora passou a ser a ministra Cármen Lúcia. O processo ficou quatro anos no gabinete de Cármen Lúcia e, em novembro de 2013, ela mandou para Dias Toffoli, que é revisor da ação penal.
Toffoli liberou o processo para julgamento ainda em novembro do ano passado e o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, marcou o julgamento para esta quinta.
Possibilidade de prescrição
Em novembro do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou documento ao Supremo no qual afirma que, se as penas estabelecidas para peculato e corrupção forem as mínimas possíveis, Collor não poderá ser punido.

Segundo a procuradoria, "é certo que a ligação do ex-chefe de Estado com os delitos aqui narrados não se limita à autorização para contactar o empresariado em busca de dinheiro e à ciência do que era conseguido, uma vez que o saldo das contas ideologicamente falsas custeava as despesas de Collor e de pessoas próximas, inclusive o pagamento da pensão alimentícia a seu filho, por exemplo"."Para os crimes de peculato e de corrupção passiva, o prazo prescricional pela pena mínima já foi superado, de modo que, no entender do Ministério Público, é preciso conferir prioridade ao caso em tela", afirmou Janot.
De acordo com a acusação, o esquema "movimentou vultosas quantias beneficiando diretamente o denunciado". "Depoimentos confirmam o pagamento de propina em troca de contratos com o governo federal e a abertura de contas fantasmas para movimentação dos recursos arrecadados."
G1

Universidade de Portugal vai utilizar o Enem em processo de seleção

Universidade de Coimbra é a primeira instituição estrangeira a aceitar o Enem (Foto: João Armando Ribeiro/ Universidade de Coimbra)
A Universidade de Coimbra, em Portugal, vai aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo de seleção para estudantes brasileiros interessados em cursar a graduação. 
Serão aceitos os exames dos anos de 2011, 2012 e 2013, e dessa forma os brasileiros estarão dispensados das provas oficiais portuguesas. As notas do Enem terão pesos diferentes para cada curso escolhido pelo candidato. 
Veja ao lado o Globo Universidade sobre a Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra foi classificada pela Unesco como patrimônio mundial em 2013 e oferece qualificação em quase todas as áreas do conhecimento. Também é considerada a universidade mais antiga de língua portuguesa.
O Ministério da Educação ainda não divulgou as datas do Enem de 2014. No Brasil, muitas universidades públicas utilizam o exame como processo de seleção na substituição do vestibular.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.uc.pt/brasil.
G1

Artigo da 'Science' aponta avanços e retrocessos do novo Código Florestal

Cerrado em Itirapina (Foto: César Fontenele/EPTV)
Uma análise feita por sete pesquisadores brasileiros e um americano publicada na edição desta quinta-feira (25) da revista “Science” afirma que o novo Código Florestal, aprovado em maio de 2012, diminui a área de floresta desmatada ilegalmente que deveria ser restaurada no país em 58%: de 50 milhões de hectares (500 mil km²) para 21 milhões de hectares (210 mil km²). Além disso, diz o texto, a lei permite o desmatamento legal de mais 88 milhões de hectares. Por outro lado, o artigo aponta para avanços ambientais alcançados pela lei, como a possibilidade de comercializar títulos referentes a propriedades que conservam a mata nativa.
“Essas perdas podem ter um grande impacto na conservação da biodiversidade e programas de reflorestamento, especialmente na Mata Atlântica, onde restam apenas de 12% a 16% da cobertura florestal original”, diz o artigo, que tem como autor principal o pesquisador Britaldo Soares-Filho, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A diminuição das áreas que devem ser reflorestadas deve-se à parte do Código que libera da recomposição da mata os pequenos proprietários que tenham praticado desmatamento ilegal antes de 2008. Segundo a lei, enquadram-se na categoria de pequenas propriedades desde terras de 20 hectares no sul do país até propriedades de 440 hectares na Amazônia. Dessa forma, 90% das propriedades rurais brasileira se qualificam para receber o benefício.
Segundo o texto da "Science", o novo Código também torna especialmente vulneráveis o Cerrado e a Caatinga. Isso porque a lei determina que propriedades que ficam nesses biomas devem manter apenas 20% de reserva legal de mata nativa (na Amazônia, o mínimo é de 80%). Como esses biomas ainda têm grandes áreas de cobertura vegetal, lá existe espaço para ampliação do desmatamento legal.
Avanços
Soares-Filho enfatiza que, embora o novo código tenha apresentado alguns retrocessos, mecanismos introduzidos por ele, como o das cotas de reservas ambientais (CRA), representam avanços.

O sistema permite que propriedades que tenham mata nativa com áreas superiores à reserva florestal determinada pelo código (80% em propriedades na Amazônia e 20% em propriedades em outros biomas) possam vender títulos referentes a esse excedente a propriedades que estejam em dívida ambiental, como forma de compensação. “O grande sonho da conservação é agregar valor à floresta em pé. Hoje, a floresta só tem valor quando é derrubada para a exploração da madeira ou para pastagem”, diz Soares-Filho.
Para os autores do artigo, a alegação por parte de proprietários rurais de que o cumprimento do novo código poderia gerar grande prejuízo ao agronegócio é “infundada”. Levando em conta, por exemplo, os 4,5 milhões de hectares de matas ciliares que devem ser restaurados, apenas 1% está atualmente ocupado por plantações.
“Continuar sabotando o código é um tiro no pé do produtor. A produtividade agrícola depende da estabilidade do clima”, completa Soares-Filho.
Demora
Na opinião de Soares-Filho, um ponto crítico em relação ao Código Florestal é o fato de ele ainda não ter sido regulamentado e colocado em prática, dois anos após sua aprovação. “O texto é difícil de ser interpretado e não há uma diretiva clara do governo sobre quando ele será regulamentado. Isso gerou um impasse: muita gente que estava fazendo a recuperação ambiental paralisou, pois não se sabe mais quais regras seguir.”

Um dos principais entraves que impede que o código seja posto em prática, segundo o pesquisador, é a falta de regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema que pretende reunir informações sobre todas as propriedades rurais brasileiras. “É preciso desenvolver um sistema transparente, integrado e federal de registro eletrônico das propriedades. Já existem vários sistemas estaduais, mas falta transparência”, diz o pesquisador.
G1

Expedição de montanhista brasileiro no Everest é cancelada

rosier alexandre (Foto: Rosier Alexandre/Arquivo pessoal)
O montanhista cearense Rosier Alexandre teve a expedição para escalar o Everest cancelada depois que os sherpas iniciaram uma greve devido à avalanche que causou a morte de 16 pessoas. Um dos pedidos dos guias locais era o encerramento das expedições como protesto ao governo e respeito aos mortos. Segundo o alpinista, não há condições psicológicas para os sherpas de seu grupo continuarem a escalada e o clima de violência não diminuiu no acampamento de base.

Da equipe de Rosier, três pessoas morreram e duas estão hospitalizadas. De acordo com a esposa do montanhista, Rosier está na montanha de Lobuche e vai demorar pelo menos três dias para pegar um voo para Katmandu e, em seguida, retornar ao Brasil. O cearense espera chegar ao país no prazo de oito dias.
Uma delegação do governo nepalês iniciou negociações com os sherpas nesta quinta-feira (24) no acampamento base do Everest para atenuar a crise. As negociações ocorrem no momento em que três novas agências de alpinismo, entre elas a de Rosier, cancelaram suas expedições ao Everest por razões de segurança, mas também por medo da violência nos acampamentos de base.
Depois do fim das buscas aos mortos da avalanche, os sherpas pediram o fim da temporada das expedições na montanha e decidiram entram em greve. Os guias nepaleses pedem ao governo melhores condições de trabalho, assistência familiar em caso de morte. 
Rosier Alexandre trabalhou como agricultor até os 15 anos, foi engraxate e vendedor de frutas. Tornou-se conhecido após ser o primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua, a maior montanha da terra, fora da Ásia.
Projeto
Rosier realizava a última etapa do projeto Sete Cumes, que consiste na escalada da maior montanha de cada continente. Rosier já chegou ao cume de seis continentes diferentes: América do Sul, África, Europa, Oceania, América do Norte e Antártida, além do maior vulcão da terra, o Ojos del Salado (6.893m). O Everest seria a etapa final, com seus 8.848 metros de altitude. O montanhista afirmou que pretende dar continuidade ao projeto e voltar ao Everest, mas ainda não tem data definida.

G1

PT desiste de recorrer ao Supremo contra CPI exclusiva da Petrobras

Humberto Costa (PT-PE), relator do processo no Conselho de Ética, afirmou que Demóstenes mentiu aos parlamentares ao negar sua relação com o contraventor (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou nesta quinta-feira (24) que seu partido desistiu de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar (decisão provisória) concedida pela ministra Rosa Weber que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito exclusiva para investigar supostas irregularidades na Petrobras.
Segundo Humberto Costa, em vez de apresentar recurso na Suprema Corte, sua bancada vai contribuir para a instalação da CPI proposta pelos oposicionistas.
“Nós, do PT, resolvemos acatá-la [a decisão provisória do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI”, disse o líder do PT em pronunciamento na tribuna do Senado.
Na noite desta quarta-feira (23), após vir à tona que a ministra do Supremo havia exigido que a comissão parlamentar investigasse apenas a estatal do petróleo, Humberto Costa afirmou que seu partido iria recorrer ao plenário do STF.
O PT, entretanto, mudou de ideia durante reunião na manhã desta quinta com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto.
No encontro, o ministro discutiu com líderes da base aliada como os parlamentares deveriam atuar diante da decisão da Suprema Corte de impedir uma CPI ampla no Congresso. Os governistas decidiram evitar discursos que pudessem passar a ideia de que o Executivo federal estava tentando abafar as investigações contra a Petrobras.
"Estávamos o tempo inteiro nos colocando frontalmente contra essa ideia [criação de CPI exclusiva] porque sabíamos que seria usada pela oposição como espaço de debate político-eleitoral na tentativa de desgastar nosso governo. Mas, na medida em que o Supremo definiu, vamos para a CPI e vamos tentar evitar que ela vire um embate político", disse Costa.
Apesar do recuo do PT, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quinta, por meio de nota oficial, que a Casa irá recorrer ao plenário do Supremo contra a decisão de Rosa Weber. No comunicado, Renan defendeu que o "poder investigatório do Congresso" pode se estender por todos os temas de interesse nacional.
G1

Teste com drone português fracassa e vídeo vira piada na web

Lançamento de drone português virou piada ao 'falhar miseravalmente' em Base Naval em Lisboa (Foto: Reprodução/YouTube/Pedro Lima)A apresentação do primeiro drone de fabricação portuguesa, realizada na Base Naval de Lisboa, virou piada na internet depois que a aeronave não tripulada teve problemas ao decolar, e acabou despencando em direção à água (assista ao vídeo).
Assim que o militar corre e tenta jogar o aparato, o drone faz um movimento brusco e cai de bico nas águas do rio Tejo.
O incidente aconteceu durante a visita do ministro da defesa de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, que marcaria a primeira demonstração pública da aeronave, chamada “AR4 Light Ray”, que poderá ser utilizada em missões de salvamento, buscas e fiscalização das águas.
De acordo com o jornal “Público”, o erro teria sido causado por um fuzileiro que deixou que o elevador de decolagem do drone batesse em seu corpo, fazendo com que a aeronave se desequilibrasse e caísse na água.
Um dos vídeos que registra o “mico” do drone português foi visto mais de 1 milhão de vezes.
G1

Professores da UFPB ameaçam entrar em greve

Professores da UFPB ameaçam entrar em greve
Valorização salarial. Reestruturação da carreira. Melhores condições de trabalho. Essas são algumas das reivindicações dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em assembleia, nesta quinta-feira, a categoria decidiu pelo indicativo de greve sem data definida. Todavia, haverá uma paralisação no dia 7 de maio.


De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), Jaldes Meneses, a pauta de reivindicações dos docentes das instituições federais de ensino foi protocolada no Ministério da Educação no dia 26 de fevereiro.

Aproximadamente duzentos docentes aderiram à greve, segundo o presidente da ADUFPB. “Os professores da UFPB na sua maioria, indicaram que estão dispostos a lutar pelas suas reinvindicações, isso é apenas o começo de um processo que será fortalecido em outras assembleias”, relatou Jalder, referindo-se as reuniões que irão acontecer no dia 13 de maio, em Areia e Bananeiras e 14, em João Pessoa. 
Fonte:http://www.clickpb.com.br/

Governo da Paraíba nomeia policiais civis e agentes penitenciários

O governo da Paraíba nomeou 73 policiais civis e 29 agentes penitenciários aprovados em concursos realizados em 2008. As nomeações foram publicados no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira (23), mas com data do domingo (20).


As nomeações dos concursados da Polícia Civil acontece menos de 15 dias depois de governo e aprovados entrarem em acordo na Justiça. Foi definido que elas acontecerão de forma escalonada, em três etapas, até o dia 21 de junho.

Nesta primeira etapa, foram nomeados 12 delegados, 44 agentes de investigação, nove escrivães, quatro necrotomistas e quatro peritos criminais, totalizando 73 servidores concursados da Polícia Civil.

Segundo o governo da Paraíba, com as 102 nomeações já passam de 10 mil o número de servidores que ingressaram na administração estadual por concurso, desde o ano de 2011.

G1pb

Gasolina é um dos combustíveis que irá subir em 1.º de maio




O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou o ato Cotepe/MVA 4/2014 que altera várias tabelas do ato Cotepe/ICMS 42/2013. Este último ato divulga as margens de valor agregado a que se refere a cláusula oitava do Convênio ICMS 110/07, que dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações com combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo, e com outros produtos.
 

O ato torna público que as unidades federadas, a partir de 1.º de maio de 2014, vão adotar novas margens de valor agregado.
 

Veja aqui os novos valores.

Fonte: http://regionalexpressmg.blogspot.com.br/

Aplicativo permite consultar se alguém é procurado pela Justiça

Gov. AlagoasUm aplicativo lançado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça permite saber na hora se uma pessoa é procurada pela polícia através do smartphone. Pelo aplicativo, é possível fazer a busca com um único dado. Serve o nome do suspeito, da mãe dele, ou o número de algum documento: carteira de identidade ou CPF.
A consulta revela se existe algum mandado de prisão a ser cumprido. O aplicativo também diz qual foi o tipo de crime cometido. As informações são públicas, estão no banco de dados do Conselho Nacional de Justiça. Pelo site do CNJ, já era possível fazer a pesquisa. A diferença é que agora o acesso às informações ficou mias fácil.
“O cidadão vai ter um negócio com outro, ele pode ter acesso imediato e saber com que ele está tratando. O estelionatário, por exemplo, é um crime do qual ele tem uma lábia muito grande e pode enganar a população. A população pode fazer uso deste aplicativo e não ser lesada num contrato ou em qualquer outro negócio”, orienta a secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki.
Estão neste cadastro os 352 mil mandados de prisão pendentes em todo o Brasil. Ele traz a lista das pessoas que acabaram de ser condenadas ou que estão foragidas, algumas com mais de um mandado de prisão.
Pelo aplicativo não dá para fazer uma consulta sobre os antecedentes criminais. Se alguém já cumpriu pena e foi solto, o nome não vai aparecer. Com o acesso mais fácil e rápido, a tendência é que a quantidade de denúncias aumente.
“O lado bom da coisa é que quem é procurado sabe que vai ser muito mais fácil ser entregue a justiça. Então pro cidadão vai ser bom porque ele vai poder denunciar e o foragido, o procurado vai ser ruim porque a sensação de que vai ser apanhado a qualquer momento vai aumentar”, explica o diretor da Polícia Civil do Distrito Federal Jorge Xavier.
Sinesp Cidadão
Para consultar os dados, a pessoa precisa baixar o aplicativo Sinesp Cidadão (o mesmo que permite consultar placas de veículos roubados). Ele é gratuito. Entre as opções está o “Mandados de Prisão”. Basta clicar, digitar os dados da pessoa, como nome completo ou número do documento. Assim que o nome é localizado, o sistema informa mais detalhes sobre o procurado.

Se identificar um mandado em aberto, a pessoa pode chamar a polícia, que irá cumprir a ordem de prisão. A função já está disponível para Android e será habilitado no sistema IOS em até dez dias. De acordo com Ministério da Justiça, a ferramenta deve ser disponibilizada também para as plataformas Windows Phone e Blackberry.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...