segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eleitor que não regularizar o título não pode fazer concurso nem empréstimo bancário

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Benevides, faz um apelo aos eleitores para que não deixem para comparecer apenas nos últimos dias, ocasionando longas filas como aconteceu no final do recadastramento biométrico. Cerca de 40 mil pessoas ainda não regularizaram o título na Paraíba.

“Nós temos apenas 10 dias úteis para atendimento ao público, então estamos disponibilizando um horário estendido e pedimos que os eleitores compareçam para regularizar a situação eleitoral, sem deixar para o último dia”, declarou o desembargador.

Conforme alertou o desembargador, não haverá atendimento nos finais de semana nem no feriado de 1º de maio. O presidente do TRE lembrou que a falta do título não implica apenas em deixar de votar. O cidadão não pode fazer concurso público, tirar passaporte, realizar empréstimo bancário, nem se cadastrar em benefícios sociais que exigem a apresentação do título de eleitor.

A Justiça Eleitoral fecha o cadastro do sistema 150 dias antes da eleição (o que acontecerá no dia 7 de maio) para conferir os dados e cruzar informações que levem ao número exato de eleitores em todo o Brasil. O eleitor tem até o dia 7 para fazer o alistamento, transferência de domicílio eleitoral e regularizar o título cancelado no caso de quem deixou de fazer o recadastramento biométrico. Após essa data só será possível ficar em dia com a Justiça Eleitoral depois das eleições deste ano, que acontecem no dia 5 de outubro. O presidente do TRE lembrou também que a falta do título não implica apenas em deixar de votar. O cidadão não pode fazer concurso público, tirar passaporte, realizar empréstimo bancário, nem se cadastrar em benefícios sociais que exigem a apresentação do título de eleitor.

A menos de seis meses das eleições, mais de 40 mil eleitores de João Pessoa e Campina Grande, dois maiores colégios eleitorais do Estado, ainda não fizeram o recadastramento biométrico, e podem ficar impedidos de exercer o direito do voto. No último dia do prazo para o recadastramento biométrico, as filas já eram longas no início da manhã nos postos de atendimento em João Pessoa e Campina Grande. Restando apenas uma semana do prazo extensivo para quem não fez, a tendência é uma grande abstenção de recadastramentos.

Os eleitores com menos de 70 anos (obrigador por lei a votar) e que ainda não fizeram o recadastramento biométrico, têm apenas uma semana para procurar a Justiça Eleitoral. São 30.082 em João Pessoa e 10.833 em Campina Grande. Para agendar a biometria, basta acessar o Sistema de Agendamento da Biometria, disponível no site do TRE-PB, na página do recadastramento biométrico. Lá o eleitor deve preencher o formulário e procurar o local e dias disponíveis para atendimento.

Até o dia 7 de maio o horário de atendimento ao público na Cenatel (Central de Atendimento aos Eleitores) de João Pessoa e de Campina Grande será das 8 às 18 horas. O horário foi ampliado a partir desta terça-feira por determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, para intensificar o atendimento aos eleitores que ainda não regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Mototaxistas de Patos fazem reivindicação na 4ª CIRETRAN


Os mototaxistas de Patos realizaram na manhã desta segunda-feira, 28, um movimento em frente a 4ª CIRETRAN com a tentativa de serem atendidos pelo gerente local do órgão.


O intuito do movimento, que percorreu ruas da cidade realizando um buzinaço, é reclamar da exigência do DETRAN-PB que pretende que os profissionais classifiquem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para categoria B, sendo que a maioria deles possui CNH A, ou seja, dá a capacidade para que os mesmos estejam dentro das normas para guiar motocicletas.

“A Carteira A já está apto para guiar moto, eles querem que a gente adapte para moto e carro, que vá para a Auto-Escola gastar numa faixa de uns R$ 800 e a maioria aqui não tem condições”, reclamou Eudo Farias, representante da categoria.
Eudo ainda frisou que os mototaxistas pedem ao DETRAN para oferecer o curso já que o órgão está exigindo destes profissionais tal classificação da CNH para exercerem suas atividades.

Os mototaxistas entregaram na sede da 4ª CIRETRAN um abaixo-assinado com 500 assinaturas solicitando a oferta do curso.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Entrega da declaração do Imposto de Renda termina na quarta-feira

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco precisam correr. Termina nesta quarta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, cerca de 16,2 milhões de contribuintes haviam entregado o documento até as 17h da última sexta-feira (25), o que equivale a 60% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.

A entrega vai até as 23h59 do dia 30. Se o contribuinte não entregar a declaração até o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.


O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.


Os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.


As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento.


Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.


O contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.


Agência Brasil
Fonte: http://www.patosonline.com/

Patos sedia evento do Ranking Brasileiro de Ciclismo e é destaque nacional

Aconteceu na manhã deste domingo, 27, o 2° Circuito Duck’s Bike de Ciclismo, o evento que foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos, e que já possui chancela do ranking brasileiro de ciclismo contou com a participação de atletas de diferentes estados brasileiros.
Além da ampla estrutura, outro grande diferencial do evento deste ano foi a participação da categoria paralímpica, que abriu a competição. “Queria parabenizar a organização do evento pela iniciativa de incluir atletas que têm alguma dificuldade em locomoção na competição, isso mostra a evolução do evento, e da própria cidade que o sedia. Atletas paralímpicos participando de uma competição a nível nacional no sertão da Paraíba, é inédito no Nordeste, somos os primeiros a dar o pontapé inicial,” relatou o atleta patoense, Lacordaire Segundo.
Equipes de ciclistas de várias localidades vieram prestigiar o evento a exemplo da Cajabike, da cidade de Cajazeiras. “É muito bom a gente começar a perceber que o ciclismo está sendo interiorizado, que está deixando do eixo João Pessoa-Campina Grande, e adentrando a Paraíba e promovendo a modalidade,” relatou o membro da equipe Cajabike, Marcondes Gonçalves.
Para o Secretário Adjuntos de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, “A cada dia a cidade de Patos ganha destaque em diversas modalidade esportivas, com certeza continuaremos apoiando e incentivando a prática de esportes em nossa cidade,” reiterou.
Finalizando a competição os atletas da categoria Elite mostraram forte potencial, contudo o primeiro lugar ficou mais uma vez para Sharlys Silva, da cidade de Solânea, campeão da disputa em 2013. “A ideia é testar a nossa capacidade, ano passado fui campeão da categoria, e esse ano vim mais uma vez defender o título, e consegui com bastante êxito,” contou o campeão da prova, Sharlys Silva.
O pódio da categoria Elite foi composto pelos atletas 1° Sharlys Silva, 2° Danilo Silveira, 3° Jackson Prudêncio, 4° Walber Augusto e 5° Jessé. “Estamos bastante felizes com a qualidade do evento, procuraremos cada vez mais melhorar para engrandecer a nossa cidade e o nosso esporte,” adiantou o organizador do evento, Alex Queiroga.
Foram seis mil reais em premiações a serem divididos entre as categorias Elite, Master A, Master B e Master C, Júnior, Feminino, Veterano, MTB, Local e Estreante.
Estiveram dando suporte ao circuito, STTRANS, SAMU, Tiro de Guerra 07-002, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Kamyla Lopes - assessoria 
Fonte: www.patosonline.com

Congresso de jovens termina com drogas, adolescente internada e problemas no Conselho Tutelar de Patos

Cerca de 300 jovens vindos de diversas cidades da Paraíba participaram do 6° Congresso da Associação de Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e do congresso da União da Juventude Socialista (UJS). O evento foi promovido por setores do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e contou com o apoio estrutural da Prefeitura Municipal de Patos através da sua Secretaria Executiva de Juventude. A abertura do congresso aconteceu na quinta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Patos.
Na noite deste sábado, dia 26, vários dos jovens entre 14 e 17 anos, que participavam dos congressos, estiveram presentes no evento com shows musicais na Praça Getúlio Vargas, centro de Patos. Após o término dos shows os adolescentes foram para a Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa (PREMEM) onde estavam hospedados e se realizaram partes das atividades.
A bebedeira, libertinagem e irresponsabilidade dos organizadores que deixaram adolescentes sem acompanhamento de responsáveis, causaram problemas graves entre os jovens, pois, de acordo com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a cena encontrada na escola foi de causar espanto com jovens sem separação de sexo dormindo juntos, bebedeira e casos de desmaio por consumo excessivo de drogas lícitas.
“Eu fiquei horrorizado. As garotas de baby-doll dormindo juntas com garotos e pude ver também muita bebida dentro da escola. Socorremos uma adolescente completamente inconsciente para o Hospital Regional de Patos. É muita irresponsabilidade”, relata Alan Kardec do SAMU.
A Conselheira Tutelar Dinorah Araújo foi chamada para atender a adolescente no Hospital Regional de Patos por volta da 01:00h da manhã do domingo, dia 27. De acordo com Dinorah, a adolescente estava completamente embriagada e o responsável pela garota foi chamado à atenção, pois qualquer caso que ocorresse com a jovem, esses seriam os responsáveis diretos.
Em contato com Santiago Jácome, um dos responsáveis pelo evento, esse disse: “Isso é normal em congresso de jovens”. Santiago estava no Hospital Regional de Patos devido a outros jovens atendidos na mesma situação.
A reportagem buscou falar com o secretário Executivo de Juventude, Marcelo Lima, mas não obteve êxito. O espaço fica aberto para a Secretaria Executiva de Juventude do Município de Patos.

Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Grupo suspeito de venda de drogas é detido no Sertão da PB, diz polícia

Venda de drogas acontecia no prédio onde funcionou a Associação Cajazeirense de Imprensa (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Duas pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos no domingo (27) na cidade de Cajazeiras, no Serão paraibano. De acordo com a Polícia Militar, o grupo é suspeito de tráfico de drogas e com eles foi encontrado cerca de 1,5 kg de substância similar a maconha, além de uma balança de precisão.
Segundo as informações da PM, os policiais receberam denúncias anônimas de que um ponto de venda de drogas havia sido montado no prédio onde funcionou a Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI) no final da tarde do domingo. Uma equipe da Força Tática foi até o local e encontrou três adolescentes de 17 anos e um jovem de 18 anos vendendo uma quantia de droga para outro rapaz de 21 anos.
A polícia realizou a prisão em flagrante dos dois jovens e apreendeu os adolescentes. A droga que estava sendo comercializada também foi apreendida, além de uma balança de precisão, uma faca, quatro celulares, uma bicicleta e uma moto e uma quantia em dinheiro. O grupo foi levado para prestar depoimentos na delegacia distrital do município.
G1pb

Paraíba registra temperaturas de até 35ºC durante o fim de semana

Durante o fim de semana entre os dias 26 e 27, a temperatura chegou a 35°C no sertão paraibano. Segundo informações da Agência Estadual de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a intensidade do calor está entre 1ºC e 2ºC acima da média. A variação na temperatura também atingiu outras regiões: em João Pessoa, a temperatura chegou a 32ºC e em Campina Grande foi de 32,8ºC.
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, essa variação foi causada por uma massa de ar quente e seco que estava sobre o Estado nos últimos dias. “Essa massa induziu a redução de nebulosidade, com a incidência maior de raios solares principalmente nas regiões do brejo, agreste e litoral”, explicou.
A previsão para os os próximos dias, segundo a Aesa, é que a umidade do ar aumente, com isso a sensação vai ser de clima quente e abafado. Há probalidade de pancadas de chuvas no Sertão e também em pontos isolados do Cariri. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Liotral podem ocorrer chuvas ocasionais, segundo Marle Bandeira.O mal estar provocado pelo aumento da temperatura se torna ainda mais desconfortável porque a sensação térmica é de ainda mais calor. A meteorologista explicou que “o sensor que mede a temperatura não tem a incidência direta da radiação solar que uma pessoa num ponto qualquer da cidade vai sofrer. Então a sensação térmica que a pessoa vai sentir é bem maior do que essa temperatura registrada”.
G1pb

Operação recaptura presos que estavam foragidos no Sertão da PB

Uma operação realizada na madrugada desta segunda-feira (28) na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, resultou na recaptura de 26 presos que haviam quebrado o regime semiaberto e estavam foragidos. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, a operação tem o objetivo de cumprir 33 mandados de prisão. Os presos foram levados para o Presídio Regional de Cajazeiras, onde ficarão detidos aguardando julgamento.
De acordo com a Polícia Militar, os presos que foram recapturados tinham sido detidos por serem suspeitos de crimes como tráfico de drogas, estupro e homicídio e devem sofrer regressão do regime devido à quebra de albergue. A direção do presídio explicou que a principal recaptura é a de um preso suspeito de vários crimes e que estava foragido há quatro meses. Segundo a PM, a expectativa é de que haja uma redução nos índices de criminalidade na região após a recaptura destes presos.Wallber explica que as investigações tiveram início há pelo menos dois meses. “Além da operação desta segunda-feira, estamos procurando os outros sete foragidos e mais recapturas devem ser feitas em breve”, explicou o secretário. Agentes penitenciários e equipes das polícias Civil e Militar participaram da operação.
G1

Secretaria de Saúde de Várzea realiza campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Várzea, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Imunização, realizou no último sábado (dia 26) das 07h00min às 17h00min  o “Dia D” de Vacinação Contra a Gripe, onde a Unidade Básica de Saúde - UBS foi aberta para intensificar a campanha que teve início no dia 22 e segue até o dia 9 de maio. Após a realização do dia "D" de Vacinação Contra a Gripe, a Imunizadora Soneide Catarina informou dados realizados no dia "D", como: 


24 (48%) Crianças de 6 meses à <2 anos;
56 (51%) >2 anos <4 anos;
13 (52%) Gestantes;
22 (38%) Profissionais de Saúde;
3 (75%) Puérperas;
70 (16%) Idosos;
8 (Comorbidade).


Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, também serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Segundo o Enfermeiro/Coordenador de Atenção Básica, Fernando Régis, toda a UBS estará de portas abertas para a recepção de toda a população. É necessário a participação de todos e todas, para que assim, possamos combater e prevenir a transmissibilidade desta doença em nosso Município. 

O Secretário Municipal de Saúde, Zeca, enfatizou também que com a proximidade dos eventos que serão realizados em junho e julho, como as Festas Juninas e a Copa do Mundo, o fluxo de turistas no nosso Município, Estado e País será bem maior que de costume, e o risco de doenças respiratórias aumentará, portanto, é importante que o público alvo seja imunizado agora em abril, para que a resposta do organismo a qualquer agente transmissor seja mais eficaz.

Na Zona Rural de Várzea - PB, terá uma programação especial, como segue ao lado.


Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Prefeito de Santa Luzia divulga as primeiras bandas contratadas para o São João 2014

O prefeito de Santa Luzia Ademir Morais, divulgou hoje (27) que está entrando em contato com as atrações para o São João 2014 e já adiantou o nome de três atrações já confirmadas.
De 20 a 23 de junho Santa Luzia estará em festa.
No dia 20 já está confirmado Tom Oliveira e Os 3 do nordeste, e dia 23 teremos Forró pegado.
Em breve estaremos divulgando a programação completa do São João 2014.
Fonte: http://www.tvsantaluzia.com/

UFPB e UEPB inscrevem estudantes para fazer intercâmbio no exterior

Estudante da Paraíba que foi fazer intercâmbio no Canadá destaca que, apesar das muitas vantagens, estudar fora também propõe desafios. (Foto: Arquivo pessoal / Juliana de Oliveira Mota)
Os estudantes universitários da Paraíba interessados em fazer uma experiência de intercâmbio têm até o dia 11 de maio para se inscrever no Programa de Bolsas Ibero Americanas Santander Universidades – edição 2014. O programa é oferecido para alunos de cursos de gradução da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem vagas para quem quer estudar na Colômbia, Espanha, México e Portugal.
O intercâmbio garante aos alunos selecionados um valor de três mil euros, que deve ser utilizado até o final da vigência do convênio, que é 31 de dezembro de 2015. Os interessados podem obter mais informações no site da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da UFPB.  O endereço disponibilida o edital e a listagem das universidades conveniadas.
O coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB, José Antônio Rodrigues da Silva, adiantou que o órgão recebeu 90 inscrições para a primeira seleção de 2014. Por semestre, são disponibilizadas 120 vagas escolhidas pelos inscritos. “Como toda universidade tem dois semestres, a partir de 2013 nós implantamos uma seleção a cada semestre.Além das oportunidades abertas para alunos da UFPB, outras três vagas para intercâmbio em Portugal estão sendo oferecidas pelo convênio do Santander com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, destinado aos estudantes de graduação. As inscrições prosseguem até o dia 18 de maio e os aprovados recebem três mil e trezentos euros. Os pré-requisitos estão disponíveis no site do programa.
Portugal é o mais procurado
A predileção dos alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por intercâmbio resultou no envio de alunos para a Portugal (39), Espanha (22), Alemanha (14), França (8), Itália (5). Por outro lado, a instituição também recebeu alunos que foram aprovados em programas de intercâmbio de outros países.

Apenas em 2013, vieram estudar na UFPB 51 alunos para cursos de medicina, enfermagem, educação física, economia, filosofia, ciências sociais e letras. O coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB, José Antônio Rodrigues da Silva, destacou que as maiores demandas vem de alunos da Alemanha, Noruega e Portugal e os cursos mais procurados são medicina (12), educação física (8), ciências sociais (7) e enfermagem (4).
Por conta da viagem para o Canadá, o curso foi trancado após concluir o oito período de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, seguindo os parâmetros do programa. Pelo intercâmbio, ele cursa Cinesiologia até dezembro de 2014, que é a ciência responsável por estudar os movimentos do corpo. “Eu sempre tive muita vontade de estudar fora do Brasil, já que a educação parece ser melhor que a nossa. Mas o processo de seleção do 'Ciência Sem Fronteiras' é bem longo e cansativo. Do momento da decisão de tentar me inscrever até a chegada ao Canadá foram nove meses”, frisou.
Intercâmbios garantem novas experiências
Os intercâmbios são formas de aproximar os estudantes de outras culturas e ampliar as experiências de vida, conforme destacou  o coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB, José Antônio Rodrigues da Silva. Essa é a realidade vivenciada por estudante paraibano Ed'cleberson Alves de Morais, desde agosto de 2013 quando conseguiu ser aprovado no programa de intercâmbio do governo federal 'Ciência Sem Fronteira'.

Da exigência de dominar uma segunda língua até a adaptação a outra cultura, segundo o coordenador do AAI, os intercâmbios tornam os alunos mais preparados para o futuro, seja na pesquisa acadêmica, seja no mercado profissional. “A maior vantagem é essa troca de experiência a que os alunos se propõem. Para a universidade, o retorno é ter um aluno melhor preparado, que repassa para os demais os relatos das experiências que vivenciou”, frisou.
Ed'cleberson explicou que dois fatores foram decisivos ao optar pelo intercâmbio: o domínio do inglês e ter a bolsa de estudos do governo. “O primeiro passo a ser tomado é fazer um exame de proficiência em língua inglesa, o qual mede seu nível inglês. Esse teste é extremamente importante, pois é com a nota dele que você pode ser aceito ou não em uma instituição no exterior", orienta.
Estudante da Paraíba que foi fazer intercâmbio no Canadá destaca que, apesar das muitas vantagens, estudar fora também propõe desafios. (Foto: Arquivo pessoal / Juliana de Oliveira Mota)
Choque cultural entre os ensinos
A jornada dupla trabalhando na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, e o curso de fisioterapia de Ed'cleberson foi trocada por uma rotina de, no mínimo, seis horas de estudo na universidade, além dos estudos em casa. “Por mais que você tenha estudado anos e anos de inglês no Brasil, o choque inicial da língua também considero uma dificuldade”, disse.

Parâmetros do ensino, segurança, transporte público são traçados o tempo todo por Ed'cleberson Alves. Ele disse que o senso crítico fica mais aguçado por perceber que em outros países há um nível de igualdade social tão marcante que a violência urbana não faz parte da rotina da população, como no Brasil. “As vantagens de morar num país de primeiro mundo são várias, mas a segurança daqui ainda me deixa boquiaberto. É normal as pessoas usarem laptops, tablets e outros dispositivos eletrônicos nos transportes coletivos. O transporte daqui é muito bom também. O que acho legal é que todos usam”, afirmou.

Devido à pequena diferença social existente no Canadá, segundo do Ed'cleberson a vida segue tranquilamente. “Não tem como você voltar de uma experiência como morar fora por um tempo e dizer: 'Eu sou o mesmo'. Você vai comparar tudo do país em que você está estudando com o país de origem”, disse.
A principal diferença, na avaliação do intercambista, é a educação. Há muitas diferenças, segundo ele. “Não posso falar por todas as instituições canadenses claros, mas a Universidade de Calgary é inexplicavelmente tecnológica. Todos os sistemas da universidade são integrados, as salas de aulas muito boas, a biblioteca [que funciona 24 horas] um espetáculo, os laboratórios bem estruturados, professores bem qualificados, sistema online de acesso aos materiais, artigos, pesquisas. Não tem como comparar toda a facilidade que temos aqui com o que temos no Brasil”, contou.
G1

Ladrão fica preso na janela em tentativa de furto e vítima o detém

Ladrão tentou furtar casa na Vila Ocidental, mas ficou preso na janela da cozinha e acabou detido (Foto: Cedida)
Um ladrão de 21 anos ficou preso na janela da cozinha ao tentar furtar uma casa na Rua Reverendo Coriolando, na Vila Ocidental, emPresidente Prudente, na madrugada desta segunda-feira (28), por volta das 2h30. Segundo o registro policial, na fuga, um dos moradores, um radialista de 48 anos, segurou o bandido pelo braço, impedindo-o de sair do local. O jovem foi preso em flagrante.
Segundo o radialista, na residência moram sua mãe, uma aposentada de 69 anos, e seu irmão, de 32 anos, que trabalha como representante comercial. “Minha mãe acordou com alguns barulhos e se deparou com o ladrão na cozinha. Imediatamente, ela gritou e fui ver o que estava acontecendo. Vi que ele estava desarmado e tentando fugir pela janela, mas não conseguiu e ficou preso, então, aproveitei e o segurei pelo braço”, explicou.
Ainda conforme a vítima, seu irmão também acordou e ajudou a deter o homem do outro lado da janela até a chegada da polícia no local. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais questionaram o ladrão sobre a tentativa de furto e ele relatou que entrou na cozinha para “pegar” algo para comer.
  •  
Vidros da janela ficaram quebrados após a tentativa de furto (Foto: Carolina Mescoloti/G1)
Assustada, a aposentada afirmou ao G1 que se sente insegura. “Moro aqui há 50 anos e nunca tinha visto nada parecido. Ainda estou muito assustada com o que vi, ainda bem que meus filhos estavam aqui para me ajudar”, declara.
O ladrão relatou ainda, conforme consta no boletim, que é morador de rua e tem familiares em Presidente Epitácio. Ele disse também que seu pai mora na cidade de Cuiabá (MT).
Diante dos fatos, a polícia deu voz de prisão em flagrante ao rapaz, que foi encaminhado à delegacia. O boletim de ocorrência foi registrado e o bandido foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde permanece recolhido à disposição da Justiça.
G1

PM é filmado dando tapa no rosto de garota durante abordagem em Goiás

Policial segura adolescente pelo pescoço durante uma abordagem em Novo Gama, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Um agente do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Militar foi flagrado segurando uma adolescente pelo pescoço e dando um tapa no rosto dela durante uma abordagem em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal (veja vídeo). O comandante da PM na cidade, Aroldo Andrade, informou que instaurou uma sindicância para apurar o caso.

Para Andrade, houve excesso por parte dos militares, mas argumentou que as garotas desacataram a equipe. “O tempo todo as menores estavam agredindo verbalmente os policiais, dizendo palavras de baixo calão com total desrespeito a autoridade que estava ali presente”, afirmou.
O caso aconteceu no último dia 22. Conforme o GPT, cinco pessoas estavam em um carro suspeito. Então, os policiais perseguiram o veículo.
Durante a abordagem, os militares encontraram drogas e munições. Um dos homens que estava no carro foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde permanece detido. Ele é suspeito de cometer homicídios na região. Os adolescentes foram encaminhados para o distrito policial, mas liberados no mesmo dia.
G1

Número de mortos com passagem de tornados nos EUA chega a 18

Tornados potentes que afetam o sul e sudoeste dos Estados Unidos mataram pelo menos 18 pessoas, segundo os primeiros balanços divulgados nesta segunda-feira, enquanto o presidente Barack Obama prometeu ajuda do governo federal para as áreas afetadas.
As autoridades de Arkansas disseram que pelo menos 10 pessoas morreram em Faulkner e outras seis no resto do Estado -- as primeiras vítimas por tornados neste ano. Outra pessoa morreu em Quapaw, no vizinho Okalhoma, segundo o gabinete do xerife local. A polícia de Iowa informou que houve uma morte no estado.
"Agora tudo é um caos", disse James Firestone, prefeito da cidade de Vilonia, Arkansas, ao canal CNN.Equipes de emergência trabalhavam nos escombros de algumas cidades afetadas em busca de sobreviventes. A previsão meteorológica adverte para a formação de novos tornados.
"O centro da cidade parece ter sido completamente nivelado. Há poucos prédios parcialmente de pé, as tubulações de gás estão com grandes vazamentos. Tivemos algumas baixas", afirmou.
Firestone informou que a polícia e os bombeiros de cidades próximas, assim como oficiais da Guarda Nacional, seguiam para Vilonia.
Tornado deixou um rastro de destruição em Mayflower,  (Foto: Cortesia de James Bryant / via AP Photo)
Imagens exibidas pelo canal local THV11 mostraram carros virados, casas destruídas e muitos escombros.
Os tornados devastaram ainda grande parte da cidade de Mayflower, uma localidade de 2.300 habitantes ao noroeste de Little Rock, a capital do estado do Arkansas.
A autoestrada 40, uma das grandes vias da rota leste-oeste dos Estados Unidos, foi fechada na altura de Mayflower em consequência das crateras e veículos tombabos na pista.
Quase 15.000 casas estavam sem energia elétrica após a passagem dos tornados.
"Foi uma noite realmente terrível para muitas famílias, moradores e comunidades, mas os cidadãos do Arkansas sempre ajudam uns aos outros na recuperação", escreveu o governador do estado, Mike Beebe, no Twitter.
A magnitude exata dos danos ainda será avaliada.
Em Oklahoma, um tornado afetou a localidade de Quapaw.
Força do vento virou trailers e motor homes, que ficaram empilhados na cidade de Mayflower, no Arkansas. (Foto: Danny Johnston / AP Photo)
"Várias casas e edifícios foram danificados, alguns destruídos", disse à AFP Kali Cain, da Agência de Gestão de Emergências.
Uma unidade do corpo de bombeiros foi destruída e também existem danos na zona norte da localidade.
No vizinho estado do Kansas, dezenas de casas ficaram destruídas, mas não foram registradas vítimas até o momento.
Em Iowa, um tornado acompanhado de fortes chuvas atingiu especialmente a cidade de Oskaloosa, onde muitas casas foram afetadas.
O presidente Obama, que está em viagem pelas Filipinas, enviou uma mensagem de condolências e incentivo aos moradores das regiões afetadas. Também prometeu ajuda do governo federal.
"Quero que todos saibam que seu país está presente para ajudá-los a enfrentar e a reconstruir, pelo tempo que for necessário", disse.
O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu para uma grave ameaça climática, com "alto risco de tempestades elétricas severas e tornados durante a noite e a madrugada no sudoeste e centro do Arkansas".
O restante do estado do Arkansas e a região sul do Missouri apresentavam riscos moderados.
G1

Caranguejo 'descansa' em mandíbula antes de virar comida de jacaré

Um caranguejo parecia descansar na mandíbula de um aligátor (jacaré americano) ao ser fotografado antes de virar comida do réptil no estado da Flórida, nos EUA (Foto: National Geographic Channels/AP)
G1

Dentista faz declaração para suspeito dias antes de ser assassinada no Rio

PM suspeito de matar a dentista Fabíola da Cunha Peixoto, de 25 anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Pouco mais de duas semanas antes de ser assassinada, a dentista Fabíola da Cunha Peixoto, de 25 anos, fez uma declaração de amor para o namorado em uma rede social. Leandro Pinto de Carvalho, de 36 anos, é PM e o principal suspeito de ter matado a tiros a jovem na madrugada de domingo (27), em Olaria, Subúrbio do Rio.
“Sou muito feliz e grata a Deus por colocar você na minha vida, meu amor! Quero você pra sempre minha vida! Temos a cada dia mais provas de como Deus se agrada do nosso amor e vamos retribuir tudo tão maravilhoso que Ele tem feito nas nossas vidas! Amém!”, escreveu Fabíola na mensagem no Facebook.
O corpo de Fabíola será enterrado nesta segunda-feira (28) no Cemitério de Irajá, no Subúrbio.Amigos lamentaram a morte da jovem na página da internet. Muitos pediam que a justiça seja feita e o chamavam de “assassino”, “covarde” e “canalha”. Em outra mensagem, uma amiga afirmou que Leandro “acabou de marcar a vida com o sangue de uma inocente”.
Crime
O PM suspeito de matar a dentista de 25 anos a tiros foi indiciado por homicídio qualificado e pode pegar até 30 anos de prisão. A polícia acredita que o autor do crime foi Leandro Pinto de Carvalho, 36 anos, cabo da Polícia Militar, que está foragido.

O crime aconteceu por volta de 5h. O casal havia voltado de um pagode, do qual Leandro seria um dos donos. Os policiais da Divisão de Homicidios fizeram uma busca a casa do suspeito e encontraram R$ 63 mil em dinheiro, jóias e um cheque de R$ 200 mil. Os agentes apreenderam também um laptop. O carro de Fabíola foi levado para a delegacia e passou por perícia.
O delegado responsável pelas investigações, André Leiras, afirmou que a mãe de Leandro presenciou o crime e ela já prestou depoimento. “A principal testemunha, sem dúvida nenhuma, é a mãe do policial. Ela presenciou o crime e tentou intervir, mas não conseguiu”, afirmou.
Os policiais descobriram que a página que Leandro mantinha em uma rede social, havia sido apagada. Os policiais da Delegacia de Homicídios (DH) já pediram a prisão temporária por 30 dias de Leandro. “É bom esclarecer também e fazer um pedido ao policial militar que se entregue, depois de deferida a prisão, para que ele possa se defender”, diz o delegado Rivaldo Barbosa, titular da DH.
Segundo a família de Fabíola, o casal namorava há dez meses. Ainda de acordo com os parentes, os dois chegaram a terminar o namoro em março, mas reataram em seguida. "O comportamento dele não era normal", disse o pai de Fabíolo, Marcos Peixoto. Ele descreve ainda o policial como um homem ciumento.
G1

Arrecadação soma R$ 293,4 bilhões e bate recorde para o 1º trimestre

A arrecadação federal – que inclui impostos, contribuições federais e demais receitas, como os royalties – somou R$ 293,42 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa novo recorde histórico para este período, informou nesta segunda-feira (28) a Secretaria da Receita Federal.
Sobre o mesmo período de 2013, ainda segundo dados oficiais, houve uma elevação real (acima da inflação) de 2,08%, informou o Fisco. Nos três primeiros meses do ano passado, a arrecadação somou R$ 290,15 bilhões (também em valores já atualizados pela inflação). Até o momento, o maior valor arrecadado no primeiro trimestre de um ano havia sido em 2012 - quando entraram R$ 291,55 bilhões nos cofres públicos.
Em termos nominais – ou seja, sem a correção pela inflação dos valores arrecadados no mesmo período de 2013 –, a arrecadação cresceu R$ 21,69 bilhões nos três primeiros meses de 2014. Assim, o crescimento foi contabilizado com base no que efetivamente ingressou aos cofres da União.
Desonerações
De acordo com a Receita Federal, a arrecadação cresceu em 2014, atingindo um novo recorde no primeiro trimestre, mesmo com as desonerações de tributos anunciadas pelo governo nos últimos anos (folha de pagamentos, IPI de automóveis e cesta básica, entre outros), que tiveram o impacto de R$ 26,11 bilhões nesse período. Já nos três primeiros meses de 2013, o impacto das desonerações foi menor: R$ 16,19 bilhões.

Arrecadação de março não é recorde
Apesar de ser a maior da história nos três primeiros meses de 2014, os números do Fisco mostram que a arrecadação não bateu recorde para meses de março. No mês passado, somou R$ 86,6 bilhões - com elevação real de 2,5% sobre o mesmo mês de 2013 (R$ 84,5 bilhões).

Entretanto, ficou bem abaixo do mesmo mês de 2012, quando foram arrecadados R$ 93,19 bilhões - valores também já corrigidos pela inflação.
"Em março de 2012, houve um recolhimento atípico no ajuste anual [por conta da atividade econômica maior em 2011]. Tanto que em 2013 a gente já não verificou isso. O ano anterior [2011] havia sido muito bom em arrecadação e comportamento das empresas. Vínhamos no período pós-crise. Os saltos são maiores [na arrecadação] quando vêm em períodos muito negativos da economia e 2011 acabou sendo um ano muito bom. O que acabou se refletindo no ajuste anual em março de 2012", explicou o secretário-Adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes.
Fatores que impactaram a arrecadação
Segundo a Receita, alguns fatores explicam o crescimento da arrecadação no primeiro bimestre de 2014. Entre eles estão o crescimento da economia brasileira. Os dados mostram que, mesmo a produção industrial tendo ficado estável no período, as vendas de bens e serviços avançaram 3,95%, enquanto a massa salarial cresceu 9,92% e o valor em dólar das importações subiu 4,95%.

O governo também arrecadou mais, neste ano, no Imposto Sobre Produtos Industriais do fumo. De acordo com a Receita Federal, houve "aumento expressivo" do volume de saída de cigarros, para o consumo, dos estabelecimentos produtores em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro fator que influenciou para cima os valores que ingressaram nos cofres da União no primeiro trimestre deste ano foi a recomposição gradual do IPI de automóveis em relação ao mesmo período de 2013. Embora a alíquota tenha subido em janeiro deste ano, ainda permanece abaixo do patamar considerado "normal" pelo governo. A arrecadação deste tributo subiu 20,8% nos três primeiros meses deste ano.
Também houve alta real de 8,88%, no acumulado de 2014, da arrecadação do Imposto de Renda das Pessas Físicas (IRPF) - por conta do crescimento nos valores arrecadados em ganhos de capital de alienação de bens (36,19%) frente ao mesmo período do ano passado.
Por outro lado, o governo também enumerou alguns fatores que puxaram para baixo a arrecadação federal neste ano. O Fisco citou, por exemplo, o recuo de 12,9% na arrecadação do IPI incidente sobre bebidas, resultado de queda na produção e de compensações efetuadas pelas empresas. Também caiu a arrecadação do IRPJ e da CSLL das empresas por conta, principalmente, na estimativa mensal de instituições financeiras em janeiro e fevereiro.
A Receita Federal também informou que houve queda de 7,64% na arrecadação do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) no primeiro trimestre de 2014 porque o governo zerou, em junho do ano passado, a tributação para ingresso de moeda estrangeira no país. A queda aconteceu apesar do aumento da tributação para pessoas físicas no fim de 2013.
G1

Daniel Alves deu resposta 'ousada' a ato de racismo, diz Dilma no Twitter

Mensagem publicada pela presidente Dilma no Twitter sobre o caso de racismo contra Daniel Alves (Foto: Reprodução / Twitter)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (28), por meio de sua conta no microblog Twitter, que o lateral direito do Barcelona e jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves deu resposta 'ousada' ao comer uma banana jogada no campo por um torcedor no jogo entre Barcelona e Villarreal, pelo campeonato espanhol.

"O jogador @DaniAlvesD2 deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. (...) Diante de 1 atitude q infelizmente tem se tornado comum nos estádios, @DaniAlvesD2 teve atitude", publicou a presidente.
Em função do ato de racismo contra o jogador brasileiro no campeonato espanhol, atletas do futebol e de outros esportes aderiram a uma campanha na internet e publicaram fotos nas quais aparecem comendo bananas.

No Twitter, a presidente Dilma citou a campanha “#somostodosmacacos” na internet, criada pelo atacante Neymar, que também atua pelo Barcelona.
“Em seu apoio, @neymarjr lançou a campanha #somostodosmacacos p/ mostrar que temos todos a mesma origem e q nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro”, publicou Dilma.
Nas mensagens publicadas no microblog, a presidente disse também que o Brasil “levanta a bandeira” do combate à discriminação.
“O Brasil na #CopaDasCopas levanta a bandeira do combate à discriminação racial #CopaContraORacismo. (...)Vamos mostrar q nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos. #CopaSemRacismo”, completou.
Em março, a presidente Dilma chegou a receber no Palácio do Planalto, em Brasília, o jogador Tinga, do Cruzeiro, e o árbitro Márcio Chagas, também vítimas de casos de racismo no futebol.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...