domingo, 11 de maio de 2014

Revista Exame: Paraíba tem duas cidades entre as 100 melhores do país para se investir

Duas cidades da Paraíba estão entre as 100 melhores do Brasil para investir em negócios, segundo reportagem publicada pela Revista Exame. João Pessoa e Campina Grande aparecem no ranking, que leva em consideração diversos aspectos, como economia, saúde, educação, finanças, transporte e telecomunicações. A Paraíba e a Bahia foram os únicos estados do Nordeste que contam com mais de um município na lista.


O levantamento realizado pela Exame reflete como a Paraíba tem conseguido atrair investimentos para o interior do estado. Campina Grande foi destaque no quesito infraestrutura, ficando na sétima colocação entre todas as cidades pesquisadas. O município, que tem se consolidado como um importante polo de Tecnologia da Informação, integra o plano de Pavimentação Digital do Governo do Estado, que implantará aproximadamente 2 mil quilômetros de fibras ópticas, atendendo 55 municípios do Litoral ao Sertão.


Outras ações estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para possibilitar a abertura de novos negócios e, consequentemente, impulsionar a geração de emprego e renda. Uma delas é a pavimentação e recuperação de 2,2 mil quilômetros de estradas para interligar municípios que antes não tinham a infraestrutura adequada para escoar a produção, inibindo a concretização de novos negócios.

No mês passado, a Editora Abril promoveu o Exame Fórum Nordeste. O governador Ricardo Coutinho participou do evento, ao lado dos governadores Jacques Wagner (Bahia) e Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte).


Na ocasião, Ricardo defendeu que o país precisa de investimentos para viver um novo ciclo de industrialização e desenvolvimento que diminua as desigualdades. “Só se diminui as desigualdades com investimentos na educação básica e profissionalizante e na produção em logística, portos, estradas que preparem os Estados para esse novo ciclo e que, ao mesmo tempo, retire recursos das atividades meio dos Estados e coloque nas atividades fim. Esse é o grande desafio, que é difícil, mas necessário para que essa geração e a futura se estabeleçam num mundo tão competitivo”, ressaltou Ricardo.


A presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, ressaltou a importância da atuação do Estado na atração de investimentos. “O Estado tem procurado investir em infraestrutura para atrair as empresas. As ações ajudam a gerar um ambiente de maior segurança aos empresários, que se sentem mais confiantes em investir na Paraíba”, destacou. Entre 2011 e 2014, a Cinep concedeu incentivos para mais de 180 empresas, somando aproximadamente R$ 5,1 bilhões em investimentos.
Fonte: http://www.pbagora.com.br/

TSE: Brasil vai ter 141,8 milhões de eleitores aptos a votar em outubro


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, anunciou nesta sexta-feira que houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo ministro, o pleito deste ano contará com 141,8 milhões de eleitores. Em 2010, foram 135,8 milhões, o que representa aumento de 6 milhões de eleitores. Os dados revelam ainda que foi superada a meta de cadastramento de eleitores pela biometria. As informações foram divulgadas após o fim do prazo para regularização do título de eleitor, na última quarta-feira (7). O balanço final será concluído até o dia 21 de julho.



Os números também mostram aumento de mais de 600% no número de solicitações de pessoas com deficiência para votar em seções especiais. De 1º de janeiro a 7 de maio, 1,04 milhões de eleitores fizeram o pedido na Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2010, o número chegou a 148 mil. De acordo com o levantamento, houve diminuição de 47,32% no número de eleitores que pediram transferência de domicílio eleitoral. Neste ano, foram 1,13 milhão de transferências efetivadas, contra 2,13 milhões no pleito passado.

A Justiça Eleitoral também superou em 6,28% a meta de cadastrar 22 milhões de eleitores por meio da biometria. Até o dia 7 de maio, foram realizados 23,3 milhões de cadastros. Na eleição passada, a biometria foi usada para a identificação de 1,1 milhão.

O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Fonte: http://www.em.com.br/

São João de Patos terá forró, axé e música sertaneja; Confira a programação oficial

Após muita expectativa dos patoenses, foi lançada na manhã desta sexta-feira, (09), no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, a Programação Oficial do São João de Patos 2014.

A Prefeita Francisca Motta fez o anúncio da programação e este ano, o evento acontece de 18 à 23 de junho e muitas novidades farão parte da grade de programação.

Atrações de nível nacional foram priorizadas pela organização do evento, a exemplo do cantor Daniel, que recentemente participou de Programa The Voice Brasil e está em turnê com o show “Daniel 30 anos”. A dupla sertaneja Cesar Mennotti & Fabiano, também e o cantor Gabriel Diniz estarão animando o São João de Patos 2014, além das atrações baianas Asa de Águia e o cantor Bel, ex Chiclete com Banana.

A banda Garota Safada estará na abertura do evento, juntamente com o sanfoneiro Pinto do Acordeon, que há mais de uma década inicia os festejos juninos da cidade de Patos.

Confira a Programação Oficial:

Dia 18 – (quarta-feira)
 
ROBERTO VANEIRÃO
MARKITO DO FORRÓ
TEINHA DO FORRÓ
PINTO DO ACORDEON
GAROTA SAFADA
 
Dia 19 (quinta-feira)
 
FORRO DO DONO
ESPORA DE OURO
BALANÇO DE MULHER
LUAN ESTILIZADO
CEZAR MENOTTI E FABIANO
 
Dia 20 (sexta-feira)
 
DEJOBSON E FORRO DO DAM
GÊ MARIA
FORRO DA CANXA
ELIANE
BELL MARQUES 
 
Dia 21 (sábado)
 
PEGADA DE BARAO
TIETE TIMBALEIRO
ISABELA FERNANDES E FORRÓ DA MANCAMBIRA
BONDE DO BRASIL
GABRIEL DINIZ 
 
Dia 22 (domingo)
 
CELA DOURADA
FORRÓ DO VALE
ZÉ NILTON DO ACORDEON
SIRANO E SIRINO
DURVAL LELLIS E ASA DE ÁGUIA 
 
Dia 23 (segunda-feira)
 
FORROZÃO DCIBEZ
MATÉIA DO FFORÓ
OS FRAJOLAS
PEDRO CARPELE
FORRÓ PEGADO
DANIEL
 
Fonte: maispatos.com 

Rádio Patrulha consegue recuperar moto furtada em Patos


A Rádio Patrulha do 3° BPM conseguiu recuperar na tarde desta sexta-feira, 09, uma motocicleta, Honda Fan 150 de cor vermelha, e placa OGA 3955, no Conjunto Bivar Olinto, em Patos. 


De acordo com o Sargento Jurandi, comandante da guarnição, os policiais faziam rondas na Rua Pedro Rosas, aquele Bairro, quando viram um homem sem camisa, pilotando uma moto e todo machucado.

“Assim que o abordamos, ele foi logo dizendo o que tinha feito e nos levou até onde estava a moto furtada”, explicou.

A motocicleta, que estava próximo a uma pocilga, foi levada nas primeiras horas da manhã de hoje, por volta das 4h30, no Mercado Público, quando o seu proprietário, o mototaxista, Valdemir Ayres Feitosa, 35, havia deixado a chave na ignição, o que facilitou a ação do acusado.

O acusado, Ermeson da Silva Morais, 19 anos, que foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, confessou que ia pegar somente o capacete que estava na moto, mas, ao avistar a chave, resolveu pegar a moto. Ele ainda disse à nossa reportagem que teve a ajuda de um comparsa, de nome Robson, e que só utilizou a moto para fazer passeios.

Ermeson já foi preso por tráfico de entorpecentes e agora será indiciado por furto.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Policial Militar é assassinado com uma barra de amortecedor de motor na cidade de Conceição

O cabo da Polícia Militar, Damião Oliveira Gambarra, 46 anos, pertencente à 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, foi assassinado, por volta das 23h, desta quinta-feira (8), em um bar, na comunidade Maria Soares, na cidade de Conceição.

De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, o Cabo Gambarra chegou ao bar, pertencente a Erionildo Vidal de Sousa, 38 anos, mais conhecido por “Nildão”, que fica na comunidade Maria Soares e pediu um tira-gosto.

O pedido não teria sido atendido pelo dono do bar, que alegava está fechando o estabelecimento, quando foi iniciada uma discussão entre os dois. Na ocasião, Nildão, usando uma barra de amortecedor de uma moto desferiu um golpe na cabeça do policial, que morreu no local. Em seguida, Nildão comunicou o fato à família, ligou para o 190 e anunciou que teria matado o policial e solicitou uma viatura da polícia para se entregar

Ainda de acordo com a 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, com a chegada da Polícia ao local, "Nildão" se entregou e disse que teria cometido o homicídio porque o policial teria dito que iria lhe matar, uma vez que ele se negou a servir o tira-gosto..

Como não tinha delegado na cidade de Conceição, no horário que aconteceu o homicídio, o acusado foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Coremas, onde será lavrado o flagrante. Em seguida, ele deverá ser transferido para a cadeia Pública da cidade de Conceição, onde ficará à disposição da justiça.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Secretaria de Educação de Patos abre matrículas para os Telecentros

A Prefeitura de Patos (PB), por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 12, vagas para novos alunos em cinco Telecentros (Curso Básico de Informática), onde são desenvolvidas as atividades de inclusão digital.
Os interessados já podem procurar o Núcleo de Educomunicação Professor Paulo Freire (Noé Tajano), que está passando por reformas (foto); Núcleo de Educação e Cultura Digital, na Rua Filizardo Leite (Centro); Telecentro Mandacaru (Bivar Olinto); Telecentro Craibeira (Biblioteca Municipal), na Rua Floriano Peixoto s/n e Telecentro do Alto da Tubiba.
A secretária de Educação Adalmira Marques explica os motivos que levaram o município a paralisar as atividades nos doze Telecentros comunitários. “A gente teve àquelas demissões inesperadas. Nós tínhamos doze Telecentros. Foram demitidos todos os técnicos de informática, todos os vigias e todas as auxiliares de serviço dos Telecentros. Então, eu não poderia deixar esses computadores nos prédios sem a mínima garantia, então recolhi todos os equipamentos vendo qual seria a maneira que a gente teria de abrir. Então foi quando surgiu pra gente aquele projeto que a prefeita Francisca assinou de Bolsa Estágio, ai nós entramos em contato com a FIP e com a UFCG e fizemos uma seleção, por ordem. Tivemos uma conversa com o promotor e ficou decidido que a gente faria uma chamada pública para abrirmos apenas cinco desses Telecentros, porque esses cinco são os que a gente ainda tem convênio com o governo federal. Alguém comentou aí, “talvez ainda esteja vindo dinheiro para esses Telecentros”. Os telecentros o governo dar os computadores e, tudo o mais é por conta da Prefeitura. Portanto, não tem dinheiro do governo federal, tem apenas os computadores que nós juntamos aqui, porque depois de três anos aí esses computadores passam para a nossa responsabilidade. Mas tinham cinco Telecentros que nós ainda estávamos ligados ao convênio federal. Quer dizer, eles têm que ficar abertos no mínimo três anos”, disse Adalmira.
A secretária de Educação falou sobre o processo de negociação para os bolsistas e auxiliares de serviços iniciarem as atividades nos Telecentros. “Nós fizemos a chamada para esses seis técnicos e estamos ainda negociando quem irá abrir. Estamos fazendo um acerto de contas com as auxiliares de serviços das escolas perto dos Telecentros, pra elas abrirem os Telecentros, porque nós conseguimos apenas os técnicos. Eles vão ganhar o salário como bolsistas, já que são estudantes de informática da FIP e da UFCG. Então, a gente vai abrir esses cinco Telecentros, incluímos o de Santa Gertrudes, mas ainda vamos ver quem nós vamos conseguir o estudante para ir pra lá” concluiu.
Adalmira Marques fez referências ao Núcleo de Educomunicação Professor Paulo Freire, no Conjunto Noé Tajano, que está passando por reformas. “Bom, Noé Trajano é um dos Telecentros mais movimentados, com maior frequência, mas ele estava com problema no teto. Havia uma planta enorme que ficou por cima do prédio quebrou umas telhas, essas telhas entraram na bica, alguma coisa assim que quebrou o gesso e comprometeu a estrutura do teto. Então ele está passando por uma reforma grande, estamos colocando outro teto, ai após essa reforma de lá, lá já tem algumas pessoas, e convênio com outras fontes e quando terminar a reforma a gente vai também reabrir, movimentar o Noé Trajano”, finalizou a secretária.
Os Telecentros são espaços equipados com computadores conectados à Internet, onde são ministrados cursos de informática, atividades livres e oficinas com o intuito de gerar o conhecimento livre.
O Projeto propõe o uso intensivo das tecnologias de comunicação e informação para capacitar pessoas em vulnerabilidade social e inseri-las de maneira crítica na sociedade do conhecimento, promovendo assim a inclusão digital.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Inauguração da Moto Center São Sebastião tem apresentação da equipe Força Máxima, em Patos

Com uma proposta inovadora em se tratando de peças, serviços, vendas, equipamentos e acessórios para motos, foi inaugurada na noite desta sexta-feira, dia 09, a Moto Center São Sebastião. A loja está localizada em um espaço planejado na Rua Rui Barbosa, vizinho a antiga Praça dos Pombos, em Patos.
A Equipe Força Máxima Moto Show foi a principal atração para os amantes do motociclismo que se fizeram presentes ao evento. A equipe da cidade de Caruaru (PE), que tem os experientes motociclistas profissionais Charopinho, Scoob-Doo, Pimenta e o animar-radialista Ataíde Júnior, reuniu uma multidão para presenciar as proezas sobre duas rodas com manobras de tirar o fôlego.
Motos de grandes e baixas cilindradas foram expostas para a venda e também para serem apreciadas pelos apaixonados. Um coquetel servido para todos os presentes na inauguração deu o tom de como serão tratados os clientes da Moto Center São Sebastião que terá a frente dos negócios o experiente José Ferreira, mais conhecido como Zezinho do BNB e com a contribuição dos seus filhos.
A loja será multimarca e fez parceria para vendas de motos Suzuki tendo uma oficina com técnicos treinados. A loja foi pensada tendo em vista o grande número de motos em Patos e na região, e pela carência de lojas especializadas no setor. Essa é a visão de Zezinho relatada durante a inauguração.
“Vamos ter serviços oferecidos desde a conhecida cinquentinha até motos de alta cilindrada. Um dos diferencias será o nosso serviço de reboque que irá buscar a moto para conserto ou revisão na casa do cliente. Também ofereceremos vendas de motos novas e usadas também de grande porte. Queremos oferecer cursos de pilotagem para cumprir com a nossa responsabilidade diante da pilotagem com segurança”, relata Zezinho.
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Obras de acesso à Nova Ponte do Jatobá prosseguem mesmo diante de impasse em terreno

A Niemaia Construção prossegue os trabalhos para garantir às obras de acesso a Nova Ponte do Jatobá, localizada no Bairro Monte Castelo, em Patos. A ponte foi concluída desde o ano passado (2013) e desde então tem se cobrado agilidade por parte do Governo do Estado da Paraíba para garantir o seu uso, pois a obra é imprescindível diante da necessidade de novas vias para escoamento do grande trafego de automóveis.
Antônio Francinaldo, que é comerciante na cidade de Patos, sempre que pode faz uma visita para acompanhar as obras da Nova Ponte do Jatobá. França Motos, como é mais conhecido, relata que “essa ponte é muito esperada pelo povo de Patos e de toda a região. A cidade cresceu e o trânsito nessa região é intenso se fazendo necessário essa obra”.
“O material presente neste terreno poderia servir para o próprio aterro já que ele terá que ser nivelado. Estamos indo buscar o material para aterro há mais de oito quilômetros de distância”, relata um dos funcionários que trabalha nas obras de acesso.
Desde o final do mês de abril, as obras de acesso à Nova Ponte enfrentam um impasse, pois um dos terrenos por onde passará a via de acesso pertence ao empresário Joaquim Félix que tem questionado o seu uso. O empresário, de acordo com informações, já moveu ação judicial para impedir a passagem das obras no seu terreno que fica localizado por trás da Churrascaria Boi Forte.
No terreno do empresário que estava completamente abandonado foi realizado trabalho de limpeza, colocada uma cerca e cadeado para impedir qualquer movimentação no local.
O Governo do Estado da Paraíba, responsável pela obra da ponte e das vias de acesso, pode entrar com a desapropriação do terreno pertencente ao empresário a qualquer momento caso a celeuma não seja resolvida através de acordo.
O impasse pode causar atraso nas obras de acesso à Nova Ponte do Jatobá. Alguns fazem críticas a Prefeitura Municipal de Patos que poderia contribuir com a desapropriação do terreno e fazem critica também ao Governo do Estado que deveria ter previsto o empecilho surgido.
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Bebê achado em mochila na Paraíba é prematuro, mas quadro é estável

Recém nascido achado dentro de mochila em João Pessoa foi levado para o hospital pela equipe do Samu (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O bebê que foi encontrado na manhã deste sábado (10) dentro de uma mochila no bairro de Mandacaru, em João Pessoa, é do sexo feminino, prematuro, nasceu às 35 semanas de gestação, mas passa bem e seu quadro é estável, de acordo com informações da equipe médica do Hospital Edson Ramalho. Segundo a assistente social da unidade, Analice Almeida, a criança está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e em observação. Ele deve passar por exames para avaliar de forma mais profunda seu quadro, mas os exames clínicos indicam que ele está bem.
Segundo Severino Angelo, conselheiro tutelar que está acompanhando o caso, a atitude da mãe pode ser explicada como um “um momento de desespero”. Severino conversou com a mãe e disse que ela não tem intenção de abandonar a criança e a colocou dentro da bolsa porque estava com medo de revelar a gravidez à família.A criança foi encontrada dentro da mochila por um cunhado da mãe do bebê. A bolsa estava em um cômodo da casa onde a família mora. “Eu ouvi um miado, como se fosse um gato. Quando abri a bolsa eu até chorei [ao perceber que havia uma criança]”, contou. Segundo ele, o parto aconteceu dentro do banheiro da casa e ninguém da família sabia da gravidez.
A jovem tem 22 anos, é solteira e já tem um filho de cinco anos que mora com ela na casa da família. Na primeira gravidez, ela passou pela mesma situação na hora do parto, como confirma a avó do bebê em entrevista ao G1. “Ela trabalha e cria o filho, mas por conta da condição da família, ficou com muito medo de revelar que teria mais um filho e acabou tomando essa atitude”, explica o conselheiro. “Foi muita pressão psicológica.”
G1pb

Grupo suspeito de tráfico de drogas é detido na Grande João Pessoa

Um grupo de 11 pessoas foi detido na noite deste sábado (11) na cidade de Bayeux, Grande João Pessoa, por suspeita de tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar, com os detidos foram encontrados 130 papelotes de maconha e um revólver. Os suspeitos são três homens e oito adolescentes. Todos foram encaminhados para a 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita.
Ainda de acordo com Kelton Pontes, a polícia teve dificuldades para a deixar a comunidade por que os moradores se revoltaram com as prisões e apreensões. Ele contou que uma pedra chegou a ser atirada em um dos carros da PM. “Tem mais gente, o grupo é grande  e infelizmente a comunidade tem sido conivente com eles”, completou.A ação policial aconteceu na comunidade Campo da Sambra, no bairro do Sesi. De acordo com o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, capitão Kelton Pontes, a atuação dos suspeitos na área já era conhecida e no último mês os policiais se envolveram em três trocas de tiros com eles . “Neste sábado tivemos a informação que grande parte do grupo estaria no local e conseguimos surpreender. Não houve um único disparo”, disse.
A 6ª Delegacia Distrital informou que após ouvidos os adolescentes acabaram sendo liberados e os  três homens foram autuados por tráfico de drogas.
G1pb

Grupo protesta em João Pessoa contra a realização da Copa do Mundo

Grupo protesta contra a Copa em João Pessoa  (Foto: Larissa Keren/Globoesporte.com)
Um pequeno grupo, formado por cerca de 30 pessoas, aproveitou a passagem da taça da Copa do Mundo por João Pessoa, neste domingo (11), para protestar contra o evento. Os manifestantes afirmam que não são contra a realização da Copa, mas não concordam com os gastos públicos realizados.
Um dos líderes da manifestação, o professor Renan Palmeira disse que houve uma inversão de valores, com o dinheiro público sendo investido no Mundial, sendo que  há outras prioridades para o povo brasileiro. “ Eu sou a favor de copas, mas não com o gasto que o Poder Público teve. Essa é uma Copa superfaturada e muito do dinheiro que foi investido nos estádios deveria ter ido para a educação e para a saúde, por exemplo”, criticou.
O protesto foi pacífico e o grupo de manifestantes sequer entrou na Estação Cabo Branco limitando-se a proferir gritos de ordem em frente ao local onde a taça está exposta.

“Essa não vai ser uma Copa para o brasileiros, vai ser uma copa para os turistas. Os brasileiros pagaram a conta, mas não vão poder assistir aos jogos porque não têm dinheiro para  pagar o ingresso. E esse Mundial não vai deixar nenhum legado para os brasileiros” declarou Renan.

O organizador do manifesto reclamou dos altos preços dos ingressos para os jogos do Mundial e alegou que o torcedor comum não vai ter dinheiro para assistir às partidas. “Essa não vai ser uma Copa para o brasileiros, vai ser uma copa para os turistas. Os brasileiros pagaram a conta, mas não vão poder assistir aos jogos porque não têm dinheiro para  pagar o ingresso. E esse Mundial não vai deixar nenhum legado para os brasileiros” declarou Renan.

Após passar por mais de 89 países e 12 capitais brasileiras, a taça da Copa fica exposta em João Pessoa até o fim da tarde deste domingo. O campeão mundial Jairzinho é uma das atrações do evento na capital paraibana.

G1pb

Homem é atropelado por ônibus e veículo é apedrejado em João Pessoa

Homem atropelado foi levado para o Hospital de Trauma (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ônibus foi apedrejado logo após atropelar um homem na tarde deste sábado (10) no anel externo da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa. Segundo informações do sargento Sandres, da Polícia Militar, o atropelado é um morador de rua que estava com sinais de embriaguez. A suspeita é de que ele tenha atravessado a rua sem ver que o ônibus vinha.


Depois do atropelamento, os colegas da vítima pegaram pedras e lançaram contra o onibus, ainda de acordo com o PM. “Eles tentaram linchar o motorista. Nós estavamos nas proximidades e intervimos. Evitamos o que poderia ser até uma tragédia”, explicou o sargento.

O motorista, Everaldo Davi, disse que o homem entrou na frente do ônibus quando ele estava fazendo uma curva. Ele relatou que ligou para a polícia e avisou aos passageiros que fechassem os vidros para não se ferirem. O vidro do para-brisa ficou rachado.

O morador de rua foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O motorista e os passageiros do ônibus não ficaram feridos.

G1


Começa campanha para eleição presidencial síria

Cartaz eleitoral com a assinatura do presidente Bashar al-Assad e a palavra "juntos", na capital Damasco. Campanha para eleições do dia 3 de junho começaram neste domingo (11) (Foto: Louai Beshara / AFP)
A campanha para a controversa eleição presidencial de 3 de junho começou neste domingo (11) na Síria, onde os retratos deBashar al-Assad, confiante de que será reeleito sem surpresas, estavam por toda parte.
Três candidatos disputam estas eleições. Teoricamente, trata-se da primeira eleição presidencial, já que tanto Assad, quanto seu pai, Hafez, que dirigiu o país com mão de ferro de 1970 a 2000, foram nomeados após referendos.
Estas eleições, que serão realizadas apenas nos territórios controlados pelo regime, em um país devastado por três anos de um conflito mortífero, já foram classificadas de farsa pela oposição e pelos países ocidentais.
Bashar al-Assad enfrentará o deputado ex-comunista Maher al-Hajjar, e Hassan al-Nuri, um empresário membro da oposição tolerado pelo regime.
O presidente Assad lançou sua campanha sob o slogan "Juntos", além de uma página no Facebook que já reúne 65.000 fãs, uma conta no Twitter com cerca de 1.000 seguidores e outra no Instagram.
No centro de Damasco, sob controle do regime, dezenas de cartazes e enormes bandeiras com o slogan da campanha de Assad são vistos por toda parte, e as fotos do presidente são onipresentes. "Bashar al-Assad, nossa única escolha", pode ser lido em outros cartazes dos partidos da Frente Nacional Progressista (FNP, coalizão liderada pelo Baath, no poder).
O início da campanha acontece no dia seguinte a uma importante vitória do regime na guerra, com a retomada da maior parte de Homs, terceira maior cidade do país e berço da revolta popular que se transformou em luta armada contra o regime em março de 2011.Mayada, uma dona de casa de 55 anos, moradora do bairro popular de Baramké, assegura: "É preciso que os outros compreendam que se trata do nosso país e do nosso presidente. Não queremos ninguém além dele".
Após a retirada de quase 2.000 pessoas, em sua grande maioria rebeldes, graças a um acordo inédito entre os beligerantes, o exército entrou na sexta-feira (9), pela primeira vez em dois anos, na parte antiga da cidade, depois de um cerco e de intensos bombardeios que enfraqueceram os insurgentes.
Milhares de sírios retornaram no sábado (10) e neste domingo à Cidade Velha de Homs, ex-reduto rebelde, e muitos encontraram suas casas destruídas pelos bombardeios e combates.
Em três anos, a guerra na Síria provocou mais de 150.000 mortes e deixou 2,6 milhões de refugiados, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
G1

Com obras de ampliação atrasadas, Viracopos é alvo de vistoria da Anac

Com obras de ampliação atrasadas, Aeroporto de Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é alvo de vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) (Foto: Marcello Carvalho/G1 Campinas)
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciaram na manhã deste domingo (11) uma vistoria no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para verificar quais itens do primeiro ciclo de contrato de concessão foram concluídos e questões operacionais do novo terminal de passageiros. Pelo contrato, a primeira etapa de ampliação precisaria estar operacional neste domingo, mas inspeções recentes da Anac indicaram que Viracopos não entregaria o projeto na data prevista. Na semana passada, a Aeroportos Brasil, concessionária que administra o aeroporto, também admitiu o atraso.
Os técnicos chegaram de avião no aeroporto de Campinas, se reuniram com a equipe da concessionária e iniciaram a vistoria por volta das 10h. Em caminhonetes da empresa, a equipe da Anac foi para o canteiro de obras e não falou com a imprensa. A inspeção deve durar pelo menos até segunda-feira (12). Depois disso, será produzido um relatório de fiscalização com a análise da situação de Viracopos. O descumprimento dos prazos estipulados em contrato com o governo federal em 2012 resultará em aplicação de penalidades pela Anac. A multa máxima pode chegar a R$ 170 milhões  e mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso, mas depende do que for citado no relatório.
A agência e a concessionária esclarecem que a transição das operações para o novo terminal de Campinas será feita de forma gradativa para não haver impactos operacionais durante o período da Copa do Mundo. Segundo a Aeroportos Brasil, a obra do prédio (com três píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano) está 92% concluída, dos pátios de aeronaves (com 3,5 mil m² e 37 novas posições), 97%, edifício-garagem (4 mil), 95%, adequações nas pistas de pousos e taxiamento, 100%. A Anac fala em pouco mais de 90% de conclusão das obras, de forma geral.
Obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), estão atrasadas (Foto: Marcello Carvalho/G1 Campinas)
Interdição
O píer A do novo terminal do Aeroporto de Viracopos, previsto para ser utilizado pelas seleções e autoridades durante a Copa do Mundo, teve as obras parcialmente interditadas na sexta-feira (9) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O órgão apontou excesso de atividades no mesmo ambiente e risco para os funcionários, segundo a assessoria do Ministério Público do Trabalho (MPT). O terminal tem inauguração prevista em 3 de junho e sete seleções vão utilizar Viracopos para os deslocamentos entre as cidades-sede.

Apesar de admitir "pequeno" atraso nas obras, a concessionária garantiu o uso da nova estrutura durante o Mundial. Para solicitar a desinterdição das atividades, o consórcio responsável pelas obras deve regularizar as questões apontadas pelos fiscais e formalizar o pedido de desinterdição ao Cerest. Por meio de nota, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV), disse que "todas as adequações necessárias serão imediatamente efetuadas". Ainda de acordo com as empresas responsáveis pela construção, todas as normas de segurança exigidas pelas leis são cumpridas.
Seleções
A seleção da Costa do Marfim desembarca no Brasil por Viracopos em 6 de junho, Japão no dia 7, Argélia e Rússia, 8, e Portugal, 11. A previsão é que as delegações de Nigéria e Honduras cheguem ao país por outro local. Contudo, os voos para as partidas da Copa do Mundo serão feitos pelo terminal aéreo do interior de São Paulo.

G1

Copa vai coincidir com período em que dengue costuma diminuir

Gráfico dengue Copa (Foto: Editoria de Arte/G1)
O número de casos de dengue deve cair até o início da Copa do Mundo, o que representará um risco menor para os turistas que visitarão o país, segundo apontam especialistas. O evento vai coincidir com um período em que normalmente se observa uma queda sazonal da doença. Uma projeção feita por pesquisadores da USP e de outras instituições concluiu que, no pior dos cenários, haverá 59 ocorrências de dengue entre os 600 mil visitantes que o país deve receber durante a Copa.
Um dos autores do estudo foi o infectologista Marcelo Nascimento Burattini, professor da Faculdade de Medicina da USP e da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Ele explica que a primeira etapa do cálculo foi estimar o risco de contrair dengue em cada dia de permanência no país, em cada cidade-sede. Depois, estimou-se a quantidade de estrangeiros em cada cidade, durante cada dia do mundial. Foram simuladas 32 opções de roteiro, levando em conta que um visitante pode querer acompanhar os jogos de seu time pelo país e permanecer durante mais tempo nas cidades com mais atrativos turísticos.Para se chegar a esse resultado, a projeção levou em conta a média de casos de dengue registrados nas cidades-sede no mesmo período da Copa – entre 12 de junho e 13 de julho – nos quatro anos anteriores. Além disso, considerou a estimativa do número de visitantes que o país deve receber e os possíveis roteiros escolhidos pelos turistas.
Levando em conta todas essas variáveis, o cálculo concluiu que, no pior dos cenários, haverá 59 infecções entre os 600 mil visitantes; no melhor dos cenários, haverá 3 casos. Na média, o número esperado de casos entre os estrangeiros é de 33. “Talvez a gente fique muito mais próximo do limite inferior porque assumimos que os turistas tenham o mesmo risco dos residentes”, diz Burattini. Segundo ele, os turistas podem ter hábitos que configurem um risco menor de infecção em relação aos moradores.
Em um roteiro simulado pela pesquisa em que o visitante passe 4 dias em São Paulo, 12 dias em Fortaleza (para acompanhar dois jogos), 4 dias no Distrito Federal, 8 dias em Belo Horizonte (também para acompanhar dois jogos) e 5 dias no Rio de Janeiro, o risco de contrair dengue seria de 0,0335%
O especialista afirma que o pico de casos de dengue costuma ocorrer entre a 15ª e a 20ª semana do ano. A Copa terá início na 24ª semana de 2014. Um gráfico fornecido pelo Ministério da Saúde que mostra a sazonalidade da doença ao longo dos últimos cinco anos ilustra essa dinâmica (veja gráfico acima).
Mosquito da dengue aedes egypt (Foto: USDA/AP)
Alerta
Em novembro do ano passado, o mundo passou a discutir os riscos de dengue durante a Copa do Mundo quando um artigo na revista “Nature” chamou a atenção para o problema. “A dengue pode ser um problema significante em algumas das locações dos jogos, e medidas preventivas são necessárias”, afirmou o professor de epidemiologia Simon Hay, da Universidade de Oxford, no artigo. O especialista enfatizou o risco mais alto de infecção por dengue em cidades como Fortaleza, Natal e Salvador.

Intitulado “A febre do futebol pode ser uma dose de dengue”, o artigo recomenda que turistas fiquem em acomodações com telas nas janelas e ar condicionado, que usem inseticida em ambientes internos e que vistam roupas que cubram os braços e pernas para evitar a picada do mosquitoAedes aegypti, transmissor da doença.
Sazonalidade
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, o padrão do número de casos de dengue ao longo do ano é determinado principalmente pelas condições climáticas. “O mosquito se prolifera principalmente em temperaturas médias de 28 a 30ºC, com umidade relativa alta. Coincide de janeiro a maio no Brasil”, diz Coelho.

Ele afirma que, este ano, o topo da curva de ocorrências já foi alcançado. “Agora existe uma tendência de queda. A tendência é que, até o final de maio, haja uma redução importante”, diz. Coelho observa que o país não será um ambiente isento do risco de doenças durante a Copa. “Mas do ponto de vista epidemiológico, há um risco baixíssimo”.
Até o dia 5 de abril, o país havia registrado 215.169 casos de dengue no ano. Em 2013, o número de casos chegou a 1.470.487. “O cenário que temos este ano é bem melhor do que o cenário do ano passado”, afirma o coordenador.
Coelho lembra que o Brasil tem um programa de combate à dengue em caráter permanente e que, em outubro do ano passado, todas as cidades-sede da copa já haviam apresentado planos de contingência contra a dengue. “A dengue é uma doença endêmica no Brasil e, embora a gente esteja em uma situação tranquila, os cuidados precisam ser mantidos”, diz.
G1

2ª Jornada Educativa de Várzea

No último dia 02 (sexta-feira), a Secretaria de Educação do Município de Várzea, juntamente com a direção da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo promoveram o 2º momento da Jornada Educativa de Várzea – JEVA 2014, com mais uma formação em serviço para todos os funcionários da rede municipal.
 
O evento se desenvolveu durante todo o dia e contou com uma programação bem diversificada para atender a todos os presentes.
 
Inicialmente a equipe do Programa Saúde na Escola – PSE juntamente com o Secretário de Saúde José Francisco fizeram uma abordagem sobre uma visão didática da transmissão do conhecimento da profilaxia da dengue. Em seguida, a equipe pedagógica dividida por segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e EJA I e II) trabalharam temas pertinentes à vivência didático-pedagógica dos docentes e discentes. A psicóloga Eliane Neves abordou a temática das Relações Interpessoais com o funcionalismo de apoio.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica Maria do Socorro Santos, esse momento de busca do conhecimento para o engrandecimento da educação no município têm significativa importância no calendário da educação de Várzea.
 
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Dia dedicado à realização de ultrassonografias


A Prefeitura de Várzea, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 02 de maio um dia dedicação à realização de ultrassons para a comunidade em geral.


Ao todo foram realizados 28 exames, sendo 07 obstétrica, 06 de abdome total, 02 de tireoide, 03 de próstata, 02 transvaginal, 04 mamárias e 04 pélvicas.

“A realização dessas ultrassonografias consiste em uma realização de complemento, possibilitando a melhor assistência de qualidade ao usuário do SUS, para que assim seja preciso e tenha melhor diagnóstico diante o seu processo”, comentou o Enfermeiro e Coordenador de Atenção Básica Fernando Régis.

Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Nível do Sistema Cantareira volta a cair e chega à marca dos 8,9 %

O nível acumulado no Sistema Cantareira caiu para 8,9 % neste domingo (11), segundo relatório divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Nos últimos sete dias, o reservatório perdeu 1,2 pontos percentuais de sua capacidade. Diante da falta de chuvas, o governo decidiu antecipar o uso da água que sobrou no fundo do sistema Cantareira, o chamado "volume morto".
O volume morto é um reservatório que abriga 400 milhões de metros cúbicos de água – quantidade suficiente para elevar o nível do sistema em 18,5%, segundo técnicos da Sabesp.Nesta quinta (8), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a água do volume morto do reservatório deve começar a ser utilizada pela Sabesp no dia 15 de maio. "A utilização da reserva técnica provavelmente começará no dia 15 de maio", afirmou.
O reservatório nunca foi utilizado, mas o governo estadual realizou obras para conseguir bombear a água após o nível do Sistema Cantareira atingir os menores índices da história e ficar abaixo dos 10%.
A Sabesp faz um serviço emergencial desde o dia 17 de março para retirar água do fundo dos reservatórios do Cantareira. Segundo a companhia, o "volume morto" poderá abastecer a Grande São Paulo por quatro meses. A obra está orçada em R$ 80 milhões e vai tornar útil uma reserva de 300 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas.
Conta mais cara
No dia 22 de abril, Alckmin anunciou que os moradores da Grande São Paulo abastecidos pelo Sistema Cantareira terão um acréscimo na conta de água caso aumentem o consumo. De acordo com o governador, o usuário que gastar acima da média em maio pagará 30% a mais em junho. Já os consumidores de 31 cidades atendidas pela Sabesp que conseguirem economizar 20% receberão um desconto de 30%.

Alckmin voltou a explicar que a economia de água em cidades abastecidas por outros sistemas podem contribuir para atender bairros originalmente cobertos pelo Cantareira. Segundo o governador, os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga aliviaram a situação do Cantareira. A partir de setembro, o Riacho Grande também deverá atuar nesse sentido. 
Falta de água
Moradores da Zona Norte de São Paulo dizem que fornecimento é interrompido à noite desde março. Segundo relatos, há falta de água entre o fim da tarde e o início da manhã. O fornecimento é retomado somente após 6h dos dias seguintes. Eles reclamam de não terem sido informados sobre o desligamento da água. O governo de São Paulo, entretanto, nega que clientes da Sabesp sejam afetados por racionamento.

G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...