quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto Olhar Brasil


O Projeto Olhar Brasil foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e na população com idade igual ou acima de 60 anos.

A implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.
O projeto Olhar Brasil faz parte do eixo “Acesso a Serviços” que compõe o Plano Brasil Sem Miséria. Esse projeto, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar problemas visuais na população extremamente pobre, como alunos do PRONATEC/Brasil Sem Miséria, participantes do programa Mulheres Mil e a população acima de 60 anos.

A partir da identificação das pessoas com problemas visuais, o passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos, dentre outras ações a fim de propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público-alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.

A portaria recebida pelo município está disponível para download clicando aqui . 


Fonte:http://smsvarzeapb.blogspot.com.br 

Pinto do Acordeon será homenageado no São João em João Pessoa; Confira a programação

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Cultural (Funjope), anunciou, na noite desta terça-feira (27), a programação do 'São João pra Valer 2014’. O músico paraibano Pinto do Acordeon será o grande homenageado desta edição e se apresentará no evento. Elba Ramalho, Flávio José, Luan Estilizado, Dorgival Dantas e Forró Pegado serão algumas das principais atrações que animarão o evento, que acontece de 21 a 29 de junho, no Ponto de Cem Réis e em polos descentralizados nos bairros do Valentina Figueiredo, Cristo, Tambaú e Mandacaru.

O secretário de Turismo, Bruno Farias, destacou que João Pessoa entra, em definitivo, no calendário das principais festas juninas do país, atraindo turistas do mundo inteiro em razão da qualidade do evento, de nossas belezas naturais e da proximidade com duas cidades-sedes da Copa do Mundo.

“Teremos uma festa animada, diversificada e democrática, de modo que o pessoense terá motivos de sobra para curtir os festejos juninos sem sair de casa, e os turistas terão toda razão para se deslocarem até a nossa cidade e curtirem as atrações do São João pra Valer”, ressaltou o secretário.

“A Prefeitura de João Pessoa entra no clima da festa, valorizando a cultura popular, incentivando o turismo, democratizando os estilos musicais e descentralizando a programação através dos polos juninos”, acrescentou Bruno Farias.

O Diretor Executivo da Funjope, Maurício Burity, ressaltou que “o São João é uma festa típica do nosso povo, própria da nossa terra, que exalta as tradições e preserva as raízes culturais do Nordeste”.

“Pela primeira vez, a Prefeitura está incentivando a realização do festival de quadrilhas juninas, estadual e municipal, que serão algumas das atrações. 48 quadrilhas se apresentarão de 6 a 15 de junho no Ponto de Cem Réis”, acrescentou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PONTO DE CEM RÉIS:

21/jun:Pinto do Acordeon 22H e Elba Ramalho 00h - Palco Principal

22/jun: Forró da Xeta 22H e Forro Pegado 00h - Palco Principal

23/jun Os Gonzagas 22H  e Furacão do Forró 00h - Palco Principal

24/jun Rita de Cassia 22H -  Luan Estilizado 00h -  Palco Principal

25/jun Paulo Sergio & Daniel 22H e  Dorgival Dantas 00h - Palco Principal

26/jun Petrucio Amorim 22H e Israel Novais 00h - Palco Principal

27/jun Os 3 do Xamego 22H e Cavaleiros do Forró 00h - Palco Principal

28/jun Diana Miranda 22H e 3 Desejos 00h - Palco Principal

29/jun Deijinha de Monteiro 22H e Flavio José 00h - Palco Principal


Fonte: http://www.maispatos.com/

Dona de casa sofre acidente ao tentar consertar galeria estourada

A dona de casa Joslana Batista da Silva, mais conhecida por Lana, 26 anos, casada, mãe de dois filhos, residente na Rua Sabino Viana, Bairro do Monte Castelo, em Patos, ficou ferida ao tentar consertar uma galeria danificada nas proximidades de sua residência.

O fato aconteceu nesta terça-feira, dia 27, por volta das 17:30h, quando a dona de casa resolveu remover a tampa da caixa de esgoto para tentar desobstruir a galeria que está danificada há vários dias. A tampa quebrou e um ferro da estrutura penetrou no pé da senhora Lana.
De acordo com as informações, a galeria tem causado muitos transtornos na localidade. A senhora Joslana Batista ficou cansada dos pedidos feitos a Prefeitura Municipal de Patos para fazer o conserto. Como o pedido não foi atendido, a dona de casa decidiu agir, mas se acidentou.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocou até o local do acidente. Ao analisar a situação, a equipe fez opção por pedir ajuda aos soldados do Corpo de Bombeiros, pois se fez necessário uso de equipamentos apropriados para remover o pedaço de ferro que penetrou no pé da vítima.

A comunidade se revoltou com o problema e decidiu interditar o trecho até que providências sejam tomadas de forma definitiva para solucionar o caso das galerias e da falta de calçamento. A referida rua já vem sendo palco de protestos dos moradores.

Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

João Pessoa registra três homicídios em cerca de 1 hora na noite de terça

Três pessoas foram assassinadas na noite desta terça-feira (27) em cerca de 1 hora em João Pessoa, segundo informações do delegado Paulo Josafá. Os casos aconteceram entre as 20h e 21h, nos bairros de Mandacaru, Indústrias e na Ponte do Rio Sanhauá, que liga a capital à cidade de Bayeux. Um quarto caso já havia sido registrado no bairro de Cruz das Armas, por volta das 17h45. Ainda segundo a polícia, na noite de terça-feira também foram registradas sete tentativas de homicídio.
No primeiro caso, que aconteceu no Bairro das Indústrias, a polícia encontrou o corpo de um homem, ainda sem identificação, num casebre do bairro. Os moradores não informaram à polícia se ouviram tiros, mas uma pessoa disse à polícia que a vítima havia chegado recentemente da cidade de Areia.
Outro crime foi registrado na ponte sobre o Rio Sanhauá. Segundo informações do delegado, a vítima é um homem que teria sido perseguido e assassinado no local. A companheira da vítima informou ao delegado Paulo Josafá que o esposo trabalhava vendendo celulares e crack próximo à Lagoa, no Parque Solon de Lucena.Já no bairro de Mandacaru, um ex-presidiário foi assassinado depois de uma troca de tiros entre grupos rivais, segundo o delegado Paulo Josafá. Um jovem de 24 anos também ficou ferido e foi socorrido pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, onde está internado em estado regular.
Já no bairro de Cruz das Armas, a vítima foi um jovem de 22 anos. O crime aconteceu no fim da tarde de terça-feira, depois de uma troca de tiros. O rapaz chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas morreu por volta da meia noite.
Segundo o último boletim médico do Hospital, outras cinco pessoas deram entrada na unidade médica por causa de ferimentos com armas de fogo, sendo quatro delas vindas do Bairro das Indústrias e outra da cidade Santa Rita, cujo estado de saúde é considerado grave. Entre as outras quatro vítimas, duas estão em estado regular, uma já recebeu alta e a outra também está internada em estado grave.
G1pb

PB reduz homicídios em 2012, mas é 8º estado mais violento, diz estudo

Paraíba aparece como 8º estado com o maior taxa de homicídios em 2012, segundo Mapa da Violência 2014 (Foto: Reprodução/Mapa da Violência 2014)
A Paraíba apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais CVLI de 6,2% entre os anos de 2011 e 2012, mas permaneceu entre os 10 estados da federação com o maior número de homicídio, segundoprévia do estudo Mapa da Violência 2014divulgada nesta terça-feira (27). Conforme dados da pesquisa, mesmo com a redução, a Paraíba apareceu como o 8º estado mais violento do país, com uma taxa de 40,1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Segundo o Mapa da Violência 2014, em números absolutos, os registros de CVLI foram de 1.619 ocorrências em 2011 para 1.528 no ano de 2012. O material ainda revela que de 2002 a 2010 esse tipo de crime mais que dobrou, indo de 608 casos para 1.457.
Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, a redução na taxa de homicídios se deve às ações estruturantes realizadas pelo governo, por meio de uma visão da segurança pública como uma política de Estado. O ano de 2012 foi o primeiro do programa Paraíba Unida Pela Paz, da Seds.
Ainda de acordo com o secretário, a fim de monitorar os números de assassinatos ocorridos no Estado, foi criado em 2011 o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, que conta não só os homicídios, mas outros 17 tipos penais. “A metologia de contagem é multifonte, transparente, e abrange números do Instituto de Polícia Científica e ainda da imprensa e do Sistema de Saúde. Contamos confrontos policiais e homicídios dentro do Sistema Prisional, o que outros estados não fazem, e isso nos confere reconhecimento do Ministério da Justiça sobre a credibilidade dos nossos números”, frisou Lima.“Focamos em resultados com a integração entre as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros; a compatibilização de áreas, que definiu os territórios e a responsabilidade da gestão dos órgãos operativos; e na repressão qualificada com fortalecimento da Inteligência Policial. Assim, conseguimos em 2011 desacelerar o crescimento dos CVLI e em 2012, pela primeira vez em dez anos, alcançar uma redução de 8,21%”, afirmou
O levantamento é baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que tem como fonte os atestados de óbito emitidos em todo o país. O autor do mapa, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diz que o sistema do Ministério da Saúde foi criado em 1979 e que produz dados confiáveis desde 1980. As estatísticas referentes a homicídios em 2012, portanto, são recordes dentro da série histórica do SIM.
G1pb

Adolescente é morto a tiros no Bairro São Sebastião em Patos

ppMais um homicídio registrado em Patos. Desta vez a vítima foi o adolescente Irinaldo Gomes Pereira, 15 anos, conhecido por Negão do Matadouro, filho de Pai Véi. O crime aconteceu na noite desta segunda-feira, 26/05, no Bairro São Sebastião, próximo a Praça do Bairro.
De acordo com informações do CIOP do 3° BPM, dois elementos em uma motocicleta não identificada se aproximaram da vítima, que seguia em uma POP de cor vermelha, NPX 5518 e, efetuaram vários disparos. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Negão do Matadouro foi alvejado com um tiro na cabeça e na região abdominal.
O corpo ainda está no local do crime para aguardar a perícia e o delegado de homicídios.
A Polícia Militar está no local para fazer o isolamento da área, bem como, a realização de diligências para localizar o autor dos disparos.
Com este sobe para 22 o número de homicídios praticados em Patos neste ano de 2014. 
Fonte: http://www.blogcardososilva.com.br/

Chinês leva 10 anos para construir mala motorizada que chega a 20 km/h

He Liang anda com sua mala motorizada pelas ruas de Changsha, na China (Foto: China Daily/Reuters)O chinês He Liang foi fotografado nesta quarta-feira (28) pelas ruas de Changsha, na província de Hunan, andando em sua mala motorizada.
Liang afirma levou 10 anos para modificar o objeto e transformá-lo em um veículo motorizado, capaz de alcançar velocidades de até 20 km/h.
O homem disse ainda que a mala ainda é capaz de funcionar entre 50 e 60 km de distância com uma única carga.
G1 

Veneziano participa de jantar com Dilma em Brasilia e ajusta detalhes da aliança com PT

Veneziano05Mais de 40 lideranças do PMDB, entre os quais o senador Vital Filho e o ex-prefeito Veneziano, pré-candidato ao Governo do Estado, participaram do jantar oferecido pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Jaburu, essa terça-feira (dia 27/05). No cardápio, o principal acepipe foi, obviamente, o fortalecimento da aliança do PMDB com o PT nos Estados. Ela citou a Paraíba.

Durante a conversa com Vital e Veneziano, a presidente Dilma sinalizou a importância da união dos partidos da base aliada, em torno da chapa Veneziano e Lucélio, como plataforma para oferecer um palanque forte à sua reeleição na Paraíba. Com isso, o PT deverá intensificar conversações com partidos da base aliada, como PSC, PP e até PTB para compor a coligação.

O jantar reuniu, entre outros peemedebistas, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), os ministros Edison Lobão e Garibaldi Alves, o senador José Sarney (AP), o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), e o pré-candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaff, e o pré-candidato ao governo da Paraíba, Veneziano.

Segundo o senador Valdir Raupp, presidente do PMDB, “foram convidados todos os pré-candidatos do PMDB e todos eles apoiam a chapa Dilma e Temer para a disputa presidencial deste ano. Se trata, inclusive, de uma confraternização entre os dirigentes do PMDB e a presidente Dilma. É também uma apresentação dos nossos pré-candidatos.”

Michel Temer deverá confirmado como candidato a vice-presidente, durante a convenção nacional do partido, programada para o próximo dia 10.

Fonte: Blog do Helder Moura

Aprovação de RC cresce e 56% dos paraibanos estão satisfeitos com administração


A aprovação do governador Ricardo Coutinho (PSB) cresceu mais de 8,6% em menos de um mês. O socialista, aparece com 56% de aprovação em recente pesquisa feita pelo Instituto Souza Lopes. 

56% dos paraibanos aprovam a administração de Coutinho, enquanto 37,1% desaprovam e 7% não sabem ou não opinaram.  
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95% e está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.
Fonte: http://www.paraiba.com.br/

Aluna da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia-PB está sofrendo pressão psicológica por ter publicado um vídeo na internet denunciando o roubo de uma quantia em dinheiro da referida escola

Uma aluna do 3° ano da Escola Estadual Padre jerônimo Lauwen de Santa Luzia-PB, está, de acordo com sua mãe, a senhora Aélia Lucena, sofrendo pressão psicológica da Direção da escola, pelo fato de ter publicado na internet um vídeo denunciando um roubo, de uma quantia em dinheiro (aproximadamente 300 R$), que estava dentro de um cofre, e que, por sua vez, esse cofre, guardado dentro da Diretoria da referida escola.
De acordo com os relatos de sua mãe, a senhora Aélia Lucena, eu, signatário desta matéria, também, observo, que houve, repito, de acordo com os relatos da senhora Aélia Lucena, pressão psicológica contra a aluna.
A Rede Sertão PB tentou entrar em contato com a Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen e não obteve êxito.
Iremos pessoalmente procurar a escola.
Vale ressaltar que a Direção da Escola Padre jerônimo Lauwen tem todo o direito e o espaço de, através deste canal, a Rede Sertão PB (www.sertaopb.com), se pronunciar sobre o fato.
A Rede Sertão PB também entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado, bem como, com a GEAGE (Gerente Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar).
Além disso, a Rede Sertão PB comunicou o fato, como sugestão de pauta, a alguns canais de notícias do Estado da Paraíba.
Henrique Melo - Rede Sertão PB

Fonte: http://www.sertaopb.com/

Médicos são afastados após morte de jovem atendida cinco vezes em SP

Gabriela Zafra, de 16 anos, morreu após ser atendida cinco vezes em unidades de saúde de Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/Facebook)
Os médicos que atenderam a estudante Gabriela Zafra, de 16 anos, morta com suspeita de meningite após ter sido atendida por cinco vezes em três unidades de saúde de Ribeirão Preto (SP), foram afastados das funções. A confirmação foi feita pelo secretário municipal da Saúde, Stênio Miranda, ao prestar esclarecimentos sobre a gestão e a estrutura da Saúde na cidade aos vereadores na noite de terça-feira (27). "É uma resposta à família e à população, e de cautela para os médicos", afirmou.

Miranda disse suspeitar que a causa da morte de Gabriela foi meningococcemia, infecção generalizada provocada pela mesma bactéria que causa a meningite. A jovem sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada do dia 16 de maio, dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após ter sido diagnosticada com caxumba, torcicolo, intoxicação alimentar e virose.
"Eu já achava que não era meningite. Depois, pela forma como evoluiu, como iludiu os profissionais. O diagnóstico de meningite não é difícil, existem protocolos para isso, ela se manifesta com dor de cabeça e vômitos", destacou o secretário, sem assumir que houve falha ou negligência por parte da equipe médica. "O erro que nós podemos apontar é que é preciso maior humanização no atendimento, mais solidariedade."
Investigação
A Polícia Civil, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp)investigam a morte de Gabriela. A Prefeitura de Ribeirão Preto também formou uma comissão técnica para apurar todas as condutas adotadas pelas equipes médicas que atenderam a adolescente. O secretário municipal da Saúde disse, no entanto, que não analisou os prontuários da vítima porque deseja que essa comissão tenha independência na investigação.

"Eu entendi que os documentos deveriam ficar a cargo da comissão técnica que eu nomeei, para que eles pudessem trabalhar de forma imparcial e livre, sem que pairasse qualquer suspeita de pressão da minha parte", afirmou Miranda.
O secretário declarou, ainda, que somente após a conclusão dos estudos da comissão técnica é que a pasta avaliará a possibilidade de instaurar uma sindicância sobre o caso. "Não procuramos culpados, não queremos neste momento apontar culpados, queremos rever procedimentos, atitudes e comportamentos. Se isso [a apuração] mostrar um culpado, ele será responsabilizado."
Médicos insuficientes
Na última sexta-feira (23), após um protesto de amigos e familiares de Gabriela na porta do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera (PSD)admitiu ao irmão da jovem que houve falha por parte da equipe médica que atendeu a adolescente. Dárcy determinou que fosse feita uma pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos gerentes das unidades e também para avaliar o nível de satisfação dos pacientes.

A crise na Saúde na cidade se arrasta desde o fim do ano passado. Em janeiro, funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldemar Barnsley Pessoa, no bairro Parque Ribeirão, suspenderam os atendimentos, protestando contra a falta de segurança no local. Menos de um mês depois, todos os servidores da pasta entraram em greve, depois que a redução da jornada de trabalho de 36 horas para 30 horas semanais foi suspensa pela prefeita, por 180 dias.
Questionado pelos vereadores durante 2h20 sobre a estrutura da pasta, o secretário da Saúde assumiu que não há médicos suficientes para atender à demanda de pacientes, principalmente nos casos de urgência e emergência.
"Nosso contingente não é suficiente, nunca foi para cobertura integral de todas as escalas. Tanto não é [suficiente] que todos sempre ouviram que não há médicos, tal lugar está sem plantonista, etc. Além disso, os médicos submetidos a um regime contínuo e intenso buscam com frequência desligar-se desse tipo de serviço, ou pleiteando outras vagas ou mesmo se desligando. Há uma rotatividade muito grande."
G1

Comitê anticrise quer que Sabesp reavalie retirada de água do Cantareira

 O governador de São Paulo, Geraldo   Alckmin (PSDB), acionou esta manhã as   bombas de captação do volume morto da   Represa Jaguari Jacareí, na divisa dos   municípios de Joanópolis e Piracaia,   que fazem parte do Sistema Cantareira (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
O comitê anticrise que acompanha o esvaziamento do Sistema Cantareira recomendou à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que reavalie a sua operação no sistema.
Segundo comunicado publicado na terça-feira (27) pelo grupo técnico, gerido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) de São Paulo, a Sabesp deve levar em conta um "cenário mais desfavorável" ao realizar planos de extração de água dos reservatórios.
A quantidade de água que entrou no sistema nesse ano foi 28% menor do que o mínimo registrado entre 1930 e 2013, segundo o comunicado. O pedido do comitê é que a Sabesp considere cenários ainda piores para determinar quanta água vai retirar das represas a cada mês.
Além disso, o comitê pede que o cenário seja reavaliado a cada 15 dias pela Sabesp para "garantir condições mínimas operacionais ao Sistema até 30 de novembro de 2014".A previsão atual é de retirar dos quatro principais reservatórios do Cantareira 22,2 mil litros por segundo em média até novembro. Este mês é quando acabaria o volume morto, bombeado desde o dia 15 numa tentativa de contornar a falta de água nas represas. O governo conta a próxima estação de chuvas, que começa em outubro, possa encher as represas.
A redução na retirada de água das represas do Cantareira já vem sendo adotada desde o início do ano. No dia 13 de março, a vazão captada passou de 33 metros cúbicos por segundo para 27,9 metros cúbicos por segundo, por determinação da ANA.
A Sabesp informou que os números referentes à vazão de água do Sistema Cantareira estão sendo reavaliados pela companhia e serão apresentados na próxima reunião do comitê anticrise.
Sistema Cantareira
Nesta terça-feira (28), o volume acumulado do Cantareira chegou a 25,3% após dia com 0,1 milímetro de chuva. Desse total, 18,5% vem do fundo dos reservatórios, o chamado 'volume morto', que começou a ser usado em 15 de maio.

A falta de chuvas continua sendo um fator fundamental para o desabastecimento. Em maio, a pluviosidade registrada no Sistema Cantareira foi de 37,3 mm. O esprado para o mês, no entanto, é 83,2 mm.
G1

Universitária é presa suspeita de roubo a caixas eletrônicos no ES

Universitária, Luara Viali Silva de 23 anos, é presa suspeita de roubo a caixas eletrônicos no ES (Foto: Reprodução/ Facebook)
A estudante de direito Luara Viali Silva, 23 anos, o namorado, Anderlan Michel Chagas, de 33 anos, e o cunhado, Andreivid Chagas Costa, de 23, foram presos nesta terça-feira (26) suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos.
A prisão do grupo aconteceu no bairro São Geraldo, em Cariacica, região Metropolitana de Vitória. Segundo a Polícia Civil, os três agiam em parceria com outros quatro suspeitos, que são de fora do Espírito Santo, provocando um prejuízo que ultrapassa R$ 2 milhões. Para a polícia, a quadrilha é responsável por pelo menos 13 crimes semelhantes, desde 2012. Os outros quatro suspeitos estão foragidos. Os irmãos presos não quiseram falar com a imprensa e a jovem não foi apresentada.
De acordo com levantamentos da Delegacia de Roubo a Banco do Espírito Santo, o grupo participou do arrombamento do caixa eletrônico localizado dentro de um supermercado, no bairro Jardim América, em Cariacica. O crime aconteceu na noite de domingo (25), quando foram roubados mais de R$ 80 mil.
Flagrante
A universitária, Luara Viali Silva, o namorado e o cunhado foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e associação para o crime. A estudante não foi apresentada à imprensa. Já os irmãos não quiseram dar declarações a respeito da detenção. Os dois foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana, e a jovem para o presídio feminino.

Irmãos são presos, suspeitos de arrombamento a caixa eletrônico no Espírito Santo (Foto: Marcos Fernandez/A Gazeta)
Segundo a polícia, a estudante cursa o 7º período de Direito, em uma faculdade particular de Cariacica. Ela também integrava o quadro de funcionários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), onde ocupava cargo comissionado, em função administrativa. A Sejus informou que a suspeita foi exonerada no dia 23 de abril.
Segundo a polícia, a jovem chamava a atenção dos comparsas a não conversarem ao telefone. “Ela usava o que aprendia no dia a dia do trabalho para orientar os demais. Além disso, todo o material para a prática dos crimes foram recolhidos na casa onde ela reside”, explicou o delegado.
Quadrilha age em todo o país
O trio formado pela universitária, o namorado e o cunhado trabalhava em conjunto com uma quadrilha que age em todo o Brasil. Cada integrante possuía uma função específica dentro do grupo. Segundo a polícia, os irmãos eram responsáveis em analisar o local antes da ação, dar cobertura enquanto os demais criminosos abriam o caixa e, posteriormente, fuga. Já para os outros integrantes, a função era abrir os caixas e, quando necessário, render os vigilantes.

Os quatro possuem mandados de prisão por roubo e arrombamento. Eles são do Pará, de acordo com as investigações, mas teriam praticado arrombamentos a caixas eletrônicos em todo o país.
Terminais de prefeituras são assaltadosPara a polícia o elo entre o quarteto, os irmãos e a universitária é uma outra estudante de Direito. A jovem é aluna do 9º período do curso, atua como estagiária de um fórum e não foi encontrada pela polícia. Como não havia mandado de prisão, o nome dela não será divulgado.
No Espírito Santo, quatro alvos do grupo foram caixas eletrônicos instalados dentro de prédios que sediam as prefeituras municipais, nas cidades de Anchieta, Linhares, Cariacica e Piúma.
Nesses casos, os vigilantes dos locais eram rendidos por dois integrantes da quadrilha, armados com pistolas. “Os quatro indivíduos de fora do estado ficam com cerca de 90% do ‘lucro’ do roubo. Todos possuem mandados de busca e apreensão por crimes anteriores, ou seja, são considerados foragidos. Para o restante do grupo, cabia cerca de R$ 20 mil por pessoa”, destacou o delegado Aéliston Azevedo.

Para os irmãos detidos, as parcelas de participação renderam luxo. De acordo com a polícia, um deles comprou apartamento em Itaparica e possuía um carro de luxo. Antes dos ataques aos caixas eletrônicos, há cerca de um ano, ele trabalhava como vendedor de churrasquinho. “Foi enquanto vendia os churrascos que conheceu os demais integrantes do bando”, detalhou Azevedo.As cifras levadas pelo bando desde 2012 já somam R$ 2 milhões. Por exemplo, somente em um dos arrombamentos, em Jacaraípe, na Serra, foram levados R$ 382 mil.

Na casa onde foram presos os três suspeitos, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal para abrir a estrutura dos caixas eletrônicos. Foram recolhidos maçarico, gás de acetileno, pé de cabra, alicates e demais ferramentas para a prática dos crimes.
A polícia acredita que os quatro suspeitos que estão foragidos possam ser reconhecidos por vítimas dos roubos.

'Forbes' coloca Dilma Rousseff em 4º lugar entre mulheres mais poderosas

A presidente Dilma Roussef é a quarta mulher mais poderosa do mundo, segundo lista de revista "Forbes" divulgada nesta quarta-feira (28).
A lista inclui mais duas brasileiras, a presidente da Petrobras, Graça Foster (16ª), e a modelo Gisele Bundchen (89ª).A presidente brasileira caiu duas colocações em relação a 2013, quando ficou em segundo lugar, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel - que voltou a ficar em primeiro lugar em 2014, pelo quarto ano seguido. Aos 59 anos, Merkel liderou o ranking em nove de suas 11 edições.
A segunda colocada este ano foi Janet Yellen, presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. É a primeira vez em que ela aparece na lista. Melinda Gates, que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation, ficou em quarto lugar.
Em quinto ficou Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional. Os dez primeiros lugares se completam com Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA, Mary Barra, CEO da General Motors, Michelle Obama, primeira-dama dos EUA, Sheryl Sandberg, CEO do Facebook e Virginia Rometty, CEO da IBM. 
A “Forbes” descreve Dilma como uma das mais poderosas chefes de Estado do mundo já no fim de seu primeiro mandato como presidente. A publicação cita a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, e lembra das recentes críticas feitas pela brasileira contra a espionagem praticada pelos Estados Unidos.
"Rousseff criticou os Estados Unidos durante o discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU no ano passado pela espionagem e cancelou uma visita de Estado, após informações de que a NSA interceptava seus e-mails", recorda a revista.
O ranking de 2014 da prestigiosa revista americana inclui nove chefes de Estado, entre elas a presidente argentina Cristina Kirchner (19ª) e sua colega chilena Michelle Bachelet (25ª).
Duas colombianas também aparecem na lista, a atriz Sofía Vergara (32ª) e a cantora Shakira (58ª).
Na lista há mulheres de 28 nacionalidades e 17 estreantes, lideradas pela presidente do Fed, Janet Yellen, que aparece de cara no segundo lugar.
A mais jovem é a artista Lady Gaga, de 28 anos e que aparece no 67º lugar, e a mais velha é a rainha Elizabeth II da Inglaterra (88 anos, em 35º lugar).
G1

Paralisação de rodoviários atinge quatro capitais nesta quarta

Policiais militares garantem a saída dos   ônibus da frota regular das garagens e   realizam a escolta pelas ruas de Salvador (Foto: Edson Ruiz/COOFIAV/Estadão Conteúdo)
A paralisação de rodoviários atinge quatro capitais do país na manhã desta quarta-feira (28): Rio, Salvador, São Luís e Florianópolis. A categoria reivindica reajuste salarial, benefícios e melhores condições de trabalho, como o fim da dupla jornada de motoristas que acumulam a função de cobradores.
Nas últimas paralisações – a primeira, no dia 8, e a segunda, nos dias 13 e 14 – manifestantes depredaram mais de 700 ônibus. Desta vez, até as 7h20, não havia sido registrado nenhum episódio de violência. Segundo a liderança do movimento grevista, não houve avanço nas negociações com as empresas. Os dissidentes rejeitam o acordo firmado em março entre o Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro) e o Rio Ônibus, que estabeleceu aumento de 10% no salário retroativo a abril, elevando o salário-base do motorista para cerca de R$ 1.950. Os rodoviários dissidentes pedem aumento de 40% – passariam a receber quase R$ 2,5 mil – e cesta básica de R$ 400 – era de R$ 100 e subiu para R$ 140. Outra reivindicação é o fim da dupla função, na qual motoristas também trabalham como cobradores. Segundo eles, o Sintraturb não consultou a categoria ao aceitar o acordo com as empresas, mas o sindicato nega.
Rio
Esta é a terceira paralisação dos rodoviários dissidentes no Rio, e começou nesta quarta com menor impacto que o esperado: segundo o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, 90% da frota estava nas ruas no início da manhã. Passageiros ouvidos pelo G1 na Central do Brasil enfrentavam filas e coletivos lotados, mas o número de veículos disponíveis era, de fato, muito superior ao dos outros dias de greve. O Metrô na Superfície – serviço complementar de ônibus do Metrô Rio – não estava funcionando no começo da manhã, o que prejudicava passageiros principalmente na Zona Sul.Acompanhe a situação no Rio em tempo real.

Salvador
A capital baiana amanheceu sem ônibus pelo terceiro dia seguido. A Polícia Militar reforçou a segurança dos coletivos em garagens da cidade. Até as 6h40, não havia sido registrada nenhuma ocorrência em Salvador. Escoltados pela PM, alguns veículos começaram a deixar as garagens das empresas por volta das 7h.

Há três dias, a população da capital tem recorrido ao transporte alternativo, como vans e mototáxis, e a 300 micro-ônibus que rodam nas principais avenidas. Na terça-feira (27), a Justiça bloqueou bens do Sindicato dos Rodoviários, e Salvador ficou sem um único ônibus da frota tradicional nas ruas. O julgamento do dissídio da categoria está marcado para as 10h desta quinta-feira (29). A última proposta feita aos rodoviários foi do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que ofereceu 9% de reajuste salarial e R$ 17 no ticket-alimentação, mas os rodoviários pedem 12% de aumento e jornada de 6h40, com descanso de 20 minutos. Siga a situação em tempo real.
São Luís
A capital maranhense amanheceu sem ônibus nas ruas pelo segundo dia seguido nesta quarta-feira. Não houve acordo entre patrões e empregados em reunião na noite de terça-feira. Uma nova negociação na Justiça do Trabalho deve ocorrer nesta quarta. A Prefeitura de São Luísdescartou qualquer possibilidade de reajuste nas tarifas do transporte coletivo.

Os rodoviários apresentaram uma segunda proposta às empresas, diminuindo o percentual de reajuste de 16% para 11% e mantendo os pedidos de aumento do ticket-alimentação para R$ 500 por mês, inclusão de um dependente no plano de saúde e implantação de plano odontológico. Mesmo assim, os empresários não cederam.
Florianópolis
Desde a 0h até as 8h desta quarta-feira, apenas cinco ônibus saíram das garagens das empresas de transporte coletivo na Grande Florianópolis. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), Antônio Carlos Martins, as nove empresas da região e os 5 mil funcionários aderiram à paralisação.

A principal reivindicação da categoria é evitar uma possível demissão de 350 cobradores, em decorrência da automatização das catracas. A prefeitura nega que haverá demissão de trabalhadores do sistema. Nesta manhã, foram colocadas 200 vans nas ruas para fazer o transporte da população na capital catarinense. Até as 8h, o movimento era tranquilo na cidade.Acompanhe a situação em tempo real.
Greve de metroviários aprovada em SP
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo – que representa funcionários do Metrô nas linhas 1, 2, 3 e 5 da capital paulista – aprovou greve em assembleia realizada na terça-feira. A paralisação está prevista para a quinta-feira da semana que vem, dia 5 de junho.

Antes disso, porém, a categoria tentará uma conciliação na Justiça do Trabalho e fará uma assembleia, ambas no dia 4, e poderá trocar a greve por catraca livre (fazer com que os passageiros usem o transporte sem pagar). O sindicato pede 35,47% de reajuste (7,95% de inflação mais 25,5% de aumento real), elevação de 13,25% para o vale-refeição, vale-alimentação de R$ 379,80 (atualmente é de R$ 247,69), plano de carreira, Metrus Saúde para aposentados, reposição do quadro de funcionários e PR (participação nos resultados) igualitária. De acordo com os metroviários, após cinco reuniões de negociação dizendo não às reivindicações da categoria, a empresa ofereceu apenas 5,20% de reajuste.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...