sábado, 31 de maio de 2014

Hipopótamo posa para foto durante mergulho em aquário nos EUA

Audrey Bruben, de 9 anos de idade, aparece ao lado de 'Genny', um hipopótamo de 1,8 tonelada que 'posou' para a foto durante uma exibição em um aquário em Nova Jérsei, nos EUA (Foto: Mel Evans/AP)
A menina Audrey Bruben, de 9 anos de idade, foi fotografada ao lado de Genny, um hipopótamo de 1,8 tonelada no Adventure Aquarium em Camden, no estado de Nova Jérsei (EUA).

O animal foi visto durante a exibição "Hippo Gaven", que reúne diversos bichos da espécie.
G1

Revisão do Código de Obras em SP restringe fiscalização da Prefeitura

Contrução de edifício em São Paulo (Foto: Caio Prestes/G1)
Após mais de 20 anos em vigor, o Código de Obras e Edificações (COE) da cidade de São Paulo irá passar por uma revisão que restringirá as atividades do poder público. O código é uma lei que norteia as regras gerais e específicas que devem ser seguidas em projetos, pedidos de licenciamento, execução, manutenção e utilização das obras e edificações no limite dos imóveis.
O novo código promete ir muito além do que uma simples revisão de um texto desatualizado e pretende mudar padrões estabelecidos até o momento no mercado da construção civil, que determinam que a administração municipal deva ter ciência dos mínimos detalhes de cada empreendimento. Com isso, a Prefeitura de São Paulo visa reduzir a burocracia e restringir seu trabalho.

“O código vai ao caminho da responsabilização do profissional, de funcionários e da Prefeitura, o que cada um deles tem que fazer. Essa é nossa proposta, vai dizer o que a Prefeitura vai analisar, o que nós vamos olhar. E o que nós não formos olhar vai ficar na responsabilidade do profissional que vai assinar um termo sabendo que aquilo é responsabilidade dele”, afirmou a Secretaria de Licenciamento Paula Maria Motta Lara.A minuta do projeto será entregue ao prefeito Fernando Haddad (PT) até o fim do mês de junho. Profissionais ligados ao mercado imobiliário e ao projeto estão trabalhando em conjunto para definir os últimos detalhes.

A atualização da lei pretende focar o trabalho exercido pela administração pública nos quesitos que realmente interferem no zoneamento da região e segurança dos condôminos.
Dentre os detalhes que passarão a ser observados de forma mais rigorosa estão a avaliação do uso e ocupação do solo para verificar se a Lei de Zoneamento permite a construção desejada na área indicada, o potencial construtivo da área, se a distância entre o afastamento da construção para edificações vizinhas está correta, se a região é um polo gerador de tráfego e possui parecer da Secretaria de Transportes, por exemplo.
“Espero nunca mais ver um 'comunique-se' mandando a altura do peitoril, do mezanino do térreo do apartamento”, brincou a secretária, referindo-se aos documentos de comunicação emitidos pela Prefeitura aos interessados para solicitar novos documentos ou pedir alguma correção nos documentos já entregues.
Segundo ela, detalhes como a espessura do cabo do elevador era um dos itens observados que se tornará obsoleto com a publicação da lei. “Talvez isso fosse o máximo dessa cultura de controle ao extremo que nós temos. Os técnicos do Segur, antigo Contru, analisavam o projeto do elevador, se os cabos do elevador têm o dimensionamento correto, isso não compete à Prefeitura, isso é um problema do empreendedor, do profissional responsável pela obra”, destacou.
De acordo com Paula Motta, medidas de segurança como trajetos e distância das escadas, serão observados de forma esquemática. No entanto, os responsáveis pela obra deverão seguir as regras estabelecidas, já que a Prefeitura não fará análise prévia in loco.
“O que o governo está apostando no processo de informatização, junto com o novo Plano Diretor. (A meta) da revisão com o Código de Obras e Edificações é mudar essa cultura de análise de detalhe de projeto interno da edificação que não interessa ao poder público. Ninguém precisa saber como vai ser a divisão do apartamento. Eu preciso saber das implicações daquele prédio no espaço urbano, o impacto que provoca no trânsito, qual o espaçamento que ele deve manter dos vizinhos, se as faixas de iluminação e ventilação estão sendo atendidas”, afirmou.
Mudanças
Para introduzir as mudanças acima citadas, a Prefeitura de São Paulo realizou no mês passado a alteração de um decreto que visa simplificar e agilizar os procedimentos administrativos para o licenciamento de obras e edificações na cidade.

Entre as mudanças, estão incluídas especificações a respeito de implantação de estande de vendas e modificações para emissão de alvarás de demolição e de elevadores. As mudanças foram sugeridas após reuniões realizadas nos últimos meses entre o prefeito Fernando Haddad (PT) e representantes da Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc), que representa as empresas do setor.
O alvará de autorização para a instalação do estande de vendas passa a ser expedido no prazo máximo de 15 dias. Após esse período, a obra poderá ser iniciada e a responsabilidade sobre eventuais adequações às leis municipais será de responsabilidade do proprietário ou responsáveis pela obra.
Para o alvará de execução de demolição total, não será mais necessária a comprovação da regularidade do imóvel, desde que o mesmo não seja tombado, ou seja, classificado em áreas conhecidas como Zonas Especiais de Preservação Cultural , conforme era exigido anteriormente.
Outra medida nova é que a instalação de elevadores e aparelhos de transporte similares passa a ser licenciada conjuntamente com a emissão do Alvará de Execução da edificação. O objetivo é reduzir de 180 para 30 dias o período das liberações.
G1

Avião com 49 pessoas faz pouso de emergência em aeroporto de Manaus

Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Um avião da empresa Total com 49 pessoas fez um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (30), no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido como "Eduardinho", em Manaus. O voo saiu da Província Petrolífera de Urucu, em Coari, onde colidiu com um animal na pista.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve que ficar sobrevoando Manaus para queimar combustível e assim diminuir o risco de acidente. Na pista de pouso, foi montada uma operação envolvendo também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto conseguiu fazer o pouso com o pneu furado, e ninguém ficou ferido.De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trem de pouso da aeronave apresentou defeito após um animal invadir a pista do aeroporto e atingir o avião. Quatro tripulantes e 45 passageiros estavam a bordo.
Assustados, passageiros comemoraram com alívio o pouso em segurança (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Ainda assustados, alguns passageiros desembarcaram aliviados no aeroporto. O auxiliar de serviços gerais Antônio Jorge, de 28 anos, conta que restos do animal foram parar na janela onde ele estava. "Quando o avião levantou voo deu pra ver um pouco de sangue e alguns pedaços do bicho que espirraram bem na janela onde eu estava. Mais tarde a gente recebeu a mensagem do piloto explicando o que tinha acontecido e quais seriam os procedimentos para o pouso", disse aoG1.
Os passageiros relataram ainda que não há cerca na pista do terminal em Urucu, o que facilita o acesso de animais. Para o operador Peterson Coelho, de 25 anos, a tranquilidade que o piloto passou para os passageiros foi importante. "Ele resolveu tudo com tranquilidade e pousou numa boa. Ele disse para nós mantermos a calma e seguirmos as instruções da cabine, e graças a Deus terminou tudo bem", contou.
A Infraero interditou o Terminal 2, que opera voos para o interior do estado, para efetuar a retirada do avião da pista. Não há previsão para liberação de pousos e decolagens no local. Os voos para outras regiões seguem normalmente.
G1

Incêndio é controlado no prédio do Tribunal de Justiça em Porto Alegre

Parte de prédio incendiou nesta manhã em Porto Alegre (Foto: João Manuel Nobre/Arquivo Pessoal)
Após pouco mais de meia hora, o Corpo de Bombeiros controlou o incêndio no prédio do Tribunal de Justiça gaúcho, na região central de Porto Alegre. As chamas iniciaram no fim da manhã deste sábado (31) quando técnicos trabalhavam no local onde fica a central de ar condicionados.
De acordo com vice-presidente do órgão, e responsável pela administração, Francisco José Moesch, a Polícia Civil realizará uma perícia durante a tarde para saber a causa das chamas.
"Ainda não sabemos o que causou o início do incêndio. São coisas que podem acontecer. O prédio estava funcionando no momento", afirmou aoG1 Moesch.
De acordo com o vice-presidente, o local funcionará normalmente na segunda-feira (2). "Talvez alguma parte não tenha ar condicionado, mas vai abrir", disse. Pelo menos 3,5 mil pessoas transitam no local diariamente. A área que incendiou não tem ligação com o prédio do órgão.
Uma empresa terceirizada fazia a manutenção dos equipamentos, por volta das 11h, quando o fogo iniciou em uma torre de resfriamento. Os técnicos conseguiram sair a tempo e ninguém se feriu.
Corpo de Bombeiros chegou ao local minutos após início das chamas (Foto: Gabriel Galli/G1)
"A gente trabalhou na contenção do incêndio. Nós visualizamos a fumaça e nos deslocamos rapidamente. Foi um pequeno incêndio, de baixa proporções na torre de resfriamento", explicou o sargento do Corpo de Bombeiros Everton da Silva. Segundo ele, o local tinha material elétrico, plástico e outros elementos inflamáveis.
O local abriga as câmaras criminais e civeis, o Tribunal Pleno, e onde os desembargadores julgam os recursos de todos os processos do estado. É ali também onde está toda a administração da Justiça gaúcha, os desembargadores e a Corregedoria.
G1

Grupo protesta no Centro de SP para cobrar reforma política no Brasil

Protesto reuniu manifestantes no Centro de São Paulo que cobraram mudanças políticas no país (Foto: Paula Paiva / G1)
Pessoas ligadas a movimentos populares protestam na manhã deste sábado (31) no Centro de São Paulo para cobrar uma reforma política no Brasil. De acordo com a Polícia Militar (PM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o ato foi pacífico e reuniu entre 600 a 800 pessoas.

Os organizadores do evento contestaram esses dados e falaram que 6 mil participaram da manifestação. Os manifestantes se reuniram por volta das 9h na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal, e seguiram para a Praça da Sé, onde o ato foi encerrado. Durante a passeata, eles também bloqueavam a Rua Coronel Xavier de Toledo. Não havia registros policiais.

Por causa do ato, a CET recomendou aos motoristas que evitassem circular pela região central da cidade. Agentes de trânsito estavam na região orientando os motoristas.

Apesar de a PM e a CET informarem à equipe de reportagem que o ato é contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, Bonfim negou isso. A principal reivindicação da CMP, segundo ele, é pedir o fim do financiamento privado nas eleições. “Estamos nos mobilizando por uma nova Constituinte e pela Reforma Política”.Procurado nesta manhã pelo G1, Raimundo Bonfim, coordenador geral da Central de Movimentos Populares (CMP), que convocou a manifestação pela internet, informou que 6 mil pessoas participariam do ato.“Caminharemos pelas ruas em ato que se encerrará na Praça da Sé, por volta das 12h”.
Outros temas da pauta da CMP são: "maior agilidade nas reformas agrária e urbana, aperfeiçoamentos nas políticas públicas nas áreas da saúde, educação, transportes, mobilidade urbana e efetiva representação das mulheres, negros e juventude nas instâncias políticas do país."
Segundo a CMP, outros atos foram realizados em Osasco, Sorocaba e Sao José dos Campos. "O ato é pela defesa de uma constituinte exclusiva, para realizar a reforma politica do país e, principalmente, impedir o financiamento privado de políticos e aperfeiçoar os instrumentos de participação direta".

Movimentos de moradia, como a Frente de Luta por Moradia (FLM), também estiveram presentes no ato.

G1

Mais 2 policiais são presos suspeitos na morte de adolescentes na Índia

Moradores da vila de Katra se reúnem nesta quarta-feira (28) ao redor dos corpos das duas garotas estupradas e mortas. (Foto: Associated Press)
A polícia confirmou neste sábado (31) a prisão de dois homens que estariam envolvidos no estupro e enforcamento de duas adolescentes da casta considerada de intocáveis, os dalits, no norte daÍndia. Até agora, cinco suspeitos foram detidos e outros dois continuam foragidos.

O superintendente da polícia local, Atul Kumar Saxena, disse à agência indiana "PTI" que as prisões ocorreram durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, no horário local. Ainda segundo o oficial, assim como os outros suspeitos que já haviam sido detidos, a dupla presa é da casta Yadav.
As duas adolescentes dalits, de 14 e 15 anos, apareceram enforcadas na última quarta-feira (28) na cidade de Katra, no Estado de Uttar Pradesh.Essa casta baixa está acima dos intocáveis, grupo social que ocupa o último lugar no sistema de castas.

Os policiais chamados Sarvesh e Chhatrapal foram suspensos e detidos por "conspiração criminosa" ao negar ajuda aos familiares das vítimas, que na noite de terça-feira (27) tinham descoberto que as adolescentes estavam presas em uma casa da cidade.

"Chhatrapal nos disse que não registraria queixa nenhuma e que fôssemos embora. Disseram que nos matariam se insistíssemos em registrar uma ocorrência", contou ao jornal local "Indian Express" um dos irmãos das adolescentes.

As jovens tinham sido raptadas por um terceiro policial, Awadhesh, e dois de seus irmãos – Pappu e Urvesh –, que foram presos e acusados de assassinato e estupro. "O papel da polícia em todo o caso é suspeito. Se os policiais tivessem atuado a tempo as meninas estariam vivas. Estavam conluiados com os acusados", acusou o pai de uma das vítimas ao "PTI".


"Somos tão pobres que não esperamos que se faça justiça. A polícia nos pressionou para que mudemos nossas declarações sobre o crime", disse ao canal local "NDTV" um vizinho de uma das vítimas.

A família das adolescentes pediu uma investigação independente, por não confiarem no chefe do governo regional, Akhilesh Yadav, que pertence à mesma casta dos acusados.
Akhilesh, por sua vez, ordenou que se faça um "julgamento rápido" contra todos os detidos e que os parentes das vítimas sejam protegidos e indenizados com 500 mil rúpias (quase US$ 15 mil).
Segundo o "Indian Express", os altos comandantes da polícia de Uttar Pradesh admitiram a "grave negligência" no caso.
G1

Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços

Infográfico cigarro x coração (Foto: G1)
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.

A regulamentação da lei antifumo será publicada nesta segunda-feira (2) no "Diário Oficial da União" e as regras passarão a valer em até seis meses.

Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.

A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada.
Conforme a lei, fica proibido o fumo em locais fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos. Veja a lista de locais proibidos e liberados no fim do texto.
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o ponto principal da regulamentação é a definição de quais são os locais onde não poderá haver consumo e venda de tabaco. As regras preveem que as pessoas não poderão fumar em lugares públicos ou privados (acessíveis ao público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos. Em varandas de restaurante com toldo, por exemplo, não será permitido o fumo, bem como na área coberta de pontos de ônibus. As normas também valem para narguilés ou qualquer tipo de fumígeno, mas não abrangem cigarros eletrônicos, pois, segundo Chioro, eles não são legais no Brasil.

"É importante deixar claro que toda e qualquer propaganda de tabaco no Brasil, em relação a todos os produtos fumígenos, está proibida. Tudo em termos de propaganda sobre o que é fumável e legal no nosso país está proibido", disse Chioro.

Propaganda e embalagens
De acordo com as regras, qualquer propaganda de cigarro será proibida. Segundo Chioro, com a proibição de qualquer propaganda, inclusive em "displays" (painéis para anúncios), como ocorre hoje. A única forma de exibição dos maços deverá ser em locais de venda, mas, ainda assim, com 20% do espaço ocupado pela mensagem de alerta.

A partir de agora, 100% da face de trás da embalagem e uma das faces laterais terão que ter imagem e mensagem sobre os problemas relacionados ao fumo. A partir de janeiro de 2016, na parte frontal da embalagem, 30% do espaço será destinado a mensagens de alerta. Atualmente, este tipo de mensagem só é estampada na parte de trás dos maços de cigarro.

Fiscalização e punição
Os estabelecimentos que desrespeitarem as regras poderão receber advertência, multa, ser interditados e ter a autorização de funcionamento cancelada. As multas irão variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a infração. As vigilâncias sanitárias dos estados serão responsáveis pela fiscalização.

Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, a pessoa que estiver em um restaurante e se incomodar com o fato de alguém fumar deverá, primeiro, pedir ao estabelecimento que tome providências. Caso o responsável pelo restaurante se negue, a orientação é que a pessoa, então, denuncie o caso à Vigilância Sanitária.

Consumo e riscos
Pesquisa divulgada neste sábado pelo Ministério da Saúde diz que 11,3% dos adultos que vivem nas capitais do Brasil fumam. Em 2006, o índice era de 15,7%. Os homens são os que mais fumam, com índice de 14,4%. O percentual entre as mulheres é de 8,6%. Os fumantes passivos têm 30% a mais de chance de ter complicações respiratórias.

No ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 1,4 milhão de diárias por internação relacionada ao tabagismo, ao custo de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos. A estimativa do governo é que neste ano sejam registrados 16,4 mil novos casos de câncer de pulmão.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou durante entrevista coletiva neste sábado que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes no Brasil por ano. Além disso, está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão; 85% das mortes por bronquite; 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio; 25% das doenças vasculares e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer.
Entenda os males do cigarro
Segundo especialistas, o cigarro está associado a 26% das mortes por todos os tipos de câncer. No caso de tumores no pulmão, esse índice aumenta para 84%. Além desta doença, o cigarro pode causar alterações na voz, principalmente das mulheres, que podem adquirir uma voz grossa e totalmente diferente por infecção nas cordas vocais.

Em apenas um dia sem fumar, já é possível ter benefícios para a saúde, segundo a cardiologista Jaqueline Issa. É preciso ainda prestar atenção em outros sintomas de problemas na garganta, como dor, dificuldade para engolir ou respirar e sensação de caroço na região.
Segundo os médicos, o cigarro pode também afetar a tireoide, causando hipotireoidismo e levando ao ganho de peso, especialmente na região abdominal. Mulheres fumantes com mais de 50 anos, por exemplo, têm entre 3 a 4 vezes mais chances de ter hipotireoidismo do que a população em geral.
Fora a alteração na voz e a rouquidão, o cigarro pode ainda causar também perda óssea nos dentes. Isso acontece porque a nicotina e outros componentes agridem a gengiva e a raiz.
Veja os locais proibidos e os liberados:

ONDE NÃO PODE

- bares
- restaurantes
- escolas
- cultos religiosos
- ambiente de trabalho
- veículos de transporte coletivo
- táxis

ONDE PODE

- casa
- áreas ao ar livre
- estádios de futebol
- cultos religiosos (caso faça parte do ritual)
- tabacarias
- vias públicas
- locais de filmagem (quando necessário à obra)

G1

Simulação de atentado mobiliza forças de segurança no Metrô Rio

Treinamento para a Copa do Mundo fechou duas estações do metrô neste sábado no Rio (Foto: Marcio Cassol/ Futura Press)
As estações do Metrô Rio Cidade Nova e Estácio foram fechadas na manhã deste sábado (31) para o primeiro grande treinamento de segurança para a Copa do Mundo. Homens do Exército, Marinha, polícias Civil e Militar foram mobilizados na simulação de uma ação violenta no metrô. Na Cidade Nova, a simulação foi de explosão de um artefato radiológico.

A simulação buscou apresentar uma ação com características de violência extrema. Uma tenda de descontaminação foi armada na estação para treinamento do socorro de passageiros do metrô. Militares do Corpo de Bombeiros usaram roupas especiais para evitar a contaminação por material radioativo.

O treinamento faz parte da preparação dos órgãos de segurança para o esquema especial da Copa do Mundo no Rio.

PM apresenta esquema especial

A Polícia Militar do Rio fez uma demonstração, na manhã desta sexta-feira (30), do policiamento que será empregado durante a Copa do Mundo. Helicópteros, quadriciclos, lanchas, cavalos, bicicletas e cães da corporação foram exibidos no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade.

Por conta do esquema de segurança reforçado, os policiais tiveram as férias suspensas por dois meses e os que estavam de repouso foram convocados para o serviço, com o pagamento de regime adicional de serviço.
Participaram da apresentação agentes de oito batalhões convencionais, além de unidades como o Batalhão de Choque. Desde o dia 23, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, funciona 24h por dia, com representantes de 39 instituições, como Forças Armadas e Bombeiros.
JMJ e Copa das Confederações
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) já esteve em operação durante a Jornada Mundial da Juventude e na Copa das Confederações. Ele ocupa o terceiro andar do CICC. Lá, um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED, exibe mapas e as principais imagens da cidade em tempo real. Poderão ser acompanhadas a movimentação dos torcedores dentro e fora do estádio, o deslocamento das delegações pela cidade e as áreas de eventos.

G1

Governo do Estado inaugura adutora que vai levar água tratada para mais de 90 mil pessoas no Brejo

Mais de 90 mil pessoas dos municípios de Guarabira, Araçagi, Cuitegi e Pilõezinhos estão sendo beneficiadas com a água tratada chegando em suas casas. O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (30), o sistema adutor Araçagi-Guarabira, que garantirá água para os quatro municípios nos próximos 25 anos e o sistema de esgotamento sanitário dos bairros de Osmar de Aquino, Clóvis Bezerra e parte de Areia Branca, em Guarabira. Foram investidos R$ 20,5 milhões. 
O governador Ricardo Coutinho disse que essa é uma obra estruturante, pois garante água tratada pelos próximos 25 anos para quatro municípios importantes do Brejo. "O governo priorizou essa obra para garantir água tratada e de qualidade para que o Brejo possa crescer e se desenvolver com a segurança de que não vai faltar água", completou.            
O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, afirmou que a adutora tem 27 km e uma capacidade de transportar até 160 litros por segundo. "Todas essas cidades convivem com problemas no abastecimento, como Guarabira, que em suas partes altas e acidentadas, em determinados períodos do dia, a água não consegue mais atender à população", comentou. 
Deusdete acrescentou que essa é uma barragem de grande  porte, com 63 milhões de metros, e que hoje está com 99% da capacidade e que tem uma vazão para resolver o problema da água nessa região. Ele acrescentou  que num segundo momento servirá para atender as adutoras de Itapororoca, Mamanguape e Rio Tinto.       
O prefeito de Araçagi, Didi de Braz, falou da emoção  de ver a água chegando à cidade. “Só quem sabe é quem convivia com cinco, oito dias ininterruptos sem água e agora vê a água jorrando de suas torneiras”, disse.  Didi lembrou que lutou pela construção barragem de Araçagi e pela adutora e o povo só tem a celebrar essa conquista.  "A água que chega a Araçagi é tratada e temos a certeza que nos próximos anos não vai faltar água no nosso município", afirmou.   
Em Guarabira - O Governo do Estado também inaugurou o esgotamento sanitário dos bairros de Osmar de Aquino, Clóvis Bezerra e Areia Branca no valor de R$ 1,4 milhão. As obras integram os 11,5 km de rede coletora no valor de R$ 10,4 milhões que garantirá o saneamento básico de vários bairros de Guarabira 
O motorista Marcos Pontes, de Guarabira, disse que no bairro do Nordeste, onde mora, já passou por 30 dias sem água. "Imagine um sofrimento de um pai e uma mãe em não ter água para colocar no feijão durante 1 mês. Água é vida e a gente esperou muito por essa água que vem hoje pela adutora de Araçagi", completou.
Secom-pb
Fonte: http://www.patosonline.com/

Quixabrega atrai multidão para Quixaba

Depois de dois anos impossibilitado de acontecer devido a forte estiagem que castigou o Sertão, a cidade de Quixaba volta a receber milhares de bregueiros de diversas localidades da região, todos num único objetivo, festejar o Quixabrega, na sua quarta edição.
A noite de clima agradável, infraestrutura que satisfez as necessidades dos visitantes, com cinco estacionamentos, praça da alimentação, baterias de banheiros químicos e shows que levantaram o público, que pode dançar e cantar ao som da Banda The Rossi, formada por músicos que acompanharam o rei do brega Reginaldo Rossi por muitos anos. A banda homenageou Rossi em vários momentos, como também o cantor da terra, Paulo Rossi, subiu ao placo e relembrou alguns sucessos marcantes do pernambucano falecido ano passado.
A segunda atração da noite foi o pistoleiro do amor, José Orlando, e para finalizar a programação da primeira noite de festa, Vicente Nery e Banda, show que foi até às 4h da manha de hoje. Uma apresentação que chamou atenção pela interatividade com os bregueiros.
Durante todo o período da festa a PRF esteve controlando o tráfego de veículos que passava pelo entroncamento da BR 230 com a PB 228. Equipes do policiamento da PPTram do II BPM estiveram a postos próximo à entrada da cidade de Quixaba. Cerca de dez viaturas, pessoal da Rotam, seguranças particulares garantiram a tranquilidade do evento nesta sexta para sábado. A Prefeitura vem orientando as pessoas para que evitem o álcool antes de dirigir.
Neste sábado 31 a expectativa é de um público superior ao de ontem, quando se apresentarão nomes como Fernando Mendes, Gilliard e Paulo Rossi, além de Raphael Marrone. A programação tem início no período da tarde, a partir das 14h, com a Tenda Mix, que terá apresentação de Forró do Dono e Pagaboys.
O anfitrião da festa, prefeito Julio Cesar, disse que o Quixabrega é uma festa que vem se tornando tradição, referência para o turismo de eventos, mesmo que esta seja apenas sua quarta edição, mas que ganhou respaldo popular, uma prova é a multidão que literalmente invade a cidade para se divertir. “O Quixabrega ganhou grande dimensão despertando o interesse da mídia estadual e de estados vizinhos, de empresas interessadas em associar suas marcas ao evento, que traz à cidade importantes representantes da MPB. O público tem respondido à altura, uma demonstração que estamos fazendo a coisa certa e aprimorando cada vez mais”, destacou. 
Fonte: http://www.patosonline.com/

Artista Patoense e banda oficial de Reginaldo Rossi farão homenagem ao Rei do Brega nesta sexta no Quixabrega

O cantor Paulo Rossi, fará nesta sexta-feira, (30), na abertura do Quixabrega, uma homenagem ao saudoso Rei do Brega, Reiginaldo Rossi.
Paulo Rossi compôs uma música em homenagem ao Rei e se apresentará junto com a banda oficial de Reginaldo, The Rossi. O tributo "Mulheres, raposa e uvas", foi feita por Paulo ano passado e na composição, o músico destaca vários sucessos do Rei. A música já percorreu todo país e já é reproduzida por artistas do gênero.
Paulo Fernandes Moura da Silva é natural de Recife-PE, mas reside em Patos há mais de 20 anos. Há mais de 15, é conselheiro e delegado da Ordem dos Músicos de Patos e Região, onde defende a classe e fiscaliza o exercício da profissão.
Com mais de 30 composições próprias, Paulo Rossi já gravou 20 cds, onde cantou ao lado de artistas como Reginaldo Rossi, Baltazar, Paulo César, Carlos André, Giliard, entre outros.
No ano de 2008, o músico recebeu da Câmara Municipal de Patos um Título de Cidadão Patoense. A propositura foi do ex-vereador Orlando Xavier.
O músico se apresenta em vários eventos de música popular da região e é atração garantida desde a 1ª edição do Quixabrega.
Segundo Paulo, a música preferida e mais pedida pelo público é "Doutor da Sacanagem": "Todas as músicas fazem sucesso nos shows, mas o "Doutor da Sacanagem" é sem dúvida a preferida, e sempre está presente nos barzinhos da cidade e já foi gravada inclusive em vários estilos, como samba, pagode e até o arrocha, e isso para mim, enquanto artista, é muito gratificante", disse. 
O artista acredita que a morte de Reginaldo Rossi foi uma grande perda para a música brasileira: "Perdemos um grande representante da música popular, mas embora não o tenhamos mais em nosso meio, ainda temos grandes artistas, pois apesar do estilo ser denominado de brega, a música faz parte da vida de todos nos e está presente em tudo", enfatizou. 
Paulo Rossi tem um tem um canal de música com suas composições no Palco MP3 e atualmente já ultrapassou os 43 mil acessos. 
O cantor fará o tributo nesta sexta com a Banda The Rossi e amanhã, sábado, (31), é uma das atrações do Quixabrega 2014.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Patoense morre em acidente após sair do Quixabrega


Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã deste sábado, na PB 228 que liga Quixaba a Salgadinho.


A vítima Eron Trindade Araújo Vasconcelos, de 33 anos, tombou o veículo na PB 228, que liga Quixaba à Salgadinho.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima tinha saído Quixabrega, evento popular que teve início nesta sexta-feira, (30) na cidade de Quixaba. Eron tinha saído da festa sozinho e resolveu voltar.

Bem próximo à entrada da cidade, por volta das 5h30 desta manhã, a vítima perdeu o controle do veículo, tombou o carro e desceu em uma vala no acostamento. 

A PM chegou a medir 36 metros de frenagem. Após sair da estrada, o veículo ainda andou cerca de 30 metros.

O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado e conduziu a vítima para o Hospital Regional de Patos, porém, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

Eron era residente no bairro Salgadinho, casado e pai de dois filhos.

Fonte: maispatos.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...