quinta-feira, 12 de junho de 2014

Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol 2014 começa nesta quinta-feira (12) e os turistas nacionais e internacionais poderão conhecer e ainda levar para casa a riqueza e peculiaridade do artesanato produzido na Paraíba. Isso será possível devido as exposições do projeto “Vitrines Culturais”, do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), nas cidades-sede do evento. 
O Programa de Artesanato da Paraíba viu a oportunidade de promover e comercializar os produtos artesanais nestes locais de grande fluxo turísticos como em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os trabalhos são originários de artesãos individuais, cooperativas, associações e grupos familiares que trabalham com as mais diversas tipologias, como: madeira, cerâmica, fios, brinquedo popular, algodão colorido e outros.
“São peças genuinamente paraibanas com boa qualidade, criatividade e representatividade da cultura paraibana. Temos trabalhos de mais de 30 artesãos em todos estes espaços”, explicou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa. Segunda ela, ainda neste mês outros artesãos irão participar da Renda-se em Brasília (11 a 16 de junho), Fenearte em Recife (2 à 12 de julho), Craft Design em São Paulo e da Feira de Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). 
Os trabalhos que ficarão expostos participaram de uma seleção ocorrida em abril, sendo 60 mil peças escolhidas. Elas possuem a missão de divulgar a diversidade do artesanato do Brasil. Para participar, o artesão deveria possuir cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). 
As peças selecionadas ficarão expostas em lojas nos locais de exibição pública oficial (FIFA Fan Fest) e em espaços culturais nas cidade-sede. As vitrines culturais vão funcionar durante todo o período da Copa, no período de 12 de junho à 13 de julho.
Salão de Artesanato da Paraíba – Com o tema “Da terra, a nossa arte”, a 20º edição do Salão de Artesanato da Paraíba será aberto oficialmente neste sábado (14), às 18h, em Campina Grande. Atrativo cultural no mês do Maior São João do Mundo, o evento este ano ganhou um novo espaço localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, 95 - antiga Ourovel, no bairro do Catolé. Ficarão expostos até o dia 6 de julho o trabalho produzido por 3.700 artesãos dos mais diversos municípios paraibanos. De 15 a 29 de junho o horário de funcionamento será das 11h às 22h. Já de 30 a 6 de julho ficará aberto das 15h às 22h. 
Para mais informações entrar em contato com o PAP através dos telefones 3222-8425 ou 8893, pelo e-mailartesanato_pb@yahoo.com.br ou ainda pelo site www.artesanato.pb.gov.br 
Confira os endereços do Projeto Vitrines Culturais:
Belo Horizonte (MG)
12 de junho - Expominas 
Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira



Manaus (AM)

12 de junho - Paço da Liberdade 
Rua Gabriel Salgado, s/nº - Praça Dom Pedro II – Centro 


Rio de Janeiro (RJ)

12 de junho - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas 
Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza


São Paulo (SP)
12 de junho - Vale do Anhangabaú Parque Anhangabaú, s/n - Centro

Recife (PE)
15 de junho - Representação Regional do MinC 
Rua do Bom Jesus, 227/237 - Bairro do Recife


Porto Alegre (RS)
16 de junho - Usina do Gasômetro 
Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro 


Salvador (BA)

17 de junho - Biblioteca Pública do Estado da Bahia Rua General Labatut, 27 – Barris 
Secom-pb
Fonte: http://www.patosonline.com/

Exclusivo: Bandidos explodem mais uma agencia do Bradesco em Santa Terezinha. Na fuga metralham viatura da polícia. Veja as fotos

Homens fortemente armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (12/06) a agência do Banco do Bradesco localizada no município de Santa Terezinha Paraíba.
Segundo informações de moradores da cidade era por volta das 03h00m (três da manhã) quando um veículo (não identificado o modelo) estacionou na BR-361 e homens fortemente armados desceram e se dirigiram até a agência localizada na Rua José Nunes.
Eles preparam os explosivos e explodiram um caixa eletrônico existente no local. Após a explosão os bandidos efetuaram vários disparos de arma de fogo para todos os lados, inclusive acertando as paredes de várias residências.
Na fuga os criminosos ainda metralharam uma viatura da Polícia Militar que estava estacionada na frente da delegacia local.
Os moradores informaram que a todo o momento os criminosos riam, gritavam e atiravam em vários direções.
Após a ação criminosa os bandidos entraram no veículo que estava estacionado na BR e fugiram rapidamente da cidade.
Já na manhã desta quinta-feira traseuntes da BR-361 encontraram um veículo, modelo Corsa, totalmente destruido por incendio. Existem fortes indícios que o referido carro tenha sido usado pelos bandidos na ação contra o Bradesco de Santa Terezinha.
    

Patosonline.com
Fotos - Patosonline.com

Juiz da 28ª Zona Eleitoral lança campanha: Aquele que compra votos é o pior candidato!

O Juiz da 28ª Zona Eleitoral, que tem sede em Patos, Dr. Ramonilson Alves, lançou uma campanha para alertar os eleitores sobre a importância do voto e para conscientizar a respeito do papel de cidadania no processo da democracia representativa através do sufrágio universal.
A campanha AQUELE QUE COMPRA O VOTO É O PIOR CANDIDATO! contém sete pontos para serem apreciados pelos eleitores servindo de orientação diante de um dos mais importantes momentos da democracia: as eleições.
Veja a carta na íntegra:

Justiça Eleitoral na Paraíba
28º Zona Eleitoral – Sede Patos

Campanha: AQUELE QUE COMPRA O VOTO É O PIOR CANDIDATO!

Senhores e Senhoras eleitores, os fatos são os seguintes:
1 – O abuso do poder político-econômico afeta a paridade de candidaturas e representa inegável ofensa à Democracia e à República do Estado Brasileiro.
E a corrupção eleitoral, nas modalidades “empreguismo” e compra direta de votos, ainda são práticas rotineiras em todos os bienais processos eleitorais na Paraíba, no Nordeste e em todo o Brasil.
O empreguismo, cada vez mais reduzido, está com os dias contados. Não há mais janelas para ingressar no serviço público; somente a porta da frente do concurso público permanece aberta;
2 – É impossível um combate “policialesco” efetivo à prática da compra de votos. As estruturas, material e humana, envolvidas na compra de votos são muito superiores aos mecanismos estatais para coibi-la. Não há condição de “plantar” um policial probo em cada rua de nossas cidades;
3 – Ademais, não é exigível daquele cidadão humilde, normalmente pouco instruído e com inúmeras e primárias necessidades, que diga não à proposta de receber um presente ou benefício em troca do voto. Tal exigência não é mesmo humana;
4 – A compra de voto funciona porque é eficiente, isto é, as pessoas sentem-se obrigadas em honrar o compromisso verbal feito com o mau político ou cabo eleitoral criminoso. Há necessidade de quebrar a eficiência da compra de votos, de atribuir a pecha de péssimo ou pior candidato aquele que mantém tal postura;
5 – É preciso expressar de forma clara e direta que, geralmente, os recursos que pagam os presentes dos eleitores que vendem o voto são (ou serão) de origem pública, retirados por práticas de improbidade nas receitas da saúde, da educação, das obras públicas, dos convênios etc;
6 – De outro lado, as campanhas da Justiça Eleitoral, no meu sentir, têm um formato lúdico e bucólico. “Tentam” ignorar a centenária prática da compra de votos ou criar uma fantasia de que é possível “pegar o ladrão”; no entanto, devem-deveriam asseverar;
a-) O mau político que compra votos, diretamente ou pelos cabos eleitorais, deve ser expressamente indicado como aquele em que não se deve votar, em hipótese alguma;
b-) Ainda que por uma questão de necessidade, o eleitor aceite a “dádiva” do mau político, não está obrigado a honrar compromisso com o candidato criminoso (comprador de voto);
c-) O eleitor (vendedor do voto) como primeiro corresponsável pelas práticas de improbidade nas gestões da saúde, da educação, das obras públicas e dos recursos dos convênios.
7 – Por fim, registre-se que o símbolo desta campanha não representa atribuir a pecha de corrupto a todos os políticos (só aos que vestirem a carapuça) nem incitação ao crime (arts. 299, d CE e 286, do CP), mas sim uma afirmação honesta da realidade e do relevante papel do Poder Judiciário Eleitoral nas eleições e na construção da democrática República Brasileira.

João Pessoa-PB, em maio de 2014.
Ramonilson Alves Gomes
Juiz Eleitoral    


Jozivan Antero – Patosonline.com

Jogos da Seleção na Copa alteram expediente nas repartições públicas estaduais e em Patos

Nos dias 12 e 17 de junho, o horário de expediente das repartições públicas estaduais será até as 13h devido aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. 

Essas e outras alterações de funcionamento, a exemplo dos feriados de Corpus Christi e festejos juninos, estão na portaria de nº 322. O documento foi expedido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 29.

O expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, que acontecem em 12 e 17 de junho, será das 7h às 13h. Enquanto isso, em 19 de junho, quando se comemora o Corpus Christi, será feriado. O mesmo acontece com o São João, em 24 de junho, que é uma terça-feira. Já na véspera dos festejos juninos, dia 23, foi decretado ponto facultativo. Durante os feriados, apenas os serviços essenciais funcionam normalmente.


Com base na Copa do Mundo (sediada no Brasil), nas festividades juninas e em outros feriados do calendário nacional, a prefeita de Patos, Francisca Motta, decretou que todas as repartições da administração direta e indireta funcionarão das 8h às 13h. 
Para o dia 23 de junho, véspera de feriado junino, ficou decretado ponto facultativo em todos os órgãos públicos da administração municipal. 

Os serviços essenciais como STTRANS, SAMU e Comissão Permanente de Licitação, continuarão funcionando em expediente normal para que não sejam comprometidas suas atividades e a população possa ter acesso aos serviços neles disponibilizados. 

Já o expediente bancário também foi alterado. Nesta quinta-feira, (12), abertura da Copa do Mundo e estreia da Seleção Brasileira no Mundial, os bancos abrem às 8h e encerram suas atividades às 12h30.
 
Fonte: maispatos.com 

Consumidor poderá receber até R$ 8 Mil pelo descumprimento da Lei das filas, em Patos

As longas filas frutos de inúmeras reclamações dos patoenses nos bancos da cidade estão com os dias contados. 
 
Um Projeto de Lei de autoria do vereador Maurício Alves determina que, caso o consumidor não seja atendido em 20 minutos em dias comuns e 30 minutos em datas específicas, prazo máximo fixado na legislação municipal, o banco deverá pagar uma indenização ao cliente no valor de R$ 8 mil.
 
Segundo o Projeto, todas as agencias são obrigadas a entregar ao consumidor logo na entrada, uma senha que contenha o horário de chegada. Esta senha deve ser devolvida ao cliente devidamente autenticada pelo caixa no momento em que for encerrado o atendimento.
 
De acordo com o autor da propositura, a falta de respeito constante nos bancos com os consumidores tem sido abusiva: “Há casos que as pessoas esperam por quase 3 horas para serem atendidas e isso além de desrespeitoso e é absurdo”, enfatizou.

A propositura é uma evolução da Lei n 10.323/2014 Estadual e que possui mecanismos mais amplos e específicos por parte do consumidor a exigir o seu direito.

O projeto especifica ainda os valores gradativos a serem recebidos em até 48 Horas pelo consumidor diretamente no Banco e caso não seja indenizado no prazo estabelecido terá o direito a receber o dobro, bastando requerer através do Procon ou do Juizado especial.

Curso de Medicina: "Patos e Região conquistam sonho antigo", diz Hugo Motta

O Ministério da Educação publicou na manhã desta quarta-feira, 11 de Junho, a portaria ministerial 359/2014 autorizando o início do curso de Medicina pela Faculdades Integradas de Patos.
 
De acordo com o deputado federal Hugo Motta, nos cinquenta anos da Fundação Francisco Mascarenhas, quem recebe o curso como presente é a cidade de Patos. “Sabemos da competência do nosso povo e da qualidade técnica das FIP. Perdemos uma vez o curso de medicina para outra cidade, porque Patos não tinha um representante que fizesse uma gestão política junto aos órgãos responsáveis pela autorização. Dessa vez, trabalhamos com afinco, com parceria e, acima de tudo, atendendo aos anseios da nossa região, que merece um curso desse porte, que propicia o desenvolvimento educacional, da área da saúde e do setor econômico em várias vertentes”, destacou.
 
O diretor geral das Faculdades Integradas de Patos, João Leuson Palmeira Gomes Alves, relatou o empenho de Hugo Motta para que os trâmites em Brasília fossem agilizados. "É muito importante esta parceria, haja vista ser o representante da nossa região na Câmara dos Deputados, sendo ele um jovem com garra e acima de tudo com vontade de lutar pelos interesses do nosso povo! Além do mais, é médico e sabe da importância de uma faculdade como essa implantada com a marca FIP, que trará benefícios para a saúde dos Paraibanos", afirmou.
 
João Leuson ressaltou ainda, além do apoio que recebeu do deputado federal, Hugo Motta, o trabalho do senador Vital do Rego Filho, da Prefeitura Municipal de Patos, entre outras instituições. “É uma luta não só das FIP e da cidade de Patos, mas de toda a região. Hoje, eles também fazem parte desta história. Nós ganhamos um presente importante para a nossa região. Depois de muito trabalho a portaria foi publicada, iniciando um novo tempo”, reconheceu.
 
A chegada da nova graduação é fruto do empenho da Instituição e de aliados que se dedicaram à causa. “Quero parabenizar todos que fizeram parte desta luta, o corpo docente, a equipe técnica das FIP, enfim, aquelas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram conosco”, agradeceu João Leuson.
 
O projeto pedagógico do curso foi elaborado de forma consistente e inovadora. “O curso trabalhará com metodologias ativas de aprendizagem e de avaliação, com equipamentos de última geração, criando um ambiente estruturado para o aluno. As FIP estão dando a esse aluno de medicina todas as condições para ele sair com um ótimo perfil, em contato com a realidade regional”, explicou Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia, coordenadora do curso.
 
Nos próximos dias será publicado o edital do Vestibular para a seleção dos candidatos que farão parte da turma pioneira. “A Instituição já havia entrado em contato com a Comprov, responsável pelos vestibulares da UFCG. Nós já elaboramos o edital que passou pela avaliação da banca. Como a autorização do curso foi feita ainda no ano de 2014, poderemos ofertar as 60 vagas”, adiantou Alana Candeia de Melo, coordenadora


Fonte: http://www.maispatos.com/

Acidente envolvendo carro, Samu e caminhão deixa trânsito lento na PB

Acidente deixou uma das faixas da BR-230 interditada na manhã desta quarta-feira (11) em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O carro atingindo pelo caminhão bateu na mureta que separa os dois sentidos da rodovia e, com o impact, retornou à via e colidiu com o Samu. Segundo testemunhas, a ambulância levava uma idosa que seguia para uma atendimento clínico. Após o acidente, uma outra ambulância foi chamada para remoção da paciente.Um acidente envolvendo um caminhão, um carro e uma ambulância do Samu deixou o trânsito lento na BR-230, próximo ao viaduto que passa sobre a Avenida Tancredo Neves na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com a condutora do carro envolvido no acidente, o caminhão bateu no veículo que ela dirigia, fazendo com que o carro atingisse a ambulância.
Ainda de acordo com a motorista do carro atingido, o caminhão fugiu do local do acidente. Nenhum dos ocupantes dos veículos envolvidos ficou ferido.
G1pb

Assembleia aprova regulamentação de transporte clandestino na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei que regulamenta os transportes clandestinos intermunicipais no estado. A matéria inicialmente foi proposta pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), mas o texto aprovado foi um substitutivo apresentado pelo deputado Anísio Maia (PT). Com a regulamentação, a categoria passa ser chamada de transporte complementar.
O projeto foi aprovado de forma unânime pelos deputados estaduais. A matéria agora segue para a sanção do governador Ricardo Coutinho para se tornar lei.
A permissão para exploração do serviço será dada por um prazo de seis anos, podendo ser prorrogada por igual período. Esse período também foi modificado pelo deputado Anísio Maia (PT): antes ele seria de apenas três anos. Uma outra mudança feita na Assembleia Legislativa diz respeito ao tamanho dos carros, que devem ter uma capacidade mínima para 15 passageiros e máxima para 21.O Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros do Estado da Paraíba (STPC/PB) será disciplinado, organizado e fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No projeto original ficava estabelecido que os veículos circulariam apenas nas áreas não servidas pelo serviço convencional de transporte ou onde este fosse inadequado para a demanda. No entanto, o texto substitutivo deu o direito para a categoria circular em  toda a extensão do estado.
O texto substitutivo também criou um conselho gestor para o STPC. O órgão deve ser constituído por representantes de entidades públicas e de sociedade civil, garantindo a participação dos profissionais ligados ao transporte complementar.
LDO aprovada
Na sessão desta quarta-feira (11) os deputados estaduais também aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. A matéria foi aprovada com quase 300 emendas. Com a aprovação da LDO, a Assembleia entra em recesso e só retoma as atividades em julho.

G1pb

Trabalho infantil atinge 74 mil crianças na Paraíba, diz Fepeti-PB

O trabalho infantil atinge 74 mil crianças e adolescentes na Paraíba, segundo dados do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB). Para o Fórum, a atividade de exploração de crianças e adolescentes mais preocupante no estado é o trabalho doméstico em João Pessoa e Campina Grande. Nesta quinta-feira (12) celebra-se o dia mundial de combate ao trabalho infantil
Segundo o coordenador do Fepeti-PB, Dimas Gomes, o levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) 2013 do IBGE. A lista também inclui o trabalho em domicílio, em que a família recebe uma quantia para realizar os serviço com redes e sapatos, muito presente em São Bento e Patos; a atividade rural em Guarabira; e a exploração sexual nas cidades que fazem divisa com os estados de PernambucoRio Grande do Norte eCeará, além de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Apesar do alto registro de crianças trabalhando, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foi reformulado e incluído como ação do Serviço de Fortalecimento de Vínculo. Para Dimas Gomes, "essa mudança enfraquece o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes utilizados como mão de obra".
“Desde o início das gestões dos prefeitos eleitos em 2012 que nós da Fepeti informamos às prefeituras oficialmente dos dados do trabalho infantil em cada uma das cidades para tentar discutir uma pauta ampliada da política municipal, mas em vários deles não houve avanço. Tudo depende da vontade política de cada gestor”, frisou.Dimas reforça que em âmbito nacional, entre o Censo 2010 e o Pnad 2013 houve queda de 1 milhão de crianças e adolescentes inseridas na exploração do trabalho infantil (de 4,5 milhões para 3,5 milhões). Segundo ele, no entanto, na Paraíba houve o registro de aumento de 69,5 mil para mais de 74 mil.
Há casos em que os dados do IBGE e do Pnad são inferiores aos registrados pelo próprio município, segundo Dimas Gomes. Em 2013, a Fepeti informou por ofício à Prefeitura de São Bento da existência de 1,2 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, recomendando ação para combater o problema e teve como resposta dados muito superiores.
“A gestão questionou os números, mas recomendamos que eles fizessem um levantamento. Por ofício, nos informaram que os técnicos identificaram mais de 3 mil crianças e adolescentes em trabalho infantil. Isso quer dizer que a realidade tem se mostrado até mais grave do que os dados do IBGE e Pnad indicam”, ressaltou.
De criança trabalhadora a jovem educador
Quando tinha oito anos, as horas de lazer de Antônio Carlos Veloso Correia Júnior eram substituídas aos sábados pelos fretes que pegava na feira livre do Grotão, em João Pessoa. Nos dias que se seguiam, o garoto sentia dores pelo corpo e dor de cabeça. Essa realidade mudou quando ele ingressou em um grupo da Pastoral do Menor e, em seguida, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Aos 18 anos, Carlos Júnior é hoje um dos educadores do Peti na comunidade Mussumago, no bairro do Valentina Figueiredo. Ele resolveu retribuir para as crianças e adolescentes um pouco da atenção e ensinamentos que recebeu no programa. “Eu me identifico com o trabalho realizado no Peti. Quero poder retribuir o que me foi ensinado quando também era do programa. Decidi fazer parte do Peti porque é importante combater o trabalho infantil”, disse.Segundo ele, hoje com 18 anos, ir à feira pegar frete era pura necessidade. “O trabalho não era tão escravo assim. Só nos finais de semana e era para ajudar em casa. A gente enfrentava dificuldades e o dinheiro era para a necessidade básica”, afirmou. Ele permaneceu inserido no Peti dos 8 aos 15 anos de idade.
Atualmente, de segunda a sexta-feira a rotina de Carlos Júnior inclui as atividades como educador das 7h às 10h e das 13h às 16h.  Com os 45 alunos, 30 deles pela manhã, Carlos Júnior desenvolve atividades de formação em direitos humanos, utilizando recursos como exibição de filmes a apresentações teatrais.
Paralelo ao trabalho como educador, Antônio se prepara para se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Da nota que obtiver dependerá um outro sonho: cursar direito. “O Peti me fez mudar de comportamento e crescer como pessoa. Foi uma experiência rica e inovadora para uma criança”, frisou.
Municípios com Peti na PB
Araruna
Areia
Aroeiras
Bayeux
Boqueirão
Cacimba de Dentro
Cajazeiras
Campina Grande
Cuité
Esperança
João Pessoa
Juazeirinho
Lagoa Seca
Patos
Queimadas
Santa Rita
São Bento
Sapé
Sousa
Mudanças podem aumentar casos, prevê Fepeti
A reformulação do Peti, que passa a ser programa integrante do Serviço de Fortalecimento de Vínculo, a ser realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), fragiliza o combate ao trabalho infantil, segundo o coordenador Fepeti-PB, Dimas Gomes.

Para Dimas, a reformulação insere o combate ao trabalho infantil em um programa que tem demandas complexas como famílias sem vínculo e sem estrutura para trabalhar. “A gente vê que houve uma perda para o combate ao trabalho infantil. Acreditamos que pode haver um aumento nos casos de trabalho infantil porque os conselhos tutelares não conseguem identificar esses casos, os Cras, que têm uma estrutura precária e equipe limitada, têm uma demanda grande e ainda vai absorver o acompanhamento e combate a esse tipo de caso. É muito preocupante”, disse.
Com a reformulação, desde 2013, as cidades com maiores índices de exploração do trabalho infantil continuam com a execução do Peti. As demais firmam convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e recebem recursos para desenvolver atividades de acompanhamento desses casos.
Segundo Yara Paiva Rodrigues Anselmo, técnica da proteção especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em cada cidade haverá um técnico responsável pelo combate ao trabalho infantil dentro dos Cras, segundo a gestora.
Atualmente, em todo o estado, segundo a assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) existem 262 Centros de Referência da Assistência Social, onde serão realizadas as atividades de combate ao trabalho infantil. As duas cidades com maior número de Cras são João Pessoa, com 14 unidades, e Campina Grande com outras dez estruturas.
G1pb

Quatro suspeitos de homicídio são apresentados em Alagoinha, na PB

Quatro homens suspeitos de um homicídio em Alagoinha, no Agreste paraibano, foram apresentados na tarde desta quarta-feira (11), pela Polícia Civil de Guarabira. O assassinato aconteceu no domingo (8) e foi motivado por uma dívida relacionada ao tráfico de drogas no valor de R$ 20, de acordo com o delegado da 8ª Seccional da Polícia Civil de Guarabira, Walter Brandão.
O delegado ainda informou que por volta das 6h do domingo (8), o suspeito de ter efetuado o disparo voltou ao local do crime, enquanto acontecia a perícia policial e, com o celular, tirou uma foto do corpo da vítima. No entanto, durante a perícia foi encontrado uma par de sandálias e após investigações foi possível localizá-lo. "Ele foi detido e confirmou que tirou a foto do seu celular", disse o delegado.Segundo o delegado Walter Brandão, um dos suspeitos atraiu a vítima para o local e efetuou um disparo de arma de fogo na sua nuca. "Acreditamos que um deles efetuou o disparo, mas os outros três participaram do planejamento do crime, até porque participam do mesmo grupo a quem a vítima devia o dinheiro", explicou o delegado Walter Brandão.
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia pública de Alagoinha e vão responder por homicídio e formação de quadrilha.
G1pb

Assembleia aprova passe livre para estudantes da rede pública da PB

Os deputados estaduais aprovaram na manhã desta terça-feira (10) o Projeto de Lei que garante passe livre para os estudantes da rede pública do estado no sistema de transporte coletivo. A matéria passou na Assembleia Legislativa com 19 votos favoráveis e quatro contrários, mas ainda precisa ser sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para se tornar lei e entrar em vigor.
O projeto é de autoria do deputado Anísio Maia (PT) e estabelece um limite de 60  viagens por mês para cada estudante durante o período letivo. A lei determina que os recursos do benefício serão provenientes do orçamento do governo estadual. “Os recursos são poucos, não é nada que o estado não possa arcar”, disse o deputado.
Os argumentos de Bezerra foram rebatidos pela oposição e pelo autor do projeto. “O governo tem dito que as finanças estão saneadas, então pode muito bem pagar esse direito”, disse Anísio. Sobre a constitucionalidade, o deputado disse que vários estados já aprovaram lei similar e o mesmo também aconteceu na Câmara de João Pessoa.A bancada governista na Assembleia Legislativa se colocou contra a aprovação do projeto, sob o argumento de que ele é inconstitucional. Isso pode sinalizar um veto por parte do governador Ricardo Coutinho. “Lamento que a Assembleia queira legislar sobre essa matéria que tem toda uma disciplina e que causa um impacto em todo o sistema de transporte coletivo”, disse o líder da base do governo, deputado Hervázio Bezerra (PSB).
IPVA parcelado em 10 vezes
Outro projeto aprovado na sessão desta terça-feira foi o que autoriza o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor (IPVA) em 10 parcelas de igual valor. O líder do governo argumentou que a matéria seria inconstitucional, mas ela recebeu 21 votos a favor e sete contra.

Autor do projeto, Vituriano de Abreu (PSC) rebateu a tese de inconstitucionalidade e disse que o próprio governo já  apresentou projetos na Assembleia sugerindo o parcelamento da taxa, em outro formato, inclusive, concedendo o perdão de multas e tributos no âmbito do Detran. “A ação tem o mesmo sentido, porém beneficia o consumidor de outra forma. Não tem nada de inconstitucional”, comentou.
G1

Pentágono anuncia intenção de vender equipamento militar ao Brasil

O Pentágono notificou o Congresso dos Estados Unidos a intenção de vender ao Brasil pacotes de modernização de veículos blindados de transporte e tanques no valor de US$ 241 milhões, informou a instituição nesta quarta-feira (11).
Os Estados Unidos venderiam ao Brasil 434 equipamentos de atualização de veículos blindados M113, usados para o transporte de tropas e armamento, por US$ 131 milhões."A venda proposta contribuirá para a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, ao ajudar a melhorar a segurança do Brasil, que foi e continua sendo uma importante força regional de estabilidade e progresso econômico na América do Sul", anunciou o Pentágono em um comunicado.
Em outra venda diferente, as forças armadas brasileiras obteriam equipamentos para modernizar 40 tanques M109A5, no valor de US$ 100 milhões.
A principal fabricante dos equipamentos é a americana BAE Systems.
A atualização dos veículos blindados M113 dotará o Brasil de "uma capacidade de mobilidade de infantaria mais confiável, ágil e eficaz", enquanto os tanques reconfigurados servirão para "ampliar a interação" entre as forças armadas americanas e brasileiras, segundo o comunicado.
"O Brasil não terá dificuldades em absorver este equipamento em suas forças armadas", indicou o Pentágono.
O Congresso americano tem agora 30 dias para decidir se há alguma objeção.
A comercialização dos equipamentos é a segunda operação que o Pentágono planeja com o Brasil em um mês, após ter anunciado, em maio, a intenção de vender ao país 16 mísseis AGM-84L Harpoon Block II, assim como quatro mísseis da mesma série para treinamento aéreo, além de contêineres, peças e suporte.
G1

Padre é morto em tiroteio em Igreja Católica nos EUA

Um padre morreu e outro ficou ferido após um tiroteio em uma Igreja Católica em Phoenix, no Arizona, na noite desta quarta-feira (11), segundo a emissora "CNN".
Segundo a polícia, um homem invadiu o local pouco depois das 21h, possivelmente para realizar um assalto. Dois padres foram baleados – um deles morreu e o outro foi levado a um hospital, onde foi internado em estado crítico.
A polícia localizou um carro que foi roubado do local a cerca de quatro quadras do local do crime. O veículo estava vazio, e o suspeito ainda é procurado.
G1

Brasil anuncia novo acordo automotivo com a Argentina

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que os governos do Brasil e da Argentina assinaram nesta quarta-feira (11), em Buenos Aires, um novo acordo automotivo para vigorar de 1º de julho próximo a 30 de junho de 2015.
Com o novo acerto, o Brasil destrava o comércio entre os países, que enfrentava dificuldades desde o ano passado, mas, para vender mais veículos e autopeças sem imposto para o mercado argentino, terá de importar mais.
Mas as cotas anteriores, que expiraram em 2013, eram mais favoráveis à indústria brasileira. Elas permitiam a venda de US$ 1,95 milhão em carros e peças ao mercado argentino para cada US$ 1 milhão importado.O novo documento estabelece que, para cada US$ 1,5 milhão em carros e peças vendidos para a Argentina, sem imposto, o Brasil terá de comprar US$ 1 milhão do país vizinho, também sem o tributo. É o chamado regime flex. O que passar disso terá alíquota de 35%.
"A proporção está dentro dos níveis históricos de comércio efetivamente realizado entre os dois países no período de vigência do atual acordo", informou o Ministério do Desenvolvimento. Procurada pelo G1, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que participou da negociação, diz que não vai se pronunciar por ora.
Argentina é maior 'cliente' do Brasil
Apesar de grandes fabricantes como Fiat, General Motors (dona da Chevrolet) e Volkswagen terem fábricas também na Argentina, o Brasil exporta mais carros para lá do que importa.

Em 2013, segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do governo federal, foram vendidos 475,2 mil veículos ao mercado argentino e 380,1 mil foram trazidos de lá. Em valores, no entanto, as exportações para a Argentina somaram US$ 6,65 milhões contra os US$ 7,07 milhões das importações. Vêm de lá modelos como Renault Clio, Chevrolet Agile, e Ford Focus.
Com isso, a produção nacional foi reduzida e as principais montadoras instaladas no Brasil anunciaram períodos de férias coletivas ou suspensão de contratos durante este primeiro semestre.A Argentina é o maior mercado para o Brasil no exterior, recebendo 3/4 dos veículos que saem do país, e as dificuldades para o comércio, que ocorriam desde o fim do ano passado, contribuiram para a queda nas vendas da indústria automobilística neste ano.
Nos quatro primeiros meses de 2014, segundo a Anfavea, as vendas de veículos para o exterior caíram 31,9%, em relação ao mesmo período do ano passado, de 164,3 mil unidades para 111,9 mil. Entre janeiro e abril deste ano, o Brasil vendeu, nos mercados interno e externo, 1,11 milhão de carros, caminhões e ônibus, montante 5% menor do que o 1,16 milhão do primeiro quadrimestre do ano passado.
Apesar de que o atual acordo entre os dois países só terminaria no fim do mês, as cotas de importação e exportação de veículos já não estavam valendo desde julho de 2013, quando passou a virgorar o livre comércio, com limitações por parte do governo argentino.
A Argentina chegou a anunciar, no início deste ano, uma redução de até 27,5% nas importações de automóveis no primeiro trimestre de 2014 com o objetivo de incentivar a produção local. O país enfrenta dificuldades econômicas e tem adotado, nos últimos meses, medidas para conter a saída de dólares de sua economia.
Participação nos mercados
Pelo novo acordo, os governos se comprometem a manter participação mínima nos respectivos mercados de veículos nas seguintes proporções: 11% de automóveis argentinos no Brasil e 44,3% de brasileiros na Argentina.

O texto prevê que o Comitê Automotivo fará o monitoramento constante do comércio bilateral para garantir que todas as bases acordadas sejam cumpridas.
"O fato de o documento ter sido chancelado pelas presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner garante força política e é um passo importante para o setor dos dois países. Com isso, Brasil e Argentina agora figuram entre os principais produtores e mercados fortes e laços estratégicos. Esse é mais um passo para uma medida mais ambiciosa a partir de 2015", afirmou Mauro Borges, ministro do Desenvolvimento.
O documento possui três anexos. O primeiro deles estabelece as bases para a discussão do acordo seguinte, que vigorará a partir de julho de 2015.
"Há previsão da construção de uma política industrial comum para o setor de autopeças. Além disso, como temas de discussão, estão novos requisitos de origem para favorecer o desenvolvimento competitivo do setor de autopeças na região, a aplicação de normas técnicas comuns e a elevação dos níveis de segurança dos veículos produzidos nos dois países", acrescentou o governo brasileiro.
Outro anexo traz a nomenclatura técnica dos componentes contemplados no acordo. Já o terceiro trata de protocolo de intenções firmado entre representantes dos setores produtivos de Brasil e Argentina nos segmentos de fabricação de veículos automotores e de autopeças, informou o MDIC.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...