sexta-feira, 20 de junho de 2014

Apresentações culturais lotam “Terreirinho do Forró” em Patos

A Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Educação realizou na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, apresentações culturais e de quadrilhas juninas realizadas pelas escolas municipais. O evento aconteceu no Terreirinho do Forró, localizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos, tendo as Escolas Rotary Norte e Tobias Medeiros como as primeiras a se apresentar com a quadrilha junina, retratando o tema “Se Encanta o Sertão”.
Em seguida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley, do Belo Horizonte, fez a apresentação de dança com o tema “Em Nossa Festa é Só Animação”, com coreografias que retrataram o casamento matuto em ritmo de quadrilha.

Com o Terreirinho repleto de turistas, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa deu seguimento com apresentação “Penoerô Xerém”, que homenageou o saudoso Luiz Gonzaga, trazendo uma mensagem de que no nosso País o que se planta dá.

Com danças do folclore brasileiro que visam o resgate das raízes nordestinas a EMEF Zefinha Mota realizou uma bela apresentação no Terreirinho. O Professor de dança, Flavio Lucena, destacou a importância do resgate da nossa cultura e disse que a coreografia demonstra varias manifestações folclóricas. “Essa é uma dança tipicamente nossa. Então é de grande importância que a criança dance o nosso folclore nordestino”, finalizou.

Com uma manifestação milenar de origem Européia que se instalou no Brasil através dos imigrantes na região Sul no século passado o CIEP V – Maria Eudócia Terezinha, do São Sebastião, realizou uma linda apresentação com a dança “Pau de Fitas” que é uma referência ao renascimento da árvore.

Também estive dentro do cronograma de apresentação, a EMEF Professor Manoel de Sousa Oliveira, do São Sebastião, que realizou sua apresentação “Com Cultura e Diversão, Nosso Forró é Campeão” tema do São João de Patos 2014. Durante a dança foi realizado um pout-pourri de diversos ritmos brasileiros e que fazem parte da Copa do Mundo.

Dando seqüência a programação cultural, a EMEF Dom Expedito Eduardo de Oliveira, os alunos se apresentaram com o tema “Samba, Forró e Futebol” reunindo a multidão rumo às conquistas da nossa seleção.

Para o Secretário de Cultura, Romildo de Sousa, as apresentações culturais do Terreirinho do Forró são de grande importância para a população assim como para todos que visitam a cidade neste período junino. “É um momento muito importante. Patos se transforma em um grande arraial”, disse.



Polícia Militar age rápido e prende homem após denúncia anônima em Patos

O vendedor, Sérgio Ricardo Medeiros, da cidade de Catingueira, foi preso no começo da noite desta quarta-feira, 18, após uma abordagem realizada pela ROTAM do 3° BPM. 

Segundo informações do CIOP, uma mulher fez uma denúncia anônima relatando que havia no Posto de Combustível do Bairro Bivar Olinto, saída para Santa Terezinha, um homem em uma Hillux, de placa MNZ 8633, de João Pessoa, que de arma em punho, tentava obrigar uma mulher, não identificada, a entrar no veículo. 

Por meio das informações, o CIOP repassou as mesmas para a guarnição da ROTAM, que abordou Sérgio na linha férrea do Bairro Belo Horizonte e encontrou um revólver calibre 38, marca Rossi.

O acusado foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil junto com a arma apreendida para as devidas providências.
 
Fonte: maispatos.com 

Furto e roubo de celular lideram crimes comuns no Terreiro do Forró em Patos

Com as festividades juninas e o aumento do fluxo de pessoas no Terreiro do Forró nesses dois dias de evento, tem sido grande o número de ocorrências em relação a furtos e roubos durante o São João de Patos.
 
Um dos objetos mais cobiçados pelos ladrões é o telefone celular. De acordo com o escrivão da Delegacia de Polícia Civil de Patos, Marcos Firmino, somente nos dois primeiros dias de festa, mais de 10 ocorrências desse tipo já foram registradas:
 
”As vítimas tem relatado que geralmente os bandidos tem agido da mesma forma. Chegam em grupo, se aproximam e tomam os aparelhos, ou até mesmo pegam do bolso sem que a vítima perceba”, disse.
 
Firmino explicou ainda que por ser um objeto que serve como fácil moeda de troca para compra de drogas, os aparelhos celulares são os mais cobiçados pelos ladrões: “O celular fica muito exposto e as pessoas não tomam cuidado, o que facilita o roubo ou furto”, explicou.
 
De acordo com a delegada Daniela Quirino, é necessário que o público que participa das festividades  tome algumas precauções para que não tenha dor de cabeça e prejuízos: “Todos os anos durante as festividades juninas esse tipo de ocorrência tem um aumento, dessa forma, recomendamos que as pessoas que estão indo ao Terreiro do Forró não levem os celulares, e se tiver que levar, levem em uma bolsa ou de uma maneira que fiquem bem protegidos, pois esse tipo de ocorrência geralmente acontece no meio da multidão e os ladrões tiram os objetos dos bolsos das vítimas”, orientou.
 
Além dos furtos dos celulares, a delegada também fez recomendações em relação a documentos pessoais: “Outro caso bastante comum nesse período, é o extravio e perda de carteiras e documentos pessoais. Portanto, a orientação que damos é que levem xerox dos documentos, pois caso venham a perder ou até mesmo serem roubados, essas vítimas não terão que passar por todo aquele processo burocrático que é a retirada da segunda via de toda a documentação”, finalizou.
 
Fonte: maispatos.com 

CPTran realiza Café Junino para corporação, familiares e amigos em Patos

Ao som de um animado forró pé de serra e muita comida típica, a 4ª Companhia de Policiamento de Patos (CPTran) realizou na manhã desta sexta-feira, (20), um café da manhã para o efetivo, familiares e amigos, em Patos.
 
O evento aconteceu na sede do órgão e de acordo com o Comandante da CPTran, Tenente Leonides, o momento além de confraternização entre amigos, é também uma conquista: “Como a necessidade da Companhia de Transito nesse período de festividades é mais no turno da noite, planejamos esse momento, para que todos os nossos policiais, amigos, familiares e parceiros pudessem desfrutar de um momento de animação e alegria, e juntos, pudéssemos celebrar tantas vitórias e conquistas que conseguimos até aqui”, destacou.
 
Atualmente, a sede da 4º CPTran funciona no bairro Belo Horizonte e conta com toda uma estrutura para atender a população, composta de administração, sala de instrução aos policiais, alojamento, auditório, almoxarifado, recepção e estacionamento e segundo o Tenente Leonides, as novas instalações melhoraram significativamente o serviço oferecido pela Companhia: 
 
“Nossa nova sede é uma página virada na história da CPTran, já que antes, estavamos em um lugar bem pequeno e restrito para desenvolver um bom trabalho. Hoje, graças a Deus, estamos com toda uma estrutura necessária para que nossa Companhia possa desenvolver um bom trabalho e atender com comodidade a nossa população”, finalizou.
 
A CPTran conta hoje com um efetivo de mais de 40 homens, distribuídos na sede e nos pelotões das cidades de Itaporanga e Princesa Isabel, tendo a cidade de Patos como sede da companhia. Os policiais ainda são distribuídos em mais 21 municípios que compõe a região do sertão paraibano.


Chapa pura sangue e Cícero Lucena "rifado": Cássio anuncia Ruy Carneiro como vice na chapa do PSDB

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) colocou um ponto final nas especulações sobre quem seria seu candidato ao vice na disputa pelo Governo da Paraíba  e confirmou durante entrevista à rádio Rural, emevento no município de Serra da Raiz o nome do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) para o cargo.

Essa foi a primeira vez que o tucano anunciou publicamente o nome de Ruy como seu candidato a vice, já que nos bastidores a informação já era dada como certa.

“É sim, Ruy Carneiro será o nosso candidato a vice, nós tínhamos um outra grande opção que era o nome do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra, que tem capacidade, talento, méritos e competência para ser candidato a governador, a senador, a vice, a deputado estadual, deputado federal, suplente de senador, então vamos conversar com ele, com o PEN, com o presidente da Assembleia para que Luciano possa está em alguma posição conosco, mas agora escolhemos o deputado Ruy Carneiro, que vai dar a sua contribuição como candidato a vice”, destacou.

Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, o nome do presidente do PTB, Wilson Santiago é o mais cotado para ocupar a vaga para o Senado na chapa de Cássio. Outra articulação nos bastidores é que o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra ocuparia a primeira suplência de Santiago, inclusive com garantias de, se eleito, assumir o mandato em uma eventual licença do titular.

MAIS ARTICULAÇÕES

Na noite desta sexta-feira (20) o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deverá marcar presença nos festejos do município de Salgado de São Felix, onde o prefeito já declarou apoio ao projeto tucano. A expectativa maior fica por conta da presença do deputado federal Léo Gadelha (PSC). Nos bastidores especula-se que hoje PSC poderá anunciar formalmente o apoio a Cássio e pular do barco do PMDB.

Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora

Fonte: http://www.patosonline.com/

São José do Bonfim comemora o São João com a realização do I Passeio na Roça

A Prefeitura de São José do Bonfim, juntamente com todas as Secretarias Municipais, câmara de Vereadores e Escolas Municipais, realizou na tarde e noite de ontem, segunda-feira, dia 16 de junho, o I Passeio na Roça, evento junino que tomou conta de toda a cidade. 
O I Passeio na Roça de São José do Bonfim foi aberto com um belíssimo Passeio de Carroças, onde cada Secretaria e a Câmara de Vereadores participaram com uma carroça ornamentada e decorada com motivos juninos e da Copa do Mundo 2014. 
O passeio culminou no Calçadão da Praça Central, onde foram realizadas diversas apresentações culturais com a participação de alunos das escolas da zona rural e da sede do Município. 
A prefeita Rosalba Motta, os secretários municipais e vereadores acompanharam todo o trajeto do passeio, desfilando junto com as carroças e interagiram o tempo inteiro durante as apresentações no Calçadão. 
Ao final das apresentações do “Arraiá do Vei Erlito”, foi realizado um desfile para a escolha da Rainha do Milho, o Casamento Matuto do “Vei Erlito” e Rogério do Acordeon e Forrozão Sela Dourada tocaram forró pé de serra para a alegria de todos que participaram do evento e para a população, que acompanhou de perto todas as apresentações.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Preconceituoso, o jornalista gaúcho Eduardo Bueno chama na Sport TV a região Nordeste de bosta; veja vídeo

O jornalista gaúcho Eduardo Bueno (Peninha) chamou a região Nordeste de “bosta e depois disse que se travava de uma brincadeira, uma piada”. O comentário foi feito no programa “Extraordinários” do canal fecha de TV – Sportv.

No último domingo (15), o jornalista carioca Leonardo Baran, do Esporte Interativo, envolveu-se em uma polêmica após perguntar ao atacante paraibano Hulk o porquê dos nordestinos serem engraçados. O termo ‘povo engraçado’ foi utilizado na pergunta e fez o camisa paraibano rebater a expressão.

“Não levo por esse lado. Não fazemos graça para ninguém. É diferente porque os atletas não jogam sempre lá, mesmo de clubes do Brasil quase não jogam no Nordeste. A torcida nordestina é especial, torce com o coração. Mas dizer que é engraçado não”, afirmou no domingo à tarde.
Veja o vídeo:

Fonte: http://www.patosonline.com/

César Menotti & Fabiano encantam público na segunda noite do São João de Patos 2014. VEJA

A segunda noite do São João de Patos 2014, mostrou que a cada ano, o evento vem conquistando a credibilidade dos patoenses e visitantes. Na noite dessa quinta-feira (19), o Terreiro do Forró ficou completamente lotado de forrozeiros que vibraram do início ao fim da festa embalados pelas grandes atrações da noite.

Para dar início, as bandas da casa, Balanço de Mulher, e na sequência a banda Forró do Dono, animaram as pessoas que chegavam no Terreiro. Em seguida, o artista Luan Estilizado, animou a plateia que já vibrava e não parava de dançar. Durante o show de Luan, o cantor paraibano, Yegor Gomes, fez uma belíssima participação, e animou ainda mais o público.

Mas a terceira e quarta atração da noite foi a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, que deram um show de simpatia, tocando um repertório variado entre músicas de autoria própria e de outros artistas. O público cedeu aos encantos do show e cantava em coro durante quase todas as músicas. Yegor Gomes também aproveitou para fazer uma ponta na apresentação da dupla.

Para o visitante Yordan Gomes, que reside em João Pessoa, o São João de Patos sempre foi muito bem visto na capital, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que vêm participar das festividades. Além disso, ele destacou como pontos positivos a organização do evento, segurança e a divulgação da programação nas redes sociais.

A jovem Natassia, também residente em João Pessoa, falou que a expectativa para os próximos dias de festa é a melhor possível. Segundo ela, a cidade está “bombando” com tantas atrações durante o dia e principalmente durante a noite.

Quem encerrou a noite foi a banda Espora de Ouro, que com muita competência manteve os forrozeiros dançando ao som dos grandes embalos das vaquejadas.

Nesta sexta-feira (20), a festa continua, tendo como principal atração o cantor Bell Marques, ex integrante da banda Chiclete Com Banana.

Confira a programação para os próximos dias:

Sexta-feira (20)
Bell Marques
Dejobson e Forró do Dam
Gê Maria
Netinho Lins e Forró da Canxa
Eliane
 
Sábado (21)
Gabriel Diniz
Pegada de Barão
Tiete Timbaleiro
Isabela Fernandes e Forró da Macambira
Bonde do Brasil
Durval Lelis, do Asa de Águia (Foto: Maurício Vieira)
Domingo (22)
Durval Lelis e Asa de Águia
Sela Dourada
Forró do Vale
Zé Nilton do Acordeon
Sirano e Sirino
 
Segunda-feira (23)
Daniel
Forrózão DCybez
Matéria do Forró
Uz Frajolaz
Pedro Carpelli

Fonte: http://www.patosonline.com/

Grupo suspeito de tráfico de drogas é preso em operação no Sertão da PB

Sete pessoas foram presas suspeitas de tráfico de drogas em uma operação da Polícia Militar na cidade de Santa Luzia, no Sertão paraibano, na madrugada desta sexta-feira (20). De acordo com a PM, além das prisões, também foram apreendidas drogas, armas, munições, veículos e cerca de R$ 5 mil em dinheiro.
Os homens foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Santa Luzia, onde vão prestar depoimentos e depois serão encaminhados para a cadeia pública da cidade. O material apreendido, cerca de dois quilos de maconha, 400 gramas de cocaína, 500 gramas de crack, três carros, um revólver calibre 38 e uma pistola de uso restrito, além do dinheiro e das munições, também foram levados para a delegacia.Segundo a PM, o grupo já era investigado pela Polícia Civil há algum tempo, e a operação foi realizada como forma de cumprir cerca de 22 mandatos de busca e apreensão e sete mandatos de prisão. Ainda segundo a polícia, a maior parte das apreensões foi feita na casa de um dos suspeitos, apontado como comandante do grupo.
G1pb

Vereador é agredido e tem carro roubado em Campina Grande

O vereador Tovar Correia Lima (PSDB), de Campina Grande, foi assaltado na noite da quinta-feira (19), em frente a um restaurante no bairro do Alto Branco. De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, três homens em duas motos renderam Tovar e fugiram levando o carro locado que estava com ele. O verador chegou a ser agredido durante a ação.
A polícia foi até o local e realizou buscas pela região, mas até o final da manhã desta sexta-feira (20), nem o veículo nem os assaltantes foram localilzados. A assessoria de imprensa de Tovar disse que apesar do susto, o parlamentar está bem.Ainda de acordo com a assessoria de imprensa de Tovar, o crime aconteceu por volta das 22h30. O vereador saiu do restaurante, na avenida Manoel Tavares e foi rendido quando tentava entrar no carro, um Volkswagen Gol cinza.

Os homens estavam armados e, após anunciar o assalto, bateram no verador antes de fugir com o carro. Dentro do veículo estavam dois celulares, um tablet e a carteira do vereador, com dinheiro e documentos.

G1pb

Cabaceiras tem temperatura mais baixa do ano na Paraíba, diz Aesa

A temperatura mais baixa do ano na Paraíba foi registrada nesta sexta-feira (20) na cidade deCabaceiras, localizada na região do Cariri, a cerca de 200 quilômetros de João Pessoa. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), os termômetros marcaram 14,5º C.

“Essa região se caracteriza pela amplitude térmica, com quedas significativas durante as madrugadas. Nessa época do ano, em noites que o céu tem poucas nuvens, a radiação solar acumulada durante o dia escapa e aí acontecem os resfriamentos”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.
Até a quinta-feira, o título de temperatura mais fria de 2014 pertencia ao município de Monteiro, também no Cariri, onde o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa anotou 14,6ºC. Essa baixa na temperatura ocorreu no dia 26 de maio.

Inverno
A temperatura mais baixa do ano foi registrada um dia antes do início do inverno, que começa no sábado (21) às  7h51. Segundo a Aesa, também foram registradas temperaturas frias em outras cidades: Monteiro (15,7ºC), Sumé (16,6ºC), Sousa (17,2ºC), Campina Grande (17,3ºC), Areia (18,1ºC), Patos (20,5ºC) e João Pessoa (21,8ºC).

“Mesmo não implicando em mudanças bruscas no clima, a chegada do inverno na Paraíba tem como características marcantes as baixas temperaturas no Cariri e Brejo, onde a sensação térmica pode chegar aos 13ºC e 15ºC, respectivamente; e a maior ocorrência de chuvas na faixa leste do Estado”, completou Marle Bandeira, lembrando que a previsão pluviométrica para o inverno é de chuvas dentro da média.

O boletim meteorológico da Aesa, emitido às 9h desta sexta-feira prevê chuvas ocasionais no Litoral nas próximas 24 horas.

G1pb

Comerciante é baleado na Grande João Pessoa, diz polícia

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Bayeux  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um comerciante de 30 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio, na manhã desta sexta-feira (20), em Bayeux, na Grande João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, o homem foi baleado quando se dirigia ao seu estabelecimento comercial.
De acordo com a PM, o crime foi cometido por dois homens que se aproximaram de motocicleta e efetuaram os disparos. Os suspeitos fugiram e não foram localizados. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.
O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e  levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
 G1pb

Papa Francisco diz ser contra a legalização de qualquer tipo de droga

O Papa Francisco condena o uso de qualquer tipo de droga  (Foto: Alessandro Biachi/Reuters)
O papa Francisco demonstrou nesta sexta-feira (20) sua rejeição aos tratamentos de desintoxicação que utilizam drogas substitutas e à legalização de qualquer tipo de entorpecente, inclusive a maconha.
O pontífice fez essas declarações durante uma audiência no Vaticano, a qual contava com a presença dos participantes da 31º edição da Conferência Internacional para o Controle de Drogas (IDEC).
"Quero expressar com total clareza que a droga não se derrota com droga. A droga é um mal e com o mal não pode haver cessões ou compromissos", declarou o papa Francisco em uma nota publicada pelo escritório de imprensa do Vaticano.
Para o papa argentino, consentir o uso de psicofármacos às pessoas que continuam usando droga não "resolve o problema", já que, segundo ele, "as drogas substitutivas também não se mostram como um tratamento suficiente, mas um modo velado de se render perante a este fenômeno".
Sobre a legalização das chamadas drogas brandas, o papa Francisco explicou que, "além de ser discutível do ponto de vista legislativo, não produz os efeitos que haviam sidos prefixados".
Neste aspecto, o pontífice, como já havia dito em outras ocasiões, reiterou seu 'não' a qualquer tipo de droga, ressaltando que "o flagelo da droga contínua avançando de maneira e dimensões impressionantes ao ser alimentado por um mercado infame, que vai além das fronteiras nacionais ou continentais".
O pontífice também mostrou sua 'dor e preocupação', principalmente porque "o risco cresce para os jovens e os adolescentes".
Para Bergoglio, que diz 'sim' à vida, ao amor, à educação e ao trabalho, "não há lugar para a droga, o abuso de álcool ou outras dependências".
O papa argentino citou o exemplo dos "jovens que querem se livrar da dependência da droga e que se empenham para reconstruir a vida", dizendo que estes devem ter "estímulo e olhar para frente com confiança".
Por outra parte, o papa Francisco desejou aos participantes da Conferência Internacional para o Controle de Drogas "que alcancem os objetivos de coordenar as políticas antidroga, compartilhar informação e desenvolver uma estratégia operacional contra o tráfico".
G1

Outono termina com registro de temperaturas negativas na Serra

Cidades da Serra de SC registraram temperaturas negativas nesta sexta (20) (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
O outono termina com muito frio em Santa Catarina. O último dia da estação registrou temperaturas negativas e geada na região serrana de Santa Catarina. Em Urupema fez -5,1°C no início da manhã desta sexta-feira (20). Já em  Bom Jardim da Serra a temperatura mais baixa foi de -4,9°C e São Joaquim fez -4,6°C (veja fotos).

Florianópolis marcou 5,3°C e Criciúma, no Sul, 4,1ºC. Estas são as menores temperaturas do ano registradas nas cidades. Na quinta (19) foi registrada a temperatura mais baixa do ano no país: -7,7ºC em Urupema.
"A sexta-feira será outro dia de sol e nuvens em todas as cidades sendo que poderemos ter nevoeiros isolados de manhã cedo", afirma Leandro Puchalski.
Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas máximas nesta sexta devem ficar em torno de 20ºC no Oeste, 19ºC no Norte e na Grande Florianópolis, 18ºC no Vale do Itajaí, 16ºC no Sul e 15ºC na Serra.
G1

Polícia indicia 5 suspeitos de matar jovem na Cidade de Deus, no Rio

A Polícia Civil descartou a possibilidade de envolvimento de PMs na morte de Lucas Farias dos Santos, de 13 anos, na localidade conhecida como Caratê, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, e indiciou cinco homens pelo crime. O jovem levou um tiro no peito, foi socorrido, mas morreu durante uma cirurgia no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na semana passada.
Como mostrou o Bom Dia Rio nesta sexta-feira (20), segundo o delegado Geneton Lages, da Divisão de Homicídios (DH), o crime ocorreu durante uma troca de tiros entre PMs e suspeitos.
“Ocorre que muito próximo de onde os tiros estavam sendo recebidos pelos policiais, o garoto vinha chegando de bicicleta. O posicionamento dele foi muito importante pra definir a impossibilidade de os policiais serem os autores, porque, na verdade, ele está na retaguarda dos policiais. E aí, de pronto, a gente afasta os policiais. E coloca quem como autor? Um daqueles traficantes”, explicou.
Testemunhas confirmam
Ainda segundo a polícia, as testemunhas que passavam pelo local do crime confirmaram a presença de suspeitos armados e o posicionamento delas de acordo com o que foi sugerido pelas investigações. “Ouvimos testemunhas que estavam próximas. Uma testemunha viu os caras armados, confirmou a troca de tiro e mais: confirmou o posicionamento de todo mundo que estava ali”, confirmou Lages. 

A Justiça expediu mandados de prisão temporária para eles que, segundo a polícia, já são considerados foragidos. Segundo os agentes que prestaram depoimento, pelo menos dois suspeitos, Leonel Alvez e Ricardo Damião, estavam armados e atirando no momento do crime.O delegado da especializada contou que os cinco suspeitos envolvidos no tiroteio são: Leonel Alvez de Jesus, Thiago dos Santos, conhecido como Guia, Victor Hugo Cazumba Passagem, o Dorime, Júlio César Batista de Santana, o Dimaçã, e Ricardo Eduardo Alves Correa Damião, o Neném.
'Não teve tiroteio', diz pai
Na segunda-feira, moradores da comunidade fizeram um protesto. Segundo eles, o garoto foi atingido quando policiais entraram atirando em um beco. A equipe de reportagem conversou com Paulo Farias, pai de Lucas. Ele contou que, no momento em que o filho foi baleado, andando de bicicleta, o filho levava o irmão caçula, de 11 anos, na garupa.

“Não teve tiroteio. Eu mesmo, dentro de casa, só escutei um tiro e o meu filho que tava atrás da bicicleta não escutou vários tiros. Se não, se fossem vários tiros, acho que meu filho tinha morrido também porque eles estavam juntos. Meu filho [caçula] falou que só viu o carro da polícia passar e o irmão dele levar o tiro”, contou.
Reconstituição
A polícia confirmou também que a reconstituição da morte será feita nos próximos dias. Além dos cinco homens, já identificados, está sendo investigada também a participação de outros criminosos.

“Existe uma tentativa de homicídio em face dos policiais, primeira coisa. Segunda, há um homicídio, que quem deve responder são os traficantes, que, na verdade, agiram tentando matar um policial, erraram e acabaram matando o garoto. Agora, eu vou ter que prender esses cinco pra saber quem são os outros, porque, pode ser que o atirador seja um dos vulgos que eu não identifiquei. Pelo que os policiais me disseram, quem pode ter dado o disparo foi um dos identificados”, explicou o delegado.
G1

Ferrari, Lamborghini e Aston Martin não estarão no Salão do Automóvel

Porsche 918 Spyder (Foto: Divulgação)
O Salão do Automóvel de 2014, entre 30 de outubro e 9 de novembro próximos, terá as principais montadoras do mercado brasileiro, mas ficará sem algumas das marcas mais luxuosas. Aston Martin, Bentley, Ferrari,Lamborghini, Maserati e Rolls Royce, que trazem carros para o Brasil por meio de importadoras, não terão estandes na mostra.

Apesar da ausência, a Reed Exhibitions, organizadora do evento, afirmou que ainda está trabalhando para levar os carros dessas marcas de outra forma ao salão.
Importadora oficial de Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls Royce, a Via Italia não irá participar do salão pela segunda edição consecutiva. Em 2012, a importadora também desistiu de expor seus modelos. Na ocasião, a Fiat, proprietária das marcas Ferrari e  Maserati, exibiu um modelo de cada em seu estande.
As inglesas Aston Martin e Bentley também não terão área própria no salão. Representada no Brasil pelo Grupo SHC, que também representa a chinesa JAC Motors, a Aston Martin participava do evento desde 2010.
A Bentley havia confirmado participação na edição de 2012, porém, assim como a Via Italia, desistiu de exibir seus modelos naquele ano.
A Via Italia afirmou que, "como o mercado da empresa é focado em um nicho muito pequeno de volume, o custo para participar de um evento deste porte, de quase 15 dias, é inviável, tendo em vista um retorno comercial que não justificaria". Já a Aston Martin afirmou que não houve interesse em participar do evento.
A Bentley informou que “não irá participar do Salão este ano”,  e que o último lançamento da marca no país, foi o Flying Spur, em março, realizado "em um evento separado”. 
Confirmadas
A Porsche, que tem crescido consideravelmente no mercado brasileiro, terá em seu estande atrações como o superesportivo 918 Spyder, o novo SUV Macan e os inéditos 911 Targa, Boxster GTS e Cayman GTS.

Já a Jaguar não divulga os modelos confirmados, porém, é possível que a marca apresente pela primeira vez no país seu novo sedã médio, XE.
G1

‘Demos voto de confiança e fomos traídos’, diz PM sobre ato do MPL

A Polícia Militar responsabilizou o Movimento Passe Livre (MPL) pelos atos de depredação que ocorreram durante o ato na tarde desta quinta-feira (19), na Zona Oeste de São Paulo. O protesto celebrava um ano da derrubada do aumento na tarifa do transporte público em São Paulo. Segundo o coronel Leonardo Torres Ribeiro, comandante do policiamento da capital, a PM atendeu o pleito do movimento, que enviou um oficio à corporação pedindo que o efetivo se mantivesse afastado.
Ao G1, os militantes do MPL disseram que a acusação "é uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais". O protesto terminou com quatro agências bancárias na Avenida Rebouças depredadas e a destruição de carros de luxo em uma concessionária na Marginal Pinheiros.“Demos voto de confiança e fomos traídos. Nós acreditamos que, por ser um movimento que tem liderança, e eles se comprometeram aqui bem explicitado. Está aqui. Formalizaram, não houve diálogo. Dentro do respeito à manifestação, que nós temos tido com todos os segmentos, respeitamos aqui também. E a nossa estratégia de policiamento foi essa”, afirmou Ribeiro ao mostrar o oficio, durante coletiva de imprensa nesta noite.
Ainda de acordo com o coronel, o MPL enviou um ofício à Secretaria da Segurança Pública (SSP) avisando que faria a manifestação de um ano da revogação. No texto, eles forneciam a data, o itinerário, local de concentração, e pediam para a PM ficar afastada. “Atribuímos ao MPL essa depredação. Foram eles que formalizaram esse pleito.”
Ribeiro disse que ficou o tempo inteiro em contato uma militante do MPL. Na hora que começou a confusão, o contato sumiu. Assim que identificaram que começou o quebra-quebra, reagiram. O comandante da PM negou demora por parte dos policiais militares envolvidos na operação, cerca de 500, para reprimir o vandalismo. “Nós chegamos no tempo suficiente para chegar até lá, pois havia obstruções. Se demorou, foi por conta da obstrução e também da dispersão dos manifestantes que estavam no local. Da distância que estávamos, não havia como chegar antes”, declarou.
Desta vez, a PM não manteve policiais ao lado dos manifestantes como fez durante todos os protestos anteriores.  Durante a manifestação, a corporação informou ao G1 que adotou "estratégia diferente" e acompanhou "à distância".
A Tropa de Choque interveio para desbloquear a Marginal Pinheiros cerca de 20 minutos após as depredações ocorrerem. Ninguém foi preso. “Nós estávamos respeitando na verdade o pleito do MPL. Essa foi a estratégia adotada”, defendeu Ribeiro. Segundo ele, o Choque se posicionou na Rua do Sumidouro, em Pinheiros.
Ofício enviado pelo MPL  (Foto: Marcelo Mora/G1)
No início da entrevista coletiva, o coronel da PM fez questão de destacar os dois últimos parágrafos do ofício enviado pelo MPL à Secretaria da Segurança Pública, que diziam: “Entendemos que a manifestação pretende promover uma ocupação lúdica da cidade e nos causa preocupação a presença ostensiva da PM de SP que tem impedido em atos recentes que as manifestações ocorram dentro das propostas de seus organizadores. Citamos como exemplo principal o ato do 15 de maio, organizado pelo Comitê Popular da Copa de São Paulo, que transcorria sem conflitos, até que provocações pela grande proximidade de manifestantes e policiais deflagrou uma brutal repressão e o fim da manifestação com menos de 15 minutos de ato.
Por isso, entendemos que os movimentos sociais devem ter autonomia para promover sua própria segurança. A disposição do MPL em manter uma manifestação como celebração pelo um ano da derrubada dos 20 centavos está aqui expressa”, diz os últimos parágrafos do ofício.
O coronel negou que o comando da corporação tenha sido ingênuo ao dar um voto de confiança ao MPL. “Não, não fomos ingênuos, não, porque a experiência que nós temos na lida com os manifestantes tem demonstrado os resultados obtidos na contenção destes eventos.”
E negou também que a PM tenha errado na operação da manifestação desta quinta-feira. Para o coronel, falta "uma regulamentação para a população aprender a se manifestar". "A Polícia Militar vai realmente atuar com padronização a partir do momento que tivermos uma regulamentação do direito à manifestação, a partir que tiver uma normatização, que está pendente esse regramento jurídico e legal", afirmou. Segundo ele, em cerca de mil manifestações que ocorreram desde o ano passado houve quebra da ordem apenas em 2,4% do total.
Questionado como será o comportamento da PM nas próximas manifestações, o coronel disse que os casos serão analisados separadamente. “A partir de agora vamos avaliar cada evento para fazer nossa estratégia. Vamos ter mais cautela nessas manifestações.” Ele também afirmou que "cabe a cada ofendido" entrar com uma ação por danos materiais.
Confira a íntegra do ofício enviado à Secretaria da Segurança Pública pelo MPL:
Ilmo
Sr. Secretário de Segurança Pública de São Paulo
Fernando Grella

Ref: Ato do MPL-SP por Tarifa Zero no Dia 19 de Junho
O Movimento Passe Livre – São Paulo vem por meio deste informar sobre o trajeto e as disposições da manifestação que será realizada no dia 19 de junho, com concentração marcada para as 15h na Praça do Ciclista, esquina da av. Paulista com a r.Consolação.
O ato seguirá pela av.Rebouças até a Marginal Pinheiros, onde, próximo a Estação Pinheiros do Metrô, realizaremos uma festa popular de ocupação da via. A proposta do ato é se colocar como uma contraposição lúdica à realização da Copa do Mundo no país, combater a priorização pelo transporte individual pelo poder público e defender a tarifa zero no transporte coletivo.
Sendo assim, o ato tem esse trajeto e essa proposta pré-definida e não serão modificados, não há qualquer disposição dos organizadores da manifestação em levar a marcha para as áreas de exceção da FIFA, seja o Estádio seja as “fan fests”. A organização da manifestação conta com comissão de seguranças que orientará os presentes em manter a proposta da manifestação.

Entendemos que a manifestação pretende promover uma ocupação lúdica da cidade e nos causa preocupação a presença ostensiva da PM de SP que tem impedido em atos recentes que as manifestações ocorram dentro das propostas de seus organizadores. Citamos como exemplo principal o ato do 15 de maio, organizado pelo Comitê Popular da Copa de São Paulo, que transcorria sem conflitos, até que provocações pela grande proximidade de manifestantes e policiais deflagrou uma brutal repressão e o fim da manifestação com menos de 15 minutos de ato.

Por isso, entendemos que os movimentos sociais devem ter autonomia para promover sua própria segurança. A disposição do MPL em manter uma manifestação como celebração pelo um ano da derrubada dos 20 centavos está aqui expressa.

Att,
Movimento Passe Livre - São Paulo
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...