sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aeroporto Castro Pinto, na PB, passa a oferecer novos voos neste mês

Aeroporto Castro Pinto tem 3º maior aumento do Nordeste (Foto: Divulgação/Secom-PB)
O Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, passa a receber, a partir deste mês, quatro novos voos diários. A partir desta sexta-feira (1), há um voo com ligação direta entre João Pessoa e Salvador, e, no próximo dia 13, começa oferta de outros três entre a capital paraibana e o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro.
Os voos para Salvador terão as saídas previstas para às 4h05, com chegada à capital baiana às 5h25. No retorno, o voo sai do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães às 2h07 e chegada no Castro Pinto às 3h29.
As tarifas para o novo voo entre João Pessoa e Salvador podem ser encontradas a partir de R$ 59 para compras com antecedência de 60 dias. Já para o voo entre João Pessoa e Rio de Janeiro, o preço inicial é R$ 169 para compras com antecedência de 60 dias. Todos os novos voos são operados pela companhia aérea TAM.
G1pb

'Caminhos do Frio' tem show de Cezzinha em Solânea, no Brejo da PB

Cezzinha é uma das atrações do tradicional Forró do Beco (Foto: Juliane Peixinho/G1)
Com show do forrozeiro Cezzinha, segue nesta sexta-feira (1º) a programação da rota cultural Caminhos do Frio em Solânea, no Brejo da Paraíba. O evento tem atividades programadas durante todo o dia com exposições, lançamento de livros, espetáculos, sarau e cafés culturais. Durante o fim de semana, a cidade ainda recebe Santanna, o cantador, que se apresenta no sábado (2) e realiza um passeio ciclístico no domingo (3).
Essa é a primeira vez que o município integra o roteiro, que passa por sete cidades do Brejo paraibano até 31 de agosto. A programação envolve teatro, artesanato, visitas a patrimônios históricos, a exemplo do Santuário Padre Ibiapina, turismo de aventura e ecológico e música, sendo as principais atrações Santanna, o cantador e o sanfoneiro Cezzinha.
Tendo como tema na programação “Fé, Arte e Cultura”, a programação visa não somente mostrar aos turistas o espaço destinado a hospedagem existente no Santuário Padre Ibiapina, como também o de divulgar o espaço de trabalho do Santo Padre que tem um rico acervo.
Sexta-feira (1º)O complexo do santuário é formado pela casa onde o Padre morou, Casa dos Milagres, Igreja, Mausoléu do Padre Ibiapina, Museu, Casa de Caridade fundada em 1866, refeitório e alojamentos coletivos, cujo espaço hoje é usado como meio de hospedagem. A reserva pode ser feita pelos telefones (83) 8721-8129 ou (83) 3369-1202.

O Caminhos do Frio é uma rota cultural que acontece anualmente na região serrana do Brejo paraibano. Este ano, a rota começou no dia 14 de julho em Areia e já passou por Pilões. Depois de Solânea, ele segue para  Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Confira a programação completa de Solânea:

CINE TEATRO MUNICIPAL
8h - Oficina de artesanato: Produzindo peças da fé.

ANTIQUÁRIO MARIA PÊ
Horário: 8h-12h e 14h-18h
Exposição de Móveis Antigos – Wilson Bandeira
Exposição de Pintura de Elpídio Dantas
Exposição de Pintura de Widson Bandeira
Exposição de Mosaicos de Mestrão e Naldo.

GRÊMIO MORENENSE
19h30 - Lançamento do Livro – Crônicas e Causos aos 58 de minha idade e 60 de Solânea. Autor: Wolhfagon Costa de Araújo.
PRAÇA 26 DE NOVEMBRO
15h – Atividades Culturais;
16h – Espetáculo - Boi encantado: Um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro – Cia. de Teatro de Bonecos Boca de Cena;
20h - Retreta com a Banda 26 de Novembro;
20h – Café Cultural e Sebo Literário;
20h – Exposição de Artesanato;
20h30 - Sarau da Cultura;
21h30 - Show com Joãozinho e Banda Sete;
23h - Show com o cantor Cezzinha.

Sábado (2)
NA FEIRA LIVRE
8h – Manhã Cultural - Forró Pé de Serra, Grupos Folclóricos e Comidas Típicas

ANTIQUÁRIO MARIA PÊ
Horário: 8h-12h e 14h-18h
Exposição de Móveis Antigos – Wilson Bandeira
Exposição de Pintura de Elpídio Dantas
Exposição de Pintura de Widson Bandeira
Exposição de Mosaicos de Mestrão e Naldo.

IGREJA MATRIZ
19h30 - Missa com o Coral Sinfônico do Maestro João Eduardo;

PRAÇA 26 DE NOVEMBRO
15h – Atividades Culturais – Com os Grupos Culturais do Município.
16h30 – Espetáculo Circense, Caminhão de Palhaços – Da Família Los Iranzi;
20h – Café Cultural e Sebo Literário;
20h – Exposição de Artesanato;
20h30 - Retreta com a Banda 26 de Novembro;
21h - Sarau da Cultura: memorial de fé;
22h - Show com Banda Quinteto Chic;
23h - Show com Santanna, o cantador.

Domingo (3) - Atividade Esportiva
PRAÇA 26 DE NOVEMBRO
9h - Passeio Ciclístico.

G1pb

Partidos terão que obedecer regras trabalhistas durante campanha na PB

Os partidos políticos e candidatos terão que obedecer regras trabalhistas na contratação de qualquer pessoal para o trabalho durante a campanha eleitoral. A decisão foi comunicada em audiência convocada pelo Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba na manhã desta sexta-feira (1), em João Pessoa, onde estiveram presentes representantes de 17 partidos políticos e candidatos.
Durante a audiência também foi comunicado aos candidatos que eles serão responsáveis exclusivamente pelos trabalhadores que contratarem sem a intervenção do partido, como também por providenciar equipamentos de proteção individual e a adoção do chapéu tipo legendário para o pessoal que trabalha exposto ao sol, além dos itens já exigidos em eleições passadas, como água potável, filtro solar e outros.Segundo a Procuradoria Regional do Trabalho na Paraíba, os partidos estão obrigados a fazer um contrato por escrito, de forma individual, com cada trabalhador e está proibida a contratação de menores de 18 anos, mulheres grávidas e idosos para o trabalho nas ruas.
Outras regras também vão precisar ser seguidas, de acordo com a Procuradoria Regional do Trabalho, como o pagamento do salário mínimo mensal, folga semanal e dois vales-transporte diários que devem ser garantidos aos contratados. Sempre que a atividade se desenvolver entre 22h e 5h do dia seguinte será pago um adicional de 20% sobre a remuneração.
Quando contratar pessoa física, o partido deverá adotar as seguintes providências: realizar a inscrição junto à previdência do segurado na qualidade de contribuinte; arrecadar e recolher as contribuições previdenciárias descontadas do segurado (11%); incluir o segurado na folha de pagamento; contabilizar os valores pagos ao segurado e informar dados relacionados aos fatos geradores de contribuições previdenciárias.
G1

Quarto acusado de morte de médico se entrega na Delegacia de Jaboatão

Um dos acusados de participar da morte do médico paraibano Artur Eugênio Azevedo, assassinado em maio deste ano, se entregou à Delegacia de Homicídios deJaboatão dos Guararapes na noite da quinta-feira (31), por volta das 21h. O delegado de Prazeres, Guilherme Caraciolo, que acompanha o caso, confirmou a informação e também disse que Jailson Duarte de César se apresentou acompanhado do advogado Jeferson Farias. Segundo o advogado, Jailson compareceu ao Fórum de Jaboatão para prestar alguns esclarecimentos à Justiça. Ele já foi levado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde fica à disposição da justiça.
A prisão preventiva dos cinco acusados da morte do médico foi decretada na quinta pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A juíza Inês Maria de Albuquerque, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, aceitou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e acatou a solicitação do delegado Guilherme Caraciolo. Dos cinco réus no processo, além de Jailson, três outros já se encontram detidos: o médico Cláudio Amaro Gomes; o filho dele, Cláudio Amaro Gomes Junior - desde o dia 3 de junho; e Lyferson Barbosa da Silva, capturado por acusação de participar de um assalto a banco. O último suspeito, Flávio Braz de Souza, encontra-se foragido, segundo o TJPE.

Os cinco foram denunciados por homicídio duplamente qualificado – pois o crime foi mediante pagamento promessa de recompensa e sem chances de defesa para a vítima; além de apropriação indébita do carro e pertences de Artur e também por comunicação falsa de crime, devido à informação de que o carro usado no crime teria sido roubado. De acordo com a decisão da juíza, os denunciados devem responder à acusação, por escrito, no prazo legal de dez dias.

Câmeras de segurança (Foto: Moema França/G1)
Envolvidos
Quem tiver informações sobre o caso pode telefonar para (81) 3421-9595, que atende à Região Metropolitana doRecife e à Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545 (moradores do interior do estado). Também é possível repassar informações através do site do Disque-Denúncia, que permite envio de fotos e vídeos. O serviço funciona 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

Entenda o caso
O médico Cláudio Gomes e o filho são suspeitos de planejar a morte do cirurgião Artur Eugênio, que foi arrastado por dois homens na entrada do prédio onde morava, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na noite do dia 12 de maio deste ano. O corpo dele foi encontrado no dia seguinte, com marcas de tiro, às margens da rodovia BR-101, em Jaboatão dos Guararapes. O carro da vítima foi queimado e abandonado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.

As investigações apontam que Cláudio Gomes e Artur, que já trabalharam juntos, tinham divergências profissionais, o que teria motivado o crime. No dia 13 de junho, a juíza Inês Maria de Albuquerque indeferiu o pedido de revogação de prisão para o médico Cláudio Gomes. No dia 9 de junho, o desembargador Marco Maggi, 4ª Câmara Criminal, já havia negado pedido de habeas corpus feito pela defesa do médico.

Artur era paraibano e atuava no Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas, Imip e Português. Ele tinha família em Campina Grande e era formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O médico era benquisto e descrito como uma pessoa calma - o corpo dele foi enterrado no dia 15 de maio, em Campina Grande.

G1pb

Justiça proíbe que duas Leis Federais sejam desrespeitadas no concurso público do Município de Patos

Dois problemas detectados que ferem diretamente Leis Federais no concurso público prestes a ser realizado para preencher cargos na Prefeitura Municipal de Patos foram contestados através de ação judicial. A professora Gerlúzia Vieira entrou com ação através do advogado Dr. Bruno Carvalho pedindo que as Leis Federais que regem a questão da incineração de provas e de revalidação de diplomas estrangeiros, que estavam sendo desrespeitados no edital da empresa Pro-Município, sejam revistos no certame de 2014.
Dr. Bruno Carvalho disse que o edital do concurso público fere diretamente a Lei Federal que é inequívoca no que diz respeito à queima de provas de qualquer concurso público, ou seja, a empresa Pro-Município deixou claro que incineraria as provas e cadernos do concurso assim que o certame fosse homologado, sendo esse fato no dia 16 de agosto de 2014. Mas a Lei Federal 7.144/83 deixa evidente que a queima das provas só poderá acontecer 1 ano depois da homologação.
Outra questão desrespeitada no edital do concurso público diz respeito ao diploma estrangeiro, pois de acordo com o edital não seria necessário à revalidação por Universidade Pública. A Lei Federal 9.394/94 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) deixa o fato indiscutível, pois sem a revalidação o diploma estrangeiro não será aceito no Brasil. Na tarde desta quinta-feira, dia 31, o edital foi retificado, mais uma vez, para atender a observação.
“Realmente, constata-se, com clareza, que o Edital 001/2014 afronta a legislação nacional vigente e, portanto, causa insegurança jurídica e desrespeito aos direitos iguais para todos, inclusive à autora que pode suportar prejuízos”, relata Dr. Ramonilson Alves Gomes, Juiz de Direito da 5ª Vara do Fórum Miguel Sátyro, em Patos.
Na decisão foi dito: “1- os réus se abstenham de incineração de todo e qualquer material do concurso antes do prazo de um (01) ano da homologação do concurso, conforme expressa incidência vedação dos arts. 1º e 2º, da Lei nº 7.144/83;”
2 – “observem que o diploma necessita de revalidação em Universidade Pública que tenham curso de nível de área idênticos, consoante o § 2º, do art. 49, Lei nº 9.394/94 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional)”.
Oficie-se em caráter de urgência e pelos meios possíveis (fax, e-mail, telefone etc.) a-) o Município de Patos; b-) a Empresa Pró-Município, para conhecimento e cumprimento da presente tutela.
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Bairro Jatobá ganhará unidade básica, praça e academia de saúde

A Prefeitura de Patos vem intensificando o cronograma de inaugurações, e a saúde tem sido prioridade. Na próxima quarta-feira, dia 06 de agosto, às 17H00, a população do bairro Jatobá será contemplada com a inauguração da unidade básica de saúde, Dr. Geraldo Carvalho, e ainda da praça Apolônio Gonçalves e de uma academia de saúde. 
A UBS que antes funcionava em imóvel alugado foi totalmente construída para melhor abrigar as equipes e oferecer um atendimento mais qualificado a mais de 3 mil famílias do bairro. Já a praça Apolônio Gonçalves foi totalmente revitalizada e ganhou uma quadra esportiva e uma academia de saúde. 
A UBS Dr. Geraldo Carvalho será a terceira unidade de saúde entregue totalmente construída na atual gestão, que durante um ano e meio também já implantou, reformou e ampliou as unidades básicas de saúde Carleusa Candeia (Santo Antônio), Pedro Leandro (Monte Castelo/Pólo Coureiro), Antonio Urquiza (distrito de Santa Gertrudes), Yoyo Laureano (Alto da Tubiba), Nabor Wanderley (Vitória), Sebastiana Xavier (Bivar Olinto) e Maria Madalena do Espírito Santo (Matadouro).
As inaugurações das UBS e das academias de saúde fazem parte da política municipal que vem investindo em espaços de lazer para a família e fazendo a sua parte na prevenção em saúde. 
Segundo a secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, os equipamentos da academia de saúde já chegaram, e logo serão instalados na praça Apolônio Gonçalves. 
Ilanna ainda informou sobre outras inaugurações de unidades de saúde para os próximos meses, a exemplo das UBS Evaristo Guedes, Ernesto Soares, Roberto Oba, Aderbam Martins, entre outras.
Fonte: http://www.patosonline.com/

RC e Cássio protagonizam debate, onde direitos de resposta deram o tom

O debate realizado pela TV Master na noite desta quinta-feira (31), em João Pessoa, onde os seis candidatos ao governo do estado tiveram a primeira oportunidade de apresentar suas propostas foi marcado por trocas de acusações e direitos de resposta onde o governador e candidato a reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), foi alvo constantes críticas, sendo chamado de desumano em pelo menos três ocasiões.

Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho dividiram as atenções no debate e inclusive os pedidos de Direito de Resposta, que consumiram boa parte do tempo do debate.

Quem abriu o confronto de ideias, após um sorteio, foi o candidato, Major Fábio (PROS), que afirmou estar representando a "indignação do povo". Já o candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), disse que estava feliz por ser candidato sem ter que fazer peripécias e afirmou ter quebrado paradigmas.

O candidato, Antônio Radical (PSTU), afirmou que era candidato para enfrentar os grupos sempre representados pelos mesmos partidos.

Para o tucano, Cássio Cunha Lima, o momento é de "fazer um governo novo". "Aprendi com os erros e sofrimentos pessoais e quero tirar a Paraíba do retrocesso que vive, sem ódio e sem rancor".

O peemedebista Vital do Rego disse que vai romper com o atraso, assim como o candidato do PSOL, Tarcio Teixeira, que disse ter várias criticas sobre o "sistema político".

Ricardo foi acusado, logo na abertura do debate, de "estelionato eleitoral" por Radical, quando disse na eleição passada que reduziria a criminalidade em três meses. O candidato do PSTU, inclusive sugeriu a população que acesse o youtube para ver as promessas do governador nas últimas eleições. Já o socialista afirmou ter investido na valorização dos policiais e reiterou que sua gestão conseguiu reduzir o número de homicídios, ao contrário, segundo ele, das anteriores.

Em um dos momentos mais polêmicos do debate, Ricardo comentou que o seu adversário, Cássio Cunha Lima, não teria comprado nenhum ônibus escolar no seu governo, mesmo após um acidente que vitimou alunos. Já Cássio disse que o governador estava usando a morte de crianças para fazer uso eleitoral.

Como proposta para segurança, o peemedebista Vital do Rego defendeu uma segurança enérgica e Cássio defendeu o reestabelecimento do diálogo com a tropa.

Uma proposta ousada foi a do senador Vital que chegou a citar como solução a contratação de soldados temporários.

O candidato do PSOL, Tarcio Teixeira, defendeu que o turismo busque atender primeiro o paraibano e afirmou que a lógica do setor precisa ser invertida.

Já o Major Fábio condenou a privatização da Saúde no Hospital de Trauma, afirmando que: "Essa história de apresentar número não é suficiente, já que não é esta a sensação do povo". Fábio inclusive questionou Radical sobre o pagamento do piso dos professores na Paraíba e Radical fez várias críticas a atual gestão, acusando Ricardo de ter inchado a máquina com prestadores de serviço.

Em seu primeiro direito de resposta, Ricardo aproveitou para prometer passe livre para os  estudantes do nível médio e disse que pretende dobrar o piso dos professores.

Nos demais blocos as acusações entre Cássio e Ricardo só cresceram, onde o tucano destacou as acusações de corrupção no Hospital de Trauma, já Ricardo disse que toda esta acusação é fruto de um relatório que vazou e que hoje o trauma duplicou cirurgias e gasta menos.

Sobre abastecimento de água, Cássio lembrou ter construído adutoras, inclusive em João pessoa e acusou Ricardo de não ter concluído muitas destas obras. O tucano disse ainda ter dobrado a rede coletora do estado.

Vital do Rego defendeu o Porto de águas profundas e acusou o candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos de ser contra o porto de Cabedelo, sendo questionado frontalmente pelo governador, Ricardo Coutinho, que citou vários avanços no Porto do estado.

Números do analfabetismo, fornecimento de água, geração de emprego acabaram ficando em segundo plano e os pedidos de direito de resposta e ataques pessoais continuaram até o último bloco, onde Ricardo afirma ter construído mais estradas que Cássio, enquanto que o tucano esclareceu que as obras do PSB só ocorreram por terem sido "planejadas, licitadas e com recursos captados" em sua gestão.

No último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais, onde Radical lembrou a greve dos trabalhadores da CAGEPA, que já dura mais de 30 dias.

Deixamos a indústria escolher o que vamos comer, afirma Pollan na Flip

O escritor norte-americano especializado em comida Michael Pollan (Foto: Flavio Moraes/G1)
Quem diria que uma mesa da Flip discutiria largamente um método diferente de criar galinhas e vacas? É o que acontece quando chega um tempo em que pensar sobre o que comemos alcança um papel crucial no mundo. O norte-americano Michael Pollan tem se dedicado há vários anos a investigar a cadeia da produção de alimentos, como eles são consumidos e quais são os efeitos sobre nossos corpos. Ele não tem uma visão otimista sobre o estado atual dessa área, mas propõe de um jeito leve algumas maneiras de reverter a situação
G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2014, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original. Veja a programação até domingo ao final desta nota.
Pollan é autor de sete livros, entre eles o best-seller "O dilema do onívoro" (2006) e o novo "Cozinhar - Uma história natural da transformação".A mesa desta sexta-feira (1º), a mais aplaudida até o momento na 12ª edição da Festa Literária de Paraty e que por motivos de saúde teve a mediadora substituída pelo curador Paulo Werneck, discorreu sobre os problemas de deixar para a indústria as nossas escolhas sobre o que comemos, o desconhecimento do que é ingerido, a importância do cada vez mais raro hábito de comer em família e o clima de ansiedade quando pensamos se temos ou não uma boa alimentação.
"Setenta anos atrás meu trabalho seria irrelevante porque sabíamos de onde vinha a nossa comida. Mas hoje não sabemos com exatidão o que há no McDonald's", afirma ele.
Mas justamente sobre não pensar a respeito do que se constitui cada prato consumido que Pollan chama a responsabilidade para nós mesmos: "Nós somos cúmplices desse cenário, com as escolhas que fazemos. Estamos terceirizando a grandes corporações as nossas escolhas sobre a nossa alimentação".
Examinar o processo de fabricação dos alimentos hoje em dia, que passa por elementos transgênicos, levou Pollan a conclusões sombrias quanto aos efeitos sobre a nossa saúde e o solo em que raízes são plantadas e o gado pasta, para dizer algumas pontas da cadeia de alimentação. "A busca incessante por ingredientes baratos levou a essa situação", diz o escritor.
Ele é um ferrenho defensor do pequeno agricultor e cita a experiência que teve com um fazendeiro do estado norte-americano da Virgínia, que criava seis tipos diferentes de animais juntos. O pasto tinha um intrincado revezamento que resultava em solo menos pobres e mais produtividade. O conceito da "fazenda de muitas faces" de Joel Salatin foi apresentado no livro "O dilema do onívoro".
Pollan defende uma atitude relaxada em relação ao que comemos, já que ansiedade para fazer o certo na alimentação pode fazer mal, claro. Ele resume o certo em sete palavras: "Coma comida. Não em excesso. Plantas principalmente".
Além de chamar a atenção para o ato de cozinhar e a retomada do prazer fora da comida pronta, Pollan afirma que as refeições em família são um ritual em extinção e isso é ruim:
"Refeição em família é assunto complicado, mas é importante. Nela você aprende a esperar, a ouvir e a discutir as notícias e a também a brigar, com os chutes por baixo da mesa. Dividir comida está em perigo e nós devemos fazer algo. Por isso que eu digo que comer é um ato político."
Ele elogia a gastronomia brasileira. Diz que adorou feijoada, mas que apreciou mas a moqueca. Gostou de acarajé e declarou que "cachaça é comida" em uma cidade famosa por seus aguardentes.
"Vocês têm uma grande cultura gastronômica e devem lutar para defendê-la. Porque querem tomá-la."
Veja o que ainda vem por aí na programação da Flip 2014:
1º de agosto – sexta-feira
15h – "Marcados", com Claudia Andujar e Davi Kopenawa; mediação: Eliane Brum

17h15 –  "Livre como um táxi", com Antonio Prata e Mohsin Hamid; mediação: Teté Ribeiro
19h30 – "Encontro com Andrew Solomon"; mediação: Otávio Frias Filho
21h30 – "2x Brasil", com Cacá Diegues e Edu Lobo; mediação: João Gabriel de Lima
2 de agosto – sábado
10h – "Liberdade, liberdade", com Charles Ferguson e Glenn Greenwald; mediação: Lúcia Guimarães

12h – "Memórias do cárcere: 50 anos do golpe", com Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e Persio Arida; mediação: Lilia M. Schwarcz
15h – "A verdadeira história do Paraíso", com Etgar Keret e Juan Villoro; mediação: Ángel Gurría-Quintana
17h15 – "Tristes trópicos", com Beto Ricardo e Eduardo Viveiros de Castro; mediação: Eliane Brum
19h30 – "Encontro com Jhumpa Lahiri"; mediação: Ángel Gurría-Quintana
21h30 – "Narradores do poder", com David Carr e Graciela Mochkofsky; mediação: João Gabriel de Lima
3 de agosto – domingo
10h – "Ouvir estrelas", com Marcelo Gleiser e Paulo Varella; mediação: Bernardo Esteves

12h – "Romance em dois atos", com Daniel Alarcón e Fernanda Torres; mediação: Ángel Gurría-Quintana
14h – "Os sentidos da paixão", com Almeida Faria e Jorge Edwards; mediação: Paulo Roberto Pires
16h – "Livros de cabeceira" – Convidados da Flip leem e comentam trechos de seus autores favoritos; com: Andrew Solomon, Etgar Keret, Graciela Mochkofsky, Joël Dicker, Juan Villoro, Eduardo Viveiros de Castro, Fernanda Torres e Marcelo Rubens Paiva.
G1

'Hambúrguer monstro' tem donut em vez de pães em restaurante nos EUA

Hambúrguer monstruoso de restaurante nos EUA tem rosquinhas no lugar de fatias de pão (Foto: PYT Burguer & BAR, Tommy Up/AFP)
Donos do “hambúrguer mais louco da América”, de acordo com o site da empresa, o restaurante “PYT Burguer” na Filadélfia, no estado da Pensilvânia (EUA), mostrou o “Donut Cheesesteak Burger”, uma monstruosidade calórica servida no estabelecimento.
O prato, não recomendado para quem está de dieta, é originado da união inusitada de um hambúrguer bovino de 140 g, coberto de queijo cheddar e soterrado de cebolas fritas e, como toque final, o papel de “pão” é, na verdade, exercito por duas gordurosas rosquinhas, na base e no topo do lanche.
Tommy Up, dono do restaurante, disse que o prato faz parte de uma edição limitada, e que trata-se de uma versão exagerada do sanduíche conhecido como tradição na cidade, o chamado “Philly cheesesteak”.
G1

Casal australiano abandona bebê com Síndrome de Down na Tailândia

Casal australiano pediu para a mãe de aluguel fazer um aborto (Foto: Reprodução/Gofundme)
Um casal australiano que contratou uma mãe de aluguel na Tailândia abandonou um dos bebês gêmeos porque ele tinha Síndrome de Down, noticiaram jornais australianos e ingleses nesta sexta-feira (1º). Gammy, que agora tem seis meses, tem também uma doença congênita no coração, e uma campanha está levantando fundos para ajudar sua jovem mãe a pagar pela cirurgia em Bangcoc.

Segundo o jornal "Sydney Morning Herald", a mãe, Pattharamon Janbua, de 21 anos, recebeu US$ 11,7 mil para ser barriga de aluguel para um casal australiano que não podia ter filhos. "Eu perguntei para o agente se tinha que dormir com o homem. Eu era uma menina inocente e não conhecia nada sobre esse negócio", disse ela.
Janbua disse que três meses após ter recebido o óvulo fecundado, ela descobriu que teria gêmeos. O agente ofereceu a ela US$ 1673 a mais pelo segundo bebê. No mês seguinte, após fazer exames de rotina, os médicos detectaram a Síndrome de Down. Os pais australianos foram avisados e disseram que não queriam ficar com o bebê, segundo uma fonte ligada à família.
"Eles me disseram para abortar, mas eu não queria pois tenho medo do pecado", disse a jovem tailandesa, que é budista. Quando os bebês nasceram, o agente levou a menina e deixou o irmão com Down. A jovem nunca viu o casal. Ela disse que o agente não pagou US$ 2.341 do montante acordado.
"Eu gostaria de dizer para as tailandesas: não entrem no negócio de mãe de aluguel. Não pensem só no dinheiro. Se algo dá errado ninguém vai nos ajudar e o bebê será abandonado e aí nós teremos que assumir a responsabilidade", disse Janbua ao jornal. De acordo com a reportagem, a lei tailandesa só permite a barriga de aluguel caso uma familiar o faça de livre e espontânea vontade.
Uma campanha no site de financiamento coletivo Gofundme visa arrecadar US$ 150 mil para a mãe - em dez dias, mais de 2 mil pessoas já doaram US$ 102 mil.
G1

Corpo do humorista Fausto Fanti é velado nesta sexta em Petrópolis, RJ

Corpo de Fausto Fanti é velado na capela do Cemitério Municipal de Petrópolis (Foto: Andressa Canejo / G1)
O corpo do humorista Fausto Fanti está sendo velado nesta sexta-feira (1º) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na capela mortuária B, na funerária da Rua Montecaseiros, no Centro. O corpo do petropolitano, que também foi velado em São Paulo, chegou ao município no início desta madrugada, pouco antes de 1h. Segundo informações da funerária responsável pelo enterro, o velório será aberto para o público a partir das 9h.O enterro está marcado para as 16h no Cemitério Municipal, no Centro.

Segundo informações da investigação, o humorista deveria ter ido buscar a filha de 8 anos na escola, mas não foi. A mulher de Fausto tentou falar com o comediante, mas não teve retorno.Fausto Fanti, um dos integrantes do grupo 'Hermes e Renato', foi encontrado morto nesta quarta-feira (30) no apartamento onde morava em Perdizes, São Paulo, pelo amigo de infância e também integrante do grupo, Adriano Silva, que interpretava o personagem Joselito.

Fausto Fanti no 'Documento Trololó' (Foto: Divulgação/MTV)

Ela então ligou para Adriano, que foi até o apartamento do amigo e pediu ajuda do síndico do prédio para entrar no imóvel. Segundo os investigadores, ele estava com um cinto no pescoço. Ainda de acordo com a polícia, que trabalha com a hipótese de suicídio, Fausto estaria se divorciando da esposa. A informação não foi confirmada pela família e amigos do humorista.

Sobre 'Hermes e Renato'
O grupo 'Hermes e Renato' foi criado em Petrópolis, em 1990. Conhecido por ter um humor escrachado, por fazer paródias de diversos programas de TV, além de outras criações de personagens, a atração acabou indo parar na MTV, em 1999, onde fez sucesso com personagens como o Palhaço Gozo, Boça e Joselito, além da banda fictícia Massacration. Depois de uma década no ar, o grupo foi contratado pela Record e teve que mudar de nome para Banana Mecânica. No ano passado, eles assinaram contrato com os canais Fox, onde estreariam uma série no canal FX, ainda neste ano.
G1

Girafa morre na África do Sul após se chocar contra uma ponte

Usuário do Twitter fotografou girafas pouco antes do acidente em Joannesburgo (Foto: Thinus Botha/BBC)
Uma organização de defesa dos animais da África do Sul investiga a morte de uma girafa, que foi ferida ao ser transportada em uma rodovia em Johannesburgo. Testemunhas disseram que a cabeça de uma das girafas que estava no caminhão se chocou contra um viaduto.
Segundo a Sociedade Nacional pela Prevenção da Crueldade contra os Animais, os bichos eram levados ao veterinário e, com o impacto, uma delas morreu ao dar entrada na clínica.
Revolta
O incidente provocou comoção e muita revolta no Twitter. Um usuário, Thinus Botta, tuitou que estava em um carro atrás do caminhão com as girafas, quando o animal se chocou contra a ponte. "Tinha sangue por todos os lados", tuitou Botta.

A associação informou que a girafa tinha um ferimento na cabeça, mas que seria necessário realizar uma autópsia para confirmar a causa da morte.
G1

Ofensiva israelense devolve Hamas à cena política

29/7 - Palestino joga uma bandeira sobre os destroços da casa de Ismail Haniyeh, um dos líderes do Hamas, atingida por míssil israelense antes do amanhecer desta terça-feira (29) na Cidade de Gaza (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)
Após a deposição em julho de 2013 de seu protetor egípcio, o presidente islamita Mohamed Morsi, e a chegada ao poder de Abdel Fatah al-Sissi, o Hamas ficou cada vez mais isolado e debilitado.O movimento islamita palestino Hamas, que até algumas semanas atrás estava encurralado, agora pode obter benefícios políticos e diplomáticos da ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, que já deixou mais de 1.450 palestinos mortos, segundo analistas palestinos e israelenses.
Egito de Sissi, adversário do movimento Irmandade Muçulmana, do qual o Hamas é proveniente, fechou ou destruiu os túneis de contrabando entre Gaza e Egito, que representavam as poucas fontes de oxigênio neste enclave submetido desde 2006 a um bloqueio israelense.
O descontentamento social começou a crescer neste território superpovoado de 362 km2, que o Hamas controla há sete anos e onde não consegue pagar seus cerca de 40.000 funcionários. O desemprego alcança 40% da população economicamente ativa.
"A guerra devolveu o Hamas à cena política, tanto no plano regional quanto no plano internacional", afirmou à AFP Adnan Abu Amer, cientista político da universidade Umma de Gaza.
'Hamas não se rende'
Para Mujaimer Abu Sada, professor de Ciência Política na universidade Al-Azhar de Gaza, "a população de Gaza passou da morte lenta que o bloqueio lhe infligia à resistência contra Israel".

Neste contexto, o Hamas soube fazer propaganda dos êxitos de seus combatentes, como um ataque realizado através de um túnel que matou cinco soldados israelenses ou a paralisia quase total do tráfego aéreo no aeroporto israelense Ben Gurion como consequência de um de seus foguetes.
Os 25 dias de bombardeios maciços israelenses não terminaram, no entanto, com a ameaça militar do Hamas, que conta com 20 mil combatentes, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos britânico (IISS).
Embora o exército israelense tenha anunciado a morte de centenas deles, não conseguiu matar nenhum chefe importante do braço armado do movimento islamita.
"O Hamas não se rendeu. Seus combatentes continuam com o lançamento de foguetes contra Israel" e "realizam uma luta sangrenta para proteger seus túneis", reconhece o general israelense na reserva Yaacoov Amidror, em uma nota do Centro Begin-Sadate de Estudos Estratégicos israelense.
Os 3 mil foguetes lançados pelo Hamas, que deixaram apenas três mortos, conseguem manter, no entanto, um clima de medo, em especial no sul de Israel.
"O fato de que conseguiram ferir Israel aumentou a popularidade do Hamas", afirma Jamal al-Fadi, cientista político da universidade de Gaza, que alerta, no entanto, que o movimento islamita deve agora "agir com pragmatismo e capitalizar politicamente seus êxitos militares".
Segundo o editorialista do jornal israelense Yediot Aharonot, Nahum Barnea, inclusive no caso de uma trégua duradoura, Israel deverá aceitar duas concessões: o reconhecimento do governo de unidade palestino, apoiado pelo Hamas, e um levantamento parcial do bloqueio em Gaza.
Para Aharonot, "este é o preço que Israel deverá pagar ao fim de suas operações".
G1

Facebook fica fora do ar, pede desculpa e usuários reclamam

Facebook ficou fora do ar para manutenção (Foto: Reprodução/Facebook)
O site da rede social Facebook enfrentou instabilidade nesta sexta-feira (1), o que tem dificultado e impossibilitado o acesso. Por volta das 13h20, a página inicial do Facebook passou a exibir uma tela de erro: "Desculpe, algo está errado. Nós estamos trabalhando para consertar o mais rápido possível". O acesso retornou às 13h32.
De acordo com o site Is it down right now (Fora do ar agora), que checa o tempo de resposta de páginas na internet, a rede social deixou de responder por volta das 13h10, para manutenção, e ficou instável até 13h32. Segundo o mesmo serviço, o site voltou às 13h15 para algumas pessoas, mas saiu do ar para todos, minutos depois. Usuários reclamaram no Twitter sobre lentidão no acesso ou impossibilidade de entrar no Facebook e também no Instagram, aplicativo de fotos, que pertence ao Facebook.
O Facebook comentou o problema em comunicado. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão com problemas para acessar o Facebook. Estamos trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível”, diz a empresa. A causa da instabilidade não foi oficialmente divulgada.Usuários afirmaram conseguir entrar no site, mesmo com ele saindo ar, usando o endereço beta.facebook.com. Eles relataram o fato em outras redes sociais.
G1

ONU exige libertação de soldado israelense sequestrado em Gaza

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu nesta sexta-feira (1º) a libertação imediata do soldado israelense sequestrado em Gaza e condenou "nos termos mais fortes as informações sobre a violação" do cessar-fogo pelo Hamas.
Em um comunicado, ele ressaltou que a quebra da trégua em Gaza prejudica a credibilidade do que o Hamas diz às Nações Unidas.
O fim do cessar-fogo foi motivado, segundo o Exército israelense, pelo sequestro de um de seus soldados durante uma operação em túneis da fronteira entre a Faixa de Gaza eIsrael.
Palestinos correm para se proteger em meio a bombas de gás lacrimogêneo atirada por soldados israelenses durante protesto contra a ofensiva na Faixa de Gaza, perto da prisão militar israelense de Ofer, na região de Ramallah, Cisjordânia (Foto: Majdi Mohammed/AP)
Duas horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo, as sirenes voltaram a soar em Israel para avisar de um disparo de míssil perto de Rafah, e a artilharia israelense respondeu prontamente, evidenciando a crescente volatilidade da situação.

Em combates nesta sexta, pelo menos 50 palestinos morreram, assim como dois israelenses.
Um palestino foi morto pelas forças israelenses durante confrontos na Cisjordânia, informaram fontes de segurança.

Soldado capturado
Segundo um porta-voz das Forças Armadas de Israel, dois soldados foram mortos e um capturado por militantes palestinos durante o confronto em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
“Forças operando para desmantelar um túnel foram atacadas. As indicações iniciais são de que um soldado foi sequestrado por terroristas durante a operação”, disse o tenente-coronel Peter Lerner. O militar foi identificado como o subtenente Hadar Doldin.

O sequestro de Doldin, de 23 anos, levou as forças armadas israelenses a declarar rompida, poucas horas depois do início, a trégua de 72 horas acertada com o movimento islamita Hamas.

Os militares israelenses disseram que, passados 90 minutos da entrada da trégua em vigor – enquanto famílias palestinas que fugiram de bairros transformados em campos de batalha começavam a caminhar para casa –, militantes atacaram soldados que rastreavam a região em busca de túneis no sul da Faixa de Gaza.
"De um ponto de acesso do túnel ou vários pontos, terroristas saíram da terra. Pelo menos um era um terrorista suicida, que se explodiu. Houve uma troca de tiros", disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar. Dois soldados israelenses foram mortos.
Com o fim da trégua e anuncio do possível sequestro, o Egito, país mediador na guerra entre Israel e o Hamas, informou às autoridades palestinas que decidiu adiar as negociações previstas no Cairo. "Os egípcios contactaram a Jihad Islâmica e disseram que Israel lhes informou sobre a captura de um soldado", afirmou Ziad al-Najal. "As negociações foram adiadas", acrescentou.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...