domingo, 3 de agosto de 2014

Acidente deixa um ferido e trânsito lento em avenida de João Pessoa

Motociclista ferido em acidente em João Pessoa diz que parou para dar passagem a um pedestre (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um acidente deixou um ferido e o trânsito lento na manhã deste sábado (2) na avenida Cruz das Armas, em João Pessoa. Durante cerca de uma hora, o fluxo de veículos na direção do Centro ficou quase parado porque um veículo bateu um motociclista em frente ao quartel do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada. O trânsito só foi liberado e começou a normalizar por volta das 10h.
De acordo com o sargento De Sousa, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o motociclista informou à polícia que parou na via para que um pedestre atravessasse. Segundo o motorista, Spencer de Sousa, ele seguia devagar, mas o motociclista parou muito rápido. “Eu tentei desviar pra não pegá-lo por trás, consegui frear o carro, mas não consegui evitar o acidente”, disse.
O motociclista foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o hospital, mas até as 10h30 não havia informações sobre onde ele foi atendido.
G1pb

Policial reage a assalto em padaria e é baleado em João Pessoa

Um sargento da Polícia Militar foi baleado, na tarde deste sábado (2), no bairro dos Funcionários em João Pessoa.
O policial estava de folga e teria reagido a um assalto em uma padaria onde estava comprando pão. Ao sair do local, dois homens anunciaram o assalto e levaram a motocicleta do policial.
Na troca de tiros com os assaltantes, o sargento acabou atingido no braço. A Polícia Militar informou que está à procura dos criminosos. O sargento da PM foi socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, mas a unidade não informou o estado de saúde do policial.
G1pb

Confira a agenda dos candidatos a governador da PB neste domingo, 3

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo da Paraíba deste domingo (3), listados em ordem alfabética.
Manhã: Não divulgado
Tarde: Não divulgado
Noite: Não divulgado

Manhã: Não divulgado
Tarde: Não divulgado
Noite: Não divulgado

Major Fábio (PROS)
Manhã: Visita a lideranças na Grande João Pessoa
Tarde: Visita a lideranças na Grande João Pessoa
Noite: Reservado à família

Manhã: Não divulgado
Tarde: Caminhada no Conjunto Habitacional Ronaldo Cunha Lima, em Campina Grande
Noite: Abertura oficial do Comitê de Campina Grande

Manhã: Organização do Comitê como ponto de apoio da militância para Festa das Neves
Tarde: Panfletagem na Praia do Cabo Branco e Tambaú
Noite: Não divulgado

Manhã: Não divulgado
Tarde: Não divulgado
Noite: Não divulgado
G1pb

Casa de gesso criada na UFPB surge como solução para déficit habitacional

Três blocos principais dão a sustenção das paredes da casa, segundo professor da UFPB (Foto: Normando Perazzo/Arquivo Pessoal)
Uma tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Engenharia do Ambiente Construído da UFPBsurge como uma alternativa sustentável e econômica para a construção de casas. A proposta do grupo formado por estudantes e professores da graduação e pós-graduação de pelo menos seis cursos, entre eles Engenharia Civil e Arquitetura, é trocar materiais convencionais usados na construção civil, como tijolos de alvenaria e cimento, apenas por gesso. No lugar de uma parede formada por algumas dezenas de tijolos, uma outra montada somente com três blocos de gesso.

O líder do projeto, professor Normando Perazzo, explicou que a tecnologia da produção dos blocos, criada pioneiramente na UFPB há cerca de três anos, permite a construção de casas com custos mais baixos, em tempo reduzido e agredindo significativamente menos o meio ambiente. Uma opção local segura para reduzir o déficit habitacional de aproximadamente 20 mil residências existente na capital paraibana, segundo dados colhidos até o final do ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Você agride menos o ambiente porque usa muito menos energia para produzir um bloco de gesso. Enquanto o cimento precisa de uma temperatura de 1.450°C e os blocos cerâmicos de 800ºC a 1.000º C, o gesso se forma com apenas 150°C. Outro benefício é com relação às perdas de material, que oneram o custo da obra. Eles podem ser totalmente evitados com os blocos de gesso, desde que haja um bom projeto. Além disso, o tempo de construção é diminuído porque a altura média de uma parede é alcançada apenas com três blocos”, detalhou o professor.

Ainda que criada há três anos a partir de um financiamento da Finep-Habitare, mesmo tempo que a casa protótipo foi construída, o projeto ainda não se tornou um realidade no mercado. “Falta a Universidade sair do seu casulo e apresentar à iniciativa privada os produtos que nela são desenvolvidos. Infelizmente essa missão é deixada para os próprios professores, já demasiadamente ocupados, e eles não encontram tempo para cuidar dessas articulações”, avaliou Perazzo.As eventuais desconfianças por se tratar de gesso como o principal material na formação da residência não são justificáveis, segundo Normando Perazzo. O professor é categórico ao afirmar que o desgaste do gesso devido à ação da água pode ser superado com aplicação de materiais isolantes ou um projeto que dê maior proteção às paredes. O gesso também permite o revestimento cerâmico sem problemas, garante Perazzo.

Dados da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) apontam que até abril deste ano existiam 16 projetos para construção de 1.062 moradias populares em diversos bairros de João Pessoa com o custo total aproximado de R$ 20,2 milhões.  
G1pb

Grande João Pessoa tem, pelo menos, dois registros de homicídios

Jovem foi morto com seis disparos de arma de fogo, segundo a polícia (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Dois homicídios foram registrados pela polícia na tarde deste sábado (2) na Grande João Pessoa. O primeiro crime aconteceu no início da tarde, na cidade de Bayeux, Região Metropolitana, onde um homem de 31 anos foi esfaqueado no pescoço.

O segundo assassinato aconteceu no final da tarde no bairro de Mandacaru, em uma localidade conhecida como 'Beco de Zé Borges'. 
A Delegacia de Homicídios da capital  informou que o homicídio em Bayeux aconteceu em frente ao 'Campo de Sambra'.
A vítima estava em um bar, quando foi abordado por dois homens e esfaqueado no pescoço. Ainda segundo a polícia, o crime pode ter relação com uma disputa por território de tráfico. Moradores informaram a polícia que os suspeitos do crime são conhecidos na área. O corpo do homem foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).
Em Mandacaru
No bairro de Mandacaru, a Polícia Militar foi acionada até o local do crime,conhecido como 'Beco de Zé Borges', onde um jovem sem identificação, até o momento, foi atingido por seis disparos de arma de fogo.
Cinco disparos atingiram as costas da vítima e um atingiu a nuca. De acordo com o sargento Henrique da PM, o crime tem características de execução, mas ainda será investigado. Até o momento, nenhum suspeito da autoria dos dois homicídios foi preso.
G1

Festa em praça pública marca abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba


A cidade de Patos prestigiou na tarde de ontem, sexta-feira, 02, a abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba que num desfile de delegações de atletas das regionais de ensino do estado passou pelas principais ruas do Centro em direção à Concha Acústica Nilson Batista onde aconteceu a solenidade oficial.


Para o secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, a ideia era trazer a abertura dos jogos, que geralmente é realizada em ginásios de esportes, para as ruas para que a comunidade também possa prestigiar e participar de um momento tão significativo para a juventude.

“Estamos felizes com a dimensão e a beleza deste evento, é muito importante que toda população tenha esse contato com nossos atletas mirins e também vejam de perto quão importante é o esporte para o desenvolvimento da criança e do jovem,” comentou.

O coordenador geral dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, José Hugo, se revelou bastante satisfeito com o momento. “A cidade de Patos está de parabéns, hoje nós vivemos uma grande abertura dos jogos escolares. É uma satisfação de imensa porque além da gente congregar mais de 800 atletas, toda cidade pode conhecer os atletas campeões de suas regionais. A expectativa de agora em diante é que tenhamos uma grande competição,” revelou.

O evento contou com a participação de diversos atletas e ex-atletas paraibanos destaques nacionais, que acenderam a tocha olímpica simbolizando a abertura oficial do evento. Para Delan Monte, campeão sul-americano de judô, a participação de atletas num evento deste é um incentivo aos que estão iniciando no esporte. “Eu só tenho 20 anos, então ainda não tenho tanta experiência quanto os demais atletas que estão aqui como a Pretinha, o João Eugênio, o Fininho, o Zé Marco, mas eu já estive ali como estudante, e hoje estou aqui para mostrar que se eu consegui, eles também conseguem,” enfatizou.

Para o campeão olímpico e secretário executivo de Esporte, Juventude e Lazer do Estado, Zé Marco, incentivar e promover o esporte é o caminho para retirar os jovens da ociosidade, mas também uma oportunidade para revelação de talentos. “O esporte sempre será um grande aliado no desenvolvimento de nossa criançada, é claro que nem todos se revelarão talentos nos esportes. Contudo, esporte não é só seguir carreira, é também um estilo de vida, um hobby, uma distração do bem,” disse.

A solenidade homenageou além dos atletas olímpicos, atletas patoenses que contribuíram e contribuem para o crescimento do desporto local. Entre os homenageados locais estavam Professora Walquíria, Miguel Félix, Lacordaire Segundo, Zéu Palmeira e Nestor Gondim.

Fonte: http://www.maispatos.com

Concurseiros devem ficar atentos ao local de realização das provas


A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Administração, reforça aos candidatos que ainda irão realizar provas neste domingo, 3 de abril, a partir das 14h, no Campus II das Faculdades Integradas de Patos, localizada na Avenida Horário Nóbrega, bairro Belo Horizonte; que conforme consta descrito no cartão de inscrição de cada candidato, a entrada no Campus é no portão lateral que está localizado a Rua Cândido das Laranjeiras, defronte a Lanchonete Guch. 

Desde já agradecemos a atenção de todos, antecipando a necessidade da presença dos candidatos, pelo menos meia hora antes do certame, bem como, portando documento pessoal com foto e canetas de cor azul ou preta, em material transparente.


Atenciosamente,

Prefeitura Municipal de Patos
Secretaria Municipal de Administração 
Fonte: www.maispatos.com



Antônio Mineral diz que segue suas bases no apoio a Ricardo

O deputado estadual Antônio Mineral (PSDB) rechaçou, neste sábado (2), notícia publicada em um blog do Sertão dando conta de que estaria indeciso em relação à disputa para o Governo do Estado nas eleições deste ano. De forma categórica, o parlamentar tucano reafirmou seu apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) e descartou qualquer possibilidade de voltar em outro candidato.
“Toda a Paraíba sabe que voto em Ricardo”, afirmou o deputado. “Quem me conhece sabe que sou um homem de palavra. Desde 2010 estou ao lado de Ricardo e não vejo nenhum motivo para me afastar dele agora. Muito pelo contrário, estar ao lado de Ricardo tem me ajudado muito a conquistar novos apoios à minha reeleição”, completou.
“Mesmo que se por algum motivo eu quisesse apoiar outra candidatura, não teria como me explicar perante meus eleitores. Nas cidades aonde maior atuação, o governo de Ricardo fez e continua investindo maciçamente em obras e ações. Um político inteligente jamais pode ir de encontro ao seu eleitorado. No meu caso, além de acreditar no projeto de Ricardo, os meus eleitores me querem ao lado do governador que mais trabalhou pelo desenvolvimento da Paraíba”, acrescentou o Mineral.
O deputado tucano aproveitou ainda para desmentir a informação publicada no mesmo blog de que teria dito em uma conversa informal que o governador Ricardo Coutinho estava mal posicionado pesquisas. “Não falei isso, até porque, não acredito nessas pesquisas que são divulgadas aqui na Paraíba. As pesquisas que são confiáveis e eu acredito são que são as duas e estas mostram que o povo quer Ricardo para que o trabalho na pare”, disse.
Mineral disse ainda que Ricardo sempre foi atencioso com suas reivindicações para melhorar a vida dos paraibanos. “Todas as minhas bases estão apoiando a reeleição do governador, porque todas as reivindicações que solicitei para estes municípios foram atendidos por Ricardo, realizando sonhos de décadas, como a Rodovia da Reintegração”, concluiu o deputado.
Assessoria 
Fonte: http://www.patosonline.com/

Aécio teme que julgamento de Cássio respingue em sua candidatura

A coluna do jornalista Cláudio Humberto, na manhã deste domingo, traz a preocupação do candidato tucano à presidência da República, Aécio Neves, quanto ao julgamento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao Governo da Paraíba, que acontece nesta segunda-feira, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 
 
Para Humberto, Aécio teme que, caso Cássio seja condenado pela Lei do Ficha Limpa, a sua campanha presidencial fique comprometida com a perda de uma base importante no Nordeste.
 
Confira, na íntegra, a nota publicada pelo jornalista:
 
AÉCIO TEME PREJUÍZO COM JULGAMENTO DE CUNHA LIMA
Candidato à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está preocupado com pedido de impugnação da candidatura do tucano Cássio Cunha Lima ao governo da Paraíba, que será julgado nesta segunda (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral com base na Lei do Ficha Limpa. A equipe de campanha de Aécio avalia que o presidenciável perderá uma importante base no Nordeste caso Cássio Cunha Lima saia derrotado.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Polícia apreende adolescentes patoenses em Paulista por tráfico de drogas


A Polícia Militar apreendeu na tarde da última sexta-feira, (01), dois adolescentes da cidade de Patos, acusados de tráfico de drogas.
A apreensão foi feita no município de Paulista. Segundo informações da PM, os menores trafegavam em uma mootocileta modelo Jhonny, de cor preta, quando foram abordados em atitude suspeita por uma viatura policial. Foram encontrados em posse dos jovens 120 gramas de cocaína.

A dupla disse à Polícia que a droga estava sendo levada para Paulista, porém, não disseram quem teria sido o intermediador.

Os adolescentes foram conduzidos até a Delegacia de Polícia e liberados após a presença dos responsáveis.
Fonte: maispatos.com 

Em áudio, dupla avisou amigo sobre pichação em prédio antes de morrer

Mensagens gravadas em celular e mandadas para um amigo mostram que os dois homens mortos a tiros dentro de um apartamento na Mooca, Zona Leste de São Paulo, na quinta-feira (31), planejaram pichar o prédio. A PM diz que os invasores sacaram armas ao serem surpreendidos e atiraram nos policiais em uma tentativa de assalto. As famílias de Alex Dalla Vecchia Costa, de 32 anos, e Ailton dos Santos, de 31 anos, negam essa versão da polícia. Eles foram enterrados neste sábado (2).
Uma foto selfie feita dentro do elevador mostra a dupla subindo para a cobertura do prédio. Minutos antes, eles enganaram o porteiro se passando por moradores e invadiram o edifício na Avenida Paes de Barros. O zelador do prédio surpreendeu os dois e chamou a polícia. A versão da PM é de que Alex e o amigo estavam armados e que morreram em uma troca de tiros.
Em uma mensagem de voz enviada para um amigo por celular, Alex, conhecido pichador da região do ABC, faz um convite antes de entrar no prédio. “Tá ligado aquela quebrada lá que nós fez [SIC] um prédio eu e você lá na Mooca? Atravessa a Radial e já tá na Paes de Barros. Vamo fazê [SIC] aquele grandão lá de pastilha, moleque! Aquele bem grandão, tá [SIC] ligado? Vamo fazê [SIC] esse aí”, mostra a gravação.
“Aí eu tive um imprevisto, não deu pra ir. E tinha falado, comentado até de uns que a gente já tinha pichado lá e já tinha até apagado: 'Véio, vamo [SIC] dá outro repique lá, na Paes de Barros'”, afirmou o amigo de Alex, Adriano da Silva Oliveira, que recebeu mensagem no celular.
No velório neste sábado, a mulher de Aílton estava revoltada. “Foi a polícia que matou ele. Só isso que posso falar. E eu quero Justiça”, disse Eliete dos Santos. A ex-mulher de Alex não acredita na versão da polícia. “Ele era trabalhador. Ele era um cara bom”, afirmou Érica Ferreira.

Versões diferentes
A PM disse que Alex e o amigo estavam armados e que morreram na noite de quinta-feira em troca de tiros. De acordo com a corporação, a dupla tentava roubar um apartamento. Parentes e amigos, no entanto, contestam e dizem que a dupla entrou para pichar. A Corregedoria da corporação informou que investiga as circunstâncias das mortes.

Há mais de uma década, Alex invadia prédios para tentar chegar na cobertura e deixar a marca dele nas fachadas. Ele tinha passagens na polícia por pichação, que é considerado vandalismo e crime ambiental. A dupla conseguiu entrar dizendo ao porteiro que morava no local. Segundo as testemunhas, pegaram o elevador e foram até a cobertura onde vive o zelador.
Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-SP), o zelador percebeu uma movimentação estranha, saiu do apartamento e encontrou os dois homens no corredor, que disseram estar no local para fazer a manutenção do elevador. O zelador fingiu que acreditou na história e foi ligar para a polícia.
Os policiais militares chegaram e encontraram a dupla no apartamento do zelador. Ainda, segundo a polícia, um deles estava na cozinha e, ao ver os policiais, teria atirado. Houve revide e o homem  morreu. O outro que estava no quarto também atirou. Ele foi baleado e também morreu na troca de tiros.
A SSP afirmou que um dos PMs levou um tiro no braço. Para os amigos e parentes, no entanto, a história é outra. Uma prima de Alex Dalla Vecchia Costa publicou na página de uma rede social: "Meu primo nunca teve uma arma, nunca matou nem feriu ninguém, todo mundo sabe e é evidente que o que ele fazia era pichar."
O próprio Alex publicava as fotos de locais pichados, como um troféu. No meio dos pichadores, ele era considerado uma lenda. O nome mais conhecido dos Jets, o grupo que nasceu na região deSanto André, no ABC, no fim dos anos 1990. A marca dos Jets é fazer escaladas ou invadir prédios para deixar a sua marca nas alturas. Quanto mais alto o prédio, maior o desafio.
Investigação
A Polícia Civil investiga o caso e disse que os PMs apresentaram uma pistola 380 e um revolver calibre 38, que estariam com os dois homens. A perícia recolheu no apartamento do zelador cápsulas de balas desses dois calibres.

O setor de investigação informou ainda que, além da hipótese de tentativa de assalto, vai também apurar a possibilidade de os dois terem invadido o prédio para fazer pichações. A polícia diz que os dois já tinham passagem por dano ao patrimônio e pichação. Também disse que não encontrou com eles nenhum objeto usado para pichar, como sprays.

De acordo com o Departamento de Homicídios, Alex Costa foi condenado quatro vezes por furto. Ele ficou 10 meses preso e depois foi colocado em liberdade. Já Ailton dos Santos foi condenado por furto, formação de quadrilha e corrupção de menores. Ele estava em liberdade provisória.
G1

Campos diz que promessa de passe livre é para aluno de escola pública

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, afirmou nesta sexta-feira (1º), em entrevista exclusiva àGloboNews, que sua promessa de oferecer passe livre para estudantes, caso eleito, se restringe aos alunos de escolas públicas ou beneficiários do Prouni e Pronatec, programas que concedem bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas.
O ex-governador de Pernambuco tem apresentado o passe livre, reivindicação que deu início à onda de manifestações populares de 2013, como um dos compromissos de seu eventual governo.
De acordo com o presidenciável do PSB, é viável oferecer a gratuidade no transporte público aos alunos da rede pública. Nas contas dele, a medida custaria cerca de R$ 12 bilhões por ano aos cofres públicos. Ele ressaltou que, se eleito, convocará estados e municípios para auxiliar a bancar o benefício.
"A nossa proposta é para os estudantes da escola pública e os beneficiários de programas como Prouni e Pronatec. São estudantes que não podem pagar [pelas tarifas de transporte público]", disse Campos à jornalista Renata Lo Prete, no programa que entrevista os principais candidatos ao Palácio do Planalto.
"Estamos cheios de relatos de pessoas que são cotistas de universidades públicas e que não têm como pagar passagem, se alimentar e morar onde tem a universidade. Temos de fazer os programas e acompanhá-los. O que adianta criar a expectativa na vida de um jovem de que ele vai ter uma universidade para estudar? Ou a gente cuida da educação como prioridade ou é só discurso", afirmou o ex-governador.
Em julho, logo após Campos passar a repetir em suas agendas eleitorais a promessa de passe livre, o PT publicou em seu site e em sua página no Facebook um artigo que classificava a proposta do candidato do PSB de "meramente eleitoreira". Segundo o texto, em janeiro de 2012, época em que ainda governava Pernambuco, ele teria reprimido com forte "ação policial" os protestos estaduais que reivindicaram a gratuidade no transporte público.
Ele respondeu que não é possível "comparar" as condições financeiras de um estado do Nordeste com as do governo federal. "São coisas diferentes", ponderou.Na entrevista, Campos foi indagado sobre o motivo de não ter implantado a medida ao longo dos oito anos em que governou Pernambuco.
Ele também voltou a dizer que, se vencer as eleições de outubro, vai universalizar o ensino integral nas escolas públicas. Campos afirmou que é possível antecipar o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que trata do ensino integral nas instituições de ensino brasileiras.
Uma das metas do PNE prevê que o Estado implante a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas nos próximos dez anos, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. O plano nacional foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.
A obra, iniciada em 2007, deve ser concluída somente em dezembro do ano que vem. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o custo total previsto do projeto de transposição é de R$ 8,2 bilhões e, até março deste ano, R$ 4,6 bilhões já haviam sido executados (valor sem correção monetária).
Transposição do Rio São Francisco
Crítico da demora para a conclusão de obras pelo governo, Eduardo Campos foi questionado durante a entrevista sobre o fato de um dos empreendimentos federais mais atrasados, a transposição do Rio São Francisco, ter ficado durante muitos anos sob a responsabilidade do ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, afilhado político do próprio Campos.

A entrevistadora indagou a Campos se parte da crítica não deveria ser direcionada ao PSB, na medida em que o partido comandou a pasta da Integração Nacional durante a maior parte da atual gestão federal.
Ele respondeu que a afirmativa estaria correta se o empreendimento do Rio São Francisco fosse o único da administração federal atrasado no país.
"Mas são tantas obras. Efetivamente, o atraso das obras tem a ver com a centralização das decisões [da presidente Dilma] de recursos, de orçamentos, e outras decisões. Tanto é que não é somente essa obra que está atrasada", argumentou.
Em maio, ao vistoriar as obras da transposição do São Francisco, Dilma rebateu, sem citar nomes, as pessoas que criticam o atraso no projeto. Na ocasião, ela disse que "quem nunca fez nada, desanda a cobrar".
Licenciamentos ambientais
Confrontado, por um lado, com as críticas de gestores públicos e empresários às supostas dificuldades para se obter licenças ambientais e, por outro, com a visão da ex-senadora Marina Silva de que as reclamações são sem fundamento, Eduardo Campos afirmou que concorda com a posição de sua candidata a vice.  

Segundo ele, para se conseguir alavancar o volume de empreendimentos de infraestrutura no país é necessário investimentos em gestão, em projetos de qualidade e planejamento realista, que preveja um cronograma viável para realizar os licenciamentos.O presidenciável disse que, na opinião dele, o poder público e as empresas encontram dificuldades para obter as licenças ambientais em razão de os projetos serem "de péssima qualidade". "Então, fica esse jogo de um colocar a responsabilidade um no outro", enfatizou.
"Se fizermos assim, as obras seguem o cronograma. Agora, se vamos colocar a obra de qualquer jeito, [se] vamos lançar porque tem campanha política, [se] vamos fazer porque estão nos pressionando, aí não sai obra nenhuma", ironizou.
Ana Arraes
Durante a entrevista, o candidato do PSB foi indagado sobre se sua mãe, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes, se afastaria caso ele fosse eleito presidente da República. Após inicialmente se recusar a responder, afirmando que a pergunta deveria ser feita à mãe, Campos concordou em falar sobre o assunto.

Segundo ele, não haveria "ilegalidade" porque Ana Arraes foi indicada para o tribunal antes de ele, eventualmente, se eleger presidente. "[Ana Arraes] tem feito um trabalho digno e respeitável. Ela não pode perder essa condição [de ministra] só pelo fato de ser minha mãe. Seria um absurdo constitucional", enfatizou.
G1

Polícia investiga conduta de policiais em morro da Zona Oeste do Rio

A Polícia Civil do Rio investiga a atuação de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), considerada a elite da Polícia Civil, durante uma operação no Morro do Banco, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, em maio deste ano. Como mostrou o RJTV neste sábado (2), os policiais são suspeitos de atirar em um homem mesmo depois dele ter sido rendido. O caso foi revelado em vídeo, divulgado pelo Jornal Extra, que mostra ação dos policiais na comunidade.
De acordo com as imagens, os policiais avançavam pela Rua Miralva, no Morro do Banco, quando dois homens surgem no alto da rua. Os homens se separam, um deles passa pelos agentes, que estão armados com fuzis. Quando o da direita abaixa, tiros são disparados. Logo depois da ação, a filmagem mostra que um rapaz levanta as mãos e os agentes da polícia se aproximam.
O vídeo ainda mostra o homem rendido, com as mãos para o alto, e o momento em que ele senta na calçada. A câmera abaixa um pouco e novos disparos são ouvidos, mas não é possível ver exatamente o que aconteceu no confronto entre os policiais e os suspeitos. Segundo o autor das imagens, o rapaz - identificado como Allyson Fernando Silva de Lima, que aparece logo depois deitando no chão, foi morto na ação.
Na época, a Polícia Civil informou que a operação foi feita pela 16ª DP (Barra da Tijuca), com apoio da Core. A incursção terminou, segundo a polícia, com apreensão de drogas, munição, cinco presos e dois menores apreendidos.
Com o suspeito morto, os agentes disseram que apreenderam uma mochila com uma pistola, drogas e dinheiro. Segundo as investigações, o Morro do Banco foi invadido por traficantes que fugiram, principalmente das comunidades do Borel, do Lins e do Alemão, na Zona Norte, pacificadas no últimos anos. A polícia passou a fazer operações no local, depois da denúncia de que moradores estavam sendo agredidos e expulsos de casa pelos criminosos.
A Polícia Civil disse que as imagens serão analisadas pelo delegado Mario Luiz da Silva, titular da 16ª DP. O delegado informou que vai avaliar a conduta dos policiais durante a ação mostrada no vídeo. Se for constatada irregularidade, o caso será encaminhado à Corregedoria Interna da Polícia Civil.
G1

Número de mortos em deslizamento de terra na Índia sobre para 92

Esquipe de resgate trabalha em local em que terra deslizou nesta quarta na vila de Malin, na Índia (Foto: AP Photo/Nitin Lawate)
As equipes de resgate continuavam trabalhando neste domingo (3) em busca de sobreviventes em uma localidade do oeste da Índia devastada por um deslizamento de terra na quarta-feira (30), onde 92 corpos foram recuperados, mas o balanço final pode chegar a 160 mortos.
Nas últimas 24 horas, as equipes encontraram 19 cadáveres, mas nenhum sobrevivente. As esperanças de encontrar sobreviventes são consideradas escassas.
"Já encontramos 92 corpos e oito sobreviventes. Mas tememos que encontraremos outros 68 corpos", declarou Alok Awasthi, diretor da Agência de Gestão de Catástrofes Naturais.
As equipes de resgate percorreram 60% da área afetada.
De acordo com o governo, 160 pessoas estavam nas dezenas de casas destruídas pelo deslizamento de terra que arrasou a aldeia de Malin, no estado de Maharashtra (oeste).
Chuvas torrenciais atingem Maharashtra há vários dias como consequência da monção anual.
De acordo com especialistas, o deslizamento de terra é provocado em grande parte pelo desmatamento e a construção de edifícios nas colinas.
G1

Confrontos por controle do aeroporto de Trípoli deixam 22 mortos

Posto de gasolina é incendiado neste sábado (2) após confrontos entre milícias rivais perto do aeroporto de Trípoli (Foto: AFP PHOTO/MAHMUD TURKIA)
O governo interino da Líbia afirmou neste domingo (3) que 22 pessoas morreram após um dia de combates para tomar controle do aeroporto internacional de Trípoli.
Milícias islâmicas da cidade de Misrata conduziram o incidente no aeroporto, numa tentativa de tirar o controle de milícias da cidade montanhosa de Zintan. Os combatentes são, em sua maioria, ex-rebeldes que derrubaram do poder o ditador Moammar Kadafi, em 2011.O comunicado divulgado pelo governo diz que “grupos fortemente armados” atiraram contra “alvos civis” ferindo milhares de pessoas e deixando centenas de famílias desalojadas.

Trata-se do episódio mais recente dos conflitos que deixaram mais de 200 pessoas nas últimas semanas.

A Líbia vive sua pior onda de violência desde a derrubada de Kadafi.
G1

Primeiro-ministro canadense deixa de seguir Homer Simpson no Twitter

Primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, comenta a morte de Bin Laden  (Foto: The Canadian Press/AP)
O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, deixou de seguir neste domingo (3) a conta de Twitter do personagem de desenho animado Homer Simpson, após a divulgação das contas que o chefe de Governo seguia na rede social.
A decisão foi tomada depois que o site da rede de televisão canadense CBC publicou um artigo em que examinava as contas seguidas pelo primeiro-ministro.
Harper era seguidor do patriarca da conhecida família da série Os Simpson, mas pouco depois da publicação do artigo da CBC, Homer deixou de ser parte da lista de 223 contas seguidas pelo líder conservador (@pmharper).
Harper tem mais de 500 mil seguidores, o que o transforma no chefe do partido federal mais popular na rede social.
G1

Lago misterioso aparece no deserto da Tunísia

Lago misterioso apareceu no deserto da Tunísia há três semanas (Foto: Reprodução/Facebook/LAC de GAFSA)
Um lago misterioso apareceu no deserto da Tunísia no mês de julho, criando um novo local de lazer para moradores locais e despertando curiosidade sobre sua formação.
O local foi descoberto por pastores há cerca de três semanas. No início, o lago era azul, mas com o passar do tempo se tornou verde, com grande presença de algas, gerando um questionamento sobre uma possível contaminação de suas águas, segundo o jornal “Daily Mail”.
Apesar disso, a praia de Gafsa, como passou a ser chamado o local, passou a ser muito utilizada pelos moradores locais, que usam suas aguas para se refrescar do forte calor. Na região, as temperaturas chegam a 40ºC.
Ainda não houve nenhuma explicação para o surgimento do lago, mas alguns especialistas sugeriram que uma atividade sísmica possa ter levado uma porção de água subterrânea a chegar à superfície.
O escritório de Segurança Pública de Gafsa emitiu um alerta ao público avisando que o lago é perigoso e não apto para o mergulho, mas isso não interrompeu o uso das águas pelos locais.
G1

Melhora estado de saúde de médico americano contaminado pelo ebola

O médico americano Kent Brantly, que foi infectado pelo ebola na Libéria, em foto sem data (Foto: Joni Byker / SAMARITAN'S PURSE / AFP)
O médico americano Kent Brantly, contaminado pelo ebola na África Ocidental e que está em tratamento em um hospital da cidade de Atlanta, no sul dos Estados Unidos, mostou sinais de "melhora", afirmou neste domingo (3) Tom Frieden, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
"É encorajador ver que aparentemente melhorou. Isso é muito importante e esperamos que continue a melhorar", disse Frieden em entrevista ao canal "Fox".
Brantly, de 33 anos, chegou neste sábado (2) a Atlanta, onde permanece internado em uma sala de isolamento do Hospital Universitário de Emory.
Embora não exista vacina contra a doença, os médicos americanos esperam estabilizar Brantly compensando a perda de fluidos até que o corpo se adapte e seu sistema imunológico consiga combater a doença."Sabemos como deter o ebola, já tentamos e há mecanismos que funcionam", acrescentou Frieden ao comentar os temores expressados pela transferência do médico contaminado na Libéria para os EUA, onde é o primeiro paciente infectado a ser tratado no país.
A esposa do médico, Amber Brantly, conversou com ele no hospital e disse estar grata como esforço realizado para trazê-lo para casa.
Espera-se que nos próximos dias chegue ao mesmo centro hospitalar a missionária Nancy Writebol, que também foi infectada na Libéria."Foi um alívio dar as boas-vindas a Kent hoje. Falei com ele, está contente de estar outra vez nos EUA. Estou grata a Deus por sua viagem segura e por ter dado a ele forças para entrar no hospital", afirmou o comunicado.
O avião com o isolamento necessário para a viagem só tem capacidade para uma pessoa, e o aparelho que trouxe Brantly deve retornar à Libéria para transportar Writebol.
As autoridades americanas subiram para o nível máximo o alerta de viagens para Guiné, Libéria e Serra Leoa devido ao surto de ebola.
Já foram confirmadas 1.323 pessoas infectadas, e 729 mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A doença, transmitida por contato direto com o sangue ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e sua taxa de mortalidade chega aos 90%.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...