domingo, 17 de agosto de 2014

Uma pessoa morre e seis ficam feridas em acidente no Alto Sertão da PB

Uma forte colisão frontal envolvendo dois veículos foi registrada entre os municípios de Brejo do Cruz – PB e Jardim de Piranhas – RN.
 O acidente aconteceu por volta das 17h30min deste sábado (16) e vitimou uma família da cidade de Campina Grande – PB, e mais dois homens, que vinham em outro carro.  
Envolveram-se no sinistro dois automóveis, um do tipo Fiesta, de cor prata, que era conduzido por “Mazinho da Ambulância”. Já o segundo automóvel trata-se de um veículo do tipo Corsa, Classic life, de cor preta, placas MOM-4854 de Campina Grande – PB. 
O Fiesta era conduzido por Mazinho, que veio a óbito minutos depois de ter chegado ao Hospital de Brejo do Cruz. Também estava no veículo, um passageiro, que foi socorrido, e devido o estado de saúde deverá ser removido para Patos.
Já no veículo do tipo corsa, estava uma família Campina Grande, que deslocava-se de volta a sua cidade,  uma criança de apenas três anos de idade, também estava no veículo, e teve fraturas nas duas pernas.
Fonte: http://www.patosonline.com/

PatosMotoFest 2014 comemora sucesso em mais um ano de realização na cidade

Mesmo não tendo a atração musical nacional prometida no ano passado pela gestão municipal, o PatosMotoFest 2014 é sucesso mais uma vez na cidade de Patos. O evento entra para o calendário de turismo e a cada edição recebe visitantes de diversas partes do país.
Na noite deste sábado, dia 17, um grande público compareceu ao Terreiro do Forró, para se despedir da parte festiva do PatosMotoFest 2014. As atrações musicais fizeram bonito com o rock da melhor qualidade que relembrou sucessos inesquecíveis, além de canções atuais.
As potentes motos ficaram expostas para o deleite dos admiradores que não perderam a
oportunidade de tirar fotos e comentar sobre as máquinas em duas rodas. Vários estandes montados no espaço do terreiro do forró exibiram motos novas, usadas, vídeos, tiraram dúvidas e venderam equipamentos para os amantes do motociclismo.
A Garota MotoFest 2014 também teve sua realização na noite deste sábado. Lindas jovens desfilaram no palco principal para coroarem o evento que já está consolidado na cidade de Patos.
O PatosMotoFest é uma realização dos moto-clubes da cidade de Patos contando com apoio do comércio e da Prefeitura Municipal de Patos.
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Palco quebra e deixa quatro pessoas feridas durante comício no Bairro Jatobá, em Patos

O comício realizado pelo PMDB na noite deste sábado, dia 16, no Bairro Jatobá, em Patos, causou um susto aos presentes quando o palco montado nas imediações do Centro Social Urbano (C.S.U) teve parte de sua estrutura quebrada.
O fato aconteceu por volta das 22:00h e pode ter ocorrido devido a quantidade excessiva de pessoas sobre a estrutura. Essa não é a primeira vez que acidentes por lotação excessiva em cima de palanques políticos acontece na cidade de Patos.
De acordo com informações repassadas por correligionários políticos presentes ao evento, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, entre elas a esposa de Dan Mineral, Mariana Félix que teve a perna quebrada em dois pontos. Ela foi transferida para João Pessoa. 
Os demais feridos são assessores do senador e candidato ao governo do Estado, Vital do Rêgo e do candidato ao senado José Maranhão.
Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocaram até o local para socorrer as vítimas. Os feridos foram deslocados para o Hospital Regional de Patos. Apesar do susto, todos passam bem.
 Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Assista parte do guia de Eduardo Campos que iria ao ar semana que vem

Parte do guia eleitoral do presidenciável, Eduardo Campos, já estava pronto quando aconteceu o acidente que o vitimou, juntamente com outras seis pessoas, nesta quarta (13) e foi divulgado nesta sexta (15).

Nele, o então candidato ataca o número de ministérios criados pela presidente Dilma e principalmente o ex-senador José Sarney (PMDB).

Fonte:  http://www.maispatos.com

Juíza do Vale do Piancó determina que Google coloque blog Catingueira Online no ar

A Juíza de Direito da Comarca de Piancó, Dra. Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, determinou nesta sexta-feira (14)  que a empresa Google Brasil Internet LTDA coloque no AR, no prazo de 48hs, o blog catingueiraonline.com, sob pena de multa diária, conforme informações do site do Tribunal de Justiça da Paraíba. 

O referido blog se encontra bloqueado pelo Google desde o último dia 29 de Julho do corrente ano. A empresa, detentora do serviço de hospedagem do Blogger, realizou o bloqueio DA PÁGINA alegando “Violação dos Termos de Uso”.

De acordo com o advogado Francisco de Assis Remígio II (Segundo), que defende o blog, foram realizadas inúmeras solicitações de analise de desbloqueio, mas todas em vão. Ele também informou que foram solicitadas ao Google informações sobre qual seria a suposta “violação” que o blog teria cometido, porém, em nenhum momento foi obtido resposta.

A defesa também alegou os responsáveis pelo CatingueiraOnline não receberam nenhum aviso prévio das supostas violações cometidas ou do bloqueio por parte do Google. Diante disto, foi protocolado um pedido de liminar no fórum da comarca de Piancó solicitando o desbloqueio do blog. 

Em sua decisão, a juíza lembrou que “a constituição federal de 1998 assegura ser livre, não somente a manifestação do pensamento, vedado o anonimato (art. 5º, inc. IV), mas também a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença (art. 5º inc. IX), proclamando, de outro lado, através do inciso X do citado artigo, que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”.     

A magistrada disse que o art. 5º XIV, da Carta Magna, assegura “(...) a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Já o art. 220 do mesmo Estatuto Constitucional Impõe respeito à manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo [que] não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”

Na decisão, a juíza ainda diz que:

“Analisando os autos, vê-se que o Google está impedindo o exercício da atividade desempenhada pelo blog promovente de forma desarrazoada, pois as justificativas apresentadas pela demandada inicialmente são conta de que o autor foi acusado de violar os Termos de Serviço do Blogger, sem, contudo, especificar no que consistia a violação (fls 18). Ainda, na mesma informação, alega que o sistema de que verifica os blogs é automatizado e pode conter erros.

Ademais, em outro momento, a Google informa (fls. 19), em relação ao Blog promovente, que ‘atualmente este site não está listado como suspeito’, bem como, ‘o Google visitou esse site pela última vez em 2014-07-03, e não foi detectado conteúdo suspeito nos últimos 90 dias. Por derradeiro, informa também que o site não hospedou software malicioso nos últimos 90 dias' 

Assim, fica demonstrada as inconsistências apresentadas pela parte demandada no bloqueio do acesso ao blog por seus diretores, bem como pelos usuários, haja vista que não há informações claras e verossímeis concernentes ao fato que deu ensejo ao bloqueio do site, o que a meu ver restringe o direito constitucional à informação.

Diante disto, a Juíza determinou que o Google Brasil Internet Ltda restabeleça o acesso ao blog “CatingueiraOnline” no prazo máximo e improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas. Ainda foi fixado multa de R$ 200,00 com limite de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento. 

“O descumprimento da medida ensejará m prisão por crime de desobediência, consoante comando consagrado no artigo 330 do código penal Brasileiro”

Motociclista que participaria do Moto Fest em Patos sofre acidente e morre

Um motociclista identificado como Rony morreu em um acidente automobilístico na tarde desta sexta-feira, (15), quando vinha à caminho de Patos, para participar do Patos Moto Fest 2014.

Segundo informações do jornalista Misael Nóbrega, o acidente foi registrado em Queimadas, entre Caruaru e Campina Grande. A vítima seguia em sua moto modelo Hayabusa com destino à cidade de Patos.

Rony era empresário e natural de Caruaru, onde era proprietário de uma locadora de vídeo.
 
ACIDENTE SEMELHANTE NO ANO PASSADO 

Um acidente fatal envolvendo um motociclista que participaria do evento em Patos em 2013 também foi registrado.

O empresário Abnago Gomes dos Santos, de 52 anos, popularmente conhecido como “Bá das Carretas”, morreu no dia 18 de agosto,  no Km 12 da CE-293 rodovia estadual que liga os municípios de Milagres e Missão Velha. Ele residia no Bairro Lagoa Seca e taambém estava vindo para o evento em Patos.

A viagem se daria em grupo conforme havia combinado com amigos na última sexta-feira, supostamente o empresário dormiu demais e quando acordou, tomou conhecimento que seus colegas já haviam seguido na direção da Paraíba em suas motocicletas.

Bá decidiu viajar, mas quando chegou ao município de Pombal já na Paraíba, desistiu de participar do encontro optando por retornar a Juazeiro do Norte.

Bá das Carretas já se encontrava no Cariri, mais precisamente entre o centro de Milagres e a conhecida barragem do Distrito de Rosário, distante 40 Km de Juazeiro, pilotando sua moto Honda CBR 1000 de cor branca. Em uma curva fechada, não foi possível manobrá-la dada a velocidade quando perdeu o equilíbrio e caiu do veículo morrendo no local do acidente.
 
Fonte: maispatos.com 

Mulheres vão às ruas de João Pessoa na 3ª edição da 'Marcha das Vadias'

Marcha das vadias maior João Pessoa (Foto: Felipe Ramos/G1 Paraíba)
Cerca de 100 mulheres participaram na manhã deste sábado (16) da Marcha das Vadias realizada no Centro de  João Pessoa. Esta foi a terceira edição do ato na capital paraibana. O objetivo da manifestação, segundo Thais Gualberto, uma das organizadoras da marcha, é de lutar pelos direitos das mulheres, mais especificamente pela descriminalização do aborto e pelo fim da violência obstétrica.
O ato teve início por volta das 09h no Monumento Pedra do Reino, no anel interno do Parque Solón de Lucena. O grupo seguiu em marcha até a Praça Barão do Rio Branco. Com faixas, cartazes e parte dos corpos pintados, o grupo reivindicou direitos igualitários e reforçou a luta contra o machismo.
A estudante, Shellen Galdino, que também faz parte da organização da marcha, disse que o ato já vinha sendo organizada desde abril deste ano por um coletivo de mulheres. "Fizemos reuniões, oficinas e umas séries de atividades para que esta marcha pudesse acontecer", explicou.Uma das pautas do protesto era o direito das mulheres de usarem as roupas que quissesem sem julgamentos ou submissão a ninguém. "Todas as pessoas tem que lutar pelos seus direitos. Nós, mulheres ainda somos discriminadas até pela roupa que vestimos. Estamos aqui para lutar por tudo isso", disse Kerollayne Araújo, participante da marcha.
De acordo com Shellen Galdino, a violência obstétrica que as mulheres sofrem, antes, durante e pós parto foi um dos principais motivos que incentivaram da terceira edição da marcha, como também, os constrangimentos físicos e morais sofridos cotidianamente por elas.
G1pb

Literatura de cordel combate drogas e preconceito nas escolas da Paraíba

Projeto Cordel na Escola incentiva cultura popular na Paraíba (Foto: Izael Lima/Arquivo pessoal)
A métrica e a rima da literatura de cordel como instrumentos de aprendizado e de combate às drogas e ao preconceito. Com esta ideia, o projeto voluntário 'Cordel na Escola' tenta introduzir a cultura popular no ensino da Paraíba. Mais de 40 escolas já foram visitadas em todo o estado, com um público-alvo dos 10 aos 18 anos de idade.
A iniciativa em favor da educação, conta com distribuição e incentivo à leitura e declamação dos folhetos em escolas públicas e privadas. Para muitas crianças e jovens, o momento representa o primeiro contato com esta cultura popular.
O poeta Izael Lima idealizou o projeto há mais de 10 anos. A atual ação educativa levanta questões como o combate ao uso de drogas, ao bullying e preconceitos, como a homofobia e o racismo. Pelo menos 12 voluntários apoiam o Cordel na Escola.  A confecção dos cordéis é feita através de incentivos culturais de comerciantes locais.
Com a continuidade do trabalho pedagógico voltado para o ensino da literatura de cordel em alguma instituição, o projeto acaba descobrindo talentos, formando novos voluntários e desenvolvendo nos estudantes o prazer da leitura e da produção poética."O foco é na cultura em geral e na questão social. O cordel é um meio de comunicação importante que incentiva a leitura e literatura. A gente vai onde é convidado, seja escola pública ou privada, trabalhando temas como crack, tabagismo e alcoolismo, o preconceito em geral e o bullying. É um trabalho contínuo e difícil de divulgar. Nossa intenção é plantar a semente para eles regarem", detalhou o poeta.
"Existem alunos que assistem a palestra e entram no projeto conosco. Tem escola com continuidade mais evolutiva, com acompanhamento específico, temos mais oportunidade de passar detalhes da métrica, rima e compasso, para eles darem os primeiros passos e possam proliferar a arte. Talento é da natureza, a gente começa a lapidar e eles vão se revelando aos poucos. Nossa intenção é resgatar essas crianças sem incentivo, porque é muito dificul fazer cultura nesse país, principalmente a linguagem cordelista", afirma.
O Cordel na Escola tem atuação durante todo o ano letivo, levando informação e cultura através das palestras e distribuição de folhetos nas escolas. Os córdeis educativos abordam atualmente os temas “Crack, a droga da morte”, “Bullying”, “Alcoolismo”, “DST” e “Tabagismo é coisa séria”.
G1pb

Rede Paraíba divulga primeira pesquisa de intenção de voto na PB

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgada neste sábado (16) aponta o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) com 48% das intenções de voto na disputa pelo governo da Paraíba neste ano. Na sequência está o atual governador, Ricardo Coutinho (PSB), com 25%. Vital do Rêgo Filho (PMDB) aparece com 3%, seguido por Major Fábio (PROS), com 1%. Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuaram.
Confira abaixo os números do Ipespe, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):Encomendada pelo Jornal da Paraíba, da Rede Paraíba de Comunicação, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-00016/2014.
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 48% das intenções de voto
Ricardo Coutinho (PSB) – 25%
Vital do Rêgo Filho (PMDB) – 3%
Major Fábio (PROS) – 1%
Antonio Radical (PSTU) - 0%
Tárcio Teixeira (PSOL) – 0%
Brancos/nulo/nenhum – 8%
Não sabe/não respondeu – 14%

RejeiçãoO Ipespe fez a pesquisa entre os dias 7 e 9 de agosto. O instituto ouviu 1.500 pessoas no estado. A margem de erro é de 2,6 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95,5 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de 2,6 pontos prevista.
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum.

Ricardo Coutinho (PSB) – 26%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 15%
Major Fábio (PROS) – 12%
Vital do Rêgo Filho (PMDB) – 12%
Antonio Radical (PSTU) - 11%
Tárcio Teixeira (PSOL) – 7%
Rejeita todos - 8%
Poderia votar em todos – 8%
Não sabe/não respondeu – 25%

Encontrou algum erro? Fale conosco
G1pb

Criança Esperança beneficia projetos em instituições de João Pessoa

O projeto Criança Esperança da Rede Globo, que chega a sua 28ª edição e tem seu ponto alto, o chamado Dia da Esperança, neste sábado (16) é responsável por beneficiar duas instituições em João Pessoa. A Casa Pequeno Davi, no bairro do Roger, e a Casa de Cultura IAÔ, no bairro Valentina Figueiredo, fazem parte da lista das ONGs ajudadas pelo projeto.
Na Casa Pequeno Davi, o apoio do Criança Esperança é convertido na realização do projeto Palco Aberto, que beneficia cerca de 240 crianças e adolescentes com o ensino de música. O coordenador do projeto, Juliano Almeida, explica que dentro do Palco Aberto há oficinas em todas as áreas artísticas. “Temos oficinas de música, de artes plásticas, temos um coral, teatro e contação de histórias. Nós trabalhamos com a arte na perspectiva da construção da cidadania e da cultura de paz”, detalhou o coordenador.
O adolescente de 16 anos, Jeferson dos Santos, aprendeu a tocar contrabaixo no projeto Palco Aberto. Ele ressalta que o ensino de música nas primeiras fases da juventude traz muitos benefícios. “Eu sinto mais alegria, mais vontade de viver, mais esperança”, comentou. Na Casa de Cultura IAÔ, o suporte do Criança Esperança é usado para desenvolver a prática da capoeira e para reafirmar a cultura afrobrasileira.
O projeto Quilombo Cultural Iemanjá Sabá é fruto das doações da campanha promovida anualmente pela Rede Globo. O responsável pelo projeto, mestre Zunga, avaliou que a capoeira também ajuda a forma cidadãos e acaba servindo como porta de entrada para outras atividades oferecidas pela instituição. Mãe Tuca,  diretora da Casa de Cultura IAÔ, é outra que comenta que o trabalho da ONG é de criar oportunidades paras as crianças do bairro.
“A cada cinco minutos que uma criança passa aqui, são cinco minutos em que ela está longe da marginalidade, das drogas. E o mais importante, ela está criando a sua identidade negra, está se preparando para ser um cidadão, para chegar a uma universidade”, concluiu.
G1pb

Família de brasileiro morto na Suíça consegue dinheiro para trazer corpo

A campanha nas redes sociais para levantar doações para trazer o corpo do estudante de AssisMatheus Henrique Marioto, que morreu afogado em Zurique, na Suíça, conseguiu levantar o valor necessário para o translado até São Paulo. Em pouco mais de três dias, a família e amigos de Matheus conseguiram levantar o valor bem próximo dos R$ 27 mil necessários para trazer o corpo para o Brasil.
“Nós estamos muito aliviados, era a nossa única esperança e o pessoal se empenhou, amigos da faculdade, familiares, todo mundo se dedicou à campanha. Por isso eu só tenho a agradecer”, ressalta a mãe de Matheus, Sandra Luiza Bastos Vidal em entrevista ao G1 neste sábado (16). Apesar da família morar em Assis, o corpo de Matheus será velado e enterrado em São José do Rio Preto, onde ele fez faculdade e frequentava o mestrado na área de Ciências da Computação.
“Só na segunda também vamos ver o montante arrecadado, mas, como já chegou bem próximo do que precisamos achamos melhor agradecer a todos e ressaltar que não são mais necessárias doações, porque o mais importante, que é trazer o corpo para o Brasil, esse translado, nós já vamos conseguir fazer.”A data para o translado do corpo ainda não está definida, mas de acordo com Luiza toda a documentação par liberação do corpo já foi enviada ao Itamaraty na sexta-feira (15) e deve ser encaminhada para Suíça nesta segunda-feira (18).
A campanha nas redes sociais foi necessária já que na última quarta-feira (13), a família de Matheus foi pega de surpresa ao descobrir que o jovem não teria mais o seguro de vida que tinha contratado antes de viajar para Alemanha, onde faria um intercâmbio profissional de um ano.
Mãe de Matheus agradeceu a colaboração nas redes sociais  (Foto: Reprodução/ Internet)
A informação foi confirmada pela Aiesec, responsável pelo intercâmbio do jovem. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, a empresa onde Matheus trabalhava na Alemanha informou que ele trocou o seguro de vida por um plano de saúde, que cobriria apenas despesas médicas. Segundo a família, essa troca foi feita assim que ele chegou ao país, dois meses atrás.
Afogamento
Matheus viajou para Suíça para participar de uma das maiores festas de música eletrônica da Europa, a Street Parade, que atrai público de mais de um milhão de pessoas em cada edição. O jovem estava com um grupo de amigos, que contaram que ele não foi mais visto depois de pular no Lago Zurique.

Como Matheus não apareceu no local onde o grupo combinou para pegar o ônibus de volta de para Alemanha, dois amigos dele decidiram ficar em Zurique e procurar a polícia. O jovem foi considerado desaparecido e as buscas começaram no dia seguinte.
Jovem sumiu após festa have na Suiça (Foto: Reprodução / Internet)
A polícia da Suíça considerou o caso de afogamento e quase uma semana depois, no dia 8 agosto, um corpo com as características do jovem foi encontrado no Rio Limmat. A confirmação da identidade foi informada na segunda-feira (11) por meio de um exame de DNA feito com objetos retirados do apartamento de Matheus na Alemanha.
A mãe do jovem contou que os exames toxicológicos apontaram que ele não havia ingerido bebidas alcoólicas e nem feito uso de drogas. Para Luiza ele teve câimbras e acabou se afogando. “O consulado me ligou dizendo que realmente tinha feito o DNA e constava que era o meu filho, foi a primeira notícia que eu recebi. Eles também disseram que tinham feito exames toxicológicos e nada tinha sido encontrado, nem bebida, nem drogas. Ele teve uma câimbra e se afogou.”
G1

Suspeitos de formar quadrilha de cambistas deixam presídio no Rio

Mais seis suspeitos de formar a máfia de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo deixaram o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, na sexta (15). Alexandre Marino Vieira, Antônio Henrique de Paula Jorge, Sérgio Antonio de Lima, Julio Soares da Costa, Ernani Alves da Rocha Junior e Fernanda Carrione Paulucci foram colocados em liberdade, segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
O franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, acusado de ser um dos chefes da máfia de cambistas, deixa o Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio (Foto: Tiago Ramos/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Horas antes, o franco-argelino Mohamed Lamine Fofana, que é apontado como o líder do grupo, foi liberado. O habeas corpus que beneficia Fofana e outros nove réus no processo foi concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (8). Na decisão, o ministro afirma que a prisão dos acusados não era necessária para garantir a ordem pública. Dos beneficiados pela liminar do ministro, somente Alexandre da Silva Borges estaria preso. A Seap não informou até a noite deste sábado (16) se ele já havia sido liberado.
Na quinta-feira (14), Marcelo Pavão da Costa Carvalho já havia deixado a prisão.  Até as 12h30, apenas Fofana havia deixado o presídio, dentre os suspeitos que ainda estavam presos.
Em 5 de agosto, o ministro já havia concedido liberdade a outro suspeito de participar da quadrilha: o inglês Raymond Whelan, executivo da Match, empresa que vendia pacotes para jogos da Copa. A decisão foi, posteriormente, estendida aos demais presos.

O esquema
Desvio de ingressos Fifa esquema arte cronograma (Foto: Editoria de Arte / G1)
No dia 1º de julho, policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) prenderam 11 pessoas na operação "Jules Rimet".

Em 7 de julho, Raymond Whelan chegou a ser preso, mas foi solto na madrugada do dia seguinte depois de obter um habeas corpus na Justiça do Rio. Com a prisão preventiva decretada, ele se entregou à polícia e foi levado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, onde já estavam presos os demais réus do processo. No dia 6 de agosto, após a liminar do STF, Whelan deixou o presídio.
O único réu que não teve a prisão preventiva decretada foi o advogado José Massih por colaborar com as investigações.
Com a listagem de celulares da Fifa em mãos, um dos agentes policiais digitou no aparelho celular apreendido do argelino Lamíne Fofana o prefixo 96201, que precede os telefones da entidade. Apareceu, então, o nome "Ray Brazil", para o qual havia 900 registros entre telefonemas e mensagens. Ao todo, a operação está lendo e escutando 50 mil registros telefônicos, dos quais mais de 50% já foram apurados.
Segundo as investigações, três empresas de turismo localizadas em Copacabana, interditadas pela polícia, faziam contato com agências de turismo que traziam turistas ao país e vendiam ingressos acima do preço.
Eram ingressos VIPs, fornecidos como cortesia a patrocinadores, a Organizações Não Governamentais (ONGs) e também destinados à comissão técnica da Seleção Brasileira – desde bilhetes de camarotes até entradas de assentos superiores. Uma entrada para a final da Copa no Maracanã chegava a custar R$ 35 mil e a quadrilha faturava mais de R$ 1 milhão por jogo.
Segundo a polícia, Fofana também conseguia entradas vendidas pelos agentes oficiais da categoria "hospitalidade", pacotes de luxo, controlados pela Match Hospitality. Até carro forte foi usado para abastecer a quadrilha que vendia entradas para todos os jogos da abertura à final do torneio.
Segundo o delegado Fábio Barucke, responsável pelo caso, os presos já atuaram em pelo menos quatro mundiais e estimativas apontam que a quadrilha poderia movimentar cerca de R$ 200 milhões por Copa do Mundo.
Os presos
Além de Fofana e Whelan, chegaram a ser presos o policial militar reformado Oséas do Nascimento; Alexandre Marino Vieira; Antônio Henrique de Paula Jorge, um dos contatos de Fofana no Brasil (antes de ser preso, Henrique tentou retirar de um banco R$ 177 mil em dinheiro vivo); Marcelo Pavão da Costa Carvalho; Sérgio Antônio de Lima, que teria tentado subornar um dos agentes; Ernane Alves da Rocha Júnior; Júlio Soares da Costa Filho; Fernanda Carrione Paulucci e Alexandre da Silva Borges. O advogado José Massih responderá ao processo em liberdade por ter colaborado com as investigações.

G1

Papa propõe diálogo entre culturas a países como China e Vietnã

Papa Francisco fala durante a Jornada da Juventude Asiática. (Foto: Kim Hong-Ji, Pool/AP Photo)
Papa Francisco convidou neste domingo (17), na Coreia do Sul, os países asiáticos, como China e Vietnã, a aceitar um diálogo respeitoso entre culturas e estabelecer relações plenas com o Vaticano.
Dirigindo-se aos bispos da Ásia na cidade sul-coreana de Haemi, cerca de 100 km ao sul de Seul, o santo padre convidou a Igreja a 'ser diversificada e criativa' para o diálogo com as culturas desta vasta região.
Mais tarde, ao celebrar uma missa como parte da Jornada da Juventude Asiática, o pontífice pediu aos jovens católicos do continente que 'despertem' e defendam, mesmo arriscando suas vidas, como os mártires da Coreia, os valores do Evangelho na sociedade contemporânea.
Sem citar em nenhum momento os nomes da China ou Vietnã, o bispo de Roma estendeu a mão a esses e outros países asiáticos que não têm relações diplomáticas com a Santa Sé, como a Coreia do Norte, Afeganistão, Butão, Brunei, Laos ou Mianmar.
'Neste espírito de abertura para com o outro, espero fortemente que os países do continente com os quais a Santa Sé não tem uma relação plena não hesitem em promover o diálogo para o benefício de todos', lançou.
'Eu não estou falando apenas de um diálogo político, mas do diálogo fraterno'. Estes países devem perceber que 'os cristãos não chegam como conquistadores', acrescentou.
Hostil ao proselitismo, Francisco citou sobre o seu antecessor Bento XVI: 'A Igreja não converte por proselitismo, mas por atração'.
Com Hanoi, o Vaticano parece estar prestes a estabelecer relações diplomáticas, graças a um diálogo perseverante. Em Pequim, no entanto, a abordagem parece em ponto morto, devido a consagração de bispos sem a aprovação da Santa Sé.
Um continente promissor
Para a primeira viagem à Ásia desde que João Paulo II visitou a Índia em 1999, Francisco escolheu a Coreia do Sul, onde os cristãos são mais numerosos do que os budistas. Os católicos representam mais de 10% da população e 100.000 batismos são celebrados anualmente.

A Igreja Católica está crescendo na Ásia, mas por enquanto representa apenas 3,2% da população. Enquanto alguns países envelhecem, como no caso do Japão, oferecendo poucas chances de evangelização, outros países emergentes da Ásia são verdadeiras terras de missão.
Francisco pediu às delegações de 22 países, incluindo a China, a afirmar o 'claro sentido da identidade' cristã, e preservar recorrendo à mensagem do Evangelho.
Crítica ao relativismo
O Papa escolheu, para o seu primeiro grande discurso sobre a Ásia, o santuário do mártir desconhecido de Haemi, que professa reverência aos mártires que fortaleceram o cristianismo na região.

O cardeal de Manila, Luis Antonio Tagle, um dos principais bispos da Ásia, saudou esta escolha.
'Com a beatificação (de 124 mártires coreanos), emocionei-me em ver que tivemos tantos antepassados que aceitaram pagar o preço de ser cristãos, chegando a dar sua vida. É uma inspiração para todos nós', disse o cardeal.
Durante sua visita à Coreia do Sul, o sucessor de Pedro não deixou de invocar as origens do cristianismo, advertindo que a fé está sendo ameaçada pelo materialismo e o relativismo. 'Há 'um relativismo prático, diário, que de forma quase imperceptível enfraquece toda a identidade'. E, como disse na sexta-feira, a fé em Cristo é o 'antídoto' contra 'o câncer da desesperança' que leva muitos jovens asiáticos ao suicídio.
O Papa não apresentou como ameaças as perseguições políticas que ocorrem, por exemplo, na Coreia do Norte, ou religiosas em vários países.
Em vez disso, Francisco salientou a necessidade de se concentrar nos excluídos. Desta forma, disse à igreja coreana: 'Deixe-me perguntar se a identidade cristã de suas igrejas se manifesta claramente em serviço para aqueles que sofrem à margem de nossas sociedades ricas'.
O Papa termina na segunda-feira sua triunfal viagem de cinco dias à Coreia do Sul, onde 800 mil pessoas participaram no sábado, em Seul, de uma missa para a beatificação de 124 mártires católicos.
G1

Lanchonete no Rio oferece R$ 300 para quem comer supersanduíche

Uma lanchonete na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, mantém, há mais de 10 anos, um desafio que parece humanamente impossível de ser cumprido sozinho: devorar um sanduíche, que é servido em uma telha de aproximadamente 55 cm, em 45 minutos. O prêmio é de R$ 300, pago em dinheiro, para o comilão que conseguir completar a façanha.
G1 convidou dois jovens, que se dizem apreciadores da chamada gastronomia ogra, para encarar a empreitada. Nem com a flexibilização do regulamento e a ajuda de um terceiro eles conseguiram vencer.
“Sete Pecados” é o nome da “grosseria” servida pela Supersanduicheria. É apenas um pão, mas recheado com sete hambúrgueres, sete ovos com bacon, sete fatias de presunto, sete fatias de queijo mussarela, sete fatias de provolone, sete fatias de cheddar e sete porções de catupiry. Ele custa R$ 150. A lanchonete oferece uma versão menor dele por R$ 78, mas que não vale para o desafio proposto.
“Em oito anos que trabalho aqui só vi um cliente ganhar. Mas ele só conseguiu porque o dono [da lanchonete] fez vista grossa e ajudou. Mas a regra é que a pessoa coma tudo, sem deixar nada. Não pode nem golfar. A gente filma ele comendo”, contou José Severino da Silva, 30 anos, o Zezito, gerente da lanchonete que funciona na Praça do Grego, no sub-bairro de Jardim Guanabara.
Depois do convidadado do G1 desistir de encarar desafio sozinho, lanchonete flexibilizou regras e permitiu que ele fosse em dupla (Foto: Daniel Silveira / G1)
Arrego
O professor Allan-Kardec Santos Vieira, 25 anos, é um dos idealizadores e autores de um blog que avalia “podrões” - como são chamados os lanches populares servidos nas ruas do Rio. Ao ser desafiado pelo G1, ele garantiu ser capaz de conquistar o prêmio. Porém, na hora do desafio, ao ter a real noção do tamanho do sanduíche, assumiu que não conseguiria sozinho. “Eu comi cinco pães mais cedo. Não vou conseguir”, disse na tentativa de justificar o arrego.

O dono da lanchonete, o empresário Alex Mário Carvalho, 48 anos, queria ver o “sete pecados” ser vencido. Propôs então que o analista de sistemas Yuri Roberto, 26, amigo de Allan-Kardec, também idealizador e autor do Guia do Podrão, o ajudasse.

“Troco meu prêmio por um antiácido agora”, foi o que Allan-Kardec disse após comer apenas duas camadas do sanduíche. “É muita coisa, muito pesado. É impossível comer isso tudo. Eu já não aguento mais”, admitiu Yuri.Para que o desafio fosse cumprido em dupla, no entanto, mais três camadas de carne, ovos com bacon, presunto e queijos foram acrescentadas ao sanduíche. Só as carnes pesavam juntas cerca de 2 kg, já que eram dez hambúrgueres de 200 gramas cada.

Quando o gerente Zezito colocou as duas telhas sobre a mesa, clientes da lanchonete lançaram olhares de espanto. Uma pequena plateia se formou para ver a dupla comer. Houve até salva de palmas para embalar a mastigação dos dois amigos. “Pensa não cara. Põe pra dentro sem nem sentir o gosto”, aconselhou Allan-Kardec ao amigo Yuri. “Acho que não vai dar, é coisa demais”, disse Yuri.

Dupla mal conseguiu comer metade do sanduíche e ganhou ajuda de um terceiro rapaz (Foto: Daniel Silveira / G1)
Vencidos
Quando o cronômetro marcava 23 minutos, o sanduíche estava na metade. Os dois amigos admitiram que não conseguiriam terminar de comê-lo. Alex, o dono, convidou um dos expectadores para ajudar a dupla. “Vamos que vamos”, disse animado o balconista Jailson Rocha, 21 anos.

O cronômetro marcou 45 minutos e ainda havia muito dos sete pecados na mesa. Alex permitiu um acréscimo de cinco minutos. Restaram três camadas de sanduíche na telha e restos nos pratos dos três desafiantes. “Eu estou empanzinado”, reclamou Allan-Kardec. Yuri reclamava mal conseguir respirar. Jailson dava risadas e prometia encarar sozinho o desafio em outra oportunidade.
“Muita gente vem aqui só por causa do desafio. É uma farra. Que venham mais desafiantes. Concedo ajuda para quem animar”, destacou Alex, orgulhoso de seu sanduíche colossal.
Sanduíche com sete hambúrgueres de 200g cada tem cerca de 8,5 mil calorias (Foto: Daniel Silveira / G1)
Atentado à saúde
“É devastador o impacto de um sanduíche assim”, alertou a nutricionista Sonja Salles. Ela destacou que o fígado é o órgão mais prejudicado, por causa da quantidade de gordura saturada do sanduíche. “Para uma brincadeira, uma vez só, eu já acho arriscado. Se uma pessoa ficar tentado comer esse sanduiche toda semana, ela pode até morrer mesmo. Podem surgir problemas sérios”, ressaltou.

O “Sete Pecados” tem, aproximadamente, 8,5 mil calorias, cerca de quatro vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde para consumo diário de uma pessoa adulta. A nutricionista destaca ainda o elevado índice de colesterol do sanduíche: são cerca de 1,7 mil mg. “A recomendação máxima diária é de 300 mg”, disse.

A dica de Sonja para quem quiser encarar o desafio é comer alimentos leves antes, principalmente frutas e vegetais, e hidratar-se bastante. “Ficar o dia inteiro em jejum vai prejudicar”, destacou.

'Podrões'
O "Sete Pecados" é uma das ogrices que os dois amigos irão incluir no Guia do Podrão, que mantêm online. O blog fomenta a cultura do lanche de rua carioca, popularmente chamados de "podrões". "Para ser podrão tem que ser barato, vendido na rua, gorduroso, gostoso e de preferência caprichado, com muitos ingredientes", explicou Yuri Roberto. "É o que difere das grandes redes de fast food", completou Allan-Kardec.

G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...