quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Veja cuidados para compra de carro na reta final do IPI mais baixo


A última semana do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros — isso se o governo não decidir prorrogar o incentivo — começou com feirões e promoções organizadas pela maioria das montadoras. Mas o consumidor precisa ficar atento para não ser ludibriado pelo já velho marketing do "aproveite o fim do IPI”. O principal cuidado é que, se um carro não estiver disponível para pronta entrega, o cliente corre o risco de ter de pagar o preço "cheio". O desconto vale até esta sexta-feira (31), mas o governo ainda vai discutir com as montadoras a necessidade de aumentar o prazo.
O IPI é cobrado no momento do faturamento, que ocorre quando o carro sai da fábrica, após o pedido da loja. Segundo o Procon-SP, é direito do consumidor saber a data de faturamento e, para evitar surpresas, o ideal é deixar por escrito no contrato se o estabelecimento se compromete a repassar o desconto no IPI independentemente de quando o carro seja faturado ou se o comprador terá de pagar a diferença, caso o imposto volte às alíquotas normais nesse meio tempo.
Quando é cobrado o IPI?Veja abaixo perguntas e respostas sobre a compra na última hora.
O IPI é cobrado no momento em que o carro sai da fábrica, após a loja fazer o pedido, o que geralmente ocorre de acordo com a demanda por aquele modelo e versão. Segundo o advogado tributarista André Mendes Moreira, normalmente a concessionária é apenas intermediária da venda, havendo faturamento direto na montadora.

E se o carro chegar só depois do dia 31?
Há relatos de fila de espera de mais de 1 mês por alguns modelos. Se o veículo sair da fábrica para o concessionário antes do próximo dia 31, prazo previsto para o fim do desconto no IPI, ele já terá sido faturado. Ou seja, ainda que demore mais um tempo para chegar até a loja por alguma circunstância diversa, deverá ser cobrado o valor com IPI menor. Caso o veículo seja faturado após a medida do governo expirar, o valor cobrado será com o IPI cheio.

arte ipi carros (Foto: Arte G1)
Como ter certeza de que não haverá cobrança extra?
A diretora de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP, Selma do Amaral, afirma que o cliente deve se certificar junto ao fornecedor se a compra será ou não ainda com a isenção do IPI e fazer isso constar em contrato ou proposta.

"O consumidor pode e deve exigir a comprovação da data do faturamento [para saber se terá ou não a vantagem do IPI mais baixo]", explica. Se o comprador tiver dificuldade para confirmar essa data, a diretora do Procon-SP diz que ele deverá exigir por escrito a promessa de aquisição ainda com desconto. Também é importante constar desse contrato a data prevista para entrega do veículo e quaisquer outras condições de compra e venda acertadas entre as partes.
Vale a pena aproveitar o desconto no IPI para comprar um carro mais equipado ou mais potente?
Se for considerar apenas o desconto do IPI, os modelos de menor cilindrada, porém mais equipados, levam vantagem. Isso porque, quanto mais potente o carro, mais IPI será cobrado nele (veja a tabela ao lado).

Para os especialistas, deve-se considerar o tipo de uso do carro. Quem fica a maior parte do tempo no trânsito deve dar preferência para um modelo mais equipado, aconselha o consultor de finanças pessoais Alexandre Lignos. “Se 95% do tempo a pessoa fica no trânsito na cidade e, eventualmente, vai viajar, então não precisa de um modelo 2.0. Vale a pena pegar um carro mais equipado, com ar-condicionado, direção elétrica e câmbio automático, por exemplo”, opina.
Quais são as "armadilhas" do IPI mais baixo?
Os consultores alertam para o risco de entrar na "onda" de comprar um carro zero somente por causa do IPI mais baixo. Fabio Gallo Garcia, do PEC-FGV (Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vagas), diz que o desconto só valerá a pena para quem já tem o dinheiro poupado, para pagar à vista, ou tem condições de assumir no orçamento a dívida do financiamento.

“O governo deu injeção para o IPI ser repassado ao consumidor, mas economizar R$ 1 mil para ficar cinco anos pendurado em dívida não vale a pena”, ressalta. É importante colocar no cálculo, para saber se o carro "cabe no bolso", despesas como combustível, impostos, revisões, seguro etc.
Além disso, é preciso calcular se o IPI é descontado da forma correta. “O importante é garantir que aquele R$ 1 mil de desconto, que seja, vá para o bolso do cliente e não seja repartido com a concessionária. Por exemplo: o carro custava R$ 26 mil antes do desconto e agora está custando R$ 25 mil, só que era para ser cobrado apenas R$ 23 mil. Ou seja, a concessionária fez margem de lucro com isso", alerta Garcia.
Como saber se a loja cobra o preço certo?
Modelos que acabaram de ser lançados costumam ser mais caros e eventualmente são vendidos com sobrepreço por algumas lojas. Para ter uma base e negociar, verifique o valor sugerido pela montadora no site da mesma. Em geral, os preços variam por região, em virtude do frete, mas até essas diferenças costumam ser indicadas nas páginas das fabricantes na internet. Há ainda a variação do ano/modelo: muitas montadoras já vendem a linha 2013, algumas com reajuste de preço em relação à 2012.

Veja abaixo, os valores sugeridos pelas fabricantes para versões de entrada dos modelos mais vendidos no Brasil entre janeiro e julho, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Uma versão dessa tabela foi publicada peloG1 em maio, quando começou o desconto no IPI. Ao atualizar a lista, na última sexta (24), a reportagem encontrou vários modelos com preços novos, referentes à linha 2013. Houve ainda versões de entrada extintas que deram lugar a outras mais equipadas, porém, com preço mais alto.
Ranking
de 2012
ModeloPreço antigo*Preço com
novo IPI*
DiferençaRedução (%)
Volkswagen Gol G4 1.0R$ 26.960R$ 24.291R$ 2.6699,8%
 Volkswagen Gol 1.0R$ 30.970R$ 27.990R$ 2.9809,6%
Fiat Mille 1.0R$ 23.650R$ 21.360R$ 2.2909,7%
 Fiat Uno 1.0R$ 26.880R$ 24.260R$ 2.6209,6%
Fiat Novo Palio 1.0R$ 31.290R$ 28.440R$ 2.8509,1%
Volkswagen Fox 1.0R$ 32.730R$ 29.490R$ 3.2409,8%
Chevrolet Celta 1.0R$ 26.008R$ 24.468***R$ 1.5405,4%
Ford Fiesta Rocam Hatch 1.0R$ 26.900R$ 24.210R$ 2.69010%
Fiat Strada 1.4R$ 31.990R$ 31.490R$ 5001,6%
Chevrolet Classic 1.0R$ 27.573R$ 25.786***R$ 1.7876,4%
Renault Sandero 1.0R$ 29.230R$ 27.030R$ 2.2007,5%
10ºVolkswagen Voyage 1.0R$ 33.200R$ 29.990R$ 3.2109,6%
11ºFiat Siena 1.0R$ 30.680R$ 28.150R$ 2.5308,2%
12ºChevrolet Cobalt 1.4R$ 39.980R$ 38.200***R$ 1.7804,4%
13ºVolkswagen SaveiroR$ 34.340R$ 32.966R$ 1.3744%
14ºChevrolet Agile 1.4R$ 37.426R$ 36.390R$ 1.0362,7%
15ºToyota Corolla 1.8R$ 63.570R$ 59.080R$ 4.4907%
16ºFord Ka 1.0R$ 23.600R$ 21.240R$ 2.36010%
17ºChevrolet MontanaR$ 32.546R$ 30.574***R$ 1.9726%
18ºHonda Civic 1.8R$ 66.700R$ 62.990R$ 3.7105,5%
19ºNissan March 1.0R$ 27.490R$ 24.990R$ 2.5009%
20ºFord Fiesta SedanR$ 28.990R$ 26.100R$ 2.89010%
* de abril/2012;
** segundo sites das montadoras em 24/08/2012, referente ao ano/modelo mais recente;
*** para São Paulo

Concurso vai premiar com fama o primeiro participante a morrer


Concurso promete fama mundial ao primeiro usuário que morrer. Foto: DivulgaçãoO serviço If I Die (Se Eu Morrer), que permite que o usuário deixe uma mensagem para ser publicada no Facebook após a sua morte, criou um concurso que pretende tornar famoso o seu vencedor. Para vencer a promoção, o participante deve fazer uma única coisa: morrer.
A empresa israelense foi fundada em 2010, e no ano passado se tornou um aplicativo para o Facebook. O If I Die deixa que os usuários escrevam uma mensagem ou gravem suas últimas palavras em vídeo. O aplicativo irá postar a mensagem póstuma assim que três amigos de confiança, que devem ser selecionados pelo dono do perfil quando ele instala o app, confirmarem a morte do usuário.
O concurso, chamado If I Die 1st (Se eu morrer primeiro), vai tornar famoso o primeiro participante que morrer. O primeiro usuário a morrer terá sua mensagem publicada no site de tecnologia americano Mashable, que tem 20 milhões de visitantes mensais, além de noticiários internacionais, sites e blogs. A expectativa dos organizadores é que a exibição global alcance 200 milhões de pessoas. Desde sábado, mais de 1,2 mil pessoas se inscreveram no concurso, que prevê que o primeiro participante deve morrer (e portanto vencer o concurso), em 19 meses e 10 dias.
"Tivemos essa idéia desde o primeiro dia que criamos o serviço", disse à Agência EFE o fundador e CEO da Willook, Eran Alfonta. "Nós acreditamos que todas as pessoas têm direito a ter as suas últimas palavras conhecidas, que o seu legado é público e acreditamos que um concurso seria apropriado para isso ter um impacto."
As regras do concurso deixam claro que se houver suspeita de suicídio a premiação será cancelada. "Se houver qualquer suspeita de que se trata de um suicídio ou morte deliberada, então a mensagem não será publicada", diz o fundador do serviço.
Desde seu lançamento em 2011 pela startup Company Willook, o aplicativo If I Die já atraiu mais de 200 mil usuários em 42 países. O aplicativo foi atualizado neste mês, apresenta novos serviços pagos, como mensagens pessoais endereçadas a destinatários específicos e mensagens de vídeo mais longas.

Golpe no Facebook usa fotos de amigos para infectar PC com vírus


Reprodução de mensagem de e-mail com golpe enviado usando o nome do Facebook (Foto: Reprodução)Reprodução de mensagem de e-mail com golpe
enviado usando o nome do Facebook
(Foto: Reprodução)
Um novo golpe no Facebook tem infectado computadores de usuários da rede social com um vírus que permite a hackers roubarem dados pessoais. De acordo com a empresa de segurança Sophos, o software malicioso usa um e-mail similar ao enviado pelo Facebook, alertando de que a pessoa foi marcada em uma foto. Ao clicar no link, o vírus é instalado.
O agente malicioso, chamado de "Troj/Agent-XNN", está disfarçado em um arquivo compactado no e-mail e é instalado no PC quando o usuário acessa o suposto link que p levaria para ver a foto em que foi marcado.
No Facebook, as notificações de marcações de fotos enviadas por e-mail geralmente avisam ao usuário o nome do amigo que o marcou na imagem. No golpe, o texto diz que "um de seus amigos adicionou uma nova foto e o marcou". O endereço de e-mail, embora termine com "@facebook.com", tem a parte inicial com letras e números diferentes dos que aparecem em um e-mail original enviado pela rede social.
Usuários que receberem e-mail suspeito do Facebook não devem clicar no link para ver as supostas fotos. A mensagem deve ser apagada.
G1

Equipe do programa Pânico na Band virá a Patos entrevistar dona da “galinha Rafinha”.


O repórter da TV TambaúPaulo Costa, informou a equipe do MaisPatos.com que integrantes do programa Pânico na Band, entraram em contato no inicio desta semana afim de saber mais sobre o caso que já gerou milhares de acesos no Youtube, facebook e sites de notícias da Paraíba.
Segundo Paulo, a equipe ficou interessada em vir à cidade de Patos para entrevistar as senhoras Genecira Oliveira eSuzana Oliveira, que criavam uma galinha de estimação, a qual chamavam de Rafinha.
Rafinha ficou famosa após ter sido roubada no último dia (20). A Familia procurou a imprensa patoense para fazer um apelo para quem teria roubado a galinha que devolvesse, pois a penosa era como um membro da família e os familiares estavam muito abatidos com essa situação.
O Fato é que esse assunto (caso de polícia) deu muito que falar na Paraíba inteira e foi reproduzido por vários meios da comunicação do estado e do Brasil.
Rádios, sites e televisões repercutiram o apelo desesperado de dona Genercira e isso chamou a atenção dos grandes meios de comunicação do país, por se tratar de um caso inusitado e a forma muito engraçada que a dona da galinha se refere ao seu animal de estimação. Ouça a entrevista gravada pela equipe do programa Cidade em Debate.
A equipe do programa Pânico, não deixou definido o dia em que estaria na cidade, mas segundo Paulo Costa, provavelmente a matéria será gravada nesta sexta-feira e será veiculada no próximo domingo durante o programa apresentado por Emilio Zurita e equipe. Essa informação não foi confirmada pela produção do programa à nossa equipe
Como a galinha não apareceu e suponha-se que já tenha ido para em uma panela, o humorista patoense “tatu”, informou a nossa equipe que fará junto com a “família de Rafinha”, uma cerimônia que simbolizara o velório e sepultamento da Galinha Rafinha.
Devido à grande repercussão do caso, a Polícia Civil se mobilizou e conseguiu chegar ao acusado que confessou o crime e contou que havia trocado a galinha por duas pedras de craque.
Fonte: MaisPatos.com

Aniversariante do dia


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