O Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, realizou neste final de semana, um trabalho de observação sobre a movimentação de três das principais ruas de escoamento de tráfego das áreas centrais de Patos.A pesquisa aconteceu em dois horários distintos, considerando trechos de escoamento do centro para os bairros da cidade e para outros municípios.
O primeiro ponto observado foi na Rua Felizardo Leite, próximo a Primeira Igreja Batista, área que dá acesso as zonas sul e oeste de Patos, bem como a saída para os municípios do vale do Piancó e da Serra de Teixeira. Em apenas dez minutos, por volta das 19:00h, 90 veículos passaram pelo ponto de observação, entre carros e motos.
De acordo com o INPPE, se projetado o resultado do movimento para um período maior, a média corresponde a 540 veículos por hora ou 8.100 veículos em 15 horas de grande movimentação naquele ponto.
O segundo ponto observado em Patos foi na Rua Pedro Firmino, próximo a loja Insinuante, por volta das 12:30h deste sábado, 17. Em apenas dez minutos, 118 veículos passaram nos dois sentidos da avenida, que dá acesso a entrada e saída de veículos para Campina Grande e João pessoa, os principais centros urbanos do estado.
Se projetado o resultado em uma hora, a média daquela rua é de 708 veículos por hora, ou 10.620 veículos num intervalo de 15 horas, que pode ser compreendido das 6 da manhã às 9 da noite.
O terceiro ponto pesquisado, foi a junção das ruas Solon de Lucena e Epitácio Pessoa, próximo ao Banco do Brasil. Nos 10 minutos de observação, o INPPE percebeu a movimentação de 162 veículos nos dois sentidos da área monitorada, o mesmo que 972 veículos em uma hora, ou 14.580 veículos em 15 horas de movimentação.
Ainda de acordo com o Instituto, a média observada é de 123,3 veículos em circulação a cada dez minutos, o que representa 740 por hora, ou 11.100 veículos em circulação num intervalo de 15 horas diárias.
Fonte: http://www.patosonline.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário