sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saúde lança projeto para humanizar maternidades em Campina Grande


Saúde lança projeto para humanizar maternidades em Campina Grande (Foto: Taiguara Rangel/G1)Saúde lança projeto para humanizar maternidades
em Campina Grande (Foto: Taiguara Rangel/G1)
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande apresentou na tarde desta quinta-feira (24) o projeto “Bem me Quer”, com objetivo de capacitar profissionais e reforçar investimentos nas maternidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.Na reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de acordo com a secretária Lúcia Derks o plano municipal deve integrar-se à ‘Rede Cegonha’, que regula a realização dos partos em nível estadual. A rede neonatal em Campina Grande conta atualmente com 128 leitos, 29 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil, através de 148 profissionais obstetras e pediatras.

“O ‘Bem me Quer’ vai anteceder e fazer funcionar a ‘Rede Cegonha’, que ainda precisa ser concluída em Campina Grande. O projeto visa humanizar a rede neonatal e dar uma melhor resposta às necessidades das gestantes. O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) está superlotado e realiza atualmente uma média de 750 partos mensais”, afirmou Lúcia Derks.

“Precisamos mudar a assistência ao parto que atinge diretamente a maternidade. Serão aplicadas essas novas diretrizes no Isea e nos hospitais conveniados, Clipsi e Fap”, afirmou a representante da SES, Ana Renata Lemos.

Conforme a secretária de Saúde, após a conclusão do planejamento estratégico e elaboração de plano gestor para as maternidades, serão renegociados e incrementados investimentos com hospitais e com os neonatologistas e obstetras que atendem pelo SUS. Em seguida, haverá uma fase de capacitação dos profissionais. “Temos que garantir todos os direitos do recém-nascido no sérvio público”, concluiu Lúcia Derks.

G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...