quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Por nota, empresa lamenta acidente que deixou 14 feridos na Paraíba


Do G1 PB
Motorista do ônibus ficou preso nas ferragens depois do acidente (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)Motorista do ônibus ficou preso nas ferragens
depois do acidente (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A empresa Expresso Guanabara enviou uma nota nesta quarta-feira (21) lamentando o acidente de trânsito ocorrido na terça-feira (20) no município de Mataraca, Litoral Norte da Paraíba. O motorista do ônibus morreu e cerca de 14 passageiros ficaram feridos. O veículo da empresa bateu em um caminhão carregado com 30 toneladas de cimento.
De acordo com a Polícia Rodoviária da Paraíba, o acidente aconteceu na BR-101, quando o ônibus da empresa fazia o trajeto Recife (PE) - Fortaleza (CE). Segundo a nota enviada pela Guanabara, 27 passageiros estavam no ônibus e dos 14 feridos, dois estão em observação em um hospital de João Pessoa.
A empresa afirmou que está prestando assistência à família do motorista do ônibus, Luiz Inácio Oliveira de Sales, que trabalhava há cinco anos na empresa Expresso Guanabara
Segundo a nota, Luiz Inácio teria tido um período de 24 horas de descanso antes de iniciar a viagem. A empresa disponibilizou o número 0800.728.1992 para prestar informações às famílias dos passageiros. A ligação é gratuita.
A PRF não soube precisar a causa do acidente. Acredita-se que o motorista do ônibus tenha sofrido um mal súbito ou cochilado, uma vez que o acidente ocorreu em uma subida e, no local, não foram encontradas marcas de frenagem e nem indícios de manobras de desvio para evitar a colisão.
O acidente aconteceu por volta das 12h, quando os veículos viajavam no sentido Paraíba-Rio Grande do Norte.

João Pessoa recebe 488 atletas para torneio de natação nesta sexta-feira


Começa em João Pessoa nesta sexta-feira o Troféu Walter Figueiredo Silva de Natação. As provas acontecerão nas piscinas da Vila Olímpica Ronaldo Marinho e terminam no sábado. A competição é em nível de Norte/Nordeste e 488 atletas de 42 clubes estão inscritos. Segundo o presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (FEAP), Antônio Leal, muitos dos atletas paraibanos têm chances de medalhas.
- Nossos atletas estão muito bem treinados. A competição é forte, pois vem clubes de todos os estados do Norte/Nordeste, mas acredito que nossos competidores têm chances de medalhas – declarou.
De acordo com Antônio, os 279 meninos e as 209 meninas inscritos competirão nas categorias juvenil, dos 15 aos 16 anos, e júnior sênior, a partir dos 17 anos.
Antônio ainda afirmou que o Trófeu Walter Figueiredo Silva, como todo torneio de natação, vale índice para competições nacionais.
- Toda competição regional, aqui no Brasil, vale índice para os torneios nacionais – disse Leal.
 

Confira a programação do Cineport nesta quarta-feira, em João Pessoa


A organização do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) divulgou a programação do terceiro dia do evento. O festival é realizado na Usina Cultural Energisa, no Centro de João Pessoa, até o domingo (25), com o objetivo de integrar e promover o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa e estimular o intercâmbio cultural.
Este ano é a terceira vez que João Pessoa sedia o festival. Nesta 5ª edição, o país homenageado é Cabo Verde.

Foram inscritos filmes de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e de diversas partes do Brasil. Além da exibição de filmes, a programação tem atrações musicais e lançamentos de livros.

Confira a programação desta quarta-feira (21):

10h

Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Criança
Filme
Cocoricó
A vida na roça é bem divertida. Júlio e sua turma brincam na Fazenda Cocoricó onde animais e natureza são um prato cheio para soltar a imaginação.

14h

Tenda Andorinha
Paraiwa – Pontão de Cultura da Caatinga
ARCOVERDE (KAPINAUÁ )
Sessão Andorinha – Filme Vencedor
Troféu Melhor Produtor - José Padilha e Marcos Prado - Troféu Melhor Roteiro - Bráulio Mantovani e José Padilha - Troféu Melhor Fotografia - Lula Carvalho - Melhor Ator - Wagner Moura
Filme
Tropa de Elite 2
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui inimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família.

Direção: Jose Padilha - Atores: Wagner Moura, Andre Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz. - Duração: 116 min.

Sala Vladimir Carvalho
Paraiwa – Pontão de Cultura da Caatinga
Elefante Branco
Sessão - Prêmio Energisa - DOC
Oferenda, de Ana Bárbara Ramos - 17’ 07”
Os alquimistas de Camalaú, de Manoel Fernandes - 28’
Raízes do sertão, de Deleon Souto - 13’
Família vidal, de Diego Benevides - 15’
Hoje tem espetáculo, de Leandro Alves - 15’
Memórias de um engenho, de Mariana Fernandes - 17’
Requerente, de Alexandre Macedo - 12’

16h

Tenda Andorinha
Sessão DOC TV CPLP

Paraiwa – Pontão de Cultura da Caatinga
Serra Branca (Vidas nas Serras)
Filmes
Eugenio Tavares 'Coração Crioulo', de Júlio Silvão Tavares - Cabo Verde
Um líbio descobre durante uma vigem de férias que sua mulher está com câncer, um sul africano narra sua participação na guerra de Angola, um bibliotecário espanhol conta suas desventuras amorosas, uma tcheca desenha sua cela no quadro negro. Esses são fragmentos de histórias reunidas em Exterior, um filme sobre a vida pessoas muito diferentes que tem em comum o fato de estarem atualmente presas no estado de São Paulo e serem estrangeiras.

Ficha Técnica - Duração: 52 minutos - Autor: Matias Mariani - Diretores: Matias Mariani e Maíra Bühler – Co-produção: Matias Mariani | Primo Filmes| Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP

Rio da verdade, de Domingos Sanca - Guiné-Bissau
As mudanças climáticas que ocorrem no nosso planeta, constituem uma ameaça à humanidade. O Parque Natural de Cachéu, situado na fronteira da Guiné-Bissau, com o Senegal, sofre alterações que ameaçam seriamente o seu equilíbrio ecológico. O avanço progressivo do deserto do Sahara é uma das principais preocupações das autoridades e da direcção do Parque. Este filme vai ao encontro destas ações, das soluções praticadas e outras previstas, numa narrativa dramática a várias vozes, na perspectiva de contribuir para uma melhor resolução do problema.

Ficha Técnica - Duração: 52 minutos - Autor e diretor: Domingos Sanca - Coprodução: Domingos Sanca | Telecine Bissau Produções | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

Sala Vladimir Carvalho
Paraiwa – Pontão de Cultura da Caatinga
Aparecida (Acauã)
Mostra Cabo Verde
Filme
Some king of funny Portoricean, Clare Andrade
Uma Espécie de Porto-riquenhos Engraçados? (tradução livre) é a história dos cabo-verdianos de Fox Point, bairro de Providence, Rhod Island (EUA). O filme é a crónica dos imigrantes cabo-verdainso e descendentes que nos anos 50, 60 e inicios de 70 habitavam o bairro de Fox Point, suas tradições, a sua música trazida do país de origem e as histórias dos marinheiros que chagaram nos baleeiros. Mas esta é também a história da tragédia e escândalo provocados pela reabilitação urbana daquela zona que forçou esta comunidade emigrante a sair do bairro em que haviam fincado raízes.

Ficha Técnica Realizador: Claire Andrade Watkins Produtor: SPIA Media Productions
Género: Documentário - Duração: 80 mn ´Ano: 2005

Livraria do Museu
Dionísio na Idade Mídia – Cláudio Paiva – Edição do Autor - 17h

18h

Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Doc - Filme Vencedor

Troféu Melhor Fotografia Documentário - Walter Carvalho
Filme
O Homem que Engarrafava Nuvens
A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o "doutor do baião". Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50 mas foi sempre eclipsado por seu parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade. Título original: (O Homem que Engarrafava Nuvens) - Direção: Lírio Ferreira - Atores: Alceu Valença, Anselmo Duarte, Assis Vaqueiro, Azulão. - Duração: 106 min.

Sala Vladimir Carvalho
Sessão Curtas Panorama Cineport
Jom Speed, de João Brito (Djon Boss) - Cabo Verde (21 min.)
Impunidades criminosas, de Sol de Carvalho - Moçambique (44 min.)

20h

Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Fic - Filme Vencedor
Troféu Melhor Montagem - Karen Harley
Filme
Viajo porque preciso, volto porque te amo
José Renato tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Título original: (Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo) - Lançamento: 2010 (Brasil) - Direção: Marcelo Gomes, Karim Aïnouz - Atores: Irandhir Santos... - Duração: 75 min.

Sala Vladimir Carvalho
Sessão Panorama Cineport Doc
Filme
Uma Longa Viagem, de Lucia Murrar

22h

Tenda Andorinha
Sessão Panorama Cineport Fic

Filme
A volta do Bandido da Luz Vermelha
, de Helena Ignez
O bandido está preso e conhece o filho, fruto de uma aventura com uma mulher que o visitou na cadeia. Luz Vermelha rejeita o jovem, que resolve seguir a “profissão” do pai, um criminoso que roubava mansões munido com uma lanterna, na São Paulo dos anos 60. "Luz nas trevas", que tem ainda no elenco Djin Sganzerla, filha de Rogério e Ignez, adota linguagem pop e dialoga com o do anos 60 através de flashbacks.

Sala Vladimir Carvalho
Sessão Andorinha Curta Animação
Balanços e Milkshakes, de Erick Ricco e Fernando Mendes (Brasil – MG)
Viagem a Cabo Verde, de José Miguel Ribeiro (Portugal)
Menina da chuva, de Rosária (Brasil – MG)
A única vez, de Nuno Amorim (Portugal)
Os olhos do farol, de Pedro Serrazina (Portugal)
O homem da cabeça de papelão, de Luís da Matta Almeida e Pedro Lino (Portugal)
Izamara, de Diogo Hayashi (Brasil – SP)
Dodu – o rapaz de cartão, de José Miguel Ribeiro (Portugal)
O sapateiro, de David Doutez e Vasco Sá (Portugal)
Desassossego, de Lorenzo Degl’Innocenzo (Portugal)

23h
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...