sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Acidente com morte tumultua trânsito em bairro de Campina Grande


Um acidente envolvendo quatro veículos tumultuou o trânsito no bairro da Liberdade, em Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (16). A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) informou que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas. O acidente ocorreu na Rua Almirante Barroso, uma das vias mais movimentadas da região.
Conforme a Polícia Militar, a colisão envolveu três motocicletas e uma caminhonete que fazia frete. A caminhonete teria batido na primeira moto em um cruzamento, perdido o controle da direção e atravessado a pista até a outra faixa, onde as duas motos não conseguiram frear e colidiram.  Segundo testemunhas, o motorista do frete fugiu. Ele teria telefonado para um amigo dizendo que estava com medo de ser agredido.
Quatro pessoas que estavam em duas motocicletas, entre elas dois irmãos, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Emergência e Trauma. Seus estados de saúde ainda não foram divulgados.
Devido ao congestionamento e à curiosidade de pedestres e motoristas, a Companhia de Polícia de Trânsito foi acionada para controlar a passagem de veículos no local e evitar novos acidentes.

Dois homens são mortos a tiros durante a manhã em João Pessoa


Dois homens foram mortos a tiros na manhã desta sexta-feira (16) em João Pessoa. Os crimes aconteceram nos bairros do Varadouro e no José Américo. A Polícia Militar informou que nenhum dos suspeito dos homicídios foi preso até o momento.
No Varadouro uma das vítimas foi morta quando  passava de moto na Rua da República. Segundo a Polícia Militar, dois homens em outra motocicleta atiraram contra ele, que morreu no local.
Segundo o capitão Antônio de Souza, as investigações vão apontar o que motivou o crime. Mas ele adiantou que a hipótese de assalto já está descartada, pois todos os pertences da vítima estavam no local do crime. “Quando os homens atiraram, ele tentou fugir, não conseguiu e acabou caindo”, afirmou o capitão.
O outro homicídio foi registrado no início da manhã no bairro do José Américo. Um homem foi morto a tiros dentro de sua casa. A Polícia Militar disse que o crime tem características de execução e que a irmã da vítima teria relatado que ele era usuário de drogas.

Aluna envolvida em agressão na UFPB diz que vai processar professor


A aluna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que teve o trabalho de conclusão de curso reprovado sob a alegação de plágio, anunciou que vai processar o professor nas esfera adminitrativa e cível. A confusão culminou na agressão física sofrida pelo docente Leonardo Rosa Rhode, que registrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na quinta-feira (15) na Polícia Federal.
Em entrevista à TV Cabo Branco, a estudante Monick Ingrid Leitão disse que o marido teria ido 'tirar satisfações' com o professor porque a reprovação foi comunicada com grosseria, o que a teria deixado nervosa.
Ela negou ter feito plágio na monografia. Segundo ela, dos três avaliadores que participavam da banca de avaliação da monografia, apenas Leonardo teria feito as acusações. "Eu sou uma pessoa honesta e nunca iria me sujeitar a isso. Estou na universidade há sete anos, mas porque tive alguns problemas de saúde e tive que trancar. Eu não ia arriscar meu curso dessa forma", disse.
Professor Leonardo Rosa diz ter sido espancado na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Professor Leonardo Rosa diz ter sido espancado
dentro do campus(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Já o professor, que foi submetido a um exame de corpo de delito, declarou que foi agredido de surpresa dentro de sala de aula quando aplicava provas para outra turma e não teve chances de se defender. "Ele simplesmente invadiu a sala sem falar nada e me deu uma voadora. Os alunos que estavam realizando prova impediram que ele jogasse uma cadeira sobre mim", explicou.
O caso acendeu a discussão sobre a segurança dentro do campus da UFPB em João Pessoa. Professores e alunos reclamaram que a vigilância no local seria precária. Segundo o chefe de gabinete da instituição, Luiz de Sousa Júnior, o fato é lamentável, porém não havia como prever esse tipo de violência nas dependências do campus.
Márcio Diniz, superintendente da Polícia Federal, informou que está disposto a contribuir caso os servidores públicos necessitem de algum tipo de instrução ou capacitação em situações como essas.
Já o chefe de segurança da universidade, João de Deus, informou que há 22 postos de vigilância em funcionamento durante o dia e 29 à noite, além de sete funcionários fazendo rondas. Apesar disso, ele reconheceu a necessidade de intervenção do policiamento. Em resposta ao comentário, o Comando Geral da Polícia Militar explicou que pode atuar dentro da instituição, desde que haja uma solicitação oficial.

Gato chama atenção no Reino Unido por andar regularmente de ônibus


Um gato chama atenção em Bridport, Dorset, no Reino Unido, por "pegar" regularmente ônibus e passear pela cidade. O felino que ganhou o nome de "Artful Dodger" chega a se sentar no colo de passageiros, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Telegraph".
'Artful Dodger' 'pega' regularmente ônibus e passeia pela cidade. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)'Artful Dodger' 'pega' regularmente ônibus e passeia pela cidade. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)
O gato costuma viajar cerca de 16 quilômetros, no trajeto de ida e volta, entre Bridport e Charmouth. Ele é um "cliente" tão regular que alguns motoristas levam comida para gatos para dar para "Dodger".
No final da viagem, ele retorna para a casa de sua proprietária, Fee Jeanes, de 44 anos. Ela acredita que "Dodger" gostar de andar de ônibus porque o veículo é "quentinho".

Após 18 anos, OMC aprova adesão da Rússia


A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu nesta sexta-feira (16) sua segunda e final aprovação para a adesão da Rússia à instituição. O pedido do país para se tornar membro aguardou 18 anos para uma resposta.
"A conferência ministerial também concorda", afirmou o ministro do Comércio da Nigéria, Olusegun Aganga, que presidiu a oitava conferência ministerial da OMC.
Rússia, única grande economia que ainda está fora da OMC, só poderá ser convertida em membro permanente 30 dias depois de o Parlamento russo tenha ratificado a ideia, o que deve ser feito até 15 de junho.
A ministra russa do Comércio, Elvira Nabiullina, que se encarregará de firmar o Protocolo de Adesão, disse que a sexta economia do mundo tem se preparando há muito tempo para este momento.
A Rússia apresentou sua candidatura à OMC em 1993, mas as negociações foram prolongadas devido à guerra com a Geórgia em 2008, país que vetou a entrada da Rússia até novembro deste ano.
Com informações da Reuters e da France Presse

Marido corta dedos de esposa 'que queria estudar' em Bangladesh


A polícia de Bangladesh afirmou que um homem teria cortado os dedos da mão direita de sua esposa depois de descobrir que ela estava estudando sem a permissão dele.
Segundo a polícia, Rafiqul Islam, de 30 anos e que trabalha nos Emirados Árabes Unidos, atacou Hawa Akther, 21, e admitiu o crime cometido no início do mês logo depois de voltar para Bangladesh.
A polícia afirma que Islam amarrou a esposa, tapou sua boca com fita adesiva e cortou os cinco dedos de sua mão.
No entanto, não houve uma confirmação independente do próprio Islam. Grupos de defesa dos direitos humanos já pediram punição severa para ele.
O incidente seria um dos vários casos de violência doméstica ocorridos nos últimos meses que têm como alvo mulheres mais instruídas.
'Consequências graves'
Hawa Akther descreveu o ataque que sofreu para a BBC.
"Depois que ele voltou para Bangladesh, ele queria conversar comigo. De repente, ele colocou uma venda em meus olhos e amarrou minha mão", disse Akther, falando da cidade de Narsingdi.
"Ele também fechou minha boca com fita adesiva dizendo que iria me dar um presente surpresa. Mas, ao invés disso, ele cortou meus dedos."
A jovem disse que o marido não aprovava a decisão dela de se matricular em um colégio para completar seus estudos superiores.
Akther contou ainda que, durante conversas telefônicas, Islam a advertiu que haveria "graves consequências" se ela fosse contra a vontade dele.
Um membro da família de Islam afirmou que o casal tinha algumas 'diferenças' em algumas questões, incluindo a decisão dela de estudar.
Médicos
Os médicos não puderam salvar os dedos da mão direita de Akther.
"Os médicos disseram que meus dedos poderiam ser religados dentro de seis horas (depois do incidente), mas ele (Islam) se recusou a entregar os dedos. Depois deste período, outro familiar do meu marido jogou os dedos em uma lata de lixo", disse a jovem à BBC.
Akther afirmou que não quer mais viver com seu marido. Islam está detido.
A polícia afirma que as investigações preliminares levaram os policiais a acreditar que Islam cometeu um crime premeditado.
A jovem vítima, por sua vez, já afirmou que quer continuar seus estudos e que quer também que o marido seja punido.
"Comecei a praticar a escrita com minha mão esquerda. Quero ver até onde posso chegar. Nunca imaginei que meus dedos seriam cortados deste jeito por causa dos meus estudos", disse.
O ataque contra Akther ocorreu depois de um incidente em junho, no qual uma professora universitária perdeu um olho e outra mulher foi ferida em um ataque que teria sido feito pelo marido da professora.
O homem acusado neste caso, Syeed Hasan Sumon, morreu na prisão no começo do mês, enquanto aguardava julgamento.

Fecho o olho e lembro das facadas', diz garota agredida por colegas


"Toda vez que eu fecho o olho, eu lembro das tijoladas, das facadas, sei lá", disse a adolescente que acusa colegas de agressão e está internada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No hospital, ela contou ao programa Mais Você como foi agredida e disse que tem medo de voltar para casa.
A adolescente está internada desde segunda-feira (12). Ela foi socorrida em uma rua do bairro São José pela Polícia Militar (PM) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a PM, a vítima relatou que quatro colegas de escola tiraram parte da roupa dela, a agrediram com um objeto perfurante e atearam fogo nas pernas dela. A garota também sofreu queimaduras de segundo.
"Para minha casa antiga, eu não quero voltar. Não quero porque se acontecer de eu trombar como uma dessas meninas na rua, elas quiserem fazer isso de novo, vai ser outra dor, eu não quero sentir isso de novo", disse. 
Segundo relato da garota, ela foi chamada por quatro colegas para um fazer um passeio e, quando chegaram perto de um matagal, uma delas parou e disse que queria fazer xixi. "Eu disse, também quero. Quando abaixei , elas me deram duas tijoladas na cabeça, ai vieram com a faca, ai foi me esfaqueando toda. Na hora que elas viram que eu não tava muito boa, muito legal, jogaram álcool e colocaram fogo. Eu não sei como eu consegui correr, tirei a blusa pra apagar o fogo, ai eu cai no chão e consegui gritar. Vieram e me socorreram", falou.
Para a mãe da adolescente, a violência foi cometida por causa de um antigo relacionamento da filha com o ex-namorado de uma das agressoras, que frequentava a casa da família. "Eu conhecia todas elas, mas a L. [ uma das garotas acusada pela vítima], que foi a principal, esteve na minha casa duas semanas antes do ocorrido, no quarto da Estela. Lanchou lá e saíram juntas, voltaram de uma passeio à noite. Eram amigas", contou Cláudia Santos Máximo.
"Espero que a Justiça seja feita, eu não quero que ela seja ferida como minha filha, não quero que ninguém a mate. Eu quero que ela encontre Deus, que seja tratada, pois é so uma criança. A gente não sabe o que leva uma pessoa a fazer isso", lamentou Cláudia. A mãe disse que a filha levou 15 facadas, foi queimada, teve os pulmões perfurados e passou por cirurgia para a retirada de um dos ovários.

Nesta quinta-feira (15), a assessoria de imprensa do Hospital Regional Professor Osvaldo Franco, onde a vítima está internada informou que o quadro da menina tem apresentado melhora contínua e existe perspectiva de alta dentro de uma semana. Apesar dela ter dificuldade ainda para respirar, já se movimenta bem, caminhando inclusive pelo quarto, relatou a unidade de saúde.
Investigação por tentativa de homicídio
O caso é considerado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio. A polícia informou ao G1nesta sexta-feira (16) que uma garota de 14 anos indicada pela vítima está apreendida na 2ª Delegacia de Polícia de Betim, em uma cela separada para adolescentes. Ela negou ter cometido a violência e vai ser ouvida por um juiz. Ainda segundo a polícia, outras duas adolescentes, de 14 e 15 anos, foram ouvidas e liberadas porque o tempo do flagrante já havia passado. Elas negaram envolvimento na agressão e apontaram um outra suspeita, que seria maior de idade, e ainda não foi localizada. 
Como o caso envolve menores de idade, a Polícia Civil informou que foi aberto um Procedimento de Apuração de Ato Infracional por tentativa de homicídio e não um inquérito. Esse procedimento é uma investigação para ouvir suspeitos e esclarecer a motivação e os culpados pelo crime.
Ao fim da investigação, a delegada Cristiane Oliveira, responsável pelo caso, vai apresentar as conclusões ao Juizada Especial da Infância e da Juventude. Para concluir as apurações ainda é preciso ouvir a vítima, o que vai acontecer após o recebimento da alta médica. Ainda segundo a polícia, a menor que está acautelada na delegacia já foi apresentada à Promotoria da Infância e da Juventude e está a disposição da Justiça. 

Vestibulando do RN sofre ofensas na web por ter nome de ditador nazista


Até os 21 anos de idade, Adolf Mendes sofreu pouco com reações de desconhecidos ao seu nome completo: Adolf Hitler Souza Mendes. Mas, desde terça-feira (13), ele afirma que vem sofrendo ofensas de desconhecidos pela internet. O problema começou quando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou, em seu site oficial, a lista de candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular 2012 para ciências e tecnologias.
Vítima tanto da decisão unilateral do pai quanto da ordem alfabética, Adolf teve seu nome facilmente notado pelos internautas. Ele era o terceiro na lista de mais de 1.500 candidatos que fizeram o número mínimo de pontos na prova objetiva e, agora, aguardam a nota da redação e das questões discursivas.
O link da lista de aprovação tem sido compartilhado no Facebook e no Twitter dezenas de vezes, regado de risadas e comentários sobre os pais do garoto e o fato de ele estar colocado na 1.330ª posição.
"Tem bastante gente criticando, outras fazendo chacota, me chamando de burro, chamando meus pais de burros", afirmou Adolf ao G1.
Acostumado ao susto como primeira reação natural das pessoas ao seu nome, o jovem conta que não se incomoda em ter que explicar que não sabe o motivo do nome e que não descende de uma família de admiradores do Hitler alemão.
Porém, a repercussão na internet tem sido tão negativa que a família materna decidiu procurar um advogado para mudar o nome legal de Adolf.
"Me preocupei a vida inteira por isso, sabia que um dia isso ia acontecer", disse a socióloga Maria do Perpétuo Socorro de Almeida, prima de segundo grau do garoto.
"São comentários terríveis que saem, a gente está assombrado. Não queremos publicidade, só queremos reverter a história para as pessoas entenderem que a família não é nazista. A gente não tem nada com isso, foi um erro."
Contra a vontade da mãe
Registrado pelo pai, que se separou da mãe quando Adolf era pequeno, o vestibulando afirmou que nunca descobriu o motivo exato para se chamar assim. "Só tive contato com ele até os cinco ou seis anos. Meu pai registrou contra a vontade da minha mãe, ela não queria que esse fosse meu nome."
Ainda bebê, Adolf foi levado à Igreja Católica para receber o sacramento do batismo. "Eles não aceitaram me batizar como Adolf Hitler", disse o garoto, que acabou saindo de lá com nome de batismo Adolf Henrique.
Ao atingir a maioridade, há três anos, o estudante, que vive em Natal, decidiu tentar adotar legalmente o nome católico, mas acabou não seguindo em frente porque estudava e trabalhava, e ficou sem tempo. Apesar da tentativa, Adolf afirma que não se importou tanto com o nome durante a infância e a adolescência, já que ele recebia pouca atenção.
"Quando eu era pequeno, morava em uma cidadezinha no interior, e lá pouca gente conhece a história de Hitler", contou.
Agora, com chances de se tornar universitário, ele teme receber uma atenção maior dos colegas de faculdade. "São pessoas que vão ter mais conhecimento de mundo, que conhecem mais a história, acho que vou sofrer mais preconceito."
Enquanto o resultado final do vestibular não é divulgado - a previsão, segundo a Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) da UFRN, é de que ele saia em janeiro -, Adolf experimenta o lado ruim da exposição virtual. "Com certeza na internet tem mais intolerância", diz.
Adolf sonha em ser engenheiro civil e seguir cultivando a paixão pela música (Foto: Arquivo pessoal)Adolf sonha em ser engenheiro civil e seguir
cultivando a paixão pela música
(Foto: Arquivo pessoal)
Engenheiro civil e músico
O vestibulando está confiante de suas chances de se matricular na UFRN já em 2012. Magda Maria Pinheiro de Melo, presidente da Comperve, confirmou que o candidato foi aprovado para a próxima fase do processo seletivo e ainda concorre a uma das 1.120 vagas na carreira de ciências e tecnologia.
Segundo ela, a comissão sequer se deu conta do nome curioso na lista divulgada na terça-feira. "Para a gente, todos os candidatos são iguais."

O estudante, que se formou no ensino médio no ano passado, sonha em ser engenheiro civil e optou por ciências e tecnologia porque ela é "um atalho para engenharia, você cursa três anos e depois pode migrar para qualquer outra engenharia".
Caso consiga se tornar engenheiro, Adolf pretende em seguida estudar música, uma de suas paixões. Ele toca saxofone e violão.
"Quero construir uma carreira de sucesso, ser um bom engenheiro e um bom músico", diz o estudante, que toca em bandas de forró e em bares da capital potiguar.
Por enquanto, ele pretende permanecer na capital, onde aproveita o verão para frequentar uma igreja evangélica, da qual é devoto há três anos, e namorar uma vestibulanda de medicina, de 19 anos. "Conheci no verão, a gente vai fazer um ano de namoro."

Joãosinho Trinta está na UTI no MA em estado grave, diz hospital


O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos, está internado em estado grave e respira com ajuda de aparelhos, informou em nota o Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão.
Segundo o hospital, Joãosinho está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 3 de dezembro. Atualmente, diz o hospital, o carnavalesco está com um "quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica".

O hospital informou que ele apresenta ainda quadro de obstrução intestinal e deve passar por cirurgia nesta sexta-feira (16).
Mais cedo, procurada pelo G1, a assessoria do hospital disse que não podia divulgar informações. Arley Mack, cuidador e que foi criado pelo carnavalesco, afirmou que a internação havia ocorrido na quinta-feira (15) devido a um quadro de pneumonia e que Joãosinho estava bem.

“Ele foi internado com suspeita de pneumonia e os médicos confirmaram. Joãosinho está bem, alegre, tranquilo. Ele continua entusiasmado com os trabalhos para o Carnaval 2012”, disse Mack no início da manhã, prevendo que ele tivesse alta na terça-feira (20).

Esta é a segunda vez que o carnavalesco é internado no Hospital UDI neste ano. Em maio, ele ficou 37 dias hospitalizado com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

Joãosinho Trinta está no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, comemorados em 2012.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"Boletim Médico- João Clemente Jorge Trinta
O Sr. João Clemente Jorge Trinta de 78 anos encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva do UDI Hospital em São Luís, desde o dia 03/12/2011. O paciente, no momento, encontra-se com quadro de Insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica.
Durante a internação evoluiu com quadro de obstrução intestinal com programação cirúrgica agendada para hoje.
Na avaliação clínica de hoje, seu estado de saúde é grave respirando com auxílio de aparelhos.
José Bonifácio Barbosa
Diretor Técnico do UDI Hospital"

SP tem lentidão acima da média na tarde desta sexta-feira


A lentidão na cidade de São Paulo continuava acima da média às 12h30 desta sexta-feira (16). No horário, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a capital tinha 75 km de congestionamento nas vias monitoradas. Ao longo de toda a manhã, os índices de lentidão ficaram acima da média.
A situação era pior na Marginal Tietê. Na pista expressa, sentido Rodovia Castello Branco, eram quase 8 km de filas entre o Viaduto Imigrante Nordestino e a Ponte da Vila Guilherme. Na pista local, eram mais 6 km de lentidão entre as pontes Aricanduva e da Vila Guilherme.
Na Radial Leste, sentido Centro, o congestionamento ia da Avenida Melchert até o Viaduto Pires do Rio. Na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, o motorista reduzia a velocidade do Viaduto Jabaquara até a o Viaduto Santo Amaro.

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...