sexta-feira, 17 de maio de 2013

Homicídio: Homem é encontrado estrangulado e com o pênis decepado dentro da boca


vitima
Um homem foi encontrado morto no início da manhã desta quinta-feira (2), com o órgão genital decepado e colocado na boca. O crime com requintes de crueldade ocorreu no Distrito de Livramento, na cidade de Santa Rita.
A vítima foi identificada como Remílson Martins de 37 anos. Ele teve os testículos e o pênis arrancados e colocados na boca.
De acordo com o sargento Suélio do 7º Batalhão da Polícia Militar, há 10 anos Remílson foi preso sob a acusação de estuprar uma das sobrinhas. Ele era alcoólatra e suspeito de molestar crianças na localidade.
Além de decepado, Remílson foi estrangulado com uma corda.
foto
   

Paraíba é o quarto estado a receber mais 'forasteiros' aprovados no Sisu


Um levantamento do Ministério da Educação obtido pelo G1 nesta quinta-feira (16) revela que a Paraíba é o quarto estado do Brasil a receber mais estudantes de outros estados após a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. São 1.322 novas matrículas no estado e, nacionalmente, 13% dos calouros no Sisu migram de estado.
O estudante cearense Thiago Dantas é um dos que virão para a Paraíba. Thiago passou para o curso de odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e conta que conheceu a instituição por conta de um amigo: “Ele me falou que no começo não acreditava que iria dar certo, porque iria viajar e morar fora. Mas depois ele me contou que deu tudo certo com ele e acho que vai dar certo para mim também. No começo de 2012, já estudei com foco na UFCG”, afirma.Em contraponto à crescente entrada de pessoas de outros locais nas universidades paraibanas, o levantamento mostra que apenas 162 estudantes da Paraíba deixam o estado para cursar o nível superior em outro local.  A mobilidade – que corresponde à quantidade de calouros que se matricularam fora de seu estado de origem – chega a 13% neste ano.
Iury Portela, de Recife, virá para João Pessoa para estudar direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta que a universidade paraibana foi, na verdade, uma segunda opção, mas que satisfez seus critérios: “Minha primeira opção era Recife, mas não deu. A segunda, UFPB. A diferença entre as duas é muito pouca pelo conceito do MEC [nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, do Ministério da Educação]. Me preocupo muito com isso, sou muito perfeccionista, estou sempre atrás do melhor”, conclui.
Já Iasmin de Souza Nascimento, que virá de Roraima para também cursar direito na UFPB, afirma que assim escolheu por conta da qualidade do curso. "O curso de direito de João Pessoa está entre os melhores do Brasil, é mais antigo e melhor estruturado, além de se interligar melhor com o Nordeste e o resto do país", comemora.
De acordo com os dados do MEC, coletados no início de maio, já foram realizadas 118.996 matrículas em 101 instituições brasileiras através do Sisu. Foram ofertadas 129 mil vagas e quase 2 milhões de pessoas foram inscritas. Das matrículas já realizadas, 15.671 foram feitas por quem terá de se mudar de estado; ao menos um terço destes irá para unidades federativas que não possuem limites entre si.
Minas Gerais é o estado que mais receberá universitários migrantes; serão 2.437 deles, de todos os lugares do país, menos da Paraíba.

Governo investe R$ 4 milhões na sustentabilidade do setor mineral


O Governo do Estado investiu mais de R$ 4 milhões em equipamentos e ações que contribuem para a sustentabilidade do setor mineral na Paraíba. Hoje, sete cooperativas de mineradores estão legalizadas e quase três mil pessoas são beneficiadas por programas governamentais que envolvem vários órgãos, com assistência técnica em Junco do Seridó, Picuí, Várzea, Frei Martinho, Nova Palmeira Pedra Lavrada e Assunção. Todos os municípios estão localizados na mesorregião do Seridó paraibano. As atividades da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM) estão concentradas, com maior intensidade, nessa região.
O presidente da CDRM, Marcelo Falcão, destaca que os mineradores ainda resistem em formar cooperativas, mas o Governo do Estado desenvolve um trabalho com o intuito de mostrar as vantagens de legalizar as atividades. “Temos passado essas orientações para todos eles mostrando que a união é fundamental para que o setor conquiste sustentabilidade”, disse. Marcelo Falcão ainda observa que a legalização da atividade mineradora começa com o título minerário que é obtido a partir da formalização da Cooperativa.
O Governo tem como parceiros o Ministério da Integração Nacional, o Ministério das Minas e Energia, o Sebrae e a Universidade Federal de Campina Grande, e assiste os mineradores com recursos do Projeto Cooperar, Empeender-PB e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep-PB). Caçambas, retroescavadeiras, equipamentos de proteção individual foram adquiridos para beneficiar os pequenos mineradores. Duas retroescavadeiras serão adquiridas para as cooperativas de Pedra Lavrada e Junco do Seridó. A compra está em processo de licitação.
Apoiar e dar assistência técnica ao pequeno produtor mineral paraibano fazem parte das atividades da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM-PB). No início deste mês, na cidade de Assunção, no Cariri paraibano, representantes da CDRM foram conferir o funcionamento da Cooperativa Mineral de Assunção e Região (Coomar).
Para o diretor presidente da CDRM, Marcelo Falcão, o Governo do Estado tem fortalecido as cooperativas, desde o planejamento das ações até a conscientização do meio ambiente. “O nosso propósito é fortalecer as nossas cooperativas, dar suporte no planejamento de ações, orientações relativas à preservação ambiental para reduzir os impactos ambientais”, afirmou.
Em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e com o Sebrae, haverá a transferência de tecnologias em benefício dos mineradores nas áreas de pesquisa mineral, lavra e tratamento.
Nós estamos levando uma ação que vai melhorar as condições de trabalho das famílias de mineradores. O propósito é esse: levar o conhecimento tecnológico para investir na atividade da mineração e fazer com que ela seja legal, estruturada e rentável”, disse o presidente da CDRM, acrescentando que o Governo quer dar oportunidade aos pequenos e médios mineradores.
Com o intuito de melhorar o atual modelo de produção de caulim, a CDRM vai prestar serviços de assistência técnica especializada à Coomar. Durante a reunião, foram discutidas ações para o desenvolvimento da cooperativa, a averiguação da situação dos títulos minerários, a seguridade social dos mineradores cooperados, além de questões sobre o licenciamento ambiental das áreas em atividade.
A CDRM se comprometeu a intensificar as ações de apoio e assistência técnica junto à Cooperativa, auxiliando na organização, formalização das áreas e na estruturação de modelo produtivo competitivo e mais justo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...