segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Homem morre eletrocutado quando instalava luzes para festa na Paraíba


Um auxiliar de serviços gerais morreu eletrocutado no domingo (20) no município de Aparecida, no Sertão da Paraíba. De acordo com testemunhas, Airton Lucas de Sá, de 39 anos, preparava a iluminação de uma festa quando sofreu a descarga elétrica.
Os moradores da cidade disseram que Airton já havia instalado todas as luzes e faltava apenas fazer uma gambiarra, um tipo de instalação elétrica. O auxiliar então subiu  em uma escada de alumínio para fazer a instalação em um poste quando sofreu a descarga elétrica e morreu no local.
Ainda segundo as testemunhas, Airton Lucas não usava nenhum tipo de equipamento de proteção. Uma equipe do Samu foi acionada, mas a vítima já estava sem vida. O corpo de Airton foi levado para o Instituto de Medicina Legal e em seguida foi enterrado no cemitério da cidade.

Criança de 11 anos é ferida por bala perdida em João Pessoa


Uma criança de 11 anos foi vítima de uma bala perdida na noite deste domingo (20) em João Pessoa. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policias (Ciop), a menina estava nas proximidades de sua residência, no bairro do Cristo, quando foi atingida por um tiro no ombro.
A criança foi socorrida e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, ela foi atendida e recebeu alta na madrugada desta segunda-feira (21).
A polícia informou que não sabe de onde partiu o tiro que atingiu a criança. Segundo o Ciop, as pessoas que teriam testemunhado o crime não quiseram prestar informações detalhadas.

Dois homens são encontrados mortos em matagal em João Pessoa


Dois homens foram encontrados mortos no início da manhã desta segunda-feira (21) em um matagal do bairro do Rangel, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas foram assassinadas por disparos de arma de fogo.
Conforme informou a Polícia Militar, a hipótese principal para o duplo homicídio é a de execução. Os moradores da região informaram para os policiais que não viram os suspeitos do crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de João Pessoa, que ainda não tem suspeitos para o duplo homicídio.

Segundo dia do PSS-2012 acontece nesta segunda em 8 cidades da PB

Nesta segunda-feira (21) acontece a segunda prova do Processo Seletivo Seriado (PSS 2012) em oito cidades da Paraíba. Conforme o edital da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), a organizadora do vestibular, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h. Nesta segunda os candidatos são submetidos as questões referentes ao 2º ano do Ensino Médio.

No domingo (20) foram aplicadas as provas referentes ao 1º ano do Ensino Médio. De acordo com o presidente da Coperve, João Lins,  cerca de 4.500 inscritos faltaram ao primeiro dia do PSS-2012 e 58 foram eliminados por irem ao local de prova com celular. O gabarito pode ser conferido aqui
Para o segundo dia de prova o candidato deve levar um documento de identificação, caneta preta ou azul, lápis e borracha. É proibido a entrada de candidato no local de prova com celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico.
Os 38.152 inscritos no PSS-2012 concorrem as 6.240 vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As provas relativas ao 3º ano do Ensino Médio serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro.
As provas são aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Mamanguape, Rio Tinto e Sousa. Mais informações podem ser obtidas no site da Coperve (www.coperve.ufpb.br). Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.
Linhas de ônibus ampliadas
De acordo com a Diretoria de Transporte, 11 linhas de ônibus terão viagens extras com reforço na frota entre 6h e 8h. Qualquer alteração deverá ser autorizada pela supervisão de Transporte da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans).
Confira as linhas que terão viagens extras:
301 – (Mangabeira/Pedro II)
303 – (Mangabeira/Pedro II por dentro)
304 – (Castelo Branco/Pedro II)
517 – (Castelo Branco/Epitácio Pessoa)
601 – (Bessa)
104 – (Bairros das Indústrias)
701 – (Alto de Mateus/Acesso Oeste)
501 – (Colinas de Sul/Epitácio Pessoa)
1502 – (Geisel/Alto do Mateus/Epitácio Pessoa)
5120 – (Valentina/Epitácio Pessoa)
401 – (Altiplano)

Bombeiros capturam jacaré dentro de casa em Sete Lagoas


O Corpo de Bombeiros capturou um jacaré-de-papo-amarelo dentro de uma casa na noite deste sábado (19) no bairro Cidade de Deus em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O animal foi entregue à Polícia Ambiental (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)O animal foi entregue à Polícia Ambiental (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
De acordo com os bombeiros, o animal tinha 1,5 metro de comprimento e cerca de 50 quilos. Os bombeiros informaram que o jacaré foi resgatado sem ferimentos e foi entregue à Polícia Ambiental.

Vídeo mostra lutador destruindo carro usando a própria força


Um vídeo publicado na web mostra um lutador destruindo um carro aparentemente usando nada mais do que sua própria força. Postado em 2009 no YouTube, o vídeo ganhou destaque nesta segunda-feira (21) no site do jornal inglês "Daily Mail".
Vídeo mostra um lutador destruindo um carro usando sua própria força. (Foto: Reprodução/YouTube)Vídeo mostra um lutador destruindo um carro usando sua própria força. (Foto: Reprodução/YouTube)
Desde sua publicação, o vídeo foi visto por mais de três milhões de pessoas. (Foto: Reprodução/YouTube)Desde sua publicação, o vídeo foi visto por mais de três milhões de pessoas. (Foto: Reprodução/YouTube)
Desde sua publicação, o vídeo foi visto por mais de três milhões de pessoas. Conforme a reportagem, a teria sido inspirada no jogo de videogame "Super Street Fighter IV", em que o personagem Ryu esmaga um veículo com movimentos de artes marciais.
Cena parece ter sido inspirada em jogo de videogame. (Foto: Reprodução/YouTube)Cena parece ter sido inspirada em jogo de videogame. (Foto: Reprodução/YouTube)

Fisiculturista exibe tatuagem de 'menina superpoderosa' no bumbum


Campeão domingo? Timão tem de vencer Figueira e Vasco não ganhar


Líder do Campeonato Brasileiro por 25 rodadas, o Corinthians já pode ser campeão no próximo domingo, quando irá a Florianópolis enfrentar o Figueirense. Para isso, terá de vencer o Figueira no estádio Orlando Scarpelli e torcer para que o Vasco não ganhe do Fluminense no clássico marcado para o Engenhão. Os dois jogos serão às 17h.
Jogadores do Corinthians comemoram a vitória sobre o Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Jogadores do Corinthians comemoram vitória sobre o Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)
Caso consiga um triunfo em Santa Catarina, o Timão chegará aos 70 pontos. Se no Rio der Flu, os dois cariocas ficariam com 65, cinco atrás dos corintianos e só com mais uma rodada a cumprir, podendo descontar no máximo três. Com empate no Engenhão, o Vasco iria a 66 e o Tricolor a 63. Neste cenário, somente uma vitória dos vascaínos adiaria o sonho antecipado dos corintianos, pois os cariocas ficaram com 68 pontos, ainda podendo chegar aos 71.
Se deixar para a última rodada, o Corinthians terá de esperar o resultado de Vasco e Fluminense para saber se os dois continuam na briga ou se apenas um deles seguirá vivo. A única chance de o Timão chegar com dois adversários na rodada final é se perder do Figueirense e se o Flu bater o Vasco. Assim, o Corinthians continuaria com 67 e os outros dois com 65, podendo ambos irem a 68. Os últimos jogos dos três serão no dia 4 de dezembro: Corinthians x Palmeiras, Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense.

Bombeiros encontram corpo de homem que sumiu no Leste de MG


O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta segunda-feira (21), em Naque, na Região Leste de Minas Gerais, o corpo de um funcionário da prefeitura que foi chamado para trabalhar no desentupimento de um bueiro e, segundo testemunhas, foi sugado por uma das manilhas durante o serviço.
E em Governador Valadares, a corporação ainda procura por uma mulher de 27 anos que foi arrastada pela correnteza durante o temporal. Testemunhas disseram que ela estava em cima de uma ponte, conversando com um parente, quando foi surpreendida pela tromba d'água.

Ator suspeito de agredir esposa será transferido para presídio, diz polícia


O ator Charles Paraventi, detido por suspeita de ter agredido a mulher, deixou a 5ª (Mem de Sá), onde estava preso, e deve ser encaminhado para um presídio em Água Santa, no subúrbio do Rio, ainda nesta segunda-feira (21). Ele deixou a delegacia na noite de domingo (20) e aguarda a transferência na Polinter do Grajaú, na Zona Norte. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
Charles foi detido na noite de sexta-feira (18).  De acordo com a polícia, ele foi autuado com base na Lei Maria da Penha.
Desde o fim de semana, o G1 tenta entrar em contato com a assessoria do ator, mas até o momento não houve retorno.
Em dezembro de 2006, o ator foi detido por portar drogas. Na ocasião, segundo policiais, ele tinha uma pequena quantidade de maconha. Em abril do mesmo ano ele já havia sido detido por comprar três pacotinhos de maconha na região conhecida como Via Ápia, uma das principais vias de acesso à Rocinha, recentemente ocupada pela polícia.
Paraventi participou do seriado Malhação, da TV Globo, e atuou no filme “Cidade de Deus”.

Homem é preso por planejar ataque a bomba em NY, diz prefeito


Um homem foi preso por ser suspeito de construir e planejar a detonação de uma bomba em Nova York, afirmou na noite deste domingo (20) o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.
Além de Bloomberg, o anúncio da prisão foi feito por Cyrus R. Vance Jr., promotor de Manhattan, e pelo chefe do Departamento de Polícia de Nova York, Raymond W. Kelly, em entrevista coletiva concedida na prefeitura.
De acordo com documentos da corte, o suspeito é José Pimentel, 27 anos, de origem dominicana, e foi preso no sábado (19). Segundo as autoridades, o homem se converteu ao Islã, mas era um "lobo solitário", ou seja, embora fosse simpatizante da al-Qaeda ele agia sozinho e não era ligado a nenhuma célula de terrorismo.
José Pimentel, à direita, e seu advogado, José Zablocki, foi formalmente acusado por conspiração para fabricar uma bomba com fins terroristas e posse de armas para cometer atentado. (Foto: Jefferson Siegel / Pool / AP Photo)José Pimentel, à direita, e seu advogado, José Zablocki, foi formalmente acusado por conspiração para fabricar uma bomba com fins terroristas e posse de armas para cometer atentado. (Foto: Jefferson Siegel / Pool / AP Photo)
O promotor de Manhattan, Cyrus Vance, apresentou formalmente duas acusações contra Pimentel: conspiração para fabricar uma bomba com fins terroristas e posse de armas para cometer atentado.
Durante entrevista, prefeito de NY, Michael Bloomberg, mostrou em um vídeo a força da explosão da bomba constrída por José Pimentel. (Foto: Reprodução / Globo News)Prefeito de NY, Michael Bloomberg, mostrou em um
vídeo a força da explosão da bomba constrída por
José Pimentel. (Foto: Reprodução / Globo News)
O comissário de polícia Raymond Kelly disse que Pimentel seguia o clérigo radical Anwar al-Awlaqi, morto em um ataque dos Estados Unidos este ano.
"Ele falou em mudar seu nome para Osama Hussein, para homenagear seus heróis, Osama bin Laden e Saddam Hussein," disse Kelly
Durante a entrevista, o prefeito mostrou a força da bomba construída por Pimentel ao exibir   imagens do artefato sendo detonado pela polícia americana em um carro.
Aula online
Pimentel teria aprendido a construir uma bomba caseira pela revista online da al-Qaeda, a "Inspire", e planejava ter como alvo dos ataques agências dos correios, militares americanos que retornaram de outros países, além de postos e escritórios da polícia.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Câmeras gravaram morte de PM em frente a casa noturna, diz coronel

Câmeras de segurança da boate Love Story gravaram o momento em que um homem atira e mata um soldado da Polícia Militar que estava de folga e à paisana após uma discussão na portaria da casa noturna, na República, região central de São Paulo, por volta das 6h desta segunda-feira (21). A informação foi dada ao G1 no início desta manhã pelo coronel da Polícia Militar Pedro Borges de Oliveira Filho, comandante de policiamento do Centro.

O soldado José de Jesus Soares, de 39 anos, foi baleado na cabeça e morreu, de acordo com o comandante Oliveira Filho, que não forneceu as imagens à imprensa. Segundo ele, elas ainda estão sendo trabalhadas para tentar identificar o agressor comparando-as com fotos de criminosos no banco de dados da polícia. A PM ainda analisa a possibilidade de veicular parte das cenas que mostram o atirador. As gravações também serão levadas para policiais civis do 3º Distrito Policial, Santa Ifigênia, onde o caso será registrado e investigado.

FeridoO criminoso ainda baleou outro policial militar, um cabo, que passava pelo local em direção ao trabalho, viu a confusão e tentou prendê-lo. O nome da vítima não foi divulgado. Ela está internada na Santa Casa de Misericórdia e não corre risco de morrer, segundo o coronel Oliveira Filho. O cabo trabalhava no policiamento da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o policial ferido foi encaminhado primeiramente para o pronto-socorro, mas teve de ser transferido para o centro cirúrgico. Ele passava por uma cirurgia na cavidade abdominal por volta das 9h40 desta segunda. Seu estado clínico era estável. Após o procedimento, o policial deve passar por uma avaliação neurológica.
Love Story e PMPor telefone, a administração da Love Story afirmou não ter informações sobre o ocorrido, já que os policiais foram atingidos do lado de fora da casa noturna.

“O que ocorreu na frente da boate foi um homicídio e uma tentativa de homicídio. Estamos apurando como foi. A partir das imagens e das testemunhas que estavam no local, soubemos que uma pessoa discutiu na entrada da casa Love Story. Quando o soldado do 8º Batalhão da PM da Zona Leste, que preliminarmente estava de folga e à paisana, como um cliente, foi intervir e foi baleado na cabeça, ele teve a arma subtraída. Ele não chegou a atirar. Depois, passava pelo local o cabo que ia para o trabalho e tentou prender o agressor, mas é baleado. A imagem não é muito clara, mas mostra o criminoso fugir no que seria um Palio ou Gol. Temos a imagem do agressor e ela será divulgada num momento oportuno para que ajude na localização dele”, disse o coronel Oliveira Filho.

De acordo com Oliveira Filho, o policial militar que foi morto poderia estar portando uma arma em local público, mesmo de folga, desde que tivesse autorização de seu comandante para isso. “Estamos apurando isso também porque não sabemos se ele tinha essa autorização e qual a arma que usava, já que ela foi roubada. Também estamos checando a informação de que ele estaria no local como cliente. Ele só não poderia estar lá trabalhando como segurança, fazendo bico, porque a corporação não permite. Mas isso também está sendo checado”.
A Corregedoria da PM poderá apurar como foi a conduta dos policiais.

Polícia CivilG1 solicitou informações à assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública, que informou que estava apurando o caso com o 3º DP e que se manifestaria sobre o assunto ainda nesta segunda-feira.

Confrontos no Cairo deixam ao menos 20 mortos em dois dias, diz TV


O Ministério da Saúde do Egito disse nesta segunda-feira (21) que os confrontos entre manifestantes e a polícia na praça Tahrir, no Cairo, já deixaram ao menos 20 mortos, segundo informou a TV estatal egípcia, sem dar mais detalhes.
A TV árabe Al-Jazeera, que também citou o ministério como fonte, disse que as 20 mortes ocorreram desde domingo.
Fontes do necrotério afirmam que pelo menos 33 pessoas teriam morido, mas não havia confirmação oficial.
A polícia egípcia entrou em confronto novamente nesta segunda-feira com manifestantes pró-democracia ao tentar desalojá-los da Praça Tahrir, quando mantinham um protesto iniciado na semana passada pela transferência mais rápida do poder dos militares para os civis, disseram testemunhas.
Manifestante tem olho lavado com leite para se proteger do gás lacrimogênio, no terceiro dia de embates com a polícia na praça Tahrir (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)Manifestante tem olho lavado com leite para se proteger do gás lacrimogênio, no terceiro dia de embates com a polícia na praça Tahrir (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)
A polícia usou gás lacrimogêneo e atacou um hospital de campanha enquanto manifestantes arrancavam blocos das vias públicas para lançá-los contra os policiais.
Um incêndio teve início num prédio nas imediações e os bombeiros tiveram dificuldades para resgatar moradores por causa da ação da polícia contra os manifestantes, o que irritou pedestres que passavam pela área. Alguns moradores do edifício tentavam escalá-lo para ajudar as pessoas que não conseguiam sair de lá.
A explosão de violência no Egito é a mais grave desde a derrubada do ex-ditador Hosni Mubarak, em fevereiro. As cenas dos protestos lembram os 18 dias de manifestações que levaram à queda de Mubarak depois de três décadas no poder, no contexto da chamada Primavera Árabe, de contestação dos regimes totalitários nos países muçulmanos.
Na Praça Tahrir, manifestantes gritavam frases hostis aos militares e pediam a queda do marechal Hussein Tantawi, que comanda o Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que governa o país desde a queda de Mubarak.
A manifestação, iniciada há vários dias, tinha como objetivo pedir julgamento rápido de policiais e líderes responsáveis pela violência que causou a morte de 850 pessoas e deixou milhares de feridos durante os protestos de janeiro e fevereiro.
O Egito realizará em 28 de novembro as primeiras eleições parlamentares desde a destituição do regime de Mubarak.
Ministro renuncia
O ministro da Cultura do Egito renunciou em protesto contra a repressão, informou a agência oficial Mena.
Emad Abu Ghazi entregou sua renúncia ao Conselho Supremo das Forças Armadas - que assumiu o poder quando Hosni Mubarak foi tirado do poder - em protesto contra a forma que o governo conduziu os recentes eventos na Praça Tahrir.

Minc diz que multa de R$ 50 milhões para vazamento no RJ está defasada


O secretário de Meio Ambiente do estado do Rio, Carlos Minc, afirmou nesta segunda-feira (21), em entrevista à rádio CBN, que a multa máxima do Ibama para crimes ambientais - fixada em R$ 50 milhões, segundo lei federal - para ovazamento no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, está defasada.

“No Ibama, a multa máxima de R$ 50 milhões (para crimes ambientais) está defasada porque houve um erro na lei que botou R$ 50 milhões fixo. Então, há 12 anos era R$ 50 milhões e hoje R$ 50 milhões representam metade do que deveria ser. Se fosse corrigido já seria algo em tordo de R$ 115 milhões”, disse.
Segundo Minc, também será pedida reparação à empresa responsável pelo vazamento. “Além dessa multa, nos vamos pedir reparação. Por danos a biodiversidade, a fauna e flora, marinha e pesca. E essa reparação está sendo calculada, mas não será de forma alguma inferior a R$ 10 milhões”, afirmou.
Durante a entrevista, Minc disse ainda que o vazamento poderia ter sido evitado. “A primeira coisa certa é que esse vazamento poderia ter sido evitado. Não foi um raio que caiu, não foi uma pessoa que teve um ataque do coração na hora de operar. Foi um conjunto de procedimentos errados”, disse.
Nesta segunda (21), Carlos Minc vai se encontrar com o delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico (Delemaph), responsável pelas investigações do caso. À tarde ele se reúne com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl.
Responsabilidade pelo acidenteNo domingo (20), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou o vazamento de óleo  na Bacia de Campos ainda não cessou. A petroleira americana Chevron já assumiu a responsabilidade pelo acidente e declarou que o vazamento foi provocado por um erro de cálculo.
A Chevron diz que o vazamento está em fase residual, e que até a noite deste domingo já havia sido retirado 385 metros cúbicos de água com óleo. A ANP afirmou que, "com base na análise de hoje [domingo] dos filmes do ROV do dia 19/11 e informações do comandante da Marinha embarcado no Skandi Salvador, que monitorou 400 m de fissura hoje pela manhã, pode-se afirmar que a vazamento ainda não cessou em alguns pontos. A mancha de óleo continua se afastando da costa".
A agência informou ainda "que técnicos da agência estiveram no sábado (19) na Chevron, para verificar aspectos relacionados ao reservatório e cumprimento do Programa de Perfuração de Poços". No domingo, os técnicos da ANP embarcaram na plataforma SEDCO 706 para acompanhar as atividades de abandono e coletar mais dados e informações sobre o incidente.
A Chevron também é investigada sobre as técnicas utilizadas para a remoção da mancha, que segundo denúncias, não seriam adequadas. Por meio de nota, a companhia informou que “as embarcações empregam métodos aprovados pelo governo brasileiro, que incluem barreiras de contenção, skimming e técnicas de lavagem, para controlar, recolher e reduzir a mancha. As embarcações já recolheram mais de 250 metros cúbicos de água oleosa proveniente da mancha. Os barcos não usam areia nem dispersantes para controlar a mancha”
PF investiga vazamento
A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades da Chevron no vazamento e na retirada do óleo na Bacia de Campos. Segundo Fábio Scliar,  ele aguarda um laudo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para saber a extensão do derramamento de óleo.
“O secretário Carlos Minc e técnicos fizeram um sobrevoo pelo local atingido, e eu preciso saber a impressão deles. A partir desta semana, vou ouvir os responsáveis pela Chevron, e em um segundo momento, talvez escute funcionários da Transocean”, explicou o delegado.
A empresa pode ser indiciada por crime ambiental duas vezes, caso fiquem comprovados a responsabilidade no vazamento de óleo e o uso de técnicas que agridem o meio ambiente, na remoção da mancha. Fábio Scliar detalhou que a pena para este tipo de crime pode ser a proibição da empresa de participar de licitações de áreas do pré-sal nos próximos cinco anos, além de reclusão de 1 a 4 anos.
Imagens do vazamento
Na sexta-feira (18), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou novas imagens do vazamento de óleo na Bacia de Campos. Segundo a agência, a comparação das imagens submarinas mostram uma "redução substancial do vazamento"
Imagem do dia 11 de novembro mostra vazamento de petróleo em fissura no Campo de Frade, na Bacia de Campos (Foto: Divulgação/ANP)Imagem do dia 11 de novembro mostra vazamento de petróleo em fissura (Foto: Divulgação/ANP)

Imagem do dia 11 de novembro mostra vazamento de petróleo em fissura no Campo de Frade, na Bacia de Campos (Foto: Divulgação/ANP)Imagem do 13 de novembro da fissura no Campo de Frade, na Bacia de Campos (Foto: Divulgação/ANP)
"No sobrevoo realizado hoje pelo helicóptero da Marinha, com técnicos do IBAMA, foi observada diminuição da mancha, que continua se afastando do litoral. A partir da observação visual, estima-se que ela esteja com 18 km de extensão e 11,8 km² de área. Destaca-se que no dia 14, a área observada era de cerca 13 km²", acrescentou a ANP, em nota.
Erro de cálculo, diz Chevron
A petroleira americana Chevron assumiu a responsabilidade pelo acidente e declarou que o vazamento foi provocado por um erro de cálculo. O presidente da Chevron, George Buck, afirmou na sexta-feira que o óleo que sai neste momento é "residual" . Segundo o executivo, a pressão do óleo no reservatório foi "subestimada".
As estimativas a ANP indicam que a vazão média de óleo derramado estaria entre 200 e 330 barris/dia no período de 8 a 15 de novembro.
O monitoramento do vazamento causado pela atividade de perfuração do poço está sendo feito por meio de imagens de satélites, observação visual por sobrevoos e filmagens submarinas.
Investigações
A ANP informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Marinha do Brasil (MB) também integram o Grupo de Acompanhamento criado para fiscalizar as medidas que vem sendo tomadas pela Chevron Brasil Petróleo Ltda. para conter o vazamento e mitigar as suas conseqüências.
"De acordo com suas atribuições, a ANP apura as causas do incidente ocorrido durante a perfuração do poço 9-FR-50DP-RJS e fiscaliza as operações de contenção do vazamento; o IBAMA fiscaliza as ações desenvolvidas pela empresa para minimizar os danos ao meio ambiente; e a Marinha fiscaliza as condições de segurança marítima da plataforma SEDCO 706, além de disponibilizar meios (helicóptero e navios) para acompanhar o andamento das atividades no local", informou o comunicado.
As três instituições instauraram processos administrativo, para investigação do incidente e aplicação das medidas cabíveis, de acordo com a legislação em vigor. A Polícia Federal também investiga o vazamento e a possibilidade de erro na operação.
Na quinta-feira (17), a ANP informou que o primeiro estágio de cimentação para abandono do poço foi concluído “com sucesso”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...