domingo, 13 de novembro de 2011

Exército seleciona profissionais de níveis técnico e superior na Paraíba


O 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, sediado em João Pessoa, divulgou na quinta-feira (10) um edital de processo seletivo para oficiais e sargentos temporários em oito áreas de níveis técnico e superior: Arquitetura, Engenharia Civil, Informática, Enfermagem, técnico em Informática, técnico em Enfermagem, técnico em Análises Clínicas, técnico em Mecânica de Automóvel e técnico em Nutrição.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro pelo site www.7rm7de.eb.mil.br, onde o edital foi disponbilizado. Os candidatos às vagas de João Pessoa devem entregar os documentos exigidos e confirmar as inscrições na sede do comando do 1º Grupamento de Engenharia, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, número 2205, no bairro de Tambauzinho.
O processo seletivo é composto pelas etapas de análise de currículo, inspeção de saúde, exame de aptidão física, entrevista e avaliação de conhecimentos teóricos e práticos. Também há vagas com possibilidade de convocação para as guranições de Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN) e Caicó (RN).

Homem é executado e tem corpo arrastado por 20 metros na Paraíba


Durante a madrugada deste domingo (13), de acordo com a Delegacia de Homicídios de João Pessoa, foram registrados dois homicídios apenas na capital. As duas mortes foram por disparos de arma de fogo e não há suspeitos dos crimes.
O primeiro crime aconteceu na comunidade Nova República, no bairro do Geisel onde, segundo a polícia, Anderson Sousa, de 21 anos, levou um tiro na cabeça e em seguida teve seu corpo arrastado por mais de 20 metros. De acordo com os policiais, não há testemunhas.
No início da manhã foi registrado o segundo homicídio, desta vez no Distrito Mecânico. De acordo com a polícia, a vítima, Edson Gomes da Silva, de 41 anos, foi morto com quatro disparos de arma de fogo.
A Polícia informou que ele estava bebendo em um bar e saiu para comprar cigarros, momento em que foi abordado por um homem em uma moto que efetuou os disparos contra ele.

Vaca é resgatada após cair em piscina na Alemanha


Uma vaca precisou ser resgatada após ficar presa dentro de uma piscina em Merxheim, na Alemanha. O agricultor Andreas Haarhaus, de 45 anos, disse que havia coberto a piscina com uma lona, e o animal ao passar por cima acabou "mergulhando". Os bombeiros tiveram que usar um trator para retirar o bovino da piscina, segundo o jornal alemão "Bild".
Vaca precisou ser resgatada após ficar presa dentro de uma piscina. (Foto: Reprodução/Bild)Vaca precisou ser resgatada após ficar presa dentro de uma piscina. (Foto: Reprodução/Bild)
Bombeiros usaram trator para resgatar o bovino. (Foto: Reprodução/Bild)Bombeiros usaram trator para resgatar o bovino. (Foto: Reprodução/Bild)

Nobel de 1992, Derek Walcott traz poesia épica à Fliporto 2011


A conferência com Derek Walcott, prêmio Nobel de 1992, marcada para as 19h deste sábado (14), começou antes do previsto. Pelo menos para o grande público. O poeta Marcus Accioly, que apresentou o escritor de Santa Lúcia nesta noite, teve um encontro antecipado com convidado no hotel onde ele está hospedado, no Recife. Esse entrosamento foi fundamental para definir os rumos do bate-papo.
Primeiro, decidiram quebrar o protocolo. Derek leu trechos do famoso livro de poesia épica “Omeros” (1990), escrito em inglês. Na sequência, Accioly traduzia. A dobradinha mostrou a fina sintonia na carreira dos dois escritores.
A obra máxima do pernambucano também é um épico, o “Latinoamérica” (2001). E ambas têm como pano de fundo as narrativas do poeta grego Homero, autor de “Ilíada” e “Odisseia”, referência deste gênero literário, adaptadas às realidades vividas por eles.
O caribenho também decidiu que Accioly não faria apenas a apresentação, como também lançaria perguntas no painel “O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott”. Os questionamentos foram didáticos e viscerais, explorando a estética, a linguagem e as metáforas de “Omeros”.
Assim, o público teve a chance de alcançar a magnitude da obra. “Não a fiz pensando que seria épica, mas saiu com esse fôlego e força”, comentou Walcott. Com a ajuda de luxuosa do pernambucano, os ouvintes puderam interpretar as viagens de Derek pelo ecos gregos. E, na verdade, foram eles os afortunados viajantes nesta noite de poesia.
 

Morre Evelyn Lauder, ativista contra o câncer de mama


Evelyn Lauder, vice-presidente da empresa de cosméticos Estée Lauder e impulsionadora da luta contra o câncer de mama, morreu neste sábado em sua casa de Manhattan aos 75 anos, informou "The New York Times".
Nascida em 1936 em Viena como Evelyn Hausner, sua família teve que fugir da capital austríaca quando Hitler anexou o país em 1938.
Em 1940, a família se mudou para Nova York, cidade na qual Evelyn se casou em 1959 com Leonard A. Lauder, filho de Estée, e passou a integrar-se na família, proprietária então de uma pequena empresa.
De seu casamento com Leonard teve dois filhos, William e Gary.
Em 1989 foi-lhe diagnosticado um câncer de mama e, apesar de se negar sempre a comentar a evolução de seu caso, começou a partir de então a desenvolver uma intensa atividade internacional para lutar contra a doença.
Criou a campanha do laço rosa, reconhecido a partir de então como símbolo da luta contra este mal e, em 1993, abriu a Fundação para a Pesquisa sobre o Câncer de Mama, com a qual arrecadou uma quantidade que o jornal nova-iorquino estima em cerca de US$ 350 milhões.
Em 2007 lhe foi diagnosticado outro câncer, desta vez de ovários, que foi o que, finalmente, lhe causou a morte.

Maioria dos estudantes da USP defende PM no campus, diz Datafolha

A maioria dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP) é favorável à presença da Polícia Militar na Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada neste domingo (13) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O conflito com policiais que abordaram estudantes que portavam maconha no campus, no fim outubro, desencadeou uma discussão mais ampla sobre o convênio da USP com a PM, assinado após o assassinato de um estudante dentro da universidade. Alunos contrários ao acordo invadiram prédios administrativos e declararam greve.

O levantamento do Datafolha, feito no dia 9, mostra que 58% dos alunos de 28 unidades apoiam o policiamento no campus, mas essa aprovação não é homogênea. Entre os estudantes de exatas (77%) e biológicas (76%), a ação dos policiais encontra maior sustentação. Porém, entre os estudantes de humanas apenas 40% deles se declaram a favor. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.
A faculdade em que a PM encontra maior apoio é na Escola Politécnica, onde 86% dos universitários defendem a presença dos policiais na Cidade Universitária. Já a maior resistência à presença da polícia no campus é maior na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): 70% dos estudantes são contrários. Na Escola de Comunicação e Artes (ECA), a opinião dos alunos está dividida: 47% são a favor e 42%, contra.

O levantamento do Datafolha mostra ainda que um em cada 10 estudantes disseram já ter sido vítima tipo de violência em algum campus da universidade. A maioria desses alunos (56%) disse que a ação criminosa aconteceu nos há mais de dois meses, isto é, antes da assinatura do convênio, que aconteceu no mês de setembro. O assassinato de Felipe Ramos Paiva, estudante da Faculdade de Economia e Administração (FEA), ocorrido no mês de maio, motivou a elaboração do acordo.

Apesar da maioria dos estudantes ser favorável ao patrulhamento da PM, para 57% dos estudantes, a sensação de segurança dentro do campus é a mesma do período anterior ao aumento da presença da PM na Cidade Universitária. Apenas 28% disseram que a sensação de segurança aumentou.

ConflitoO estopim para a ocupação de 12 dias na USP aconteceu no dia 27 de outubro, quando a Polícia Militar, em um patrulhamento pelo campus da Cidade Universitária, deteve três alunos com maconha. Houve protesto e, no mesmo dia, os universitários ocuparam a sede administrativa da FFLCH. No dia 1 de novembro, em assembleia, os estudantes decidiram desocupar o prédio, mas um grupo dissidente invadiu a sede da reitoria.

No dia 3, a Justiça autorizou a reintegração de posse do prédio da reitoria e deu 24 horas para os alunos saírem do local. Caso não cumprissem a ordem, a juíza que concedeu a liminar em favor da USP autorizou, "como medida extrema”, o uso de força policial.

As principais reivindicações dos estudantes são a saída da PM do campus - o que implica acabar com o convênio firmado em setembro entre a corporação e a instituição para aumentar a segurança na Cidade Universitária-, e a revisão de processos administrativos e criminais abertos pela USP contra alunos e servidores.

Uma reunião com estudantes e representantes da universidade estabeleceu no dia 5 um prazo final para que os alunos deixassem a reitoria: 23h de segunda-feira (7). Na madrugada do dia 8, por volta de 5h, a PM cumpriu a reintegração de posse do prédio, em uma operação que contou com a Tropa de Choque e teve 72 jovens detidos. Após serem indiciados por dano ao patrimônio público e desobediência civil, eles foram liberados com o pagamento de fiança.

Ainda no dia 8, os estudantes decidiram fazer uma greve, que recebeu o apoio de professores e funcionários.

Júnior Cigano nocauteia Velásquez e conquista título dos pesados do UFC


O brasileiro Júnior "Cigano" dos Santos conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC neste sábado, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título absoluto da categoria - seu "padrinho", Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados. Foi sua 14ª vitória em 15 lutas na carreira, e a primeira derrota de Velásquez em 10 combates no seu cartel.
Considerado a "zebra" da luta, Cigano entrou, como de costume, sob o tema do filme "Rocky, o Lutador", cujo personagem principal também entrava nos ringues desacreditado. Velásquez, por sua vez, entrou celebrado ao som de um "mariachi", música típica do México. Ao ser apresentado, Júnior foi muito vaiado, mas manteve a expressão séria. O mexicano-americano, por sua vez, se mostrava tenso, mas concentrado e preparado para a batalha.
Junior dos Santos Cigano com o cinturão de campeão do UFC (Foto: Getty Images)Júnior Cigano exibe a bandeira brasileira, já com o cinturão de campeão do UFC na cintura (Foto: Getty Images)
Velásquez começou com um chute baixo, mas Cigano também acertou um cruzado de direita. O mexicano-americano quase derrubou o catarinense ao segurar uma pisada, mas ele defendeu bem. Velásquez se arriscou no jogo de pé, e sua falta de ritmo após mais de um ano afastado do octógono foi sentida. Cigano atacou e acertou um gancho de direita que derrubou o campeão. Júnior não desperdiçou a oportunidade e partiu para cima do adversário, castigando-o com marretadas até ser interrompido pelo árbitro "Big" John McCarthy com 1m04s de primeiro round.
- Não tenho palavras para explicar. Quero agradecer ao meu time e minha família, tenho gente muito boa na minha vida. Cain Velásquez foi o cara mais duro que já enfrentei, estava com medo de enfrentá-lo, eu não estava 100% para esta luta. Estou muito feliz - declarou Cigano, que não segurou o choro de emoção.
Cain Velásquez admitiu que sua atuação não foi à altura de seu nível.
- Desculpem-me, eu vou voltar. Ele meio que mexeu com meu equilíbrio, é muita força. Eu esperei muito para ele vir pra cima e ele fez o que tinha que fazer. Parabéns para ele - lamentou Velásquez.
Com o título de Cigano, o Brasil igualou o número de cinturões do UFC com os EUA - agora, são três campeões brasileiros (Anderson Silva, dos pesos-médios, e José Aldo, dos pesos-pena, são os outros) e três campeões americanos (Dominick Cruz, dos pesos-galo, Frankie Edgar, dos pesos-leves, e Jon Jones, dos pesos-meio-pesados). A única categoria com campeão de outra nacionalidade é a meio-médio (Georges St-Pierre, do Canadá).

Unicamp faz neste domingo a 1ª fase do vestibular para 61,5 mil inscritos


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza neste domingo (13) a primeira fase do vestibular 2012 para 61.500 candidatos inscritos. Eles vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Eles vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
A prova começa às 13h, e a recomendação é que os candidatos estejam nos locais de prova ao meio-dia. Importante: nos estados onde não há horário de verão, a Unicamp seguirá o horário local e não o horário de Brasília.
Quem for prestar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não poderá entrar nos locais de prova portando telefone celular, mesmo que o aparelho esteja desligado. A universidade diz que o candidato que for pego com celular, mesmo desligado, durante a realização das provas, será eliminado do vestibular. É a primeira vez que a Unicamp adota esta medida. Relógios analógicos (de ponteiro) serão permitidos, mas os digitais também estão proibidos, assim como outros aparelhos eletrônicos.
A Unicamp realiza as provas do em 22 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
A prova da primeira fase tem duas partes: redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O candidato deverá completar a prova em até cinco horas e não poderá deixar a sala de provas antes de 3h30 de exame.
Unicamp vestibular (Foto: Raul Zito/G1)Vestibular da Unicamp  (Foto: Raul Zito/G1)
Saiba o que levar
Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3x4 tirada em 2011 (com nome e número de inscrição anotados no verso), caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.
A lista dos aprovados na primeira fase sairá no dia 20 de dezembro. A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 9 de fevereiro.
Medicina é o mais concorrido
Com 114,4 candidatos por vaga, o curso de medicina é o mais concorrido do vestibular 2012 da Unicamp. Com 110 vagas disponíveis, medicina registrou 12 584 inscritos, uma procura 10,1% maior em relação ao vestibular passado, que teve 11.428 concorrentes.
Em segundo lugar aparece o curso de arquitetura e urbanismo (Noturno) da Unicamp, com 82,0 candidatos por vagas. Serão 2.461 estudantes disputando 30 vagas no vestibular. O terceiro curso mais concorrido também é de medicina, mas para a Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp), que também faz parte do vestibular promovido pela Unicamp, com 68,7 candidatos por vaga.
De acordo com a Unicamp, a relação candidatos por vaga geral subiu de 16,6 no vestibular passado para 17,9 nesta edição.

Presidente italiano inicia diálogos para definir novo premiê no domingo


O presidente Giorgio Napolitano irá começar os diálogos com lideranças da Itália já na manhã deste domingo (13) para definir o nome do novo primeiro-ministro do país.
Mario Monti, ex-comissário europeu, é indicado como favorito para substituir o polêmico primeiro-ministro, que vinha enfrentando oposição de parte da população nos últimos meses.
O primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi abandonou o cargo no final da tarde deste sábado (12), após entregar a carta de renúncia ao presidente Napolitano. A confirmação foi anunciada pela equipe do palácio presidencial do Quirinal.
O Parlamento italiano havia aprovado o pacote econômico de medidas de austeridade que abriu caminho para a saída do político italiano do governo e para a formação de um governo de emergência.
Berlusconi disse no início da semana que deixaria o cargo de premiê após ficar claro que não possuía mais o apoio da maioria. Em reunião hoje no Gabinete, reunido com os outros ministros do país, o premiê confirmou a decisão.
O político afirmou que ficou "sentido" por conta das vaias recebidas após a votação no Parlamento neste sábado. "Foi algo que me doeu profundamente", disse ele junto a dirigentes do partido de centro-direita Povo da Liberdade.
A renúncia promete encerrar uma das eras mais escandalosas da história italiana pós-Segunda Guerra (conheça aqui a trajetória de Silvio Berlusconi).
Manifestantes protestam em frente ao Palácio à espera da renúncia de Berlusconi (Foto: Gabriel Bouys / AFP Photo)Manifestantes protestam em frente ao Palácio Chigi à espera da renúncia do premiê Silvio Berlusconi, que deixa o governo antes do término de seu terceiro mandato. (Foto: Gabriel Bouys / AFP Photo)
Com a lei aprovada pelo Parlamento, com medidas duras para economizar 59,8 bilhões de euros, o orçamento do país deverá ser equilibrado até 2014. O pacote busca reverter uma queda na confiança do mercado financeiro, algo que ameaçou causar uma crise ainda maior em toda a zona do euro.
Entre as medidas estão o aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), de 20% para 21%; o congelamento dos salários de servidores até 2014; a alta da idade mínima de aposentadoria para as trabalhadoras do setor privado, de 60 anos em 2014 para 65 em 2026; aperto nas medidas contra a evasão fiscal; e um imposto especial para o setor de energia.
Já esperava-se que o pacote fosse aprovado com facilidade, pois as medidas, que passaram pelo Senado com sucesso na véspera, não sofreram emendas na comissão de orçamento na própria Câmara dos Deputados.
A saída de Berlusconi pode causar uma série de reações durante o fim de semana. Elas devem se encerrar na noite de domingo (13) ou na segunda (14) pela manhã, com a formação de um novo governo.
Monti, que atualmente chefia a prestigiada Universidade Bocconi, em Milão, deve comandar um governo altamente tecnocrático para aprovar reformas em uma tentativa de evitar uma crise ainda mais perigosa.
Mario Monti é visto chegando a palácio governamental em Roma para reunião com Berlusconi neste sábado (12) (Foto: Pier Paolo Cito/AP)Mario Monti é visto chegando a palácio governamental em Roma para reunião com Berlusconi neste sábado (12) (Foto: Pier Paolo Cito/AP)

Moradores da Rocinha relatam ocupação em tempo real no Twitter


O estudante de jornalismo Leandro Lima fundou em 2008 um site de notícias da Favela da Rocinha, onde mora desde que nasceu. Durante a operação policial que aconteceu na madrugada deste domingo (13), Leandro e outros sete estudantes que formam a equipe do portal acompanharam e comentaram no Twitter os acontecimentos na favela.
"Nos dividimos em diferentes locais da favela para ter informações mais precisas de tudo. Isso nos ajudou a atualizar o Twitter", conta Leandro. "Foi a nossa primeira interação com o público e me deixou bastante assustado. As pessoas começaram a ajudar com informações e até mandaram mensagens de paz e apoio. Foi uma experiência bem legal", avalia.
No perfil do Twitter @faveladarocinha, com mais de 1.500 seguidores, a equipe do portal passou a madrugada interagindo e trocando informações com os internautas. A informação de que os traficantes teriam usado óleo para dificultar a entrada da polícia foi confirmada por um dos seguidores do perfil.
Estudantes de jornalismo relatam ocupação em tempo real no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Um dos seguidores confirmou a derramada de óleo na pista (Foto: Reprodução/Twitter)
Para Leandro, o momento mais marcante da operação foi quando os carros blindados entraram na favela. "Consegui ouvir o barulho dos carros porque estava tudo muito silencioso", lembra.
Na manhã deste domingo (13), após a ocupação, o estudante conversou com alguns moradores e disse que muita coisa mudou. "Desci a Rocinha a pé e já percebi que têm algumas pessoas animadas". Leandro lembra que aos 5 anos de idade presenciou um tiroteio na favela ao lado da mãe, mas diz que não sabe o que esperar do clima na Rocinha de agora em diante. "É diferente acordar e ver tudo mudado. A esperança existe, mas nunca sabemos o que vai acontecer, né? Não dá para saber como a polícia vai conviver com os moradores e vice-versa. Vamos ver como vai ser", finaliza.

Óleo e lixo na pista não impediram retomada do território no Vidigal


Barricadas, colchões queimado, além de lixo, uma televisão e óleo jogado na pista foram alguns dos obstáculos usados por criminosos para tentar impedir a retomada do território na Favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo (13).

Por causa do óleo na pista, um carro não conseguiu fazer a curva na subida da comunidade. Foi preciso que policiais ajudassem a tirar o veículo do local. No trajeto, a polícia encontrou vários galões de óleo, principalmente na Avenida Presidente João Goulart, o principal acesso ao alto do morro.
TV no Vidigal (Foto: G1)TV foi jogada em rua do Vidigal (Foto: G1)
Os obstáculos, no entanto, não impediram a chegada do Batalhão do Choque ao alto do morro. Segundo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), por volta das 6h, as três comunidades da Zona Sul - Vidigal, Rocinha e Chácar do Céu - foram dominadas pela polícia.
Território dominado
Segundo a chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, a Operação Choque de Paz devolve o território aos moradores dastrês comunidades, sem confrontos.
A delegada pede que moradores continuem ajudando a polícia, fazendo denúncias sobre possíveis criminosos que ainda estejam nas comunidades.
Ainda não há nenhum balanço total de presos e apreensões, mas, de acordo com a assessoria da PM, mais cedo um homem de 29 anos foi preso por agentes da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense tentando sair da Rocinha. O homem foi condenado por assalto a mão armada e estava foragido havia sete anos.
Após a ocupação, policiais fazem buscas por drogas e armas e cumprem alguns mandados de prisão.
Retomada do território
"Iniciamos a operação às 4h de um domingo de feriado para causar o menor transtorno possível à população. Às 6h, já demos como cumprida a missão de retomada da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, sem disparar nenhum tiro", afirmou o coronel Pinheiro Neto, Chefe de Estado Maior Operacional da Polícia Militar.
Segundo o coronel, o deslocamento dos blindados começou na noite de sábado (12). "Por volta das 22h30, tivemos uma reunião com o BPChoque com a análise da situação. Às 24h, tivemos outro briefing com a presença do comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro, e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Mas antes, às 16h, foram iniciados os trabalhos no centro de operação e controle", contou.
"Às 4h deste domingo, uma coluna com 18 blindados e cerca de 700 homens avançou pelas vias das comunidades para começar a inserção dos homens. Às 4h30 ocorreu a chegada às comunidades, incluindo o uso de helicópteros com câmera de observação térmica. E às 6h, nossos homens informaram que todas as comunidades ocupadas já estavam sob controle".
O coronel Pinheiro Neto pede que a população ajude a polícia, dando informações sobre criminosos, armas e drogas escondidos nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. "Denunciem e ajudem. A população pode ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177) ou para o 190 para nos ajudar a localizar criminosos, armas e drogas. Permaneceremos nas comunidades por tempo indeterminado", afirmou.
No total, cerca de 3 mil homens participaram da operação, que contou com apoio de 6 blindados da PM ("Caveirão"), 18 blindados da Marinha, 4 helicópteros da PM e outros 3 da Polícia Civil.
Atendimentos
O sub-comandante do 1º Grupamento de Socorro e Emergência, major Edson Gonçalves,cruzou a Rocinha, desde São Conrado até a Gávea, e afirmou que a operação do Corpo de Bombeiros durante a ocupação foi um sucesso. "Eu considero a operação um êxito total. A estrutura está toda dominada, o ambiente é de segurança", disse.
O major explicou que atravessou a favela para ver se a comunidade precisava de socorro médico. Segundo ele, até as 7h30, o Corpo de Bombeiros havia atendido cerca de 12 pessoas, todas com casos de doenças prévias, como pressão alta e diabetes. Ele acredita que alguns casos estão relacionados ao nervosismo dos moradores com a operação.
De acordo com o major, 35 profissionais de saúde e 15 bombeiros militares dão suporte na operação Choque de Paz. O sub-comandante informou ainda que a partir de agora os bombeiros vão reduzir a mobilização e retirar as ambulâncias.
Rocinha
Localizada entre os bairros da Gávea e de São Conrado, a Rocinha tem, atualmente, 69,3 mil moradores, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocupam uma área de 864.052 m².
A comunidade tem 3 escolas e 3 creches municipais, 1 Ciep, 11 unidades de saúde, um centro de assistência social e duas praças .De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Rocinha é a região administrativa da cidade que tem a população com menor nível de escolaridade entre todas do município do Rio de Janeiro.



FESTA DO EX-ALUNO



A Direção da EEEFM Profº Odilon de Figueiredo convida os alunos, pais, professores e comunidade varzeense, para participarem próxima segunda-feira 14/11/2011 da FESTA DO EX-ALUNO, no clube AKIFIKO em Várzea. A festa terá início às 20:00hs, com a escolha da MAIS BELA VOZ ESTUDANTIL e terá como atração a dupla " MARCOS LUAN E CARLINHOS DOS TECLADOS ". Será um bom momento de confraternização para os alunos e as famílias. As inscrições estão abertas na Secretaria da Escola nos Turnos da Tarde e Noite. Teremos uma premiação para o primeiro e segundo lugar. Contamos com Todos vocês.

ESTADO APLICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA CERCA DE 30 MIL ALUNOS NESTA TERÇA



Pela primeira vez na Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Comissão do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplica a prova do Índice de Desempenho da Educação da Paraíba (Idepb). A ação acontece na manhã desta terça-feira (8), para aproximadamente 30 mil alunos da rede estadual de ensino, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
O sistema de avaliação visa obter informações e dados que contribuam para a formulação e o desenvolvimento de políticas educacionais. A avaliação, que terá realização anual, será aplicada este ano em 1.016 turmas de 524 escolas da zona urbana, do campo e indígena, nas áreas de língua portuguesa e matemática. A previsão para a divulgação do resultado da avaliação é de dez dias.
O Idepb é um dos 33 projetos do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, lançado pelo Governo do Estado em agosto deste ano. Sua aplicação será feita em parceria com a UEPB, cujo convênio foi assinado em 15 de outubro, pelo governador Ricardo Coutinho e a reitora Marlene Alves, em solenidade alusiva ao Dia do Professor, no Palácio da Redenção.

http://www.paraiba.pb.gov.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...