terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CBTU registra 1° acidente com trem em 2012 na Grande João Pessoa


O primeiro acidente de 2012 na linha férrea da região metropolitana de João Pessoa ocorreu na manhã desta terça-feira (17) em Bayeux. Por volta das 9h30 (horário local), um carro foi atingido por um trem no momento que tentava cruzar os trilhos. O motorista do veículo ficou ferido e foi socorrido.
O coordenador de operações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa, Marcos Moura, disse que o motorista do carro é um homem de 48 anos que trabalha na Guarda Municipal de Bayeux. O acidente aconteceu no cruzamento localizado na Avenida Pedro Ulisses.
O motorista foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e o estado de saúde é considerado regular.
A suspeita da CBTU é de que o homem não tenha ouvido o trem e por isso foi atingido. Com o impacto da colisão, o carro foi jogado a uma distância de 7m do local do acidente. Segundo Marcos Moura, o trem seguia devagar, com velocidade entre 25 e 30 km/h.
Em 2011, foram registrados 20 acidentes e atropelamentos na linha férrea da Grande João Pessoa. No ano passado também foram registradas quatro mortes. De acordo com o coordenador de operações da CBTU, os acidentes são provocados pela falta de atenção dos motorista no momento de tentar cruzar os trilhos.

Motociclista é encontrado morto às margens da BR-101 na Paraíba


O corpo de um jovem de 21 anos foi encontrado às margens da BR-101 em João Pessoa na manhã desta terça-feira (17). De acordo com um tio da vítima, o motociclista ligou para um amigo dizendo que estava ferido e precisava de ajuda.
O delegado Basílio Rodrigues, da 1ª Delegacia Distrital em Cruz das Armas, disse que o corpo de Arhur Alves da Silva, de 21 anos, tem uma marca de tiro na região do rosto. A motocicleta do jovem foi encontrada ao lado do corpo.
Segundo o delegado, um tio da vítima conhecido por Alex disse que, por volta das 21h da segunda-feira (16), Arthur ligou para um amigo pedindo ajuda. Ele disse que estava ferido perto de um campo e de uma igreja. Os familiares ligaram para Arthur, para saber o local exato que ele estava, mas as ligações não foram atendidas.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local e informou que o corpo foi encontrado no km 91,92, no sentido João Pessoa – Recife, próximo ao antigo Posto da Operação Manzuá. Uma equipe da Delegacia de Homicídio e peritos também estiveram no local. 
O delegado explicou que existem várias suspeitas. Uma delas é que após ter sido atingido o jovem tentou fugir dos criminosos, mas acabou sofrendo um acidente. A polícia segue investigando o caso.

Procon notifica escolas por exigirem material escolar indevido na Paraíba


Papel ofício, papel higiênico e produto de limpeza foram alguns dos itens indevidos encontrados na lista escolar de quatro escolas privadas de João Pessoa que foram notificadas na segunda-feira (16) pelo Procon Municipal.  O chefe de fiscalização do órgão, Vamberto Alexandre de Sousa, disse que as instituições descumpriram a Lei Municipal 8.689/98, que determina que as escolas privadas estão proibidas de pedir itens de consumo de expediente.
As instituições terão um prazo de 72 horas para retirar os itens proibidos da lista. Caso já tenham recebido dos pais, devem devolver o material. Se descumprirem a determinação, poderão ser autuadas e multadas no valor de R$ 400 a R$ 6 milhões, como prevê o Código de Defesa do Consumidor. Desde a semana passada, o Procon-JP está analisando as listas de material escolar que foram entregues pelas instituições de ensino.
A lei também determina que as escolas particulares devem divulgar a lista de material escolar necessária ao aluno durante o período de matrículas, detalhando a quantidade de cada item. Outra garantia da lei é que os pais podem solicitar às escolas um plano de execução das atividades para saber como o material exigido será aplicado em sala de aula.
De acordo com o chefe de fiscalização, os consumidores também possuem o direito de entregar o material escolar de uma única vez antes do início das aulas ou de forma parcelada, de acordo com o andamento das atividades na escola em cada unidade.
Vamberto Alexandre também lembrou que a Lei Federal 8.907, de julho de 1994, determina que as escolas que obrigam o uso de fardamento, não podem alterar o modelo em menos de cinco anos. Além disso, o fardamento só poderá conter o nome do estabelecimento inscrito e só pode ser obrigatório para os alunos que estudam durante o dia.

Corvo-marinho é visto devorando peixe enorme na Coreia do Sul


Um cormorão, também conhecido como corvo-marinho-de-faces-brancas, foi fotografado nesta terça-feira (17) devorando um peixe enorme no rio Namdae, em Gangneung, na província de Gangwon, na Coreia do Sul, segundo o jornal "Korea Times".
Corvo-marinho foi visto devorando peixe enorme na Coreia do Sul. (Foto: Reprodução/Korea Times)Corvo-marinho foi visto devorando peixe enorme na Coreia do Sul. (Foto: Reprodução/Korea Times)

Formigas se unem para capturar ‘vespa gigante’


O fotógrafo Uda Dennie flagrou quatro formigas tentando capturar uma vespa perto de sua casa na ilha de Batam, na Indonésia. Com trabalho conjunto, as formigas conseguiram levantar a presa e levá-la para o formigueiro, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".
"Eu adoro tirar fotos em close de insetos porque elas revelam coisas que você raramente vê", disse ele.
Formigas foram flagradas tentando capturar vespa. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)Formigas foram flagradas tentando capturar vespa. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)

Mulher é arremessada e para em cima de carro após acidente em MT

Uma mulher que estava na garupa de uma motocicleta foi parar em cima de um carro após um acidente em um cruzamento no centro da cidade de Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o condutor da moto não teria visto o carro que passava pelo cruzamento. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira e as vítimas tiveram apenas ferimentos leves.
Uma mulher que estava na garupa de uma motocicleta foi parar em cima de um carro após um acidente em um cruzamento no centro da cidade de Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o condutor da moto não teria visto o carro que passava pelo cruzamento. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira e as vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

Objetos recolhidos em caso de morta em Mairiporã são levados para perícia


Réus acusados de matar deputada são interrogados durante júri em AL


Três dos acusados de matar a médica e deputada federal Ceci Cunha, o marido e mais dois parentes delas em 1998 estão sendo interrogados na manhã desta terça-feira (17) no júri popular que acontece na sede da Justiça Federal de Alagoas em Maceió.
O julgamento foi retomado às 10h e o primeiro que começou a ser ouvido foi José Alexandre dos Santos. Em seguida será interrogado Alécio César Alves Vasco. Os dois são acusados de serem os executores do crime. O último a ser interrogado será o ex-deputado federal Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, apontado pelo Ministério Público Federal como o mandante do assassinato. Segundo o MPF, Talvane buscava ficar com a vaga de Ceci.
A Justiça Federal divulgou que todos eles negam o crime. Após os interrogatórios, serão abertos os debates entre acusação e defesa para que, no final, o júri, formado por sete jurados homens, possa tomar sua decisão.
O júri popular começou segunda-feira (16) quando o juiz federal André Luís Maia, presidente da 1ª Vara Federal de Alagoas ouviu o depoimento oito testemunhas e foram interrogados outros dois réus - Jadielson Barbosa da Silva e Mendonça Medeiros Silva, segundo o Ministério Público. A primeira pessoa ouvida foi uma sobrevivente do crime, irmã de Ceci Cunha, a psicóloga Claudinete Santos Maranhão, que teve o marido Iran Carlos Maranhão, morto na chacina.
De acordo com a assessoria da Justiça Federal, Claudinete confirmou declarações anteriores feitas para as polícias Civil e Federal. Ela narrou que dois homen entraram na varanda da casa da sua sogra, Ítala Maranhão, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, e dispararam as armas contra todos que estavam sentados.

Um dos acusados teria sido reconhecido pela depoente. Foram mortos: a deputada Ceci Cunha, seu marido Juvenal Cunha, Iran Carlos Maranhão e Ítala Maranhão. Claudinete contou que conseguiu se esconder debaixo da cama do primeiro quarto da casa.
Ceci Cunha morreu horas depois de ser diplomada deputada federal pelo PSDB de Alagoas.

Começa 1º julgamento contra o juiz espanhol Baltasar Garzón


O juiz espanhol Baltasar Garzón se sentou pela primeira vez nesta terça-feira (17) no banco dos réus por ordenar supostas escutas ilegais em um caso de corrupção, primeiro processo contra o magistrado que, em uma semana, será julgado por tentar investigar crimes do franquismo.
Garzón é acusado de "uso de instrumentos de escuta e gravação em violação das garantias constitucionais" na investigação de um escândalo de corrupção conhecido como "caso Gurtel", que, no início de 2009, envolveu funcionários de alto escalão do Partido Popular (PP, direita), que governa na Espanha desde dezembro.
O julgamento na Suprema Corte de Madri começou, diante de uma forte expectativa da mídia, com a leitura do caso.
Baltasar Garzon (centro) dixa a Suprema Corte em pausa em julgamento (Foto: Andrea Comas/Reuters)Baltasar Garzon (centro) dixa a Suprema Corte em pausa em julgamento (Foto: Andrea Comas/Reuters)
"O juiz (Garzón) quis intervir nas comunicações dos advogados com os detentos Francisco Correa e Pablo Crespo", leu a auxiliar judicial, enquanto o juiz, que compareceu vestido com sua toga de magistrado, ouvia as acusações a partir do banco dos réus, sentado junto ao seu advogado Fracisco Baena Bocanegra.
Garzón ordenou estas escutas na prisão por suspeitar que os advogados participavam das atividades criminosas de seus clientes. Os advogados denunciam, por sua vez, uma violação do direito fundamental à defesa.
Se for declarado culpado, o juiz, que ficou internacionalmente famoso nos anos 1990 ao tentar obter a extradição do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, pode ser condenado a até 17 anos de desqualificação profissional, o que significaria o fim de sua carreira.

Prouni recebe mais de 1,4 milhão de inscrições para bolsas de estudo


O Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu até o meio-dia desta terça-feira (17) um total de 1.402.253 inscrições realizadas por 733.932 candidatos interessados em bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino superior. Cada estudante tem a opção de concorrer em até duas opções de curso, por isso o número de inscrições é quase o dobro do número de inscritos. As inscrições foram abertas no sábado (14) e terminam na quinta-feira (19).
A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas. sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
Os estados com maior número de inscrições, até as 18h desta segunda, foram São Paulo, com 280.412; Minas Gerais, 165.259; Bahia, 96.781; Rio de Janeiro, 95.891 e Rio Grande do Sul, 94.539.
A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada nosite do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema depesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.
Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias.
No processo do Prouni, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.
Calendário
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Critérios
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Criado em 2004, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Delegado ouve modelo e estudante sobre suposto abuso sexual no BBB


Dois participantes do programa "Big Brother Brasil", da TV Globo, foram ouvidos nesta terça-feira (17), no Projac, pelo delegado Antônio Ricardo Nunes, da 32ª DP (Taquara) do Rio. A polícia investiga uma suspeita de abuso sexual dentro da casa do reality show.
O delegado ainda não se pronunciou após os depoimentos.
O modelo paulista Daniel Echaniz, de 31 anos, foi eliminado na segunda-feira. Anúncio feito pelo programa diz que ele infringiu regras, sem especificar o caso. Na madrugada de domingo, após uma festa iniciada na noite de sábado, as câmeras do programa registraram Daniel junto com a estudante gaúcha Monique Amin, de 23 anos, sob o edredom, em uma cama. Depois que a cena foi ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique teria sofrido abuso sexual.
Daniel está hospedado em um hotel na Zona Oeste do Rio, segundo declaração de sua mãe, Maria Aparecida Echaniz, para o site EGO. E foi encaminhado ao Projac para prestar depoimento. Monique já retornou à casa.
"Ainda não consegui falar com o meu filho. Fiquei tão chocada quando recebi a notícia da eliminação dele ontem que tomei vários remédios e só acordei agora há pouco. Quem encontrou com ele foi o irmão caçula, e ele disse que está chocado e não está entendendo nada. Estou nervosa e indignada. Penso que o Daniel está sendo vítima de racismo, porque já houve isso antes e não deu essa repercussão toda. Pretendo visitá-lo hoje para dar um abraço apertado nele. Ele é um ótimo filho e nunca me deu problema. Só foi ingênuo", afirmou.
Na tarde de segunda, a Polícia Civil anunciou que foi aberto um registro de ocorrência para investigar as circunstâncias de susposto abuso. Mas o inquérito ainda não foi aberto, segundo informou o chefe de investigação da 32ª DP, Paulo Villas Boas, ao site EGO. “Antes de qualquer coisa, precisamos ouvir as partes envolvidas. O inquérito só será aberto se Monique confirmar que houve abuso e disser que não tinha discernimento”.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) enviou ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro solicitando a tomada de "providências cabíveis" no caso, na segunda. Segundo a secretaria, o ofício foi elaborado com base em demandas encaminhadas por cidadãs de várias cidades à Ouvidoria da SPM, pedindo providências.
A promotora Cristiane Monnerat ficará responsável por acompanhar o caso, por decisão desta terça do procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes.
Procurada pelo G1 nesta terça-feira, a Central Globo de Comunicação (CGCom) informou que já se pronunciou sobre o caso na segunda (leia a íntegra da nota) e não tem previsão de divulgar nova nota sobre o assunto.
A exclusão de DanielO anúncio da saída de Daniel foi feito por meio da nota divulgada pela CGCom às 21h53 de segunda. A nota afirma que Daniel foi excluído "devido a um grave comportamento inadequado" e que houve "rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã".
Monique e Daniel (Foto: Divulgação/TV Globo)Monique e Daniel (Foto: Divulgação/TV Globo)
Cerca de meia hora depois da divulgação da nota, o apresentador Pedro Bial abriu o programa dizendo: "Desde domingo de manhã, a direção avalia o comportamento de Daniel, suspeito de ter infringido as regras do programa".
Em seguida, foram mostradas cenas do fim de semana. Na volta, Bial anunciou: "O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12".
O apresentador, no entanto, não especificou o regulamento que foi infringido

11 de Janeiro





O ano de 2012 no Município de Várzea iniciou-se repleto de comemorações, inaugurações, haja vista que, no período de 03 a 11 de janeiro, toda uma programação foi desenvolvida para que todos os segmentos do Município pudessem comemorar o seu Jubileu de Ouro de Emancipação Política.
  
Foram nove dias de comemorações nos mais variados segmentos na zona urbana e rural. Para o dia 11 de janeiro, dia “D”, a programação deu início às 05 horas com a Alvorada ao som da Filarmônica Abel Coelho da Silva, que abrilhantou às 07 horas, o Hasteamento do Pavilhão Nacional, de frente a Igreja Católica tocando o Hino Nacional Brasileiro e o Dobrado do Cinquentenário do Município.
  
A Secretaria de Agricultura e Pecuária promoveu a Feira da Agricultura Familiar, onde produtores e agricultores do Município puderam expor seus produtos e garantir assim uma renda a mais para suas famílias. Foi oferecido um café da manhã para todos os presentes e a dupla de violeiros Boanerges e Nelson levaram muitos repentes alusivos ao jubileu de ouro de Várzea.
  
A celebração da Missa em Ação de Graças pelos 50 anos de emancipação política, foi realizada às 10 horas, na Igreja Católica, celebrada pelo Pe. Alex Cabral que trouxe para a homilia, o contexto das bodas de ouro do Município. Após a missa foi realizado o festival de prêmios (Forno Microondas, Ventilador, Aparelho de DVD, Aparelho de Celular e fogão 04 bocas) oferecido pelo setor de tributos do Município para os munícipes que quitaram o Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2011 até o dia 10 de janeiro do ano em curso.
  
Seguindo com as comemorações alusivas ao cinquentenário, o almoço foi servido na residência do senhor prefeito José Ivaldo de Morais, onde o convite foi extensivo a toda população.
  
No início da tarde, mais precisamente às 15 horas, foi realizada a Sessão Solene da Câmara de Vereadores (Casa José Peregrino de Araújo), na Igreja Católica, onde estiveram presentes as autoridades constituídas do Município, o Deputado Estadual Guilherme Almeida, o Gerente da Região de Vendas Sertão dos Correios na Paraíba, o senhor Renato Henrique Martins, o Ex Prefeito Dr. Otoni José de Medeiros e demais autoridades que fizeram parte do Poder Executivo e Legislativo do Município.
  
Durante a Sessão Solene, foram apresentados à comunidade, o Hino do Município, o Brasão Oficial e o Selo comemorativo aos 50 anos de emancipação política. Foram entregues certificados de honra ao mérito aos ex prefeitos, vice-prefeitos e ex vereadores presentes. A Solenidade foi encerrada após a fala de todas as autoridades presente na mesa de honra.
  
As festividades continuaram às 17 horas com a inauguração da Secretaria de Meio Ambiente e Mineração e da Sede da COOPEVARZEA, onde contou com a presença do Secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba, Efraim Morais, Representante do 15º DNPM de Campina Grande, Guilherme Silva, o Prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, a Prefeita de Emas, Dra. Fernanda Loureiro e demais representantes da classe mineradora do Município.
  
A Secretaria de Saúde não podia ficar de fora das festividades do jubileu de ouro, portanto, foi fixada a placa da recuperação e ampliação da Unidade Mista de Saúde de Várzea – Balbina Maria da Conceição (in memória) e a comunidade recebeu uma ambulância 0km, e o Centro de Prevenção do Câncer do Colo Uterino – Roberta Cristiane da Silva Pereira (in memória), com equipamentos de última geração, que foi instalado no Centro de Atendimento Especializado Dr. Manoel Berônio de Araújo(in memória), onde contou com a presença dos familiares de Roberta Cristiane, profissionais da área de saúde, autoridades e demais membros da sociedade civil. Durante a inauguração todas as mulheres que adentraram o local, receberam um botão de rosa vermelha, uma vez que, a mesma se assemelha ao colo uterino.
  
A noite de festa deu início com o corte do bolo comemorativo na Praça Joaquim Marinho, onde toda a população presente partilhou do momento e no Parque de Eventos Inácio Bento de Morais (Parque do Juazeiro), começava a festa dançante com shows ao vivo, das bandas Forrozão Espora de Ouro, que fez a gravação do seu primeiro DVD, e Pagodão SA. Durante o intervalo das apresentações das bandas, foi realizado o show pirotécnico em comemoração aos 50 Anos de Emancipação Política do Município de Várzea, iluminando o céu do Município e encerrando com chave de ouro as festividades alusivas ao cinquentenário de emancipação política de Várzea.

VÁRZEA RECEBERÁ ÔNIBUS DO GOVERNO DA PARAÍBA




Com recursos próprios, o Governo do Estado adquiriu 100 ônibus escolares para serem entregues ainda neste mês – 81 vão para os municípios e 19 serão destinados às regionais de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, nesta segunda-feira (16), no programa radiofônico semanal “Fala Governador”, gerado pela Rádio Tabajara. Os ônibus novos já estão na Paraíba e representam investimento de R$ 13,2 milhões.
De acordo com Ricardo, o Estado tem sido um parceiro importante dos municípios, sem discriminar e sem partidarizar o que é público. “A frota de ônibus garante o transporte seguro e de qualidade aos estudantes. Como governador, estou aqui para ajudar a Paraíba a avançar; mas ela só avança se os municípios avançarem. Essa é a lógica”, disse.
Segundo Ricardo, em 2011, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), transferiu R$ 19.130.086,58 aos municípios, para que fossem adquiridos novos ônibus escolares para os alunos. Cento e oitenta e cinco municípios aderiram ao edital do transporte escolar, lançado em janeiro do ano passado. Hoje, ao todo, 56.438 alunos são transportados nos veículos novos.
“Com essa aquisição, queremos fechar a ferida da discriminação e da perseguição, de dizer que só recebia aquele que fosse aliado, sem se interessar pelo povo, pelo cidadão que estivesse precisando dos serviços”, declarou o governador.
Secom-PB
 JEFTE NEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...