segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aniversariante do dia

Adicionar legenda
Adicionar legenda

Suspeito toma arma de PM e fere dois policiais no Brejo da Paraíba


Dois policiais do Batalhão de Rondas Táticas Ostensivas Metropolitanas (Rotam) foram surpreendidos pela ação de um jovem que reagiu durante uma abordagem de rotina. O rapaz de 23 anos de idade tomou a arma de um dos policiais e atirou diversas vezes. Dois policiais ficaram feridos durante o tiroteio na noite do domingo (18) em Guarabira, no Brejo paraibano.

Os outros policiais também atiraram na direção do suspeito que foi ferido. Dois PMs também foram baleados. “Primeiro eles foram levados para o Hospital Regional em Guarabira, mas depois todos os feridos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa”, explicou o sargento Eduardo.
O sargento Eduardo Lourenço, do 4º Batalhão da Polícia Militar em Guarabira, disse que o caso aconteceu por volta das 21h do domingo no bairro do Cordeiro. No momento da abordagem, os policiais perceberam que o jovem estava armado com uma faca. Quando um deles tentou tomar a faca, durante uma luta corporal, o jovem de 23 anos conseguiu pegar a arma do policial e atirou.
De acordo com o boletim do Trauma desta segunda-feira (19), o estado de saúde dos feridos é regular.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

II Balaio Circense começa em João Pessoa; veja programação completa


Começa nesta segunda-feira (19) o II Balaio Circense – Festival Internacional de Circo que acontece até dia 25 deste mês, em João Pessoa. A novidade desta edição é que o evento vai ocupar cinco diferentes pontos da cidade e vai transformar a cidade em um grande picadeiro para receber os mais de 50 artistas de circo vindos de diferentes estados brasileiros e países. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Ponto Cem Réis, Espaço Cultural, Praça da Paz (Bancários), Theatro Santa Roza, Café Empório (Tambaú).
Nesta edição, o projeto homenageia Dadá Venceslau, que além de palhaço é artista plástico. Como parte da homenagem, o evento inclui uma exposição com obras do artista, intitulada “E o Palhaço, o que é?”, que pode ser visitada até a sexta-feira (23), no Sesi.
Na terça-feira (20), será a abertura oficial do evento, com o espetáculo “Curta a Temporada”, do Circo Vox (SP). A apresentação será às 20h, no Theatro Santa Roza.Nesta segunda-feira (19), quem passar pelo Centro de João Pessoa será convidado a participar de uma passeata nada convencional. É a “Palhaceata”, que reunirá palhaços de várias partes da cidade e será animada pelo grupo Urso Amigo Batucada. Começando às 15h, no Theatro Santa Roza, a caminhada de palhaços seguirá para o Ponto Cem Réis, onde será apresentado o espetáculo “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida”, com o Palhaço Chacovachi (Argentina).
Confira a programação completa:
Espetáculos
Segunda-feira (19)
15h - Palhaceata
Animação: Urso Amigo Batucada (João Pessoa, PB)
Concentração: Theatro Santa Roza
17h – “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida”
Palhaço Chacovachi (Argentina)
Local: Ponto de Cem Réis

Terça-feira (20)
20h - Abertura Oficial, com o espetáculo “Curta a Temporada”
Circo Vox (SP)
Local: Theatro Santa Roza

Quarta-feira (21)
19h – “As Engraxadinhas”
Cia. Lua Crescente (João Pessoa, PB)
20h30 – “Arruaça”
Circo Vox (SP)
Local: Praça da Paz (Bancários)

Quinta-feira (22)
19h – “American Circo”
American Circo (PB)
20h30 – “1,2,3 Conto outra vez”
Trupe Pirulito (PB)
Local: Praça da Paz

Sexta-feira (23)
19h – “De volta ao picadeiro”
Família Los Iranzi (PB)
20h30 – “É Nóis na Xita”
Grupo Namakaca (SP)
Local: Praça da Paz

Sábado (24)
19h – “Por que não servem pizza no Natal?”
Trupe Arlequin (PB)
20h30 – “Nas Nuvens”
Giullari del Diavolo (Itália)
Local: Praça da Paz

Domingo (25)
19h – “Dadá canta outra vez”
Palhaço Dadá (PB)
20h30 – “Tomate puro Tomate”
Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Praça da Paz

Formação
Oficina: “Manual e Guia do Palhaço de Rua”, com Chacovachi (Argentina)
19 a 21/11 - 9h
Local: Sala Verde do Espaço Cultural

Oficina: “Artes do Ar”, com Circo Vox
19 a 21/11 - 10h
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural

Intercâmbios
Quarta-feira (21)  - 15h
Roda de Diálogos com Palhaço Chacovachi (Argentina)
Mediador: Dadá Venceslau (PB)
Local: Sala Verde do Espaço Cultural

Quinta-feira (22) - 15h
Fórum Paraibano de Circo
Local: Sala Verde do Espaço Cultural

Cinema
“Cine Circo no Tintin Cineclube”
21, 22 e 23 - 17h e 22 - 19h30
Curtas-metragens - 23/11 - 19h30
Longa-metragem: “O Palhaço”/Direção: Selton Melo
Local: Espaço Cine Digital do Espaço Cultural

Poesia
“Sarau Circense” no Café em Verso e Prosa
20/11 - 22h
Local: Café Empório

Artes plásticas
Exposição: “E o palhaço, o que é?”, de Dadá Venceslau
8 a 23/11 (seg. a sex.) - 8h as 18h
Local: Sesi - Centro

Serviço
II Balaio Circence – Festival Internacional de Circo
Período: 19 a 25 de novembro
G1

Polícia faz operação para cumprir oito mandados em João Pessoa


Policiais militares iniciaram operação para cumprir oito mandados em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Policiais iniciaram operação para cumprir oito
mandados na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Equipes da Unidade de Policiamento Solidário (UPS) de Mandacaru, em João Pessoa, iniciaram uma operação na manhã desta segunda-feira (19) para cumprir oito mandados de prisão. De acordo com o sargento Gilberto, da UPS de Mandacaru, até as 9h desta segunda, apenas um adolescente de 17 anos havia sido detido em cumprimento a um dos mandados.

Até as 9h desta segunda-feira (19), apenas um mandado havia sido cumprido em João Pessoa, segundo Polícia Militar (Foto: Walter Paparazzo/G1)“Não temos muita informação porque o capitão Antônio ainda está realizando a operação para cumprir os mandados. Acredito que até o final da manhã todos os oito ou a maioria deles tenham sido cumpridos”, comentou o sargento.

Ainda conforme a Polícia Militar, não se sabe qual seria o crime cometido pelo adolescente.

A operação para o cumprimento dos mandados no bairro de Mandacaru teve início por volta das 6h desta segunda-feira.


Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Prazo para pagamento de inscrição de PSS 2013 acaba nesta segunda


Acaba nesta segunda-feira (19) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do PSS 2013 da UFPB. O valor de R$ 93,50 para os candidatos que não possuem isenção de taxa pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil até o final do expediente bancário desta segunda. A inscrição para concorrer a vaga de um dos cursos ofertados pela UFPB só é validada após o pagamento da taxa de inscrição. Estudantes matriculados na rede pública no ano de 2012 são isentos do pagamento, sendo obrigatória apenas a aquisição do Manual do Candidato, no valor de R$ 10.

Os editais mostram que a divulgação da primeira lista de classificados está prevista para 1º de março de 2013 (PSS) e 5 de março (Processo Seletivo para cursos de graduação ou sequenciais com prova de conhecimento específico). O cadastramento dos candidatos classificados na primeira lista ocorrerá no período de 6 a 19 de março, na forma disciplinada nos respectivos editais.
As inscrições para o PSS 2013 da UFPB acabaram às 23h59 do domingo (18), de acordo com a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve). Em novo edital divulgado pela Coperve, as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, referentes a primeira e segunda séries, e 20 e 21 de janeiro, relacionado ao
PSS 3.

O quadro de cursos e vagas ofertados no PSS 2013 será disponibilizado até 12 de novembro de 2012 no site da Coperve. No quadro de vagas estarão incluídos dois novos cursos: Licenciatura em Dança (campus João Pessoa) e Gastronomia (campus Mamanguape).
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Mulheres são maioria na disputa em biológicas e humanas na Fuvest 2013


Segunda fase da Fuvest terá 827 candidatos em Rio Preto, SP (Foto: g1)Candidatos durante prova da Fuvest (Foto: g1)
O vestibular da Fuvest 2013 recebeu a inscrição de 159.609 pessoas e, segundo a fundação responsável pelo exame, 88.764 delas são mulheres, e 70.847 de candidatos homens. A maioria feminina não é muito expressiva no panorama geral --elas são 55,61% do total de inscritos--, mas, em alguns cursos, elas respondem por quase 100% da concorrência. As carreiras de biológicas são as que mais têm presença de candidatas do sexo feminino, seguida da área de humanas. Já em exatas, homens representam a maior parte dos candidatos inscritos.
Um dos casos mais extremos é o da terapia ocupacional em São Paulo, onde 94,9% das inscrições são de mulheres. Já a carreira com perfil mais masculino é engenharia elétrica e de computação no campus de São Carlos, onde, na edição deste ano do vestibular da Universidade de São Paulo, 87,24% dos candidatos são homens.
Já as engenharias são quase todas dominadas por homens. Há exceções, como a engenharia química e a de alimentos, em que as mulheres são maioria. Nos cursos da engenharia da Escola Politécnica da USP, os homens são 71,9% dos inscritos neste vestibular. Outros cursos também têm maioria masculina: física/matemática (72,9%), engenharia agronômica (65,3%), filosofia (65,3%), economia (64,9%), música (64,4%), educação física e esporte (64,1%), administração (52,5%) e história (52,2%).Cursos tradicionais também têm perfis menos diversos. Medicina, por exemplo, tem quase duas mulheres para cada homem inscrito. São 64,3% de mulheres inscritas, contra 35,7% de homens. As mulheres são maioria também em veterinária (79,9%), psicologia (77,6%), odontologia (76,7%), arquitetura (76,4%), jornalismo (70,4%), letras (68,2%), direito (60%) e publicidade e propaganda (59%).
Dos mais de 159 mil inscritos, 138,1 mil candidatos vão disputar um lugar na USP (10.982 vagas) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas). O vestibular tem ainda 21,5 mil treineiros.
MAIOR DIFERENÇA DE INSCRIÇÕES DE HOMENS E MULHERES (ÁREA DE BIOLÓGICAS)
5 carreiras com maior índice de mulheresMULHERESHOMENS
Terapia ocupacional (São Paulo)94,90%5,10%
Terapia ocupacional (Ribeirão Preto)92,67%7,33%
Fonoaudiologia (Ribeirão Preto)91,51%8,49%
Obstetrícia (USP Leste)91,40%8,60%
Fonoaudiologia (São Paulo)89,5%10,5%
 
5 carreiras com maior índice de homensMULHERESHOMENS
Engenharia agronômica (Piracicaba)34,64%65,36%
Educação física (Ribeirão Preto)43,31%56,69%
Ciências da atividade física (USP Leste)48,10%51,90%
Fonte: Fuvest
Biológicas
Considerando apenas os candidatos que não são treineiros, as mulheres representam 69,63% de todas as inscrições para carreiras de biológicas. Apenas três cursos nesta área têm maioria masculina na lista de candidatos(veja quadro ao lado).

A carreira de terapia ocupacional em Ribeirão Preto não fica muito longe do mesmo curso oferecido em São Paulo: 92,67% das inscrições foram feitas por mulheres, e apenas 7,33% dos candidatos são homens.
As candidatas do sexo feminino representam ainda 91,51% e 89,5% do total de inscritos em fonoaudiologia em Ribeirão Preto e São Paulo, respectivamente.
A carreira de obstetrícia, oferecida pela USP Leste, tem 91,4% de mulheres na lista de candidatos e é a quarta da área de biológicas mais buscada por mulheres, em relação .
As três únicas carreiras com mais homens que mulheres na listagem de inscritos são engenharia agronômica no campus de Piracicaba (65,36%), educação física em Ribeirão Preto (56,69%) e ciências da atividade física na USP Leste (51% de homens).
Fuvest primeira fase vestibular (Foto: Flavio Moraes/G1)Fuvest primeira fase vestibular (Foto: Flavio Moraes/G1)

MAIOR DIFERENÇA DE INSCRIÇÕES DE HOMENS E MULHERES (ÁREA DE HUMANAS)
5 carreiras com maior índice de mulheresMULHERESHOMENS
Têxtil e moda
(USP Leste)
92,63%7,37%
Pedagogia
(Ribeirão Preto)
91,13%8,87%
Pedagogia85,24%14,76%
Relações Públicas81,18%18,82%
Editoração78,2%21,8%
 
5 carreiras com maior índice de homensMULHERESHOMENS
Economia
(Ribeirão Preto)
31,71%68,29%
Filosofia34,63%65,37%
Economia35,11%64,89%
Música (ECA)35,6%64,40%
Música (Rib. Preto)37,26%62,74%
Fonte: Fuvest
Humanas
Cerca de três quartos das carreiras de humanas oferecidas na Fuvest 2013 têm maioria de mulheres na lista de inscrições. Somando todos os candidatos e candidatas que escolheram a área, elas são 69,63%

No curso de têxtil e moda, oferecido na USP Leste, por exemplo, elas fizeram 92,63% das inscrições. As carreiras de pedagogia em Ribeirão Preto e em São Paulo têm, respectivamente, 91,12% e 85,24% de mulheres.
Apenas 18,82% das inscrições para relações públicas foram feitas por homens; as mulheres respondem por 81,18% delas. Em editoração, as mulheres são 78,2% dos inscritos.
As cinco carreiras em que a maioria masculina é mais ampla na área de humanas são economia (nos campi de Ribeirão Preto e São Paulo), filosofia e música (na Cidade Universitária e em Ribeirão Preto).
Os candidatos homens a economia, no campus de Ribeirão Preto, representam 68,29% das inscrições nesta edição da Fuvest. Já filosofia tem 65,37% de inscritos do sexo masculino. Economia na Cidade Universitária da USP, na capital paulista, tem 64,89% de candidatos homens, contra 35,11% de mulheres.
Na Escola de Comunicação e Artes, também na Cidade Universitária, a carreira de música tem 78,2% de candidatos homens. Eles também são maioria dos inscritos na carreira de música em Ribeirão Preto: 62,74% contra 37,26%.
Fuvest primeira fase vestibular (Foto: Flavio Moraes/G1)Fuvest primeira fase vestibular (Foto: Flavio Moraes/G1)

MAIOR DIFERENÇA DE INSCRIÇÕES DE HOMENS E MULHERES (ÁREA DE EXATAS)
5 carreiras com maior índice de mulheresMULHERESHOMENS
Engenharia de alimentos (Pirassununga)74,38%25,62%
Química
(Ribeirão Preto)
65,21%34,79%
Ciências da natureza (USP Leste)61,05%38,95%
Ciências biomoleculares
(São Carlos)
60,75%39,25%
Engenharia bioquímica (Lorena)60,37%
 
39,63%
 
5 carreiras com maior índice de homensMULHERESHOMENS
Engenharia elétrica e de computação
(São Carlos)
12,76%87,24%
Engenharia
(São Carlos)
15,78%84,22%
Informática
(São Carlos)
17%83%
Computação17,49%82,51%
Engenharia aeronáutica
(São Carlos)
60,37%79,72%
Fonte: Fuvest
Exatas
Exatas é a única área em que os homens são maioria dos inscritos. Somando todos os candidatos e candidatas que farão a prova para valer --excluindo os treineiros--, os homens representam 67,66% do total, contra 32,24% de mulheres.

São onze as carreiras com maioria de mulheres, e 22 as que têm mais homens inscritos. Engenharia de alimentos no campus de Pirassununga da USP tem 74,38% de mulheres, seguida de química, em Ribeirão Preto, com 65,21%.
O curso de ciências da natureza, oferecido no campus da USP Leste, tem 61,05% mulheres e 38,95% na lista de inscritos.
Já 60,75% das inscrições na carreira de ciências biomoleculares em São Carlos na Fuvest 2013 foram feitas por mulheres, e 60,37% dos candidatos que disputam vagas em engenharia bioquímica são do sexo feminina.
Os homens, por sua vez, respondem por 87,24% dos inscritos em engenharia elétrica e de computação em São Carlos, 84,22% dos candidatos de engenharia em São Carlos, 83% das inscrições para a carreira de informática em São Carlos, 82,51% do total de concorrentes ao curso de computação na Cidade Universitária e 79,72% dos candidatos que optaram pela carreira de engenharia aeronáutica, no campus de São Carlos.
Locais de prova saem nesta segunda
Nesta segunda-feira (19), a Fuvest publicará os locais de exame da primeira fase. As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo.

No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
A lista dos aprovados para as provas da segunda fase será divulgada no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.
A Fuvest lembra que, a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A lista final dos aprovados do vestibular da Fuvest sairá em 2 de fevereiro de 2013.
 
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Transplante de célula de focinho faz cão voltar a andar


Cirurgia recuperou os movimentos das patas traseiras dos cães (Foto: BBC)Cirurgia recuperou os movimentos das patas
traseiras dos cães (Foto: BBC)
Cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram reverter a paralisia em cachorros, após injetar células retiradas do focinho dos animais.
De acordo com os pesquisadores, as descobertas mostram, pela primeira vez, que transplantando este tipo de células em uma medula muito lesionada pode trazer melhoras significativas e abre novas possibilidades.
"Acreditamos que a técnica pode vir a ser usada para recuperar parte dos movimentos em pacientes humanos com lesões na medula vertebral, mas há um longo caminho a percorrer até podermos afirmar que eles serão capazes de recuperar todos os movimentos perdidos", diz o biólogo, Robin Franklin que participou da pesquisa.
O estudo foi financiado pelo Conselho Médico de Pesquisa (MRC, na sigla em inglês) da Grã-Bretanha e publicado no jornal científico "Brain".
A pesquisa é a primeira a testar transplantes em animais com lesões sofridas na vida real, ao invés de usar cobaias de laboratório.
Os 34 cachorros que participaram da pesquisa haviam sofrido lesões na coluna que os impediam de usar as patas traseiras.Em uma parceria do Centro de Medicina Regenerativa do MRC e a Escola de Veterinária de Cambridge, os cientistas retiraram amostras de células olfativas do focinho dos cães e as cultivaram em laboratório durante várias semanas.
Em 23 dos cães, foram injetadas células olfativas na coluna; nos outros 11, o chamado grupo controle, foi usada uma solução aquosa neutra, sem nenhum efeito, para ser usado como termo de comparação.
Enquanto muitos dos cachorros que receberam o transplante de células apresentaram melhoras significativas e voltaram a andar, nenhum dos caninos do grupo de controle apresentou movimento nas patas traseiras.
Porque o nariz?
Após chegar a idade adulta, o nariz é a única parte do corpo em que terminações nervosas continuam a crescer.

As células foram retiradas da parte posterior da fossa nasal. São células especiais que rodeiam os neurônios receptores que nos permitem sentir cheiros e convergir estes sinais para o cérebro.
Os cientistas dizem que as células transplantadas regeneraram fibras na região lesionada da medula. Isto possibilitou que cachorros voltassem a usar as suas patas traseiras e coordenar o movimento com as patas da frente.
Em humanos, o procedimento poderia ser usado em combinação com outras drogas para promover a regeneração da fibra nervosa e substituir tecidos lesionados.
Geoffrey Raisman, o especialista em regeneração neurológica da University College London, descobriu em 1985 este tipo de célula olfativa, que foi usada na pesquisa de agora.
Ele avalia que este foi o maior avanço dos últimos anos na área, mas diz que não é a cura para lesões de medula. "O procedimento permitiu que um cachorro lesionado voltasse a usar suas pernas traseiras, mas as diversas outras funções perdidas em uma lesão de medula, como uso da mão, controle da bexiga e regulação de temperatura, por exemplo, são mais complicados e ainda estão muito distantes".
Na pesquisa, as novas conexões não ocorreram em longas distâncias, necessárias para conectar o cérebro a medula. Os pesquisadores do MRC disseram que em humanos isto seria vital para pacientes com lesões na medula, que perderam funções sexuais e o controle da bexiga e do intestino.
Entre os cães com história de sucesso, está Jasper, um bassê, de dez anos de idade. "Antes do tratamento, nós usávamos um carrinho de rodas porque as suas patas traseiras eram inúteis, mas agora ele corre pela casa e no jardim e acompanha os outros cachorro, é maravilhoso", comemorou sua dona, May Hay.
G1

Joaquim Barbosa assume como presidente interino do STF


O ministro Joaquim Barbosa assumiu nesta segunda-feira (19) como presidente interino do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa é atualmente o vice-presidente do tribunal e assume o comando provisório em razão da aposentadoria de Carlos Ayres Britto, que completou 70 anos neste domingo (18).
Joaquim Barbosa na fase de fixação de penas de condenados no mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Eleito como novo presidente, Barbosa tomará posse em definitivo do cargo na próxima quinta-feira (22). Ele será o primeiro negro a presidir a Suprema Corte.
Na solenidade, também será empossado o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do tribunal.
Um dia antes, na quarta (21), Joaquim Barbosa comandará como presidente interino sessão de julgamento do processo do mensalão, do qual é relator. Deve ser iniciada, então, a fixação das penas para 14 réus, principalmente parlamentares e ex-parlamentares ligados a partidos da base aliada, entre eles os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT) e o delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Divergências sobre a forma de conduzir os trabalhos no tribunal provocaram vários embatesentre Barbosa e Lewandowski durante o julgamento do mensalão, ação penal na qual Lewandowski é o ministro-revisor.
Na semana passada, Lewandowski disse acreditar que, apesar das discussões em plenário, não haverá problemas durante a gestão de Barbosa.
"Já estamos acertando como vamos fazer nas eventuais saídas dele. Não tem problema algum. A vida continua. Não tem nenhum problema, fiquem tranquilos. As instituições estão firmes. Isso é um entrevero."
Rito da cerimônia
A cerimônia de posse tem início previsto para as 15h de quinta-feira e, portanto, não ocorrerá sessão de julgamento do mensalão nessa data.

De acordo com a tradição, a sessão será iniciada com a execução do Hino Nacional. Pelo ritual, a posse seria dada pelo presidente em exercício. Como Ayres Britto se aposentou, a cerimônia será iniciada pelo ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello. Britto estará presente na condição de convidado.
Barbosa assinará o termo de posse e será declarado presidente. Ele dará, então, posse a Ricardo Lewandowski.
Após a assinatura dos termos de posse, serão feitos os discursos de boas vindas. Nas últimas cerimônias de posse, o ministro com mais tempo de tribunal falou em nome dos demais.
Na sequência, falam o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Barbosa será o último a falar.Não existe uma regra quanto a isso, segundo o cerimonial. Joaquim Barbosa decidiu convidar o ministro Luiz Fux para falar em nome do tribunal em vez de Celso de Mello (o mais antigo). Fux é amigo pessoal de Barbosa.
Uma tradição das posses no STF será quebrada no evento. Em razão do problema na coluna, Barbosa pediu que fossem dispensados os cumprimentos. Ele só será cumprimentado no coquetel que ocorrerá à noite em um espaço de eventos em Brasília, oferecido por diversas entidades de juízes, como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...