segunda-feira, 26 de março de 2012

Pit bull foge de casa do dono e ataca mulher em João Pessoa, diz polícia

Uma mulher de 42 anos foi vítima de um ataque de cachorro da raça pit bull na manhã desta segunda-feira (26) no bairro de Miramar, em João Pessoa. Conforme a Polícia Militar, o cachorro teria fugido da casa dos donos e atacado a mulher que passava pelas proximidades.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e segundo boletim médico divulgado às 11h, seu estado de saúde é regular. Policiais seguem em busca do animal que até as 11h30 desta segunda (26) ainda não tinha sido capturado.

De acordo com informações passadas por moradores à Polícia Militar, o cachorro já teria fugido outras vezes, e até atacado outras pessoas, mas até então sem nenhuma gravidade. O dono do animal cria, além do pit bull desaparecido, mais outros dois cachorros da mesma raça, segundo a polícia. Como o dono do cachorro estava viajando, a esposa dele levada até a 10ª Delegacia de Polícia, no bairro de Tambaú, para prestar esclarecimentos.
Este é o segundo ataque de cachorro da raça pit bull registrado pela polícia em menos de uma semana na Paraíba. Na última sexta-feira (23), duas pessoas ficaram feridas após um ataque em Campina Grande. O capitão da Polícia Militar Carlos Magno, que foi responsável pelo canil da instituição durante 7 anos, afirmou, em entrevista ao G1, que a maioria dos ataques que envolvem a raça contra pessoas são provocados por erros na criação.
“O pit bull é uma raça que foi criada para briga, para rinha. As pessoas não sabem lidar com o cachorro e geralmente os ataques ocorrem por erros na criação. As pessoas não sabem dosar a agressividade que o cão tem no gene. Tive a experiência de ter quatro pit bulls no canil e não ter nenhum acidente com pessoas”, explicou o capitão.

Seis salas de prédio da UFPB são arrombadas, diz assessoria


Funcionários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encontraram, na manhã desta segunda-feira (26), seis salas arrombadas em um dos prédios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Inicialmente, os funcionários perceberam a falta de três monitores e alguns pertences.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, uma reunião será feita para avaliar quais obejtos foram furtados.
A principal suspeita é de que arrombamento tenha  acontecido na madrugada do sábado (24), quando foram realizadas duas calouradas na instituição.
Ainda conforme a assessoria, a segurança da universidade se torna deficitária quando eventos deste tipo são realizados nas dependências da instituição. A estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas tenham comparecido às duas festas no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e no Centro de Vivência.
Com a realização das calouradas, os seguranças da UFPB são deslocados para monitorar os shows e evitar tumultos, manobra que, segundo a assessoria, deixa alguns prédios da universidade vulneráveis. A Polícia Federal foi chamada pela universidade para investigar o caso. De acordo com a assessoria, ocorrências deste tipo não são comuns, embora já tenha acontecido outras vezes.

Polícia detém mais três suspeitos de assalto a banco na Paraíba


Mais três suspeitos de envolvimento no assalto à agência do Banco do Brasil no município de Aroeiras, localizado no Agreste paraibano, foram detidos no domingo (25) pela Polícia Civil. Conforme a assessoria de imprensa da Central de Polícia de Campina Grande, com o grupo foram apreendidos  um fuzil 762, espingardas calibre 12, pistolas e uma metralhadora. As informações oficiais sobre o caso serão divulgadas pelo delegado regional André Rabelo em entrevista coletiva programada para acontecer na terça-feira (27).
No total, oito suspeitos foram presos e dois mortos durante uma troca de tiros na perseguição policial no dia 20 de março. A Polícia Civil investiga se o grupo é o mesmo que assaltou uma casa lotérica de um shopping em Campina Grande. Segundo André Rabelo, os integrantes da organização seriam dos estados da Paraíba e Pernambuco. O número preciso de envolvidos no crime não foi divulgado, mas a Polícia Civil acredita que ainda há foragidos.
O assalto aconteceu por volta das 11h. A quadriha teria chegado ao Banco do Brasil atirando nas portas de vidro. De acordo com a assessoria de imprensa do banco, depois de render funcionários e clientes, os criminosos roubaram malotes de dinheiro e fugiram levando o gerente e outro servidor como reféns. Antes da investida, eles teriam tentado assaltar outra agência bancária, mas o gerente não tinha a senha do cofre e os criminosos desistiram da ação.
Conforme o delegado, a policia apreendeu três carros e outros dois foram encontrados incendiados. Com os suspeitos foram encontrados celulares, armas, munições e uma grande quantidade de grampos metálicos, que seriam utilizados para furar os pneus das viaturas durante as perseguições.

Indiano põe cabeça de cobra dentro da boca durante festival


Menino ganha 'olho postiço' após borboleta-coruja pousar em seu rosto


O menino americano Mac Jarman, de cinco anos, parecia ter um olho postiço após uma borboleta-coruja pousar sobre seu rosto na sexta-feira (23) durante o lançamento de um festival de borboletas no zoológico de San Diego, no estado da Califórnia (EUA).
Mac Jarman parecia ter um olho postiço após borboleta coruja pousar sobre seu rosto. (Foto: Ken Bohn/San Diego Zoo/AP)Mac Jarman parecia ter um olho postiço após borboleta-coruja pousar sobre seu rosto. (Foto: Ken Bohn/San Diego Zoo/AP)

'Foi audaciosa', diz PM sobre ação de assaltantes da Câmara de Fortaleza


“A ação foi audaciosa e constrangeu funcionários da guarda municipal e da própria empresa”, afirma o supervisor do Comando de Policiamento da Capital (CPC), major Ricardo Moura sobre o assalto aos caixas eletrônicos da Câmara Municipal deFortaleza neste domingo (25). Na ação, um grupo de cerca de 10 homens fez funcionários e guardas municipais reféns, obrigando-os a tirar a roupa.
“Tiveram a audácia de sair para comprar gás e abastecer o maçarico usado para abrir o caixa eletrônico. Após passarem seis horas com os reféns, os elementos ainda deixaram um recado para chamar a polícia dez ou quinze minutos depois”, relata o supervisor do CPC.
Segundo a Polícia Militar, o grupo invadiu a Câmara Municipal de Fortaleza armado com pistolas e portando algemas de plástico sem nenhuma preocupação de serem identificados. Não havia câmeras dentro do prédio. “Primeiramente, eles renderam uma funcionária da guarda municipal e adentraram, então renderam funcionários da guarita. Depois, 10 elementos chegaram bombardeando o caixa eletrônico e mantendo oito pessoas reféns”, explica o major.
O presidente do sindicato dos guardas municipais, Márcio Cruz, lamenta a situação e diz que ela era prevista pela categoria. “Essa é uma tragédia anunciada há bastante tempo, desde quando colocaram servidores desarmados para fazer a segurança em prédios com caixas eletrônicos”, diz. O representante dos guardas lembra também do assalto com as mesmas características ao prédio da secretaria executiva regional II (SER II) em agosto de 2011, quando outro caixa eletrônico foi explodido depois de os guardas municipais serem rendidos.

O caso
Um grupo de assaltantes entrou no prédio da Câmara Municipal de Fortaleza por volta das 6h30 deste domingo (25), no Bairro Luciano Cavalcante, rendeu guardas e assaltou o caixa eletrônico, de acordo com o presidente do Sindicado dos Guardas Municipais, Márcio Cruz. Os agentes foram obrigados a tirar a roupa e só foram liberados ao meio-dia.
Segundo Cruz, cerca de 10 homens anunciaram o assalto dentro do prédio e, em seguida fizeram cinco guardas como reféns. Os vigilantes tiveram de ficar trancados em uma sala, despidos. Os assaltantes levaram o dinheiro do caixa eletrônico da Câmara, que foi abastecido na sexta-feira (23) à noite, de acordo com Cruz, que, como representante do sindicato, ouviu o relato dos guardas que estavam no prédio.
Os homens fugiram em carros. Os agentes, que trabalham desarmados e são responsáveis pela segurança patrimonial, estão prestando depoimento em uma delegacia de Fortaleza.

Pais são suspeitos de deixar filhos trancados em carro para dançar


A Polícia Militar de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná, localizou na madrugada de domingo (25) um carro onde duas crianças estavam trancadas, após uma denúncia recebida pelo Conselho Tutelar. O veículo estava estacionado próximo a um bar, no qual os pais foram encontrados dançando.
“Essas duas crianças estavam dentro do veículo", afirmou o tenente Emerson Muleta. "O veículo estava fechado. Elas estavam chorando, estavam desesperadas sem o pai e sem a mãe”, disse. Os pais foram chamados, e o homem foi preso após ofender e agredir os policiais.
O pai foi ouvido na delegacia e depois foi liberado para ir para casa, onde a mãe já estava com as crianças, de dois e seis anos. O casal foi advertido pelo Conselho Tutelar. “A sequência disso cabe à assistente social que vai fazer uma verificação de quais foram os fatos que levaram a infringir esse direito das crianças”, disse Zaudir Dallagnol, presidente do Conselho dos Direitos da Criança do município.
 
Maconha
Outro caso envolvendo um bebê chamou a atenção das autoridades de Telêmaco Borba no final de semana. A mãe da criança de um ano chamou a polícia após encontrar uma porção de maconha dentro da meia do filho. A criança havia saído com o pai, que segundo as investigações era consumidor da droga.
O suspeito prestou depoimento e vai responder em liberdade. “O uso de menores traz sim um agravante pela lei de drogas, e isso vai ser observado no encaminhamento ao juizado especial criminal”, afirmou o delegado Jonas do Amaral.

Corpo de João Mineiro é enterrado em Andradas, MG


O corpo do cantor sertanejo João Mineiro foi enterrado por volta de 10h da manhã desta segunda-feira (26), em Andradas (MG). O enterro estava previsto para acontecer às 14h, mas foi antecipado a pedido da família do cantor. Segundo informações da funerária que cuidou do sepultamento, pelo menos 2 mil pessoas passaram pela Câmara Municipal de Andradas, onde o corpo foi velado desde a tarde deste domingo (25). Antes, o corpo já havia sido velado também em Jundiaí(SP).
O enterro, reservado, foi acompanhado por amigos, familiares e autoridades. O parceiro de dupla de João Mineiro, Mariano, também acompanhou o sepultamento.
A Prefeitura de Andradas decretou luto oficial na cidade durante esta segunda-feira.
Causa da morte
João Mineiro tinha diabetes e já havia sido internado em março do ano passado na Santa Casa de Andradas com insuficiência cardíaca e hipertensão. Há seis meses, foi submetido a uma angioplastia.
De acordo com boletim médico divulgado neste domingo (25) pelo Hospital Paulo Sacramento, de Jundiaí (SP), ele passou por atendimento no pronto socorro de Campo Limpo Paulista na segunda-feira (19) e foi imediatamente transferido para a UTI do hospital Paulo Sacramento, sentindo desconforto respiratório.
O quadro de saúde piorou e o cantor precisou passar por uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Já na sexta-feira (24), o sertanejo retornou para a UTI e teve um choque séptico, passando a respirar com a ajuda de aparelhos. Às 22h10 deste sábado (24), João Mineiro sofreu uma parada cardiorespiratória e morreu às 22h50.

Tibetano ateia fogo no corpo contra visita de presidente chinês à Índia


Um exilado tibetano ateou fogo ao corpo nesta segunda-feira (26) em Nova Délhi durante uma manifestação de protesto contra a visita que o presidente chinês, Hu Jintao, fará em breve àÍndia. O protesto ocorre dias antes da Quarta Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá entre 28 e 29 de março, em Nova Délhi, e terá a presença da presidente Dilma Rousseff.
O homem, de 27 anos, identificado como Janphel Yeshi, colocou fogo no corpo em pleno centro da capital indiana, segundo fontes policiais. Ele foi levado para um hospital e, segundo a agência de notícias Associated Press, teve 85% do corpo queimado e seu estado é crítico. Ao menos 30 tibetanos já atearam fogo contra o corpo no último ano contra o controle chinês na região do Tibete e pela volta do Dalai Lama à região - 20 deles morreram.
Janphel Yeshi colocou fogo no próprio corpo em protesto (Foto: AFP)Janphel Yeshi colocou fogo no próprio corpo em protesto (Foto: AFP)

Balão com 3 ocupantes fica preso por 5 horas em torre de alta tensão


Um balão de ar quente se chocou na tarde do domingo (25) com uma torre de transmissão de energia em Northamptonshire, no centro da Grã-Bretanha, deixando seus três ocupantes presos por mais de cinco horas a 15 metros de altura.
O cesto do balão ficou preso aos cabos de alta tensão.
Uma equipe dos bombeiros teve que esperar mais de quatro horas para que a energia fosse desligada para poder subir a torre e iniciar o resgate.
Os três ocupantes do balão foram finalmente retirados por volta das 23h30, apenas com ferimentos leves, incluindo queimaduras.
Borrão
O balão era pilotado por um adolescente de 18 anos e levava também uma mulher e um homem mais velho.
O adolescente, Adam Griffiths, afirmou não saber bem como ocorreu o acidente.
'Não tenho certeza como ele aconteceu. A lembrança é como um borrão, para falar a verdade', afirmou.
Segundo ele, os três ocupantes estavam bem, apesar do frio e de pequenas queimaduras.
'Muita coisa passa pela sua cabeça quando você está preso lá por tanto tempo, mas o principal é que agora estamos embaixo, a salvo', disse.

Ator diz que câmera do voo de parapente em que irmã morreu sumiu


O ator Fabrício Boliveira, irmão da jovem Priscila, que morreu no fim da tarde de domingo (25) após cair de parapente em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, afirmou que a câmera normalmente levada nesse tipo de voo, e que pode ter registrado o acidente, desapareceu .
"Tem uma câmera sumida, que é a câmera que ela carregou durante o voo. Eu quero que essa câmera apareça e que se faça justiça. Se esse cara não estava preparado para poder fazer um voo desse, não tinha de fazer", disse ele em relação ao instrutor.
A polícia vai fazer perícia no parapente e nas correias de segurança para tentar entender o que aconteceu.
Priscila, de 24 anos, que morava na Bahia e passava férias no Rio,  teria despencado de uma altura de aproximadamente 30 metros, durante um voo duplo, segundo testemunhas. O instrutor não sofreu ferimentos.
Na noite de domingo, o advogado do instrutor Alan Figueiredo, Marco Aurélio Gomes Araújo, ao deixar a 15ª DP (Gávea), onde seu cliente prestou depoimento, disse que o instrutor viu algo errado no equipamento de segurança de Priscila segundos depois da decolagem. Ele disse ainda que a dupla já havia caído antes de saltar e por isso houve duas decolagens. Segundo o advogado, o instrutor tem 12 anos de profissão.
“O instrutor está muito abalado e nós estamos colaborando com a autoridade policial. Não houve falha humana. Ele disse que agarrou a Priscila como podia, com as pernas e com os braços, porque o interesse dele era ir para água. Houve duas decolagens, na primeira, o parapente caiu na rampa, eles voltaram e não sabemos se a Priscila mexeu nos equipamentos que prendem ela. Depois eles voltaram para rampa e eles fizeram uma segunda decolagem. Essa segunda decolagem foi certa. O que ele disse foi que, quando ele decolou, ela estava mais abaixo e percebeu que ela estava escorregando, então agarrou ela. Quando se voa, tem que segurar os comandos do parapente. Ele deixou os comandos soltos para segurar ela”, disse o advogado.
Vítima era irmã do ator Fabricio Boliveira, que atuou na novela "A Favorita" (Foto: Paulo Giandália / TV Globo )
Amigos acreditam em falha na segurança
Amigos da vítima acreditam que houve falha em equipamentos. O Clube São Conrado de Voo Livre, responsável pelo salto, nega.
A assessoria do clube lamentou o ocorrido e alegou que foi “uma fatalidade". O clube informou que “o índice de incidentes é muito baixo. Todos os instrutores tomam todas as precauções necessárias para a segurança das pessoas. Acidente como esse nunca ocorreu”.
Vinícius Cordeiro, diretor de Comunicação do Clube São Conrado de Voo Livre, disse que eles também vão investigar o caso.
“Aconteceu uma fatalidade.O voo livre está chocado com isso, a gente sente a dor dessa família, nunca aconteceu antes na história do voo livre no Rio de Janeiro e a gente tem que descobrir o que aconteceu”, disse Vinícius.

Polícia investiga se briga de torcidas em SP foi marcada pela internet


Uma delegacia especializada irá investigar se a briga entre torcedores ocorrida no domingo (25) foi agendada pela internet horas antes da partida entre Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Paulista, disse nesta segunda-feira (26) o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro Lima. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) deve instaurar inquérito nesta tarde. O caso havia sido registrado no 72º Distrito Policial, na Zona Norte.
No domingo, o confronto entre 300 torcedores armados com revólveres, paus, pedras e barras de ferro deixou um palmeirense morto. Ele foi baleado na região da Avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, Zona Norte da capital paulista.  Andre Alves Lezo, de 21 anos, integrante da torcida organizada Mancha Alviverde, levou um tiro na cabeça e morreu no Hospital Estadual da Vila Nova Cachoeirinha.
O Ministério Público informou nesta segunda-feira que ainda não há um promotor designado para acompanhar as investigações da briga deste domingo. O promotor Thales César de Oliveira, coordenador de um grupo de estudos sobre violência nos estádios, disse, em entrevista à Globo News, que haverá uma discussão sobre o episódio.
“Nós vamos fazer uma reunião entre promotores, polícias Civil e Militar e a Federação para definir qual serão a ação a partir de agora. A suspensão das torcidas organizadas nesses jogos é uma das opções que pode ser tomada. Mas eu faço parte de um grupo que mais 10 promotores integram, então eu não posso tomar uma decisão sozinho”, afirmou.
EnterroDesde as 8h desta segunda, amigos e os pais do jovem acompanhavam o velório no cemitério do Jaraguá. O enterro será às 14h30.
O jovem era palmeirense e, de acordo com o relato de amigos, tem um irmão que é vice-presidente da torcida organizada Mancha Alviverde. Segundo o ex-presidente e um dos diretores da torcida organizada, Moacir Bianchi, a Mancha só deve se pronunciar sobre o ocorrido na terça-feira (27).
Além do homicídio de Lezo, há dois casos de tentativa de homicídio que deverão ser apurados pela Decradi. Um envolve outro torcedor de 23 anos, baleado na bacia, que está internado no Hospital do Mandaqui. Outro está relacionado a um corintiano de 27 anos com traumatismo craniano, em estado grave, após ser golpeado com uma barra de ferro. Ele está internado no Hospital Cruz Azul, no Cambuci, na região central.
Os outros quatro feridos seguiram para o Hospital São Camilo, na Pompéia, na Zona Oeste. Por volta das 20h de domingo, um ferido continuava internado.
Dois palmeirenses chegaram a ser detidos pela Polícia Militar por suspeita de estarem armados e participarem da briga entre as torcidas organizadas, mas foram liberados após prestarem depoimento no 72º DP. Ambos também passaram por exames residuográficos para detectar a presença de pólvora nas mãos.
Material apreendido após briga de torcedores na Zona Norte de SP (Foto: Rafael Brito/Futura Press)
Delegado“Temos informações que esse confronto foi agendado pela internet. A Polícia Civil tem uma equipe que monitora as redes sociais antes dos jogos para fazer um trabalho preventivo e indicar possíveis encontros para brigas. Mas dessa vez nada foi detectado. Mesmo assim, será aberta uma investigação na Decradi para investigar se essa briga realmente foi combinada pela web”, disse o delegado-geral Marcos Lima ao G1.

Além da Decradi, que costuma monitorar a internet a procura de possíveis encontros entre torcidas, a Polícia Militar também realiza esse trabalho, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da corporação, nada foi detectado nos dias anteriores ao jogo de domingo.

A briga, no entanto, teria sido marcada pelo Twitter. Num recado, um torcedor teria escrito que temia um confronto na Avenida Inajar de Souza, na região da Freguesia do Ó, na Zona Norte. Policiais civis da Decradi já estão levantando na internet conversas entre os membros das torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras para tentar confirmar se o encontro foi marcado nas redes sociais.

A investigação da Decradi trabalha com a hipótese de o confronto ter ocorrido por motivo de vingança. Seria uma tentativa dos corintianos de vingar a morte de um de seus membros em 2011. Em 29 de agosto daquele ano o corpo de Douglas Karin Silva, de 27 anos, foi encontrado no Rio Tietê após ele ter saído da sede da Gaviões da Fiel um dia antes. A suspeita é que o crime tenha sido cometido por palmeirenses, que teriam agendado a briga com os corintianos pela internet.

De acordo com a delegada Margarette Barreto, da Decradi, a equipe de investigação da delegacia está nas ruas a procura de imagens de câmeras de segurança que possam ter gravado a briga na região da Avenida Inajar de Souza. "O objetivo é tentar identificar quem fez os disparos, saber quem atirou no palmeirense. Vamos tentar identificar os responsáveis e procurá-los", disse a delegada.

Polícia Militar

Procurado nesta segunda para comentar o assunto, o porta-voz da PM, major Marcel Soffner, afirmou que a PM agiu de forma correta na ação para tentar impedir a briga entre corintianos e palmeirenses.
“Na minha visão não houve falha da PM. Temos um sistema de monitoramento preventivo, até vendo redes sociais. Em princípio nada foi visto nas redes sociais, mas o policiamento local detectou um número grande palmeirenses transitando pela Avenida Inajar de Souza. Lá é uma região onde ocorre movimentação de torcidas, mas tinha um número de torcedores acima do esperado. Não sei precisar agora o número, mas duas viaturas foram até o local para acompanhar o deslocamento dos palmeirenses. Entretanto, um outro grupo de corintianos se encontrou com os palmeirenses e houve o confronto. Os policiais então chamaram reforço e fizeram o que foi possível para dissipar confronto, socorrer pessoas e continuar com acompanhamento”, disse Soffner.

Romero propõe obrigatoriedade de rampas e móveis em escolas



Romero propõe obrigatoriedade de rampas e móveis em escolas
O deputado Romero Rodrigues (PB) quer tornar obrigatória a existência de rampas, equipamentos e mobiliário para atender estudantes com necessidades físicas especiais nas escolas brasileiras.

Nesse sentido, o tucano apresentou proposta que altera a lei de diretrizes e base da educação nacional. O objetivo, de acordo com ele, é tornar explícita a obrigatoriedade do provimento dessas condições em todas as redes escolares.

O tucano justifica a necessidade dessa alteração na lei porque, embora de forma genérica tenha se buscado atender as necessidades dos estudantes com deficiências físicas, há questões que permanecem sem o devido encaminhamento em grande parte das escolas.

Rodrigues cita, por exemplo, a ausência de condições materiais de acessibilidade e adequação do mobiliário escolar e de equipamentos de laboratórios e salas de informática. “Com esta lei vigorando certamente será impulsionada a implementação de ações que garantam a efetividade desses inegáveis direitos dos educandos”, destaca.

Ascom

Segundo ABPD, CDs religiosos e infantis estão entre os mais vendidos do Brasil



Foi publicado nesta semana, no site da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), o relatório sobre o mercado brasileiro de música gravada em 2011.
Na lista de discos mais vendidos do ano, os destaques foram os artistas que cantam músicas de conteúdo religioso.
Entre os dez CDs de melhor desempenho no ano, cinco fazem parte desse segmento: Padre Marcelo Rossi, Padre Robson, Padre Fábio de Melo,  Padre Reginaldo Manzotti e a cantora gospel Damares. "Ágape musical", do Padre Marcelo, lidera o ranking, seguido por dois discos da sertaneja Paula Fernandes, na segunda e terceira posições.
Luan Santana aparece em quarto com "Ao Vivo no Rio" e Padre Robson foi o quinto colocado, com "Nos Braços Do Pai". Fábio de Melo conquistou o sexto lugar com "No Meu Interior Tem Deus". Manzotti (sétimo colocado), a britânica Adele (oitava), Damares (nona) e o disco ao vivo de Caetano Veloso e Maria Gadú (décima posição) completam o top 10. A associação não revela o número de discos vendidos de cada artista, só indica os álbuns mais vendidos no ano.
Segundo dados coletados pelo órgão e fornecidos por gravadoras e outras empresas que vendem música, houve crescimento de  8,47% em relação a 2010, com R$ 373,2 milhões em vendas. Foram mais de 18 milhões de CDs comercializados e 6,7 milhões de DVDs e blu-rays. No mercado digital, o crescimento foi de 12,8% e faturamento anual de R$ 60,8 milhões.
Nos DVDs, o domínio é dos registros destinados ao público infantil. São quatro produtos voltados para as crianças entre os dez mais vendidos de 2011. Os destaques são a dupla de palhaços Patati Patatá (quarto lugar), Balão Mágico (quinto) e dois DVDs de Xuxa (sexto e nono lugares), com seu projeto "Só para baixinhos". Paula Fernandes, no entando, lidera. Adele ficou em segundo e Luan Santana conseguiu o terceiro lugar.
Veja a lista de CDs mais vendidos no Brasil em 2011:
1) Padre Marcelo Rossi - Ágape Musical
2) Paula Fernandes - Ao Vivo
3) Paula Fernandes - Pássaro de Fogo
4) Luan Santana - Ao Vivo no Rio
5) Padre Robson - Nos Braços Do Pai
6) Padre Fábio de Melo - No Meu Interior Tem Deus
7) Padre Reginaldo Manzotti - Milhões de Vozes Ao Vivo
8) Adele - 21
9) Damares - Diamante
10) Caetano Veloso e Maria Gadu - Multishow Ao Vivo
11) Beyoncé - 4
12) Rebeldes - Rebeldes
13) Lady Gaga - Born This Way
14) Marisa Monte - O Que Voce Quer Saber de Verdade
15) Justin Bieber - Under The Mistletoe
16) Pastora Ludmila Ferbera Ludmer - O Poder Da Aliança
17) Victor & Léo - Amor de Alma
18) Seu Jorge - Musicas Para Churrasco Vol. I
19) Padre Reginaldo Manzotti - Em Deus Um Milagre
20) Amy Winehouse - Back To Black

OGlobo

80 kg de cocaína circulavam por mês em Patos e região



Mais de 80 quilos de cocaína e crack circulavam por mês no Sertão paraibano, através da organização criminosa "Cordão", desarticulada na última quarta-feira, durante a operação "Hidra". Somente por São José do Egito (PE) entravam mais de cinco quilos de crack por semana. A Cocaína entrava através do Rio Grande do Norte.

Esta semana, a Polícia Civil ouviu onze dos 23 presos envolvidos no esquema e de acordo com o delegado regional de Patos, Cristiano Jacques, os depoimentos apontam sobre a participação de mais pessoas envolvidas com o crime.

O delegado informou que a organização era grande e poderosa com várias ramificações. As investigações correm em sigilo e para descobrir mais dados sobre a atuação da quadrilha, a Polícia deverá pedir à justiça, a quebra do sigilo telefônico e bancário dos presos.

De acordo com o delegado, os outros doze presos serão ouvidos a partir de hoje para concluir a fase de depoimentos. Ele disse que tem apenas trinta dias para concluir o inquérito, mas que poder pedir mais tempo a justiça, por conta da quantidade de informações que precisam ser confirmadas, além de novas linhas de investigação que podem ser abertas durante o processo. "Tudo está sendo investigado porque tem muita coisa a ser confirmada e à medida que se tem investigado, novas informações surgem e por isso, precisaremos chegar tudo para poder concluir o inquérito e remeter a justiça. Estamos focados nas investigações agora sobre como a organização deles. Tomaremos todos os procedimentos necessários para poder concluir o processo e indiciar os acusados", explicou o delegado.

Sobre a quantidade de droga que circulava na região sob o controle da organização, o delegado disse que deve ser ainda maior do que as estimativas apontam. "Ainda estamos levantando porque devia ser muita droga, até porque era uma quadrilha grande, com várias ramificações. Entrava semanalmente cocaína e crack pelo Rio Grande do Norte e Pernambuco, para abastecer Patos e região e mais quatro municípios pernambucanos então deviam ser muita coisa", frisou.

Já foi publicada no Diário Oficial, a exoneração de Demetrius Dias Mendonça, que era o diretor do presídio de Patos e atuava na organização Cordão, facilitando a saída dos preços e a entrada das drogas. Também foi publicada a nomeação de Jardson Silva Bezerra como novo diretor.

Portal Patos com Daniel Motta/JC

Pipoca tem substância que combate o envelhecimento, afirma estudo



Pipoca tem substância que combate o envelhecimento, afirma estudo
Trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma opção não só saborosa, mas também mais saudável -- pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicada neste domingo (25).

Um grupo de estudiosos descobriu que o petisco preferido dos cinéfilos contém mais polifenois -- substâncias químicas antioxidantes -- do que algumas frutas e legumes.

Os antioxidantes, bastante presentes em frutas e hortaliças, são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer. Não por acaso, os alimentos que possuem essas substâncias são chamados de "funcionais".

Joe Vinson, autor da pesquisa e pioneiro na análise de componentes saudáveis no chocolate, nozes e de outros alimentos comuns, explica que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca pela sua pouca concentração de água, já que os polifenóis são diluídos no líquido.

"A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras”.

A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.

'Santa casquinha'

É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes, afirma Vinson.

"Essas cascas merecem mais respeito. Elas são as pepitas de ouro da nutrição.", brinca o pesquisador.

Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.

"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável”.

Tanto entusiasmo, no entanto, não exclui ressalvas por parte do pesquisador. Segundo ele, a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas.

“A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de calorias, é claro”, disse Vinson. Enquanto a de microondas tem o dobro de calorias e, se você a cozinhar com o óleo de cozinha, este também tem o dobro de calorias das que são feitas na pipoqueira”.

Cuidados com as calorias

A ressalva calórica parte também do endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

"Apesar de a pipoca ser rica em polifenois, ela tem mais calorias do que frutas e legumes”.

Por isso, o ideal é evitar exageros com a nova informação e se ater a, no máximo, duas xícaras de pipoca por dia, já que apesar de ser fonte de fibra, a pipoca também é um carboidrato, explica.

“Para manter o peso, um adulto tem que consumir, em média, 30 calorias por peso. Isto é, uma pessoa de 60 quilos tem que consumir, no máximo, 1.800 calorias por dia".

Uma xícara de pipoca de panela tem, em média, 70 calorias.

Para Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, a notícia é boa para os amantes da pipoca. Entretanto, é mais saudável levar em conta a dieta consumida diariamente do que um alimento específico. Ou seja, não adianta querer comer mais pipoca por causa dos polifenóis se relacioná-la a um cardápio ruim.

"Não tem como comparar a pipoca com os legumes e verduras que trazem muito mais benefícios como vitaminas, minerais, mais líquidos e outras substâncias antioxidantes como o betacaroteno e o licopeno, que ajudam a prevenir uma série de doenças como a câncer no aparelho reprodutivo. Essa combinação tem várias substâncias que agem em órgãos específicos do corpo.”

G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...