quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto na PB dá apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

Um programa de auxílio às vítimas de violência doméstica tem contribuído para a redução dos casos de agressão à mulheres em Campina Grande.  O projeto ‘Mulher Protegida’, foi criado com o objetivo de ajudar as mulheres vítimas deste tipo de violência e que procuram ajuda da polícia. Após a denúncia na delegacia e a emissão da medida protetiva, as mulheres passam a receber um acompanhamento de policiais.
De acordo com Luciana Firme de Sousa, capitã da Polícia Militar, o acompanhamento se dá através de uma visita solidária na casa da vítima, para saber como está a situação após a emissão da medida protetiva. “Verificamos se o agressor realmente se afastou e está respeitando a determinação judicial. Quando isso não acontece, procuramos o agressor e fazemos o encaminhamento de relatório. Se mesmo com este acompanhamento for verificado que as agressões não pararam, então nós solicitamos um mandado de prisão para o agressor”, explicou Luciana.
Somente em 2013, a delegacia instaurou 770 inquéritos de casos deste tipo, e em 2014, já foram concedidas 168 medidas protetivas visando a segurança das vítimas. E os dados da Secretaria Estadual da Segurança e da Defesa Social dão conta de que, de janeiro a maio deste ano, pelo menos 44 mulheres foram assassinadas na Paraíba. Nos últimos dois anos, 257 mulheres foram mortas no estado.De acordo com Herta França, delegada da mulher no município, na maioria dos casos os agressores param com o comportamento após a intervenção judicial. Segundo ela, a maioria das vítimas que procura a Delegacia da Mulher em Campina Grande sofreu algum tipo de agressão física ou psicológica de companheiros ou ex-companheiros, que geralmente são homens insatisfeitos com a tentativa ou fim do relacionamento.
Os resultados da iniciativa, segundo a delegada Herta França, são positivos. “Existe uma inibição do comportamento do agressor a partir da determinação da medida protetiva. Na maioria dos casos, a vítima relata que os agressores realmente deixaram de provocar o temor ou as ameaças que faziam antes da medida. Os poucos casos em que relatavam o retorno do comportamento, com a visita dos policiais ao agressor, eles acabaram se afastando”, disse.
G1pb

Campina Grande para de agendar cadastro em programa habitacional

Encerra-se nesta sexta-feira (1º) o agendamento para as inscrições no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Campina Grande. Segundo Márcio Caniello, secretário de Planejamento do município, a pausa no agendamento se deve ao fato de que todos os dias úteis até o final de dezembro já estão preenchidos com os atendimentos já marcados. A Secretaria de Planejamento (Seplan) explica que ainda não tem previsão de quando os agendamentos serão retomados, mas que as pessoas que já estão com as datas agendadas podem realizar a inscrição no dia marcado.
Segundo Márcio, cerca de 11.500 pessoas devem se inscrever no programa em Campina Grande. A Seplan atende 70 pessoas a cada dia agendado e o cadastramento prévio acontece no Centro de Tecnologia e Educação, no bairro do São José. “Destes inscritos, 1.986 já foram beneficiados com a moradia no conjunto Major Veneziano e cerca de 500 tiveram a inscrição excluída por não se enquadrarem nas restrições cadastrais ou por desistência”, disse o secretário.
Ainda segundo o titular da Seplan, o número de cadastramentos está dentro do esperado pelo órgão e a entrega das próximas unidades habitacionais deve acontecer no mês de setembro. “Esta será a entrega da primeira parte do Residencial Vila Nova da Rainha, no bairro de Bodocongó. A segunda parte deste residencial está prevista para ser entregue em dezembro”, concluiu o secretário.De acordo com Caniello, a Seplan ainda não tem previsão de quando os novos agendamentos serão feitos pois as inscrições dependem do prazo de finalização das obras dos conjuntos habitacionais. “De acordo com a lei, só podemos iniciar as inscrições quando 40% da obra estiver concluída. Como ainda não sabemos a data exata em que as obras do próximo conjunto habitacional chegará a esta porcentagem de conclusão, não podemos determinar a data de volta nos agendamentos”, explicou.
G1pb

Polícia realiza apreensões e prisões durante operação em Guarabira, PB

Operação conjunta prendeu oito e apreendeu drogas no Mutirão, em Guarabira (Foto: Silvia Torres/G1)
Uma operação para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de drogas, munições, dinheiro e uma motocicleta na madrugada desta quinta-feira (31), na cidade de Guarabira, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, das oito prisões, quatro foram em flagrante e quatro foram detidos para averiguação. A operação foi realizada na comunidade Mutirão.
Participaram da operação cerca de 50 policiais, divididos pela metade entre Polícia Militar e Civil. De acordo com o delegado Luciano Soares, responsável pela operação, os suspeitos presos serão ouvidos na Central de Polícia de Guarabira e devem ser encaminhados para o presídio da cidade.
"Entre os presos em flagrante, três pessoas presas são de uma mesma família. Eles foram pegos por tráfico, com uma quantia em maconha. Um outro homem foi preso por posse ilegal de munição. Os demais foram detidos para averiguação", completou.
Ainda segundo a polícia, a operação tinha como objetivo combater o tráfico de drogas, mais especificamente o comércio de crack na região. Até as 7h desta quinta-feira (31), a operação ainda estava sendo finalizada, de acordo com a Polícia Civil.
Fonte: G1pb

Recordação dos 30 anos de João Pedro de Várzea - PB


A Comunidade Pedra D’água tem o prazer de convidar a todos os moradores do município e circunvizinhanças para mais um tradicional Forró das Comunidades; dessa vez, recordando o 30º João Pedro de Várzea.


A comissão organizadora do evento confirmou as participações de Deca do Acordeon e Rodolfo Lopes no arraiá, que acontecerá no próximo dia 02 de agosto.

O 30º João Pedro de Várzea foi realizado nos últimos dias 11, 12 e 13 de julho. Todas as fotos da festividade você pode visualizar abaixo, na seção "Últimos Eventos". 
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Patos tem 67.170 eleitores aptos a votar em 2014. PB tem 2.835.882

Nas eleições deste ano na Paraíba, 2.835.882 e l e i t o r e s estão aptos a votar. O número apresentado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra uma queda de 1,04% no eleitorado em relação ao pleito de 2012 quando eram 2.865.819 paraibanos registrados na Justiça Eleitoral.

Os dados mostram ainda a maioria do eleitorado paraibano está concentrado na Capital, João Pessoa com 464.139 eleitores, seguido por Campina Grande com 263.489 votantes.

Entre os 10 maiores colégios eleitorais no Estado ainda aparecem Santa Rita na terceira colocação com 90.588 eleitores, Bayeux com 70.589, Patos com 67.170, Sousa com 47.487, Cajazeiras com 44.489, Cabedelo com 40.770, Guarabira com 39.978 e Sapé com 38.429 eleitores.

O eleitorado de João Pessoa, o maior colégio, representa 16,3% do número de votantes do Estado. Já Campina Grande concentra 9,2% do número total de eleitores paraibanos.

Em comparação com eleições anteriores, houve uma queda no número de eleitores paraibanos jovens com o voto facultativo, ou seja, aqueles que têm 16 e 17 anos. Em 2012, eram 95.973 e, em 2014, são 55.113 aptos a votar nessa faixa etária.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, essa alteração se deve ao fato de o fechamento total do cadastro deste ano considerar a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição.

Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico de 16 e 17 anos
Fonte:www.maispatos.com

Polícia recupera veículo furtado em Patos e prende acusado

Policiais Militares pertencentes a 4ª Companhia sediada no município de Teixeira prenderam na noite da última terça-feira, (29), um jovem acusado de furtar um veículo na cidade de Patos.

O veículo é de propriedade de Gilberto Sousa Lucena e havia sido furtado há alguns dias.

Após denúncias anônimas dando conta que o referido veículo circulava no município de Maturéia, a Polícia realizou diligências e conseguiu localizar o automóvel  modelo Fiat, cor vermelha, Placas HUP-6672, abandonado próximo a um bar na estrada que liga Teixeira à Maturéia.

O acusado de praticar o crime, Emerson da Silva Morais, de 19 anos, residente no bairro Monte Casteto em Patos, também foi localizado e confessou à Polícia a autoria do delito.

O jovem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos e entregue as autoridades competentes para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
 
Fonte: maispatos.com

Jovens realizam campanha para ajudar animais de ruas, em Patos


Laizy Paiva e Jordânia Xavier são duas jovens estudantes da cidade de Patos (PB), que há mais de três anos vem realizando um trabalho voluntário junto aos seus amigos, que a cada dia vem recebendo respeito e admiração de várias pessoas, pela coragem e garra das suas ações, geralmente propagadas através das redes sociais, pois juntas, elas cuidam de mais de 80 animais de ruas, que sofrem o preconceito do abandono pela sociedade.

Ao todo são mais de 50 gatos e 30 cães de ruas, onde elas dão assistência de alimentação, castração e campanhas de adoção. Para poder manter esse trabalho, as duas “amigas dos animais” estão realizando uma campanha chamada “Adoto, amo e cuido”, que através das redes sociais, estão recebendo doações de ração e remédios para cuidar dos animais, assim como vendendo camisetas, assinadas pelo artista visual Junior Misaki, sobretudo, na maior parte da arrecadação desse produto será revestida em alimentos e castrações para esses animais. 

Segundo Jordânia Xavier, o problema de maus-tratos com animais sem raça definida, está crescendo a cada dia na cidade de Patos (PB). “As pessoas ainda tem preconceito com animais popularmente chamados de “vira-latas” mas é preciso quebrar essa cultura, pois um animal adotado pode lhe trazer tanto ou mais alegria, do que um animal comprado em pet shop, é preciso também cuidar após assumir a responsabilidade de ter um animal, pois eles não são brinquedos e precisam de atenção e carinho”, salientou. 

“Até animais de grande porte já nos arriscamos a cuidar, como uma jumenta “Josefina” que resgatamos morrendo por fome, abandonada num terreno baldio, próximo ao hospital universitário, onde com ajuda de amigos cuidamos e encontramos um cuidador para não ter que devolvê-la as ruas”, relatou Laizy Paiva. 

As camisetas estão custando R$25,00 (vinte e cinco reais) nas cores branco e preto, e podem ser encomendadas com as próprias voluntárias, pelos telefones: (83) 9645-1954 (Laizy) e (83) 9961-3289 (Jordânia). Lembrando que as duas amigas não recolhem animais abandonados e doentes, apenas trabalham de forma voluntária ajudando os animais que já estão em tratamento.
Fonte: http://www.maispatos.com/

Patos recebe em julho R$ 1,8 milhão de FPM. Veja os números para os principais municípios da PB

Os prefeitos dos 223 municípios da Paraíba receberam, ontem, R$ 34,4 milhões, referente ao terceiro (último) repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês. Somados aos decênios dos dias 10 e 20, as prefeituras fecham julho com R$ 128 milhões do FPM, já descontada a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
No comparativo, houve um crescimento de 8,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, em termos reais, levando em conta a inflação, revela a Confederação Nacional dos Municípios. Em julho, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), recebeu a maior fatia do FPM, na ordem R$ 16,5 milhões, seguido pelo gestor de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), que percebeu R$ 4,5 milhões. Para o município de Santa Rita, administrado por Severino Alves (PR), mais conhecido como Netinho de Várzea, o governo federal transferiu neste mês mais de R$ 2 milhões.
Por sua vez, os prefeitos Expedito Pereira (Bayeux) e Francisca Motta (Patos) receberam de FPM, em julho, R$ 1,8 milhão e André Gadelha (Sousa) recursos na ordem de R$ 1,5 milhão. Já Leto Viana (Cabedelo), Zenóbio Toscano (Guarabira) e Denise Araújo (Cajazeiras) perceberam do FPM, no mês, R$ 1,35 milhão.
As 136 menores cidades da Paraíba, enquadradas no coeficiente 0.6 do FPM, embolsaram, em julho, pouco mais de R$ 350 mil. Nesse grupo, estão Pedra Branca, Boa Vista, Aparecida, Baía da Traição, Cabaceiras, Cachoeiras dos Índios, Cubati, Cuité de Mamanguape, Riachão, Prata e Serra da Raiz, entre outros.
MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA
Nos dias 5 e 6 de agosto, haverá Mobilização Permanente em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) quer o apoio dos gestores para a articulação de três pontos importantes no Congresso Nacional. Todos em benefício das administrações municipais. Por isso, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, espera contar com a participação de um bom número de prefeitos, assim como ocorreu em ações anteriores.
O primeiro item a ser trabalhado é a votação da proposta que aumenta o FPM por parte da Comissão Especial na Câmara dos Deputados. Na última reunião do grupo, em 16 de julho, ficou decidido que a votação seria no dia 5 de agosto, provavelmente às 15h.
O texto a ser votado pela Comissão é o parecer do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), favorável à elevação do FPM em 2%. Os gestores devem estar presentes para pressionar a aprovação.
LEI DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Por último, a Mobilização Permanente almeja a prorrogação do prazo estabelecido pela Lei dos Resíduos Sólidos – que determina o fim dos lixões. Sabe-se que a maioria dos municípios não cumprirá o prazo – dia 2 de agosto – por diversas dificuldades.
Assim, a CNM tenta aprovar emenda sugerida pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) à Medida Provisória (MP) 649/2014.
Na emenda, o deputado pede a prorrogação do prazo por mais oito anos, a fim de assegurar aos governos municipais tempo hábil para fechar os lixões e destinar os resíduos para aterros sanitários. 
Além de todas as obrigações impostas na lei, este tema tem tido grande repercussão nacional e é motivo de preocupação por parte dos gestores.

Fonte: http://www.patosonline.com/

Secretaria Municipal de Educação capacita merendeiras

O Núcleo de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Patos (PB) realizou nos dias 29 e 30 de julho, Formação para Merendeiras (os) – Boas Práticas na Alimentação Escolar 2014, no auditório da Secretaria de Educação. 
A nutricionista e coordenadora PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do município de Patos, Rochelli Neves de Lucena, ministrou as aulas. De acordo com a nutricionista, o treinamento almeja garantir a segurança alimentar e tornar cada vez melhorar a merenda ofertada aos alunos da rede municipal de ensino.  
“Nesse encontro com merendeiros e merendeiras do município de Patos nós repassamos para eles os cuidados, as técnicas no preparo e na manipulação de alimentos com as discas de higiene, o pré preparo, o recebimento dos alimentos, como é que deve ser o armazenamento, a forma de preparo, bem como a distribuição dos alimentos. Além de que, também, falamos sobre as condições de higiênico-sanitário que os alimentos necessitam para que nós tenhamos uma refeição de qualidade”, explicou Rochelli. 
Para a merendeira Maria da Paz da Silva Araújo, a formação serviu para trocar experiência e melhorar ainda mais os conhecimentos no preparo dos alimentos. “Foi ótimo. Cada vez mais a gente vai aprendendo mais coisas, e o que foi repassado aqui a gente vem tendo o maior cuidado, principalmente com a higiene, para preparar uma merenda gostosa para as crianças”, disse Maria da Paz. 
O auxiliar de serviço, José Ailton Nobre da Silva, disse que saiu preparado da formação para cuidar bem de uma cozinha. “O aproveitamento foi cem por cento, eu agora acho que eu já estou garantido, já tem mais experiência no ramo de cozinha, como não tinha, por ser homem era criticado, mas agora eu sei mexer com a cozinha como as mulheres sabem”, concluiu Ailton. 
O encontro reuniu 67 merendeiros das escolas e creches municipais, que receberam treinamento sobre cuidados no preparo e na manipulação de alimentos, bem como controle higiênico-sanitário. Na oportunidade, os participantes receberam material didático, certificados, tocas e aventais para serem utilizados no dia a dia do trabalho na escola.
Fonte: http://www.patosonline.com/

Promotora esclarece processo de desobstrução de espaços públicos em Patos

Diante da discussão que se tornou debate em todos os locais da cidade de Patos, a Promotora Dra. Fábia Cristina, que responde pela Promotoria do Meio Ambiente e da Defesa dos Bens de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Urbanístico e Paisagístico, concedeu entrevista sobre a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para desobstrução de espaços públicos no município.
A Promotora explicou que as medidas presentes na recomendação do MPE são para que as leis existentes em âmbito Federal, Estadual e Municipal possam ser cumpridas na cidade de Patos garantindo assim o equilíbrio nos logradouros que notadamente estão fora dos padrões estabelecidos para garantir fluidez nas vias.
Com relação às barracas nas Ruas José Genuíno e demais imediações dos Mercados Darcílio Wanderley e Juvino Lilioso, ambos pertencentes à Prefeitura Municipal de Patos, Dra. Fábia Cristina relatou que serão discutidos caso a caso, pois é necessário um local adequado de comercialização para as pessoas que estão há muitos anos naqueles locais.
“A recomendação do Ministério Público é para que o município faça a uma adequação e ocorra a desobstrução desses espaços públicos em obediência ao que determina as leis municipal, federal e estadual, mais especificamente o Código de Postura do Município em seu artigo 104, que determina que o município pode, em determinadas situações, a autorizar por meio e uma licença a utilização de espaços públicos, desde que essa utilização não atrapalhe o passeio do pedestre”, relata Dra. Fábia Cristina.
Perguntada sobre o porquê da dificuldade em lidar com a situação de ocupação de espaços públicos, a Promotora respondeu: “Existe a questão cultural. Embora Patos tenha crescido continua-se como se fosse uma cidade de 10 mil habitantes. A própria sociedade tem que se convencer de que precisamos tratar Patos como uma cidade grande e de grande porte que ela é. Além disso, da conscientização da própria sociedade, precisamos de uma fiscalização mais efetiva dos órgão, principalmente municipal”, diz Dra. Fábia Cristina.
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

'É um passo atrás em termos de conteúdo', diz EA sobre 'Fifa 15'

Ibrahimovic chuta ao gol em 'Fifa 15' (Foto: Divulgação/Electronic Arts)
O futebol brasileiro sofreu mais um duro golpe este ano, mas dessa vez não é por falta de qualidade ou de vontade dos atletas e, sim, por uma questão jurídica. O game de futebol "Fifa 15", da Electronic Arts, não terá clubes e jogadores do campeonato brasileiro por conta de uma questão de direitos dos atletas que atuam no país. Por não ter segurança legal, podendo ser processada pelos jogadores, o conteúdo voltado ao Brasil foi retirado do game ate que a situação seja resolvida.
"É um passo atrás em termos de conteúdo, mas o jogo segue bom. Acho que esse é o ponto crítico para nós. Não estamos felizes com esta decisão, mas queremos contornar o problema o quanto antes para trazer o conteúdo brasileiro para 'Fifa'", afirma Jonathan Harris, diretor da Electronic Arts no Brasil, ao G1. Norte-americano que vive há muitos anos no Brasil, ele também lamenta o fato de não poder jogar com seu time do coração no game.
Harris afirma que os contratos com os clubes brasileiros estão mantidos, mas que nunca foi cogitado colocar em "Fifa 15" os times reais com atletas de nomes falsos. "Isso nem passou pela nossa cabeça. Não podemos lançar clubes oficiais com jogadores com nomes falsos. 'Fifa' é autenticidade, é conteúdo oficial. Mesmo tendo contratos com os clubes, sem os jogadores estamos sem essa possibilidade"."Nos importamos muito com o mercado e os jogadores brasileiros. Não estamos felizes, mas foi uma decisão necessária".
A seleção brasileira e seus atletas segue intacta em "Fifa 15", mas fica a dúvida para convocações futuras de jogadores que atuam em clubes brasileiros.
Diferentemente de países como Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, que possuem ligas que representam equipes e atletas, o Brasil não tem um órgão desse tipo. Isso obriga a EA a negociar diretamente com os clubes, ano a ano, os direitos de imagem dos jogadores para colocá-los no game.
O executivo afirma que a complexidade de incluir os atletas posteriormente ao lançamento do jogo é algo "muito difícil" e, por isso, descarta uma atualização ou "patch" que inclua este conteúdo em "Fifa 15"."Nos anos anteriores negociamos com cada clube individualmente e era só questão de prazo para ter o contrato assinado e garantir que ele estivesse dentro do jogo", explica Harris. "Agora, não está clara a questão sobre direitos dos jogadores e, por este motivo, retiramos o conteúdo brasileiro do jogo até termos uma definição mais clara. Temos que ter a segurança de que estamos seguindo todas as regras. Isso é importante para nós. Não fazemos nada 'mais ou menos', tem que estar tudo certo".
Questão legal
Jonathan Harris explica que o problema apareceu durante um processo de revisão de conteúdo pela Electronic Arts. "Durante este processo, em que eram revisadas as questões legais do conteúdo de 'Fifa 15', uma das coisas que surgiu foi a questão dos direitos dos jogadores. Como no Brasil não temos uma liga como em outros países, ficou essa dúvida. Vimos que havia dúvidas em relação à nossa segurança jurídica para sabermos se está tudo certo com o uso dos jogadores brasileiros, então resolvemos tirar do jogo. E algo que está correndo, não apareceu do nada."

"Esperamos não perder nenhum fã de 'Fifa'. Mesmo com a gente reforçando, e muito, o conteúdo brasileiro no game nos últimos anos, a gente sabe que a grande maioria dos jogadores joga com outros times, com clubes europeus, por exemplo. E todo este conteúdo a gente tem. Então, apesar de a gente perder em um aspecto que consideramos importante, a soma de tudo o que o game traz ainda é suficiente para atrair o gamer brasileiro que quer e vai jogar 'Fifa', ainda mais porque a experiência de jogo continua muito agradável".Ao ser questionado sobre a preferência dos fãs brasileiros, que não poderão jogar com seus clubes do coração em "Fifa 15", Harris disse que espera que a ausência do Brasileirão não afete as vendas, mas que a "grande maioria dos jogadores brasileiros joga com outros times".
Em 2013, "Fifa 14" foi um dos jogos mais vendidos de 2013, superando o concorrente "Pro Evolution Soccer 2014" e obtendo, segundo Harris, 60% de market share no país.
G1

Governo oferecerá intercâmbio a 500 profissionais de ciências humanas

Ministra da Cultura, Marta Suplicy, anuncia 500 bolsas para interessados em áreas de humanas. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
O Ministério da Cultura anunciou nesta quinta-feira (31) a abertura de dois editais públicos para oferecer bolsas de estudo no exterior e patrocinar a participação em eventos culturais organizados fora do país a cerca de 500 profissionais de diversas áreas que não são atendidas pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras.

Os editais do Conexão Cultura Brasil foram publicados nesta quinta no "Diário Oficial da União". A iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Educação.
O governo federal custeará passagem de ida e volta e as diárias, que somadas chegam a até R$ 30 mil por aluno (para cursos de três meses). Segundo o Ministério da Cultura, o programa custará R$ 4 milhões aos cofres públicos. Os candidatos que forem selecionados irão viajar ao exterior a partir de novembro deste ano.
As áreas contempladas pelo programa são música, teatro, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares, literatura, TV, rádio, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, artesanato, turismo, dentre outras.

Serão oferecidos cursos e estágios no Instituto Europeu de Design (Itália e Espanha), Federculture da Itália, Universidade de Bolonha (Itália), British Council (Reino Unido), Royal Shakespeare Company (Reino Unido), Barbican Centre (Reino Unido), SouthBank Centre (Reino Unido), The Global Centre (Reino Unido), BBC Scottish Symponhy (Reino Unido),  Science Museum (Reino Unido) e o Festival de Edimburgo (Escócia).De acordo com o Ministério da Cultura, não há um pré-requisito definido e nem uma idade-limite para concorrer a uma vaga. Para se habilitar às bolsas de estudo, o interessado deve obter uma pré-aprovação de uma das universidades credenciadas.

De acordo com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, não é necessário ter diploma, porém, será exigida experiência prévia na área escolhida.
“O pré-requisito é experiência na área, algumas áreas exigem diploma. O critério está na mão da universidade. Tem instituição que exige que saiba a língua e tem instituição que não exige”, explicou a ministra.
Após garantir a autorização da instituição de ensino estrangeira, o estudante será submetido a uma banca, no Brasil, composta por representantes de secretarias ligadas ao Ministério da Cultura.
Os interessados em cursos que começarem em dezembro, devem se inscrever até o dia 1º de outubro. Para cursos de janeiro a março, as inscrições vão até 7 de novembro.
Quanto aos eventos, serão três os oferecidos: a feira de música WOMEX 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro deste ano; o festival de artes cênicas Santiago a Mil, no Chile, de 3 a 18 de janeiro de 2015; e o ARCO Madrid, na Espanha, uma feira de arte contemporânea que vai de 25 de fevereiro a 1º de março do ano que vem. Esse edital levará delegações de até 60 empreendedores para participar dos eventos. 
“É dar oportunidade para o jovem brasileiro se qualificar nas artes, porque hoje, no mundo moderno, as pessoas não querem fazer só advocacia e medicina, a economia criativa é o século 21”, completou a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
O projeto piloto do programa Cultura Brasil foi o envio de 100 empreendedores culturais para o I Mercado de Indústrias Criativas dos Países do Mercosul (MICSUL) em Mar Del Plata, Argentina, em maio deste ano, informou o Ministério da Cultura.
“Bônus por UF”
Para “minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais”, segundo o texto do edital do governo, os projetos das regiões Norte, Nordeste, de alguns estados do Centro-Oeste e o Espírito Santo vão receber uma pontuação extra, um chamado “bônus pela unidade federativa”.

Vão receber 2,5 pontos extras os estados do Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima; do Nordeste: Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; do Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Espírito Santo.

Ceará, Goiás e Pernambuco recebem 2 pontos; Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina vão ganhar 1,5; Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, 1 ponto; e projetos dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo 0,5.

Contrapartida
Segundo a ministra Marta Suplicy, vai haver um contrato que obrigue o bolsista a compartilhar no Brasil o que a pessoa aprendeu no exterior. Ainda não há definições sobre como vai ser isso, mas o governo é otimista de que não vai "ter problemas em direcionar" o retorno da pessoa contemplada pelo curso.

“Quando volta, vai dar uma oficina do que ele aprendeu lá, vai fazer um show, vai de alguma forma fazer essa contrapartida, porque ele recebeu do governo brasileiro uma oportunidade extraordinária […] Tem um contrato né. Ele tem um contrato de ida, de volta e de contrapartida. Ele tem um contrato que ele vai fazer essa prestação depois que ele voltar”, afirmou a ministra.
Para se inscrever nos editais, os interessados podem acessar aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail intercambio.sec@cultura.gov.br.
G1

Garota foge de SP para encontrar 'namorado virtual' na Bahia, diz mãe

Menina deixa Itatiba e vai pra Ilhéus na Bahia (Foto: Arquivo Pessoal/ Reinalda dos Santos)
A Polícia Civil de Itatiba (SP), a cerca de 80 quilômetros de São Paulo, investiga o desaparecimento de uma adolescente de 16 anos. Segundo informações da polícia, a estudante Aline Araújo Nerasti está desaparecida desde a manhã de quarta-feira (30).
O boletim de ocorrência foi registrado pela mãe, Reinalda dos Santos, na manhã do mesmo dia.
Em entrevista ao G1, ela diz que rodou a cidade toda em busca da jovem. "Procurei em pontos de ônibus, hospitais e outros locais. Quando peguei a conta de celular, encontrei ligações para números em Campinas, que eram de taxistas. Liguei para os taxistas e eles contaram que levaram a Aline até Viracopos", conta.
A mãe diz que entrou em contato com a companhia aérea, que confirmou o embarque da garota em um voo que saiu às 12h de Campinas, na quarta-feira, com destino a Salvador.
Reinalda acredita que a filha tenha fugido com destino a  Ilhéus (BA), a mais de 1.200 quilômetros de distância, para encontrar o namorado que conheceu pela internet há mais de um ano. “Ela conversa com esse menino há bastante tempo. Nós sabíamos desse relacionamento porque ela brigava bastante com ele”, diz.
Segundo o delegado Fernando Inawaga, a polícia ainda não tem a confirmação que a jovem está na Bahia. O caso vai passar a ser investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP).
Sem conseguir falar com a filha há mais de 24 horas, Reinalda diz que está aflita. "Só quero saber como ela está, se ele está bem e se é isso que ela quer”, desabafa Reinalda.
*Com colaboração de Theillyson de Rocco
G1

Americano escapa por pouco de 'machado voador' em rodovia

Passageiro levou susto ao quase ser atingido por 'machado voador' em rodovia de Massachusetts, nos EUA (Foto: Massachusetts State Police/AP)
O passageiro de um carro no estado de Massachusetts, nos EUA, escapou por pouco de um incidente perigoso e levou um susto enorme quando um machado se soltou de um caminhão de jardinagem que trafegava logo à frente, e atravessou o parabrisa do veículo onde estava.

De acordo com a polícia, o passageiro estava muito assustado, mas felizmente não se feriu no acidente. O machado ficou preso no vidro, porém não atingiu o homem.
O motorista do caminhão, que mora na cidade de Peabody, foi multado por não acondicionar corretamente o equipamento no veículo, e deverá pegar US$ 200 pela imprudência.
G1

Grávida e marido vivem há um mês em jazigo ao lado do túmulo da filha

Casal diz que irá procurar outro mausoléu caso tenha que sair (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
Grávida e sem ter onde morar, Sandra da Silva, de 25 anos, encontrou abrigo no Cemitério Santa Cruz em Guajará-Mirim (RO), município a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Ela vive junto com o marido, Josiano Cavalcante, de 23 anos, em um jazigo. O casal já está no local há cerca de um mês. Segundo ela, a família, dona do mausoléu, registrou um boletim de ocorrência e pede a saída deles.

Tudo começou quando os dois foram visitar o túmulo da filha que morreu afogada num balde de água em outubro de 2013 e perceberam o jazigo aberto. Com a oportunidade, os dois decidiram fixar moradia ali mesmo porque já estavam há dois dias na vivendo na rua.
À época da morte da filha, eles moravam em um barco de uma empresa que faz o transporte de passageiros entre Guajará-Mirim e Surpresa, distrito do município onde moram os pais de Josiano. "Depois do que aconteceu com a nossa filha desanimamos de tudo. Eu rezo quando fico perto da bebê, porque ela está na paz", revela Josiano. Os dois não falam sobre a morte da criança e também não explicam como moravam no barco e nem se trabalham para a empresa.
No jazigo invadido por eles, o casal dorme em um colchão no chão. "Em cima do defunto é desrespeito", enfatiza Josiano que durante o dia sai para catar latinhas. Sandra fica cuidando da "casa" e tenta manter tudo limpo e organizado. Eles usam o túmulo para colocar enfeites. Como o cemitério tem água encanada, eles a usam para beber, lavar roupa e tomar banho. Com uma ferida na perna exposta a moscas, ela termina faxina diária e passa o restante do dia sentada num túmulo cuidando da sepultura de sua filha.
Jazigo fica próximo a túmulo da filha do casal (Foto: Dayanne Saldanha/G1)Sem ter feito nenhum exame médico, Sandra acredita que já esteja para completar nove meses de gestação. Ela afirma ter família no Mato Grosso e há cerca de três anos não fala com eles, por falta de condições. Os vizinhos do cemitério ajudam os dois e dizem que a família de Josiano já foi diversas vezes tentar tirar o casal de lá, mas eles se recusam a sair. Alguns vizinhos também afirmam que eles são usuários de droga, mas não incomodam ninguém.Ele diz que pretende ir para Tangará da Serra (MT), município onde vive a família de Sandra, mas não tem recursos para custear a viagem. "Quero voltar para Mato Grosso, mas as passagens estão cada vez mais caras", lamenta ele. Sandra diz que saiu de lá há cerca de três anos e com o tempo, perdeu o contato
A família dona do mausoléu pede a saída do casal, segundo Sandra. "Se vierem tirar a gente, nós vamos procurar outra sepultura para ficar", afirma Josiano ressaltando que a Polícia Militar já esteve no local e pediu que eles deixassem a sepultura.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ester Lopes, afirmou que desconhecia a situação do casal, mas garantiu ao G1 que irá tomar providências com urgência.
G1

Tribunal Regional Eleitoral veta 15 pedidos de candidaturas no RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) havia indeferido 15 pedidos de candidatura, sendo 14 para o cargo de deputado estadual e um para deputado federal até a manhã desta quarta-feira (31). Segundo o tribunal, os registros foram negados por problemas na documentação apresentada, como falta de certidões de antecedentes criminais e desincompatibilização de cargo público fora do prazo. Os candidatos indeferidos podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.
De acordo com o TRE-RJ, tiveram a candidatura indeferida: Alonsimar de Oliveira Pessanha (PTC); Ana Cristina de Souza Teixeira Martins (PTC); Carlos Alexandre de Oliveira (PTC);
Carlos Henrique de Souza da Silva (PC do B); Cláudia Valéria Dias dos Santos da Silva (PRB); Elias José Alfredo (PSTU); Elisabete Monteiro (PRB); Gracia Maria Baptista Cordon (PTC); Jonas Ferreira da Costa Junior (PTC); José Joaquim Madeira (PSC); Juçara Santos Cipriano da Silva (PTC); Marco Aurélio Nicolet de Andrade (PSC); Nilton Salomão (PT); Paulo Mauricio da Cruz Mascarenhas (PTC), além de Janaina do Nascimento Miranda (PR), que entrou com pedido para o cargo de deputada federal.

De acordo com o site do TSE, 1.987 pedidos de candidatura foram feitos ao TRE para deputado estadual e 1.068 para deputado federal pelo Rio de Janeiro.
G1

Serra Leoa declara estado de emergência por causa do ebola

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, declarou nesta quinta-feira (31) estado de emergência pública no país devido ao pior surto de ebola já registrado, que já causou mais de 220 mortes até o momento em seu território.
"Os desafios extraordinários necessitam de medidas extraordinárias", afirmou Bai Koroma em mensagem dirigida à nação.
O presidente também anunciou ter cancelado sua viagem na próxima semana à cúpula África/Estados Unidos em Washington, mas indicou que participará de uma cúpula regional na vizinha Guiné para analisar a situação junto a representantes de Guiné, Libéria e Costa do Marfim.
Além de decretar o estado de emergência, Koroma anunciou outras medidas, como colocar em quarentena as áreas afetadas pelo ebola, mobilizar forças de segurança para proteger as equipes médicas e proibir as reuniões públicas, assim como lançar uma busca em cada casa pelos possíveis infectados pela doença.
Os ministros e outros representantes governamentais não poderão sair do país, salvo para "compromissos absolutamente essenciais", declarou Koroma.
Estas medidas terão uma duração de 60 a 90 dias, embora possam ser alteradas.
Balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o número de casos aumentou para mais de 1.300 casos na África Ocidental. No total, até 27 de julho, 729 pessoas morreram vitimadas pelo ebola, entre elas 47 em apenas quatro dias.
Entre 23 e 27 de julho, foram registrados 122 novos casos (confirmados, prováveis e suspeitos) e foram notificadas 57 mortes na Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa, acrescentou a OMS.
A organização anunciou nesta quinta que lançará, junto com os governos da região, um plano de resposta ao ebola com US$ 100 milhões em recursos.
O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A febre que provoca se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio.
G1

Premiê diz que Israel vai destruir túneis de Gaza com ou sem trégua

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (31) que seu país está determinado – independentemente dos esforços para um cessar-fogo em Gaza – a completar a destruição dos túneis que os militantes palestinos construíram sob a fronteira entre o enclave palestino e Israel.
“Estamos determinados a completar esta missão com ou sem um cessar-fogo”, disse Netanyahu em um discurso durante uma reunião de gabinete em Tel Aviv. “Não irei concordar com qualquer proposta que não permita que o Exército de Israel complete esta importante tarefa para a segurança do país”.
Segundo Israel, os túneis são usados por militantes do Hamas para lançar ataques contra o território israelense.
O general Sami Turgeman, chefe das forças israelenses em Gaza, disse nesta quarta-feira (30) que eles estão “a alguns dias de destruir todos os túneis.”
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...