quinta-feira, 23 de maio de 2013

Caseiro de juiz é achado morto com sinais de violência na PB, diz polícia


Caseiro foi encontrado morto na casa de juiz (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O caseiro de um juiz foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (22) no Poço, emCabedelo, cidade da Grande João Pessoa, segundo o delegado Ademir Fernandes. Ainda de acordo com o delegado, o corpo foi achado dentro da casa onde ele dorme, na propriedade do juiz.

O delegado Ademir explicou que um vizinho o procurou pela manhã e não achou. Ele voltou a procurar pelo caseiro durante a tarde e percebeu que a porta da casa onde ele dorme estava aberta e parte do corpo dele estava aparecendo, como se ele estivesse desmaiado.

O próprio juiz acionou a Polícia Militar, conforme explicou Ademir. De acordo com o delegado, há sinais de violência no corpo do caseiro e a perícia está fazendo um trabalho cauteloso para apurar o crime.

G1pb

Pacientes do Norte e Nordeste vão ao interior de SP para tratar câncer


Rosemar foi diagnosticada com carcinoma de base de língua (Foto: Fernanda Testa/G1)
As vidas de Rosemar Rodrigues Barbosa, de 25 anos, e de Jaciara de Lima Cosmo, de 18 anos, fogem totalmente da rotina de qualquer outra jovem mulher. Moradoras de Vilhena (RO) e Sousa (PB), respectivamente, as duas se deslocaram para Ribeirão Preto (SP) no começo de 2013 com o mesmo objetivo: buscar tratamento para o câncer. Pacientes no Hospital das Clínicas (HC), Rosemar e Jaciara fazem parte dos 6% dos atendimentos do hospital que contemplam pessoas fora do eixo da cobertura regional da instituição. Ambas começaram o tratamento no hospital menos de 20 dias após o diagnóstico da doença.
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto recebe, a cada ano, cerca de 3,5 mil novos pacientes em tratamento contra o câncer.
Rosemar sofre de um carcinoma de base de língua - um tipo de câncer que ataca a língua e a região do pescoço. Ela teve o diagnóstico da doença já em Ribeirão Preto, no dia 14 de fevereiro, e começou o tratamento sete dias depois, no dia 21 de fevereiro. A trajetória da paciente até chegar a Ribeirão, no entanto, foi árdua. "Tudo começou com uma afta, em outubro do ano passado. Eu estava em Vilhena ainda. Fui à farmácia, comprei remédios para fazer bochecho e a ferida sumiu. Mas depois voltou tudo de novo. Eu ia a vários médicos na rede pública, mas todos diziam que era só uma afta e me receitavam antibióticos", lembra.
O médico solicitou uma biópsia à paciente. "Ele disse que iria viajar, e que quando ele voltasse era para eu passar por ele.  Ele me encaminharia para internação caso fosse um tumor", diz. Um dia antes de fazer o exame, Rosemar foi atendida por outro profissional, amigo de sua chefe. "Esse médico era um dentista especializado em cirurgia de cabeça e pescoço. Ele disse que meu caso era muito sério e que eu não podia ficar em Vilhena. Ele me deu um encaminhamento para ir para o hospital. Fiquei três dias esperando uma vaga em Porto Velho, mas não consegui. Foi aí que ele me aconselhou a  procurar outro lugar, porque em Porto Velho não havia nem previsão de fazer a biópsia", conta.De médico em médico, Rosemar passou três meses com o problema, que nunca melhorava. Em janeiro deste ano, recebeu um encaminhamento para uma consulta com um otorrinolaringologista. "Fiz um tratamento no otorrino por 10 dias e não melhorou. Foi aí que ele disse que poderia ser um tumor. A ferida estava aumentando e a minha língua foi inchando. Eu tinha até dificuldade para falar", afirma.
Ainda sem confirmação da doença, Rosemar pensou em procurar tratamento em Barretos (SP). "Uma parente de uma amiga mora em Ribeirão, e eu consegui ficar hospedada na casa dessa mulher. Eu iria passar a noite em Ribeirão e ir para Barretos. Cheguei no dia 1º de fevereiro. Só que cheguei a Ribeirão muito mal, e já tive que ir a um pronto-socorro", diz. No dia 3 de fevereiro, Rosemar passou mal novamente. "Passei por três médicos, que me avaliaram e pediram minha internação no HC. Fui internada na segunda-feira, 4, fiz a biópsia, e no dia 14 de fevereiro constatou-se o câncer", afirma.
Rosemar deixou Roraima e veio em busca de tratamento no HC de Ribeirão (Foto: Fernanda Testa/G1)
Após a confirmação da doença, Rosemar passou ainda por exames de ressonância na garganta para detectar se o câncer já havia afetado as cordas vocais. No dia 21 de fevereiro, data da primeira consulta na oncologia, a paciente já foi encaminhada para a quimioterapia. "Eu estava muito debilitada. Naquele dia eu já fiz a primeira sessão. Não conseguia me alimentar, tiveram que colocar sonda", lembra. Após as três primeiras sessões de quimioterapia, a paciente começou a combinar o tratamento com radioterapia.
"Hoje me sinto muito bem. Desde a primeira sessão de quimioterapia eu estou bem melhor. Convivo com pessoas agora que passam pela mesma situação. Não tenho o que reclamar sobre o hospital. O atendimento é ótimo. Somos bem acolhidos em tudo. Tenho muito a agradecer a todo mundo que me ajudou em Ribeirão. Se eu ficasse lá (em Vilhena) mais tempo, eu não estaria mais aqui hoje", diz.
Em Ribeirão Preto, Jaciara recebeu o diagnóstico de um linfoma Hodgkin (Foto: Fernanda Testa/G1)
Pela segunda vez
Com apenas 18 anos, é a segunda vez que Jaciara enfrenta o câncer. Em 2011, aos 16 anos, ela foi diagnosticada com um linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema imunológico do paciente. O primeiro tratamento aconteceu em um hospital de São Paulo (SP), onde a doença foi diagnosticada. Jaciara passou por sessões de quimioterapia de julho a novembro de 2011. Voltou para Sousa (PB), continuou com acompanhamento de um hematologista, até que em setembro de 2012 começou a sentir dores pelo corpo.

"Eram dores no quadril, que vinham à noite, sempre quando estava dormindo. O hematologista disse para aguardar um pouco, e que se a dor persistisse era para eu comunicá-lo. Nesse intervalo procurei uma reumatologista, que disse que eu estava com um desvio na perna. Ela me passou uma medicação para tratar o problema. A dor até aliviou, mas depois que eu parei a medicação as dores voltaram, e voltaram mais fortes. Falei com a médica, disse que já tinha tido o câncer, mas ela disse que não tinha chance nenhuma de ser a doença de novo", afirma.
De volta ao hematologista, Jaciara fez um exame de pet scan, uma tomografia que avalia as condições dos orgãos e tecidos do paciente. "Fiz o exame no dia 27 de dezembro. No dia 30, saiu o resultado de que a doença havia voltado. Foi muito difícil. Minha mãe ficou muito nervosa. Mas eu disse para acreditarmos, porque a fé continua. Já consegui vencer uma vez", diz.
O médico de Jaciara a encaminhou para outro hematologista, que sugeriu que ela procurasse o tratamento para o câncer no HC em Ribeirão. "Esse novo médico disse que meu caso era para transplante. E falou sobre o tratamento em Ribeirão. Disse que era muito bom, que tinha todo o recurso necessário para o meu caso", afirma.
Jaciara deu entrada no HC no dia 18 de janeiro. Conversou com médicos, que pediram o material da biópsia que ela havia feito em 2011, em São Paulo. Após a análise do material, veio a notícia. "Eles me disseram que o meu linfoma não era um linfoma não Hodgkin. Era um linfoma Hodgkin. Eu me tratei de um câncer que na verdade eu não tinha. Cada sessão de quimioterapia que eu fazia na época, eram três dias internada. Aqui em Ribeirão eu faço as sessões e posso voltar para casa. Com esse novo resultado, talvez eu não precise mais  fazer o transplante", diz.
Jaciara - ao lado da mãe Josefa Patrícia Lima - saiu de Sousa (PB) para tratar o câncer (Foto: Fernanda Testa/G1)
O novo tratamento dá esperanças não só a Jaciara, mas a sua mãe, Josefa Patrícia de Lima, de 39 anos. "O hospital é excelente. O atendimento é bom, os médicos dão a assistência que precisamos. Não temos palavras para agradecer. Eu já vi minha filha muito mal. Hoje tenho muita fé e confiança nesses médicos", afirma.
Atendimento 
Segundo o coordenador de radioterapia do HC, Harley Francisco de Oliveira, o hospital é autorizado a receber até 6% de pacientes oriundos de regiões que ultrapassam a cobertura da instituição. "Apesar de o Estado custear o atendimento do HC, o sistema é único. Ele contempla que todo o cidadão tem direito ao atendimento gratuito. Somos obrigados pela lei maior do país a atender esses pacientes", afirma.

Após a determinação do governo federal de que todos os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem iniciar o tratamento do câncer em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico, Oliveira acredita que o volume de pacientes de outros estados possa vir a diminuir no hospital. "As instituições de outros estados vão ser mais pressionadas para se organizarem daqui para a frente. O que se espera, com essa lei, é que os pacientes não precisem mais sair de seus estados para conseguirem um atendimento de qualidade", afirma.
Segundo levantamento feito com pacientes de câncer de mama do HC em 2011, o tratamento oncológico era feito, em média, 47 dias após o diagnóstico da doença. Isso coloca o hospital dentro das determinações da lei, que valem a partir desta quinta-feira (23). No entanto, de acordo com Oliveira, o que deve ser levado em consideração não é só o início do tratamento, e sim a realização de todos os serviços a partir desse primeiro atendimento.
"O que vai acontecer é que os hospitais vão conseguir atender os pacientes em 60 dias. No entanto, vai haver uma fila interna dentro dos hospitais para o passo a passo dos procedimentos. No HC, por exemplo, o gargalo está na ressonância magnética, na radioterapia e no centro cirúrgico. Para fazer uma sessão de radioterapia, é preciso esperar 4 semanas na fila. E isso não acontece só em Ribeirão, mas em todo o Brasil. Será preciso rever a organização e a administração dos hospitais como um todo", explica.
G1pb

Municípios da PB têm até dia 30 para solicitar vistoria da Garantia Safra


O prazo de solicitação de vistoria e indicação do técnico vistoriador do Garantia-Safra 2013 se encerra no dia 30 deste mês. O alerta é feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap). Na Paraíba, para a safra atual, o programa conta com 98.327 mil agricultores familiares aderidos, em 177 municípios.
O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, informa que dos 110 municípios aderidos, 53 já concluíram a solicitação de vistoria, e ressalta que os agricultores aderidos ao programa nas cidades que não realizarem o processo até a data prevista não vão poder receber o benefício.
O seguro representa um investimento de aproximadamente R$ 5,7 milhões, por parte do Governo do Estado. “É um programa que vem tendo mais adesões a cada ano, garantindo a produção do agricultor mesmo quando as questões climáticas são adversas", acrescenta Marenilson Batista.O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com agricultores familiares, prefeituras e governos estaduais, que garante o benefício de R$ 760,00 para os agricultores familiares que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.

Dispensa de laudos
De acordo com a portaria nº 17/2013, publicada no Diário Oficial da União, está dispensada, excepcionalmente, a realização dos laudos amostrais nas lavouras dos agricultores familiares aderidos na Safra 2012/2013. A medida se aplica somente aos municípios que solicitaram vistoria e aos que os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicarem perda média igual ou superior a 50% das culturas de milho, feijão, arroz, algodão e mandioca.

G1pb

Detentos são transferidos de três penitenciárias da Paraíba, diz Seap


Uma operação montada pela Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) transferiu na manhã desta quinta-feira (23) nove detentos para o Complexo de Segurança Máxima Romeu Abrantes, o PB1. Os detentos foram transferidos da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Roger, da Penitenciária de Segurança Máxima de Mangabeira Geraldo Beltrão e da Penitenciária de Segurança Média Sílvio Porto, todas em João Pessoa.
“Esse tipo de articulação colocava em risco a segurança e a harmonia das unidades prisionais. Por isso, a necessidade das transferências”, acrescentou Arnaldo Sobrinho. O processo de articulação ficava ainda mais sólido com o apoio das visitas. "Como se não bastasse a comunicação desses presos com esses grupos criminosos, havia a atividade das visitas, encarregadas de levar recados e coisas do tipo", explicou Arnaldo Sobrinho.Segundo o gerente executivo da Seap, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, o serviço de inteligência da secretaria descobriu que os presos se comunicavam com grupos criminosos de fora das unidades prisionais.
Ainda de acordo com o gerente executivo da Seap, 25 agentes penitenciários, incluindo o grupo de escolta, foram envolvidos na operação de transferência. Os detentos transferidos cumprem pena por tráfico de drogas, homicídios, além de outros crimes.
“Como montamos essa operação com antecedência, percebemos que não houve necessidade de apoio policial. Com a ajuda do serviço de inteligência da Seap e com um planejamento, podemos afirmar que a operação foi um sucesso”, finalizou Arnaldo Sobrinho.
G1pb

Professores da rede estadual paralisam atividades na Paraíba


Os professores da rede estadual da Paraíba paralisam as atividades nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) em todo o estado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, cerca de 400 mil alunas estão sem aulas. Ao todo, são 16 mil professores e 6 mil funcionários que só retornarão ao trabalho na segunda-feira (27). A implementação do ponto corrido e a retomada do plano de carreira e remuneração estão entre as reivindicações da categoria, ainda de acordo com o sindicato.
Para o sindicalista, o rendimento fica ainda mais “achatado” pela não implementação de algumas reivindicações da categoria, como o ponto corrido. “Os trabalhadores em educação da Paraíba trabalham oito horas por dia, dois expedientes. Alguns voltam para casa e são obrigados a pagar passagem duas vezes. Se ficam, são obrigados a pagar alimentação, já que o governo não oferece vale-transporte ou alimentação”, afirmou o presidente do Sintep.Segundo Antônio Arruda, presidente do Sintep-PB, o cumprimento do piso salarial dos professores é outra reivindicação. “O piso nacional é de R$ 1.567 e o governo da Paraíba só paga R$ 1.175, o que é uma grande vergonha”, disse.
A criação de um plano de cargos, carreiras e salários é outra reivindicação. De acordo com o presidente do Sintep, professores com nível de doutorado podem ganhar o equivalente ao nível médio. “O nosso plano de carreira e remuneração simplesmente foi abandonado, o que é um verdadeiro desestímulo para a docência do estado”, declarou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação disse que, com relação à carga horária da categoria, o governo cumpre uma lei que determina 40 horas semanais para os servidores técnicos administrativos e de 30 horas semanais para os professores.
Com relação ao piso salarial do magistério, o valor mínimo praticado pela Paraíba é de R$ 1.204,15 para uma carga horária de 30 horas semanais mais um incentivo em forma de bolsa que o governo oferece, o que equivale a R$ 1.469,15. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, o valor determinado pelo Ministério da Educação e Cultura é de R$1.451,00 para uma carga horária de 40 horas semanais.
A Secretaria da Educação assegura ainda que os vencimentos são de acordo com nível de instrução de cada professor, além do incentivo concedido pelo governo do estado aos professores que estão em sala de aula, que é a Bolsa Desempenho, variando de acordo com a qualificação profissional, que vai de R$ 265,00 a R$ 610,00.
G1pb

Americano vira hit na web por andar de bicicleta levando gata no ombro


O americano Rudi Saldia, de 26 anos, faz sucesso na cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia (EUA), por andar de bicicleta levando sua gata de estimação chamada "Mary Jane" em seu ombro.
Um vídeo de Saldia publicado no YouTube recebeu mais de 1,2 milhão de visualizações.
Saldia disse que não tinha a intenção de se tornar famoso na Internet. Ele contou que filmou os passeios só para provar para sua mãe que ele estava cuidando de "Mary Jane".
"Ela gosta de ver tudo e ter o vento soprando em suas orelhas", disse ele, destacando que a gata adora ficar em seu ombro. "Ela fica em modo zen total", afirmou.
G1
  •  
Rudi Saldia virou hit na web para andar de bicleta levando gata no ombro (Foto: Matt Rourke/AP)
Vídeo de Saldia publicado no YouTube recebeu mais de 1,2 milhão de visualizações (Foto: Matt Rourke/AP)

Tigre passa por cirurgia para retirada de bola de pelos de quase 2 quilos


Um tigre passou por uma cirurgia na quarta-feira (22) em Clearwater, no estado da Flórida (EUA), para a retirada de uma bola de pelos de 1,81 quilo. O grande felino chamado "Ty" engoliu a grande quantidade de pelos enquanto se lambia.
Os veterinários descobriram a enorme bola de pelos depois de o tigre de 17 anos de idade passar por exames. O tratador Vernon Yates desconfiou que "Ty" não estava bem, quando o tigre passou a comer menos do que o habitual.
Segundo Yates, "Ty" só conseguiu comer entre 1,3 e 2,3 quilos de carne, em vez dos mais de cinco quilos habituais. Preocupado, o tratador levou o felino na segunda-feira ao veterinário. Após vários exames, os veterinários conseguiram detectar o problema.
G1
Veterinários retiraram uma bola de pelos de 1,81 quilo (Foto: James Judge/ BluePearl Veterinary Partners/AP)
Tigre Ty passou por cirurgia em Clearwater, no estado da Flórida (Foto: James Judge/ BluePearl Veterinary Partners/AP)

Fotos de donos com 'barba de gato' viram sensação na web


Uma nova mania que vem se espalhando pela web é conhecida como “cat beard” (ou barba de gato, em tradução livre), e consiste em tirar uma foto com um gato de forma que a parte debaixo do animal fique parecendo uma barba no dono.
Iniciada na rede social Tumblr em meados de 2011, a brincadeira se tornou bastante popular nas últimas semanas, e está presente em milhares de fotos no Instagram, usando a hashtag “#catbeard”.
G1
Fotos mostrando 'barba de gato' viraram sensação na web (Foto: Reprodução/Instagram/helenagard_)
Brincadeira consiste em fingir que parte inferior do animal é 'barba' do dono (Foto: Reprodução/Instagram/ tliciousz)
Criado por volta de 2011 no Tumblr, termo conquistou milhares de fotos no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/lilithchoseme)

    Homem joga dois cães pela janela de apartamento em Copacabana, no Rio


    Cães ficaram na calçada por horas até o fim do trabalho dos peritos (Foto: Gabriel Barreira / G1)
    Um homem jogou dois cães da janela do apartamento da própria mãe em Copacabana, na Zona Sul do Rio, por volta das 19h desta quarta-feira (22), e quase foi linchado por pedestres. Segundo a polícia e vizinhos, ele teria tido um surto e atirado os animais, das raças pastor alemão e poodle, do sexto andar do edifício na Rua Belford Roxo, próximo à Rua Barata Ribeiro, uma das principais vias do bairro. Os cachorros morreram na queda e permaneciam no local até as 22h20, para a realização da perícia.
    Segundo a delegada Soraia Santana, da 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado, o médico Rogério Povilaitis Dominguez, de 51 anos, foi autuado pela prática de abuso e maus tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98). Se condenado, a pena varia de três meses a um ano de prisão e multa, acrescido de um terço da pena, devido à morte dos dois animais. Ele será liberado nesta quarta, já que o crime não prevê prisão.
    No depoimento, de acordo com a delegada, o ortopedista disse que estava sozinho em casa e que um vulto teria "defenestrado" os cães. Na delegacia, parentes disseram que Povilaitis sofre de transtornos mentais.
    Rogério prestou depoimento após atirar os cães da janela (Foto: Gabriel Barreira / G1)
    Irmã é veterinária
    O homem estava na casa da mãe dele, de 80 anos, moradora do prédio. Maria de Lourdes Xavier, moradora do quinto andar, contou que ouviu um barulho forte, mas não olhou o que era na hora. Momentos depois, foi avisada pela filha e ficou surpresa. "Minha filha viu no Facebook e falou que tinha sido aqui na rua. Não acreditei", disse.

    Segundo ela, a mãe do médico tem um terceiro cachorro, que não estava no apartamento e a irmã dele seria veterinária.
    Até o perito da Polícia Civil ficou surpreso com o caso: “Nunca vi isso na minha vida. Foi a primeira vez que fiz um trabalho assim com animais. Procedimento é parecido com o de um lançamento [termo técnico para quedas]”, contou Satiro.
    'Eram animais dóceis', diz vizinho
    Outro vizinho, o estudante Paulo Miranda, disse que os cães eram amáveis, e que sempre brincava com eles no prédio. “Eram animais dóceis. Eu passava por eles, fazia carinho. Acho que eles eram adestrados, porque respondiam bem aos pedidos. Deve ter sido alguma briga de família e uma retaliaçã

    G1

    Criança que morreu em creche de SP será enterrada nesta quinta


    O corpo do menino de 2 anos que morreu nesta terça-feira (21) no Centro de Educação Infantil Cruz de Malta, em Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, será enterrado na manhã desta quinta-feira (23). O sepultamento de Richard dos Santos Nogueira irá ocorrer no Cemitério Campo Grande, na Avenida Nossa Senhora do Sabará, também na Zona Sul, onde a criança é velada desde a noite desta quarta (22).
    A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as causas da morte da criança.

    A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro emitiu uma nota lamentando o episódio. A diretoria também afirmou que está prestando toda a assistência necessária à família. O caso foi registrado no 97º Distrito Policial, de Americanópolis.
    Segundo a diretora da creche, o menino passou mal quando foi acordada por funcionários da unidade. O médico que fica no local foi acionado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado. Ainda segundo a diretora da creche, o garoto foi levado ao Hospital Artur Ribeiro Saboia, onde morreu.

    "Ele brincou normalmente de manhã, almoçou. Nós temos um video que mostra isso. Depois do almoço,  todas as crianças repousam e ele também. A professora foi chamá-lo e ele não respondeu. Ela percebeu que ele estava como que desmaiado. Ela imediatamente chamou socorro. Nós temos enfermagem. A criança foi atendida imediatamente. Chamou-se o Samu e os Bombeiros, que levaram a criança. Assim chegou no hospital, onde continuaram os procedimentos, mas finalmente viram que a criança não voltou." A causa da morte, segundo a diretora, foi "aspiração gástrica", disse a diretora da Entidade Mantenedora Associação da Cruz de Malta, Thereza Samaja, de 73 anos.

    Segundo a diretora, a criança tinha bronquite e aspirou a secreção do pulmão. "A criança tem um problema de bronquite. A secreção vai para o estômago. Em vez de sair pela boca, vai para outra via do pulmão. É muito triste, mas poderia ter acontecido em qualquer lugar", afirmou.
    Ainda de acordo com a diretora, a criança era atendida desde os quatro meses pela Cruz de Malta, que também oferece atendimento médico, e depois continuou matriculada na creche. "Nós temos a ficha de saúde dessa criança que apresenta várias intercorrências na área de saúde pulmonar. Uma criança que frequentemente tinha bronquite, tinha asma. Sempre foi muito bem acompanhada por nossos médicos e também pela mãe que é muito cuidadosa", afirmou.
    G1

    Com novo chip, notebook e tablet são guiados por gesto e identificam rosto


    Imagem do sistema de captura do rosto para notebooks e tablets, que rodam processadores AMD. (Foto: Divulgação)
    Uma nova família de processadores para notebooks e tablets dará aos aparelhos a capacidade de responder aos gestos dos usuários e de reconhecer o rosto dos donos para dispensar a necessidade de senhas de acesso.
    A novidade será apresentada em 4 de junho na Computex, uma das maiores feiras de inovação tecnológica do mundo, realizada em Taiwan. Mas a AMD, desenvolvedora dos chips, que abastece os recém-lançados Xbox One e Play Station 4, adiantou ao G1 alguns dos detalhes.
    “É uma nova era. O computador tem que começar a reconhecer o usuário. Esqueça a sua senha. Com essa tecnologia, é possível fazer um login muito mais seguro”, diz Roberto Brandão, diretor de tecnologia da empresa para América Latina.
    As novas funcionalidades, que remontam as bugigangas de filmes como “Minority Report” e “Homem de Ferro 3”, funcionam isoladamente em outros aparelhos, como o Kinect, acessório do Xbox que capta movimentos. No entanto, explica Brandão, é a primeira vez que um processador extrapola suas funções e passa a rodar também aplicações próprias de placas gráficas (como games, vídeos e atividades multimídia).
    Reconhecimento facial
    A primeira das novidades é a capacidade de o notebook ou tablet em que os processadores estiverem instalados reconhecer um rosto cadastrado, por meio de uma simples webcam. A partir disso, eliminará a necessidade de inserir senhas para inicializar o sistema operacional e para acessar sites, como o Facebook e lojas virtuais como a da Amazon e da companhia aérea American Airlines.

    Gestos podem ser usados para controlar as ações de notebooks e tables, que rodem processadores AMD. (Foto: Divulgação)
    De forma simplificada, Brandão explica que a tecnologia funcionará como um cookie, um arquivo de dados armazenado pelo navegador web que armazena informações dos usuários para que, por exemplo, não precise inserir senhas a cada acesso. Só que o passaporte será o próprio rosto. E não adianta tentar burlar o sistema utilizando fotos, que reconhece a diferença (Veja vídeo aqui).
    “Só não vai funcionar com aquelas mulheres que tiram 50 fotos, toda maquiada, e depois quer querer ser reconhecida ao acordar de manhã”, brinca Brandão.
    Sem controle remoto
    A outra novidade é a execução de tarefas por meio de gestos. É possível virar páginas de livros digitais, minimizar janelas em navegadores e controlar tocadores de mídia, por exemplo. A câmera passa a monitoras as mãos do usuário para convertê-los em comandos.
    Uma extensão dessa função é a transferência de vídeos que estejam sendo exibidos nos notebooks ou tablets para a televisão, sem precisar conectar fios ou tocar o controle remoto. Apenas com um gesto.

    Isso ocorre por meio do protocolo DLNA, já empregado em TVs para conectá-las a outros eletrônicos via wireless.
    As novidades são executadas pelas famílias de processadores Temash, Kabini e Richland. Segundo Brandão, os chips podem melhorar a duração das baterias. “Um notebook com uma bateria que dura seis horas pode ter rendimento elevado para em torno de sete horas, mas com capacidade de executar tarefas de 30% a 50% mais rápido.”
    “Desempenho bruto é muito importante em aplicações pesadas, como videogame, por exemplo, mas algumas pessoas usam os computadores para enviar e-mail e coisas mais simples. Antigamente, o consumidor perguntava quantos Ghz (Gigahertz) e qual memória o PC tinha. Hoje, ele pergunta qual é a aplicação.”
    Tablets
    As fabricantes HP, Accer e Sony já têm projetos de eletrônicos com os novos processadores, que devem ser apresentados no segundo semestre. Algumas brasileiras também têm o processador nos planos. Segundo a AMD, dois milhões de unidades já foram entregues.

    Segundo o executivo, o preço dos ultrabooks, notebooks potentes e finos, hoje em torno de R$ 2,5 mil e R$ 3 mil, “poderá cair à metade disso no Brasil”.
    Para a AMD, o declínio do mercado de PCs não chega a ser um problema. “O objetivo não é barrar o tablet, porque ele complementa a experiência do usuário de notebooks”, afirma Brandão. A empresa abastece os tablets da Microsoft, Toshiba, HP e Accer.
    G1

    Carros são soterrados por pedras gigantes na China

    Carros que estavam parados no estacionamento de um conjunto residencial em Zhuhai, na província de Guangdong, na China, foram soterrados por pedras gigantes que rolaram de uma encosta. O desmoronamento aconteceu nesta quarta-feira (22). Não há informações sobre feridos. Duas pessoas morreram na região desde sábado (18) devido às fortes chuvas. (Foto: Reuters)
       
    G1

    Presa por receptação, sequestradora de Pedrinho é transferida de delegacia


    Vilma Martins é presa em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1 e Weimer Carvalho/O Popular)
    A polícia transferiu de delegacia, na noite de quarta-feira (23), a ex-empresária Vilma Martins Costa, de 57 anos, presa com produtos furtados de uma clínica odontológica emGoiânia. Ela ficou conhecida há cerca de dez anos, quando foi condenada pelos sequestros de dois bebês, um deles Pedro Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, levado de uma maternidade de Brasília, em 1986.
    Flagradas na tarde de quarta-feira com aparelhos e equipamentos avaliados em R$ 8 mil, Vilma e a esteticista Sônia Eliene Silva, 40 anos, foram autuadas por receptação qualificada. As duas deixaram o 20º Distrito Policial (DP), no Setor Sudoeste, por volta das 23h50 e seguiram para o 14º DP, na Vila Pedroso, onde há carceragem com celas femininas.
    O delegado Geraldo Brasil informou que a liberdade para esse tipo de crime não pode ser afiançada em delegacia, somente em juízo. Quando julgadas, elas podem pegar pena de três a oito anos de prisão.
    Em entrevista ao G1, na cela do 20º DP, Vilma e Sônia negaram a acusação.
    "Eu não devo nada. Nem desci do carro. Só estava fazendo um favor e agora estou aqui, nesta situação", defendeu-se a ex-empresária. Vilma alega que apenas deu uma carona para a esteticista, de quem é cliente. "Nunca fiz nada errado nos meus 57 anos de vida", garantiu.
    Sônia também alega que estava fazendo um favor. Segundo a esteticista, um conhecido pediu que ela levasse o material à loja de um técnico em assistência odontológica para perguntar se ele tinha interesse na compra. "Eu não tinha ideia que esses produtos eram roubados", afirmou ao G1.
    Elas acabaram presas ao tentar vender os produtos a um técnico em assistência odontológica. Segundo o delegado que registrou o flagrante, Geraldo Caetano Brasil, o profissional havia sido avisado sobre o furto pela dona da clínica. Quando Sônia chegou ao seu estabelecimento com o material, ele percebeu que todos eles estavam na lista passada pela odontóloga.
    O técnico ligou para a dona da clínica e informou sobre as duas mulheres que estavam em sua loja com os produtos iguais aos dela. Uma teria ficado no carro e a outra descido e oferecido os produtos. Quando elas foram embora, o técnico as seguiu. Enquanto isso, a dentista chamou a Polícia Militar, que conseguiu interceptar o veículo onde a dupla estava em uma rua da Vila Planalto, próximo ao Terminal Bandeiras.
    Vilma Martins e Sônia Eliene Silva, presas em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)
    No carro, um Fiesta preto que pertence a Vilma Martins, os policiais encontraram aparelhos e instrumentos odontológicos que foram reconhecidos pela vítima. Parte dos produtos furtados ainda está desaparecida, entre eles um aparelho de raio x.
    Prejuízo de R$ 20 mil
    Em entrevista ao G1, a dentista e proprietária da clínica no Setor Jardim Europa, que preferiu não ser identificada, disse que o furto aconteceu no último domingo (19). "Ao chegar para trabalhar na segunda-feira, encontrei o consultório arrombado e praticamente limpo. Eles só não levaram a cadeira porque não deram conta de carregar", diz a vítima.

    No mesmo dia, a dentista registrou um boletim de ocorrência. "Também avisei todas as lojas de revenda e assistência técnica, porque achei que os criminosos iriam procurá-los, assim como aconteceu", relata.
    Na delegacia, a odontóloga reconheceu Sônia como uma mulher que esteve em seu consultório no dia seguinte ao furto. "Ela disse tinha ficado sabendo do roubo, e tinha ido lá preocupada e por curiosidade. Quis saber de quanto tinha sido o meu prejuízo. Acho que ela queria saber por quanto podia vender os equipamentos", acredita a vítima.
    A dentista estima o prejuízo em R$ 20 mil. Segundo ela, além dos aparelhos, houve vários danos na estrutura física da clínica, como portas arrombadas e quebradas, e fios cortados.
    Material furtado de clínica odontológica em Goiânia - Vilma Martins foi presa suspeita de receptação (Foto: Gabriela Lima/G1)
    Ela também diz que conhecia as filhas de Vilma. Segundo a dentista, elas foram suas pacientes há cerca de dois anos. "Não estou acusando ninguém, só relatei o fato ao delegado", explicou.

    Condenação
    Vilma Martins foi condenada, em 2003, a 15 anos e nove meses de prisão por subtrair Pedro Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, e Aparecida Fernanda Ribeiro da Silva, retirados de maternidades de Brasília e Goiânia em 1986 e 1979, respectivamente.

    Em junho de 2008, ela ganhou o direito de cumprir pena em regime aberto. Em agosto daquele ano, depois de ter cumprido um terço da pena, Vilma obteve a liberdade condicional.
    A pena imposta à ex-empresária chegaria até 2019, mas Vilma Martins terminou de cumpri-la sete anos antes do previsto. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), ela foi beneficiada por três comutações de pena consecutivas, em 2009, 2010 e 2011.

    Caso Pedrinho
    A assessoria explicou que a comutação de pena ocorre por decreto presidencial no fim de cada ano. Para consegui-la, Vilma teria atendido critérios objetivos, como tempo mínimo de cumprimento da pena, e subjetivos, como bom comportamento e não reincidir no crime.
    O caso Pedrinho comoveu o país quando ele foi sequestrado, poucas horas depois de nascer, no dia 21 de janeiro de 1986, em uma maternidade de Brasília. A imprensa divulgou amplamente o crime. Mesmo com o passar dos anos, os pais biológicos da criança, Jayro Tapajós e Maria Auxiliadora Rosalina Braule Pinto, nunca desistiram de procurar o filho. Mais de uma década depois do sequestro, as fotos do bebê foram publicadas em vários sites de pessoas desaparecidas.

    Foram várias pistas falsas. Até que, em 2002, Vilma Martins foi reconhecida como a sequestradora do bebê, que ela registrou como filho e deu o nome de Osvaldo Martins Borges Júnior, em Goiânia.
    Carro de Vilma Martins, onde produtos furtados foram encontrados, em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)
    O crime só foi descoberto porque Gabriela Azeredo Borges, neta do marido de Vilma, começou a desconfiar que Osvaldo era o recém-nascido sequestrado em Brasília. Isso porque ela viu a foto dele no site SOS Criança, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, e notou semelhanças com o neto do avô. A partir daí, continuou a investigar o caso pela internet.

    Ao acessar o site Missing Kids, ela encontrou uma foto do pai biológico de Pedrinho e também o achou parecido com Osvaldo e, então, ligou para a instituição, em Brasília, em outubro de 2002. A polícia retomou as investigações do caso.

    Um exame de DNA comprovou a suspeita de Gabriela e desmentiu a versão que Vilma sustentava até então para a polícia, de que a criança havia sido entregue ao marido – já falecido na época das denúncias - por um gari, em Brasília.
    Pedrinho se encontrou pela primeira vez com os pais biológicos em novembro de 2002, mas continuou morando em Goiânia com as irmãs. Somente no ano seguinte, ele se mudou para Brasília, onde passou a viver com Jayro, Maria Auxiliadora e os irmãos biológicos. O jovem cursou direito, tornou-se advogado, casou-se e, no final do ano passado, teve o seu primeiro filho. Durante todo esse período, ele manteve contato com Vilma Martins.

    Caso Roberta Jamilly
    No decorrer das investigações sobre o caso Pedrinho, a polícia descobriu que Vilma Martins também havia sequestrado outra criança, registrada por ela com o nome de Roberta Jamilly Martins Borges.

    Usando a saliva que a garota deixou em uma ponta de cigarro quando foi prestar depoimento na delegacia, a Polícia Civil solicitou um exame de DNA, sem o consentimento dela, e confirmou que ela não era filha biológica da ex-empresária. O nome verdadeiro da jovem era Aparecida Fernanda Ribeiro Ribeiro da Silva, retirada ainda recém-nascida da mãe, Francisca Maria Ribeiro da Silva, em uma maternidade de Goiânia.
    Na época da descoberta, Roberta Jamilly conheceu a mãe biológica, mas, ao contrário de Pedrinho, preferiu continuar morando com Vilma Martins.
    G1
    •  
    Pedro Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, com os pais - sequestrado por Vilma Martins (Foto: Sebastião Nogueira/O Popular - 22/02/2003)

    Carro usado em assalto ao BB de Juazeirinho é abandonado as margens da BR 230


    O corsa branco foi furtado na cidade de Junco do Seridó.

    JUAZEIRINHO –PB: A Polícia encontrou um veículo branco modelo Corsa, de placas MNN 6022 – PB, furtado por volta de zero hora desta quarta-feira (22) por bandidos que assaltaram a agência do Banco do Brasil pouco tempo depois.

    O veiculo foi abandonado pelos marginais a 2 quilômetros da cidade no sítio Mendonça da Pista, as margens da BR 230.

    A polícia Científica foi ao local e encontrou vestígios de sangue no interior do veículo durante a perícia.

    Em conversa com a reportagem, o dono do carro disse que estava dentro de casa assistindo televisão e não percebeu quando o automóvel foi furtado.

    Ele acrescenta ainda que os bandidos furtaram um equipamento de som que estava instalado no Corsa avaliado em cerca de R$ 3 mil.

    o veículo também ficou danificado com a suspensão dianteira comprometida. Este talvez pode ter sido o motivo do abandono por parte dos assaltantes.

    Deputados estaduais deverão ter 67 mil votos para serem eleitos em 2014; federais precisarão de 200 mil votos


    Leonardo Lívio é secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PBPartidos, coligações e os próprios candidatos paraibanos terão que trabalhar para aumentar a votação em mais 33 mil votos na Câmara dos Deputados e mais de 11 mil votos no caso de deputados estaduais. É que por causa da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril passado, que reduziu o número de vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Paraíba, os parlamentares terão que aumentar em pelo menos 20% a quantidade de votos para serem eleitos em 2014. 

    O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, informou a quantidade de votos que os candidatos têm que atingir para serem eleitos. “Com base no resultado das eleições de 2010, o Quociente Eleitoral para eleger um deputado federal, na Paraíba, será de, aproximadamente, 200 mil votos. Já para o cargo de deputado estadual serão necessários, em média, 67 mil votos”, afirmou.
    Na eleição de 2010, o quociente eleitoral (QE) para disputa de uma das 12 vagas de deputado federal foi de 167 mil votos e para uma das 36 vagas de deputado estadual, 55,5 mil votos. Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais. 
    Segundo Leonardo Lívio, no entanto, o QE exato só pode ser obtido de fato ao final de cada votação, pois é calculado a partir dos votos válidos apurados. Ele lembrou que nas eleições de 2010, por exemplo, o número de votos válidos foi de aproximadamente dois milhões, com uma abstenção de 20% e o percentual de votos nulos e brancos de 10%.

    Bolsa de Tóquio fecha em forte queda de 7,32%


    Homem observa índice da bolsa de Tóquio (Foto: AFP)
    A Bolsa de Tóquio, no Japão, fechou o pregão desta quinta-feira (23) em forte queda.
    O principal índice acionário, o Nikkei, encerrou em baixa de 7,32%, ao perder 1.143 pontos, fechando em 14.483,98 pontos. O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção, caiu 6,87%, para 1.188,34 pontos.
    A queda na bolsa de Tóquio é a maior desde a baixa de 10,55% registrada em 15 de março de 2011, após um forte terremoto e um devastador tsunami atingirem o país.
    A queda acontece após divulgação de relatório do Banco HSBC, que indicou encolhimento da produção manufatureira da China em maio. O relatório acabou despertando temores sobre o crescimento da economia chinesa, atingindo também outros mercados asiáticos que operavam em baixa nesta quinta.
    Nesta manhã, as ações europeias também operam em forte queda.Mais tarde, ass ações em Hong Kong caminharam para a pior perda diária em sete semanas, com queda de 2,54%. Na Austrália, o mercado teve perdas de 1,99%. As ações sul-coreanas recuaram 1,24%. As ações de Xangai retrocederam 1,16%. A bolsa de Taiwan perdeu 1,92%, enquanto Cingapura teve queda de 1,77%.
    China
    Dados do governo chinês mostraram, na quarta-feira (22), que o crescimento no lucro das empresas estatais da China desacelerou nos quatro primeiros meses deste ano. O relatório destaca a fraca recuperação econômica da segunda maior economia do mundo.

    O Ministério de Finanças disse que as empresas lucraram 689 bilhões de iuans (US$ 112,3 bilhões) entre janeiro e abril, um aumento de 5,3% sobre o mesmo período do ano passado, mas contra uma expansão de cerca de 8% no primeiro trimestre.
    Os lucros de empresas dos setores de energia, eletrônicos e imobiliário cresceram enquanto os de transportes, carvão, metais não ferrosos, materiais de construção e químicos caíram, disse o ministério.
    O fraco crescimento em investimentos e na produção industrial trouxeram mais preocupações.
    O ministério disse que as receitas das empresas estatais subiram 10% na comparação com um ano antes, para 14 trilhões de iuans, nos quatro primeiros meses do ano, enquanto os custos operacionais aumentaram 10,6 %, para 13,4 trilhões.
    G1
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...