quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bolsa de Tóquio fecha em forte queda de 7,32%


Homem observa índice da bolsa de Tóquio (Foto: AFP)
A Bolsa de Tóquio, no Japão, fechou o pregão desta quinta-feira (23) em forte queda.
O principal índice acionário, o Nikkei, encerrou em baixa de 7,32%, ao perder 1.143 pontos, fechando em 14.483,98 pontos. O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção, caiu 6,87%, para 1.188,34 pontos.
A queda na bolsa de Tóquio é a maior desde a baixa de 10,55% registrada em 15 de março de 2011, após um forte terremoto e um devastador tsunami atingirem o país.
A queda acontece após divulgação de relatório do Banco HSBC, que indicou encolhimento da produção manufatureira da China em maio. O relatório acabou despertando temores sobre o crescimento da economia chinesa, atingindo também outros mercados asiáticos que operavam em baixa nesta quinta.
Nesta manhã, as ações europeias também operam em forte queda.Mais tarde, ass ações em Hong Kong caminharam para a pior perda diária em sete semanas, com queda de 2,54%. Na Austrália, o mercado teve perdas de 1,99%. As ações sul-coreanas recuaram 1,24%. As ações de Xangai retrocederam 1,16%. A bolsa de Taiwan perdeu 1,92%, enquanto Cingapura teve queda de 1,77%.
China
Dados do governo chinês mostraram, na quarta-feira (22), que o crescimento no lucro das empresas estatais da China desacelerou nos quatro primeiros meses deste ano. O relatório destaca a fraca recuperação econômica da segunda maior economia do mundo.

O Ministério de Finanças disse que as empresas lucraram 689 bilhões de iuans (US$ 112,3 bilhões) entre janeiro e abril, um aumento de 5,3% sobre o mesmo período do ano passado, mas contra uma expansão de cerca de 8% no primeiro trimestre.
Os lucros de empresas dos setores de energia, eletrônicos e imobiliário cresceram enquanto os de transportes, carvão, metais não ferrosos, materiais de construção e químicos caíram, disse o ministério.
O fraco crescimento em investimentos e na produção industrial trouxeram mais preocupações.
O ministério disse que as receitas das empresas estatais subiram 10% na comparação com um ano antes, para 14 trilhões de iuans, nos quatro primeiros meses do ano, enquanto os custos operacionais aumentaram 10,6 %, para 13,4 trilhões.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...