segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Em rede social, deputado da Paraíba relata ter sido vítima de assalto

Deputado paraibano relatou assalto em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)
O deputado estadual Branco Mendes (PEN) usou as redes sociais para relatar que foi vítima de assalto na manhã desta segunda-feira (30) no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. De acordo com o relato do parlamentar, ele voltava com a esposa de uma caminhada no Espaço Cultural José Lins do Rego quando foi assaltado.
Ainda segundo Branco, foi a primeira vez que ele tinha sido vítima de assalto. O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) informou ao G1 que não tem registro da ocorrência.No assalto, foram levados dois relógios, um cordão e uma aliança, de acordo com Branco Mendes. O deputado comentou que a todo o momento ele ficou sob a mira de uma arma. “Sob a mira de um revólver, não fizemos nenhum tipo de reação e entregamos tudo com muita calma. É a violência que não para de crescer. Graças a Deus estamos vivos. Muito ruim a sensação", contou.
G1

Acidente de trânsito é causado por assalto em João Pessoa, diz polícia

Caminhonete atingiu poste após ser atingido por um disparo, diz polícia, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um assalto acabou resultando em um acidente de trânsito na noite de domingo (29) no bairro dos Bancários em João Pessoa. O condutor de uma caminhonete bateu em outro carro e atingiu um poste após um assaltante em uma motocicleta atirar contra o veículo. Segundo o tenente-coronel Lívio Delgado, da Polícia Militar, após o acidente, o assaltante roubou quatro malotes com dinheiro, pertencentes a uma pizzaria, que eram levados na caminhonete.
De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor da caminhonete seguia pela Avenida Sérgio Guerra, conhecida como Principal dos Bancários, quando passou a ser perseguido por um homem em uma motocicleta. Na perseguição, o assaltante disparou contra a caminhonete quando os dois passavam pela Rua Bancário Waldemar de Mesquita Acioli, conhecida como Três Ruas.
O condutor da caminhonete não foi ferido com o tiro disparado pelo assaltante, mas precisou de atendimento médico do Samu devido ao impacto da batida. A polícia realizou buscas pelo bairro dos Bancários, mas o assaltante não foi localizado. Até as 8h desta segunda-feira (30) nenhum suspeito de roubar os malotes havia sido preso pela polícia.
G1

Idoso morre após ter alimento injetado na veia em hospital da PB

Um aposentado de 83 anos morreu neste domingo (29) na cidade de Patos, no Sertão paraibano, após ter alimentação injetada no acesso venoso destinado ao soro. De acordo com a Polícia Civil, uma técnica de enfermagem e a enfermeira supervisora teriam saído no plantão e o idoso ficou recebendo a alimentação por aproximadamente uma hora e meia. As duas serão indiciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
A polícia explica que sete pessoas, entre familiares da vítima e funcionários do hospital, já foram ouvidas e confirmaram o erro cometido pela técnica de enfermagem. Até as 12h (horário local) desta segunda-feira (30), a enfermeira supervisora e a técnica ainda não haviam comparecido à delegacia para prestar depoimento. “Elas serão indiciadas por homicídio culposo e têm o prazo até amanhã [terça-feira] para depor, caso contrário podem ter a prisão preventiva decretada”, disse o delegado.De acordo com o delegado Alarico Rocha, o aposentado estava internado no Hospital Regional de Patos desde o último dia 25, com problemas no pulmão. “Temos o indício de que houve esse erro, seja por negligência ou por imperícia, e isso causou a morte do paciente. Iremos investigar para descobrir como aconteceu o caso”, disse Alarico em entrevista à TV Paraíba.
A equipe de reportagem da TV Paraíba e do G1 tentou entrar em contato com a direção do Hospital Regional de Patos e com a Secretaria de Saúde da Paraíba, mas não obteve sucesso.
G1pb

Efraim Filho garante emenda de R$24,4 milhões na OGU para UEPB


O Relator Geral do OGU 2014, deputado Miguel Corrêa (PT/MG), apresentou à Comissão de Orçamento no Congresso Nacional relatório aprovando R$24,4 milhões para a Universidade Estadual da Paraíba.


A emenda de bancada proposta pelo deputado Efraim Filho possibilitará construir e equipar novas salas de aulas e laboratórios da UEPB em Campina Grande, João Pessoa, Patos, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro e Araruna, além de permitir a expansão da UEPB para novos Campus ou pólos de extensão, como no Vale do Piancó e no Vale do Sabugi.

Os recursos também deverão ser destinados à implantação de 4 blocos integrados de salas de aula e multiuso, promovendo aumento das vagas para novos alunos, e ainda oferecendo equipamentos e instalações adequadas às importantes atividades de pesquisa e extensão.

O deputado Efraim Filho lembra que outra importante demanda da UEPB, também atendida pela emenda aprovada, é a construção de estação de tratamento de esgoto no

Campus I, em Campina Grande, ressaltando que a medida visa preservar a bacia de contribuição do Açude de Bodocongó.

Inquérito é arquivado depois de garantir passagens para idosos no interior da Paraíba

A 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal homologou o arquivamento de um inquérito civil público que apurava irregularidades praticadas por empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros, por não disponibilizar passagens de forma gratuita ou com desconto para idosos, conforme prevê a Lei nº 10.741/2003. A Câmara considerou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cumpriu seu papel ao investigar as empresas citadas. A decisão foi tomada na sessão do colegiado de Revisão em outubro, após análise do ICP 1.24.002.000158/2008-38.

Uma consumidora entrou com representação no MPF de Souza, Paraíba , contra a empresa de transporte rodoviário interestadual Gontijo, alegando que tentou adquirir passagem para idoso gratuitamente ou com desconto no guichê da empresa em Cajazeiras/PB. No entanto, mesmo apresentando toda a documentação necessária, a empresa se negou a emitir o bilhete afirmando que não possuía passagem para idoso.

Após ser oficiada pelo MPF, a Gontijo argumentou que cumpre integralmente o Estatuto do Idoso, assim como os demais dispositivos legais e regulamentares aplicáveis ao serviço prestado. O Procon de Cajazeiras foi consultado para informar se as reclamações acerca deste serviço eram recorrentes. O órgão disse que havia reclamação de vários idosos do não atendimento ou da dificuldade que enfrentam na empresa Gontijo quanto à concessão de passagens a qual têm direito.

Após colher as informações do Procon, o procurador responsável pelo caso expediu a Recomendação n° 02, de 2010, determinando que as três empresas de transporte interestadual de passageiros que operam linhas no municípios de Sousa, Pombal e Cajazeiras reservem duas vagas gratuitas em cada veículo a pessoas idosas, seguindo a Lei n° 10.741, de 2003; garantam o desconto mínimo de 50% do valor da passagem aos idosos para os demais assentos do veículo; deixem de fazer exigências não previstas na lei; divulguem nos guichês avisos e cartazes quanto aos direitos previstos no Estatuto do Idoso.

A ANTT informou que fiscalizou as empresas investigadas e constatou irregularidade em uma delas, a Auto Viação Progresso, que não concedia o desconto de 50% nas passagens aos idosos. Segundo a ANTT, a empresa foi devidamente autuada e disse que continua fiscalizando de maneira contínua e reiterada para assegurar a concessão do benefício aos idosos.

Arquivamento -O procurador oficiante decidiu pelo arquivamento do inquérito. Segundo ele, a falta de interesse da representante para prestar novas informações e as declarações dadas pela ANTT levaram à perda do objeto da demanda.

O colegiado de Revisão da 3ª Câmara acompanhou a decisão do procurador de origem e decidiu pela homologação do arquivamento. Para o relator do procedimento e coordenador da Câmara, Antonio Fonseca, constatou-se que a ANTT cumpriu o papel de agência reguladora e fiscalizou as empresas investigadas. "Assim, considerando a regular atuação do órgão fiscalizador, a promoção de arquivamento, por ora, não merece reparo", concluiu Fonseca.

Secretaria de comunicaçãoProcuradoria Geral da República
Tel: (61) 3105-6404/6408

Helicóptero vai retirar passageiros de navio preso no gelo na Antártica

Navio russo Akademik Shokalskiy é visto preso na geleira. (Foto: Andrew Peacock / www.footloosefotography.com / Reuters)
Um helicóptero chinês vai fazer o resgate das pessoas a bordo de um navio russo preso no gelo próximo à Antártica, informou nesta segunda-feira (30) o governo russo.
"Tomamos a decisão de evacuar por helicóptero 52 passageiros e 4 tripulantes do barco se as condições meteorológicos o permitirem", disse o ministério russo de Relações Exteriores em comunicado.
O navio Akademik Shokalskiy leva um total de 74 pessoas, entre cientistas, turistas e tripulantes.
Ele sstá preso no gelo desde o dia 24 de dezembro.
Os ocupantes estão a salvo, e o capitão da embarcação mantém contato por rádio de forma constante.
O Akademik Shokalskiy está preso no gelo a cerca de 2.778 quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart e perto da base francesa Dumont d'Urville, situada no sudeste do continente gelado.
A embarcação realizava uma viagem que combina uma missão científica com a comemoração da expedição que há um século foi feita por Douglas Mawson na Antártica.
G1

Americano perde guarda após batizar filha com nome de mulher de Hitler

Heath Campbel é pai de nove crianças, mas não tem guarda de nenhuma (Foto: Reprodução/Facebook/Heath Campbell Fan Club)
Obcecado por Adolf Hitler, o americano Heath Campbell teve a filha retirada pelo serviço social do condado de Franklin, no estado da Pensilvânia (EUA), apenas dois dias após o nascimento da menina Eva Braun, mesmo nome da companheira de Hitler.
"Eu não tenho autorização para ter filhos, porque sou nazista", disse Campbell, destacando que só vai parar de ter filhos quando as autoridades pararem de retirá-los.
Segundo o jornal "New York Daily News",  Campbell é pai de um total de nove crianças com cinco mulheres diferentes, mas não tem a guarda de nenhuma delas.
A menina Eva Lynn Patricia Brau nasceu no dia 11 novembro, quando sua namorada, Bethanie Zito, deu à luz em um hospital da Pensilvânia.
Heath Campbel (à esq.) com sua então mulher, Deborah, e seu filho Adolf Hitler, de 3 anos, em 16 de dezembro de 2007 em Easton, no estado norte-americano da Pensilvânia (Foto: AP)
Campbell ganhou destaque na mídia em 2009, quando uma loja se recusou a decorar o bolo de aniversário de seu filho chamado “Adolf Hitler Campbell”.

Na época, Heath e sua então mulher, Deborah Campbell, perderam a custódia de seus filhos Adolf Hitler Campbell, então com 3 anos, JoyceLynn Aryan Nation Campbell, de 1, e Honszlynn Hinler Jeannie Campbell, de 9 meses.
G1

Americana flagra tubarão em onda ao fotografar filho surfando

June Emerson flagrou o que parece ser um tubarão em uma onda em Manhattan Beach (Foto: Reprodução/Facebook/KTLA)
A americana June Emerson flagrou o que parece ser um tubarão em uma onda em Manhattan Beach, no estado da Califórnia (EUA), ao fotografar seu filho de 12 anos e um amigo surfando, segundo a emissora de TV "KTLA".

"Foi um choque quando vi a foto", disse June Emerson, que mostrou a imagem para surfistas e salva-vidas. Ela fotografou a cena na última sexta-feira (27) após levar o filho Quinn Emerson para praia.
G1

Ônibus tomba próximo ao elevado Paulo de Frontin, no Rio

Rio: O ônibus tombado na avenida (Foto: Renata Soares/G1)
Um ônibus da linha 413 (Jardim de Alah - Muda) tombou no acesso da Leopoldina para a Avenida Paulo de Frontin, próximo ao  elevado, no sentido Rebouças, por volta das 11h40 desta segunda-feira (30). Um homem ficou ferido gravemente no acidente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima teve uma lesão vascular no braço e está sendo avaliada. Mais cedo, no local do acidente, o Corpo de Bombeiros havia informado que duas pessoas teriam ficado feridas com gravidade.
O veículo tombou ao fazer uma curva para entrar na Avenida Paulo de Frontin. Das vítimas, sete foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e três para o Miguel Couto, na Zona Sul. Ainda segundo a secretaria, as vítimas estão sendo avaliadas.
De acordo com o Centro de Operações Rio, uma faixa da via havia sido interditada para o trabalho dos Bombeiros. Às 12h20 o trânsito estava totalmente liberado. 
G1

Rio tem sensação térmica de 41º C e mar transparente no Recreio

Mar do Recreio ficou transparente nesta segunda (30) (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)
A cidade do Rio registrou sensação térmica de 41º C em Copacabana, Zona Sul do Rio, por volta das 14h30 desta segunda-feira (30). A temperatura máxima registrada no local até este horário foi 37ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Os cariocas e turistas que estão na cidade para o Réveilon aproveitaram o calor para lotar as praias. No Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, a água estava transparente e em tom de verde.
Dias de calor
No domingo (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia registrado sensação térmica de 40º C, por volta das 14h45. O registro foi feito na Vila Militar, na Zona Oeste, onde a temperatura máxima chegou a 36,4º C neste horário. As praias da cidade também ficaram lotadas devido ao calor, na véspera de Réveillon.

Somente em Copacabana, 767 mil turistas deverão assistir à queima de fogos, de acordo com a Riotur. Quem passava pelas praias conseguia notar que boa parte dos carros estacionados tinham placas de fora do Rio de Janeiro

G1
.

Defesa Civil de Minas confirma 22ª morte por chuva no estado

Governador de Minas Gerais confirmou, nesta segunda-feira (30), a 22ª morte no estado (Foto: Raquel Freitas/G1)A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) confirmou, na tarde desta segunda-feira (30) a 22ª morte causada pelas chuvas que atingem o estado neste fim de ano.  A vítima é um homem de 31 anos, cujo corpo foi encontrado em um córrego de Virgolândia, no Vale do Rio Doce. Esta é a terceira morte na cidade.
No boletim da Defesa Civil divulgado às 11h25 desta segunda-feira (30), 51 cidades haviam decretado situação de emergência nesta temporada de chuva, que começou em outubro. Cento e cinquenta pessoas estão feridas.
Ainda conforme o relatório, mais de 12 mil pessoas – 9.205 desalojadas e 3.015 e desabrigadas – precisaram deixar suas casas. O órgão contabiliza 253 imóveis destruídos e 7.729 danificados; 224 obras de infraestrutura foram destruídas no estado e 330, danificadas.
Governo se reúne sobre chuvas
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, se reuniu nesta segunda-feira (30) com representes e comandantes da Cedec, do Corpo de Bombeiros e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Segundo ele, a região Leste, que inclui os Vales do Rio Doce e do Aço, é a mais atingida pelas fortes chuvas no estado.

O coronel Luiz Carlos Martins, coordenador da Defesa Civil Estadual, disse que as cidades que requerem mais atenção neste momento sãoVirgolândia, Mantena, Pocrane, Aimorés, Conselheiro Pena e Resplendor. Segundo ele, “o Leste foi tratado com prioridade, em virtude do volume de chuva que caiu naquela região nos últimos dias”. Entretanto, ressalta que, para os próximos dias, a previsão é que uma nova frente fria afete outras áreas do estado, como a Sul, Oeste, Central e Triângulo Mineiro, provocando chuvas de baixa intensidade.
Anastasia se reuniu com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e DER (Foto: Raquel Freitas/G1)Anastasia também disse que, em uma reunião no sábado (28) com representantes de várias cidades, foi verificado que das 51 cidades em situação de emergência, somente 12 possuem o cartão da Defesa Civil Nacional, que possibilita o repasse de recursos emergenciais. "Nós estamos ajudando e orientando os documentos necessários para que os cartões sejam feitos. Que ele é imprescindível para que os municípios recebam os recursos federais", alertou o governador.
O governo ainda não tem uma contagem total do prejuízo causado pelas chuvas no estado, mas estima que, somente para recuperação de estradas estaduais, seja necessário entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões.
Anastasia adiantou que vai pedir ao governo federal ajuda para custear os reparos.
O governador também solicitou ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que uma linha de crédito especial seja oferecida para empresários de Governador Valadares, que é uma cidade-polo na região, para que eles tenham condições de restabelecer seus negócios.
Antonio Anastasia e o coronel Martins, da Defesa Civil, garantiram que o estoque de donativos mantido pelo estado é suficiente para suprir a população até o fim do período chuvoso. Eles também disseram que a distribuição destes donativos não tem encontrado problemas logísticos.
G1
Veja abaixo as ocorrências de morte em Minas
CidadeDataOcorrência
Astolfo Dutra4/10/2013Homem de 22 anos morreu após ser atingido por raio na área rural da cidade.
Caratinga6/12/2013Adolescente de 12 anos morreu após ser atingida por uma parede que caiu junto com um talude que cedeu.
Sardoá17/12/2013Seis pessoas morreram quando a casa onde estavam foi soterrada por um talude, na área rural da cidade. Todos eram uma familia. As vítmas tem idades 6, 7, 9, 10, 24 e 50 anos.
Aimorés18/12/2013Mulher de 61 anos morreu após o carro em que estava ser atingido por um deslizamento de terra na MG-474.
Francisco Sá19/12/2013Homem de 30 anos morreu ao ser levado por súbita elevação do córrego Bebedouro, quando o atravessava a cavalo.
Timóteo20/12/2013Homem de 60 anos morreu em um deslizamento de terra no lote.
Ipatinga22/12/2013Homem de 33 anos morreu em um deslizamento de uma encosta, atrás de sua casa.
Governador Valadares22/12/2013Duas crianças, de três e 11 anos, morreram em um deslizamento de terra que atingiu o quarto onde dormiam.
Itanhomi22/12/2013Mulher de 66 anos morreu em um deslizamento de terra que atingiu parcialmente a casa onde estava.
Belo Horizonte23/12/2013Homem de 56 anos morreu após ser socorrido de um alagamento, no bairro Dona Clara. Ele chegou a ter uma parada cardíaca dentro do carro.
Itabira24/12/2013Homem de 48 anos morreu em um deslizamento de terra que atingiu seu comércio.
Juiz de Fora25/12/2013Mulher de 56 anos morreu soterrada após o deslizamento de terra.
Virgolândia26/12/2013Três homens, de 31, 36 e 66 anos, morreram arrastados por uma enxurrada.
Buritizeiro27/12/2013Adolescente de 17 anos que pilotava uma motocicleta morreu ao bater contra uma árvore que caiu durante um vendaval.

Táxis do Rio terão tarifa mais cara a partir do segundo dia de 2014

Táxi no rio (Foto: Leandro Batista de Santana/VC no G1)
A mudança foi divulgada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O novo preço passará a ser cobrado a partir de 0h do segundo dia de 2014, enquanto o último reajuste havia sido feito em março de 2012.Os táxis da cidade do Rio de Janeiro, que rodaram durante todo o mês de dezembrocom bandeira dois após autorização da Prefeitura, terão nova tarifa a partir de 2 de janeiro de 2014. Com um reajuste próximo a 12%, a bandeirada passará a custar R$ 4,80 e o quilômetro rodado, R$ 1,95.
Os táxis executivos também vão cobrar valores mais caros. Para os carros executivos, a bandeirada será de R$ 6,30 e o quilômetro rodado custará R$ 3,40. Motoristas poderão adquirir as novas tabelas de preço, gratuitamente, nos postos de atendimento da SMTR.
No início de dezembro, o prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar que as tarifas de ônibus também aumentariam, apesar dos protestos contra o valor da passagem dos coletivos. Dias depois, o Tribunal de Contas recomendou que os preços fossem mantidos.
G1

Renan devolve R$ 27 mil à União por voo da FAB para implante capilar

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) (Foto: Antonio Cruz/ABr)
A Presidência do Senado informou nesta segunda-feira (30), por meio de nota à imprensa, que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu aos cofres públicos R$ 27.390,25 pelo voo em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) entre Brasília e Recife para realizar cirurgia de implante capilar.

A ida a Pernambuco ocorreu no último dia 18 e não constava na agenda oficial de Renan. No registro de voos da FAB, a viagem é justificada por motivo de “serviço”. A assessoria da presidência do Senado havia informado que, caso a FAB considerasse que o uso do jato não respeitou as regras, Renan Calheiros devolveria os valores gastos, conforme cálculo que seria feito pela própria FAB.

O valor devolvido por Renan foi calculado pela própria FAB. Na última sexta, o presidente do Senado encaminhou ofício à Força Aérea questionando o valor do voo.

Implante capilarNa última segunda (23), Renan havia enviado outro ofício ao comandante da FAB, Juniti Saito,perguntando se cometeu alguma “impropriedade” no uso da aeronave no voo entre Brasília e Recife. O comandante respondeu que disponibilizou a aeronave para uma viagem a “serviço”, conforme solicitado pelo presidente do Senado, e que não cabe à FAB “julgar” o mérito dos traslados.

Esta é a segunda vez neste ano que Renan devolve dinheiro à União por uso de voo da FAB. Em julho, ele devolveu R$ 32 mil referentes à viagem que fez em 15 de junho em avião da FAB entre Maceió, Porto Seguro e Brasília para participar de festa de casamento em Trancoso, na Bahia. Na ocasião, a nota à imprensa sobre a devolução do dinheiro não informava o motivo da viagem ou se Renan viajou com acompanhantes.

Em Recife, aonde chegou na noite do dia 18, Renan passou por procedimento cirúrgico de implante capilar durante aproximadamente 7 horas no Hospital Memorial São José, área central da cidade. De acordo com o médico que realizou a cirurgia, foram implantados mais de dez mil fios de cabelos. Renan passava bem após o procedimento.

Veja a nota da Presidência do Senado:
"O presidente do Senado, Renan Calheiros, recolheu aos cofres públicos, nesta segunda-feira (30), a quantia de R$ 27.390,25. O valor se refere ao uso da aeronave em 18 de dezembro entre as cidades de Brasília e Recife e foi calculado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O pagamento foi feito via Guia de Recolhimento da União (GRU)."

G1

Nova TV de 110 polegadas da Samsung chega à Coreia do Sul por 350.000 reais

DivulgaçãoA Samsung iniciou nesta segunda-feira a venda de sua primeira TV com tela de 110 polegadas na Coreia do Sul. O produto tem painel feito com a tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânico, na sigla em inglês), mais avançado que os modelos de LCD e LED. A resolução da tela é Ultra HD ou 4K (5.120 x 2.160 linhas), equivalente a quatro vezes a oferecida pelas atuais TVs com resolução Full HD.
O preço do novo modelo, porém, surpreendeu o mercado. A nova TV chega às lojas com preço de cerca de 160 milhões de won (cerca de 350.000 reais) na Coreia do Sul. O produto ainda não tem data para chegar às lojas de outros países, mas será um dos destaques da Samsung durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia realizada entre 7 e 10 de janeiro de 2014, em Las Vegas (EUA).
O valor da nova TV supera os preços de todos os modelos já lançados até hoje pelas grandes fabricantes. No Brasil, é possível encontrar modelos de TV com tela de até 84 polegadas e preço que varia entre 40.000 reais e 100.000 reais. Outras TVs com preço alto incluem o modelo de tela curva da LG, com tela de 55 polegadas e resolução Full HD, vendida no país com preço de 36.000 reais.
Além de exibir a nova TV de 110 polegadas, a Samsung deve anunciar durante a CES um novo modelo de TV com tela curva de 105 polegadas. Este aparelho, no entanto, terá painel feito de LCD, mas também suportará a exibição de imagens com resolução Ultra HD. A TV de 105 polegadas, no entanto, ainda não tem data para chegar às lojas.
Mercado – De acordo com a consultoria NPD DisplaySearch, as vendas globais de TVs com resolução Ultra HD devem fechar 2013 em 1,3 milhão de unidades. Em 2017, 23 milhões de TVs com suporte à tecnologia devem ser vendidas. Com um mercado potencial maior na Ásia em curto prazo, as fabricantes chinesas deverão responder por metade de todas as vendas até 2017.

Evite o leite, pela sua saúde!

milkingcowAs indústrias de laticínios americanas gastaram rios de dinheiro para convencer o público em geral que o leite é necessário por razões de saúde, mas o que não nos disseram é que para os adultos o consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidade, diabetes, câncer de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins e diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune. Por isso, o alimento pode e deve ser evitado, sem prejuízo para o organismo.

O leite, particularmente o de vaca, é a mais comum das alergias a alimentos. Mesmo quando não se é alérgico o leite é frequentemente intolerado no trato intestinal e o problema vai muito além da intolerância à lactose, pois este provoca inchaço intestinal, prisão de ventre e refluxo. Clinicamente, o leite está ainda ligado ao aumento de problemas de pele (eczema), sinusite, enxaquecas e dores nas articulações.

Na realidade, o leite é muito mais do que uma bebida, é um fenômeno cultural e industrial passível de ser analisado ao longo da história das civilizações.

O mito do leite espalhou-se pelo mundo baseado na crença de que é rico em proteínas e cálcio e essencial para a saúde, especialmente dos ossos. Todavia os estudos mostram que são mais os malefícios e os efeitos nefastos à saúde do que os benefícios. Surpreendentemente não só o corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite de vaca (especialmente pasteurizado), mas também já ficou provado que o leite pode aumentar a perda de cálcio nos ossos. Irônico?

Como todas as proteínas animais, o leite aumenta a acidez do pH do corpo humano que por sua vez desencadeia uma correção biológica natural. O cálcio é um excelente neutralizador de acidez e o maior armazém de cálcio do corpo é exatamente o esqueleto. Assim, o mesmo cálcio que os nossos ossos necessitam para se manterem fortes e saudáveis vai ser usado para neutralizar a acidez provocada pela ingestão de leite. Uma vez destacado dos ossos para equilibrar o pH, o cálcio é expelido pela urina causando um efeito surpreendentemente contrário ao que é defendido pelas indústrias leiteiras.

Sabendo tudo isto percebemos finalmente porque os países com menor consumo de laticínios são também aqueles que possuem menor incidência de fraturas ósseas na população. É triste ver que os profissionais da saúde continuam a ignorar estes fatos comprovados

O leite de vaca é para bezerros!
lactose6
lactose6Graças à nossa ingenuidade, e talvez aos instintos de sobrevivência, adotamos o ato dúbio de beber o leite de outras espécies. Ninguém nega a eficácia e pertinência do leite de vaca para os bezerros, mas ao contrário dos humanos, estes deixam de consumir leite definitivamente uma vez que estejam crescidos. E o mesmo se aplica a todos os mamíferos do planeta. Além disso, cada espécie de mamífero desenvolve seu próprio leite, feito especificamente para a sua espécie, e isto aplica-se ao leite de vaca, que contém três vezes mais proteínas que o leite humano, o que obviamente acaba provocando distúrbios metabólicos nos humanos que equivocadamente o consomem.

Para quem insiste em manter os laticínios na sua dieta, saiba pelo menos que o leite comprado no supermercado está muito longe de ser saudável. As vacas leiteiras recebem diariamente hormônios de crescimento e de simulação de gravidez para aumentar a produção de leite, assim como vários antibióticos para diminuir infecções provocadas pelos mais variados mecanismos e produtos químicos a que são expostas. Estes materiais obrigatoriamente contaminam o leite e o seu impacto para os seres humanos que o consomem ainda é desconhecido.

Concluindo, ao contrário do que diz o senso comum, a mídia e os profissionais da saúde acostumados a repetir indiscriminadamente o que ouvem sem tentar julgar se é correto ou não, beber leite e consumir laticínios não é uma resposta ou uma solução à osteoporose ou outras deficiências, bem pelo contrário.

No meio de tudo isso ressalva-se apenas que laticínios naturalmente processados e sem adição de açúcares ou adoçantes estão já livres de acidez e os estudos atestam que o iogurte, as natas e o kefir que não possuem rBGH (hormôino) têm claros benefícios para a saúde humana.

Fica o aviso: abandone o senso comum.
Investigue e considere não consumir leite, pela sua saúde!

TCE fulminante atesta que Coutinho estava certo: UEPB fazia ‘farra’ com dinheiro público

É fulminante, em desfavor da reitora Marlene Alves, o relatório das contas da Universidade Estadual da Paraíba referentes ao exercício de 2011 que acaba de ser divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, ao qual A PALAVRA teve acesso.
O documento é longo - são trinta páginas - e representa uma radiografia bem acabada da UEPB, mostrando na verdade uma farra sem precedentes na aplicação do dinheiro público, o que atesta, calando os opositores do governador Ricardo Coutinho, que o  Chefe do Executivo sempre esteve correto quando freou gastos da universidade e sentenciou que a instituição dispõe de autonomia financeira e gerencial, mas continua sendo subordinada ao Estado e como tal a este deve satisfações e deveres. 

Dentre as irregularidades constatadas pela Corte de Contas paraibana, estão os seguintes itens:

- R$ 94.148,62 em despesas com restaurantes sem procedimento licitatório;

- Devolução de R$ 811.811,76 de recursos de convênios não utilizados, que representou 16,31% dos recursos federais aplicados;

- Inatividade do Conselho Curador, ao qual não está submetendo a apreciação orçamentária, fiscal e financeira da Administração, descumprindo o artigo 38 do Estatuto;

- R$ 20.224,28 em passagens aéreas adquiridas irregularmente junto à empresa Canopus Turismo e Viagens Ltda.;

- R$ 57.076,56 com locação de veículos junto à empresa Canopus Turismo e Viagens Ltda. Sem vigência contratual;

- R$ 572.564,75 em hospedagens realizadas sem procedimento licitatório;

- Fragilidade no controle interno de concessões de diárias, que em 2011 registrou um crescimento de 255,93% em relação a 2010;

- Fortes indícios de remuneração indireta de pessoas através da concessão de diárias;

- Despesas com diárias no valor de R$ 128.072,10 registrada incorretamente na rubrica “ 36 – Outros Serviços Terceiros – Pessoa Física” -  distorcendo o balanço contábil com esse tipo de gasto;

- R$ 81.638,90 em diárias pagas a pessoas estranhas ao quadro de servidores públicos estaduais, o que viola o Estatuto do Servidor Público;

- Cancelamento automático de Restos a Pagar processados no montante de R$ 35.409,77, violando o princípio da Transparência da Gestão Pública;

LOCAÇÃO DE CARROS E HOSPEDAGEM

Somente com locação de veículos a UEPB gastou, em 2011, R$ 742.780,45, o que daria para a compra de cerca de trinta veículos populares. E apenas duas empresas foram beneficiadas: Canopus Turismo e Viagens Ltda., que recebeu R$ 200.483,31, e RM Transportes, que recebeu R$ 542.297,14.

Com hospedagem, os gastos em 2011 foram na ordem de R$ 572.564,75, assim discriminados por empresas: CPV BFP de Adm. de Hotéis e Restaurantes Ltda.: R$ 114.111,58; Marc Center Hotel Ltda.: R$ 154.893,60; Organização Hotellar Ltda.: R$ 184.704,72; e Classic Viagens e Turismo Ltda.: R$ 118.854,85.

PASSAGENS AÉREAS

Outro número levantado pelo TCE e considerado alto foi o de passagens aéreas, que totalizou em 2011 R$ 838.274,63, aparecendo como beneficiárias do serviço as mesmas empresas que recebiam por hospedagem e locação de veículos: Canopus Turismo, com R$ 108.900,24, e Classic Viagens, com R$ 706.907,25. Uma outra empresa, a Portal Turismo, recebeu pouco mais de R$ 22 mil.  

SERVIDORES

O Tribunal de Contas do Estado atestou aumento do número de servidores da instituição na ordem de 14,12%.

Em janeiro do ano analisado (2011) a UEPB mantinha 779 técnicos administrativos, sendo 411 efetivos, 144 efetivos em cargos de comissão e 179 comissionados sem vínculo com a instituição.

No final do exercício, eram 889, sendo 365 efetivos, 159 efetivos com comissão e 276 comissionados sem vínculo.

Em dezembro, os servidores sem comissão correspondiam a 41,06% e consumiam 49,81% da folha. Os comissionados sem vínculo correspondiam a 31,05% e representavam 17,49% da despesa. No total, o número de servidores no exercício aumentou os 14,12%.

VALORES ORÇAMENTÁRIOS

Contrariando o que se dizia, que a UEPB teve cortes e estava sem dinheiro suficiente para o seu custeio, o TCE mostra que em 2011 a universidade executou um orçamento de R$ 324.271.562,64.

As despesas orçamentárias e extraorçamentárias tiveram um acréscimo em 2011 na ordem de 66,20% e 19,05% respectivamente, em relação ao ano anterior. As transferências financeiras recebidas, no valor de R$ 215.059.268,15 foram superiores 25,23% em relação ao exercício de 2010 (R$ 171.738.051,90).

A seguir, na íntegra, o relatório do TCE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...