terça-feira, 9 de outubro de 2012

Homem é morto a tiros e outro é apedrejado no Agreste da Paraíba


Duas pessoas foram assassinadas na noite da segunda-feira (8), no Agreste paraibano. Um albergado foi assassinado com cinco tiros de espingarda, em Campina Grande, e um homem foi vítima de apedrejamento em Arara. Em ambos os casos, os autores dos crimes não foram presos.
Também na noite da segunda-feira, um homem de 25 anos foi morto a pedradas no município de Arara. A Polícia Militar de Solânea atendeu a ocorrência mas não encontrou nenhum suspeito. Os dois corpos foram encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.Às 20h, dois amigos estavam no sítio São Januário, no distrito de São José da Mata, em Campina Grande, quando se aproximaram dois homens encapuzados em uma motocicleta. O albergado de 37 anos foi atingido com cinco disparos de espingarda calibre 12. O homem que estava com ele não sofreu nenhum tiro e também não foi localizado pela Polícia Militar para prestar esclarecimentos.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Candidatos repercutem o resultado do 1º turno e falam sobre apoios


Os dois candidatos que vão concorrer no segundo turno das eleições 2012 para a prefeitura de João Pessoa comentaram as estratégias para essa nova fase da campanha. E três dos candidatos derrotados já afirmaram que não vão apoiar nenhum dos candidatos nessa nova etapa da campanha.



O petista Luciano Cartaxo, primeiro lugar no primeiro turno com 38,32% dos votos válidos, afirmou que uma das estratégias para o segundo turno é fazer alianças. "Nós vamos conversar com a nossa coordenação de campanha, que vai procurar os partidos. Nós vamos continuar conversando, dialogando com o cidadão pessoense. Esse é o decisivo, esse é quem sabe o que é melhor para João Pessoa".
Com uma diferença de 672 votos em relação à terceira colocada Estela Bezerra (PSB), Cícero Lucena (PSDB) conquistou a vaga para o segundo turno com 75.170 votos (20,27%). “Iremos conversar, sim, com todos aqueles que possam colaborar, que possam nos trazer ideias, sugestões, incorporar aqueles que foram candidatos, incorporar programas do governo deles, porque o que nós queremos é o bem da cidade de João Pessoa”, disse o tucano.
José Maranhão (PMDB) não concedeu entrevista, mas divulgou na manhã desta segunda-feira (8) uma carta nas redes sociais em que agradeceu os votos recebidos, destacou sua história na vida pública, mas não disse como vai se comportar no segundo turno na capital paraibana. 
Estela Bezerra (PSB) também não deu entrevista e, em nota à imprensa, agradeceuà militância e disse que encerrou este ciclo "com mais maturidade e fortalecida". O governador Ricardo Coutinho ainda vai avaliar se comenta ou não o resultado das eleições para a prefeitura de João Pesosa.
O candidato do PSOL, Renan Palmeira, que obteve 5.830 votos (1,57%), disse que não vai apoiar nenhum dos candidatos que vão disputar o segundo turno. "Eu me sinto realizado com essa votação, eu me sinto vitorioso por esse resultado. Acreditamos que conseguimos dialogar com um setor importante da cidade de João Pessoa. Politicamente, eu não vou estar presente em nenhuma das campanhas. Mas o meu partido ainda vai se sentar para decidir se dará apoio".
A mesma posição foi tomada pelo candidato do PSTU Antônio Radical, que obteve 2.102 (0,57%). “Mais uma vez, o poder econômico se manifestou muito, conseguiu levar os seus candidatos ao segundo turno. E nós, que tentamos colocar durante os três meses uma proposta alternativa, socialista, de interesse dos trabalhadores, estamos satisfeitos com o nosso desempenho. Seria muita incoerência vir aqui dizer que A ou B deveria merecer os votos dos trabalhadores da cidade de João Pessoa”.
A candidada pelo PCO Lourdes Sarmento, com 1.192 votos (0,32%), disse também que não vai apoiar nem Cícero Lucena nem Luciano Cartaxo. “Em relação à gente, o PCO, a manifestação foi muito grande, o apoio foi muito grande da população, isso nos coloca como o partido do futuro, do ponto de vista de que está na tarefa do dia a construção do verdadeiro partido operário. Nem a frente popular, representada pelo PT nesse segundo turno, nem a direita, representada por Cícero Lucena, o PCO vai poder apoiar”.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

'Cão aranha' chama atenção em festival no Peru


Um cão usou uma fantasia de aranha durante um festival canino, que foi realizado no domingo (7) em Lima, no Peru. (Foto: Mariana Bazo/Reuters)Um cão usou uma fantasia de aranha durante um festival canino, que foi realizado no domingo (7) em Lima, no Peru. (Foto: Mariana Bazo/Reuters)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Palmeiras tenta acordo com Dida, mas Bruno ganha força no clube


Dida,  Votação Largo Tudo 2012, 480 (Foto: Divulgação)Dida tem feito boas atuações pela Lusa
(Foto: Divulgação)
Enquanto luta para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se mexe para reforçar o time para a Taça Libertadores de 2013. Na mira do clube há algum tempo, o goleiro Dida, da Portuguesa, é tratado como prioridade e já foi procurado para falar sobre uma possível transferência para o Verdão. O goleiro completou 39 anos nesta segunda-feira, e o clube alviverde prepara uma proposta para que Dida encerre a carreira na Academia de Futebol.
Duas pessoas ligadas ao presidente Arnaldo Tirone confirmam a negociação, inclusive informando que as bases salariais estão praticamente acertadas. Em contato com a reportagem, porém, Tirone diz não estar à procura de um nome para o gol.
- É um ótimo goleiro, mas não temos interesse nesse momento. Não estamos procurando alguém para a posição - disse o presidente.
O presidente quer dar confiança a Bruno, titular desde o empréstimo de Deola ao Vitória. Parte da diretoria já mostra mais convicção em afirmar que o atual goleiro pode ter longo futuro com a camisa do Palmeiras, depois da aposentadoria de Marcos.
- Acho que o Bruno tem condições de ser nosso goleiro por muito tempo – ressaltou Tirone.
As conversas com Dida ocorrem há algum tempo, intermediadas pelo gerente de futebol César Sampaio. O clube quer um goleiro experiente para a disputa da Libertadores. O atual titular, Bruno, conta com bom ambiente dentro do Verdão, mas sofre com a resistência de parte de conselheiros e diretores. A boa atuação contra o São Paulo (apesar dos três gols), porém, fez as críticas esfriarem.
O nome de Dida surgiu quando o Palmeiras negociou com a Portuguesa a contratação do volante Guilherme, que acabou acertando com o rival Corinthians. Nas reuniões com a diretoria da Lusa, os alviverdes abordaram outros dois assuntos: a possibilidade de o clube mandar jogos no Canindé, que acabou não se confirmando, e o desempenho de Dida no Campeonato Brasileiro. Ele tem sido elogiado pela conduta dentro e fora de campo.
Na Portuguesa, os dirigentes não falam sobre qualquer negociação antes do fim do Brasileiro. A ideia é não desestabilizar o ambiente, já que a equipe vive boa fase e está praticamente livre do risco de rebaixamento.
Dida não é o primeiro goleiro experiente procurado para a disputa da Libertadores. Julio César, ex-Inter de Milão, era a prioridade da diretoria, que negava veementemente a possibilidade de negociar com Julio. O goleiro acabou no Queens Park Rangers, da Inglaterra, mas admitiu que faltou muito pouco para ele sacramentar um acerto com o Palmeiras.
G1

Coreia do Norte garante ter míssil capaz de atingir os EUA


Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (9) que possui mísseis estratégicos capazes de atingir o território dos Estados Unidos, reagindo ao acordo concluído no domingo entre Washington e Seul para ampliar o alcance dos mísseis sul-coreanos.
Em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA, o porta-voz da Comissão de Defesa Nacional declara que seus mísseis estratégicos têm alcance "não apenas para atingir as forças americanas na península coreana, mas também no Japão, Guam e até no território dos Estados Unidos".
A advertência ocorre dois dias após a Coreia do Sul anunciar um acordo com os Estados Unidos para quase triplicar o alcance de seus mísseis, cobrindo a totalidade do território norte-coreano.
A Coreia do Norte tenta desenvolver um míssil intercontinental, o Taepodong-2, mas até o momento os testes não tiveram sucesso.
Em abril passado, os norte-coreanos fracassaram em colocar um satélite em órbita com um foguete, em uma operação que os Estados Unidos e a ONU qualificaram de teste disfarçado de um míssil Taepodong-2 de três estágios.
G1

Vídeo mostra resgate de barco desgovernado em aceleração máxima


Equipes britânicas fizeram um resgate de alto risco de um barco que estava fora de controle e navegando em círculos.
A embarcação estava em aceleração total e sem ninguém no comando, depois que o capitão foi jogado no mar por uma onda (veja vídeo).
O incidente aconteceu perto da cidade de Bude, na região da Cornuália.
Para o resgate, a equipe teve de usar cordas para reduzir a velocidade e estabilizar o barco.
Ninguém ficou ferido no incidente.
G1
Vídeo mostra resgate de barco desgovernado em aceleração máxima (Foto: BBC)Vídeo mostra resgate de barco desgovernado em aceleração máxima (Foto: BBC)

MP pede condenação de município goiano por maus-tratos a animais


Imagens do Centro de Zoonozes de Itumbiara, Goiás, em março deste ano (Foto: MP-GO)Imagens do local em março deste ano e do aparelho usado no sacrifício dos animais (Divulgação/MP-GO)










O Ministério Público de Itumbiara, no sul de Goiás, por meio do promotor de Justiça Marcelo de Freitas, pediu a condenação do município por maus-tratos contra os animais do Centro de Controle de Zoonozes. A ação foi protocolada na última semana. A denúncia ocorreu em março deste ano, depois que um casal foi ao local adotar um cachorro e constatou a situação vivida pelos animais. Eles fizeram registro através de fotos, que vazaram na internet e causaram comoção na população. A assessoria de imprensa da prefeitura informou ao G1 que ainda não havia sido notificada até a noite de segunda-feira (8).
Na ação, protocolada em março, o promotor Marcelo de Freitas afirma que ficou constatado que a unidade abrigava cães desnutridos, doentes e que ficavam presos em celas sujas, sem água e comida. Segundo o promotor, os cães que morriam permaneciam nas celas por dias, até que fossem retirados por algum funcionário. Também foi apurado que os animais que resistiam à ausência de água e comida eram sacrificados, mesmo os sadios, mediante choques elétricos de 220 volts, sem qualquer tipo de insensibilização ou anestesia prévia, “em espetáculos de barbárie e covardia”, afirmou Marcelo de Freitas.A ação civil pública proposta requer, em caráter liminar, que o município seja proibido de permitir a morte de animais abrigados no centro em casos que não estejam de acordo com as situações definidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária ou pelo Código Sanitário Municipal. Segundo apurado pela promotoria, os animais abrigados, além de não receberem água, comida e assistência médico-veterinária, eram sacrificados por meio de choque elétrico.
Imagens atual do Centro de Zoonozes de Itumbiara, Goiás (Foto: Centro de Zoonozes de Itumbiara)
De acordo com o MP, os funcionários relataram, em depoimento, que um instrumento composto de tomada, fio condutor de energia, cano de PVC e borracha era usado no extermínio dos cães. Após molhar os cachorros que estavam presos nas celas, eles encaixavam a ponta do fio condutor na rede elétrica e encostavam a outra ponta do fio descascado nos animais, causando a morte.
A perícia realizada na época constatou ainda alguns dos animais sacrificados estavam mutilados e com sinais de desnutrição severa. Os corpos eram armazenados em um freezer que estava estragado e, por isso, acabavam se decompondo no local.
O levantamento feito pelo MP também apurou que a verba destinada à manutenção da unidade era insuficiente para seu adequado funcionamento. Com o pedido de condenação, o MP também a requisitou que o município adote a eutanásia de animais e forneça permanentemente alimentação, água, medicamentos e tratamento médico-veterinário aos animais apreendidos.
Outra realidade
Porém, segundo o atual diretor do Centro de zoonozes, Celso Júnior, que assumiu a diretoria do centro em abril, logo após as denúncias de maus-tratos, a realidade dos animais hoje é outra.

De acordo com ele, o funcionamento da unidade está estabilizado e, desde que assumiu o comando, o número de eutanásia reduziu em 80%. “Hoje não fazemos eutanásia em animais sadios ou com doenças que não seja raiva ou leishmaniose. Além disso, só realizamos este procedimento com laudo veterinário”, afirma Celso.

Ele afirma também que atualmente o local é higienizado com frequência e que há ração estocada para garantir a alimentação dos animais. “Hoje, o centro é um abrigo totalmente diferente. Temos ajuda de amigos que fazem doações e a realidade é outra. Quando assumi, o objetivo era dar qualidade de vida melhor aos animais e hoje a gente consegue isso”, declara Celso.
Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
G1

Câmara deve ter cinco vereadores ligados a polícias em São Paulo


O comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, deu entrevista coletiva na noite desta sexta (3) e disse que não acredita nas denúncias de abuso em Pinheirinho trazidas à tona pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Coronel  foi comandante da PM de São Paulo.
(Foto: Paulo Piza/G1)
O número de candidatos a vereador ligados à área de segurança pública praticamente dobrou em São Paulo e o aumento se refletiu no resultado das urnas. Dos 43 que buscavam vaga na Câmara Municipal, quatro conseguiram as cadeiras na eleição de domingo (7). Um quinto, o Coronel Camilo, está na expectativa de assumir a vaga com a ida do vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR) para o Senado.
Ao todo, dois policiais militares da reserva e dois policias civis - um deles reeleito - já garantiram votos para compor a bancada em 2013.  “Dá para se fazer uma composição boa na Câmara Municipal com esse pessoal. Eu não rejeito o rótulo 'bancada da bala', mas prefiro 'bancada da segurança pública' porque ela aí pode abranger também outras lideranças, como os vereadores eleitos que perderam os filhos em crimes brutais”, disse Camilo.
No início da legislatura em 2008, São Paulo tinha apenas Celso Jatene (PTB), delegado afastado da Polícia Civil, como vereador. Ele conseguiu a reeleição com 52.099 votos. Naquela eleição, foram 23 candidatos egressos da área da segurança pública. Em 2012, o número praticamente duplicou. Entre eles, 22 policiais militares que ainda estavam na ativa, dois ex-comandantes e um bombeiro concorreram.
Além de jatene, outro policial civil eleito no domingo foi Paulo Batista dos Reis (PT), que recebeu 28.627 votos. O G1 não conseguiu localizar Jatene e Reis para comentarem o assunto. A composição da bancada será escoltada por mais dois vereadores que são ex-representantes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), considerada a tropa de elite da Polícia Militar em São Paulo.
Rota
O tenente-coronel Paulo Telhada (PSDB), que comandou a Rota até o ano passado, foi o quinto candidato mais votado na capital paulista. Sob o nome ‘coronel Telhada’, obteve 89.053 votos.

"Estou comovido com o resultado, com o número, com a disposição das pessoas de nos ajudarem", afirmou Telhada ao G1. “Foi uma resposta do povo. O povo quer gente nova, que entenda o povo”, disse Telhada. Ele diz ter uma campanha pobre, que teria custado R$ 200 mil.

Conte Lopes (PTB), ex-capitão da Rota no governo Paulo Maluf, volta a ter mandato eletivo. Ele havia sido deputado estadual de 2007 a 2010. Agora, com 31.947 votos, irá ocupar uma vaga como vereador.

“Estamos vivendo um terror. Nós policiais estamos sendo caçados pelo bandido. Temos que dar resposta: segurança pública na rua, lei mais forte e principalmente combate ao crime", comentou Lopes.“Acho que município tem que tomar atitude com relação à segurança pública. Primeiro que tem que abrir concurso para a Guarda Municipal, que não tem um guarda admitido há oito anos. O efetivo atual é de 6 mil homens na capital, quando deveria ser de 15 mil. A guarda também precisa trabalhar mais próxima a Polícia Militar, cuidando de feiras livres e escolas”, disse Conte Lopes, que aos 65 anos adotou o slogan político “Segurança para São Paulo”.

"A inteligência é necessária para tudo, mas chega uma hora que é preciso agir. Só na inteligência os policiais estão sendo executados com tiro de fuzil na rua. São 79 policiais mortos, executados por bandidos. Toda ação tem uma reação. Por isso, a morte dos bandidos é legítima defesa do policial. Quando um policial atira num bandido vai para DHPP, é afastado das ruas. Não dá para por só Einstein na PM, tem que ter uns caras que tenham pernas para correrem atrás de bandido.”, afirmou Lopes.

Na expectativa
O comandante da reserva da PM, coronel Álvaro Camilo deve ser o quinto integrante da bancada. Assim como Telhada, ele usou a patente para tentar se eleger. ‘Coronel Camilo’ teve 26.966 votos. Ele ficou na suplência e pode assumir a vaga em janeiro. Para isso, é preciso que o vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR) queira ir ao Senado. Ele assume esta semana mandato na vaga da ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT).

“Dá para se fazer uma composição boa na Câmara Municipal com esse pessoal. Eu não rejeito o rótulo 'bancada da bala', mas prefiro 'bancada da segurança pública' porque ela aí pode abranger também outras lideranças, como os vereadores eleitos que perderam os filhos em crimes brutais”, disse Camilo.
Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique emhttp://g1.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo.html. Siga também por RSS.
G1

Em lugar de presentes, crianças preferem ganhar dinheiro e poupar


Um ano atrás, depois de encher seu cofrinho com a mesada que ganhava dos pais e com alguns trocados da venda de gibis usados, Débora Landau comprou sozinha, pela primeira vez, um brinquedo que tanto queria.
“Fiquei muito feliz quando saí da loja, sabendo que eu mesma tinha conseguido economizar”, conta.
Aos 10 anos, ela já aprendeu que dinheiro não cai do céu e que são precisos tempo e disciplina para juntá-lo e comprar o que se quer. Por isso, agora prefere ganhar dinheiro em vez de presentes. Neste Dia das Crianças, depois de meses de poupança, Débora já decidiu o que fazer com suas reservas.
Débora Landau, 10 anos, guarda tudo o que ganha para comprar o que quer (Foto: Caio Kenji/G1)Débora Landau, 10 anos, guarda tudo o que ganha para comprar o que quer (Foto: Caio Kenji/G1)
“Nesse ano quero um iPhone. Até fui na loja que quero comprar. Eu vou dar o dinheiro para o meu pai, para ele comprar para mim. Se faltar um pouco [de dinheiro], acho que ele pode colocar”, disse Débora. Ela contabiliza receber cerca de R$ 30 por semana e garante resistir às tentações de gastar “com bobagens” o que guarda durante todo o mês. “Quando saio com meus pais, levo em uma bolsinha só um pouco de dinheiro, para não correr o risco de faltar para comprar o presente que eu quero mesmo”, contou.
Débora Landau diz saber que "dinheiro não cai do céu" (Foto: Caio Kenji/G1)
A disciplina de Débora foi fruto das conversas com os pais. “Meu pai me diz que dinheiro não cai do céu e que eu preciso aprender que tudo custa dinheiro e que dá trabalho ganhar.” Diante dessas orientações, ela disse ter percebido que qualquer gasto precisa de planejamento. “Calculo tudo antes para não ter que pedir dinheiro para o meu pai. Então, eu faço todas as minhas tarefas, ajudo a cuidar dos meus cinco animais de estimação – que fazem muita sujeira – e consigo o que preciso.”
Neste Dia das Crianças, além do telefone, Débora faz planos de comprar acessórios para suas duas cachorras, “mas só se sobrar dinheiro”.

Disciplina
Para especialistas em educação financeira infantil, trocar o presente pelo dinheiro pode ser uma boa oportunidade para ensinar a criança a poupar e a ter disciplina. “Os pais estimulam as crianças a aprender que os sonhos podem ser realizados. Se os pais apenas derem o dinheiro, sem explicar que ele pode ser usado para comprar um presente mais caro, mais legal, que ela queira muito, há risco de a criança ficar consumista, gastona ou até mesmo avarenta”, disse o terapeuta financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Isabela Ferreira Guedes, 9 anos, economizou durante meses para comprar sua cachorra Mel  (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo o especialista, não adianta o pai dar dinheiro para criança, em alguma data especial ou por mês, sem determinar, junto com o filho, uma finalidade. “É possível até conversar com a criança e combinar que, daquele valor que ela está recebendo, uma parte pode ser gasta com doces, balas, figurinhas - coisas que todas gostam – e o restante fica guardado. É uma forma de ela aprender a administrar o que ganha.”

Foi juntando o dinheiro que a família dava no lugar de presentes que Isabella Ferreira Guedes, 9 anos, quase conseguiu comprar sua cachorra Mel. Quando estava com a quantia certa, pronta para levar o filhotinho para casa, a tia decidiu presenteá-la. Apesar de não ter tocado no seu porquinho para comprar sua cadelinha yorkshire, Isabella não gastou o dinheiro desde então e segue guardando a mesada que recebe da mãe e do tio. “Vou guardando o dinheiro da mesada, de troco. Não gasto quase nunca.” Para este Dia das Crianças, Isabella não pensou em nenhum presente especial e garante que não destruirá seu porquinho tão cedo.

Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Deputado do PSDB suspeito de ligação com Cachoeira depõe na CPI


O depuado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), em sessão da Comissão de Legislação Participativa (Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)O depuado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), em
sessão da Comissão de Legislação Participativa
(Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)
Depois de mais de um mês de reuniões suspensas por causa das eleições municipais, a CPI do Cachoeira retoma os trabalhos nesta terça-feira (9) com o depoimento do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), suspeito de ter envolvimento com o contraventor, preso em fevereiro sob acusação de comandar uma rede de jogos ilegais e corromper agentes públicos.
Nesta segunda (8), o deputado afirmou que comparecerá à comissão. "Estarei lá e respondendo a todas as perguntas que me forem feitas" disse. Esta é a segunda vez que o tucano é convocado para responder a perguntas dos parlamentares que integram a CPI.
No começo de setembro, Leréia tinha audiência marcada, mas, no dia determinado, enviou comunicado à comissão dizendo que não iria comparecer. A secretaria da CPI informou, na ocasião, que Leréia tinha alegado compromissos pessoais anteriormente assumidos.
Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), a convocação do tucano desvia o foco da CPI. Segundo ele, a comissão deveria apurar desvios de recursos públicos operados através da construtora Delta, empresa que mantém contratos com o governo federal e governos estaduais.
As investigações da Polícia Federal apontam que a Delta repassou dinheiro para empresas de fachada ligadas a Cachoeira, supostamente usado para pagamento de propina e caixa dois em campanhas.
"Vai ser uma repetição. A questão é que estão valorizando o assessório e esquecendo o essencial. O essencial é o desvio de dinheiro público através da Delta. Há uma coleção de ilícitos praticados por pessoas poderosas. Portanto, o depoimento do Leréia não acrescenta absolutamente nada em relação ao objetivo da CPI", disse Alvaro Dias.
A reunião da comissão nesta terça, dois dias após o primeiro turno das eleições municipais, não contará com a presença de alguns parlamentares petistas. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou ao G1que não comparecerá porque participará de encontro do diretório do PT em São Paulo.
O líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), que costuma participar das reuniões da CPI e fazer perguntas na condição de líder partidário, também afirmou que não comparecerá ao depoimento de Leréia.
"Vou participar de uma reunião com a ministra Ideli Salvatti [de Relações Institucionais] às 10h, no Palácio do Planalto. Acho que de tarde não vou à reunião da CPI", afirmou.
 

Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.Denúncias
Segundo a Polícia Federal, Leréia mantinha relação próxima com Cachoeira e, conforme gravações de escutas telefônicas, chegou a receber a senha do cartão de crédito do bicheiro.
O própro Leréia chegou a afirmar no plenário da Câmara, em maio, que era amigo do bicheiro. Na ocasião, o deputado lembrou que era aniversário de Cachoeira.

"Meu nome é citado várias vezes como uma pessoa que falou frequentemente com o senhor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que, por sinal, faz aniversário hoje”, disse Leréia. “Está preso aí na Papuda. Faz 49 anos e é meu amigo pessoal”, disse o deputado na ocasião.

Interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal e que estão com a CPI mostram a proximidade entre o deputado e o bicheiro. Em uma das gravações, feita no dia 3 de junho de 2011, Leréia afirma que estava indo à sede da Construtura Delta para conversar com Cachoeira.
As interceptações telefônicas, de acordo com a CPI, dão conta ainda de que repasses de dinheiro eram feitos ao deputado. Ele teria recebdio cerca de R$ 85 mil.

Requerimentos
Já na quarta (10), os integrantes da comissão se reúnem a partir das 10h15 para análise de requerimentos. Há mais de 300 requerimentos acumulados. Entre eles, os que pedem a quebra de sigilos das empresas suspeitas de serem fantasmas no esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Segundo o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), além dos requerimentos, os líderes partidários que compõem a comissão também devem começar a analisar o pedido feito pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) para prorrogar a CPI.

A comissão tem prazo para funcionar até o dia 4 de novembro, mas pode ser prorrogada por mais 180 dias. Para que a prorrogação aconteça, são necessárias, no mínimo, 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara, mesmo número que foi preciso para a criação da comissão.
G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...