sexta-feira, 29 de março de 2013

Jovem é presa após realizar fetiche sexual e mentir sobre estupro


Uma jovem de 20 anos foi presa em Fargo, no estado da Dakota do Norte (EUA), depois que postou um anúncio de fetiche sexual no Craigslist, site de classificados, e disse posteriormente à polícia que tinha sido sequestrada e estuprada.
  •  
Mary Kate Gullickson presa por inventar estupro (Foto: Divulgação/Cass County Jail)Mary Kate Gullickson presa por inventar estupro (Foto: Divulgação/Cass County Jail)
De acordo com as autoridades, Mary Kate Gullickson, estudante da Universidade Estadual da Dakota do Norte, afirmou no anúncio que queria experimentar uma fantasia sexual que envolvesse uma encenação de sequestro e estupro.
Uma pessoa que respondeu ao anúncio concordou em realizar a fantasia de Mary. No entanto, depois do encontro, a jovem procurou a polícia e disse que foi amarrada com fita adesiva, sendo forçada a ter relações sexuais.
A notícia do suposto estupro virou o assunto principal no campus da universidade, levando a polícia a colocar vários policiais para tentar identificar o suspeito.
Os investigadores rastrearam o anúncio no Craigslist e descobriram o e-mail e número de telefone de Mary. A polícia também encontrou no celular da jovem troca de mensagens sobre o anúncio.
O homem disse à polícia que tudo não passou de uma fantasia proposta pela própria jovem.
G1

Bombeiros aguardam aviões para ajudar no combate a fogo no Taim, RS


Fogo já atingiu uma área de 700 hectares na Estação Ecológica do Taim (Foto: divulgação/ICMBio)Fogo já atingiu mais de 1,4 mil hectares na Estação Ecológica do Taim (Foto: divulgação/ICMBio)
Os bombeiros que tentam controlar o fogo que já destruiu mais de 1,4 mil hectares da Estação Ecológica do Taim, na Região Sul do Rio Grande do Sul, esperam ainda a chegada de dois aviões de grande porte da Bahia para ajudar a apagar o incêndio na reserva. Por enquanto, o combate é feito em dois aviões agrícolas que suportam 700 litros de água cada. Henrique Ilha, que coordena a área, deve sobrevoar a área na manhã de sexta-feira (29) e a tendência é que a área atingida aumente bastante. As chamas já duram quase 60 horas.
Os aviões, que devem iniciar os trabalhos de combate às chamas na sexta-feira (29) segundo Henrique Ilha, têm capacidade para 2 mil litros de água cada. O incêndio atinge uma área de difícil acesso, onde só é possível chegar de avião ou de helicóptero. A faixa de terra entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, onde está a reserva, é formada por muitos banhados que dificultam o acesso das equipes por terra.
Apesar disso, cinco bombeiros foram deslocados de Rio Grande para a reserva. Eles se juntam aos 14 homens que fazem parte da reserva de incêndio da estação ecológica. Caso o fogo avance para áreas mais secas, eles poderão combater manualmente o incêndio.
A Polícia Rodoviária Federal deslocou uma equipe para avaliar se existe a necessidade da interdição da BR-471. Devido ao incêndio, que já dura quase três dias, a fumaça prejudica a visualização dos motoristas.Animais de pequeno porte, como roedores e invertebrados, devem ser os mais atingidos, pois o fogo se concentra em uma área com grande quantidade de folhas secas e água por baixo. A suspeita é de que o incêndio teria sido provocado por um raio na manhã de terça-feira (26).
"Nós deixaremos uma equipe de emergência para acompanhar esse caso e pedimos aos motoristas muita cautela ao trafegar por esse trecho", disse Mário Zanini, inspetor-chefe da PRF. A rodovia BR-471 também deverá ser utilizada para pouso dos aviões que vêm da Bahia.
A reserva do Taim abrange uma área de 34 mil hectares, entre os municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. A estação fica em uma faixa de terra localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, próximo ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai.
Criada em 1986, a reserva do Taim fica entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar e é considerada, pelo Ministério do Meio Ambiente, uma das estações ecológicas mais importantes do país.
G1

Polícia diz não ter pistas dos corpos de família desaparecida há 8 meses


Famíla de Monte Negro, RO, está desaparecida desde domingo (29) (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Famíla de Monte Negro está desaparecida há oito
meses (Foto: Reprodução/TV Rondônia)
“Onde há esperança, há vida. Confio em Deus e por isso acredito que ela possa estar viva em algum lugar”, enfatiza a comerciante Maria Rosa Amaral, mãe de Gleiciane do Amaral Teotoni, que desapareceu com o marido Agnaldo da Silva Gonzales e o filho de 5 anos, Matheus do Amaral Gonzales, há oito meses, em Monte Negro (RO). Cinco pessoas, que foram presas no ano passado, suspeitas de envolvimento no desaparecimento e execução da famíliacontinuam presas na Casa de Detenção de Ariquemes. A Polícia Civil afirma não ter pistas da localização dos corpos.
A comerciante, que reside em Apuí (AM), conta que na época do desaparecimento foi atéMonte Negro e ficou 60 dias na região a espera da localização da família. Afirma que Gleiciane vivia há 10 anos com Agnaldo e que os dois mantinham um bom relacionamento.
Sobre o desaparecimento da família, Maria Rosa acredita que foi motivado por inveja. “Tem gente que quer enriquecer a custa dos outros, mas a mão de Deus está sob estas pessoas”, ressalta.

O filho do primeiro casamento de Agnaldo Gonzales, o motorista Wagner Araujo Gonzales, de 22 anos, que mora em Ji-Paraná (RO), diz não tem esperanças de encontrar a família viva. “Depois de tudo que a polícia descobriu, infelizmente existem poucas chances deles estarem vivos. Tudo que eu queria agora é que os criminosos falassem onde estão os corpos, para que a gente pudesse dar um enterro digno para eles”, destaca Wagner.
Wagner relata que mantinha uma boa relação com o pai e que dois meses antes do desaparecimento esteve em Monte Negro. O motorista afirma também que não tinha problemas com a madrasta, Gleiciane, e que a família era unida. “Lembro sempre do sorriso dele. Meu pai era uma pessoa sempre feliz. Quero que os criminosos paguem pelo que fizeram e fique o resto da vida na cadeia”, desabafa.
De acordo com o advogado Valdeni Paranhos, no dia 15 de abril está marcado uma audiência quando serão ouvidas as testemunhas de acusação. Para a audiência com as testemunhas de defesa, ainda não foi definida data.
Polícia Civil durante buscas na propriedade da família desaparecida (Foto: Eliete Marques/G1)Polícia Civil durante buscas na propriedade da família desaparecida (Foto: Eliete Marques/G1)
O caso
Agnaldo da Silva Gonzales, Gleiciane do Amaral Teotoni e o filho Matheus do Amaral Gonzales de 5 anos, foram vistos pela última vez no dia 29 de julho. Documentos pessoais e as fotos da família sumiram. O carro foi localizado no dia sete de agosto, incendiado, entre os municípios de Monte Negro e Buritis, cerca de 15 quilômetros de distância da propriedade da família.

Depois de 47 dias de investigação a Polícia Civil prendeu João Luiz de Souza, o 'Luizão', vizinho de Agnaldo, acusado de ser o mandante do crime; seu filho, Fabiano Andreotti de Souza, o 'Polaco', acusado de planejar e executar a família; Dione Henrique de Souza, o 'Di', acusado de auxiliar Fabiano e José Aparecido de Oliveira, o 'Zé Badocha', que mantinha contato com 'Neguinho', este acusado de ter planejado o sequestro e execução das vítimas. Neguinho foi preso em outubro, em Humaitá (AM).
De acordo com o delegado Ricardo Rodrigues, a família deve ter sido morta no dia que foi registrada como desaparecida. O interesse pelos bens da vítima, que possuía dois lotes de terras, cerca de 400 cabeças de gado, uma moto e um carro, teria motivado o crime. Buscas foram realizadas, mas os corpos não foram localizados. O inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público.
“Concluímos o inquérito e nós temos convicção que aqueles indivíduos presos foram os autores do crime e que de fato o crime aconteceu. No entanto, os corpos não foram encontrados, mas continuamos o trabalho para localizá-los, apurando toda nova informação”, concluiu o delegado.
G1
Operação Porteira Fechada deu início as buscas dos corpos em Monte Negro (Foto: Eliete Marques/G1)Operação Porteira Fechada deu início as buscas dos corpos em Monte Negro (Foto: Eliete Marques/G1)

Cientistas criam 'água-viva robótica' em projeto para monitorar oceanos


O robô Cyro, que foi construído imitando a água-viva 'Cyanea capillata' (Foto: Divulgação/Amanda Loman/Virginia Tech)O robô Cyro, construído para imitar uma água-viva (Foto: Divulgação/Amanda Loman/Virginia Tech)
Cientistas da Virginia Tech (nome pelo qual é conhecida a Universidade Estadual e Instituto Politécnico da Virginia, nos EUA) apresentaram nesta quinta-feira (28) um robô que imita uma água-viva, funciona de forma autônoma e pesa cerca de 77 kg.
O protótipo, apelidado de Cyro, e foi construído como parte de um projeto de US$ 5 milhões financiado pelo governo dos Estados Unidos com o objetivo de monitoramento ambiental nos oceanos, estudo da vida marinha e das correntes marítimas, entre outras finalidades.
O robô Cyro é um modelo bem maior de uma pequena "água-viva robótica" apresentada em 2012 pela pela mesma equipe de pesquisadores. Conhecida como Robojelly, a máquina anterior possuía o tamanho de um punho, segundo os cientistas.
Cyro foi construído com base na água-viva da espécie Cyanea capillata, segundo os cientistas. Seu nome é uma mistura do gênero Cyanea e da primeira sílaba da palavra "robô". Por ser um protótipo, o aparelho está em fase de testes e precisa ser aperfeiçoado. Ele não deve ser usado nos mares enquanto não tiver melhorias, de acordo com os autores do estudo."Um equipamento maior vai durar por mais tempo e ter um alcance de operação maior", afirmou o pesquisador Alex Villanueva, um dos envolvidos no projeto. A meta do programa é criar máquinas autônomas, que não dependam de fontes de energia, para pesquisas oceânicas.
"Nós esperamos aperfeiçoar este robô, reduzir seu consumo de energia e aumentar sua capacidade de movimentação na água, assim como melhorar a 'camuflagem' de água-viva", apontou Villanueva.
A "água-viva robótica" possui autonomia de meses, com sua bateria recarregável de níquel, dizem os cientistas. Além dos pesquisadores da Virginia Tech, diversas instituições tiveram participação no projeto, como a Universidade Stanford, a Universidade do Texas em Dallas e a Universidade da Califórnia em Los Angeles.
G1

Chip na barriga controla apetite e combate obesidade


Chip do Imperial College (Foto: Divulgação)Chip do Imperial College (Foto: Divulgação)
Cientistas britânicos apresentaram em Londres um microchip 'inteligente' desenvolvido para ser implantado no corpo humano com o objetivo de controlar o apetite e combater a obesidade.
Após testes satisfatórios nos laboratórios do Imperial College, os professores Chris Toumazou e Stephen Bloom anunciaram que os testes em animais estão prestes a começar. Testes em humanos são esperados em três anos.
O chip foi desenhado para ser implantado junto ao nervo vago (pneumogástrico), que regula o apetite e outras funções do organismos.
O circuito consiste em um 'modulador inteligente' de poucos milímetros, implantado na cavidade peritoneal do abdome (na barriga). Ele será preso ao nervo vago por meio de eletrodos.
O chip e os eletrodos foram desenvolvidos para ler e processar estímulos elétricos e químicos do nervo que regulam o apetite.
Com base nos dados coletados, o chip poderá enviar estímulos elétricos ao cérebro, reduzindo o apetite.
'Será um controle do apetite, mais do que dizer: 'pare de comer de uma vez'. Então, talvez em ver de comer rápido, você coma mais devagar', explicou o professor Toumazou, em entrevista à BBC.
'Uma vez que o cérebro fica em alerta, ele receberá sinais similares àqueles recebidos do organismo após uma refeição, e esses sinais dizem para não comer mais, que os intestinos estão cheio de comida', explicou.
Segundo o professor Toumazou, o chip pode se tornar uma alternativa à cirurgia de redução do estômago, já que a nova técnica poderá controlar o apetite.
O fato de também identificar impulsos químicos deve tornar o chip mais efetivo, indicam os cientistas.
O projeto recebeu 7 milhões de euros do Conselho de Pesquisa Europeu.
Nervo vago
O nervo vago regula uma série de funções no organismo, como controlar a respiração, o ritmo cardíaco, a secreção de ácidos no sistema digestivo e a contração do intestino.
O nervo também indica ao cérebro como outros sistemas do organismo estão operando.
A equipe do Imperial College de Londres, no entanto, não é a única a pesquisar o tema.
A empresa de tecnologia médica EnteroMédics, dos Estados Unidos, criou um circuito que bloqueia o nervo para interromper estímulos de apetite.
Resultados dos primeiros testes do chip americano, que envolveram 239 pacientes, mostraram perda de até 20% do excesso de peso no corpo. A empresa, no entanto, disse que os resultados não foram tão bons quanto os esperados.
Outra empresa americana, a IntraPace, também desenvolveu técnica similar.
G1

Coreia do Norte prepara mísseis para eventual ataque aos EUA


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou nesta sexta-feira (29) o início dos preparativos para atacar com mísseis o território dos Estados Unidos e suas bases no Pacífico e na Coreia do Sul, indicou o órgão oficial do regime norte-coreano, a agência KCNA.
A ordem foi emitida durante uma reunião de emergência noturna com os líderes de alto escalão do Exército, indicou a KCNA, e é uma resposta direta às manobras conjuntas dosEstados Unidos e da Coreia do Sul na península com bombardeiros furtivos americanos B-2, capazes de transportar armas nucleares.
Militares norte-coreanos são vistos em barcos de patrulha perto da fronteira com a China (Foto: Jacky Chen/Reuters)Militares norte-coreanos são vistos em barcos de patrulha perto da fronteira com a China (Foto: Jacky Chen/Reuters)
Em caso de provocação imprudente dos Estados Unidos, as forças norte-coreanas 'deverão atacar sem piedade o (território) continental americano (...), as bases militares do Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e as que se encontram na Coreia do Sul', declarou Kim, citado pela agência oficial.
Na quinta-feira, em um contexto de escalada de tensões entre as duas Coreias, dois bombardeiros furtivos B-2 sobrevoaram a Coreia do Sul, uma maneira de os Estados Unidos ressaltarem sua aliança militar com Seul em caso de agressão do Norte.
O chefe do Estado-Maior do Exército Popular da Coreia, o diretor de operações e o comandante de operações estratégicas e foguetes estiveram presentes na reunião de emergência, realizada nesta sexta-feira às 00h30 locais (12h30 de quinta-feira no horário de Brasília), segundo a KCNA.Segundo a agência oficial, Kim Jong-un disse que o voo dos bombardeiros furtivos equivale a um "ultimato e demonstra que querem lançar a qualquer preço uma guerra nuclear".
Washington não costuma anunciar os voos de treinamento do B-2, um avião projetado para entrar nas linhas inimigas e bombardear alvos estratégicos a partir de uma grande altitude (até 15.000 metros).
China pede calma
Considerado indetectável e capaz de voar perto da velocidade do som, o B-2 pode transportar até 18 toneladas de armas convencionais ou nucleares, incluindo 16 bombas de 900 kg guiadas por satélite e oito bombas GBU-37 antibunker.

Coreia do Norte já havia ameaçado na terça-feira os Estados Unidos com ataques contra seu território e suas bases no Pacífico, mas se tratava de um anúncio, também através da agência oficial, proveniente do Exército. Neste caso trata-se de um alerta do líder do regime.
A China pediu nesta sexta-feira às partes interessadas 'que façam esforços coletivos para resolver a situação'. 'A paz e a estabilidade na península coreana são benéficas para todos', declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei.
A China é o único aliado da Coreia do Norte e seu principal sócio comercial, que lhe fornece recursos energéticos indispensáveis para sua economia.
Na quinta-feira, Washington disse mais uma vez estar "preparado para enfrentar qualquer eventualidade" procedente da Coreia do Norte, indicou o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel.
Os especialistas militares americanos afirmam, no entanto, que até o momento o aumento da retórica belicista da Coreia do Norte não é acompanhado por ações militares.
Pyongyang, por exemplo, evitou ao máximo as tensões em torno das instalações industriais de Kaesong, compartilhadas com a Coreia do Sul, e que fornecem ao Norte receitas vitais para sua economia.
Desde o início de março e a adoção de novas sanções da ONU contra Pyongyang, depois de um terceiro teste nuclear, a Coreia do Norte aumentou o tom de suas declarações, ameaçando Seul e Washington com ataques estratégicos e com uma guerra total.
'Mas isso não deve ser interpretado como sinal de uma guerra iminente', disse Kim Yong-hyun, um especialista sul-coreano da Universidade Dongguk. 'É uma reação esperada e calibrada pela mobilização de B-2, e este jogo com os Estados Unidos vai prosseguir', acrescentou.
G1

Nave russa Soyuz chega à Estação Espacial 6 h após decolar da Terra


A nave russa Soyuz TMA-08M, com três tripulantes a bordo, realizou pela primeira vez nesta sexta-feira (29) uma viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no modo "expresso", o que reduziu o tempo de viagem de dois dias para seis horas.
O foguete decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, e se acoplou com a ISS na madrugada de sexta (hora de Brasília), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).
O foguete russo Soyuz foi lançado nesta quinta-feira (28) do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, para levar dois russos e um americano à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em um tempo recorde, constatou um fotógrafo da AFP. (Foto: AFP)O foguete russo Soyuz, quando foi lançado nesta quinta-feira (28) do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, para levar dois russos e um americano à ISS. (Foto: AFP)
"O acoplamento aconteceu em regime automático e na hora prevista", disse um porta-voz da Roscosmos, a agência espacial russa, citado pela "RIA Novosti", veículo de imprensa da Rússia.Segundo a imprensa internacional, o novo procedimento com tripulação foi possível após testes com outras três naves de carga russas, versões não-tripulados da Soyuz utilizadas para levar suprimentos para a estação espacial.
Imagens da Nasa mostra a nave Soyuz vista da Estação Espacial Internacional (Foto: Reprodução/Nasa)
De acordo com a agência de notícias France Presse, a técnica de voos expressos começou a ser desenvolvida em 2011.
No entanto, segundo a Associated Press, o trajeto mais prolongado (de dois dias) era necessário quando a estação estava em uma órbita mais baixa, que atendia os voos dos foguetes espaciais dos Estados Unidos.

Depois que os EUA aposentaram as viagens dos ônibus espaciais, em 2011, a estação foi deslocada para 400 km de altitude, uma órbita que permite um voo mais breve (com um foguete em maior velocidade).

A Rússia quer aplicar o novo procedimento em todos os voos para a ISS, no entanto, a agência espacial americana Nasa tem dúvidas sobre alguns aspectos técnicos, como a obrigação de sentar os astronautas durante o voo, deixando-os incapazes de se mover durante a trajetória.

A nave levou à plataforma orbital os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o astronauta americano Christopher Cassidy. Eles ficarão cinco meses no espaço, antes de voltar para a Terra.
"É uma visão tão bonita, difícil de acreditar nos meus olhos", disse Vinogradov, 59 anos, na NASA TV, segundo a Associated Press.
As escotilhas, informou o CCVE, serão abertas assim que for confirmado o hermetismo do acoplamento e igualadas as pressões da nave e da plataforma espacial.
Os recém-chegados serão recebidos pelos atuais tripulantes da ISS: o canadense Chris Hadfield, o russo Roman Romanenko e o americano Tom Marshburn.
Vinogradov disse em uma coletiva de imprensa pré-lançamento que o caminho de vôo mais curto iria reduzir a fadiga da tripulação.
G1

Mergulhadores retomam buscas por 6 desaparecidos em porto no Amapá


Mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amapá retomaram na manhã desta sexta-feira (29) as buscas por seis pessoas que estão desaparecidas após um desabamento de uma mineradora na região portuária de Santana, a cerca de 20 km de Macapá.
Segundo o major Roberto Neri, durante toda a noite, os trabalhos dos bombeiros não foram interrompidos. Apenas os mergulhadores pararam de procurar pelas vítimas, devido à falta de iluminação.



Os desparecidos são três funcionários e três contratados da mineradora Anglo American, responsável pelo píer que desabou.



Na madrugada de quinta-feira (28), o desmoronamento do porto da mineradora Anglo American fez com que caminhões, guindastes e parte da área administrativa, que estavam em uma estrutura flutuante, caíssem no Rio Amazonas.


A Capitania dos Portos abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros e da empresa analisa a melhor forma de ter acesso ao local onde estariam os desaparecidos.



área de desabamento antes (Foto: Corpo de Bombeiros AP/Divulgação)Segundo o major Neri, a empresa irá empregar uma barca de grande porte para que, com ajuda de um guindaste, os bombeiros possam retirar parte da terra e das estruturas que foram jogadas ao rio, facilitando o trabalho dos mergulhadores.


À TV Amapá, o assessor de imprensa local da mineradora Anglo American Brasil afirmou que o desabamento foi provocado por um fenômeno da natureza. Ele afirmou que "uma onda grande varreu toda a orla" e que "houve um desmoronamento de terra em que foram tragados equipamentos, caminhões e pessoas".


Porto de Santana (Foto: Corpo de Bombeiros AP/Divulgação)A mineradora atribuiu o acidente "a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio", diz a empresa. (leia a íntegra do comunicado da Anglo American abaixo).

Excesso de peso
Testemunhas disseram porém que foi o desabamento da estrutura do porto, que exporta minério para diversos países, que provocou a onda. Diversos barcos, que estavam ancorados no porto, acabaram afundando. "Foi tudo muito rápido, não levou mais de cinco minutos", disse o vigia Denilson Silva.


Um meteorologista apontou que o excesso de peso no terminal teria provocado a tragédia.

Veja abaixo o comunicado da Anglo American sobre o caso:


"A Anglo American – Sistema Amapá informa que, por volta da meia noite desta quinta-feira (28), ocorreu desmoronamento de parte do terreno onde se localiza o píer flutuante utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas – informações iniciais atribuem o acidente a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio pois outros portos localizados na região também foram afetados. Veículos e equipamentos em operação foram tragados para dentro do rio. Até o momento, seis pessoas (3 funcionários e 3 contratados) estão desaparecidas.

A Anglo American comunicou o incidente a todas as autoridades de segurança do Estado. A área atingida foi interditada pelo corpo de bombeiros e as buscas às pessoas desaparecidas foram iniciadas imediatamente. A empresa está tomando as providências necessárias para atendimento e apoio às famílias dos desaparecidos."
G1

Menino morre após ser atingido por tiro na cabeça em haras


Um menino de 13 anos morreu em um haras de Campinas (SP), na tarde desta quinta-feira (28), após ser baleado na cabeça. Segundo a Polícia Militar, um segurança da propriedade fez disparos contra um grupo de cinco garotos que foi ao local para nadar em um lago. Gabriel Brito Motta não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Um outro rapaz, de 18 anos, ferido nas costas e perna, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde está em observação. Ele não corre risco de morrer, segundo a assessoria da unidade médica.

Nota da redação: na versão inicial deste texto o G1 publicou, com base em informações da Polícia Militar, que o haras fica na cidade de Indaiatuba. O local está no limite entre Campinas e Indaiatuba, mas, no boletim de ocorrência, o registro considerou que o haras fica na área de Campinas. A informação foi corrigida às 22h10.

A polícia chegou ao Haras da Corte, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, após denúncia anônima. Segundo a PM, testemunhas disseram que o suspeito, de 29 anos e conhecido pelo apelido de "Pernambuco", havia ameaçado os jovens na primeira vez em que eles foram ao haras. O segurança foi encontrado na residência dele, no Jardim Nova Iguaçu, e assumiu os disparos à polícia. Ele teria alegado que os jovens "foram para cima dele".

"Ele veio de moto, pegou a arma e apontou. Na hora a gente correu, saiu pulando... Acertou os tiros em um garoto que estava atrás de mim e também o meu amigo", explicou um dos adolescentes que estavam no local.

No haras, a polícia localizou a arma usada no crime, uma espingarda calibre 12 e com numeração raspada, além de quatro munições intactas e uma deflagrada.

A ocorrência será registrada no 1º Distrito Policial (DP). Segundo a Polícia Civil, o suspeito deve ser indiciado por homicídio doloso e levado para a cadeia anexa ao 2º DP, no São Bernardo.

O local e horário do enterro da vítima não foram confirmados até a publicação da reportagem. A assessoria do Haras da Corte não foi encontrada para comentar o assunto.

G1
Jovem morre após ser atingido por tiro na cabeça em haras de Campinas, SP (Foto: Reprodução / EPTV)Menino morreu na tarde desta quinta-feira, após ser baleado na cabeça  (Foto: Reprodução / EPTV)

Lista reúne bonecos de neve bizarros



Fotógrafos das agências de notícias flagraram bonecos de neve bizarros na Alemanha, China, Canadá e Inglaterra. Nesta sexta-feira (29), Jan Woitas fotografou um boneco que tinha o nariz formado por uma cenoura e os olhos por nozes em Leipzig, na Alemanha. Já Barbara Sax registrou um boneco com "olhinhos puxados" em Berlim, capital alemã.
Boneco de neve em 'formato' de coelhinho foi fotografado nesta sexta-feira em Berlim (Foto: Rainer Jensen/DPA/AFP)Boneco de neve em 'formato' de coelhinho foi fotografado nesta sexta-feira em Berlim (Foto: Rainer Jensen/DPA/AFP)
Boneco tinha o nariz formado com por uma cenoura e os olhos por nozes em Leipzig (Foto: Jan Woitas/AFP)Boneco tinha o nariz formado com por uma cenoura e os olhos por nozes em Leipzig (Foto: Jan Woitas/AFP)
Boneco com 'olhinhos puxados' em Berlim fo fotografado nesta sexta-feira em Berlim (Foto: Barbara Sax/AFP)Boneco com 'olhinhos puxados' em Berlim fo fotografado nesta sexta-feira em Berlim (Foto: Barbara Sax/AFP)
  •  
Um boneco de neve exibiu um ‘penteado’ feito com folhas secas ao ser fotografado na quinta-feira (21) em Leipzig, na Alemanha (Foto: Jan Woitas/AFP)Um boneco de neve exibiu um ‘penteado’ feito com folhas secas ao ser fotografado na quinta-feira (21) em Leipzig, na Alemanha (Foto: Jan Woitas/AFP)
Boneco de neve foi fotografado no dia 20 de março em calçada de Pequim, na China (Foto: Goh Chai Hin/AFP)Boneco de neve foi fotografado no dia 20 de março em calçada de Pequim, na China (Foto: Goh Chai Hin/AFP)
Boneco de neve foi fotografado no dia 12 de março perto de praia em Brighton, na Inglaterra (Foto: Luke MacGregor/Reuters)Boneco de neve foi fotografado no dia 12 de março perto de praia em Brighton, na Inglaterra (Foto: Luke MacGregor/Reuters)
Boneco de neve foi flagrado diante do Parlamento em Ottawa, no Canadá, no dia 28 de fevereiro (Foto: Chris Wattie/Reuters)Boneco de neve foi flagrado diante do Parlamento em Ottawa, no Canadá, no dia 28 de fevereiro (Foto: Chris Wattie/Reuters)
Boneco de neve fotografado no dia 20 de março em Pequim exibia até óculos de sol (Foto: Petar Kujundzic/Reuters)Boneco de neve fotografado no dia 20 de março em Pequim exibia até óculos de sol (Foto: Petar Kujundzic/Reuters)

Programação da TV Globo é lançada em festa ‘Vem aí’, em São Paulo


Carlos Henrique Schroder na abertura da festa 'Vem aí', que anunciou a programação para 2013 da TV Globo (Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)Carlos Henrique Schroder na abertura da festa
'Vem aí' (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
A TV Globo lançou, nesta quarta-feira (27), no Credicard Hall, em São Paulo, a sua programação de 2013. Entre as novidades apresentadas estão a estreia de Marcelo Adnet na emissora, em “O dentista mascarado”, a série policial "A teia" e as novelas “Amor à vida”, “Sangue bom” e “Saramandaia”.
Outro destaque foi o anúncio de Ronaldo e Rubens Barrichello como novos comentaristas de esporte. O ex-jogador vai participar da cobertura da Copa das Confederações e do programa "Central da Copa", que tem Tiago Leifert e Alex Escobar no comando. Já o piloto participa das transmissões de Fórmula 1.

Em entrevista coletiva antes dos shows programados para a noite, o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, afirmou que o principal desafio é “fazer produtos mais atraentes, novos e diferentes, no sentido de trazer sempre uma surpresa”.

Em mais de uma ocasião, ele observou que isso vale não apenas para os programas novos ou recentes. “Só vamos conquistar esse telespectador se soubermos fazer diferente o tempo todo. Temos produtos longevos na grade, agora nem por isso vão ser tirados [da grade] – precisa renová-los”, observou. Schroder destacou ainda o papel que a internet e as redes sociais têm na construção da relação com quem assiste a TV. “Nós precisamos estar perto do telespectador. Nós temos obrigação de acompanhá-lo onde ele estiver nessa dinâmica do dia a dia. Não basta acompanhar em casa”, exemplificou.
Para ele, na medida em que “várias mídias estão na mão do telespectador”, é importante manter presença por meio de cada uma delas. “Hoje nós estamos em ônibus, metrô, bar, avião”, enumerou. “Não pode haver carência de informação nessa relação com ele. Senão a gente vai fazer uma TV pra gente, e a gente quer fazer uma TV para o espectador.”
Quanto a isso, o diretor-geral da Globo falou também sobre o conceito de “segunda tela”. “A internet não é um adversário, um concorrente”, disse. “É uma maneira complementar de assistir a TV, de interação. Nós temos o Vem_aí, que tem exatamente esse objetivo de criar uma relação para [o espectador] comentar a programação. A segunda tela é estar vendo o programa e comentar aquilo que está no ar”, explicou. “O tempo todo estamos trabalhando conjuntamente mídia digital e TV aberta, para ver onde há possibilidade de usar em paralelo com esse ora internauta, ora espectador.”
Schroder citou a transmissão do Oscar de 2013, que aconteceu em 24 de fevereiro, como exemplo de como a “internet tem funcionado como um ‘alavancador’ da audiência”. Ele descreveu como, a partir dos comentários em redes sociais, as pessoas passaram a acompanhar a cerimônia ao vivo. “A gente vê que a internet, a mídia social, provoca a ida para a TV.”
Marcelo Adnet durante a festa 'Vem aí', que apresentou a programação 2013 da TV Globo (Foto: TV Globo / João Miguel Jr)
A festa
Quem abriu a festa no palco do Credicard Hall foi William Bonner, que logo convocou Carlos Henrique Schroder para o discurso inaugural da noite. Assim como havia feito na entrevista coletiva, o diretor-geral da Globo afirmou que a renovação dos programas – usando "criatividade e inventividade" – é um desafio importante. 

Em seguida, Luiz Carlos Miele foi ao palco e contracenou com atores que "cobraram" as novidades da programação. Foi quando apareceram João Miguel, Paulo Vilhena – ambos da série "A teia" – e Leandro Hassum – da série "O dentista mascarado" (leia abaixo detalhes dos dois programas). Mantendo o teor policial, o apresentador do SPTV César Tralli surgiu como se estivesse no meio da apuração de uma reportagem sobre um homicídio e tratou dos programas jornalísticos da Globo. "A notícia é encarar o está acontecendo, superar a emoção e ouvir todos os lados. Fazer jornalismo é muito mais que reportar. É saber contar uma história", afirmou Tralli, acompanhado por Renata Vasconcellos. Na sequência, Bonner citou recentes coberturas da emissora, como a escolha do novo Papa e o incêndio numa casa noturna em Santa Maria (RS). 
Atores e apresentadores da Globo durante a festa que apresentou a programação 2013 da emissora, com Xuxa ao centro, a aniversariante da noite (Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)
No momento seguinte, Marco Nanini e Marieta Severo falaram sobre "A grande família". Dizendo que há 12 anos formam o par central da série, o ator comentou: "A gente é um casal de mentira que se tornou mais de verdade que muito casal de verdade".
Séries mais recentes também foram lembradas, com presença dos respectivos protagonistas. Vestidas de noiva, Andrea Beltrão e Marieta Severo anunciaram a terceira temporada de "Tapas & beijos"; Deborah Secco e Glória Menezes representaram "Louco por elas", que vai para o segundo ano de exibição; e Miguel Falabella e Marília Pêra interpretaram seus personagens em "Pé na cova", que estreou em janeiro. 
Já Marcelo Adnet, de "O dentista mascarado", foi confrontado por Marcius Melhem, que reclamou a "perda" de Leandro Hassum, seu parceiro no programa "Os caras de pau". "Tu não vai roubar ele, não!", avisou Melhem. Adnet se assumiu um fã de novelas: "Sem as novelas a gente teria dois problemas. Eu não poderia mais sonhar, por exemplo, com a Taís Araujo de vestido preto mandando beijinho". Depois, foram apresentadas duas novas novelas: "Amor à vida" e "Sangue bom". "Saramandaia" e "Joia rara" foram outros novos destaques da dramaturgia anunciados.
Carlinhos Brown se apresenta na festa 'Vem aí', que anunciou a programação 2013 da TV Globo (Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)
A festa "Vem aí" teve ainda números musicais. O primeiro a se apresentar foi Carlinhos Brown. Ao longo da noite, vieram Claudia Leitte e Daniel. Os três são técnicos do "The Voice Brasil", que teve seu retorno – programado para o segundo semestre – anunciado pelo apresentador Tiago Leifert.

Outro programa que prossegue é o "Na moral", apresentado por Pedro Bial. No palco da festa, ao lado de William Bonner, ele convocou Thammy Miranda. A atriz da novela "Salve Jorge" falou sobre sexualidade: "Eu não tenho uma opção. Eu tenho uma condição". Bial, então, explicou a ideia do "Na moral". "Um espaço para tratar dos pequenos e grandes dilemas morais, sem sisudez", resumiu. Ele e Bonner improvisaram por fim um breve dueto cantando "New York, New York", música famosa na voz de Frank Sinatra.

No desfecho da festa, falaram sobre seus respectivos programas os apresentadores Tadeu Schmidt ("Fantástico"), Serginho Groisman ("Altas Horas"), Fernanda Lima ("Amor & Sexo"), Regina Casé ("Esquenta"), Luciano Huck ("Caldeirão do Huck"), Angélica ("Estrelas"), Fátima Bernardes ("Encontro com Fátima Bernardes"), Ana Maria Braga ("Mais Você"), Jô Soares ("Programa do Jô") e Xuxa ("TV Xuxa").

Com todos reunidos no palco, Jô lembrou-se do aniversário de 50 anos de Xuxa. "Está completando 5 aninhos... Com mais um zero depois", brincou, antes de os presentes cantarem o "Parabéns" que marcou o encerramento.

Novelas, séries e programas
“O dentista mascarado”, escrito por de Fernanda Young e Alexandre Machado, sob a direção de núcleo e geral de José Alvarenga Jr., vai mesclar os gêneros comédia e policial para contar as aventuras do atrapalhado dentista Paladino (Marcelo Adnet). Na série, o herói combate cáries durante a manhã e o crime durante a noite, com a ajuda do amigo protético Sérgio (Leandro Hassum) e da vigarista Sheila (Taís Araújo).

“Amor à vida” vai marcar a estreia do autor Walcyr Carrasco no horário das 21h. O elenco tem Paolla Oliveira, Mateus Solano, Malvino Salvador, Antônio Fagundes, Susana Vieira, entre outros nomes. A trama integra o núcleo de Wolf Maya, e a direção geral é de Mauro Mendonça Filho. "Amor à vida" mostra famílias que guardam segredos tão profundos que nem mesmo em pensamentos podem ser revelados.

Já “Sangue bom” estreia em abril no horário das 19h. A novela, escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, é uma comédia romântica urbana e contemporânea, ambientada em São Paulo. É a história de seis jovens, que, entre encontros e desencontros, buscam a felicidade. Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Humberto Carrão, Fernanda Vasconcellos, Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo formam o núcleo central da trama, que tem direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Carlos Araújo.

A novela “Saramandaia”, de Ricardo Linhares, será livremente inspirada na obra original de Dias Gomes, com direção de núcleo de Denise Saraceni e direção geral de Denise e Fabrício Mamberti. Passada na cidade de Bole-Bole, a novela mostra  a divisão da população entre os intolerantes e os que encaram com naturalidade pessoas que fogem dos padrões.

Na série policial "A teia", o ator João Miguel é Jorge Macedo, personagem central da trama, que tem autoria de Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani. Inspirada na rotina de ações e investigações criminais, a série conta a história do delegado, seus dramas pessoais e a forma como ele desmontou uma quadrilha responsável por um grande assalto a um aeroporto.

A “Central da Copa”, que estreou na última Copa do Mundo, volta à programação da Globo em 2013 em edição especial para a Copa das Confederações. Neste ano, Tiago Leifert terá a companhia de Alex Escobar no comando da atração, com novo cenário holográfico. Os apresentadores recebem convidados e torcedores para acompanhar o desempenho da seleção brasileira e mostram resultados, estatísticas e vídeos com o dia a dia da competição.
G1
Marcelo Adnet contracena com Taís Araujo em  ‘O Dentista Mascarado’ (Foto: TV Globo/Estevam Avellar)Marcelo Adnet contracena com Taís Araujo em ‘O Dentista Mascarado’, um dos destaques da nova programação da TV Globo, anunciada nesta quarta-feira (27)  (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...