O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos,
na região metropolitana, deverá ganhar câmeras de segurança
inteligentes para monitoramento de irregularidades em seus terminais. O
anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pelo presidente da
concessionária que administra o aeroporto, Antonio Miguel Marques,
durante visita do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington
Moreira Franco, nas obras do edifício garagem do terminal, que deverá
ser entregue em maio deste ano.
“Nós estamos ampliando o parque de monitoramento eletrônico. Vamos
chegar ao total de 6 mil câmeras, atualmente são cerca de 2 mil. Um
monitoramento de quase 100% de todo o sítio aeroportuário com a
introdução de uma camada de inteligência nessas câmeras”, afirmou
Marques.
“O nível de inteligência será introduzido. Havendo alguma
irregularidade, esse sistema coloca na tela aquela irregularidade. Por
exemplo, uma mala abandonada no corredor. Aquela câmera está programada
para, se não tiver movimento naquela mala por 'x' segundos, aquela
imagem sobe imediatamente para o sistema de monitoramento”, afirma. “É
um programa de quatro anos para implantação de tudo.”
Vistorias
Durante a vistoria, o ministro Moreira Franco, da aviação civil,
afirmou que as obras estão dentro do cronograma previsto para a Copa de
2014. “Não tenho a menor dúvida de que a meta será cumprida”, afirmou.
Segundo o ministro, o objetivo é “dar ao usuário o tratamento de
cliente, qualidade, preço, segurança. Saio daqui muito bem impressionado
com o que eu vi."
Segundo o GRU Airport, o novo estacionamento coberto terá 2.644 vagas,
oito andares e funcionará 24 horas. Os preços ainda não foram definidos.
Inicialmente, os passageiros serão levados aos terminais 1 e 2 por meio
de vans. Quando o terminal 3 estiver pronto, o que deve ocorrer em
abril de 2014, a garagem será integrada com esteiras rolantes.
Segundo o ministro, a primeira etapa de investimentos em aeroportos tem
como prioridade a Copa das Confederações. Em seguida, obras para a Copa
do Mundo, com um investimento total em torno de R$ 7 bilhões até as
Olimpíadas de 2016.
“Estamos montando um grupo de acompanhamento de obras para que possamos
não só obter as informações que venham dos consórcios, das
empreiteiras, como da Infraero, para que esses contratos sejam
rigorosamente cumpridos”, disse.
Outras melhorias
Ainda conforme o presidente da GRU, Antonio Miguel Marques, tiveram
início reformas nas pistas e estão previstas as ampliações para 2014.
“Várias melhorias já começam a entrar em operação nos terminais 1 e 2,
como os check-ins compartilhados. No meio do ano todos os totens do
check-in do aeroporto poderão ser usados por qualquer companhia aéreas e
por qualquer passageiro”, afirma.
“Dois meses depois, nós entramos com o sistema onde o passageiro pode
imprimir suas etiquetas de bagagem, ele mesmo colocar na mala e
despachar no balcão. Em seguida nós estamos entrando com melhorias
operacionais de sistema”, informou.
Já o novo terminal 3, que adiciona de imediato 12 milhões de
passageiros por ano na Copa de 2014, em seguida será duplicado até as
Olimpíadas. Guarulhos opera hoje em três terminais cerca de 35 milhões
de passageiros por ano. O terminal está com cerca de 40% da obra
concluída, segundo o GRU.
Segundo Marques, a concepção de projeto prevê que a primeira pessoa que
o passageiro vai ver no aeroporto será na hora de entrar no avião. “Nós
teremos todo o despacho de check-in, de bagagem, de entrada no saguão e
de imigração de forma eletrônica. E na entrada do avião é que ele será
checado com o ticket de embarque pela companhia aérea.”
Rio de Janeiro
O ministro também afirmou que o edital de concessão para obras no
Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, será lançado em setembro. “Nós
queremos ampliar, melhorar o sistema todo”, disse Moreira Franco.
“Queremos que o sistema esteja preparado para cuidar desse evento [Copa
das Confederações]. No caso do Galeão, acrescenta-se o encontro do Papa
com os jovens. É a oportunidade de testar o planejamento operacional
que fizemos, que o plano aéreo aprovou a semana passada, e também os
planos de contingência dos aeroportos que estão sob comando da Infraero,
especificamente para a Copa das Confederações”, afirmou o ministro
“Estamos sendo pressionados não só pelos grandes eventos, mas,
sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aéreo
brasileiro. Então, nós temos obrigação de garantir a esses usuários
qualidade de serviço”, disse.
“A grande preocupação que nós temos é com o Galeão, mas vamos lançar o
edital em setembro, e creio que, se tivermos experiências tão bem
sucedidas como estamos tendo aqui, como tivemos em Brasília. Se estão
dando certo, o sistema tem tudo para dar certo também”, disse.
G1