terça-feira, 30 de abril de 2013

Homem é morto no dia em que ia prestar depoimento na Paraíba, diz PM

Crime aconteceu no quintal da casa da vítima, no Bairro dos Novais, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um homem foi assassinado na tarde desta terça-feira (30) no Bairro dos Novais, em João Pessoa. Segundo informações do sargento Quime, da Polícia Militar, a vítima ia se apresentar às 14h à Justiça para prestar depoimento com relação a processos que ele responde.
Ainda de acordo com o sargento Quime, testemunhas disseram que dois homens fizeram uma emboscada e o mataram a tiros no quintal de casa. Ele teria envolvimento com o crime e já teria sido flagrado com armas, conforme explicou o policial.
As testemunhas não quiseram dar mais detalhes sobre o crime, segundo o sargento. A polícia ainda não tem suspeitos do homicídio.
G1pb

Gerência do Amigão confirma treino aberto do Flamengo para esta terça

A gerência administrativa do Estádio Amigão, em Campina Grande, confirmou para a esta terça-feira a primeira movimentação da equipe do Flamengo, visando a partida contra o Campinense, marcada para a quarta, nesse mesmo estádio. As equipes rubro-negras se enfrentam no jogo de ida pela segunda fase da Copa do Brasil.
Estádio Amigão em Campina Grande (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Estádio Amigão vai ser o palco de Campinense x Flamengo (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Segundo o responsável pela administração da praça esportiva, Ascânio Paceli, o Rubro-Negro carioca vai fazer um treinamento aberto aos torcedores no período da tarde. Para acompanhar a movimentação da equipe comandada pelo técnico Jorginho, o torcedor terá que doar um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições de caridade em Campina.
- O pessoal nos procurou para viabilizar esse treino aberto ao torcedor e tudo ficou acertado para terça-feira. Quem quiser acompanhar o treino do Flamengo aqui em Campina traz um quilo de alimento e depois nós iremos levar todas as doações para instituições de caridade aqui da cidade - comentou Ascânio.
O Flamengo chega a Paraíba na madrugada desta terça-feira. A chegada do vôo da delegação está previsto para chegar a 1h22 no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Bayeux. De lá, os rubro-negros devem seguir direto para Campina Grande, onde ficam hospedados até a hora do jogo.
Gpb

Docentes da UEPB mantêm greve apesar do decreto de ilegalidade

Após assembleia, docentes da UEPB permaneceram em greve, mesmo com ilegalidade   (Foto: Taiguara Rangel/G1)Os professores da UEPB decidiram por continuar em greve em todos os campi da Paraíba, apesar de o movimento ter sido considerado ilegal a partir desta terça-feira (30). A greve deve seguir pelo menos até a próxima segunda-feira (6), quando acontecerá uma nova assembleia. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada no campus de Campina Grande na manhã desta terça-feira (30).
Ao término da reunião desta terça, os docentes caminharam até a sede da Reitoria da UEPB, onde realizaram um ato público pedindo o início das negociações entre professores, governo da Paraíba e Reitoria. No último dia 24 de abril, o Tribunal de Justiça da Paraíba decretou a ilegalidade da greve, com um prazo de retorno às atividade em cinco dias sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O prazo terminou ontem.
Os técnicos administrativos da UEPB decidiram em assembleia realizada na última quinta-feira (25) retornar ao trabalho nesta terça. Docentes e técnicos, no entanto, encaminharam um mandado de seguraça à Justiça para buscar a garantia da database.
Segundo a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), a greve foi deflagrada no dia 26 de fevereiro. Cerca de 20 mil estudantes estão sem aulas nos oito campi da instituição.
G1pb

Peixe cod do 'tamanho de um homem' é capturado na Noruega

Alemão posa com peixe cod, capturado na Noruega com 47 kg e 1,60 metro. (Foto: Soroya Havfiskesenter/NTB Scanpix/Reuters)O pescador alemão Michael Eisele posa para fotografia ao lado de um peixe cod capturado por ele. Segundo a Reuters, o animal capturado tinha 47 kg e media 1,60 m. O peixe foi encontrado na região de Breivikfjord, na Noruega.

Conhecido em inglês como cod, o Gadus morhua é encontrado apenas nos mares frios do Hemisfério Norte e é tratada como o "legítimo bacalhau da Noruega". O bacalhau como o conhecemos é uma referência mais ao método do que ao peixe em si. Mesmo assim, existem pescados no mar, frescos, que também costumam ser chamados desta forma.
A Noruega é o país considerado o habitat desta espécie, além de regiões da Irlanda, Reino Unido e Islândia. Por ano, a produção nestas áreas é de 2.560 toneladas.
Entretanto, a sobrepesca (captura excessiva) se tornou uma ameaça. A redução dos estoques marinhos, por exemplo, já colocou o cod na lista dos animais marinhos ameaçados de extinção. O Gadus morhua, por exemplo, é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
G1

Camelo faminto 'morde' cabeça de menina em 'safari drive thru'

Uma americana identificado como “tinzer30” postou um vídeo em seu canal no YouTube feito durante uma espécie de “safari drive thru”, no qual os visitantes entram com o carro no habitat dos animais. Enquanto alimentavam um camelo, pai e filha foram surpreendidos quando o animal tentou “devorar” a cabeça da menina, e foi rapidamente espantado pelo pai (veja o vídeo).
De acordo com informações do canal, a menina não sofreu nada com o “ataque”, apenas um pequeno susto. “Da próxima vez vamos ser mais cuidadosos os camelos”, escreveu a mulher.
G1
Após ser alimentado, camelo acabou 'mordendo' a cabeça de menina, 'ataque' não deixou ferimento (Foto: Reprodução/YouTube/tinzer30)

DNA de mulher é achado em bomba de Boston, diz jornal

Investigadores americanos encontraram DNA feminino em pelo menos uma das bombas usadas nos ataques da Maratona de Boston, informou o jornal americano "The Wall Street Journal" nesta segunda-feira (29), citando fontes da investigação dos ataques que deixaram três mortos e mais de 200 feridos no dia 15 deste mês.
Segundo a reportagem, as fontes alertaram que podem haver várias explicações para que o DNA de outra pessoa que não os dois suspeitos do atentado -Tamerlan Tsarnaev e seu irmão mais novo, Dzhokhar- tenha sido encontrado nos dispositivos que explodiram. O material genético poderia ter vindo, por exemplo, de uma funcionária da loja que manejou os materiais utilizados nas bombas ou um fio de cabelo que acabou na bomba. Segundo a agência de notícias Reuters, o FBI não quis comentar o assunto.
Ainda de acordo com a Reuters, investigadores retiraram sacolas com evidências, incluindo algumas amostras de DNA, da casa, em Rhode Island, onde a viúva do ataque (mulher de Tamerlan Tsarnaev, morto em confronto com a polícia) tem vivido, de acordo com uma pessoa próxima à investigação.
Os agentes do FBI passaram horas na casa dos pais de Katherine Russell em North Kingstown, Rhode Island, e saíram levando amostras de DNA de mercado, segundo a Reuters.
Os ataques
A polícia disse que os irmãos Tsarnaev colocaram duas bombas na linha de chegada da maratona em 15 de abril. As explosões deixaram três mortos e 264 feridos.

Três dias depois, a polícia se envolveu numa perseguição selvagem na região metropolitana de Boston com os Tsarnaev, jogando granadas e trocando tiros à medida que o cerco se fechava. Tamerlan foi morto, enquanto Dzhokhar foi capturado vivo e está preso.

Russell, de 24 anos, disse na semana passada por meio de seus advogados que estava fazendo todo o possível para colaborar com a investigação.

Russell e Tamerlan, de 26 anos, viviam junto à sua filha em Cambridge, Massachusetts. A polícia disse ter encontrado material para fazer bombas naquele apartamento.

Os advogados de Russell disseram que ela não sabia muito sobre as atividades de seu marido porque passava a maior parte de seu tempo trabalhando, enquanto ele cuidava de sua filha.
G1

Papa emérito Bento XVI volta ao Vaticano nesta quinta-feira

O Papa emérito Bento XVI voltará ao Vaticano na quinta-feira (02) para viver sua aposentadoria em um convento restaurado perto de onde seu sucessor, o Papa Francisco, agora lidera a Igreja Católica, informou o Vaticano.
Bento está morando na residência papal de verão ao sul de Roma desde 28 de fevereiro, quando se tornou o primeiro papa nos tempos modernos a abdicar. Ele ficou lá enquanto obras estavam sendo feitas no convento dentro do Vaticano onde deve viver o restante de seus dias.
Bento XVI e Papa Francisco se reúnem em Castel Gandolfo (Foto: Osservatore Romano/AFP)Bento XVI e Papa Francisco se reúnem em Castel Gandolfo (Foto: Osservatore Romano/AFP)
A presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja, mas especialistas dizem que ela só causaria dificuldades caso Bento tentasse influenciar as decisões de Francisco, algo que ele prometeu não fazer.
Pouco antes de sua renúncia, Bento XVI, de 86 anos e com a saúde debilitada, disse que iria se "retirar em oração" e viveria seus dias restantes "escondido do mundo".
Alguns estudiosos da Igreja temem que, caso Francisco desfaça algumas das políticas de Bento 16 enquanto ele ainda está vivo, o ex-papa poderia tornar-se um foco para conservadores e polarizar a Igreja.
Bento agora veste uma batina branca simples, sem uma capa, enquanto Francisco usa uma batina branca com uma capa curta, o traje tradicional para um papa.
G1

Justiça proíbe ginecologista suspeito de abuso sexual de atender pacientes

Jovem de 15 anos acusa médico de tentar abusar sexualmente dela em Inhumas, Goiás (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu e o juiz Pedro Silva Corra determinou que o médico ginecologista Itamar Cristino de Figueiredo, de 65 anos, seja afastado de suas funções pelos próximos 90 dias. A medida foi tomada em função de o médico ser suspeito de tentar abusar sexualmente de duas primas, ambas de 15 anos, no Hospital da Mulher de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia.
Uma das garotas estava internada por causa de uma infecção urinária. À polícia, ela teria dito que o ginecologista teria lhe dado um beijo na boca e a tocado nos seios e na virilha.
A outra adolescente é prima da paciente e pernoitou com ela no hospital. Ela diz que o médico teria acariciado sua barriga e também tentado beijá-la na boca.
A mãe da menina que estava internada disse ao G1 que no mesmo dia a filha ligou nervosa para ela, pedindo que a buscasse. "Estranhei porque ela ainda não tinha recebido alta. Cheguei a ligar para a enfermeira, mas ela me disse que estava tudo bem", diz.
Mais tarde, a mulher esteve no hospital e a filha, de fato, acabou liberada. Ao chegar à unidade de saúde, a irmã dela lhe contou do ocorrido. "Fiz um escândalo danado e saímos direto do hospital direto para a delegacia", afirma.
Médico nega
Procurado pelo G1, o médico Itamar Cristino de Figueiredo disse por telefone que todas as acusações feitas a ele são falsas e caluniosas. Ele alegou que a paciente deve ter "confundido as coisas".
"Isso não é verdade. Nunca abusei de ninguém. Não devo e vou provar que sou inocente. A porta da enfermaria fica aberta. Nunca estuprei ninguém e estou com a consciência tranquila", disse o médico, que ressaltou ter 35 anos de profissão.
O ginecologista afirma que está sendo vítima de difamação. Ele lamenta que decisão da Justiça de afastá-lo temporariamente das suas funções.
"Foi intempestiva e inadequada. Decidiram sem me ouvir, sem me perguntar, sem ouvir meu depoimento. Vou prestar as declarações necessárias e provar que sou inocente", argumenta.
Além de não poder prestar atendimento médico, Itamar Cristino de Figueiredo também está proibido de deixar a cidade de Inhumas até o fim das investigações. Ele deve prestar depoimento na próxima quinta-feira (2).
G1

Holanda faz cerimônia de entronização para seu novo rei

A cerimônia de entronização do novo rei da Holanda, Willem-Alexander, aconteceu nesta terça-feira (30) na igreja medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas. A cerimônia marca o início oficial do reinado de Alexander, que assumiu a coroa holandesa após a abdicação de sua mãe, Beatrix.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
"Juro que defenderei e guardarei sempre com todas minhas forças a independência e a integridade do território do Reino", disse o novo rei perante os Estados Gerais (Parlamento) e o restante das autoridades do país, incluído o atual primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”. Monarcas holandeses nunca são coroados, porque, na ausência de uma Igreja oficial, não há um clérigo disponível para realizar a coroação. Mas a coroa existe, e ela ficou sobre uma mesa ao lado do novo rei durante toda a cerimônia, junto com outras joias da monarquia.
Guardas aguardam cerimônia religiosa na qual Beatrix passará a coroa ao filho Willem (Foto: Reuters)Guardas aguardam cerimônia religiosa na qual Beatrix passará a coroa ao filho Willem (Foto: Reuters)
A princesa Beatrix adentra a Nieuwe Kerk, igreja que recebe a cerimônia da passagem da coroa (Foto: Robin Utrecht/AFP)A agora princesa Beatrix adentra a Nieuwe Kerk, igreja que recebe a cerimônia da passagem da coroa (Foto: Robin Utrecht/AFP)
Mais cedo, A rainha Beatrix da Holanda abdicou oficialmente ao trono. A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.
Beatrix aguarda pelo início da cerimônia entre as netas, as princesas Catharina-Amalia, Ariane e Alexia (Foto: Peter Dejong/Reuters)Beatrix aguarda pelo início da cerimônia entre as netas, as princesas Catharina-Amalia, Ariane e Alexia (Foto: Peter Dejong/Reuters)
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa dos Países Baixos, em um breve discurso.
saiba mais
Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação após 33 anos de reinado. Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI.
"Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira (29) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora  princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix.
Príncipe da Espanha, Felipe  e princesa Letizia (Foto: AFP)Príncipe da Espanha, Felipe e princesa Letizia (Foto: AFP)
"Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão eintegração social", destacou a agora princesa Beatrix.
"Na entronização, o rei jura a Constituição para proteger a liberdade. As leis democráticas são sancionadas pelo rei e ele estimula a sociedade e todos os seus grupos. O poder ou a ambição pessoal não podem dotar hoje de conteúdo a Monarquia, que só pode existir como serviço à comunidade", completou.
"Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Príncipe Charles e esposa Camila, da realeza britânica, chegam à cerimônia (Foto: AP)Príncipe Charles e esposa Camila, da realeza britânica, chegam à cerimônia (Foto: AP)
Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos, formando o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
“Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. “Tem uma grande experiência internacional”, acrescentou.
Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.
O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.
G1
O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, saúda a multidão no Palácio Real, ao lado de sua mulher, Máxima, e suas filhas Catharina-Amalia (esq.), Alexia (dir.) Ariane (centro) (Foto: Reuters)O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, saúda a multidão no Palácio Real, ao lado de sua mulher, Máxima, e suas filhas Catharina-Amalia (esq.), Alexia (dir.) Ariane (centro) (Foto: Reuters)

Trote mobiliza mais de 10 equipes de resgate no noroeste paulista

Um trote mobilizou mais de 10 equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Federal e Estadual nesta segunda-feira (29) no noroeste paulista.
Tudo começou quando os bombeiros receberam o chamado de um homem que dizia ter sofrido um acidente. Por telefone, o homem contou que o carro onde ele estava com a família tinha caído em uma ribanceira da BR-153, entre os municípios de Nova Granada (SP) e Onda Verde (SP).
Como a falsa vítima do acidente não sabia informar com precisão o local do acidente, as equipes de resgate fizeram uma varredura por todo o trajeto, em mais de 60 quilômetros. Até o helicóptero Águia foi chamado para ajudar na “busca”. Ele voou até a divisa com Minas Gerais.
Por telefone, os bombeiros faziam contato com o homem que dizia ter se acidentado em busca de informações que ajudassem a chegar no local do acidente. As buscas duraram quase três horas, e só pararam depois que a ligação da falsa vítima foi rastreada. O homem insistia em dizer que estava ferido, mas começou a dar informações que não existiam.
“Ele passou uma placa de veículo que não bate e passou dois endereços diferentes. Fomos até um desses locais e o número da casa também não existia”, disse o tenente José Luciano Val. Segundo ele, esse mesmo homem já tinha passado o mesmo trote há poucos dias, mas desligou o telefone antes de passar mais informações sobre o "acidente".
O homem que fez o trote poderá responder por falsa comunicação de crime. A pena para o crime é de um a seis meses de prisão.
G1
Helicóptero Águia foi chamado para ajudar na 'busca' (Foto: Divulgação / TV TEM)Helicóptero Águia foi chamado para ajudar na 'busca' (Foto: Divulgação / TV TEM)
 

Aeroporto de Cumbica ganhará sistema de câmeras inteligentes

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, deverá ganhar câmeras de segurança inteligentes para monitoramento de irregularidades em seus terminais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pelo presidente da concessionária que administra o aeroporto, Antonio Miguel Marques, durante visita do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, nas obras do edifício garagem do terminal, que deverá ser entregue em maio deste ano.
“Nós estamos ampliando o parque de monitoramento eletrônico. Vamos chegar ao total de 6 mil câmeras, atualmente são cerca de 2 mil. Um monitoramento de quase 100% de todo o sítio aeroportuário com a introdução de uma camada de inteligência nessas câmeras”, afirmou Marques.
“O nível de inteligência será introduzido. Havendo alguma irregularidade, esse sistema coloca na tela aquela irregularidade. Por exemplo, uma mala abandonada no corredor. Aquela câmera está programada para, se não tiver movimento naquela mala por 'x' segundos, aquela imagem sobe imediatamente para o sistema de monitoramento”, afirma. “É um programa de quatro anos para implantação de tudo.”
Vistorias
Durante a vistoria, o ministro Moreira Franco, da aviação civil, afirmou que as obras estão dentro do cronograma previsto para a Copa de 2014. “Não tenho a menor dúvida de que a meta será cumprida”, afirmou. Segundo o ministro, o objetivo é “dar ao usuário o tratamento de cliente, qualidade, preço, segurança. Saio daqui muito bem impressionado com o que eu vi."
Segundo o GRU Airport, o novo estacionamento coberto terá 2.644 vagas, oito andares e funcionará 24 horas. Os preços ainda não foram definidos. Inicialmente, os passageiros serão levados aos terminais 1 e 2 por meio de vans. Quando o terminal 3 estiver pronto, o que deve ocorrer em abril de 2014, a garagem será integrada com esteiras rolantes.
Segundo o ministro, a primeira etapa de investimentos em aeroportos tem como prioridade a Copa das Confederações. Em seguida, obras para a Copa do Mundo, com um investimento total em torno de R$ 7 bilhões até as Olimpíadas de 2016.
“Estamos montando um grupo de acompanhamento de obras para que possamos não só obter as informações que venham dos consórcios, das empreiteiras, como da Infraero, para que esses contratos sejam rigorosamente cumpridos”, disse.
Outras melhorias
Ainda conforme o presidente da GRU, Antonio Miguel Marques, tiveram início reformas nas pistas e estão previstas as ampliações para 2014. “Várias melhorias já começam a entrar em operação nos terminais 1 e 2, como os check-ins compartilhados. No meio do ano todos os totens do check-in do aeroporto poderão ser usados por qualquer companhia aéreas e por qualquer passageiro”, afirma.
“Dois meses depois, nós entramos com o sistema onde o passageiro pode imprimir suas etiquetas de bagagem, ele mesmo colocar na mala e despachar no balcão. Em seguida nós estamos entrando com melhorias operacionais de sistema”, informou.
Já o novo terminal 3, que adiciona de imediato 12 milhões de passageiros por ano na Copa de 2014, em seguida será duplicado até as Olimpíadas. Guarulhos opera hoje em três terminais cerca de 35 milhões de passageiros por ano. O terminal está com cerca de 40% da obra concluída, segundo o GRU.
Segundo Marques, a concepção de projeto prevê que a primeira pessoa que o passageiro vai ver no aeroporto será na hora de entrar no avião. “Nós teremos todo o despacho de check-in, de bagagem, de entrada no saguão e de imigração de forma eletrônica. E na entrada do avião é que ele será checado com o ticket de embarque pela companhia aérea.”
Rio de Janeiro
O ministro também afirmou que o edital de concessão para obras no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, será lançado em setembro. “Nós queremos ampliar, melhorar o sistema todo”, disse Moreira Franco.
“Queremos que o sistema esteja preparado para cuidar desse evento [Copa das Confederações]. No caso do Galeão, acrescenta-se o encontro do Papa com os jovens. É a oportunidade de testar o planejamento operacional que fizemos, que o plano aéreo aprovou a semana passada, e também os planos de contingência dos aeroportos que estão sob comando da Infraero, especificamente para a Copa das Confederações”, afirmou o ministro
“Estamos sendo pressionados não só pelos grandes eventos, mas, sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aéreo brasileiro. Então, nós temos obrigação de garantir a esses usuários qualidade de serviço”, disse.
“A grande preocupação que nós temos é com o Galeão, mas vamos lançar o edital em setembro, e creio que, se tivermos experiências tão bem sucedidas como estamos tendo aqui, como tivemos em Brasília. Se estão dando certo, o sistema tem tudo para dar certo também”, disse.
G1

Furacão em Saturno pode ajudar a esclarecer fenômeno na Terra

Imagem de furacão registrado pela sonda Cassini no Polo Norte de Saturno (Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI) Cientistas da agência espacial americana, Nasa, identificaram que uma tempestade no Polo Norte de Saturno é, na verdade, um furacão com um vórtice (região central do fenômeno) com largura equivalente a 20 vezes o tamanho do olho de um furacão na Terra. Seu tamanho é de 2 mil km, segundo a Nasa.
A tempestade, captada pela sonda Cassini, havia sido divulgada inicialmente em novembro do ano passado, mas somente agora a equipe revelou dados a respeito.
De acordo com os pesquisadores, a velocidade dos ventos do furacão de Saturno era quatro vezes mais rápida se comparada ao máximo que pode atingir um fenômeno terrestre.
Por aqui, a velocidade dessas tempestades é subdivida em cinco categorias de força pela escala Saffir-Simpson. Fenômenos classificados na categoria 1 têm ventos de até 152 km/h. Tempestades com ventos entre 153 km/h e 176 km/h estão na categoria 2.
Furacões com ventos entre 177 km/h e 207 km/h são classificados na categoria 3. Foram classificados neste patamar os fenômenos Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, e matou 1.700 pessoas, e Glória, que 1985 atingiu a região da Carolina do Norte e Nova York e causou oito mortes.
Na categoria 4, os ventos têm velocidade entre 209 km e 250 km. Já os furacões classificados na categoria 5 são aqueles que registram ventos com velocidade acima de 251 km/h, de acordo com o meteorologista do Inmet.
A Nasa afirma que estudar o furacão no Polo Norte de Saturno pode auxiliar em descobertas sobre a formação deles na Terra. O fenômeno climático é resultado da combinação de alta temperatura na superfície do oceano, elevada quantidade de chuvas e queda da pressão do ar (sistema que favorece uma subida mais rápida do ar e uma constante evaporação da água do mar). Esse sistema costuma se formar em áreas próximas à Linha do Equador.
A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). As duas câmeras a bordo da sonda foram projetadas, desenvolvidas e montadas no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. A equipe que trabalha com as imagens fica no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado.
G1

PRF constata má utilização em transporte escolar

PRF constata má utilização em transporte escolarA Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na noite desta segunda-feira, (29), uma intensa fiscalização no Bairro Bivar Olinto, saída para Piancó, em Patos.

A operação teve como principal objetivo a fiscalização dos ônibus utilizados no transporte de estudantes, em especial aos veículos adquiridos através do Programa Caminho da Escola.

Os veículos adquiridos através do Programa Caminho da Escola, um programa do Ministério da Educação, são para uso exclusivo no transporte de estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino.

Ao todo, quatro prefeituras foram identificadas, em tese, cometendo desvio de finalidade na utilização indevida dos ônibus escolares a exemplo de Nova Olinda, Emas, Igaracy e Boa Ventura.

Além da má utilização nos transportes escolares nos desvios de função, a PRF identificou outras irregularidades como documentações atrasadas.

Em entrevista ao maispatos.com o inspetor da PRF M. Silva explicou que todas as prefeituras autuadas serão incluídas no relatório que será encaminhado ao Ministério Público: “O Ministério Público irá investigar os casos de desvio de finalidade de ônibus, o que pode ser caracterizado como improbidade administrativa”, disse.

O Ministério da Educação não permite que estes ônibus circulem fora do território Municipal e não aceita o transporte de universitários, estudantes de escolas particulares e pessoas como passageiros, além de exigir uma capacitação para os motoristas, caso contrario a Policia Rodoviária Federal e os demais órgãos fiscalizadores irão apreender e penalizar os culpados.
Fonte:  http://www.pbagora.com.br

Agente de saúde comete suicídio dentro de estúdio radiofônico em Patos

  
O Agente de Saúde Gilberto da Silva Oliveira, mais conhecido como "Betinho Oliveira", tirou a própria vida na madrugada desta terça-feira 30 de abril, data em que estaria completando 44 anos de idade. De acordo com informações da equipe do IPC (Instituto de Polícia Científica) provavelmente ele teria cometido o ato, da meia noite da segunda para terça-feira, visto que o cadáver não apresentava rigidez.
O corpo foi localizado, por volta das 3h, pelo funcionário da emissora (Morada do Sol) Robério Lucena que comanda o horário pela madrugada, na Rua Vidal de Negreiros no centro de Patos. Ele disse que ao chegar percebeu a porta de entrada aberta, quando se aproximou do estúdio principal da emissora viu só as pernas da vítima e saiu correndo para avisar ao diretor.

O que mais impressionou o delegado Clenaldo Queiros e a equipe do IPC foi à quantidade excessiva de veneno que Betinho ingeriu. As suspeitas apontam que ele teria tomado, além de veneno de rato, uma quantidade também em excesso de Solda Cáustica, pois o local apresentava muitas manchas de sangue. Foi encontrado um copo descartável no bebedouro todo melado de sangue e no chão havia restos de embalagens abertas de veneno e comprimidos.

Conforme informações do Oficial de Justiça, Gildenor da Silva Oliveira (irmão de Betinho) desde que rompeu um noivado ele vinha apresentando um quadro depressivo. Não foi encontrado nenhum bilhete no local do sinistro que justificasse a atitude desesperada tomada pela vítima em acabar com a própria vida.

Betinho, além de ACS, militou no rádio por alguns anos e fazia sucesso com programas que agradavam o seu público. Antes de se dirigir a emissora, ele deixou sua moto Honda Biz no estacionamento do Posto Paizão.
O corpo está sendo velado na Rua Agel de Castro, nº 01, bairro Noé Trajano (na entrada do bairro). A família informa que o sepultamento será na manhã desta quarta-feira (01/05), no Cemitério de São Miguel (bairro Belo Horizonte). 
Fonte: http://www.patosonline.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...