domingo, 28 de abril de 2013

Primeira fábrica de vidros do Litoral Sul da Paraíba gerará 150 empregos; investimento é de R$ 66 milhões


A primeira fábrica de vidros do Litoral Sul da Paraíba já está em construção e a expectativa é de gerar 150 empregos diretos. O investimento, de R$ 66 milhões, será feito no município de Pedras de Fogo (distante 42 quilômetros de João Pessoa).
Fábrica de vidros em Pedras de Fogo
O prefeito Derivaldo Romão (PSB) visitou o canteiro de obras da fábrica da Companhia Brasileira de Vidroes Planos (CBVP), do grupo Cornélio Brennand, e informou que o início das operações está previsto para o segundo semestre de 2013. O grupo instalou unidade similar na cidade de Goiana, em Pernambuco. 
“Esse equipamento dará um grande impulso em nossa economia e irá trazer muitas oportunidades nos postos de trabalho para nossa população que comemorou a iniciativa do Grupo Cornélio Brennand”, destacou professor Dedé, como é conhecido pela população de Pedras de Fogo.
Fábrica de vidros em Pedras de Fogo
A CBVP, que deverá gerar 150 empregos diretos, implantará tecnologia pioneira, com ganho de eficiência operacional, o que a posicionará no patamar das melhores e mais modernas fábricas de vidros planos do mundo. A escolha por Pedras de Fogo levou em consideração a localização estratégica em relação aos municípios paraibanos, além do estímulo e apoio oferecidos pela gestão socialista no município.
“O grande desafio de nossa gestão é promover políticas efetivas de emprego e renda, trazendo melhoria na qualidade de vida do nosso povo. Precisamos acabar com a cultura política pequena e fico muito feliz com a implantação dessa empresa trazendo grande investimento para o nosso município”, pontuou Derivaldo Romão.
A nova unidade propiciará empregos para a população local, que terá acesso a cursos e treinamentos no Brasil e em outros países detentores do know-how (Itália, Estados Unidos e França). Na fase de construção, está prevista a geração de até 150 empregos. A companhia terá como principais clientes as indústrias da construção civil, moveleira e automotiva.
Fábrica de vidros em Pedras de Fogo
“Iremos oxigenar a economia de nosso município com 150 empregos diretos, fora os indiretos, imaginem quantos empregos não irão surgir nos ramos da: alimentação, hospedagem, transporte e de logística para esta empresa!”, comemorou o prefeito.
O prefeito Derivaldo Romão, também anunciou que novos investimentos estão sendo capitalizados para Pedras de Fogo: “Estamos disponibilizando uma área de 30 hectares do nosso Distrito Industrial, para que possamos trazer novas empresas para nossa cidade e iremos desapropriar uma área ao lado da BR 101 no intuito de instalarmos outros segmentos que darão ao suporte ao Pólo Automotivo de Goiana”, revelou.

Números alarmantes: 732 paraibanas entre 10 e 19 anos abortaram em 2012


O número é considerado alto e uma ameaça à saúde da mulher
Os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo e, muitas vezes, sem a devida orientação. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no ano passado, 732 atendimentos médicos relativos a abortos, espontâneos ou provocados, foram feitos em jovens na faixa entre 10 e 19 anos. Além disso, as meninas e meninos se expõem a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em João Pessoa, alunos de 144 das 216 escolas municipais e estaduais, recebem o apoio do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde (MS) e são orientados a prevenir a gravidez e DSTs, mas ainda falta informação, nas escola e em casa.

O diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Roberto Maia, destacou que os estudantes participam de oficinas sobre sexualidade, saúde reprodutiva e gênero, uma vez por mês. Além dos alunos, os professores também são capacitados e orientados como abordar o assunto dentro da sala de aula. 

“Os familiares também são chamados a participar, mas poucos aparecem. A gente tenta mobilizar esse diálogo dentro de casa com os filhos”, afirmou.

Ainda de acordo com Roberto Maia, uma cartilha educativa é distribuída com os estudantes entre 13 e 20 anos. Ele destacou também que os principais questionamentos como usar o preservativo, as práticas sexuais, os riscos de cada uma delas, se a mulher tem maior risco do que o homem de ter Aids e conhecimento do corpo. “Alguns não conhecem o corpo e acabam achando que é errado se tocar”, comentou, destacando que 500 mil camisinhas são distribuídas por mês em unidades de ensino e também em Unidades de Saúde da Família (USF).

Abortos 

No ano passado, as unidades de saúde do Estado realizaram 4.156 atendimentos médicos relativos a aborto (que podem ter sido espontâneos ou provocados). Desse total, 732 foram na faixa entre 10 e 19 anos, se tornando assim, o terceiro lugar.  

Na semana passada, o Ministério da Saúde publicou um protocolo para agilizar a distribuição da pílula do dia seguinte. Com isso, passa a ser desnecessária a apresentação da receita para obter o medicamento.

Diálogo com os filhos

A dentista Karla Torreão tem dois filhos adolescentes, sendo um menino de 11 anos e uma menina de 13 anos. Ela contou que os filhos geralmente não tocam no assunto, mas quando perguntam, ocorre o diálogo. “Acho que tem uma determinada idade, dependendo da maturidade, que se deve abordar com mais frequência”, afirmou, destacando que a escola também tem um papel importante no debate desse assunto. 

A empresária Iramaia Soares tem três filhos (dois meninos de 5 anos e uma adolescente de 13 anos) e disse que ainda não conversou com a filha sobre DSTs e gravidez. “Ainda não conversei com ela sobre esse assunto. Ela também não perguntou nada. Apesar de ter 13 anos, ela ainda é uma menina. Usa roupas de crianças e mesmo com as amigas da mesma idade tendo namorados, ela nunca questionou sobre o assunto”, revelou. A estudante Beatriz Melo, 16, contou que recebeu orientações dos pais e da escola de como prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. “A melhor forma de se prevenir é usando a camisinha porque não corre o risco de ficar grávida e nem de ficar doente”, afirmou, destacando que geralmente conversa sobre namoro com o pai por ter mais diálogo. 

Caio Marques, 16, disse que desde os 13 anos, a mãe passou as orientações, mas acha importante que a escola faça um debate amplo sobre o assunto. Ele disse que está consciente de como se prevenir, mas muitos amigos não estão. “Alguns já tiveram filhos. Eu acho importante a camisinha porque ninguém quer acabar com a vida, tendo um filho novo e nem ter uma doença”, afirmou.

Menina é baleada ao tentar defender o pai, diz polícia em GO


Uma menina de 12 anos foi baleada, na tarde deste sábado (27), na Vila Alzira, em Aparecida de Goiânia. Segundo a polícia, ela tentou defender o pai durante uma briga com o funcionário de uma pizzaria. Imagens feitas por celular flagraram o momento dos disparos .
Nas imagens, é possível ver o momento em que o suspeito aponta a arma para o pai da garota, efetua três tiros e, em seguida, foge em um carro prata. Os disparos atingiram a menina na perna e na cabeça.
A menina foi socorrida e levada para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Ela passou por cirurgia e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave.


No momento do crime, o pai, que estava com as duas filhas, encontrou o funcionário de uma pizzaria com quem teve um desentendimento. Segundo a mais velha, uma adolescente de 14 anos, o problema entre os dois homens começou há dois meses, durante uma ida da família à pizzaria.



Nesta tarde, os dois teriam começado a discutir e a menina tentou separar a briga. "Ela falou assim: 'moço, por favor, abaixa essa arma. Aí ele falou assim: 'Vocês não vão sair da frente não', mas nós não saímos e ela ficou abraçada nele", relatou a irmã.

G1

FBI remove barco usado por suspeito de atentado em Boston


Investigadores removeram de um quintal em Watertown, Massachusetts, o agora famoso barco utilizado como esconderijo por um dos suspeitos do atentado na Maratona de Boston, e levaram a embarcação para uma área de armazenamento de evidências, informou o FBI neste sábado.
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos e de origem tcheca, acusado pelo atentado de 15 de abril que matou três pessoas e feriu 264, estava no barco quando foi capturado por autoridades no dia 19 de abril, após um dia tenso de buscas na região de Boston. O irmão mais velho de Tsarnaev, Tamerlan Tsarnaev, também é um suspeito mas foi morto pela polícia em 18 de abril.
O proprietário do barco chamou a polícia depois que ele levantou a lona do barco guardado em seu quintal e viu sangue. A polícia encontrou Tsarnaev ferido dentro do barco.
Investigadores inspecionam o barco onde o suspeito do atentado de Boston estava escondido. Embarcação foi removida para  área de armazenamento de evidências (Foto: Lucas Jackson/Reuters)Investigadores inspecionam o barco onde o suspeito do atentado de Boston estava escondido. Embarcação foi removida para área de armazenamento de evidências (Foto: Lucas Jackson/Reuters)
O barco foi classificado como evidência na cena e transferido na sexta-feira para uma instalação de armazenamento secreta, disse a porta-voz do FBI Laura Eimiller.
"Nós estávamos buscando provas, mas nós não vamos comentar a natureza do que estava sendo procurado o do que foi encontrado", continou Eimiller. "Nós podemos confirmar que estivemos lá na quinta-feira, na sexta-feira e que fomos embora ontem."Também na sexta-feira, o FBI concluiu a busca em um aterro sanitário em New Bedford por provas ligadas ao atentado, disse ela. Eimiller se recusou a dizer que evidências os investigadores esperavam encontrar e se eles encontraram alguma coisa.
O aterro é perto da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, frequentada pelo Tsarnaev mais jovem. A mídia local relatou que o FBI está tentando encontrar o laptop de Dzhokhar Tsarnaev.
Transferência
Dzhokhar deixou nesta sexta-feira (26) o hospital em que estava internado e foi levado para a prisão, após passar  uma semana internado. O suspeito foi levado para uma prisão médica federal em Fort Devens, também no estado do Massachusetts, segundo o serviço de segurança dos EUA.

Acusado formalmente pelo atentado - ele pode pegar pena de morte ser for condenado -, Dzhokhar foi capturado com vida na noite da última sexta-feira (19).
Irmãos Tamerlan, de 26 anos, (esquerda) e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, suspeitos pelos atentados em Boston  (Foto: The Lowell Sun/Robin Young/AP)Irmãos Tamerlan, de 26 anos, (esquerda), morto  pela polícia durante perseguição e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, captura do último dia 19. Rapaz pode pegar pena de morte caso seja condenado como coautor do atentado em Boston (Foto: The Lowell Sun/Robin Young/AP)
Combatente inimigo
Como obteve a naturalização americana em 11 de setembro de 2012, Dzhokhar não será tratado como "combatente inimigo" como queriam os senadores republicanos John McCain e Lindesey Grahan. Ele será submetido ao sistema judiciário civil americano.

"Segundo a lei, os cidadãos americanos não podem ser julgados por comissões militares", afirmou a Casa Branca. "É importante assinalar que desde o 11 de setembro (de 2001) recorremos ao sistema judicial federal para condenar e prender centenas de terroristas."
G1

Campeonato de barba e bigode reúne modelitos criativos na Alemanha


Na Alemanha, candidatos mostram criatividade e elegância durante o campeonato nacional de barba e bigode, realizado na cidade de Pforzheim, região sul do pais.
G1
Montagem mostra cadidatos do campeonato de barba e bigode na Alemanha (Foto: Uli Deck/AFP)Montagem mostra cadidatos do campeonato de barba e bigode na Alemanha (Foto: Uli Deck/AFP)
Hans-Peter Weis, atual campeão europeu no estilo livre de barba, posa para foto em concurso (Foto: Uli Deck/AFP)Hans-Peter Weis, atual campeão europeu no estilo livre de barba, posa para foto em concurso (Foto: Uli Deck/AFP)
Participante Dieter Besuch exibe barba 'encaracolada' durante campeonato na Alemanha (Foto: Uli Deck/AFP)Participante Dieter Besuch exibe barba em espiral durante campeonato na Alemanha (Foto: Uli Deck/AFP)

Companhia japonesa ANA realiza 1º voo de teste com Boeing 787


A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) fez neste domingo (28) o primeiro voo de teste com um de seus modelos Boeing 787 Dreamliner, após substituir as baterias defeituosas que provocaram o cancelamento de suas operações durante três meses por motivos de segurança.
No começo da manhã, o presidente da companhia, Shinichiro Ito, acompanhado do diretor-executivo do fabricante americano Boeing, Ray Conner, participaram do primeiro voo de teste no Japão realizado do aeroporto de Haneda, em Tóquio.
O teste, que durou cerca de duas horas e se desenvolveu sem aparentes contratempos segundo a imprensa local, aconteceu depois que a autoridade aeronáutica japonesa aprovou na sexta-feira (26) a retomada das operações dos modelos do avião Dreamliner.
A All Nippon Airways (ANA) fez neste domingo (28) o primeiro voo de teste com um de seus modelos Boeing 787 Dreamliner, após substituir as baterias defeituosas que provocaram o cancelamento de suas operações durante três meses por motivos de segurança. (Foto: Shizuo Kambayashi / AP Photo)A All Nippon Airways (ANA) fez neste domingo (28) o primeiro voo de teste com um de seus modelos Boeing 787 Dreamliner, após substituir as baterias defeituosas que provocaram o cancelamento de suas operações durante três meses por motivos de segurança. (Foto: Shizuo Kambayashi / AP Photo)
A decisão do governo japonês aconteceu depois que a Autoridade Federal de Aviação dos EUA (FAA) deu o sinal verde à retomada dos voos deste aparelho, uma vez que foram aprovadas as melhoras nas baterias apresentadas pelo fabricante americano Boeing.
Neste sentido, desde que aconteceu a avaria, o fabricante fez até 200 mil horas testando as baterias defeituosas e outras 100 mil horas realizando ensaios, segundo confirmou um diretor da Boeing em Tóquio.
O problema com os 787 começou no início de janeiro, quando foram detectados vários erros por superaquecimento nas baterias de ion-lítio das aeronaves, o que provocou a interrupção das operações dos quase 50 novos aparelhos da Boeing no mundo todo.
G1

Ladrão não consegue ligar carro durante roubo e atira em médico


Um médico foi baleado na Zona Leste de São Paulo, depois que dois homens não conseguiram roubar o carro da vítima, informou a Polícia Civil. O assalto ocorreu por volta das 19 horas deste sábado (27), na esquina da Rua Serra de Bragança com a Travessa Vera Lúcia, no Tatuapé.
O médico foi abordado pela dupla que queria levar um carro importado acionado por um botão de ignição. Um dos homens não conseguiu ligar o veículo e atirou, ferindo a vítima.
Os bandidos fugiram sem levar o carro.
O médico foi levado a um hospital, onde foi medicado e liberado.
G1

Grupo neonazista que agrediu nordestino em Niterói será indiciado


Neonazistas foram detidos neste sábado em Niterói após agressão a um nordestino (Foto: Ana Paula Santos / TV Globo)Neonazistas foram levados para a delegacia neste sábado (Foto: Ana Paula Santos / TV Globo)
Cinco homens de um grupo de sete jovens neonazistas detidos na manhã deste sábado (27), por agredir um nordestino em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, serão indiciados por uma série de crimes que, somados, são inafiançáveis, segundo a delegada adjunta da 77ª DP (Icaraí), Helen Sardenberg, onde o caso foi registrado.

No carro onde o grupo estava foi encontrado farto material, como panfletos, de propaganda nazista. Entre os sete detidos está uma jovem, que seria apenas namorada de um dos integrantes do grupo e foi liberada, e um menor de idade, apreendido.
Entre os crimes estão intolerância de cor, raça, etnia, religião e origem; e fabricação, comercialização ou veiculação de símbolos, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou a gamada para fins de divulgação do nazismo.
Lesão corporal e formação de quadrilha
De acordo com a delegada, os presos Thiago Borges Pita, 28 anos, Carlos Luiz Bastos Neto, de 33, Caio Souza Prado, 23, Davi Ribeiro Morais, 39, e Philipe Ferreira Ferro Lima, 21, também vão responder lesão corporal, formação de quadrilha e corrupção de menores. Segundo a delegada, a junção de todos os crimes os torna inafiançáveis.

O grupo neonazista foi preso por guardas municipais, que foram chamados por pedestres quando viram o grupo indo em direção à vítima com facas e um taco de beisebol.
O crime ocorreu na Praça Araribóia, nas proximidades da estação das barcas, uma das regiões mais movimentadas do município fluminense. Uma multidão se formou em volta dos jovens para impedir que a agressão continuasse.
A delegada que registrou o caso, informou que os jovens vestiam camisas com inscrições de um grupo neonazista e tinham tatuagens com o símbolo da suástica. A vítima, que é do Rio Grande do Norte, segundo o registro policial, esteve na delegacia aparentemente sem lesões graves, segundo policiais.
"Só não espancaram a vítima por que era de dia. A população agiu rapidamente chamando a guarda municipal", disse a delegada.
G1

Delegada afirma que menor ateou fogo em dentista no ABC


A delegada Elisabete Sato, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que o menor detido por suspeita de matar uma dentista confessou ter ateado fogo na vítima. O crime aconteceu na quinta-feira (25), no consultório de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos, em São Bernardo do Campo, no ABC.
O adolescente e dois homens, Jonatas Cassiano Araújo, de 21 anos, Victor Miguel Souza Silva, de 24 anos, foram capturados, na madrugada deste sábado, em uma casa na Favela Santa Cruz, no limite entre Diadema e São Bernardo. Segundo a polícia, eles não reagiram. Outro menor também foi detido porque, segundo os policiais, abrigava o trio. Agora a polícia procura outro suspeito:Tiago de Jesus Pereira, de 25 anos.
Victor Miguel Souza (à esq.) e Jonathan Cassiano Araújo, presos neste sábado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Em entrevista na sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro de São Paulo, Sato disse que foi uma das responsáveis por interrogar o trio detido. Ela afirmou que os suspeitos contaram que “fingiam que iriam atear fogo para fazer tortura. Um pegava o isqueiro da mão do outro”. Um deles era o menor e o outro, Victor Miguel.
Como não tinha dinheiro quando foi assaltada, a dentista entregou o cartão bancário e a senha aos criminosos. Os ladrões, então, sacaram  todo o dinheiro que a mulher tinha na conta, R$ 30, num caixa eletrônico.
Imagem de outro suspeito da morte da dentista (Foto: Divulgação)
Segundo a delegada, ao receber telefonema de Jonatas informando que a vítima tinha apenas R$ 30 na sua conta, o menor ficou irritado e ateou fogo no avental da dentista. “Ele conta que ‘isqueirou’ como se estivesse contando um capítulo de novela.” Sato acrescentou que o trio é viciado em cocaína e que tem embutida “uma crueldade que excede em muito".
Os suspeitos, cujas prisões temporárias já foram decretadas pela Justiça, foram levados à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro da capital, na manhã deste sábado. Jonathan e o menor pintaram os cabelos de loiro para tentar despistar.
'Questão de honra'
Em entrevista na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro, o delegado geral, Maurício Blazek, disse que os detidos confessaram o crime. “O caso da Cinthya está findado.” Participou da entrevista a alta cúpula da polícia, incluindo o secretário Fernando Grella, diretores de departamentos policiais e delegados que trabalharam na investigação.

Blazek comemorou o trabalho que culminou com a captura do trio e acrescentou que toda a polícia estava mobilizada. “Eu havia dito que era questão de honra [achar os autores do homicídio].” O anel da dentista estava na carteira de um dos detidos.
Quem tiver informação que possa ajudar a localizar o suspeito pode ligar para o Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo é garantido.

O carro roubado de uma outra dentista foi encontrado no prédio onde Jonathan mora. As outras vítimas também contaram que o grupo agiu com muita violência e fez ameaças usando um isqueiro.
Outros casos
A polícia acredita que a mesma quadrilha esteja envolvida em pelo menos outros dois assaltos a consultórios odontológicos. Segundo o delegado geral, a polícia investiga outros oito assaltos que teriam sido cometidos por eles, seis deles a consultórios dentários.

Victor Miguel Souza foi preso na madrugada de sábado com outros suspeitos (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
O delegado Marcos Moura, titular do 83º Distrito Policial, contou que recentemente houve dois casos semelhantes na Zona Sul da capital. Um ocorreu no dia 12, no Parque Bristol e o outro, no dia 16, no Ipiranga. Neste último, criminosos queimaram o cabelo de duas dentistas enquanto as ameaçavam com isqueiros
Segundo Moura, a quadrilha passava-se como paciente para avaliar a segurança dos consultórios. No caso do Ipiranga, Victor Miguel se passou por paciente e jogou sua ficha de paciente no lixo. A prova foi encontrada e será anexada aos autos.
Enterro
O corpo de Cinthya foi enterrado nesta sexta em São Bernardo do Campo. Parentes e amigos se uniram num sentimento de tristeza e revolta com a brutalidade do crime.

“Ela estava tomando conta de todo mundo. Tomando conta da mãe, do pai, ele assumia tudo. Era uma filhona. Um exemplo”, disse Risoleide Moutinho de Souza, mãe da dentista. “Tiraram meu braço, minhas pernas, tudo. Acabou com a familia.”
G1

Com 124 mil inscritos, OAB faz neste domingo 1ª fase do Exame de Ordem


A candidata Marilene de Mello tenta pela terceira vez passar para a segunda fase do Exame da OAB (Foto: Arquivo pessoal/Marilene de Mello)A candidata Marilene de Mello tenta pela terceira vez
passar para a segunda fase do Exame da OAB
(Foto: Arquivo pessoal/Marilene de Mello)
Com mais de 124 mil candidatos inscritos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove neste domingo, das 13h às 18h (horário de Brasília), a primeira fase do X Exame de Ordem Unificado. Os candidatos esperam que a prova desta vez não esteja tão difícil como a do último exame, no qual apenas 16,6% dos candidatos passaram para a segunda fase e 10,3% foram aprovados no final. É o índice mais baixo desde que o exame foi unificado, em 2010.
A prova terá 80 questões de múltipla escolha, sendo que duas devem abordar, pela primeira vez, conceitos da disciplina de filosofia do direito. Os candidatos precisam acertar 40 questões para passar para a segunda fase, que será dia 16 de junho.
PRIMEIRA FASE DO EXAME DA OAB
QuandoNeste domingo (28), das 13h às 18h (de Brasília)
OndeVEJA OS LOCAIS DE PROVA
Inscritos124.887 candidatos
1ª faseSão 80 questões de múltipla escolha. É preciso acertar 40 para ir à 2ª fase
2ª faseSerá dia 16 de junho com quatro questões dissertativas e uma peça processual
 A candidata Marilene de Mello passou as últimas semanas debruçada sobre livros e resolvendo questões de múltipla escolha em simulados disponíveis na internet. Esta será a terceira vez que Marilene, formada em direito no ano passado, vai fazer a prova. Na primeira vez, ela não passou para a segunda fase por apenas um ponto.
No ultimo exame, ela chegou a se sentir mal durante a prova. "Estava muito difícil, eu não conseguia entender o enunciado, comecei a ficar ansiosa e me sentir mal", diz Marilene, que fez 35 pontos.
Ela espera que neste domingo o nível de dificuldade seja mais baixo. "Acredito que a prova venha um pouco mais fácil e o enunciado mais claro e espero não ter dificuldades", avalia.
O professor Darlan Barroso, do curso preparatório Damásio de Jesus, no entanto, não vê com o mesmo otimismo da candidata. "A prova deverá estar de médio para difícil", afirma. O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, solicitou à FGV Projetos que mantenha o mesmo padrão de exigência na prova.
"O Exame não pode ser difícil a ponto de ser encarado como um concurso público, selecionando apenas os melhores, mas também não pode deixar de garantir a verificação de um mínimo de conhecimento jurídico, capaz de habilitar o bacharel a defender os direitos de outras pessoas", avalia o presidente da OAB.
G1
Conteúdo cobrado na prova exige que candidato estude mais de 30 livros (Foto: Flávio Moraes/G1)Conteúdo cobrado na prova exige que candidato estude mais de 30 livros (Foto: Flávio Moraes/G1)

Tiros em frente à sede do governo italiano ferem dois policiais


Autor do ataque foi detido pouco depois dos disparos (Foto: AP Photo/Mauro Scrobogna, Lapresse)Autor do ataque foi detido pouco depois dos disparos (Foto: AP Photo/Mauro Scrobogna, Lapresse)
Um homem abriu fogo em frente à sede do governo italiano e deixou pelo menos dois policiais feridos no local. O autor dos disparos já foi preso e um dos policiais está em estado grave, de acordo com a agência Reuters. O ataque aconteceu por volta das 11h40 deste domingo (28), no horário local, 6h40 de Brasília.

"Não foi um ato de terrorismo, mas o clima dos últimos meses, com certeza, não ajudou", afirmou Gianni Alemanno, prefeito de Roma. A Itália passou dois meses sem um governo na prática, pois um impasse político não permitia a formação de uma coalizão. A escolha de um governo com membros dos três principais partidos, sob a liderança de Letta, foi a solução encontrada.
Os tiros foram disparados em frente ao Palácio Chigi, que funciona como sede do governo, em Roma. No momento do ataque, o novo primeiro-ministro do país, Enrico Letta, um moderado de esquerda, participava da cerimônia de posse com o presidente Giorgio Napolitano, em outro edifício, o Palácio do Quirinal, que fica a cerca de um quilômetro do local.
Um dos policiais foi atingido no pescoço e está em estado grave. O outro foi atingido na perna e não corre risco de vida, segundo jornais italianos. Os jornais "Corriere della Sera" e "La Repubblica" citam ainda uma terceira ferida, uma mulher civil que passava pelo local e foi atingida de raspão -- aparentemente sem gravidade, mas a mulher está grávida.
O autor dos disparos foi detido momentos depois do ataque. Testemunhas disseram que ouviram cinco ou seis tiros e que o homem que portava a arma estava vestido de terno e gravata. As cápsulas encontradas eram de um calibre pequeno, segundo a polícia informou à agência Reuters.
Segundo os jornais italianos citados, o nome do autor dos disparos é Luigi Preiti. O jornal afirma que ele é de Rosarno, na região da Calábria, e que pode ter antecedentes criminais, mas não diz o que motivou a ação.
Ao "Corriere della Sera", Arcangelo Preiti, irmão do atirador, disse que Luigi é trabalhador e que mora com os pais. "Não consigo compreender. É a mente humana que, às vezes, entra em tilt", afirmou.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...