sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ano a ano, G1 lista os principais eventos na vida de Harry Potter Último filme inspirado na série literária estreia nesta sexta (15) nos cinemas. Saiba como o pequeno órfão se transformou em líder na luta contra o mal.

Da infância e adolescência até a idade adulta, os livros de J.K. Rowling e a série de adaptações para o cinema mostraram ano a ano o crescimento e amadurecimento do personagem Harry Potter. Para ajudar os que estão chegando à história agora, quando o "Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2" chega enfim às telas encerrado a saga, o G1 preparou um guia resumido dos principais eventos na trajetória do jovem bruxo.

Primeiro ano: “Harry Potter e a pedra filosofal”
Harry Potter é um garoto órfão, de 11 anos, que vive com seus tios, os Dursley. Até que um dia ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, especializada em formar bruxos. A princípio, Harry é impedido pelo tio de ler a carta, mas logo ele recebe a inesperada visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir daí, Harry passa a descobrir um mundo novo, que já fora habitado por seus pais. Harry conhece seus mais novos amigos: Rony Weasley e Hermione Granger, que irão acompanhá-lo em diversas aventuras.
Segundo ano: “Harry Potter e a câmara secreta"
De férias na casa de seus tios, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos. Uma delas é a contratação do novo professor de defesa contra as artes das trevas, Gilderoy Lockhart , que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério.

Terceiro ano: “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”
Quando a desprezível Tia Guida voa pelo céu na noite, Harry parte para o que será seu terceiro ano em Hogwarts. Aos 13 anos, começa a dar sinais de rebeldia na escola e com seus familiares. Um passeio no Nôitibus o leva para o Beco Diagonal onde ele fica sabendo que um prisioneiro foragido, Sirius Black, está atrás dele. Em Hogwarts, Harry e seus amigos aprendem a delicada arte de se aproximar de um Hipogrifo e como transformar monstros em risadas. Dementadores sugadores de almas pairam sobre Hogwarts, ameaçando Harry, enquanto um seguidor de Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado espreita pela escola.
Quarto ano: “Harry Potter e o cálice de fogo”
Em seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry Potter é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que enfrentará alunos mais velhos e experientes de Hogwarts e também de outras escolas de magia. A competição envolve o Baile de Inverno e ele não consegue convidar a garota por quem é apaixonado, Cho Chang. A aparição da Marca Negra de Voldemort na Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar. Os dois se enfrentam pela primeira vez.

Quinto ano: “Harry Potter e a Ordem da Fênix”
Harry Potter retorna à Hogwarts para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o ministro da Magia Cornélio Fudge, impõe à escola a presença de Dolores Umbridge, que torna-se a nova professora de defesa contra as artes das trevas. Incentivado por seus amigos, Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia: ele se especializa em  feitiços de ataque e cria a Ordem da Fênix.
Sexto ano: “Harry Potter e o Enigma do Principe”
Harry suspeita de perigos que podem até estar dentro do castelo, mas Dumbledore tem uma ideia mais voltada para a batalha final, que ele sabe que está se aproximando. Juntos eles encontram uma forma de achar um modo de liquidar a defesa de Voldemort e com isso, Dumbledore contrata seu antigo amigo e colega, bem reconhecido e um bom vivente, o professor Horácio Slughorn, que Dumbledore acredita ter informações cruciais. Além disso, os estudantes estão sob ataque de um adversário muito diferente, os hormônios adolescentes, que se espalham entre todos. Harry se encontra cada vez mais atraído por Gina, porém quem está com ela é Dino Thomas. E Lilá Brown decidiu que Rony é o homem pra ela. E tem também Hermione, cheia de ciúmes, mas determinada a não mostrar os seus sentimentos.

Sétimo ano: “Harry Potter e as reliquias da morte”
Harry, Rony e Hermione estão em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort — as horcruxes. Sozinhos, os três amigos agora dependem um do outro mais do que nunca. Paralelamente, o mundo da magia se tornou um local perigoso para todos os inimigos do Lorde das Trevas. A guerra aguardada com temor há muito tempo já começou e os Comensais da Morte tomaram o controle do Ministério da Magia e até mesmo de Hogwarts, assustando e capturando qualquer um que se oponha a eles. Harry se tornou o bruxo mais procurado. A única esperança de Harry é achar as horcruxes antes de ser encontrado por Voldemort.

Diretora de jornais de Murdoch pede demissão após escutas ilegais Executiva Rebekah Brooks será substituída por Tom Mockridge. Escândalo de grampos abala o Reino Unido nas últimas semanas.


Rebekah Brooks, diretora de jornais do grupo britânico News Com, pediu demissão nesta sexta-feira (15), por conta do escândalo de grampos telefônicos que envolve o grupo do magnata da mídia Rupert Murdoch.
Ela será substituída por Tom Mockridge, atualmente diretor do canal de TV Sky Italia, segundo comunicado do grupo.
Rebekah vinha sendo bastante criticada por conta do escândalo, que abala há semanas a vida política do Reino Unido.
O tablóide “News of the World”, da News Corporation, é suspeito de realizar escutar ilegais contra milhares de pessoas, entre elas personalidades britânicas e membros da família real.
Diante das denúncias, o magnata Rupert Murdoch decidiu fechar a publicação. A última edição do periódico foi às bancas domingo.
Brooks, de 43 anos disse aos funcionários que sentia uma grande responsabilidade pela crise que se estendeu aos Estados Unidos, onde o FBI realiza uma investigação preliminar por possíveis escutas de vítimas dos atentados de 11 de setembro.
Sua demissão marca um novo capítulo na grave crise que sacode o grupo do australiano Rupert Murdoch, News Corp., que em uma semana teve que fechar o News of the World e desistir de assumir o controle do canal britânico de tv paga BSkyB.
A ação da News Corp. perdeu nesta semana 12% na Bolsa de Sydney.
O novo diretor da News International, Tom Mockridge, terá a tarefa de restaurar a confiança na filial britânica de Murdoch, à frente do "The Sun", o jornal britânico de maior tiragem, "The Times" e "Sunday Times".
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, se somou às pressões sobre Brooks para que se demitisse, depois da revelação de que funcionários do jornal teriam interceptado na última década os telefonemas de até 4.000 pessoas, não apenas políticos e famosos.
A saída de Brooks, considerada a "sétima filha" de Murdoch, põe fim a uma carreira meteórica de mais de 20 anos. Nesse tempo, passou de secretária no "News of World" a redatora-chefe do jornal entre 2000 e 2003, depois ficou no "Sun" até 2009 e, por fim, foi diretora-geral do News International.
"Como diretora-geral da companhia, tenho um profundo sentido da responsabilidade para com as pessoas que magoamos, e quero reiterar o quanto sinto pelo que agora sabemos que aconteceu", escreveu Brooks em um comunicado.
Rupert Murdoch e seu filho James, presidente de News International, devem prestar depoimento na próxima terça-feira ante uma comissão parlamentar britânica pelo escândalo das escutas telefônicas.
Em uma entrevista a seu principal jornal americano, o "Wall Street Journal", Rupert Murdoch insistiu que a crise está sendo conduzida de "forma extraordinariamente boa" e caracterizou de "mentiras" as críticas dos deputados britânicos.
No momento, nove pessoas foram detidas e liberadas em relação com o escândalo. A última delas, Neil Wallis, ex-redator-chefe adjunto do News of the World na época de Andy Coulson, o ex-diretor de comunicação do premiê David Cameron, que também foi preso na semana passada.
O premiê britânico disse que Rebekah fez a coisa certa.
"Ele acredita que é a decisão correta, ele já disse que ele devia ter aceito sua renúncia", disse um porta-voz de Cameron.
A família do brasileiro morto por engano pediu ao premiê Cameron uma investigação sobre o suposto grampo.

Empresário morto no ABC foi alvo de homens de terno em moto Homem de 61 anos foi assassinado a tiros em São Bernardo do Campo. Polícia vai pedir imagens de câmeras de segurança para procurar suspeitos.


Do G1 SP
Dois homens de terno em uma moto atiraram conta o empresário Reinaldo Gerônimo Marques, de 61 anos, morto nesta quinta-feira (14) após ser atingido pelos disparos em São Bernardo do Campo, no ABC. O crime aconteceu na Estrada Samuel Aizemberg, nas proximidades da transportadora da vítima.
O empresário foi atingido no rosto e no braço. Ele perdeu o controle do carro, bateu em um poste e morreu. Para a polícia, o crime tem características de execução – nada foi roubado e vários tiros foram disparados. Ainda não há suspeitas sobre o motivo do assassinato.
“Foi feito um levantamento com os familiares e não há nenhum indício de que ele tenha sido ameaçado. Mas isso [execução] não pode ser descartado”, explicou a delegada Renata Muassab.
A polícia vai pedir imagens de câmeras de segurança de empresas da região para tentar identificar os criminosos.

Infestação de pulgas suspende aulas no sul do Espírito Santo Mais de 800 alunos estão sem aula em escola municipal de Apiacá. Aulas podem ser retomadas nesta sexta-feira (15).


Do G1 ES
Os 800 alunos da escola municipal Maria de Lourdes Alves, em Apiacá, no Sul do Espírito Santo, estão com as aulas suspensas desde terça-feira (12) por causa de uma infestação de pulgas. A dedetização já foi feita e, nesta sexta-feira (15), as aulas podem ser retomadas.
De acordo com a diretora Inês Virgínia dos Santos, o problema aconteceu no porão da escola. "No tempo seco, as pulgas se proliferam com muita rapidez, já que a escola fica atrás de um morro e facilita a entrada de cachorros", disse.
A diretora explicou que as pulgas surgem com frequência, mas nunca ocorreu uma infestação como essa. Ela disse que a vigilância epidemiológica sempre dedetiza a escola e os serventes sempre cuidam para deixar tudo limpo. As aulas foram suspensas para evitar o surgimento de alergias, já que as crianças apresentaram coceiras no corpo.

Em MS, mulher espera 30 horas por ultrassom após aborto espontâneo Caso aconteceu há dois dias no Hospital Universitário de Dourados. Direção diz que demora foi causada pela ausência do médico plantonista.


Da TV Morena
Um casal alega que esperou dois dias para conseguir assistência médica no Hospital Universitário de Dourados, cidade a 220 quilômetros de Campo Grande, depois de dar entrada por causa de um aborto espontâneo há dois dias.
Luciana Rodrigues Andrade teve problemas na gestação que completaria dois meses. Seria o terceiro filho do casal. O marido Reinaldo dos Santos denuncia que o atendimento foi demorado e que o ultrassom, que constatou a morte do bebê, demorou 30 horas para ser feito. "Ela chegou aqui às 15 horas de terça-feira, e foi fazer o ultrassom às 21 horas de quarta-feira. Ninguém sabe se essa criança chegou viva", afirma.
Além do atraso para fazer o exame, Reinaldo afirma que o procedimento para retirada do feto também demorou. Segundo ele, o remédio para ajudar a expelir o feto estava em falta, e somente 15 horas depois a esposa foi medicada.
Por meio da assessoria de imprensa, o Hospital Universitário informou que adotou todos os procedimento necessários, como internação, repouso e medicação. Sobre a demora para fazer a ultrassonografia, o hospital informou que o médico plantonista responsável pelo exame faltou no dia em que o casal precisou do procedimento. Sobre a falta de medicamento, a direção do hospital garantiu que o problema foi normalizado.

Obama pressiona parlamentares para elevar teto da dívida dos EUA Presidente deve falar nesta sexta (15) sobre dívida e redução do déficit. Prazo limite para elevação é 2 de agosto, e impasse prossegue.


Do G1, com agências internacionais
O presidente dos EUA, Barack Obama, deve dar entrevista nesta sexta-feira (15) para apelar aos parlamentares para que elevem o teto da dívida do país e a redução do déficit. As discussões entre o presidente e líderes democratas e republicanos, nos últimos cinco dias, não avançaram.
Na véspera, Obama pediu aos partidos que tentem encontrar um caminho para avançar no tema "entre 24 e 36 horas".
Uma divisão sobre gastos e impostos permanecia um grande obstáculo para um acordo de redução do déficit.
A agência de classificação de risco Standard & Poor's aumentou a pressão sobre o debate, ao afirmar que o risco de o país perder sua nota máxima de crédito nos próximos três meses aumentou consideravelmente, mesmo se os parlamentares chegarem a um acordo até o fim do mês.
O alerta da S&P aconteceu depois que a China, maior credor internacional dos Estados Unidos com mais de US$ 1 trilhão em bônus do Tesouro, pressionou Washington a adotar políticas responsáveis para proteger os interesses dos investidores.
A data limite para elevar o teto da dívida é 2 de agosto.

Nordeste é região com maior retorno de migrantes, segundo IBGE Sudeste perdeu potencial atrativo e Nordeste começou a reter população. Instituto cruzou informações da PNAD e dos Censos de 2000 e 2010.


Do G1, em São Paulo
A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.
informações sobre migrantes de retorno do IBGE (Foto: Arte/G1)  *Participação relativa dos imigrantes de retorno no
  total de imigrantes - IBGE/PNAD 2004/2009
Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.
O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país. 
Em 2009, os estados do Nordeste que apresentaram migração de retorno mais expressiva, conforme o instituto, superando os 20% do total de imigrantes, foram Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Oportunidades
“Além de apresentar menor migração, diminuindo o número de pessoas que saem, o Nordeste começa a atrair população, com uma rede social melhor. Enquanto isso, o Sudeste, que já não recebia mais tantas pessoas, passa a ser também emissor, não só de migrantes, como também de quem é originário e está deixando essa região”, afirma Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos pesquisadores do instituto.
Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro começaram a receber menos imigrantes na última década, estados antes considerados de grande evasão começaram a perder menos população, como Piauí e Alagoas. Já Bahia e Maranhão continuaram a ser classificados como regiões “expulsoras”, mas também diminuíram o fluxo.
Rio Grande do Sul foi o estado que apresentou maior número de migrantes de retorno do país, mas a taxa diminuiu em relação a 2004. Na Região Sul, o Paraná foi o estado que passou a receber mais migrantes. “Esse fenômeno de retorno também acontece em direção ao Paraná, mas em menor intensidade. São aqueles que haviam deixado o estado rumo ao Mato Grosso do Sul e ao Norte, em razão da expansão de fronteira agrícola, mas que começaram a retornar”, afirma o pesquisador.
Minas Gerais também aparece entre os que mais receberam migrantes de volta. "Em Minas, houve uma inversão na corrente migratória, que antes saía com direção ao Rio de Janeiro, e agora retorna, muito por conta da crise no RJ e do crescimento mineiro", avalia Oliveira.
Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...