terça-feira, 2 de abril de 2013

Abertas as inscrições para seleção de professores formadores do Projeto Educador Digital


Estão abertas até o dia 5 de abril as inscrições para a seleção de professores formadores do Projeto Educador Digital. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 28 de março de 2013, que circulou nessa segunda-feira (1º). A seleção visa atender a formação de professores da rede na oferta de vagas para os cursos do Proinfo I (Introdução à Educação Digital); Proinfo Integrado II (Ensinando e aprendendo com as TICs) e Proinfo Integrado III (Elaboração de Projetos).
Os cursos são destinados aos professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino distribuídas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado. Os participantes do curso serão capacitados para utilizarem as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação nas atividades didático-pedagógicas.
As inscrições poderão ser realizadas pelo portal do Governo do Estado, na página da Secretaria de Estado da Educação (SEE), no endereço eletrônico (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), até o dia 5 de abril. Para ser formador, o professor deve atender a uma série de critérios, entre eles ser professor da rede pública de ensino; ter licenciatura plena em qualquer área do currículo da educação básica; ter participado do curso ofertado pelo MEC/Proinfo; ter conhecimento do Linux Educacional 3.0 ou 4.0, entre outras.
O resultado da seleção dos inscritos será divulgado no dia 10 de abril também no portal do Governo do Estado. Após ser selecionado o candidato deve procurar as sedes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais de 15 a 18 de abril, para participar das próximas etapas do processo seletivo: análise de currículo e entrevista.
Cada formador ficará responsável por no mínimo 25 cursistas. O curso de Introdução à Educação Digital terá duração de quatro meses. O curso Ensinando e Aprendendo com as TICs terá duração de seis meses e o curso Elaboração de Projetos terá a duração quatro meses. Todos os formadores receberão uma bolsa/mês paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 765,00.
Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br

VÁRZEA faz parte de municípios que cumpriram requisitos de aprendizagem para 2020.


Com 2.504 habitantes, o município de Várzea, no Sertão da Paraíba, conseguiu ser o único do Estado e um dos três nordestinos com educação do futuro. O município faz parte das 90 cidades brasileiras que cumpriram requisitos de aprendizagem esperados para o ano de 2022. De acordo com os educadores da cidade, não há segredo em se tratando de ensino. Em Várzea, as escolas públicas municipais trabalham a base do aluno, desde a pré-escola, de uma forma integrada, entre gestores, professores e família.
Uma das menores cidades da Paraíba, mais exatamente a 14ª no quesito população, Várzea poderia ser um município como outro qualquer, mas ganhou destaque na Educação depois de um esforço contínuo que conseguiu transformar o aprendizado local. Nas cinco unidades de ensino municipais (além de uma creche), sendo que apenas uma escola na zona urbana, estudam 542 alunos, com 42 professores (apenas um não possui graduação).
Segundo o secretário Municipal de Educação, José Amilton Medeiros, 25% dos professores possuem especialização na área de Educação Infantil, mas o diferencial vai além da graduação dos docentes. O nosso segredo é a integração entre os professores, entre os gestores e a família dos alunos. Todos os nossos projetos são discutidos antes de serem colocados em prática. Existe uma preocupação de fato com o aprendizado dos alunos, desde a sua base. Acreditamos que a educação só começa quando o aluno aprende a interpretar as atividades que são lançadas, afirmou.
A preocupação com a educação das crianças e jovens do município projetou a cidade para um reconhecimento nacional, através da meta que foi instituída pelo 'Todos pela Educação', um movimento da sociedade civil brasileira que contribui para assegurar que as crianças e jovens brasileiros tenham educação básica de qualidade no prazo de nove anos. Dentro dos requisitos esperados, as escolas devem ter, pelo menos, 70% dos alunos no 5º ano do Ensino Fundamental com o aprendizado esperado em Português e Matemática.
Além de Várzea, apenas os municípios de Mucambo e Sobral, no estado do Ceará, obtiveram o mesmo êxito na região nordestina. Dos 27 estados brasileiros, apenas nove têm cidades que já possuem os requisitos. No município paraibano foram avaliados 27 alunos do 5º ano, onde foi constatado que 78,2% aprenderam Matemática e 82,6% aprenderam Português. Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo, única na zona urbana, Maria Edi Rocha, a preocupação dos educadores vai além do conteúdo escolar e permite explorar as habilidades específicas de cada um dos alunos.
Nós começamos o nosso trabalho pelo plano de aula, e dentro disso procuramos explorar as habilidades do aluno. A nossa intenção é preparar o estudante para os desafios que ele vai enfrentar ao longo da vida, podendo ser capaz de conquistar os seus objetivos. O nosso maior desafio foi implantar mecanismos, através das atividades escolares que pudessem levar o aluno além. Hoje, os estudantes da rede municipal conseguem interpretar as questões, sejam através de textos, na área da Língua Portuguesa, ou através de problemas matemáticos, assim como nas demais disciplinas, informou.
Isabela Alencar
Fonte: http://www.afonteenoticia.com.br

Calamidade: PB tem 15 barragens secas e menos de 40% da capacidade de armazenamento


O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, revelou que o estado está com apenas 40% do armazenamento de água, sendo que 15 barragens estão praticamente secas e outras 35 estão abaixo dos 20% de armazenamento.

Azevedo afirmou que a situação no interior do Estado, que passou por uma forte seca no ano passado, é preocupante. “Ocorrem apenas chuvas pontuais. As barragens estão começando a tomar um pouco d’água, mas ainda com regiões em estado crítico no estado todo”, colocou.

Entre as barragens controladas pelo estado, 15% estão abaixo dos 5% de armazenamento. “Essas barragens não têm condições de atendimento à população, e ainda temos 35 barragens com menos de 20% e, caso a chuva não chegue com a intensidade que estamos esperando, essas barragens também podem entrar em colapso”, declarou.

O secretário lembrou que o “inverno do sertão” costuma durar até o final do mês de maio e, até lá, poderão ocorrer mais chuvas. (o inverno, no sertão, é como é denominado o período de chuvas da região). “O período de chuvas vai até maio, as previsões é de que as chuvas seriam abaixo da média esse ano, e isso se confirma, a chuva não veio como esperado, mas estamos esperando até o mês de maio que quando vamos ter o quadro real da situação”, especificou.

Providências – No caso das chuvas não resolverem, o Governo do Estado tem um plano de ações para auxiliar os moradores da região “Através do ministério da Integração, o Governo vai adquirir mais três perfuratrizes com capacidade de perfuração de poços, duas até 250 metros e outra até 500 metros de profundidade, para que a gente possa, numa necessidade, ter uma ação mais forte. Além disso, Ricardo já solicitou ao ministério da Integração a ampliação do programa de Pipas”, concluiu.

Fonte: http://www.paraiba.com.br

Após reunião, professores decidem continuar greve em Campina Grande


Presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, presidente assembleia em Campina Grande (Foto: Divulgação/Sintab)Presidente do Sintab, Napoleão Maracajá,
presidente assembleia em Campina Grande
(Foto: Divulgação/Sintab)
Após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (1°), no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), professores e servidores técnicos-administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande decidiram continuar com a greve, iniciado no último dia 18 de março. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), uma nova assembleia será realizada às 15h na quinta-feira (4).
Segundo o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, cerca de 3 mil profissionais da Secretaria de Educação de Campina Grande estão com suas atividades paralisadas. De acordo com a secretária de Educação Verônica Bezerra de Araújo, o contato com a classe vem sendo permanente. Ela afirma que a prefeitura concedeu um reajuste salarial acima da média nacional e que a greve neste momento é rarefeita.
Napoleão Maracajá explica que a manifestação atinge 60% das escolas e creches do município. Para ele, nenhum ponto das reivindicações entrou na pauta desta reunião e a Secretaria de Educação teria explicado a dificuldade financeira da prefeitura. “Não houve avanço nenhum nesse encontro. Nós esperávamos que alguma proposta fosse apresentada, mas não. Continuamos sem resposta por parte da Secretaria, o que leva à continuidade da greve”, disse.“Colocamos em dia as consignações, parcelamos os reajustes retroativos, recolocamos a ‘casa’ em ordem. Reconhecemos que existem pontos a serem vencidos, mas pedimos a compreensão da classe para que nos dê seis meses para que possamos ter capacidade financeira para atender as demandas. A greve, neste momento é inadequada e rarefeita”, explicou a secretaria. Ainda segundo Verônica Bezerra de Araújo, o calendário que prevê 200 dias letivos serão cumpridos, independente da duração da greve.
G1pb

Homem é assassinado enquanto andava de bicicleta em João Pessoa


Homem foi assassinado enquanto passava de bicicleta em Mandacaru, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homem foi assassinado enquanto passava de
bicicleta em Mandacaru, em João Pessoa
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem de 23 anos foi morto no bairro de Mandacaru, em João Pessoa, no final da manhã de hoje (1º). De acordo com o tenente Benedict Pontes, do 1° Batalhão de Polícia Militar, a vítima passava de bicicleta quando dois homens se aproximaram, em veículo ainda não especificado, e fizeram os disparos.
Segundo o tenente Benedict, policiais da equipe de Força Tática do 1° BPM estavam nas proximidades e ouviram os tiros. O grupo localizou o local, mas quando chegou o homem já estava morto. De acordo com informações do pai da vítima repassadas à polícia, ele não possuía antecedentes criminais nem era envolvido com drogas. A Polícia Militar ainda vai confirmar estas informações.
O corpo do homem de 23 anos foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) no bairro do Cristo Redentor. Até as 14h desta segunda-feira (1°) nenhum suspeito havia sido detido.
G1pb

Pelo menos 28 foram assassinados na Grande João Pessoa, diz polícia


Homicídio no bairro do Bancários já é o 24º assassinato neste feriadão (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homicídio no bairro do Bancários foi um dos
assassinatos deste feriadão
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Pelo menos 28 pessoas foram assassinadas entre a quarta (27) e a segunda-feira (1º) na Grande João Pessoa. No último dia do feriado da Semana Santa, foram assassinadas três pessoas e, segundo informações da Polícia Militar, o último caso aconteceu no bairro Castelo Branco. Um homem de 20 anos foi assassinado a tiros. De acordo com informações policiais, a vítima também teria praticado um homicídio. A Polícia Militar informou ainda que a maior parte das vítimas foi morta a tiros e a facadas.
Na quarta-feira (27), um homem de 31 anos estava bebendo em um bar, no bairro Valentina Figueiredo, quando dois homens encapuzados chegaram e começaram a atirar contre ele.

Entre as noites de quinta-feira (28) e sexta-feira (29), 13 pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana da capital. Os homicídios aconteceram nas cidades de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, Santa Rita e Cabedelo.

Em Santa Rita, um adolescente de 17 anos foi morto com um tiro na testa. De acordo com a polícia, o crime aconteceu no bairro de Várzea Nova.Um jovem de 20 anos foi encontrado morto com marcas de tiros no bairro Jardim Veneza, por volta das 15h, segundo a polícia.
Por volta das 17h da quinta-feira (28), um empresário do ramo da construção civil foi assassinado em uma tentativa de assalto. Era dia de pagamento e a vítima teve o escritório, que funciona em um prédio comercial de João Pessoa, invadido por dois homens armados. De acordo com a polícia o empresário teria reagido ao assalto e  foi atingido por um tiro no peito disparado por um dos assaltantes.
Ainda na quinta-feira, um homem e um adolescente foram assassinados entre as 18h30 e 18h45 no bairro de Várzea Nova, cidade de Santa Rita. Uma das vítimas, um rapaz de 22 anos, morreu ao sofrer um golpe de faca na região do pescoço e a outra, um adolescente de 17 anos foi morto com um tiro na cabeça. A polícia ainda não tem suspeitas sobre a autoria e motivações dos crimes.
          
Além do homicídio registrado no domingo (31) no bairro Castelo Branco, outras duas pessoas foram assassinadas. De acordo com a polícia, um homem e um adolescente foram mortos a tiros. Um dos crimes aconteceu no bairro do Valentina, onde um adolescente de 16 anos morreu ao ser abordado por dois homens em uma moto, que chegaram atirando. A polícia contou que o jovem estava acompanhado de outro rapaz, que conseguiu fugir.

Ainda no domingo, o outro homicídio aconteceu em Santa Rita, no bairro Alto das Populares. A vítima de 32 anos ainda tentou fugir mas foi baleada e morreu ainda no local.
Mulher foi assassinada no ponto de ônibus (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Na segunda (1º), uma mulher grávida foi assaltada e morta em um ponto de ônibus da Avenida da Fraternidade, no bairro do Cristo Redentor, na capital. Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma moto e atiraram nas costas da vítima. Ainda segundo a polícia, os bandidos levaram a bolsa da mulher. Um suspeito foi detido. De acordo com o cunhado da vítima, José Carlos, ela trabalhava em um restaurante na praia e estava esperando o ônibus para ir para o trabalho.

No mesmo dia, um homem de 23 anos foi morto no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. De acordo com o tenente Benedict Pontes, do 1° Batalhão de Polícia Militar, a vítima passava de bicicleta quando dois homens se aproximaram e fizeram os disparos. De acordo com informações do pai da vítima repassadas à polícia, ele não possuía antecedentes criminais nem era envolvido com drogas.

O G1 tentou entrar em contato com a Delegacia de Homicídios de João Pessoa para saber se alguém responsável por algum desses crimes já foi identificado, mas as ligações não foram atendidas.

Em Campina Grande 
No primeiro dia do feriado, duas pessoas foram assassinadas com tiros na cabeça e costas, na noite de quinta-feira (28) no bairro da Ramadinha II. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), as viaturas foram acionadas após uma suposta briga envolvendo três pessoas.

Vizinhos teriam ouvido a confusão e em seguida os disparos, mas não deram nenhuma informação sobre o caso à polícia. Quando a Polícia Militar chegou, encontrou apenas os corpos de um homem de 45 anos, morto com um tiro na cabeça, dois nas costas e um na nádega, e outro homem de 40 anos, assassinado com um disparo na cabeça, um no braço e um nas costas.
Na sexta-feira (29), no bairro do Santa Cruz, um mototaxista de 53 anos foi morto com um tiro no peito, em frente a uma escola. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio. A vítima teria reagido a uma tentativa de assalto, porém nada foi levado. A moto dele foi encontrada próximo ao corpo.
Na noite de sábado (30), uma adolescente de 14 anos foi assassinada pelo seu companheiro de 19 anos, quando ele estaria limpando uma arma dentro de casa. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na travessa Francisco Antônio, no bairro da Glória. O delegado de homicídios Francisco de Assis informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado, mas a vítima morreu ainda no local.
A polícia trabalha inicialmente com a hipótese de tiro acidental. "A irmã da vítima contou toda a história. Eles vivem todos na mesma casa. O marido teria ainda ido buscar um carro para socorrer a jovem para levá-la ao hospital, mas ela morreu antes. Eles estavam casados há apenas de uma semana. Ele não foi encontrado e fugiu do local", disse o delegado Francisco de Assis.
G1pb

Após troca de tiros, polícia prende quatro suspeitos de assalto na PB


Armas e dinheiro foram apreendidos após assalto em transportadora (Foto: Divulgação/2ºBPM)Armas e dinheiro foram apreendidos após assalto
em transportadora (Foto: Divulgação/2ºBPM)
A Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de praticarem um arrastão em uma empresa transportadora, na noite de segunda-feira (1º) em Campina Grande. Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Souza Neto, os suspeitos teriam recebido informações privilegiadas para realizaram o crime.
A ação dos assaltantes aconteceu às 17h45, na rua Vigário Calixto, bairro do Catolé. Conforme a polícia, seis homens armados de escopetas, revólveres e pistolas sequestraram um motorista no bairro do José Pinheiro e invadiram a transportadora, rendendo todos os funcionários. Uma das vítimas teria conseguido esconder seu celular e acionou a polícia.
Foram apreendidos com os suspeitos um veículo Fiat Fiorino, R$ 13.545 em dinheiro, um revólver calibre 38, uma pistola 380, uma espingarda calibre 12, uma pistola .40 pertencente à Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), munições, um notebook, nove aparelhos de som, um aparelho de televisão, camisas de times de futebol, sete celulares e alguns relógios.Na fuga dos suspeitos, houve uma perseguição e troca de tiros no bairro do Tambor. Quatro homens foram presos e dois conseguiram fugir. Dois detidos ficaram feridos no tiroteio e foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Eles estão sob custódia da PM e não correm risco de morte, segundo o setor de serviço social da unidade.
Segundo a PM, os suspeitos agiram com violência, roubaram os pertences das vítimas e produtos que seriam distribuídos pela transportadora no comércio da região, e teriam recebido informações privilegiadas para conseguirem realizar o assalto. “Eles estavam fortemente armados, apreendemos muito material. Dois ficaram feridos devido à troca de tiros. Sem dúvida houve vazamento de informações de dentro da empresa, porque eles sabiam a hora de agir”, afirmou o tenente-coronel Souza Neto em entrevista à TV Paraíba.
Os suspeitos foram encaminhados para a carceragem na sede da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Campina Grande. Eles devem ser apresentados em entrevista coletiva marcada para as 9h e a seguir encaminhados para o presídio do Serrotão.
G1pb

Receita da PB contabiliza R$ 29,076 milhões com indícios de sonegação


Um balanço da Secretaria de Estado da Receita divulgado na segunda-feira (1º) mostrou que, no primeiro bimestre de 2013, R$ 29,076 milhões foram gerados com indícios de sonegação fiscal. A assessoria de imprensa da Receita da Paraíba informou que, só com o valor relativo ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o órgão deixou de recolher R$ 10,285 milhões. Ainda de acordo com a Receita, as multas por infrações de indícios de sonegação chegaram a R$ 18,791 milhões nos meses de janeiro e fevereiro. No acumulado de julho de 2012 a fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado da Receita já acumula R$ 461,501 milhões em créditos tributários, por ocasião da homologação dos autos da infração, com indícios de sonegação.
Uma portaria que regulamenta a representação fiscal para fins penais da Secretaria da Receita da Paraíba entrou em vigor em 1º de julho de 2012. Desde então, ainda de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, todo crime tipificado contra a ordem tributária, a exemplo da sonegação fiscal, gera automaticamente uma representação fiscal dentro do sistema corporativo da Receita Estadual, chamado de ATF. O objetivo da representação, segundo a Receita, é combater a sonegação fiscal e o crescimento da dívida ativa da Paraíba, que tem origem, por exemplo, nos tributos não pagos.Conforme o balanço, os autos de infração, gerados pelo crédito tributário, totalizaram 106 processos com fins de representações fiscais com fins penais. Em 2012, a Receita Estadual enviou ao Ministério Público do Estado 149 processos de sonegação já consolidados nas instâncias de julgamentos da Receita Estadual que acumulam aproximadamente R$ 75 milhões de crédito tributário.
A Receita Estadual e o Ministério Público firmaram uma parceria para combater crimes contra a ordem tributária no estado. Crimes desse tipo poderão ser denunciados ao Tribunal de Justiça através do Ministério Público. A parceria ainda conta com o envolvimento da Receita Federal e da Delegacia da Polícia Civil de Crimes contra a Ordem Tributária da Paraíba.
G1pb

Homens ateiam fogo em casa em João Pessoa, diz polícia


Homens incendiaram residência após anunciarem assalto (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homens incendiaram residência após anunciarem
assalto (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Cinco homens atearam fogo em uma casa no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. De acordo com a dona da casa, Maria da Guia, os suspeitos confundiram a casa dela com a de outra pessoa. Os homens chegaram, ainda de acordo com a vítima, armados, encapuzados e com gasolina em mãos.
A polícia trata o caso como roubo. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os homens já chegaram à casa de Maria da Guia atirando. Após o roubo, fugiram do local em um carro. Um dos suspeitos já foi identificado pela polícia. Ele é dono de um ponto de venda de drogas no bairro onde a vítima mora.
A polícia investiga se os homens colocaram fogo na casa da vítima por engano ou se têm outros motivos. Até as 10h30 ninguém tinha sido preso.
A dona de casa disse que no momento em que eles atearam fogo na casa dela, ela estava em companhia das quatro filhas. “Eles chegaram a pé e disseram que era um assalto. Eu disse que não iria reagir. Em seguida, eles pediram dinheiro. Como eu não tinha, dei o meu celular”, contou.
Os homens mandaram que Maria da Guia e as filhas saíssem da casa e, logo depois, atearam fogo. Depois, ainda atiraram e saíram correndo. "Como eles estavam com capuz, não deu para reconhecer ninguém”, finalizou a dona da casa.
G1

Jovens sauditas se arriscam ao fazer manobras com carros em duas rodas


Na Arábia Saudita, entre os jovens há um costume perigoso conhecido como “esqui lateral” (em tradução livre), que consiste em trafegar o maior tempo possível com as duas rodas do veículo. Visto como uma espécie de hobby no país, algumas pessoas se arriscam ainda mais e chegam a ficar no caminho do veículo em movimento, logo abaixo das rodas suspensas.
G1
Carro é visto trafegando com passageiros em apenas duas das quatro rodas (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)Carro é visto trafegando com passageiros em apenas duas das quatro rodas (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)
Em manobra perigosa, uma das rodas do carro é retirada durante o percurso (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)Em manobra perigosa, uma das rodas do carro é retirada durante o percurso (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)
Jovem acena após carro trafegando apenas com duas rodas passar muito próximo a ele. Hobby é considerado comum entre os jovens na Arábia Saudita (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)Jovem acena após carro trafegando apenas com duas rodas passar muito próximo a ele. Hobby é considerado comum entre os jovens na Arábia Saudita (Foto: Mohamed Al Hwait/Reuters)

Acidente com 2 ônibus e 2 caminhões deixa 39 feridos no RS


Acidente deixou dezenas de feridos em Seberi (Foto: Eder Calegari/RBS TV)Acidente deixou dezenas de feridos em Seberi
(Foto: Eder Calegari/RBS TV)
Um acidente envolvendo dois caminhões e dois ônibus de turismo na noite desta segunda-feira (1) no km 46 da BR-386, em Seberi, na Região Norte do Rio Grande do Sul, deixou 39 feridos, sendo quatro deles em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Frederico Westphalen e para o Hospital de Seberi.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que eram 42 os feridos no acidente. A informação, passada pela Polícia Rodoviária Federal, foi retificada na manhã desta terça-feira. O erro foi corrigido às 6h25.)
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois caminhões que iam em direção a Santa Catarina colidiram na entrada de um posto de gasolina e acabaram batendo também em dois ônibus que trafegavam no sentido contrário. Seis ambulâncias auxiliaram no resgate.
A pista foi totalmente interrompida por cerca de uma hora, segundo a Polícia Rodoviária deSeberi, que atendeu a ocorrência. Um guincho foi chamado para remover os veículos da pista.
Às 6h40 desta terça-feira (2) o Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen, informou que todos os 15 internados receberam atendimento e já haviam sido liberados. No Hospital Pio XII, em Seberi, 10 pessoas seguiam internadas no horário. Dois feridos foram transferidos para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e os demais receberam alta.
G1

Mulher liga para a emergência e pede ajuda para pedir comida chinesa


Elizabeth Niemi ligou para a emergência para pedir ajuda de como pedir comida chinesa (Foto: Hooksett Police Department)Elizabeth Niemi ligou para a emergência para pedir
ajuda de como pedir comida chinesa
(Foto: Hooksett Police Department)
Uma moradora de Hooksett, no estado de Nova Hampshire (EUA) foi presa depois de ser acusada de ligar para o serviço de emergência pois procurava ajuda para pedir comida chinesa pelo telefone.
De acordo com a emissora “CBS”, Elizabeth Niemi, de 57 anos, requisitou ajuda pelo telefone e, assim que os bombeiros chegaram à residência da senhora, Niemi contou que precisava de ajudar para fazer seu pedido de comida.
Após duas semanas de investigação, a polícia conseguiu um mandado de prisão e prendeu Elizabeth, sob acusação de utilização indevida do serviço de emergência. A mulher deverá se apresentar ao tribunal em abril.
G1

Laudo do Adolfo Lutz confirma que suco Ades continha soda cáustica


Cor de suco da Ades chamou atenção de vítima (Foto: Airton Sinto/Arquivo Pessoal)Embalagem do suco continha soda cáustica.
(Foto: Airton Sinto/Arquivo Pessoal)
Um laudo do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou que a embalagem do suco de maçã Ades, consumido por uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, continha soda cáustica. O exame foi encomendado pelo advogado da mulher, que alega ter passado mal depois que engoliu o produto à base de soja. O laudo ficou pronto no dia 20 do último mês, mas a consumidora só teve acesso durante o último fim de semana.
A Unilever foi procurada pelo G1 e reafirmou que 96 unidades de Ades sabor maçã foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando, a partir do dia 14 de março, o recall do produto.
Segundo o documento, o pH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de acidez do produto, é 13,5, que corresponde à soda cáustica. "Agora o laudo vai ser anexado à ação de indenização por dano moral que movi contra a Unilever, na 2ª Vara Cível de Guarujá", explica o advogado Airton Sinto.
O advogado afirma que o vice-presidente da Unilever Brasil, Newman Debs, mentiu durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, realizada no dia 27 de março em Brasília (DF). "Ele disse que, desde o primeiro momento em que a empresa teve conhecimento da contaminação já tomou medidas para avisar a população, a imprensa e os órgãos competentes. Isso é mentira. A minha cliente ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no mesmo dia. Ela tem um protocolo que confirma isso. É só resgatar a gravação da conversa. Também avisamos a Vigilância Sanitária de Guarujá. Ainda assim, a Unilever só se pronunciou sobre o assunto uma semana depois", explica.
Sinto diz que sua cliente, que não quer se identificar por medo de represálias, já está melhor de saúde, mas ainda tem uma sequela psicológica. "Ela não se conforma de ter sido ignorada. E eu também, como cidadão, não entendo como uma empresa desse porte pode se comportar de forma tão evasiva, desrespeitando o consumidor", conclui.
Lote da bebida foi recolhido por fabricante (Foto: Airton Sinto/Arquivo Pessoal)
Lote da bebida foi recolhido por fabricante.
(Foto: Airton Sinto/Arquivo Pessoal)
Medidas corretivas
Em nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, a Unilever reafirma que imediatamente após certificar-se do problema - que até 96 unidades de Ades sabor maçã, de 1,5 litro (lote AGB25), foram envasadas com solução de limpeza - alertou a população, anunciando, a partir do dia 14 de março, o recall do produto e informando oficialmente às autoridades competentes. A empresa reforça que deu todo o atendimento necessário aos consumidores afetados que entraram em contato com a empresa.

A Unilever afirma ainda que a fábrica de Ades já foi visitada em duas ocasiões pelas autoridades e todas as medidas corretivas solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde já foram implementadas.

A empresa finaliza pedindo desculpas novamente aos consumidores afetados, reafirmando que o principal objetivo da Unilever é garantir a segurança do consumidor e manter a máxima transparência em relação à qualidade e excelência de seus produtos.

O caso
Uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, passou mal depois de ingerir uma bebida à base de soja que comprou em um supermercado da cidade. A vítima alega que bebeu o suco de maçã Ades durante um encontro entre colegas de trabalho. Assim que engoliu o produto, a mulher começou a passar mal, com uma sensação de queimação interna.

Segundo a consumidora, antes de ser levada para o hospital pelos amigos, ela ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante Unilever para informar o que aconteceu, mas a atendente respondeu que era um caso pontual e que a empresa não iria retirar o suco do mercado. Um exame preliminar, feito em uma empresa particular, apontou as chances de contaminação por soda cáustica.
G1

PMs trocam tiros com suspeitos na Zona Leste de SP


Dois policiais militares trocaram tiros com suspeitos que estavam em um carro roubado na noite desta segunda-feira (1º), na região do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Um disparo atravessou o capacete de um dos PMs, mas ele não ficou ferido.

Os policiais perseguiram os suspeitos e o tiroteio começou depois que o veículo roubado bateu no muro de uma casa na esquina das ruas Antônio Machado e Silva e Geraldo de Medina.

Um dos suspeitos foi baleado e internado no Hospital Ermelino Matarazzo, em estado gravíssimo. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 32. Foi com essa arma que foi dado o disparo que atravessou o capacete do cabo Vanekley Amador, na alura da orelha.

Durante a troca de tiros, o cabo não percebeu que tinha sido atingido. “Senti que alguma coisa de estranho aconteceu, mas não passou pela minha cabeça que eu tinha sido baleado. No momento da adrenalina, você acaba não pensando, só depois você vê, passa a pensar na família e em todo o acontecido”, afirmou. O outro suspeito conseguiu fugir.

Radial Leste
Em outro ponto da Zona Leste, um investigador da polícia civil baleou um suspeito durante uma tentativa de assalto na noite de segunda-feira. O policial estava parado em um semáforo, na Radial Leste, quando o assaltante se aproximou. O criminoso estava armado e mandou o policial descer do carro. O investigador saiu e atirou no suspeito, que morreu no hospital.

G1

Coreia do Norte diz que vai reativar todas as suas instalações nucleares


O governo da Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (2) que vai reativar todas as suas instalações nucleares, incluindo um reator atômico de 5 megawatts em Yongbyon, que havia sido desativado em 2007 após um acordo de desnuclearização.
Um porta-voz da Direção Geral da Agência Central de Energia Atômica norte-coreana afirmou que serão tomadas medidas para reiniciar o reator e renovar as instalações, que podem ser utilizadas para a produção elétrica e fins militares, informou a agência estatal "KCNA".
O anúncio foi feito um dia após o ditador Kim Jong-un anunciar a intenção de ampliar o arsenal nuclear norte-coreano.
O ditador da coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para militares em evento em 28 de março em Pyongyang (Foto: AFP)O ditador da coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para militares em evento em 28 de março, em Pyongyang. (Foto: AFP Photo)
A medida pode permitir ao regime comunista extrair plutônio de barras de combustível usadas, segundo especialistas.
Este processo de diálogo está, no entanto, estagnado desde 2008, quando Pyongyang se retirou após receber sanções da ONU por efetuar testes com mísseis de longo alcance, e desde então as diversos tentativas de retomar as negociações por parte dos países envolvidos terminaram em fracasso.O reator de 5 megawatts em Yongbyon que a Coreia do Norte pretende reiniciar foi desativado em 2007 em virtude de um acordo no marco das conversas de seis lados, processo orientado à desnuclearização norte-coreana e que envolve as duas Coreias e os Estados Unidos, além de China, Japão e Rússia.
mapa península coreana (Foto: Arte/G1)
A nova declaração de intenções da Coreia do Norte ocorre depois que no domingo (31) passado o chefe de Estado, Kim Jong-un, anunciou a "ampliação qualitativa e quantitativa" do desenvolvimento de armas nucleares como um dos dois pilares sobre os quais se assentarão as futuras políticas do regime, junto com o desenvolvimento econômico.
Horas antes do anúncio norte-coreano, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, reiterou sua intenção de resistir à ameaça que o Norte apresenta mediante uma "forte dissuasão política e militar".
As relações de Pyongyang com a comunidade internacional estão em um estado de elevada tensão, já que o regime faz ameaças praticamente diárias a Coreia do Sul e EUA desde que a ONU lhe impôs, no dia 7 de março, novas sanções por seu teste nuclear de fevereiro.
  •  
Exército sul-coreano segue realizando exercícios militares perto da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias. (Foto: Lee Jae-Won / Reuters)Exército sul-coreano segue realizando exercícios militares perto da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias. (Foto: Lee Jae-Won / Reuters)
Por sua vez, Seul e Washington, aliados militares frente ao regime de Kim Jong-un, realizam em território sul-coreano manobras militares com fogo real, que o Norte condenou por considerá-las um "teste de invasão" de seu país.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...